terça-feira, junho 21, 2005

Mercado

Como sempre, e à falta de notícias durante a silly season, os jornais desportivos vão-se entretendo a construir e destruir plantéis. No caso do Benfica, continuo a seguir o meu princípio de apenas acreditar numa contratação quando esta for oficial, ou seja, anunciada no site oficial do clube. Fora disso, para mim é tudo especulação. Portanto, para a próxima época, 'reforços' confirmados são o Anderson, o Beto, o Alex e, vindos da equipa B, o João Coimbra, João Vilela, Hélio Roque, e Tiago Gomes. Um dos reforços dado como certo é o russo Karyaka. Mas como ainda não vi nenhum anúncio oficial, continuo a não o considerar como contratado. Apenas o conheço de o ver no Europeu pela selecção russa, e não me pareceu mau jogador. Se na verdade vier, a grande vantagem para o Benfica será a de poder ter um jogador que possa assumir as funções do Simão em caso de necessidade. É uma lacuna que o Benfica teve esta época.

De resto, temos um exército de jogadores nos quais supostamente o Benfica está interessado (todos estrangeiros!): Kezman, Diego, Aliev, Ewerthon, Dedé, Zenden, Trabelsi, Kone... em relação ao facto de serem todos estrangeiros, não consigo deixar de pensar: quem foram os pilares da equipa que conquistou o campeonato? Se começarmos a pensar, vemos nomes como Miguel, Ricardo Rocha, Petit, Manuel Fernandes, Simão... grande parte das figuras da equipa são portuguesas, e apenas três estrangeiros têm lugar 'cativo' no onze: Dos Santos, Geovanni e Luisão (e falam todos português). Não sei se uma aposta tão grande em estrangeiros seria a melhor opção (como já tivemos a oportunidade de provar durante os últimos anos).



Nestes possíveis reforços, o caso do Diego parece-me absolutamente anedótico. Como é que um jogador pode estar a jurar a pés juntos que assinou contrato com o Benfica, e o José Veiga a dizer que não senhor, esse jogador não vem para o Benfica. Quem é que está a inventar? Na minha opinião, o que me parece é que o Diego terá assinado contrato com um empresário, que lhe terá dito que ele iria para o Benfica, mas as contas estão a sair-lhe furadas... Quanto aos outros, é claro que adoraria ver o Kezman na Luz (sou fã do jogador desde os tempos do PSV, e fiquei bastante surpreendido com o fracasso dele no Chelsea), mas sou realista e admito que a possibilidade de o contratarmos, mesmo que por empréstimo, é surreal. Não vejo qual seria o interesse de um jogador como ele vir jogar para o campeonato português. O mesmo se passa com o Dedé. Ele se viesse não seria, como afirmam, como substituto do Fyssas. Ele viria para ser titular indiscutível, porque é um jogador muito acima da média. Mas, mais uma vez, custa-me a acreditar que um jogador que é capitão de equipa do Borussia Dortmund, e que nos últimos anos tem sido consistentemente considerado o melhor na sua posição num campeonato como a Bundesliga pudesse vir para a Superliga.



Enfim, faltam cerca de duas semanas para o início dos trabalhos para a nova época. Até lá, resta-nos esperar para ver quem vem ou não. E desesperar com esta dança de nomes com que os desportivos nos presenteiam todos os dias, e que mesmo tentando ser o mais céptico possível, conseguem sempre pôr-nos a sonhar (sim, eu já dei comigo a imaginar o Kezman vestido à Benfica).

27 Comments:

At 6/21/2005 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, a minha filosofia desde há uns anos é esta: o plantel do ano passado, mais os reforços da equipa B são de certeza uma equipa melhor que a anterior. Mais entrosada, com mais espírito, mais mística, enfim, mais à Benfica.

 
At 6/21/2005 4:21 da tarde, Blogger tma said...

Obviamente também gostaria de ver o Kezman no Benfica. E já agora, que estamos a falar de jogadores do Chelsea, pq não o Lampard, que é para mim, actualmente, o melhor médio da Europa? :-)
Agora a sério: há um jogador que gostaria de ver regressar ao Benfica - o João Tomás. Não é um fora de série, mas é o ponta de lança português actualmente em melhor forma e penso que é um jogador muito útil em qq equipa.

 
At 6/21/2005 6:55 da tarde, Blogger Ry said...

tma: O Lampard é, e usando o estilo do D'Arcy, o MMM! Pelo menos, o mais completo.

O próprio Kezman já recusou (obviamente) a proposta por achar que vir jogar para a nossa liga não seria apropriado para a carreira dele.

Por outro lado, o Dédé aparece em todo o lado a dizer que farta-se de ver o Benfica na SportTv e que se impressiona com a águia (quando ela consegue chegar lá abaixo, digo eu). Obviamente que isto não vai dar em nada, mas reconheço que fico contente em ver o Benfica a tocar novamente os jogadores. Saberem o que os espera na glória, o estádio cheio às 5 da manhã, as festas, é meia contratação.

