segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Uff!

Este Benfica do Trapattoni ou não ganha, ou quando ganha raramente me convence. Temos uma fragilidade psicológica enorme, e uma estranha apetência pela auto-flagelação. A equipa parece viciada em sofrer, e em causar angústia aos adeptos.


O Benfica apresentou-se no 4-2-3-1 que tem sido norma nos últimos jogos, tendo trocado os dois laterais em relação ao último jogo. Quanto ao Guimarães, jogou num 4-1-4-1, com o Silva isolado na frente, mas que tentava desdobrar-se para 4-3-3 quando atacava. O início do jogo não prometeu muito: o Guimarães fechava-se no seu meio-campo, e o Benfica parecia não ter soluções para chegar ao golo. No entanto as coisas acabaram por desanuviar, pois na primeira jogada elaborada pelo Benfica, o Geovanni marcou (ainda não sei se o passe do Nuno Gomes foi mesmo intencional, ou se saiu assim porque ele escorregou...). A partir daí, as coisas melhoraram um pouco, e numa altura ideal, ou seja, mesmo antes do intervalo, chegou o 2-0: o Petit marcou um livre para o Geovanni na direita, centro para a área, amortecimento do Nuno Gomes, e remate do Nuno Assis para o golo. Tudo apontava para um resto de jogo descansado: vantagem de dois golos ao intervalo, atingida sem forçar muito o andamento, e um Guimarães pouco incómodo para a nossa baliza.


Puro engano: após 40 segundos na segunda parte, golo do Guimarães. Centro muito largo para a área, o Luisão, Miguel (sobretudo este) e Quim estáticos a olhar para a bola, cabeceamento e golo. Lá estava o Benfica a mostrar a sua apetência para complicar o que se afigura fácil. O Guimarães entretanto tinha resolvido apostar a sério no ataque. Ao intervalo entraram o Rafael e o Targino, e passaram a jogar em 4-2-4. Depois do golo, a equipa começou a mostrar o nervosismo do costume, e o Guimarães esteve muito perto de empatar. O Quim voltou a não estar bem, pois continua a repor mal a bola em jogo, e revela muita insegurança nos cruzamentos (ou não sai de entre os postes, ou, quando sai, raramente agarra uma bola, preferindo socá-la, e nem sempre bem). Foi de tal forma que chegou a ouvir-se um sector do público a gritar pelo Moreira. Apesar de ser mais um dos que defendem que o Moreira é que deveria ser o titular, não é agradável ouvir isto. Felizmente que perto do fim o Quim redimiu-se com uma grande defesa a remate do Silva, que evitou o empate. Quanto ao melhor jogador do Benfica esta noite, para mim foi nitidamente o Geovanni. Esteve nos dois golos, correu muito, desmarcou-se, recuperou bolas na defesa e no meio-campo, enfim, fez tudo o que se lhe pedia e até mais. Pena é que seja tão inconstante e não consiga jogar dois jogos seguidos assim.


Em relação ao Trapattoni, um pormenor que me custa a compreender: aos 83 minutos, resolve fazer as duas últimas substituições. Um dos jogadores substituidos foi o Geovanni. Na altura em que saiu, não me pareceu que estivesse particularmente cansado, pois continuava a desmarcar-se para receber as bolas, e a lutar pela sua recuperação. Em campo ficou o Miguel, vindo de uma lesão e respectiva paragem prolongada, com falta de ritmo de jogo e, na altura, nitidamente cansado. Não teria mais lógica ter poupado um bocadinho o Miguel? Claro que poucos minutos depois ele estava estendido no chão com cãimbras. Depois admirem-se que ele se lesione frequentemente.


Já vi muitos treinadores passarem pela Luz, mas acho que nem com o Ivic eu vi o Benfica jogar em casa como se fosse o Moreirense. Toda a gente enfiada dentro do seu meio-campo, bolas para onde estão virados, substituições para defender ainda mais (as saídas do Geovanni e do Nuno Assis para entrarem o Bruno Aguiar e o João Pereira são muito pouco audazes, para não lhes chamar outra coisa). Foi praticamente assim que jogámos durante a segunda parte. Às vezes chega a ser doloroso para mim ver o Benfica jogar 'à Trapattoni'. E, por incrível que pareça, é este Benfica que, graças à mediocridade geral do campeonato este ano, e particularmente nos nossos habituais rivais, até se arrisca a ser campeão.

2 Comments:

At 2/22/2005 10:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ora aí está uma opinião bastante inteligente.
Concordo inteiramente.

Gostei também do blog.

Convido-te a visitar o nosso em http:\\futeboldeataque.blogspot.com onde até poderás encontrar um link para o teu... :-)

Um abraço

 
At 2/22/2005 10:41 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Obrigado pelo link. Retribuirei a cortesia em breve :)

 

Enviar um comentário

<< Home