segunda-feira, abril 09, 2012

Pouco

Derrota no derby e um muito provável triste e irremediável atraso nas contas do campeonato. O Benfica tinha que vencer obrigatoriamente este jogo para manter intactas as esperanças de sermos campeões, mas infelizmente deixámo-nos abater ao primeiro grande percalço e nunca mais conseguimos voltar a erguer a cabeça. Mostrámos muito pouco para quem tinha obrigação de vencer.

Faltou apenas o Aimar para que o Benfica apresentasse aquele que tem sido o onze tipo desta época. O Luisão e o Garay (e o Jardel também) afinal recuperaram a tempo e assim desapareceu o problema no centro da defesa. Para o lugar do Aimar a escolha foi o Rodrigo e, mais uma vez, não resultou. O Benfica até entrou bem no jogo. Durante os primeiros minutos foi mais pressionante e assumiu as despesas do jogo, frente a um adversário que apostou em pausar ao máximo o ritmo do jogo, apresentando uma boa organização defensiva para depois sair para o ataque apenas na certa. Infelizmente a melhor fase do Benfica durou pouco mais que quinze minutos. Foi o tempo até que o Arturinho exibisse um enorme rigor, de que pelos vistos se tinha esquecido no primeiro minuto de jogo, quando na primeira jogada do Benfica conseguiu transformar um derrube claro ao Gaitán num canto que só ele mesmo terá visto. Penálti assinalado ao Luisão, golo, e o Benfica como equipa começou a acabar ali. Não é que os jogadores tenham deixado de tentar, mas simplesmente as coisas começaram a correr cada vez pior, e quase não conseguimos construir uma jogada digna desse nome.

Se a falta do Aimar na primeira parte já se notou, na segunda ela foi gritante. A entrada do Djaló de pouco ou nada serviu. Na minha opinião o Benfica tem apenas um jogador no plantel capaz de disfarçar a ausência do nosso dez na organização de jogo, que é o Witsel, mas as opções do banco foram-no atirando cada vez mais para trás no terreno de jogo. Aliás, essas opções não ajudaram em nada o nosso jogo, só o pioraram e tornaram progressivamente mais confuso. A nossa segunda parte foi paupérrima. Apesar de termos posse de bola, pouco ou nada conseguíamos fazer com ela a não ser circulá-la entre os nossos jogadores sem conseguir entrar na defesa adversária. Julgo que terá havido apenas uma real oportunidade de golo, numa bola salva em cima da linha de golo. Nem sequer as bolas paradas nos safaram - apesar de termos beneficiado de alguns livres, foram praticamente todos mal marcados pelo Bruno César. Quanto ao adversário, continuou a fazer o mesmo que fez na primeira parte e justificou a vitória. Manteve-se organizado na defesa e saiu bem e na certa para o ataque, conseguindo assim criar uma mão cheia de oportunidades para dilatar o resultado. Apenas um grande Artur e uma boa dose de felicidade impediram que o jogo ficasse decidido antes. Sobre o final, o Arturinho não quis interromper a tradição e, expulsando o Luisão, conseguiu assim que o Benfica acabasse em inferioridade numérica o terceiro jogo consecutivo para o campeonato frente a este adversário. Somos uma equipa azarada.

Os melhores do Benfica foram, para mim, o Artur (literalmente evitou dois ou três golos) e o Witsel, um dos poucos a conseguir manter alguma lucidez durante todo o jogo. Muito mal o Javi García - talvez um dos piores jogos que o vi fazer no Benfica. Pareceu estar fisicamente de rastos, não se impôs na sua zona, e teve erros que nunca o tinha visto fazer, sendo o exemplo mais flagrante o lance em que isolou um adversário com um passe disparatado para trás. Outros jogadores como o Maxi ou o Gaitán também me pareceram ter estoirado rapidamente. No caso do Maxi, durante quase toda a segunda parte lutou e esteve sempre avançado no campo, mas constantemente sem recuar para defender quando perdia a bola, tornando o nosso lado direito uma autêntica avenida. O Cardozo nem se viu, mas também quase não lhe chegou jogo nenhum.

