sexta-feira, dezembro 09, 2005

JVP

Agora que os assobios a jogadores adversários na Luz estão na ordem do dia, eu aproveito para dizer que no próximo Domingo, quando o JVP entrar no Estádio da Luz envergando a camisola do Boavista, eu não o vou assobiar. Pelo contrário: vou aplaudi-lo, e muito. Apesar disto não ser um assunto consensual entre os benfiquistas, por mim não tenho dúvidas. Até pode ser que ele nos dê dissabores no próximo jogo, dado que está em grande forma. Mas eu não me esqueço de tudo aquilo que ele deu ao Benfica. Não me esqueço que, durante várias épocas, o nome dele era o único que me fazia sorrir quando ouvia a constituição da equipa, e era nele que depositava quase toda a esperança para que no final do jogo estivesse feliz com o resultado. Continuo a achar que nunca deveria ter saído do Benfica, continuo a achar que, mesmo hoje, ainda nos seria um jogador útil, e continuo a achar que merecia ter acabado a carreira na Luz. Nem quando ele jogou contra nós envergando a camisola daquele clube que eu desprezo eu fui capaz de assobiá-lo. Não vai ser agora que vou começar a fazê-lo. O JVP para mim é um dos grandes símbolos do Benfica dos últimos anos.

23 Comments:

At 12/09/2005 4:25 da tarde, Blogger Sempre Atento! said...

Caros combloggers e voyeurs unicelulares, aziados e deitados fora dos potes da CL.

JVP vai ser umafigura incontornável do GLORIOSO, quer se queira, quer não. Foi a "fantástica" presidência de um homem que muito roubou ao SLB, que levou a que este génio do futebol português, o único que durante muitos anos suou e sentiu aquela camisola e aquele síbol, deixando sempre tudo em campo em prol de um clube e de um grupo, por muito fraco que fosse, nunca virou a cara à luta e que com a sua dedicação, muitas alegrias nos deu. Nunca o condenei por t saído do SLB. Ele saiu porque foi obrigado a isso. Ainda hoje vejo aquele espaço no meio-campo do Benfica onde ele caberia e que muito futebol tinha para dar à nossa equipa. Ainda acrescido à sua "nova juventude" após ter casado com o "avião" Marisa Cruz. (Pudera, assim também eu!!!).
Volta JVP. Serás sempre bem recebido.

Saudações

Matadragão

 
At 12/09/2005 4:26 da tarde, Blogger T-Rex said...

Quer gostem, quer não há-de ser sempre lembrado como "O Menino D'Oiro". Tirando aquela "agressão" ao árbitro mexicano, tem a folha limpa. Nunca o vi dizer mal do Benfica, nem mesmo quando foi injustamente "corrido" da Luz, nem tão-pouco do Sporting de onde também saíu de forma pouco "adequada", tendo em conta a atitude que sempre emprestou às suas actuações e o que também deu ao clube do Lumiar. No caso da saída do Sporting, talvez ainda existissem reflexos do célebre 3-6...
Em suma um senhor futebolista no Bessa, na Luz, em Alvalade e em quase todos os relvados mundiais onde passeou (e continua embora com menos chama) todo o seu talento e categoria.

 
At 12/09/2005 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo D'Arcy.

JVP saiu pq a isso foi obrigado. Ficará para sempre na história do SLB como uma das suas maiores estrelas, figura incontornável da década de 90, quanto mais não seja por causa dos 6-3 (sem duvida o jogo da sua vida...)!

No entanto, apesar da sua grande carreira, sempre fiquei com a sensação que o JVP passou ao lado de uma ainda maior.
Acho que se ele tivesse saído do SLB para uma liga europeia mais exigente (espanha, inglaterra, itália), como aliás esteve várias vezes para acontecer, poderia ter atingido o nivel de um figo ou de um Rui Costa.

 
At 12/09/2005 4:55 da tarde, Blogger MB said...

Ainda ontem estava a pensar nisso e continuo a não perceber porque é que ele foi assobiado na Luz, quando jogava pelo Sporting!

Ele foi corrido pelo Vale e Azevedo, e a consequiência foi que estivemos 2 anos fora da UEFA! Coincidência? Talvez sim, talvez não!

Apesar de ter sido "rebaptizado" no Lumiar, será sempre o "Menino d'Ouro".

