quinta-feira, abril 05, 2012

Orgulho

Perdemos, estamos fora da Champions, mas não tenho nada a criticar à nossa equipa. Depois de um resultado injusto no primeiro jogo, com mão da arbitragem, vamos para este jogo sem defesas centrais, apanhamos com uma arbitragem caseirinha, jogamos mais de uma parte em inferioridade numérica, e mesmo assim conseguimos manter a eliminatória em aberto praticamente até ao último minuto. Caímos, mas de pé e sempre de cabeça bem erguida.

Com o Benfica dizimado no centro da defesa - os quatro centrais lesionados - avançaram o Javi García e o Emerson para essas posições. De resto, a equipa não teve outras surpresas, sendo o Matic e o Capdevila os escolhidos para ocupar as posições habituais dos dois novos centrais de ocasião. O Benfica entrou muito bem no jogo, fazendo o que lhe competia. Dado o resultado trazido da primeira mão, não tínhamos outra opção senão ir à procura do golo, e foi isso mesmo que fizemos desde o apito inicial, com o Chelsea a assumir uma posição mais expectante. Tivemos mais bola e tentámos o remate frequentemente, mas a direcção dos remates nem sempre foi a melhor. Também desde o início deu para ver qual a tendência do árbitro, que quase sempre ignorava qualquer queda de um jogador do Benfica, mas não adoptava o mesmo critério para o Chelsea. Para além disso era demasiado lesto a puxar do cartão, o que significou que num jogo nada violento aos vinte e cinco minutos de jogo já tínhamos quatro jogadores amarelados, e previa-se portanto que seria difícil mantermo-nos com onze até final. Antes disso, aos vinte minutos, o critério largo em relação às quedas de jogadores obviamente que não se manteve, e foi assinalado penálti do Javi sobre o Cole, que permitiu ao Chelsea rematar pela primeira vez à nossa baliza e colocar-se em vantagem. Não baixou os braços o Benfica, mas sofreu novo golpe ainda antes do intervalo, com o segundo amarelo (este pareceu-me que indiscutível) mostrado ao Maxi. No fim do primeiro tempo, o Chelsea tinha um remate à nossa baliza - o penálti - e dois no total.

Em desvantagem, com dez jogadores, o Benfica veio para a segunda parte sem virar a cara à luta. O Witsel foi fechar a direita, e a equipa continuou a perseguir o resultado e a eliminatória. O jogo acabou por ser muito mais aberto do que na primeira parte. Com os riscos que corria, o Benfica também deixava muito mais espaços atrás, já que na maior parte das vezes apenas defendia com cinco jogadores, e por isso o Chelsea aproveitava para construir oportunidades para matar o jogo mas agora, quando não eram os nossos jogadores a cortar os lances, eram os jogadores do Chelsea a revelar pouca pontaria. A meia hora do final houve a racionalidade de nos lembrarmos que temos um jogo muito importante para o Campeonato em breve, e por isso o Gaitán e o Cardozo (pouco depois também o Bruno César) foram poupados, mas os jogadores que entraram trouxeram mais velocidade à equipa e continuaram a luta por um resultado mais justo. A cinco minutos do final o Javi, de cabeça, marcou após canto do Aimar e assustou muito os ingleses, deixando-nos sonhar durante algum tempo. Mas já em período de descontos, numa altura em que o risco era total, acabámos surpreendidos num contra-ataque.

Todos os jogadores estão de parabéns pela atitude demonstrada, e pelo que fizeram. Mas quero mencionar o grande jogo que o Matic fez esta noite, ganhando inúmeras bolas no meio campo e sendo um precioso auxílio à defesa - muitas vezes praticamente o único. Jogo muito bom também do Emerson, o que até nem me surpreende muito. Eu creio que o Emerson já mostrou que sabe defender, e que o maior problema dele é mesmo a falta de velocidade, o que acaba por comprometê-lo quando sobe no terreno e depois não consegue recuperar a posição a tempo. Jogando a central, esteve sempre bem posicionalmente, revelou muita frieza com a bola nos pés mesmo quando estava pressionado por adversários, e conseguiu alguns cortes e desarmes de grande qualidade. Grande jogo também do outro central adaptado. O Javi foi grande na defesa, e ainda conseguiu ir lá à frente marcar o golo que já justificávamos.

