quarta-feira, dezembro 21, 2005

Déjà vu

Deve haver uma regra qualquer na Liga portuguesa, de que eu não estou a par, que diz que um empate contra o Benfica vale não um, mas dez pontos.

Eu nem sequer me devia queixar, porque isto até me poupa trabalho. Dos trinta e quatro jogos que o campeonato tem, para pelo menos vinte e oito deles basta-me escrever uma única crónica, e depois fazer copy/paste para vinte e oito jornadas. O que se viu hoje foi o protótipo daquilo que é um jogo típico do Benfica para o campeonato. Apenas uma equipa a jogar declaradamente para a vitória; outra interessada em manter o empate a todo o custo, e ver se com uma pontinha de sorte lá conseguem marcar um golito em contra-ataque, para assim dar ainda mais injustiça ao resultado; um guarda-redes particularmente inspirado; e uns árbitros assistentes com extremas dificuldades em interpretar a lei do fora-de-jogo, optando por isso por levantar a bandeirola a torto e a direito. Vá lá, ao menos o Setúbal, apesar de jogar à defesa, ao contrário de muitas outras equipas, não recorre ao antijogo, e por isso tem o meu respeito.

Acho que não há muito a dizer sobre o jogo. Logo desde o princípio deu para ver como é que o resto do jogo iria decorrer. Mas o Benfica, de facto, fez uma primeira parte horrível. O Karagounis não cumpria tacticamente, e saía do lado direito para vir para o meio, enquanto que a equipa parecia nem sequer olhar para o lado esquerdo. Isto resultava no afunilar do jogo todo pelo meio, onde por exemplo o Beto se revelava um desastre total (como sempre) nas tarefas ofensivas. Mais uma vez mostrávamos uma tendência extremamente irritante para fazer lançamentos compridos da defesa ou meio-campo defensivo directamente para o ataque, o que definitivamente não resulta com o Miccoli sozinho lá à frente.

Na segunda parte mudou tudo. Primeiro com a troca de posições entre o Geovanni e o Karagounis, tendo este último, a jogar na meia-esquerda, feito um óptimo jogo, a contrastar com o desacerto total que tinha mostrado na primeira parte. Depois, há males que vêm por bem, porque a lesão do Ricardo Rocha e consequente troca pelo Dos Santos, permitiu-nos passar a contar com um jogador capaz de ganhar constantemente a linha de fundo naquele lado, e causar mais desequilíbrios. Durante este segundo tempo encostámos o Setúbal lá atrás, que tentava num esporádico contra-ataque causar algum perigo. Tivemos algumas boas oportunidades de golo, que nos foi sendo negado pelo Moretto, ou mesmo pelo desacerto dos nossos jogadores. Felizmente, já mesmo em cima do final da partida, o Geovanni com um passe brilhante 'descobriu' o Nuno Gomes desmarcado sobre a esquerda, e este com um remate de pé esquerdo marcou um golo excelente, que deixou os benfiquistas irem festejar o Natal mais contentes.

Nota muito positiva para a exibição do Karagounis na segunda parte (embora continue, por vezes, a agarrar-se muito à bola - o lance em que podia ter marcado é um exemplo disso). O Geovanni voltou a jogar bem, e provavelmente estaria com vontade de marcar um golo para dedicar ao pai. Outros jogadores que estiveram bem foram o Nuno Gomes e o Luisão, como sempre.

Enfim, foi um mês de Dezembro excelente, com cinco vitórias em outros tantos jogos. Vamos agora para férias, e preparar-nos para aturar o circo do costume em redor de futuras pseudo-contratações do Benfica.

26 Comments:

At 12/22/2005 12:30 da manhã, Blogger T-Rex said...

Boas D'Arcy!

O melhor do jogo Setúbal-Benfica pelos comentaristas:

"Agora deixem interromper só para dizer que me vou calar nesta jogada..."

É assim que vai o nosso futebol...

O Benfica, jogou muito pouco (mas mereceu a vitória pelo "menos que zero" que o autocarro-articulado do Sado produziu), voltou a ser prejudicado em 3 fora-de-jogo mal assinalados (1 daria golo de Miccoli) e ainda vai ter que levar com a ralé a reclamar mão do líder ISOLADO! dos marcadores desta Superligazita.

E já estamos em 2º! (temporariamente, mas em 2º!)

