quinta-feira, julho 23, 2009

Juniores

O Conselho de Disciplina da FPF tomou ontem uma decisão previsível face aos acontecimentos na academia de Alcochete, aquando do jogo para a fase final do Campeonato Nacional de juniores entre o sportém e o Benfica, e puniu ambos os clubes com uma derrota por 3-0, para além da obrigatoriedade da realização dos próximos seis jogos entre os dois clubes à porta fechada. A consequência mais mediática desta decisão acaba por ser a conquista do título de campeão nacional do escalão pelo Benfica. Quanto à consequência mais óbvia, essa já se começa a observar, que é a chinfrineira da parte da lagartagem sobre esta decisão, já que como é óbvio esperariam conseguir conquistar na secretaria aquilo que não conseguem dentro do campo. Na sua lógica distorcida, o Benfica é que foi o único responsável pelo que se passou em Alcochete, enquanto que os cândidos lagartos saltitavam de nenúfar em nenúfar, ébrios na sua imaculada inocência. Este comportamento velhaco da lagartagem não é nada que surpreenda.

Resolveram meter na cabeça que os adeptos do Benfica foram até lá com a intenção expressa de acabar com o jogo. Não percebo a lógica deste raciocínio. Se havia alguma equipa em situação mais desesperada antes deste jogo, era o sportém. Ao Benfica bastava o empate; o sportém tinha que vencer, ainda para mais uma equipa que já os tinha batido sem apelo nem agravo no Estádio da Luz. Aliás, as crónicas referem que no momento em que a lagartagem invadiu o terreno de jogo (sim, foi a lagartagem quem interrompeu o jogo e que depois, muito depois da claque do Benfica estar reunida e controlada pela polícia, continuou sem arredar pé do relvado) era mesmo a equipa do Benfica quem já mostrava ascendente na partida - temos inclusivamente exemplos anteriores da forma como a lagartagem gosta de reagir quando começa a ver um jogo mal parado, pois basta lembrarmo-nos como os cândidos membros de uma das suas claques reagiram a um golo do Geovanni no Alvalixo (certamente, conhecido o seu fair play, teriam apenas a inocente intenção de congratular o Geovanni pelo golão).

Quanto à auto-proclamada inocência da lagartagem, convém explicar qual é o conceito de 'inocência' que esta gente tem. Ainda os nossos adeptos não tinham entrado no curral de cabras, e cá fora já estavam a ser bombardeados com pedras atiradas por membros das claques do clube mais inocente do mundo. Curiosamente, e apesar do Benfica ter pedido as imagens das câmaras de segurança do exterior da academia, o sportém não quis ou não foi capaz de as fornecer. Vá-se lá saber porquê. Talvez mostrassem que enquanto os lagartos saltitavam de nenúfar em nenúfar iam atirando uns calhaus pelo caminho, o que não se coaduna de forma alguma com a suposta inocência no processo que não se cansam de anunciar. A entrada na academia foi feita debaixo de uma chuva de pedras (como, aliás, foi noticiado na altura pela repórter da Benfica TV presente, sendo depois por isto a Benfica TV acusada de 'falta de isenção jornalística' por algumas bestas 'isentas' na imprensa desportiva, nomeadamente um idiota de lagarto empedernido que dá pelo nome de José Manuel Freitas). Ao chegarem ao agora famoso 'caminho de cabras', os adeptos do Benfica, face ao anteriormente passado, ripostaram. E eu não quero com isto desculpar de forma alguma esta atitude: para mim isto é igualmente condenável, e por isso mesmo o Benfica foi castigado com uma derrota. Foram estas as imagens que vimos nas televisões generalistas, e que foram aproveitadas para vender a ideia de que os pacatos lagartos estavam ali descansados a ver o jogo, sem incomodar uma mosca, quando de repente uma horda de selvagens benfiquistas entrou por ali dentro a apedrejar tudo o que se mexia. Se por acaso olharem com atenção para as imagens, até verão que enquanto os benfiquistas atiram pedras, a polícia, que os acompanhava, nada faz. Isto porque a própria polícia testemunhou aquilo que se tinha passado antes, e terá sido com base nos relatórios da polícia, que apontam culpas aos adeptos dos dois clubes intervenientes, que a decisão do Conselho de Disciplina foi tomada.

