quinta-feira, dezembro 29, 2005

Mercado

Parece que desta vez o Benfica não está interessado em deixar chegar os últimos dias do período de transferências para reestruturar o plantel. Pelo menos temos mostrado bastante dinâmica logo nos primeiros dias da abertura do mercado.

O Manduca foi
confirmado como reforço. É um jogador que tem dado nas vistas no Marítimo nos últimos tempos, e pode ocupar a posição do Simão. Pessoalmente, confesso que não é uma contratação que me entusiasme particularmente. Acho que pode ser um jogador útil, mas não é nenhum fora-de-série. Será uma contratação ao nível da do Beto: vem dar mais opções ao treinador, mas não creio que seja um jogador para fazer a diferença.

Apesar de não estarmos necessitados de jogadores para a posição de defesa-central, o Fonte pode ser uma boa contratação. É ainda jovem, mostrou qualidade no Setúbal, e sendo agora emprestado pode ganhar mais ritmo e experiência, para que seja eventualmente integrado no plantel para a próxima época. É que pode ser difícil segurar o Anderson e o Luisão (sobretudo este) mais uma temporada. Já agora, fiquei particularmente satisfeito por o Benfica ter envolvido o Setúbal nas negociações, apesar de não ser necessário fazê-lo, e sobretudo apesar do Setúbal, dadas as relações preferenciais que nos últimos anos tem tido com o FC Porto, não ser especial merecedor de deferências. Mas é uma atitude que fica bem ao Benfica, em especial sabendo-se das dificuldades por que passa o Setúbal. Quanto à história do Moretto, sinceramente é-me indiferente. É verdade que precisamos de uma alternativa séria ao Quim, mas também não me parece que o Moretto seja assim tão bom. E em especial, não me parece que seja tão bom que justifique uma guerra com o FC Porto pela sua contratação. Esta guerra parece-me tanto mais ridícula quando penso que o FC Porto tem o Baía, que tem lugar cativo independentemente de ser o melhor guarda-redes do plantel ou não, e ainda se dá ao luxo de ter o Hélton no banco, que para mim é o melhor guarda-redes do campeonato português.

Quanto às dispensas, o meu maior susto foi quando se começou a falar na possível saída do Léo, o que felizmente não parece passar de um boato. Sou um admirador do brasileiro, que considero o melhor lateral-esquerdo que tivemos desde o Schwarz, e ficaria muito triste com a sua saída. Em relação ao Nuno Assis, acho que é um jogador útil, e não concordo com a sua dispensa. É verdade que há vários jogadores no plantel que podem fazer o lugar natural dele, atrás dos avançados, mas o Nuno Assis é um jogador bastante inteligente, e que quando inspirado pode desequilibrar. Fico contente com os empréstimos do João Pereira e do Carlitos. Em relação ao último, apesar de pouca gente concordar comigo eu continuo a ter muita fé no valor dele. Se ele puder jogar com regularidade e ganhar experiência na Primeira Liga, tenho esperanças que possamos ver o verdadeiro Carlitos em breve, e não a caricatura que parece aterrorizada de cada vez que veste a camisola do Benfica. Já o João Pereira, não sei se o empréstimo serve de alguma coisa. É que para mim o João Pereira não dá mais que aquilo, e não acredito que evolua muito mais. É um jogador que cumpre quando é chamado, é esforçado e disciplinado tacticamente, mas nunca me entusiasmou, e não me parece que seja jogador para ter lugar no plantel do Benfica. Outro empréstimo que se pode revelar útil é o do Hélio Roque, que praticamente não vinha tendo oportunidades de jogar sem ser na equipa B. Ele parece ter qualidade, e tenho curiosidade em ver o que poderá fazer no Setúbal até ao final da época.