 
At 12/22/2005 2:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, eu sei que é só coincidência mas tens razão, até irrita. Com o Sporting é penaltis escusados, autogolos e jogadores que se "esquecem" do Liedson nos livres. Com o FCP isso também acontece mas nos últimos jogos eles tem sofrido sempre golo no primeiro remate do adversário, o que equilibra um pouco as coisas. Com o Benfica os defesas contrários só muito raramente fazem ofertas.

O nosso campeonato começa a ser deprimente, eu até percebo que as equipas defendam na Luz, mas em casa? Este foi mais um jogo de sentido único. O pior é a cerimónia de alguns dos nossos jogadores em frente à baliza. Confesso que me irritei com o grego, ele tem que ser mais pronto a rematar.

O que me preocupa é que neste momento o Miccoli não aguenta mais de 20 ou 30 mn. O Mantorras está trapalhão e ansioso mas rende muito mais que italiano. Basta ver o espaço que apareceu para o Nuno Gomes e para o Geovanni assim que ele entrou. A equipa está muito mais calma e já se habituou a jogar sem Simão. Neste momento só precisamos do regresso do Manuel Fernandes e que o Nelson recupere a forma (hoje pareceu-me muito lento).

 
At 12/22/2005 3:40 da manhã, Blogger tma said...

De regresso aos comentários, tenho, para começar, que concordar contigo relativamente à maneira como a generalidade das equipas defronta o Benfica.
Isto demonstra que o Benfica é, efectivamente, encarado com muito respeito, invertendo um hábito que muitas equipas adquiriram ao longo destes últimos 10 anos, de "perda de respeito" pelo Benfica e de jogar muitas vezes "o jogo pelo jogo" (e não raras vezes com resultados práticos).
Ou seja, o Benfica está realmente mais forte, ao ponto de praticamente nenhuma equipa se arriscar a jogar de "peito aberto" com o Benfica, mas ainda não suficientemente forte para se desenvencilhar com mais facilidade de sistemas tácticos que parecem ser montados por funcionários da Carris...
O problema maior tem sido, de facto, os extremos (ou a ausência deles), dada a ausência do Simão, ao que não ajuda a incapacidade do Beto em contruir jogo (não o censuro: ele não sabe mais que aquilo).
Já no Sábado, com o Nacional, houve, na 1ª parte, uma fase do jogo em que o Geovanni andou mais pelo centro e até pela direita, deixando a esquerda entregue ao Léo, deixando a equipa desequilibrada tacticamente. Hoje na primeira parte verificou-se o mesmo À direita, em que ao Nélson se "exigia" estar em dois sítios ao mesmo tempo.
A utilização do Karagounis na meia-esquerda, a fazer diagonais para o centro, à semelhança do que faz na selecção grega (pelo menos, foi assim que actuou no Euro 2004) - mais a entrada do Dos Santos (muito bem, sobretudo para quem tinha apenas 60 mins de utilização no campeonato...), mudaram por completo (e para melhor) o jogo do Benfica.
Quanto ao Nuno Gomes, que para além de estar em grande forma (e que grande golo!), é um verdadeiro capitão de equipa! Eu arriscaria até dizer que tem mais perfil para capitão do que o Simão...
Quanto ao Geovanni, há que elogiar não só a sua melhoria exibicional destes últimos jogos, como também o profissionalismo revelado ao optar por jogar, apesar do falecimento do seu pai.
O Luisão não sabe jogar mal! Mas a seu lado, o Anderson voltou a ter "paragens cerebrais" quase comprometedoras.

A vitória do Benfica é de inteira justiça, como até reconheceu o Moretto (que me pareceu ser um bom GR, mas não tenho visto outros jogos dele - ainda assim, 4 golos sofridos em 13 jogos parece-me ser meritório), mesmo apesar de só ter começado a jogar "a sério" nos 5 mins finais da 1ª parte.

Agora que o Benfica recuperou o hábito das vitórias, espero que com o ano de 2006 venham mais golos, para que não tenhamos de sofrer tanto! Ainda assim, 5 vitórias, mesmo que tangenciais, em 5 jogos, (todos eles complicados, sendo um deles contra o Man Utd) é sem dúvida um excelente registo.

 
At 12/22/2005 9:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais uma roubalheira. Ate quando vao haver golos no ultimo minuto ilegais. Vergonhoso!!!
Joao Dentes

 
At 12/22/2005 10:09 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Só uma ressalva a tudo o que foi (bem) dito aqui: o Beto joga mal, mas recupera imensas bolas imediatamente depois de as termos perdido (às vezes ele próprio). Foi um dos jogadores com mais mérito no massacre da 2ª parte, pela pressão fortíssima que fazia em quem tinha a bola, não deixando o Setúbal respirar. Mas prefiro o Manel, claro...
Até quando, João Mentes?

