segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Baptismo

Foi há mais de vinte anos. Engraçado como todo este tempo parece ter passado num abrir e fechar de olhos... Pela mão de um amigo tive a oportunidade de entrar pela primeira vez no grandioso Estádio da Luz. E não para um jogo qualquer, mas sim para um jogo contra o histórico Liverpool. Acho que nem dormi na véspera. O Benfica era já uma paixão irracional e imensurável, como são todas as paixões da nossa meninice. Só por uma vez tinha tido a oportunidade de ver os meus heróis ao vivo, quando no Estádio de S.Luís os vi demolirem o Farense por 7-2. Esta seria a segunda vez, e logo no palco mítico da Luz, que só conhecia da TV e que imaginava enquanto ouvia os relatos na rádio. Lembro-me bem, muito bem da sensação que foi ali entrar. Lembro-me do ardor que senti no peito, do calor que o meu coração, cheio de adrenalina, espalhou pelo meu corpo. Lembro-me do choque que foi ver a imensidão do estádio (ainda sem o terceiro anel fechado). Para mim um estádio de futebol era o S.Luís em Faro, que era o único em que tinha entrado. Aquilo não era um estádio, era algo muito para além de tudo aquilo que eu conseguia imaginar.

O estádio estava cheio nessa noite. Minto. Estava a abarrotar. O Benfica tinha perdido por 1-0 em Liverpool, e a esperança de vencer a eliminatória era muita. Do jogo recordo muito pouco. Recordo a chuva torrencial, recordo a animação dos adeptos, e até a forma como alguns repreendiam outros que se exaltavam e proferiam palavrões 'ao pé do miúdo'. O Liverpool marcou cedo, e foi um balde de água fria ainda pior que a chuva, que obrigava a que as pessoas tivessem os guarda-chuvas abertos (naquela altura podia-se levar o guarda-chuva para o estádio), o que me dificultava a visão. Foi preciso que me explicassem bem porque é que aquele golo dos ingleses era tão mau, o que foi feito de uma forma simples, ou seja, que naqueles jogos os golos fora valiam a dobrar. 'Mas então eles já estão a ganhar 2-0?' Não, está só 1-0 mas é como se estivesse 2-0. 'Então se o Benfica marcar dois golos o jogo fica empatado?' Não, se o Benfica marcar dois golos ganha 2-1 mas é eliminado. 'Então ganhamos o jogo mas perdemos? Que roubo!'. Enfim, o sistema das competições europeias ainda era um bocado complicado para mim. Voltando ao jogo, os ingleses fartaram-se de marcar. Desde essa noite não esqueci mais o nome 'Ian Rush'. O Bento (um dos meus heróis da altura) fartou-se de defender, mas depois deu um frango e ficou imediatamente classificado de frangueiro. O resultado foi um desastre, mas a verdade é que foi uma das noites mais inesquecíveis da minha vida de benfiquista. O bilhete (como podem ver na imagem), guardo-o religiosamente.

Amanhã vou rever os 'padrinhos' do meu baptismo na Luz. As coisas mudam muito. Há anos, quando quase não havia jogos na TV, quase uma semana antes de uma 'quarta-feira europeia' já eu andava em pulgas a pensar no jogo. Passava o tempo todo nervosíssimo, e um jogo dos oitavos-de-final da Taça UEFA parecia que era uma final importantíssima. Depois isolava-me no escuro a ouvir os relatos e a imaginar as jogadas que na rádio me iam descrevendo (às vezes, quando os jogos eram mais tarde, era mandado para a cama e tinha que esconder o transístor debaixo da almofada, para ouvir os relatos às escondidas). Escusado será dizer que, guiado pelas palavras dos relatores, na minha cabeça os jogos eram sempre espectáculos memoráveis. O Benfica (e em geral, todas as equipas portuguesas) davam sempre recitais de futebol, com a bola constantemente a rondar as balizas adversárias. Os guarda-redes adversários eram sempre uma espécie de super-heróis que faziam defesas impossíveis, os árbitros eram marcadamente anti-lusitanos, e as nossas equipas eram fatidicamente assoladas por uma proverbial falta de sorte. Todos estes factores se conjugavam para que nos fosse sempre negado o mais que merecido domínio do futebol europeu. Quando o Benfica (ou outra equipa portuguesa - que nessa altura ainda era um idealista e torcia sempre por todas as equipas portuguesas) era eliminado, desligava sempre o rádio com a morte na alma, e um profundo sentimento de revolta pela enorme injustiça que tinha acabado de acontecer. No dia seguinte ia para escola onde todos discutíamos as incidências dos jogos da noite passada como se a eles tivéssemos assistido com os nossos próprios olhos.