Um pormenor que continua a impressionar-me pela positiva é o trabalho de prospecção que o Benfica tem vindo a fazer nos últimos tempos. Segundo o que consta, serão (ou já foram) contratados três jogadores para reforçar a equipa B: um avançado chileno de 20 anos (Nicolas Canales), um médio australiano de 17 anos (Kaz Patafta) e um médio chinês também de 17 anos (Zhu Yifan). O primeiro deu nas vistas durante o último Mundial de sub-20, e os outros dois foram observados no Mundial de sub-17. Já a época passada foram contratados outros dois jogadores com esta idade (Brezovacki e Jeremic). Há uns tempos atrás isto seria impensável, porque o Benfica pura e simplesmente parecia não dedicar qualquer atenção à prospecção de jogadores. O risco de contratar jogadores nestas idades é mínimo, já que o investimento é diminuto, e são vários os grandes clubes europeus que têm esta política. Mesmo que se contratem dez jogadores, basta que um deles se desenvolva num bom jogador para que o investimento saia compensado.

P.S.- Agrada-me a possibilidade do regresso do Karadas. É que não existe no plantel actual do Benfica nenhum jogador com as características dele, e há situações de jogo em que daria muito jeito contar com um avançado daquele tamanho a malhar nos defesas adversários.

8 Comments:

At 12/29/2005 9:22 da tarde, Blogger T-Rex said...

Perfeitamente de acordo, D'Arcy. Manduca é mais uma opção (faz todo o sentido se saír Simão e/ou Assis e Carlitos) visto que ficamos apenas com 2 opções (que não passam de adaptações) para o lugar de extremo/ala esquerdo. Karyaka já mostrou que rende mais no miolo, e Geovanni como "ponta". João Pereira vive o Benfica, foi capitão nos diversos escalões de formação, mas "só" isso não chega para garantir-se como uma boa opção nem tão-pouco como titular. É raçudo, tecnicamente mediano e demasiado quezilento. Já Carlitos terá outras qualidades e até algum virtuosismo técnico, mas irá render (o que vale em potencial) num clube onde a pressão dos adeptos e o peso da camisola não o faça "borrar-se" todo quando entra no relvado. Assis faz-me lembrar Diamantino, que tanto andava a "pastar", como resolvia um jogo em 2 ou 3 lances. No que diz respeito aos centrais, Luisão é bom, mas Anderson não é pior e depois temos que somar Alcides e Ricardo Rocha + André Luís e Zé Fonte no início da próxima época. Quanto a mim "ouro sobre ****" seria verdermos Luisão por uma boa maquia (após o Mundial) e Ricardo Rocha para o Dubai por uns trocos e ainda assim manter-mos 4 bons elementos. A nível de "formação" (mais traduzida nesta altura em compras exóticas), nem sei que dizer, pois é um claro tiro no escuro, mas pode ser que um dia nos calhe um pato "gordo".

Em relação ao keeper, espero que Veiga esteja a trabalhar no sentido de arranjar alguém para espevitar Quim (e em breve Moreira) e até o puto Nereu, e veria com bons olhos as hipóteses Toldo ou Dudek.

Saudações e um 2006 cheio de vitórias do nosso GLORIOSO, e muito sucesso profissional!

 
At 12/30/2005 1:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

MAIS UMA VEZ, SUBSCREVO A TUA ANÁLISE. APENAS DUAS OBSERVAÇÕES:
- TENHO ALGUMA CURIOSIDADE EM VER O MANDUCA JOGAR NO BENFICA. PARECE-ME QUE PODE SER UM JOGADOR MUITO MAIS QUE ÚTIL. NA MINHA OPINIÃO, TUDO VAI DEPENDER DAS PRIMEIRAS ACTUAÇÕES E DAS OPORTUNIDADES QUE LHE SERÃO CONCEDIDAS. ISTO É, PARECE-ME O TIPO DE JOGADOR QUE OU SE DESTACA OU CAI NO ESQUECIMENTO. NÃO ME PARECE QUE POSSA FICAR PELO MEIO TERMO. ENFIM...VAMOS VER.
- FICO MUITO CONTENTE PELO TRABALHO DE PROSPECÇÃO QUE DESCREVESTE. ESPERO QUE ESTE TIPO DE TRABALHO QUE CONSIDERO DE CAPITAL IMPORTÂNCIA, TAMBÉM FUNCIONE NO MERCADO NACIONAL.

UM FELIZ 2006 PARA TODOS E QUE ESTE SEJA UM ANO RECHEADO DE VITÓRIAS PARA O BENFICA.
(PERMITAM-ME SONHAR CONVOSCO...QUE O BENFICA SEJA CAMPEÃO EUROPEU. ENFIM, SONHAR NUNCA FEZ MAL A NINGUÉM)

 
At 12/30/2005 9:56 da manhã, Blogger BP said...