Perdemos, mas face a todas as vicissitudes deste jogo e os condicionalismos que enfrentámos antes e durante o mesmo, julgo que podemos sentir muito orgulho na forma como os nossos jogadores defenderam o nosso emblema. Às vezes também se pode ganhar algo numa derrota, e espero que hoje tenhamos ganho a atitude e espírito de equipa necessários para vencermos este campeonato.
Porque a jogar e a lutar com a genica e o fervor de hoje, será impossível encontrar rival neste nosso Portugal.

3 Comments:

At 4/05/2012 7:48 da tarde, Anonymous JFilipe said...

O que fica para a história são duas derrotas com o Chelsea. Não vou nessa cantiga do árbitro. Na primeira parte houve quatro cartões por entradas mais durinhas, dois para o Benfica e dois para o Chelsea. Na segunda parte houve um cartão por entrada a cortar uma jogada de perigo para o Chelsea. Todos esses amarelos foram bem mostrados.

Para além disso houve dois cartões para o Benfica por refilarem com o árbitro e aí a culpa é toda nossa. E o Benfica em vez de fazer mea culpa e decidir que esse é um ponto a mudar, não, a culpa é do árbitro, do Platini e da pequenez do país.

O árbitro foi justo e competente. O penalti é claro, o Javi teve um erro posicional compreensível, um central teria feita a cobertura ao contrário. O Benfica ficou pelo caminho em grande parte por causa da indisciplina. Mesmo com uma equipa de recurso e menos um somos mais fortes que o Chelsea. A equipa é muito boa, mas tem que fazer um pouco de introspeção e ver que às vezes a culpa das derroras é nossa.

O Aimar foi um gigante, e foi pena ter ficado ligado duplamente ao golo deles, ao falhar o passe e ao não enviar uma pantufada às trombas do Meireles.

A coisa boa do jogo foi os jogadores terem percebido que a equipa é muito forte e não faz sentido terem medo de quem quer que seja. E espero que tenha calado as vozes que falavam da nossa má forma física. Quem parecia ter um a mais erámos nós.

 
At 4/06/2012 6:50 da tarde, Blogger joão carlos said...

JFilipe não concordo com a apreciação que fazes da arbitragem, que foi manhosa e tendenciosa muito pior que a do primeiro jogo que apenas teve um erro é verdade que deliberado e decisivo no resultado mas ainda assim apenas um erro, revê os primeiros vinte cinco minutos e neles podes ver faltas e entras idênticas á da nossa equipa sem serem punidas quer técnica quer disciplinarmente e só depois dos protestos dos nossos jogadores é que o arbitro lhes começou a exibir amarelos, e o amarelo mostrado ao capitão de equipa que apenas argumenta gestualmente que o lance do penalty era carga de ombros é completamente exagerado, o que não invalida a justeza do segundo nem que o jogador já com um amarelo nunca devia ter arriscado no lance que deu a expulsão.
No lance do segundo golo deles o nosso jogador a fazer falta veria o amarelo que seria o segundo aliás foi essa a razão porque ele numa primeira fase se faz ao lance e depois evita claramente o contacto.


O que claramente decidiu esta eliminatória e foi comum nos dois jogos foi o nosso fraco aproveitamento das oportunidades de golo que criamos, no global dos dois jogos para os remates que fizemos e para as possibilidades que tivemos de marcar deveríamos no mínimo ter marcado mais dois golos não o fizemos e isso claramente foi o decisivo, isto quando a nossa campanha até aqui tinha sido essencialmente alicerçada num excelente índice de aproveitamento.
E se ao ponto anterior somarmos o azar que temos tido no centro da defesa foi fatal.

 
At 4/07/2012 3:09 da tarde, Anonymous JFilipe said...

João Carlos, árbitros ligeiramente condescendentes com as vedetas é algo normal na CL. Não vi aqui nada que não tivesse visto nos jogos com o MU. O capitão de equipa não tem direito a questionar as decisões do árbitro.

Não percebo a reacção espatafúrdia do LFV. Que é que ganhamos ao antagonizar o Platini e os árbitros da CL? O discurso dos pequeninos é para a lagartagem, irrita-me que o Benfica recorra a isso. Se a UEFA estivesse tão interessada em ter embates que proporcionem audiências o Manchester United tinha passado na fase de grupos.

 

Enviar um comentário

<< Home