quarta-feira, julho 22, 2009

Atletico

Ao quinto jogo, a primeira derrota na pré-temporada. Fico triste pelo resultado, particularmente por ser o jogo de apresentação aos adeptos, mas não posso evitar sentir alguma satisfação pelo futebol apresentado, em particular na primeira parte. Satisfeito também pelos mais de 57.000 benfiquistas que quiseram assistir ao vivo à apresentação da sua equipa.

O Atletico não veio simplesmente participar na festa, e soube complicar-nos a vida. Chegaram cedo à vantagem, num remate colocado de fora da área, mas em pouco tempo o Benfica empatou, com um golo fácil do Cardozo a passe do Saviola. Os pormenores mais interessantes continuam a ser a forma como a equipa pressiona - por diversas vezes foi possível ver a bola na posse do adversário e os nossos dez jogadores de campo todos dentro do meio campo adversário - e o futebol apoiado que conseguimos jogar, com trocas de bola rápidas em passes curtos, tendo o portador da bola quase sempre mais do que uma opção de passe. Infelizmente, o árbitro do encontro (não sei onde é que conseguimos desencantar estes gajos; como se já não bastasse ser isto que temos que enfrentar durante a época regular, ainda conseguimos encontrar árbitros dispostos a fazer horas extraordinárias durante a pré-época) resolveu que também queria ser protagonista, e conseguiu-o. O Atletico, com o golo do Forlán de penálti, chegou ao intervalo em vantagem.

A segunda parte foi jogada num ritmo mais pausado, e foi bem menos interessante de seguir, até porque as diversas substituições foram retirando qualidade ao jogo. Só mesmo as entradas do Mantorras e do Coentrão vieram dar alguma animação, mas o resultado não se alterou até final. Gostei de ver o Amorim a trinco, e também dos argentinos Aimar, Di María e Saviola. Para não variar, o Coentrão voltou a ter uma boa entrada no jogo, animando algo que parecia ter caído na monotonia. O Sepsi teve mais um jogo muito sofrível, e o Shaffer, que o substituiu, mostrou mais uma vez atributos sobretudo no aspecto atacante. O Cardozo picou o ponto, mas foi algo perdulário na segunda parte. Novidade foi apenas a estreia do Ramires, mas não teve grandes oportunidades para mostrar muito - embora tenha aparecido mais no jogo quando saiu da direita para ocupar uma posição mais central. O Maxi teve a entrega do costume, mas na primeira parte deu alguns espaços a defender, só que felizmente não houve um Reyes particularmente inspirado que os soubesse aproveitar. Quanto aos centrais, desfeita que foi a dupla Roderick/Miguel Vítor para que o David Luiz se estreasse nesta pré-época, pareceu-me que se deixaram ultrapassar com demasiada facilidade pelo Agüero no lance do penálti. O Miguel Vítor esteve perto de marcar por duas vezes, mas precisa de afinar a pontaria.

Mau resultado à parte, saí da Luz com alguma satisfação por aquilo que vi a equipa produzir, sobretudo na primeira parte. Mostrámos momentos de muito bom futebol, e não me parece que o resultado espelhe aquilo que se viu em campo. Espero grandes alegrias deste plantel.

13 Comments:

At 7/22/2009 1:16 da manhã, Anonymous Filipe said...

Acho que o Coentrão está a ganhar o lugar ao Maria...

 
At 7/22/2009 10:13 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Concordo, Filipe, o Coentrão faz-se.

O Benfica este ano está com um plantel bastante bon e com um futebol muito agradavel de seguir... se nos esquecermos de que aquilo é o Benfica, o clube mais ridiculo do Universo (algo que eu nunca esqueço) :):):):)

PS. E tirem as 3 estrelas do emblema: é que os incautos ainda pensam que voces ganharam 3 Taças dos Campeões.

 
At 7/22/2009 11:02 da manhã, Anonymous djeiti said...