Boas!
Mais uma vez assino por baixo do que dizes (começa a ser um hábito!). Até que enfim encontro alguém que não ache o Moretto nada por aí adiante! ou pelo menos não é nada que justifique esta "novela"! (e nem vou falar do meu sonho: Toldo!)
Quanto ao Manduca, estou muito curioso! Ele sempre me pareceu muito evoluido, inteligente e sem grandes vedetismos (nada de pintar o cabelo e outras panel...ices!). Não me parece que vá ter dificuldade! Útil!
O Marcel é o PdL escolhido! Estou de rastos! Não gosto dele! Espero vir a engolir as minhas palavras!
Só uma última coisa: Parece-me extremamente positivo voltarmos a comprar em Portugal. Se recuarmos um pouco lembramo-nos que ninguém queria fazer negocio (à excepção do Braga e do Boavista........) com o Benfica. Apesar dos (muitos) defeitos evidenciados pela dupla vieira e veiga, a verdade é que devolveram a credibilidade ao nosso clube, e isso não tem preço! (até já estou a ver o harry a espumar, mas olha, prefiro os nossos aos dirigentes - ??????? - deles!)
Abraços
BP
www.apartequeeminha.blogspot.com

 
At 12/30/2005 10:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gosto do Manduca, é rápido e com os olhos sempre na baliza.O Fontes faz parte da "mania" do Benfica comprar centrais (em cada 3, 1 é central), xiça!!!O trappatoni já se foi embora!!!
Fico triste se o N.Assis sair, é um daqueles jogadores de quem espero um lance de génio a todo o instante, apesar de irregular.Mas os treinadores têm que fazer opções e os proximos meses vão ser determinantes.
O Moretto é bom keeper e tem a utilidade de ser brasileiro.Não acredito na hipotese Toldo, até porque seria por emprestimo e no final da época o problema subsistia.
Agora quero ver quem é o ponta-de-lança, se é que vem algum.
Faz falta mais combatividade lá á frente e um pouco mais de killer instinct, especialmente contra o Liverpool.
Parabéns ao Carraça, bom trabalho na
preparação do futuro.

Bom ano a todos em especial á águia Vitória!!

Et Pluribus Unum

 
At 12/30/2005 9:53 da tarde, Blogger MB said...

Concordo com quase tudo o que está no post

Fiquei de boca aberta quando li que o Benfica queria dispensar o Nuno Assis (se fosse há um mês atrás ainda percebia, mas depois de ter feito bons jogos, quando finalmente foi chamado à equipa, não se compreende). Entrei em pânico quando se falou na hipótese de o Leo sair.

Manduca é bom jogador para o Maritimo, mas dúvido que seja um jogador para desequilibrar no Benfica, penso que será apenas mais uma opção.

Vejo também com bons olhos um eventual regresso de Karadas. Não é nada de especial, mas entre ele e ninguém, prefiro ele (e precisamos de um avançado, especialmente durante CAN, em que não podemos contar com os 25 min do Mantorras).

Só não concordo muito com a dispensa do João Pereira. Acho que é o tipo de jogador que faz falta ao plantel. Cumpre quando é chamado, dá o exemplo na entrega ao jogo e sente a camisola como poucos. Só precisa é de não entrar em confrontos desnecessários com os adversários.

 
At 12/31/2005 3:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A ideia de fazer scouting de jovens talentos no estrangeiro é muito boa Mas apenas como complemento das escolas tradicionais dos clubes.

Para clubes pequenos e médios (e em Portugal não há mais do que isso) as escolas de formação tÊm de ser a base das equipas se aliado a isso aparecer um puto chines ou australiano com jeitonho para a bola tanto melhor!!!!

Aliás, os pioneiros desta forma de pensar foram os tipos do Ajax que sempre souberam combinar o talento local com gente vinda de Africa ou da Finlandia para fazer equipas muito boas a custo relativamente baixos.

 
At 12/31/2005 4:59 da tarde, Blogger antitripa said...

Quem não trabuca não manduca.

 
At 12/31/2005 4:59 da tarde, Blogger antitripa said...

Feliz 2006

 

Enviar um comentário

<< Home