 
At 6/21/2005 7:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Nós temos que apostar nas nossas escolas, e aproveitar o bom exemplo do Manuel Fernandes. E sinceramente, acho que neste momento temos muitos jogadores com potencial na equipa B. Para além dos quatro citados, ainda há, por exemplo, o Manuel Curto ou o Vasco Firmino.

O João Tomás é um jogador na verdade útil. Mas já está com 30 anos, ou muito perto disso, e tem contra si o problema de ser apenas isso: útil. O Benfica neste momento precisa de um avançado que seja mais do que útil. Tem que ser decisivo. Desde que o Van Hooijdonk se foi embora, nunca mais tivemos um goleador a sério lá na frente. O último ponta-de-lança nosso que acabou como melhor marcador do campeonato foi o Rui Águas, há 14 anos. Isto é atípico para uma equipa como o Benfica, que por norma é das que mais ataca no nosso campeonato.

O Dedé anda com essa conversa, mas deve ser coisa encomendada. Ele deve querer fugir do Dortmund, que aquilo está quase na bancarrota, mas quando perceber que não lhe podemos pagar aquilo a que está habituado, o discurso deve mudar. Lembram-se do que aconteceu com o Júnior do Parma aqui há um par de anos?

 
At 6/22/2005 9:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Viram ontem a entrevista do LFV?

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=83713&d=1&tema=3

E ainda afirmou q há mais um reforço contratado.

Assim SIM!

 
At 6/22/2005 9:22 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Benfiquistas, (agora, sim, podem-me acusar de estar a falar em tom presidencial e sobranceiro)

Façam como o Sporting: despeçam os velhos e não comprem ninguém.

Para o ano vão jogar o melhor futebol de Portugal e não vão ganhar nada. O que só me vai deixar feliz!

A história do Diego cheira-me a lutas internas entre o Veiga e o LFV mas eu não digo muito mais porque não tenho seguido a história em pormenor.

 
At 6/22/2005 11:08 da manhã, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 6/22/2005 11:13 da manhã, Blogger tma said...

De facto, não vejo o João Tomás como a solução para o ataque. Tal como disse, não é (bem longe disso) um fora de série. Mas penso que seria uma alternativa interessante para o ataque (mais do que o Karadas, IMHO...), com quem, num campeonato como o nosso, é sempre bom contar.
Mas obviamente, faz falta um verdadeiro goleador (que o João Tomás não é propriamente). O problema é que o estilo de jogo que o Benfica usa de há alguns anos para cá (14?...) não tem favorecido mto o ponta de lança. Raramente se vê jogadores a ir à linha centrar e usando só um ponta-de-lança, como tem sido hábito, este funciona mais como pivot para a entrada dos médios e extremos do que propriamente um rematador.
O próprio van Hooijdonk era bastante estático. Muitos dos golos que ele marcava eram de livre (o melhor marcador de livres do Benfica desde o Diamantino...) ou penalty.

 
At 6/23/2005 12:02 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Então e o Robinho vem ou não vem?

Já agora expliquem-me porque é o Veiga declarou que se vai embora se o Diego vier para o SLB? Sempre pensei que tudo fossem rosas na imensa familia lampiã...

 
At 6/23/2005 12:05 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Força. Se te esforçares muito, pode ser que consigas inventar algum conflito interno no Benfica. Essa de associares o Diego a um hipotético é boa, muito boa. E vires falar do Robinho agora também está bem. Se continuares assim, qualquer dia tens emprego no Record.

 
At 6/23/2005 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este ultimo comentário do Harry Lime vem sem duvida no seguimento do ambiente de paz, segurança e alegria que se vive em alvalade, onde tudo é perfeito, e a próxima época já está mais q definida...

 
At 6/23/2005 1:50 da tarde, Blogger tma said...

Sim, a época em Alvalade já está bem definida: o presidente continua a ser o Dias "Alzheimer" Cunha e o treinador o José "Pesudo".
Enquanto estes dois lá estiverem, tudo o resto não passa de fait-divers

 
At 6/23/2005 2:16 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Ainda não li os jornais de hoje, por isso não sei qual dos jogadores deles é que veio dizer que queria ir embora. Cada dia que passa é um diferente.

 
At 6/23/2005 3:34 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Na altura tu levaste bastante a sério a história do Robinho... na altura o facto da noticia ter saido no Record não te incomodou muito.

Na nossa equipa, há dois progressos: o comedor de croissants mistos foi-se embora e o rui jorge também. Isto significa que vamos ter um meio que corre e um lateral esquerdo (mesmo mau!).

Concordo que o Dias da Cunha e o Peseiro são um problema mas isso resolve-se.

O que acho giro é que, para o Koeman vir para o SLB, voces devem-lhe ter prometido mundos e fundos: jogadores fabulosos e considções alucinantes... e agora novos jogadores: só o Beto!


PS. Por falar nisso, o Benfica já dispensou o Paulo almeida? é só uma pequenina curiosidade...

 
At 6/23/2005 3:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"O que acho giro é que, para o Koeman vir para o SLB, voces devem-lhe ter prometido mundos e fundos: jogadores fabulosos e considções alucinantes..."