Digo que as coisas mudam muito porque hoje, quando penso no jogo de amanhã, não me sinto nada nervoso. Sinto-me estranhamente calmo. Confiante, mas consciente das nossas possibilidades. Boa parte da irracionalidade daqueles anos que descrevi desapareceu. E com ela foi-se uma grande parte da magia. Hoje podemos ver com os nossos olhos quando os tipos não jogam nada, e que alguns deles são uns cepos indescritíveis. E obviamente que isto nos torna mais cínicos. Isto não quer no entanto dizer que deseje ou sonhe menos com uma vitória do Benfica. Mesmo no meio desta fase negra que atravessamos, acredito sempre numa noite mágica, acredito sempre que os nossos jogadores consigam ser dignos da camisola que envergam e nos façam amanhã chegar ao fim dos noventa minutos orgulhosos, e com as palavras 'Sou do Benfica, e isso me envaidece' na cabeça. E não peço sequer mais que isso. Não exijo aos nossos jogadores que vençam. Exijo sim que acreditem na vitória, e que joguem de acordo com essa crença. Aliás, nestas alturas em que o Benfica está em baixo sinto-me ainda mais benfiquista. É muito fácil ser do Benfica quando ganhamos. Quando estamos mal, há aquele filtro que separa muitos dos benfiquistas de ocasião dos outros. E ficam os indefectíveis. Aqueles que vão apoiar o Benfica nas piores alturas, aqueles que acreditam mesmo quando tudo parece estar contra nós, aqueles que depois de perdermos 7-0 em Vigo mandam estampar uma camisola a dizer 'Nem que fossem 14!'.
São os que aplaudem o Beto depois de um passe errado, os que vibram com um 'pormenor técnico' do Fernando Aguiar, os que vitoriam o Mantorras depois dele tropeçar na bola quando tenta passar por um defesa. E a seguir o Beto acerta o passe, o Fernando Aguiar finta o adversário e o Mantorras troca os olhos ao defesa. São estes os benfiquistas que conseguem levantar a equipa quando ela está de rastos, e carregá-la ao colo para uma vitória que parecia impossível. É destes benfiquistas, é desta massa adepta que os outros têm medo, e que a todo o custo não querem ver mobilizada, e por isso passam a vida a olhar para nós e a tentar desmoralizar-nos e deitar abaixo. São 60.000 destes benfiquistas que eu espero ver amanhã na Luz, e dos quais eu me orgulho, e orgulharei sempre de fazer parte. Força Benfica!

22 Comments:

At 2/21/2006 12:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tal e qual, D'Arcy, tal e qual. Lá estarei, mais logo, a apoiar os nossos meninos. Saibam eles honrar aquelas camisolas, independentemente do resultado final - nada mais lhes exijo que isso, e tal já não é pouco! E pluribus unum!

 
At 2/21/2006 1:18 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Grande texto, D'Arcy, especialmente o último parágrafo. Também me sinto mais benfiquista quando estamos na mó de baixo. A separação entre os verdadeiros benfiquistas e os outros (o dos "chulos que não jogam nada") faz-se nesta altura e amanhã lá estaremos para dar uma forcinha ao Glorioso e no fim gritar por ele qualquer que seja o resultado.

"SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!"

P.S. - E se o resultado nos der esperanças, estou muito tentado a cometer a 2ª loucura do ano futebolístico e ir a Anfield Road...

 
At 2/21/2006 2:29 da manhã, Blogger tma said...

O teu jogo de "baptismo" da Luz é daqueles que é impossível esquecer... Demorei mais de uma semana a convencer-me que aquilo realmente tinha acontecido, e quando já estava quase a esquecer, logo um 'lagarto' amigo dos meus pais mo haveria de lembrar... Arghhh...
Enfim, hei-de escrever um post sobre este jogo, mas só depois de a eliminatória acabar... Não gosto de aprofundar sobre momentos tristes antes dos jogos, ainda para mais quando o adversário é o mesmo de amanhã...
Seja como for, quando penso nessa goleada (e noutras piores, como a de Vigo) que o BEnfica sofreu e as piadinhas que ainda hoje se fazem sobre as mesmas, é que vejo como o BEnfica é grande! Apesar de serem "armas de arremesso" constantemente utilizadas para ridicularizar o Benfica, a verdade é que acabam por ser demonstrativas da sua grandeza, pois caso contrário não teriam a importância que têm para os nossos rivais (cujas derrotas não têm, para nós, a mesma importância que as nossas derrotas têm para eles), e o facto é que o BEnfica acabou sempre por saber sempre reagir da melhor forma a essas derrotas (ainda que a derrota de Vigo tenha sido aquela cuja reacção tenha sido mais demorada, mas concretizada com a conquista do campeonato passado e o facto de termos chegado a esta fase da CL).

 
At 2/21/2006 9:58 da manhã, Blogger BP said...

O importante é mesmo o que disseste D'Arcy! SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!! Foi essa frase que pus ontem de manha junto ao cpu dps dos dragartos muito me chatearem... Mesmo que tenha a noçao que nos despedimos do titulo... Ser do Benfica... não se explica! Um grande abraço.

 
At 2/21/2006 10:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vamo-nos a eles como tarzões, carago!!
ET PLURIBUS UNUM

 
At 2/21/2006 10:45 da manhã, Blogger SLBRED4EVER said...

