domingo, novembro 22, 2015

Zero

É a única palavra que me vem constantemente à cabeça para descrever aquilo que o Benfica joga hoje em dia. Zero. Nadinha. Mandamos onze jogadores para dentro do campo, e depois pode ser que saia alguma jogada, ou alguma iniciativa individual. Porque em termos de equipa, nada me parece trabalhado nem vejo evolução por mais boa vontade que eu queira ter e por mais tempo que eu queira dar. Lamento, faço o que posso, mas simplesmente não consigo ver. A nossa equipa hoje em dia é uma manta de retalhos sem rei nem roque, que ataca mal e defende ainda pior e que vê cartões estúpidos numa série de jogos - hoje conseguimos ter dois jogadores expulsos por palavras (um deles no banco) - o que se calhar revelará alguma coisa acerca do estado de espírito actual do plantel.



Hoje até começámos da melhor maneira possível, com um golo no primeiro remate que fizemos, pelo Mitroglou logo aos seis minutos. Mas a mentalidade pequena não deu para mais, fomos recuando progressivamente no terreno, a partir do final do primeiro quarto de hora já o factor choque do golo a abrir tinha sido esbanjado, e como a equipa não sabe defender acabou por conceder um golo que só posso apelidar de anedótico no período de descontos antes do intervalo (quando o intervalo chegou, esse tal primeiro remate que fizemos e que deu golo continuava a manter-se teimosamente como o único remate feito). Depois pareceu que jogámos sobretudo a pensar no prolongamento, e a seguir a isso a pensar nos penáltis. Deu para o torto, sofremos mais um golo a oito minutos do final do prolongamento e acabou-se. E sim, o Jorge Sousa é um escroque, mas isso não é de hoje, é de sempre, e se calhar em vez de estarmos a fazer barulho agora deveríamos era não ter ficado a dormir no início da época enquanto os outros davam a golpada do Proença na Liga. A partir desse momento, tudo isto era previsível. Agora é chorar sobre leite derramado.

Para que conste, eu sou benfiquista e não um adepto do Jorge Jesus. A partir do momento em que ele é posto a andar do Benfica, é passado e assunto arrumado; estou-me positivamente nas tintas para ele. O meu problema, já o disse e volto a dizer, nunca foi dispensarem os serviços do Jorge Jesus. O meu problema foi sempre a escolha feita para o substituir. Era um ponto fulcral: era fundamental acertar na escolha. E na minha opinião, falhámos. Tenho a certeza de que o Rui Vitória tem o seu valor e as suas competências, mas sinceramente nunca o consegui ver como a pessoa certa para o lugar que ocupa. E quem me conhece sabe bem que esta já era a minha opinião muito antes de algum benfiquista sonhar sequer com a possibilidade de se trocar de treinador. Tendo em conta o futebol que sempre vi nas equipas por si orientadas, não acreditava que ele fosse o treinador certo para trazer sucesso ao clube. Infelizmente, e pelo menos até agora, ainda não consegui mudar de opinião. Eu não culpo o Rui Vitória pelo que se está a passar; ele faz o melhor que sabe e pode. Para mim a culpa é de quem o escolheu - e a culpa não mora apenas nessa escolha, porque houve ainda mais erros a acumularem-se, nomeadamente na construção do plantel. Mas pronto, o que eu mais desejo é estar espectacularmente errado e que no final da época venham aqui gozar comigo e acusarem-me de não perceber absolutamente nada sobre futebol depois dos títulos que conseguirmos conquistar. Acreditem que poucas coisas me darão tanto prazer.

Por agora, para julgar tenho apenas os números daquilo que foi feito até agora. E esses dizem-me que em quatro meses conseguimos acumular tantas derrotas frente aos patetas do Lumiar quantas aquelas que tínhamos averbado nas últimas oito épocas juntas. E pelo caminho, já perdemos dois troféus. Pode ser apenas coincidência, ou um indicador de que alguma coisa está errada. Ou então, se calhar, só é preciso ter paciência e dar mais tempo.

4 Comments:

At 11/22/2015 10:58 da manhã, Blogger PP said...

Há coisas que concordo e outras que discordo D'Arcy, mas na globalidade gostei muito de ler a tua opinião. Ao menos não é daquelas do tipo "bota-abaixo".

Na minha opinião, uma mudança de equipa técnica agora será errado, as outras competições que estamos inseridos não estão perdidas. Uma possível mudança poderia comprometer isso. Contudo, se até o final da temporada as coisas não melhorarem significativamente, acho que o próprio Rui Vitória perceberá a sua própria fragilidade. Tudo dependerá dele próprio.

 
At 11/22/2015 12:23 da tarde, Blogger Unknown said...

Caro, não o conheço, mas o seu texto é do mais acertado do que já vi.
Tiro-lhe o chapéu

Mudanças já ! E a começar pela dita estrutura que correu com JJ

 
At 11/22/2015 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Completamente de acordo.
ZERO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ZERO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Faz-me lembrar no tempo de king, marcelo, tavares, nelo, ect.

 
At 11/23/2015 7:45 da tarde, Blogger joão carlos said...

O rui com estes jogadores tem de fazer melhor muito melhor que não exista duvida sobre isso mas tem atenuantes que não o ilibam mas que são responsabilidade de outros que tem de assumir as suas culpas não lhe foi dado o que lhe prometeram, as mesmas condições de um passado recente muito menos as do ano passado que já eram limitadas, para mais alguém tem de se responsabilizar por de todas as contratações deste ano apenas uma ser de inegável qualidade, curiosamente jogador emprestado que pelo historial delas no clube tem grande probabilidade de não ficar em definitivo, apesar dos vários milhões gastos nas mesmas.
Depois da saída de um treinador que ficou tanto tempo no clube, que para a realidade dos clubes portugueses é uma eternidade, o seguinte tinha de ser obrigatoriamente um nome forte, e o rui não era, também não se podia ter andado a fazer digressões por esse mundo fora não com um treinador novo que precisava de tempo e condições para trabalhar e sobretudo não se poderia chegar ao fim do período de transferências e não ter contratado dois jogadores que o treinador achava indispensáveis para a equipa e para o equilíbrio do plantel e isso não é culpa do treinador e quem a tem que se assuma e arque com as consequências.
O sucesso do novo treinador ia sempre depender e muito da maneira como ele se sairia em confronto directo com o seu antecessor, para mais quando o primeiro jogo era contra ele, e aqui existiu claramente um erro do treinador que se viu sempre condicionado nunca se consegui livrar dessa sombra que passou sempre para o campo mas mais uma vez não é só ele que tem culpa o ataque que o clube foi, e continua a ser, alvo condicionou sempre este três jogos e nunca teve resposta á altura, alias nunca teve resposta, e os jogadores em todos este jogos se sentiram isolados sem protecção e por isso falharam sempre e os protestos, as quezílias, as expulsões são apenas um sintoma disso mesmo.

 

Enviar um comentário

<< Home