Gostava de saber de onde tiraste essa conclusão?

E novos jogadores não é só o beto. karyaka e anderson, além dos 5 miudos da equipa B.

 
At 6/23/2005 5:13 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E ainda o regresso do Alex, que agora já é internacional A, e que pode ser uma alternativa válida ao Miguel.

 
At 6/23/2005 7:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

EU por mim não prometi nada ao R. Koeman, quanto à direcção penso que GARANTIU uma participação CERTA na LC, um bom ordenado pago a tempo e horas e a manutenção dos (de quase todos os) principais elementos da equipa CAMPEÃ NACIONAL e julgo que, para já, não é nada MAU!

 
At 6/24/2005 10:59 da manhã, Blogger Harry Lime said...

pois... depois do Miguel sair o Alex vai ocupar o lugar de MLDE.

Curiosamente o MLDE joga sempre no SLB.

Tenho a certeza de o Paulo almeida é o MTDE. Bem, pelo menos é o TMLDM...

Desculpem, putos novos também o Peseiro lançou o ano passado no Sporting e ninguém fez nenhum barulho especial por isso. Agora vêm voces falar em juventude e o caraças! são uns gandas homens!

Aliás, olhando para o exemplo do sporting ter juventude não é mau mas não é garantia de qualidade. Um bom exemplo disso é o Paito, um puto mediocre que enfiou uma ganda rata ao Luisão.

 
At 6/24/2005 11:11 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Deves ser a única pessoa no mundo que se refere ao Moutinho no plural... é que ele foi o único puto lançado pelo Peseiro o ano passado. E não me venhas dizer que não fizeram nenhum barulho especial por isso. Ao fim de um jogo amigável na pré-temporada (contra o Newcastle) já era o melhor jogador do mundo e arredores.

Por mim o Paíto pode dar as ratas que quiser ao Luisão, se no final o resultado for o mesmo: Benfica segue em frente e a lagartagem cai fora. E volto a dizer que a rata do Mantorras ao Paíto foi bem mais humilhante.

 
At 6/24/2005 11:49 da manhã, Blogger tma said...

O Alex pode não ser o futuro MLDE, mas sempre é melhor que qq um dos laterais direitos do SCP, o gordo do Rogério e o Miguel Garcia, que a única coisa de jeito que fez foi marcar um golo no último minuto na derrota de um clube mais festejada pelos seus adeptos de que tenho memória.

 
At 6/24/2005 1:24 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Este Harry Lime, tal como a maioria dos lagartos, tem muita piada. Vão falar durante não sei quanto tempo da "rata" do Paíto ao Luisão, tal como ainda falam dos 7-1. "Esquecem-se" é que no 1º caso eliminámo-los da Taça e no 2º essa foi a única derrota de uma época de dobradinha! Ou seja, é mais importante um golo ou um resultado do que uma eliminação ou um título. Enfim, normal para quem a grande conquista do ano é sempre ganhar ao Glorioso...

 
At 6/24/2005 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que conversa da treta!
Podiam-se juntar no jardim e falarem uns com os outros era mais facil.

 
At 6/24/2005 3:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá, o Mantorras dar uma rata ao Paito não é nada do outro mundo.O Mantorras é um bom jogador e o Paito é muito mau.

Extraordinário é um jogador ordinário como o Paito dar uma rata ao gajo que já proclamado como o patrão e lider da equipa do Benfica. Isso sim, é humilhante.

O Rogério é um gajo seguro e sóbrio. É pena ter passado a época a conhecer todas as croissanterias do Lumiar (e há lá algumas bem porreiras... o Trenó, por exemplo) na companhia do Rochemback e do Pedro Barbosa.

O Miguel Garcia é a prova cabal de que a aposta nos jovens nem sempre é uma aposta segura.

 
At 6/24/2005 4:02 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A rata do Paito foi o momento de futebol mais bonito da época passada.

Quando o dias da Cunha dizia que sporting jogava o melhor futebol estava a pensar naquele momento mágico de futebol. Foi lindo!

Mas eu percebo que voces, benfiquistas, não gostem de falar no assunto.

 
At 6/24/2005 4:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não gostamos muito de falar nisso, não...

Gostamos mais de falar do campeonato ganho. Pode ser estupidez minha sei lá!... mas tal como o s.l.b. disse, prefiro falar de titulos conquistados...

 
At 6/24/2005 5:57 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, esta conversa das "ratas" já se está a tornar obsessiva... E mais não digo, para não desviar mto do tema.

 
At 6/27/2005 3:08 da tarde, Blogger Harry Lime said...

tma,

Se quiseres posso falar em cuecas ou em tuneis.

Acontece que "rata" era o termo utilizado na minha rua quando era puto.

É óbvio que quando os putos começaram a falar em "ratas" neste sentido ignoravam os outros significados existentes para a palavra. Excepto para os putos mais letrados que achavam que uma "rata" era obviamante a esposa de um "rato" (pequeno roedor com bigodes).

 

Enviar um comentário

<< Home