Fico feliz ao ver que recuperou a alegria de jogar este ano (tinha uma fezada que isso ia acontecer, porque se o Carlos Brito fez o que fez com o Ricardo Nascimento, com o JVP então iria ser "canja").

No meu "11 ideal" do Benfica, tem lugar cativo e com a braçadeira.

 
At 12/09/2005 11:07 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Concordo plenamente com o post.

O JVP foi um dos grandes "monstros" do futebol benfiquista da última década. O Benfica e os adeptos, onde me inclúo, devem-lhe muito.

Gostaria muito que tivesse terminado a sua carreira no SLB mas infelizmente o "gatuno" não deixou!

 
At 12/10/2005 2:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,
quero em primeiro lugar agradecer este teu post. De facto, nunca percebi porque os benfiquistas assobiam o JVP. Foi sempre um jogador que suou a camisola do Benfica como poucos, pelo que merece não só o nosso respeito como também o nosso agradecimento. Saiu do benfica porque o obrigaram e não porque quis.
Apelo a todos os benfiquistas: respeitem este rapaz. Gostava de ver o público de Luz a aplaudí-lo (apenas no início do jogo, dado que agora, não deixa de ser um adversário). Gostei muito de saber que há benfiquistas com a mesma opinião.
D'Arcy, mais uma vez um post oportuno. Obrigado!

 
At 12/10/2005 10:43 da manhã, Blogger JoaoLynch said...

o JVP além da agressão ao arbitro, teve aquele problema com o Bombeiro, eu acho que o melhor que podia ter acontecido ao JVP e ao Benfica foi ele ter saído (mas não a custo zero mas isso foi mais 1 excelente acto de gestão do gatuno Azevedo), porque a construção do mito do menino d'ouro levou a alguma acomodação por parte dele e uma dependência excessiva do Benfica nele, no entanto respeito-o pelo campeonato que nos deu em 93-94 e a taça de Portugal, e creio que só foi assobiado no Estádio da Luz porque foi para o scp...

 
At 12/10/2005 5:11 da tarde, Blogger CORTO MALTESE said...

Tou contigo, D'arcy!
Também sempre gostei muito do João Pinto e por tudo aquilo (como disseste e bem) que deu ao Benfica.
Este sim... um levezinho, mas à Benfica!
Um abraço

 
At 12/10/2005 6:26 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O JVP sempre foi um mercenário da pior espécie que tirou partido do facto de ser muito popular no Benfica (devido principalmente ao um jogo de sonho que fez numa noite de pesadelo).

Durante épocas a fio foi tirou partido disso... só no sporting (na companhia do Super-Mário) é que ele se voltou a revelar.

 
At 12/10/2005 6:32 da tarde, Blogger S.L.B. said...

D'Arcy: já vamos ser dois a aplaudi-lo. Concordo a 100% com este teu post.

 
At 12/10/2005 6:36 da tarde, Blogger MB said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12/10/2005 6:40 da tarde, Blogger MB said...

Definição de mercenário segundo Harry Lime:

Aquele que prefere manter-se num clube onde se sente bem a mudar para receber mais.

Aquele que aceita reduzir o seu salário para manter-se num clube, mesmo tendo ofertas superiores.


P.S. O JVP era popular não só por causa do 6-3, mas porque independentemente das coisas correrem bem ou mal, não havia ninguém que se entregasse mais ao jogo do que ele. Reduzir a carreira dele no Benfica a esse jogo é de uma míopia extrema!

 
At 12/10/2005 6:42 da tarde, Blogger MB said...

"miopia"

 
At 12/10/2005 7:16 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim, na verdade o conceito de mercenário do Harry é, no mínimo, original. Normalmente os mercenários costumam ser os que, sem quaisquer escrúpulos, mudam de clube como que muda de camisa só para receberem mais dinheiro. Para o Harry uma das características de um mercenário é lealdade a um clube. Enfim.

Nunca vi, do outro lado da segunda circular, o JVP fazer exibições ao nível de algumas que fez no Benfica. Teve uma época muito boa ao lado do Jardel, é verdade, mas nunca foi ali o jogador que chegou a ser no Benfica.

 
At 12/10/2005 9:27 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Lealdade??????? O homem chantageava periodicamente a direcção benfiquista no sentido de melhorar as suas condições de contrato.

Sempre que ele ameaçava que se ia embora os dirigentes do clube começavama logo a fazer "operações coração" e cenas do genero para ter dinheiro para o manter porque tinham medo de cair em desgraça junto dos adeptos. Estou enganado?

