domingo, abril 29, 2012

Final

Ponto final no campeonato, após um empate frente ao Rio Ave, num jogo animado e no qual os nossos jogadores tentaram fazer o possível para adiar a decisão do título.

Saída do Saviola do onze para o regresso do Witsel, e entrada forte do Rio Ave no jogo, com muita pressão logo à saída do meio campo, que resultou em diversas perdas de bola do Benfica e muitos passes e recepções falhadas. Esta entrada do Rio Ave deu frutos logo aos oito minutos, com o golo a surgir depois de uma hesitação entre o Artur e o Luisão, com ambos a acabar por não atacar uma bola centrada da esquerda e a deixá-la passar para uma finalização fácil à boca da baliza. O Benfica reagiu ao golo, e foi lentamente tomando conta do jogo e acercando-se da baliza do Rio Ave, que no entanto não deixava de tentar criar perigo em contra-ataques rápidos, sobretudo quando explorava o adiantamento do Maxi. Depois de alguns remates disparatados, o empate acabou por surgir aos trinta e sete minutos, pelos pés do Nolito, que no interior da área aproveitou bem um corte incompleto de um defesa. Três minutos depois fiquei seriamente preocupado com a saúde mental do Olegário, que incrivelmente assinalou um penálti a nosso favor. O Cardozo fechou os olhos e chutou com toda a força para fazer a bola passar literalmente entre as mãos do guarda-redes para o fundo da baliza.

Ao intervalo o nosso treinador fez uma substituição algo inesperada, trocando o Matic pelo Saviola. O Benfica entrou bem, ameaçou marcar, mas após cinco minutos o Rio Ave subiu pela primeira vez e empatou de novo o jogo, num lance em que o Yazalde foi deixado muito à vontade dentro da área para cabecear um centro novamente vindo da esquerda. O Benfica acusou o golo, e passámos por alguns minutos de desnorte durante os quais o Rio Ave foi a equipa mais perigosa. Só quando faltavam vinte minutos para o final é que as coisas se alteraram, quando o Jesus de certa forma emendou a mão e fez entrar o Javi para o lugar do Aimar, avançando o Witsel no terreno, tendo pouco depois feito entrar o Gaitán para o lugar do Bruno César. O Benfica a partir daí tomou conta do jogo e obrigou o guarda-redes do Rio Ave a brilhar com grande intensidade, e o Olegário ainda mais. Mostrou que a minha preocupação da primeira parte era infundada, e que voltou em grande forma da lesão, sonegando-nos dois penáltis claros após o Cardozo e o Saviola serem abalroados pelas costas. No final, empate no marcador, e depois dali ao Porto foi só um saltinho para ir participar na festa.

Maxi (sobretudo a apoiar o ataque), Witsel e Nolito terão talvez sido os melhores do nosso lado, num jogo em que não houve nenhuma exibição de grande realce. O Cardozo foi hoje, na maioria das vezes, um estorvo para a equipa. E só não digo que o penálti foi mal marcado porque entrou, e todos os penáltis que dão golo são bem marcados.

Pareceu-me que foi um bom jogo para sentenciar esta liga. Exemplificou muitas das coisas que nela se passaram e que ditaram o seu desfecho desfavorável para nós - incluindo factores que nos são alheios, e outros pelos quais somos exclusivamente responsáveis. Temos a obrigação de corrigir estes últimos. Quanto aos primeiros, já perdi a esperança das coisas mudarem.

3 Comments:

At 4/30/2012 12:08 da manhã, Anonymous JFilipe said...

O Jesus já lembrou que tem mais um ano de contrato, pelo que o nosso sofrimento deve continuar mais uma época.

 
At 5/01/2012 4:55 da tarde, Blogger joão carlos said...

Este foi o espelho da época a equipa entra mal preparada para o jogo, depois demonstra todo o seu valor e garra para lutar contra as adversidades e vira o resultado mas isso não é suficiente para as loucuras deste treinador que não contente com a vantagem que temos em vez de fazer substituições para resolver problemas fá-las para os criar e quando a equipa esta em dificuldades eis se não o momento exacto para nos lançarem a machadada final e impedirem de nos erguermos.

 
At 5/04/2012 9:19 da manhã, Anonymous JFilipe said...

João Carlos, por outro lado a equipa pelo terceiro ano consecutivo acaba a época com mais de 2 pontos em média por jogo e com um número muito razoável de pontos no ranking da UEFA. Antes disso foram 4 anos a ficar em terceiro ou pior.

Há uma evolução, e positiva. Parece muito pior apenas por causa das expectativas que se criaram dois anos atrás. A malta que anda para aí a pedir que se destrua tudo devia ponderar um bocado nisso. A distância para os andrades é muito pequena, sinto que é uma questão de tempo para os ultrapassarmos, e que para isso é preciso meter o Jesus a andar. Foi importante, mas neste momento que temos uma equipa feita, precisamos de um indivíduo que seja melhor a gerir o plantel.

 

Enviar um comentário

<< Home