Exigia muito mais do Benfica num jogo destes. Sim, é verdade que mais uma vez também houve um artista extra no relvado, mas já sabemos que estes factores estão frequentemente presentes nos nossos jogos decisivos e
não podemos contar que sejam em nosso favor - ao contrário dos outros: antes do jogo começar, enquanto esperava à porta para entrar, um adepto adversário que vá-se lá saber porquê pensou que eu era da cor dele meteu conversa e expressava-me a sua satisfação com a nomeação do Arturinho porque, segundo ele, 'em caso de dúvida este cai para o Porto, o que é bom para nós'. Mas isso ainda assim não justifica o péssimo jogo que fizemos. Somos o Benfica, e no mínimo temos que conseguir levantar a cabeça quando infortúnios se abatem sobre nós. Hoje, pelo contrário, pareceu-me que a equipa se veio muito abaixo depois do golo, e em jogo jogado, com toda a honestidade, creio que não pode haver qualquer discussão sobre a justiça do resultado.

P.S.- Estou pior que estragado com o que se passou hoje. E por isso critico o que acho que deve ser criticado, e expresso o meu descontentamento. Agora tudo o que forem extrapolações, para isso não contribuo. O meu lugar é (sempre) na bancada, a gritar pelo Benfica.

4 Comments:

At 4/10/2012 2:27 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Quanto a mim foi mais uma vez uma postura que se borrifa para a preparação do jogo em face do adversário. Este jogo devia ter sido pensado em função das debilidades do Sporting, não foi. O Jesus só se preocupa com o «seu» modelo de jogo. O problema é que todos o conhecem, é previsível ao máximo, e ainda por cima sabem que estão à vontade para fazer penalti.

 
At 4/10/2012 3:07 da manhã, Blogger Ricardo said...

Oh jesus vai te foder

 
At 4/10/2012 3:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Continuem a bajular o 'mestre' da treta e a nunca colocar nada em causa, houvesse seriedade e JJ depois desta vergonha já era. E não há de este país estar na lama com personagens destas a ganhar milhões qd não se mostram compententes ou profissionais, houvesse integridade e era o próprio a apresentar a demissão, mas é óbvio que algúem de tão baixo nível vai querer ainda ser indmnizado, a incompetencia paga-se e recomenda-se...

 
At 4/11/2012 7:04 da tarde, Blogger joão carlos said...

Se antes do jogo já não estava confiante pelo dia em que se ia jogar, desde que acompanho o Benfica e já lá vão trinta anos que só por uma vez ganhamos quando jogamos neste dia, pior fiquei quando vi que íamos jogar com dois avançados.
Nos últimos cinco jogos fora não ganhamos em quatro deles e em todos esses não marcamos um único golo quatro jogos a zero, em todos esses jogos jogamos sempre com a mesma táctica e os adversários sempre da mesma forma fechados na defesa e no contra ataque pela certa mas este treinador, que só pode ser estúpido porque a teimosia tem limites, joga sempre da mesma maneira neste momento o que temos a fazer a procurar um novo treinador para a próxima época porque com este treinador para o ano vamos ter mais do mesmo estamos em todas mas não ganhamos nenhuma e este ano não existem desculpas este plantel na globalidade é o segundo ou terceiro melhor que tivemos nos últimos trinta anos existiu continuidade é o terceiro ano consecutivo do treinador e o que ele tem para mostrar? erros sempre os mesmos erros.

O clube tem de mudar a estratégia em relação as arbitragens nos últimos nove jogos para o campeonato fomos gravemente prejudicados em sete deles isto é demais e cada vez se seta a tornar pior devido a estarmos calados como já vimos por outros casos quem não chora não mama, ainda assim estes erros são a coisa mais certa que temos nos nossos jogos por isso se torna imperioso não cometer erros e não fossem os erros consecutivos do treinador e na maioria deste sete jogos teríamos ganho na mesma.

Animicamente a equipa esta mal o que agrava em muito o desgaste que se vai acumulando nos jogadores o que faz aparentar que a equipa esteja mal fisicamente o que eu discordo como exemplo disso na liga dos campeões a equipa esteve fisicamente bem porque foi motivada ou auto motivou-se para isso no campeonato infelizmente que de há um mês e meio para cá a equipa actua sem qualquer motivação e com a agravante de acusar em demasia as contrariedades que encontra mais uma vez aqui tivemos a repetição do que aconteceu no ano anterior.

Infelizmente para todos nós não me parece que queiram mudar de treinador e para o ano vamos ter mais do mesmo, mais uns milhões em dois ou três jogadores, mais uma vez um defesa esquerdo que desequilibra a equipa, mais uma vez jogamos por vezes bem lutados em todas as frentes mas não ganhamos nada.

 

Enviar um comentário

<< Home