Se me falarem na qualidade do futebol dele concordo convosco.

Mas ele é um grande jogador que passou ao largo duma grande carreira por nunca ter querido sair para um grande clube europeu (algo que o Benfica, manifestamente, não é). Daí que os anos que ele passou no Benfica não passem de um desperdicio para um jogador do calibre dele.

 
At 12/10/2005 11:06 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Outra vez com essa história?!? Caraças, estou farto de te dizer que essa cena é um disparate sem pés nem cabeça. O JVP nunca chantageou direcção nenhuma, nunca pediu mais dinheiro, e sobretudo NUNCA ameaçou ir-se embora. Foi-se realmente embora uma vez, em circunstâncias particulares, e mesmo assim não fez chantagem nenhuma (o Jorge de Brito é que foi atrás dele e convenceu-o a mudar de ideias). Desde essa altura, o que se passou mais vezes foi o Benfica até ter algum interesse em transferi-lo, e ele não mostrar interesse algum nisso, nem pedir mais dinheiro para ficar.

Caramba, não percebo porque é que insistes em fazer cavalos de batalha de ideias que só existem na tua cabeça e que não têm qualquer relação com a realidade.

 
At 12/11/2005 3:29 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Harry Lime: se não me engano, o Benfica está no lote das 10 equipas com melhor aproveitamento de sempre na Taça dos Campeões. E este ano está entre os 16 melhores clubes da Europa. "Grandes" clubes europeus quanto a mim há o Barcelona e Real Madrid em Espanha, Juventus, Inter e Milan em Itália, Bayern Munique na Alemanha, Manchester United, Arsenal e Liverpool (e agora o Chelsea) em Inglaterra. Não vejo nenhum outro maior que o Benfica.

Podes dizer que o campeonato português não é competitivo e que o Benfica HOJE EM DIA não é tão grande quanto já foi, porque crises há em todo o lado e nós ainda estamos a recuperar da grave que tivemos, mas o JVP se quisesse ter saído para um clube maior que o Benfica era para um desses que citei acima. Há outros clubes nos dias de hoje mais ricos que o Benfica, mas que não são maiores do que nós (tanto em termos de adeptos como de títulos).

 
At 12/11/2005 4:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma coisa é certa...este "SENHOR", mesmo que fosse assobiado por meia duzia de benfiquistas esquecidos, não faria gesto algum. Aina hoje e para sempre o Menino d'oiro!
Se sofrermos ajgum golo em fora de jogo, pelo menos que seja dele...eheheh.

D'arcy não me abre a janela para me identificar mas de qualquer forma, já que não me apresento com o "Caros combloggers...blablabla...a ser utilizado pelo caro matadragão"...hoje vou comentar como anónimo!
saudações com as quinas na manga sinistra da camisola

 
At 12/11/2005 10:18 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Senhor? O JVP? Estes benfiquistas são doidos!

O homem é um grande jogador da bola, mais nada! Como carácter não é exemplo para ninguém!

 
At 12/11/2005 10:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Até porque tu o conheces pessoalmente, e portanto podes afiançar o carácter dele...

 
At 12/12/2005 12:38 da manhã, Blogger João Pedro said...

Plenamente de acordo com o post.
S.L.B., a esses monstros do futebol acrescentaria ainda o Ajax, que também é um clube de nível mundial.

Alguém me pode dizer o que aconteceu ao site SLB.com?

 
At 12/12/2005 7:44 da tarde, Blogger Rotura de ligamentos said...

Alguém já se esqueceu de quando o João Pinto esquecia a palavra "Benfica" e trocava-a por "o meu outro clube". Se isto não é desprezo, vou ali e já venho. Foram dois anos neste rancor. Com esta elegância...

 
At 1/17/2006 1:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O JVP nao é um homem de bom caracter, todos o sabemos, nao sei pq agora todos dizem o contario, ele ainda nao morreu pra se começar ja a falar bem dele. Podem branquear tudo, mas ele nao passa de um gajo que faz pela vida, e se o benfica lhe pagava ele era do benfica, se fosse outro clube ele ia pra outro clube sem problemas, por isso nao digam que ele é um menino da casa, vi mais apreço pelo sporting do que pelo benfica, embora o benfica é que tivesse usufruido das boas exibicoes.

 

Enviar um comentário

<< Home