domingo, setembro 23, 2012

X

Apesar de ter ficado algo preocupado quando o Xistra foi nomeado para este jogo, que já de si seria previsivelmente difícil, só fiquei realmente apreensivo quando um jogador do Porto veio falar, ainda antes mesmo de ter feito o seu jogo, que esperava uma escorregadela do Benfica. É um cenário que já vi diversas vezes, e repetiu-se mais uma vez. O Xistra é um árbitro muito competente.


De regresso aos dois avançados, desta vez com o Bruno César no onze para a saída do Gaitán, o Benfica entrou no jogo a todo o gás. Velocidade e pressão sobre a Académica, com as oportunidades a sucederem-se nos primeiros minutos. Mas a falta de pontaria e de alguma sorte, já que por mais do que uma vez vimos a bola embater nos ferros da baliza da Académica, não permitiram que o Benfica materializasse o seu domínio em golos. Estava a Académica ocupada a pensar como é que iria sobreviver a isto, quando após vinte e cinco minutos de jogo conseguiu finalmente sair lá de trás e nos espaço de uns minutos criou um lance de perigo, precedido de fora-de-jogo, e viu o Xistra assinalar-lhe um penálti, que lhe permitiu dar uma expressão mentirosa ao marcador. O Benfica acusou o golpe e o seu jogo perdeu a qualidade dos primeiros minutos, mas perto do intervalo voltou a carregar e viu mais uma vez a bola embater no poste, deixando antever que hoje não seria mesmo a nossa noite.

Mas logo no reinício da segunda parte tudo pareceu poder mudar, pois um remate do Nolito (tinha entrado para o lugar do Bruno César) na direcção da baliza foi interceptado com o braço por um jogador da Académica, resultando num penálti a nosso favor e expulsão do infractor. Convertido o penálti, pelo Cardozo, o Benfica dispunha agora de pelo menos quarenta minutos para procurar a vitória. Se a Académica com onze pouco mais tinha feito do que defender, com dez então acantonou-se toda perto da sua área, procurando sobreviver a todo o custo. O Benfica tomou naturalmente conta do jogo, mas nesta fase revelou muitas dificuldades para ultrapassar a muralha da Académica. Seria expectável que, contra dez, conseguissem fazer um pouco melhor. Porque o perigoso Xistra continuava em campo, e bastou que a Académica fosse à frente uma vez - numa jogada, diga-se, onde houve displicência da parte dos nossos jogadores, porque foi feita apenas por dois jogadores da Académica e nós ficámos a vê-los até permitirmos que um avançasse para a área com a bola controlada. O Garay cortou a bola, mas o Xistra marcou penálti na mesma e a Académica apanhou-se outra vez na frente. O Benfica continuou a pressionar à procura do golo, mas continuou também a fazê-lo de forma pouco eficiente. Não criámos grandes oportunidades para marcar, excepto num cabeceamento do Salvio que foi cortado sobre a linha de golo, e numa desmarcação do Cardozo a passe do Nolito, que terminou com um remate para defesa do guarda-redes. Foi apenas com uma bomba do estreante Lima, de fora da área, que evitámos a derrota.

Não sei quem foi o nosso melhor jogador. O Salvio esteve bem, o Nolito e o Lima entraram bem no jogo. O Cardozo esteve perdulário. Mas o que quer que qualquer um dos nossos jogadores tenha feito, a sua exibição será sempre pálida em comparação com a do Xistra. O homem encheu o campo.

Há árbitros que quando são nomeados para jogos do Benfica, toda a gente (mas toda, mesmo) sabe que vão fazer. Por isso é que continuam a nomeá-los nas alturas certas. Podemos estar aqui a discutir que perdemos o Witsel e o Javi, que o Luisão está suspenso, que falhámos demasiados golos, que não jogámos muito bem durante a segunda parte. O facto indesmentível é que sem o factor X neste jogo, o mais provável é que o tivéssemos ganho.

15 Comments:

At 9/24/2012 12:01 da manhã, Anonymous Gaspar Esteves said...

