terça-feira, fevereiro 15, 2005

Actualidades(II)

Para não fugir à normalidade, o jornal não-oficial do FC Porto volta a negociar Luisão para o Inter, acompanhado neste coro pelo já indispensável Record. Podia também mencionar mais um forcing sobre a mais que iminente saída do Simão (pelos vistos foi mesmo por um triz que não ficámos já sem ele em Janeiro), mas esta história do Luisão dá-me particular gozo. Nunca me consigo esquecer das barbaridades que foram ditas sobre o Luisão assim que ele chegou a Portugal e ao Benfica. Qual tempo de adaptação, qual quê. Ao fim de um jogo, o homem já era classificado de 'barrete', contratação fracassada, e outras pérolas deste género.


Quando, ao fim de pouco tempo, na primeira convocatória feita por Parreira, o Luisão figurou no lote de escolhidos e o Polga não, então os media estranharam. Imediatamente uma alma iluminada encontrou a solução: é que a grande maioria dos convocados eram representados por um mesmo empresário (o mesmo do Parreira), e o Polga não era desse empresário. Claro, límpido como a mais pura água, estava encontrada a justificação para tamanha injustiça. O Polga apenas tinha sido preterido em favor do Luisão por motivos extra-futebol, e não pelas infindáveis fífias com que ele nos presenteia (sim, presenteia, porque cada jogada daquelas é uma verdadeira prenda para um benfiquista) todos os fins-de-semana. Assisti a uma conferência de imprensa em Alvalade, na altura, em que os jornalistas fizeram questão de mencionarem este pormenor do empresário, e perguntaram ao Polga se isso seria a explicação para não ter sido convocado, após o que todos (jornalistas incluidos) se riram alarvemente, como se a convocatória do Luisão e a exclusão do Polga fosse uma grande anedota. Ao que pode chegar o desrespeito por um jogador.

Claro que o tempo passa, outros centrais vão sendo convocados (inclusive de outros empresários), mas o Luisão mantém-se nos escolhidos (e o Polga fora deles). As exibições do Polga, regulares na sua mediocridade (cada vez mais parecido ao Beto), retiraram argumentos aos anti-Luisão, e agora assisto divertido às sucessivas transferências no papel do jogador para diversos clubes europeus. A última mete o Karagounis no negócio, por isso tento imaginar de que forma um jogador que recebe, ao que se sabe, um ordenado de 400.000€ mensais, se vai encaixar no nosso plantel, ainda para mais ocupando ele uma posição que, desde a chegada do Nuno Assis, deixou de ser tão prioritária para o Benfica.