 
At 12/22/2005 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Engraçado D'Arcy..

Tu não deves ver mais nenhum jogo do campeonato que não sejam aqueles em que entra o Benfica..dai os teus comentários acerca dos que jogam para o empate.
Deverias ver os jogos dos clubes que jogam com o Porto, e com aquele clube de quem não dizes o nome e que dizes que não vês os jogos, para perceber que existem guarda redes inspirados em muitos jogos, que a sorte não está com mutios clubes e que muitos outros jogam para o empate.
Faz bem ser generalista, para perceber os particulares!!
Enfim..quem não é democrata a evr os jogos, tb o não pode ser a comentar!

 
At 12/22/2005 10:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Uma vitória importante do Benfica, num campo de uma equipa muito digna e difícil.
-O Benfica deu 60 minutos de barato no jogo, onde não houve jogo.
-As entradas de Mantorras e Dos Santos foram fulcrais e também de ...Karagounis.
- Melhor do Benfica foi o Nuno Gomes (que já começa a ser o nosso abono de família e um grande capitão); também estiveram bem o Luisão, Quim, Petit, Karagounis, Mantorras e Dos Santos.
-Moretto é sem dúvida um bom guarda-redes e já não jogaria sendo jogador do Benfica ?

Boas festas e bom ano de 2006
Castela

 
At 12/22/2005 12:37 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Em resposta a alguns comentários, tenho a dizer que eu acho que blog mais assumidamente benfiquista que este não há. Eu aqui só comento jogos do Benifca. E a minha forma de ser adepto do Benfica é interessar-me apenas pelos jogos do Benfica. Não sou, nem nunca compreenderei aqueles que, sendo adeptos de um clube, vêem os jogos todos dos outros clubes só para desejarem que eles percam. Para mim isso é uma perda de tempo e energia, e até uma forma de masoquismo. Se eu não gosto de uma equipa, porque é que me hei-de forçar a fazer algo desagradável, que é vê-los jogar? Já me basta ser forçado a vê-los duas vezes por ano, quando jogam contra o Benfica. De resto tento ficar-me pelos resumos.

Dito isto, o comentário que insinua que por eu não ver os jogos dos outros não posso dizer que os adversários do Benfica só jogam para o empate não faz sentido nenhum. Porque eu não faço qualquer comparação com os outros, nem digo que nos jogos dos outros isto não acontece. Extrapolações fanatizadas às vezes dão nisto. O facto é que, jogando eles assim contra os outros ou não, a verdade é que jogam sempre assim contra o Benfica, e não é a eventualidade deles jogarem ou não à defesa contra os outros grandes que vai alterar este facto. A afirmnação de que pelo facto de não ver jogos do clube do Lumiar não estou qualificado para comentar jogos do Benfica em condições deve ser uma das piadas do ano.

E embora isto seja obviamente um ponto de vista puramente de adepto de bancada, a verdade é que me irrita, por exemplo, todos os anos ter que gramar com o Marco Aurélio do Belenenses a fazer exibições perfeitas contra nós, e depois olhar por exemplo para os dois (não um, mas dois) frangalhões que ele deu em Alvalade este ano. Obviamente que o Marco Aurélio não frangou de propósito nesse jogo, mas gostava que ele também se distraísse de vez em quando a jogar contra nós.

Em relação ao Beto, eu apenas critico o envolvimento dele no jogo ofensivo de equipa. Ele é de facto útil na destruição do jogo adversário, mas quando participa nas jogadas ofensivas ficam a nu todas as suas limitações.

Já agora, aconselho o João Dentes a aproveitar a época que atravessamos, e a pedir ao Pai Natal uns óculos com uma graduação mais potente, para que não faça figuras tristes. Eu sei que deve ter sabido muito mal aquele golito quando já se preparavam para celebrar o Natal com a vossa grande ambição na vida cumprida, que é estar à frente do Benfica. É Natal sempre que um homem quer, um golo não é ilegal só porque vocês o querem.

 
At 12/22/2005 2:39 da tarde, Blogger tma said...

O João Dentes pode também pedir que lhe ofereçam um kit de sócio do Benfica, e assim obter desconto da Multiópticas!