100% de acordo

 
At 9/24/2012 9:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E voltamos ao mesmo... quer dizer, a culpa de terem deixado pontos em coimbra foi do árbitro? O árbitro tem culpa dos golos falhados? O 1º penalti n é penalti? tenho dúvidas no penalti do garay e muitas dúvidas no penalti da académica (mais a mais na justeza da espulsão. sinceramente lamento que se viva o futebol desta maneira em portugal, e mais ainda que isso reflicta a cultura de um povo - a culpa é sempre de terceiros, nunca se assume ou se vê com se deve ver (às vezes é só sorte ou azar), somos sempre vítimas de cabalas mais ou menos complexas...

 
At 9/24/2012 11:11 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O primeiro penálti é claramente penálti, de facto...

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/424653_532866243405491_967961470_n.jpg

E se alguém acha que há a menor hipótese do segundo penálti da Académica ser mesmo penálti, só há uma explicação: trata-se de um lagarto. Nem sequer é portista, é lagarto mesmo, porque esses são ainda mais ressabiados e desonestos na análise dos lances do Benfica do que um portista.

E o penálti do Benfica, obviamente que só pode ser duvidoso. Mesmo quando um jogador corta com o braço um remate que vai na direcção da baliza, é duvidoso porque é a favor do Benfica. Para qualquer adepto do sporting ou do porto, qualquer penálti a favor do Benfica é duvidoso (com boa vontade, porque o que querem sempre dizer é que não há penálti).

 
At 9/24/2012 11:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boas,
acho que o Benfica só se pode queixar de si proprio porque falhou muito e porque esteve 40 minutos 11 contra 10 e não fez nada como aliás referiste. Ontem vi o united contra o Liverpool com 11 vs10 e eles ganharam o seu jogo em condiçoes muito favoraveis sem o Liverpool fazer o alarde que o Benfica fez.
Os penaltis a meu ver foram bem marcados com alguma duvida no ultimo e na expulsao do jogador da academica, a figura que postaste não mostra inequivocamente que a falta tenha começado fora de area . E olhar para uma equipa com um orçamento 10x superior à outra jogar contra 10 e mesmo assim vir se queixar dos penalties é ridiculo. Ontem o Goubert falou do Cardozo e neste jogo tenho de lhe dar razao, tantos remates falhados mereciam banco e o Lima devia ter entrado mais cedo.

 
At 9/24/2012 12:10 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Maxi já está todo no ar e já atingiu o jogador da Académica. Depois caem para o interior da área.

As regras têm que ser iguais para todos. Os penáltis fazem parte do jogo, são lances decisivos, e devem ser marcados quando existem, e não devem ser inventados quando não existem. Porque raio é que uma equipa que é prejudicada pela arbitragem não pode agora queixar-se disso? O Benfica até podia ter falhado 100 oportunidades; isso não altera o facto de ter sido prejudicado pela arbitragem.

E ainda estou para ver o dia em que um árbitro invente dois penáltis no mesmo jogo contra o Porto. Aliás, corrijo: estou para ver o dia em que um árbitro assinale dois penáltis contra o Porto no mesmo jogo. Mesmo que existam. Toda a gente sabe que nenhum árbitro em Portugal tem coragem para isso, porque sabe muito bem o que é que lhe acontece à carreira. As regras do jogo em Portugal são estas, infelizmente. E por algum motivo, há quem ache que o Benfica tem sempre que jogar o suficiente para vencer o adversário e ainda pôr-se a salvo de asneiras da arbitragem. Isso seria muito bonito, se fosse igual para todos. Não é, e toda a gente sabe que não é.

 
At 9/24/2012 2:54 da tarde, Anonymous Adamastásio said...

Meus caros,
Pode ser que me engane, mas na jornada que se segue, em Paços, vai haver mais do mesmo. Se a "ordem natural das coisas" seguir o seu curso, ficaremos então a cinco pontos dos FDGP do costume, à 5ª jornada, e com os labregos do braga a mordiscarem-nos os fundilhos. E, claro, com uma moral extraordinária para os compromissos seguintes.

 
At 9/24/2012 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o q é q esta foto mostra? eu só vi uma vez (tantas quantas o árbitro viu para decidir) e pareceu-me penalti. Agora se vamos tirar dúvidas c fotos destas?

 
At 9/24/2012 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o jogador n cortou a bola c o braço. a bola foi ao braço do jogador. nada contra o penalti, mas expulsar uma pessoa por negligência é a primeira vez q vejo.

o 3º penalti n vi bem.