Resultado muito injusto no final de um jogo em que fomos bem superiores a uma grande equipa recheada com jogadores de topo e mais uma vez com excelente reprodução da realidade com que os nossos jogadores se irão deparar: a jogar sempre contra 14!
O próprio Reyes terá certamente pensado que se tivesse a camisola do SLB vestida era sem hesitação que o árbitro assinalava aquele penalty contra ele, por mão na bola dentro da área… E o espanto do Aguero quase o fez rir quando deu conta que tinha sido assinalado penalty sobre ele a fechar a primeira parte…
Foi um bom jogo. Bastantes jogadas interessantes. A primeira parte foi de grande nível de ambas as equipas. Que jogo agradável a abrir o apetite para grandes tardes/noites de futebol este ano. Na 2ª parte o jogo perdeu um pouco de ritmo devido às constantes alterações, mas muito bem principalmente o lado esquerdo do ataque.
Boa pressão com muitas recuperações de bola ainda no meio-campo contrário. E passes curtos em futebol apoiado demonstrando um maior e mais constante fio de jogo.

 
At 7/22/2009 12:36 da tarde, Blogger Rui Pinho said...

RockNRolla,

Quem pensar que ganharam 3 vezes a taça dos campeões por causa das 3 estrelas, não é incauto, é ignorante.

Portanto, creio que só os adeptos do zborden pensam isso, o que se compreende pelo facto de não saberem que essa prova vai além dos oitavos de final.
É verdade, não termina aí!

:):)

Responsabilizar o árbitro pelo resultado de ontem, é calimerismo, zbordinguismo, irresponsável e pode ser perigoso.
Dizer que o lance do Miguel com o Kun não é panalti... Jesus! Nem na playstation...
Só ao alcance de facciosismo 'à la José Carlos Soares'.
Se fosse na outra área e ele não marcasse, era um §@£#$@@!&#@.

Estou a gostar do que estou a ver. A equipa parece-me evoluir positivamente. A ver como se enquadram os 'senhores 7 milhões'.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

 
At 7/22/2009 2:53 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Não concordo ... Acho que foi um jogo agradável, mas não me parecem assim tantas diferenças em relação ao ano passado. Não vi assim tanta pressão à frente como tu dizes. Pelo contrário acho que jogámos mais na 2ª parte do que eles, na 1ª foi equilibrado, e não te esqueças que isso é perfeitamente normal tendo em conta que o Atlético tem menos uma semana que nós. Quanto ao resto, ontem de facto não foi um dia muito feliz - começou com a compra de Javi Garcia por 7 milhões (só tenho pena dele se as coisas lhe começarem a correr mal, que ele é o menos culpado disso), mais a vinda de Weldon que para mim não é jogador para o Benfica (e já vamos em 6 contratações este ano, e parece que ainda não acabámos !!), penso que temos jogadores encostados com pelo menos tanta qualidade como ele. Por último engraçado que nenhum blogger benfiquista achasse estranho a proibição de entrada da tvi na Conferência de Imprensa de anteontem do atum. Mais uma à lá Pinto da Costa, but who cares, não é? Isto parece-se cada vez menos com o Benfica que eu aprendi a gostar, indo ver todos os jogos no velhinho estádio da Luz. Espero estar enganado, mas parece-me que muitos vão ter de engolir sapos nisto tudo.

 
At 7/22/2009 3:58 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Por mim até ajudava a correr com a TVI ao pontapé. Nem é preciso ter nada a ver com o Benfica, pura e simplesmente sempre detestei a TVI, e aqui em casa o zapping salta sempre do canal 3 para o 5. Achei tão estranho a TVI ser corrida quanto acharia eu não abrir a porta a umas Testemunhas de Jeová que ainda por cima me viessem insultar e caluniar.

