quinta-feira, janeiro 13, 2005

Sokota



Ao contrário do caso anterior, foi com pena que ouvi Luís Filipe Vieira confirmar aquilo que já todos sabíamos, ou seja, a saída de Tomo Sokota do Benfica. Não sendo um goleador nato, sempre simpatizei com este jogador, e continuo a considerá-lo o melhor avançado do actual plantel do Benfica. Durante o seu tempo na Luz sempre se comportou de forma exemplarmente profissional, e demonstrou grande entrega nos jogos, mesmo quando as coisas não lhe corriam da melhor maneira. Mesmo não marcando golos, é um avançado que dá muito trabalho às defesas, e sabe interpretar da melhor forma o papel de pivot e jogador de referência no ataque para criar espaços para as entradas dos médios (e fazia isto especialmente bem nos tempos de Camacho). Infelizmente, costuma-se dizer que a vida de um avançado faz-se de golos, e por isso a frieza dos números pode sempre servir de justificação para a decisão da direcção (que, na verdade, desde o princípio desta época nunca me pareceu muito interessada em renovar o contrato do jogador, apesar da boa vontade e interesse demonstrado pelo mesmo em relação à continuidade na Luz).

Fico triste e até um pouco surpreendido por ver como, no espaço de poucos meses, Sokota passou de jogador cuja renovação era uma prioridade (durante o tempo de Camacho), para dispensável, saindo pela porta pequena da Luz (impedido de participar no derby, e agora não convocado para o estágio do plantel). Sokota foi um jogador pouco feliz no Benfica. Começou por prometer muito, mas pouco depois teve uma grave lesão no tendão de Aquiles que o deixou parado cerca de um ano e meio. Gostava que ele tivesse tido mais sorte, e é com pena que o vejo sair. Boa sorte Tomo!

1 Comments:

At 1/13/2005 2:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, o Sokota, devido à sua falta de instinto goleador, só poderia ter lugar na equipa titular regularmente, caso se optasse por um esquema de dois avançados. Sokota seria colocado como segundo ponta de lança. No entanto, para além de não parecer ser essa a opção regular de trappa (2 avançados), existe N. Gomes. Sendo verdade que sempre gostei do jogador (um dos melhores a jogar de costas para a baliza) não é menos verdade que, avançados, são julgados pelos golos.
O Lidador

 

Enviar um comentário

<< Home