Joguem à bola e n se queixem

 
At 9/24/2012 10:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boas,
tens razao em contestar, parece-me que o Benfica foi prejudicado pela arbitragem apesar de dar o beneficio da duvida nos penaltis. So que acho que é atirar areia para os olhos se nos focarmos só nesses lances e não no que a nossa equipa joga. O campeonato começa sempre inclinado para o Porto, o segredo é nao desanimar, no ano passado mesmo com a inclinaçao o Benfica teve 5 pontos de vantagem e deixou-os ir, o Sporting teve 2 penaltis em 3 minutos e sim o primeiro foi fora de area, por isso para ganharmos temos de ser bem melhores que o Porto. Mas isso é assim ha anos e anos e quando eles perdem no confronto directo tudo é possivel.
Joao Dentes

 
At 9/25/2012 12:15 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Em quase todos os lances de penálti a bola vai aos braços dos jogadores. A questão é se estes estão ali colocados de forma inocente ou não. Senão qualquer jogador fazia a mancha de braços abertos, de forma a ocupar o maior espaço possível, e depois se a bola lhe bater nos braços é 'bola na mão'.

O movimento de braços do Galo é tudo menos natural. Ele não tem os braços junto ao corpo, e movimenta-os na direcção da bola. E sabe muito bem o que fez, caso contrário não teria feito aquela fita toda para ver se disfarçava que a bola lhe tinha batido no baixo ventre. O lance corresponde exactamente ao perfil de cartão vermelho: a bola ia para a baliza e o corte com o braço impediu uma oportunidade clara de golo.

Se eu posso dar um mínimo de benefício ao árbitro no primeiro penálti da Académica, dado o lance ter sido rápido e o jogador ter acabado por cair dentro da área (mesmo sabendo que o árbitro era o Xistra, que em caso de dúvida tem a inclinação natural para decidir contra o Benfica), o segundo penálti é indesculpável. Ele está a ver o lance, o Garay corta a bola, e nem mesmo o facto dele já ter assinalado um penálti duvidoso o faz hesitar em assinalar um segundo. O que mostra qual é a inclinação natural dele.

As regras têm que ser iguais para todos. E nenhum árbitro em Portugal, a não ser que quisesse cometer suicídio profissional, assinalaria dois penáltis como estes contra o Porto.

 
At 9/25/2012 1:50 da manhã, Anonymous Filipe said...

Acho que não podemos estar constantemente a desculpar-nos com a arbitragens. Xistra esteve muito mal, certo..mas foi por culpa do xistra que desperdiçamos as oportunidades que tivemos?

Este discurso promovido pelos dirigentes, acaba por atirar areia para os olhos dos adeptos, que deixam de questionar inúmeras outras situações que mereciam ser postas em causa.

Só para enumerar algumas questões, ocorre-me o fato do segundo melhor marcador do Benfica na época passada ainda não ter entrado no onze inicial, sem que se vislumbre melhor futebol por parte dos seus "tacticamente perfeitos" concorrentes diretos.

Ocorre-me o facto de um presidente vir falar das dificuldades financeiras que o clube atravessa e umas semanas antes ter ido buscar um jogador por 8 milhões que nem no banco se senta. Eu percebo que foi contratado numa lógica de futuro, mas pode o Benfica dar-se a esse luxo? Não haveria outras prioridades?

Não percebo porque acha o Jesus que jogar numa táctica com 3 jogadores no miolo, é táctica de clube pequeno. O Barça é clube pequeno?

Enfim... podia falar do defesa esquerdo, da ausência de outro jogador com as carcterísticas do Witsel... Isto só este ano.

 
At 9/25/2012 4:23 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Essa história de não nos podermos queixar do Xistra porque falhámos muitas oportunidades não faz sentido. Quer dizer então que se tivéssemos feito um jogo miserável, sem criar uma única oportunidade de golo, então já teríamos legitimidade para nos queixarmos da arbitragem? Que lógica é essa?

E O Benfica nem sequer pagou dois milhões pelo Ola John. Ele foi colocado no clube por um grupo que comprou 80% do passe.

 
At 9/26/2012 2:46 da tarde, Anonymous Filipe said...

Podemos queixar-nos do Xistra à vontade, não podemos (ou não devemos) é vender a imagem que empatámos por culpa do árbitro.

Este discurso tem sido muito usual ao longo destes anos e as principais vítimas deste discurso são os próprios benfiquistas. É um discurso prejudicial a nós mesmos.