 
At 12/22/2005 4:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mais triste que o Dentes foi logo no jogo na TVI um dos comentadores a tentar arranjar polémica, mas o outro vá lá cortou-lhe as insinuações. Mas mais tarde na sportv o golo foi sistematicamente apresentado como resultando de uma jogada ilegal. Impressionante. A jogada é tão limpa que até no jornal o jogo o dizem com todas as letras. Na verdade o único erro grave do jogo foi o fora-de-jogo tirado ao Miccoli, mas aceita-se de tão rápida foi a desmarcação do jogador.

Será que não se pode meter um processo à sportv por veicular informações falsas ou algo do género? Eu estou a pensar seriamente deixar de pagar aquela coisa.

Quanto aos autocarros, o D'Arcy só comenta os jogos do Benfica mas aqui nos comentários já tinha sido referido que não é só o Benfica, os jogos do FCP também são de sentido único. Os do SCP são menos, mas isso tem a ver com a forma algo diferente do Sporting organizar a equipa. Agora as borlas só muito raramente aparecem com o Benfica. Os guarda-redes em geral fazem os jogos da vida deles. E no caso do Marco Aurélio é todos os anos.

 
At 12/22/2005 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na RTP1 no Jornal da manha mostraram 'a jogada limpa' e a mão do Nuno a ajeitar a bola antes do golo é clara.
Só não ve quem não quer. E o Luisão teve a medalha de lata na Bola por se atirar sistematicamente contra os guarda redes na tentativa de ganhar lances para golo. Ele que tente isso no Mundial para ser amarelado logo.

Já agora quem é o Lider da Liga?

Joao Dentes

 
At 12/22/2005 5:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

È assim mesmo João Dentuça!!!

 
At 12/22/2005 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Enfim, às vezes mais vale nem responder mas não resisto. Os mesmos que conseguem ver mãos a ajeitar as bolas são os que acharam normal que a tal equipa que vai à frente jogasse com dois guarda-redes contra o SCP. Mesmo que o Nuno Gomes tivesse ajeitado a bola com a mão o árbitro teria muita dificuldade em ver a jogada. É a diferença entre um roubo descarado (César Peixoto à baliza) e uma jogada em que o árbitro possa ter sido enganado. E o pasquim oficial do FCP (o Jogo) foi unânime, portanto o João Dentes que vá chagar o juízo a esses gajos. Acertem primeiro as contas entre vocês e só depois venham aborrecer os benfiquistas.

 
At 12/22/2005 5:27 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A 'mão' do Nuno Gomes só pode ser 'clara' para um dos seguintes tipos de pessoas:

- Deficientes visuais de último grau;
- Facciosos aziados de último grau;
- Imbecis de último grau;
- José António Lima (que engloba todas as categorias anteriores).

Conforme já citado, até o tribunal d'O Jogo considera, por unanimidade, o lance legal. É pena que para os jogos do Benfica não escolham ao calhas para árbitro alguém seleccionado de uma das bancadas do Alvalade XXI. Aí de certeza que a decisão seria diferente.

Quanto às apreciações de opinião do Record (vulgo 'Jornal Oficial do Clube do Avozinho) sobre o Luisão, pouco me importam. Nós sabemos o porquê da azia que eles têm com esse jogador. Vá lá que na apreciação ao jogo de ontem não tiveram o desplante de considerar o lance do golo ilegal. Pelos vistos ainda há alguns limites de bom senso por aquela casa. E quanto ao nosso amigo João Dentes querer que lances de carga sobre o guarda-redes na pequena como o do Luisão com o Nacional sejam admoestados com o amarelo, não poderia haver nada mais exemplificativo dos conhecimentos futebolísticos do comentador em questão.

 
At 12/22/2005 5:30 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Estou triste.

Estou triste porque quando vi ontem à noite o golo de relance pareceu-me que o Nuno gomes tinha jogado a bola com o braço...

Nesse momento o meu primeiro pensamento foi: Boa! Amanhã vou atazanar o juizo da lampionagem do blog do D`Arcy!

Infelizmente, hoje de manhã em conversa com colegas meus (benfiquistas e não-benfiquistas) descobri que a jogada é legal. Assim só tenho de vos dar os parabens por terem ultrapasado o "autocarro" do Setubal e pelo golo do Nuno Gomes ( esse p*"#$"###$o!) que, é de facto, fenomenal.