Depois foi o que se viu. Invasão do campo por parte da lagartagem, abraços homoeróticos entre o Cabeça de Cotonete e gente rude de tronco nu e suado, o director de comunicação do sportém a roer as unhas de inveja e, numa atitude a todos os níveis louvável, desatarem a marrar contra tudo o que era vermelho. Quer isto dizer que os familiares dos jogadores benfiquistas, que se encontravam já nas bancadas, se tornaram alvos da fúria da lagartagem, sendo arremessados todo o tipo de objectos na sua direcção, o que obrigou a que essas pessoas tivessem que encontrar refúgio. Mas isto foi apenas mais um acto perfeitamente inocente, de adeptos que se comportaram de forma absolutamente exemplar o tempo todo, que foram apenas vítimas, e não têm quaisquer culpas no cartório. A culpa foi apenas e só dos benfiquistas, que até planearam a coisa toda, tal era o medo que tínhamos de perder um título de juniores para uma equipa que foi banalizada no Estádio da Luz (onde, curiosamente, os selvagens adeptos benfiquistas não andaram a apedrejar tudo o que mexia).

Agora que venha a peixeirada do costume da parte dos viscondes de chinelos. Por mais que eles clamem inocência, que falem de 'verdade desportiva', que utilizem seja que argumentos forem, a gente sabe que apenas uma coisa os move. Aquilo que os tem movido desde os primórdios da sua ridícula existência, passada invariavelmente na sombra. A enorme e incomparável azia de verem o Benfica ganhar algo.

5 Comments:

At 7/23/2009 4:05 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

A decisão lógica era esta ... Se é justa? A mim parece-me que não ... Não gosto de ganhar na secretaria que foi o que acabou por acontecer. Acho que o Benfica deveria se ter desmarcado das acções dos No Name, mesmo sabendo que não foram só eles os causadores daquilo. Quanto ao resto, é receber agora as calimeirices do costume (como eles são diferentes têm aquela amostra de presidente a falar via twitter e tudo a dizer que agora se ganham títulos à pedrada ... pois parece que eles nem assim) e a imprensa "isenta" a fazer o resto do trabalho - é só ver os artigos de alguns elementos do Record e do Luis Sobral no Mais Futebol sobre esta situação.

 
At 7/23/2009 4:53 da tarde, Anonymous castela said...

É mais um título ganho, mas para mim isto não é o mais importante.
Importante é saber que temos actualmente uma grande escola de formação e de alguns jogos que vi, temos o dever de aproveitar alguns jogadores: os dois que já treinam na equipa A: o Roderick e o Nelson Oliveira (Benfica seniores e juniores ); Yartley e Leonardo Pimenta (ambos emprestados ao Beira-mar) , João Pereira e o David Simão (ambos emprestados ao Fátima) e o lateral esquerdo Mário Rui (Benfica-juniores).
Castela

 
At 7/23/2009 7:59 da tarde, Blogger Nuno said...

E esta' dito!
Desculpa a linguagem, mas ja' nao tenho pachorra para os guinchinhos histericos destas putitas viscondetas. Atrasados mentais...

 
At 7/24/2009 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mósse gonçalo, isso é conversa de jogo de subteo...

 
At 7/24/2009 11:23 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Os verde-ranho tinham aquilo bem montado (o momento homoerótico mostra bem que aquela malta pensava já ter ganho). Deles só espero é que levem mais meia dúzia na pré-eliminatória para deixarem de guinchar.

O importante é que o JJ já tem a equipa toda à disposição. E sem árbitros portugueses a coisa é de facto mais fácil. Mais um para a contabilidade de pré-época do Cardozo. O Maxi passou de patinho feio a um dos favoritos dos adeptos, e merecia aquele golo.

 

Enviar um comentário

<< Home