Desde que o Rui Costa é director desportivo, que o Benfica tem tido melhores jogadores no plantel e está muito mais forte. Acho que estamos mais perto do nunca de construir uma equipa que nos permita ser campeões com regularidade.

O ponto anterior ainda não foi conseguido na minha opinião por culpa própria e em grande parte por culpa daqueles que anos após anos insistem no discurso do coitadinho, que está tudo contra nós a tentar prejudicar.

O Porto todos os anos vende jogadores e consegue arranjar alternativas para não enfraquecer o plantel. O Benfica, desde que foi campeão a última vez, sempre que vende um jogador, fica "descalço". E na minha opinião por incompetência, porque era relativamente fácil de prever quais seriam os jogadores do nosso plantel que iriam ser atacados pelo mercado de transferências...

A gatunice existe no nosso futebol, já sabemos isso de cor e salteado, o nosso treinador por vezes tem teimosias imbecis, também já se sabe. Epá vamos fazer uma equipa que seja imune a isso tudo, de forma a que se o nosso trenador colocar jogador x ao invés de jogador Y a gente ganhe na mesma. e de forma a que se o árbitro marcar 5 penaltis contra nós, a gente ganhe só por 6-5.

Parece utópico, mas com 1 ou duas contratações bem feitas e baratas seria possível. É que falta mesmo muito pouco.

Obrigado pelo reparo em relação ao Olá John.

Abraço

 
At 9/26/2012 7:16 da tarde, Blogger joão carlos said...

acusamos muito o primeiro golo e porque não soubemos tirar partido de ter mais um jogador na segunda parte mas jogamos muito melhor que no jogo anterior para o campeonato e tivemos mais oportunidades e ai não vi ninguém dizer que a vitoria foi injusta e este adversário não criou mais perigo que o do jogo anterior alias fizerem ambas o mesmo zero de perigo todo e qualquer perigo que este nosso adversário fez foi sempre originado em erros do arbitro, se por ventura eles tivessem criado três ou quatro oportunidades de perigo e para alem disso o arbitro se tivesse engano duas vezes até poderíamos dizer que o grande culpado tínhamos sido nós pelo desperdício e por não termos jogado bem agora eles só marcaram golos porque lhos deram.
E isto de nos queixarmos, alias a nossa estratégia nos últimos anos tem sido comer e calar com os resultados que todos temos á vista o anos passado tínhamos e fomos a melhor equipa e ainda assim não ganhamos, não invalida tomos os erros que cometemos, defesa esquerdo em construção, equipa desequilibrada, treinador teimoso em tácticas e jogadores etc…


Filipe “A gatunice existe no nosso futebol, já sabemos isso de cor e salteado, o nosso treinador por vezes tem teimosias imbecis, também já se sabe. Epá vamos fazer uma equipa que seja imune a isso tudo, de forma a que se o nosso trenador colocar jogador x ao invés de jogador Y a gente ganhe na mesma. e de forma a que se o árbitro marcar 5 penaltis contra nós, a gente ganhe só por 6-5.”
Isso foi o fizemos o ano passado e com os resultados que tivemos fomos roubados valentemente e a equipa não aguentou nem os erros do treinador nem da roubalheira, também te digo uma coisa com um treinador melhor tínhamos ganho o campeonato mesmo com a roubalheira que tivemos, mas tenho que admitir se não fosse a roubalheira mesmo com este treinador teimoso também o tínhamos ganho.
Uma coisa é porque vamos ser roubados tentarmos ter uma equipa que mesmo sendo roubada ganhe ai estamos plenamente de acordo outra diferente é comermos e calarmos quando somos roubados por mim nunca me calo e digo-te mais quanto mais calarmos mais somos roubados é só ver o que se passou desde meio da década de oitenta.

 
At 9/27/2012 10:06 da manhã, Anonymous Filipe said...

João Carlos, acho bem que não se fique calado..tenho é dificuldade em aceitar que a culpa deste resultado é do árbitro quando enviámos 3 bolas nos ferros. Mais dificuldade tenho em aceitá-lo quando esse discurso parte dos nossos dirigentes/treinador, porque na minha visão é um discurso acompanhado de segundas intenções. Chega de alijar culpas!

Empatámos, e o árbitro prejudicou-nos. Certo. Mas ainda assim tinhamos a obrigação de ganhar o jogo.

 

Enviar um comentário

<< Home