Não me parece que seis contratações seja um número exagerado. Toda a gente se preocupa muito com as nossas contratações. A ladroagem já vai em dez jogadores, e ninguém parece estar muito preocupado com isso. Aliás, parece que são os próprios benfiquistas que desatam a 'pedir' esta e aquela contratação, e depois se a coisa não se passa bem como a sua 'expertise' diz que deve ser, então já está tudo errado. Foi o que se passou com o trinco. De repente, vá-se lá saber porquê, toda a gente se tornou especialista e decidiu que a posição de trinco era uma lacuna gritante no Benfica. O Yebda de repente passou a ser péssimo (mas o ano passado o erro era não o deixarem jogar como trinco puro, porque rendia muito menos com o Katsouranis ao lado), o Rúben Amorim passou a ser uma 'adaptação', e quando joga a trinco está a ser 'testado' na posição (o que faz tanto sentido quanto dizer que o Moreira está a ser testado a guarda-redes, ou o Luisão a defesa central, ou o Cardozo a ponta-de-lança), o Fellipe Bastos (a quem não foram dados minutos suficientes o ano passado) é 'demasiado novo' para ser lançado na primeira equipa, etc. Contrata-se o García, e ai Jesus que se foi gastar tanto dinheiro. Depois por outro lado contrata-se o Weldon por dez réis de mel coado, e como é barato já não é jogador para o Benfica. É simplesmente impossível satisfazer toda a gente.

Eu creio que os números falam por si no que diz respeito a um eventual equilíbrio no jogo. Claro que dominar todas as estatísticas não implica que se ganhe um jogo, e o resultado de ontem prova-o. Mas são bons indicadores sobre quem teve o domínio. Eu reparei claramente qual a atitude da equipa quando perdia a bola. Foram diversas as vezes em que isto aconteceu e todos os nossos jogadores ficavam no meio campo adversário a pressionar, com os defesas bem sobre a linha central. O ano passado a nossa postura era mais de expectativa, de recuarmos para o nosso meio campo, deixando sobretudo o Suazo na frente, para depois tentarmos explorar o contra-ataque. Eu não estou a dizer que o que fazemos agora é substancialmente melhor ou pior, ou se vai dar melhores resultados. Estou a dizer que é diferente e, pela parte que me toca, prefiro assim. O ano passado a nossa equipa não parecia muito confortável quando tinha que ter a bola nos pés e assumir as despesas do jogo. Estava bem mais à vontade para deixar o adversário vir, e depois sair rápido quando recuperava a bola. Este ano a equipa parece querer ter a bola em seu poder o máximo de tempo possível, e temos mostrado ser capazes de manter a sua posse e saber o que fazer com ela em ataques organizados. Ainda a espaços, mas espero que com o avançar da época isto possa melhorar.

Não perdemos obviamente por causa do árbitro, mas lá que ele contribuiu para estragar a festa, contribuiu. Sobretudo na primeira parte, mostrou-se extremamente renitente em marcar o que quer que fosse a favor do Benfica, não mostrando o mesmo critério para o outro lado. Eu não peço um árbitro como o do Porto, que quando um avançado é ceifado dentro da área do Porto não só não é penálti, como o avançado ainda leva amarelo. Mas também é escusado estarmos já a levar em jogos destes com arbitragens ao nível das que vamos ter durante a época.

 
At 7/22/2009 5:27 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

D'arcy, não é a questão de gostar ou não da TVI (eu por acaso também não gosto), é que se é pela falta de qualidade não entraria nenhuma delas. Que culpa é que os jornalistas que foram lá têm culpa do Moniz poder ser oposição do Vieira? Ou tu consegue-me encontrar uma razão plausível para aquilo que aconteceu? é que calúnias como tu dizes são de todas ... e parece que já toda a gente se esqueceu que por acaso a tv que mais lutou contra o Vale e até apoiou o Vilarinho foi principalmente a TVI. Quanto a calúnias, se forem como as do Record que quase todas se comprovaram ... Ou preferes a Bola e José Manuel Delgado que é actualmente um avençado do Vieira, isso já está bem. Quanto ao resto, pois são os benfiquistas, mas acho que ninguém pediu um trinco por 7 milhões, admite que é caro tendo em conta que custou o ano passado ao Real 4, e pouco jogou ... não se pode achar estranho este negócio agora é? Se queres a minha opinião, acho que até tens razão, o Yebda para mim até é trinco e tínhamos o Filipe Bastos e Rúben para fazer posição (além do Bynia). Quanto ao Weldon ninguém falou que ele é mau ou bom devido ao pouco que se passou por ele ... eu apenas disse que não me parece ser jogador para o Benfica e que me parece termos no mínimo iguais. Quando chegaram todos os Ms em Dezembro com o Koeman eu também disse que não eram jogadores para o clube (não aqui, que ainda não conhecia este espaço), chamaram-me nomes , depois o que se confirmou? Claro que se resultarem fico contente, mas não me parece (no caso do Weldon,que o Garcia não o conheço, mas também já ouvi dizer que ele até joga mais a box-to-box que a trinco). E sendo barretes é óbvio que prefiro apanhar barretes de 100 mil euros que 5 ou 6 milhões. Sobre o jogo em si esqueci-me de dizer que ainda não percebi essa ideia peregrina que o Coentrão de muitos benfiquistas estar à frente do Dimaria, eu tenho-os visto a fazer mais ou menos o mesmo. Saviola promete de facto, está-me a fazer lembrar o pequenino argentino que foi considerado num mundial de juniores o melhor por ter praticamente resolvido todos os jogos desse campeonato, e isso só pode ser bom.