 
At 12/22/2005 5:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Fica-te muito bem essa atitude. Deve ser o espírito natalício que te anda a dar essa nobreza de carácter para com os benfiquistas ;)

 
At 12/22/2005 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Toma lá, ó dentes:

> Tribunal O JOGO
>
> O CASO: Golo limpo de Nuno Gomes
> Os juízes de O JOGO não têm dúvidas: no lance do 0-1, Nuno Gomes domina a bola com o peito, pelo que Carlos Xistra validou bem o tento. Contudo, e por indicação de Sérgio Lacroix, parece ter assinalado incorrectamente um fora-de-jogo a Miccoli, quando este estava em boa posição para marcar.
>
> Nuno Gomes domina o esférico com o braço, no lance do golo do Benfica?
> JORGE COROADO
> Não. A bola é dominada na zona mamilar - talvez um pouco mais acima -, mas sem qualquer infracção por parte do jogador do Benfica. Esteve bem o árbitro ao nada assinalar. (mão para cima)
> SOARES DIAS
> Nuno Gomes marca um golo perfeitamente legal, uma vez que domina a bola com o peito. Assim sendo, o golo tem de ser validado. Poderia colocar-se a hipótese de o jogador do Benfica ter ajeitado a bola com o braço direito, mas, nas imagens, pode ver-se que não foi isso que aconteceu. Decisão correcta do árbitro. (mão para cima)
> ROSA SANTOS
> Não. A situação é legal. Nuno Gomes domina a bola com o peito, pelo que não existe motivo para ser assinalada qualquer infracção. (mão para cima)
> ANTÓNIO ROLA
> Nuno Gomes não dominou a bola com o braço. Teve um gesto que dá a sensação de o ter feito, mas tal não aconteceu. Decisão acertada do árbitro, ao considerar o lance legal. (mão para cima)

 
At 12/22/2005 7:00 da tarde, Blogger tma said...

Deixem lá o Dentes. Se calhar, a dor da dentuça é tão grande que ele já vê tudo desfocado. O meu sentimento é de compaixão.

Quanto ao comentador da TVI (Valdemar Duarte), que já estava a querer ele próprio gerar polémica, enquanto ia admitindo que o golo talvez tivesse sido legal, disse que mesmo assim, iria gerar muita discussão. O João Querido Manha responde que isso é acontece com todos os golos do Benfica, o que fez "sossegar" o Valdemar...
D'Arcy, já sei que vais dizer que é por causa do disto que tiras o som da TV ;-), mas também era impressionante a forma como o VD se entusiasmava sempre que a bola entrava na área do Benfica (não era preciso muito mais): desatava gritar que ia ser golo, só faltando ele ir lá para dentro marcá-lo. Se o V. Setúbal tivesse marcado, acho que ele teria tido um orgasmo ao microfone...

 
At 12/23/2005 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao Harry Lime pela nobreza que demonstrou no seu comment ;)
Agora uma sugestão preguiçosa, não seria interessante uma compilação de comentários facciosos por parte de vários jornalistas e comentadores contra o Glorioso?
Esses indivíduos seriam bem identificados é claro para todos sabermos quem eles são.
A sugestão é preguiçosa porque eu não me dou ao trabalho e porque nem tenho blog, mas seria interessante ver isso num blog ;)

 
At 12/23/2005 11:58 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Tens sempre o 'Queridos Jornalistas Desportivos', que faz mais ou menos isso.

 
At 12/23/2005 12:47 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Interessante também seria uma compilação de todos os comentários e comentadores facciosos benfiquistas devidamente identificados.

é uma sugestão perguiçosa, eu sei.

Bom Natal para voces todos, bando de lampiões alucinados :)))

 
At 12/23/2005 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como "sou democrata e desportista"..Desejo a todos os Benfiquistas deste Blog...o dobro de tudo o que vocês desejam ao Clube do Lumiar...

 
At 12/23/2005 1:42 da tarde, Blogger NUNO FERREIRA said...

UM FELIZ NATAL À BENFICA!

 
At 12/23/2005 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um bom Natal para ti D'Arcy que apesar de benfiquista afinal viste bem. Tenho de admitir que o golo do Nuno Gomes foi válido. O do jogo passado foi escandaloso , o deste jogo foi fabuloso.
Joao Dentes

 
At 12/23/2005 3:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Harry Lime essa compreende-se a preguiça, ia dar muito trabalho encontrar esses supostos comentadores facciosos benfiquistas ;)

Bom Natal e que o novo ano seja novamente vermelho.

 
At 12/23/2005 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Feliz Natal para todos e em especial para ti D'Arcy.
Um abraço benfiquista.

 

Enviar um comentário

<< Home