Ser do BENFICA é ser do MAIOR CLUBE PORTUGUÊS. SER BENFIQUISTA (já) não é para todos, é para aqueles que nas piores e mais tristes horas se levantam e gritam bem alto:

GLORIOSO SLB SEMPRE!

Mais logo lá estaremos.

 
At 2/21/2006 11:12 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Schniff! Lindo! Logo lá estaremos! Boa sorte!

 
At 2/21/2006 11:42 da manhã, Blogger Trilby said...

Os outros fizeram um cordão, façamos nós uma corrente!
Vamos tingir de VERMELHO a blogosfera! Acreditemos na VITÓRIA do GLORIOSO.
Postem VERMELHO!
Saudações benfiquistas!

Desculpa estar a usar a caixa dos teus comentários para publicidade, mas é publicidade institucional.

 
At 2/21/2006 11:53 da manhã, Blogger Ry said...

Muito muito bom! Disseste tudo...

Vamos a eles!

 
At 2/21/2006 1:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis, que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando;
E aqueles, que por obras valerosas
Se vão da lei da morte libertando;
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a Musa antígua canta,
Que outro valor mais alto se alevanta."

Força Benfica!

 
At 2/21/2006 2:05 da tarde, Blogger Papo-seco said...

é um orgulho imenso

ser BENFIQUISTA

:)

 
At 2/21/2006 2:13 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

O melhor elogio que te posso fazer, D'Arcy, é dizer-te que até me comovi um pouco com o teu texto, principalmente a parte final.

FORÇA BENFICA!

 
At 2/21/2006 2:18 da tarde, Blogger Victor de Souza Baptista said...

Todos à Luz.

Até quem não é Maomé.

http://naosoumaome.blogspot.com

 
At 2/21/2006 2:40 da tarde, Blogger antitripa said...

Bora lá desta vez demolir não o farense mas os teus padrinhos. Num tanque vermelho (pool) que venham de lá esses beafs de fígado (liver). Até os comemos.

 
At 2/21/2006 4:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

um bilhete para o Benfica-Liverpool na taça dos campeões a 500$00(2,5€)!!!!!
Oh tempo ....volta pra tráz.

Hoje é dia de nos encontrarmos com a Historia e mais uma vez reescreve-la com letras de ouro.

Força Benfica

A não sermos campeões ao menos que este ano se mate tudo o que é borrego...

 
At 2/21/2006 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ET PLURIBUS UNUM

Venham eles!!

FORÇA BENFICA!!!!!

 
At 2/21/2006 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como contra o MU, rewind and play.

Por todos os grandes homens e mulheres
que fizeram este clube, pelos grandes jogadores que o ajudaram a ser grande, os onze que hoje entrarem no campo têm que dar tudo por tudo.Esta noite é hora de 5ª dimensão, vai haver magia.

ET Pluribus UNUM

 
At 2/21/2006 10:49 da tarde, Blogger Harry Lime said...

É impressão minha ou o Benfica jogou hoje contra o Liverpool da mesma forma que o Gil Vicente costuma jogar contra o Benfica...

 
At 2/21/2006 11:08 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Mais um belo texto.

 
At 2/21/2006 11:09 da tarde, Blogger El Angel Exterminador said...

Ora 'tás a ver que nem te lembraste do Sporting nesse "post"? Eu o primeiro jogo que vi ao vivo foi um Sporting-Porto, tinha uns 11 anos. E estava-me pouco a cagar para com quem jogava o Glórias nessa jornada.
Relativamente à jornada de hoje à noite, será motivo de algum espanto para os frequentadores deste espaço saberem que regra geral (e hoje não foi excepção) torço pelas equipas portuguesas envolvidas em competições internacionais, até pelo Glórias. :) Obviamente que só fico realmente triste quando é o Sporting a ser derrotado e / ou eliminado.
Foi um mau jogo em que o Benitez pagou cara a sua arrogância e ter-se acomodado ao 0-0. Praticamente o único mérito de Koeman foi ter treinado as bolas paradas, pois a substituição da aventesma Beto só pecou por tardia (devia ter sido ao primeiro minuto :)), e mesmo com o Karagounis o Glórias não teve praticamente oportunidades flagrantes de golo.
Agora façam-nos lá um favor e aviem os tripas no Domingo. Domingo também sou lampião. :)

 
At 2/21/2006 11:52 da tarde, Blogger MB said...

Curioso Harry Lime, eu também pensei que o Gil Vicente estava a jogar na Luz, mas afinal era o Liverpool...a diferença é que o Gil Vicente arrisca mais no ataque!

 
At 2/22/2006 10:19 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sim angel, no Domingo vamos todos querer vencer o FC Porto. Ao contrário, por exemplo, do ano passado, em que muitos adeptos do teu clube que eu conheço desejavam a vossa própria derrota contra o FC Porto para não ajudarem o Benfica ;)

 

Enviar um comentário

<< Home