 
At 7/22/2009 5:44 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O negócio do García, ao que tudo indica, é semelhante ao do Saviola. Ou seja, ele na realidade custou os tais cerca de 4 milhões, e o resto será uma compensação pelo que ele ficou a receber a menos vindo para o Benfica. Eu acho-o bom jogador, mas vai ser preciso ver o que fará por cá para sabermos se o dinheiro foi bem empregue ou não. Agora não deixo de dizer que, na minha modesta opinião, o Benfica não estava assim tão desesperado por um trinco.

Quanto à TVI, eu por mim sou pouco racional nessas coisas. E ficaria muito contente se juntassem mais uns quantos à TVI. Com o Record à cabeça (esses para mim levavam com uma proibição vitalícia de lá entrarem, tal é o antibenfiquismo deles - não me esqueço, por exemplo, de ver os jornalistas deles no jogo final do futsal a festejarem os golos do Belenenses). Mas regra geral, qualquer um que inventasse notícias sobre o Benfica com segundas intenções, ficava de castigo. Se inventam notícias, então podem fazê-lo na tranquilidade das suas secretárias; não precisam de vir ao Estádio da Luz recolher informações que depois não utilizarão.

 
At 7/22/2009 5:59 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Já tinha lido essa teoria em alguns lugares, e até poderá ser verdade ... agora não percebo é porquê de ser o Benfica a ter de pagar uma coisa que teoricamente seria o Real Madrid a ter de tratar com o jogador e não o Benfica ... é que se é isso mais vale colocar um ordenado um pouco mais elevado. Claro que isto vale o que vale e eu nem sou perito em contabilidade ou economia, mas continuo a achar estranho. Quanto aos jornalistas compreendo a tua opinião, mas por isso mesmo é que defendo que temos de ser superiores a eles(chama-me racional ou ingénuo ou o que quiseres) ... e que por essa razão então não entraria nenhum orgão de informação neste momento na Luz, e de certeza que não teríamos o Joaquim Oliveira sentado ao lado do presidente, porque se falas em anti-benfiquismo não há mais do que na Sport TV ... é que é em todas as modalidades, não só em futebol, basta ver a forma como eles transmitiram e comentaram a final do campeonato de andebol do ano passado.

 
At 7/22/2009 6:06 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O problema é que nós temos quase sempre a tal atitude de termos que ser superiores a essas coisas, e darmos a outra face, e depois há quem se aproveite disso mesmo para pisar ainda mais o Benfica.

A SportTV também é claramente antibenfiquista, mas a esses não podemos barrar a entrada face aos contratos existentes. Mesmo que não o queiramos, os gajos neste momento são parceiros importantes do Benfica, e vão continuar a sê-lo até que os contratos expirem. Quando isto acontecer, eu bem gostaria de os pôr a andar de uma vez por todas. A questão que fica no ar é se haverá alguém com a mesma capacidade dos gajos para pagar o que desejamos pelos direitos de transmissão.

Quanto à questão dos ordenados, em termos de contas faz de facto diferença estares a pagar-lhe um ordenado maior, porque isso será contabilizado como um custo operacional.

 
At 7/22/2009 8:00 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

A questão da TVI é, mais uma vez, a "confusão" que o Vieira faz entre ele e o clube no plano institucional. A questão não é o "correr" com a TVI, é a razão porque se "corre". Mais razão teria o Benfica para ter uma posição de força junto da SporTV (ou outros como o Record) apesar de contratos ou compromissos, ou por causa disso mesmo, porque um compromisso ou um contrato tem obrigações para ambas as partes.
A selectividade é obviamente pessoal.

 
At 7/22/2009 9:51 da tarde, Anonymous Filipe said...

E selectividades pessoais à parte, acho que o Benfica precisava mesmo de um trinco, embora discordando do excessivo valor que se pagou.

 
At 7/24/2009 3:52 da tarde, Anonymous Johnny Rook said...

Bom, sobre o Javi já disse o que tinha a dizer e só reafirmo que tenho pena de o Benfica ter tantos adeptos. Adorava que fossemos muitos menos, mas bons.

Quanto à TVI estou-me a cagar para eles. Desde o primeiro dia que não gosto de Tvi's e SIC's. Como não gosto de tablóides. Como tal, não compro tablóides, não leio tablóides e não vejo TV's bimbas e pimbas.

Contudo, ainda não percebi o que é que a tvi terá feito de tão grave e diferente do que tem vindo a fazer desde sempre.

Cheira-me a parvoice da direcção e do Gabriel.

Por mim não entrava ninguém nas instalações do Benfica. Nenhum. Mas não é com blackouts, é cortar pura e simplesmente.
Temos um jornal, temos uma revista, temos uma televisão, porque não termos uma rádio? Não precisamos destes avençados. Temos meios para fazer passar a nossa msg, temos meios para dar visibilidade aos nossos patrocinadores.

Perguntem à PT quem é que lhes tem garantido um crescimento acelerado de clients. Deve ser porque está lá a Tvi e a Sic, ou a Sport Tv!

O Benfica tem de aproveitar a força dos milhões de adeptos que tem. Tem de dizer direcamente aos adeptos e sócios quem são os seus inimigos. Identificá-los de uma vez por todos.

Se não repararam, eu reparei, que no Expresso do passado fim de semana, no caderno económico, lá vinha que a Centralcer ultrapassou a Unicer na quota do mercado. Coincidências! Eu que não gostava de Sagres mas já só bebo mines! Já sei de cor quais os produtos da Unicer para poder dizer que esses não quero (e faço questão de dizer em todo o lado porquê e em voz alta). É assim que temos de fazer e deixar-mos de ser politicamente correctos, concensuais e bonzinhos.

Também há vários anos que comento nos meus círculos, que não demoraremos muito a ver uma desgraça acontecer num estádio de futebol. Já esteve muito mais longe.

A leitura e a audição de benfiquistas nos mais diferentes veículos de comunicação, dão-me a certeza que muito brevemente alguém se vai aleijar a sério. O ambiente está a ferver. O ódio campeia. Até em pessoas mais ou menos insuspeitas. Nós estamos fartos de ser roubados e enxovalhados. Não vamos aguentar muito mais. Mas isto tornou-se numa guerra pela sobrevivência (já não é só um problema de ser ou não campeão para gozarmos com o parceiro do lado) é mesmo "quem não matar , morre".

Eu próprio não sei, se tiver o azar de assitir a uma coisa dessas, se vou sentir alguma comiseração pela(s) vítima(s). Estou convencido que vou assobiar para o lado! É que estou farto desta roubalheira e não alcanço (por mais que pense) qual a forma civilizada de sairmos dela. Não sei! Cada ano que passa é pior que o anterior.

A vingança pelo apito dourado; a tentativa de chegar aos 5 campeonatos seguidos (e aos seis e sete, etc); o querer-nos ultrapassar em títulos ( e cada vez está mais perto); o dinheiro, etc. Tudo isto aqueles filhos da puta ( com o compadrio dos estúpidos de alvalade) fazem questão de conquistar.

Ou a equipa de futebol do Benfica se suplanta e faz de cada jogo uma final da CL, ou estamos f....!
Tem de ser "por cada homem que cai, outro se levanta". Os jogadores, técnicos, direcção e nós, temos de ser um e um só corpo. Temos de ser uma avalancha. Haverá vítimas pelo meio? Que se f...Se tiver de ser, será!

 

Enviar um comentário

<< Home