quarta-feira, abril 12, 2006

Momento

Há momentos em jogos de futebol que, por uma razão ou outra, ficam para sempre guardados na minha memória. Seja uma jogada, um golo, ou algum pormenor caricato. A finta do JVP ao Vujacic no 6-3, o golo do Ricardo ao Dnepr, o perú levado pelos adeptos do Farense para o S.Luís depois do golo sofrido pelo Silvino frente à Bélgica, o soco do Bento ao Manuel Fernandes, tudo isto são imagens que nunca esquecerei. Este post fala sobre outro desses momentos, que me foi proporcionado pelo Isaías. O Isaías era um jogador que dava cabo de mim como adepto. Ele punha-me literalmente a arrancar cabelos, porque era capaz de ser completamente burro em campo, ignorando que tinha dois ou três colegas mais bem colocados e optando por um remate que acabava por matar alguns pombos, como dizia o Toni. Depois, no minuto seguinte, marcava um daqueles golos inesquecíveis e eu perdoava-lhe todas as asneiras que tinha feito.

O cenário é uma eliminatória da Taça de Portugal (oitavos-de-final) na época de 1992/93. No primeiro jogo o Benfica foi jogar às Antas. Foi um jogo terrível, em que o Kostadinov deu uma célebre 'peitada' no fiscal-de-linha que quase o atirou ao chão e nem sequer viu um amarelo, e o Mozer foi expulso sem que se percebesse muito bem porquê. Com o resultado de 1-0 a favor do FC Porto, no último minuto o Mostovoi, de livre directo, empatou o jogo (redimindo-se de um falhanço de baliza aberta também nas Antas umas semanas antes) e obrigou a uma segunda partida na Luz, já que no prolongamento não houve mais golos.

O segundo jogo disputou-se numa quarta-feira à tarde, dia de trabalho. Ainda assim, na Luz estavam quase 90.000 pessoas. Para motivar ainda mais os benfiquistas, nesse jogo foi apresentada a última contratação de Inverno: Paulo Futre. O Benfica tinha então aquele que provavelmente foi o melhor plantel que tive a oportunidade de ver na Luz. Um plantel com Mozer, Hélder, Schwarz, Veloso, Paulo Sousa, Vítor Paneira, Rui Costa, Futre, Mostovoi, Pacheco, Kulkov, Yuran, Rui Águas, Isaías, João Pinto...

Mas já estou a divagar. Este post era para falar de um momento específico desse jogo, e portanto vamos a isso. O resultado está em 0-0. O Isaías recebe a bola perto da área do FC Porto, e tem o Fernando Couto (na sua fase 'parto tudo o que me aparecer à frente porque sou muita mau', identificada pela guedelha) à sua frente. Eu estou à espera que ele lateralize a bola para um colega, ou então que tente um daqueles seus remates disparatados. Em vez disso, com um toque delicioso de pé direito parte completamente os rins ao Couto, entra na área, e de pé esquerdo fuzila o Baía. Nunca me esqueci daquela simples finta ao Fernando Couto. Sempre que penso no Isaías, e apesar dos muitos e espectaculares golos que ele marcou, a primeira imagem que me vem à cabeça é a daquela finta. O facto de um jogador tão bruto conseguir por vezes ter estes pormenores simplesmente mágicos era o que fazia do Isaías um jogador desconcertante.

Pois uma vez mais graças ao fantástico arquivo do S.L.B., tive a oportunidade de reavivar a minha memória sobre este lance. E deixo-vos aqui uma oportunidade para o fazerem também, partilhando convosco as imagens que me foram enviadas. Se calhar eu romantizo demasiado este lance, e não partilharão da minha opinião sobre a sua espectacularidade. Mas para mim isto é do que melhor define o Isaías como jogador. Um jogador que, apesar de me conseguir levar ao desespero diversas vezes, ainda hoje recordo com muita saudade.

ISAÍAS_VS_COUTO



36 Comments:

At 4/12/2006 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, por acaso não tens um mpeg da peitada do kostadinov? É que eu conheço muita gente que quando falo dessas coisas diz que eu estou a exagerar. O Branqueamento que se fez ao futebol português desses anos é uma coisa absolutamente extraordinária.

E pensar que o Sérgio Conceição por atirar uma camisola a um árbitro é suspenso durante meses.

 
At 4/12/2006 2:06 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O S.L.B. é capaz de ter. Pode ser que ele arranje isso.

 
At 4/12/2006 3:11 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Pois claro que se arranja! :-) JFilipe, manda-me o teu email que eu mando-te o clip (convém ser um email com grande capacidade tipo gmail, se for hotmail não dá).

 
At 4/12/2006 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao golo do Isaías, partilho a tua opinião D'Arcy! Eu estava lá e ainda hoje falo desse golo com um amigo meu. Foi um momento sublime... puro momento de magia igual a outros que o Isaías tinha de tempos a tempos (Highbury Park, Alvalade, etc.)

Quanto à peitada do Kostadinov, também me lembro e também gostaria de a poder rever (como disse o jfilipe, o branqueamento do futebol português conseguiu o milagre de devolver vida ao sr. Calabote - excelente artigo no site do SLB sobre este e outros assuntos - e fazer descansar eternamente a peitada do Kostadinov,a fuga do sr. José Pratas no Municipal de Coimbra, o guarda Abel, etc.)

S.L.B., se me puderes enviar, o meu mail é: rui.macias@gmail.com

Gracias!

Excelente site!

Viva o Sport Lisboa e Benfica! O orgulho de uma nação! A cor de um país!

 
At 4/12/2006 4:21 da tarde, Blogger D'Arcy said...

S.L.B.: Se puderes manda-ma também :)

 
At 4/12/2006 4:24 da tarde, Blogger D'Arcy said...

P.S.- E já que estás com a 'mão na massa' e vais pegar nesse jogo, se houver alguma hipótese de me enviares o golito do Mostovoi, também seria bem vindo! ;)

 
At 4/12/2006 4:53 da tarde, Blogger SLBRED4EVER said...

Eu diria mais sobre esse célebre jogo:
Também eu lá estava e o que melhor recordo ( também te deves lembrar bem) foi a "escolta",na verdadeira acepção da palavra, feita desde o meio campo até á linha pelo Mozer ao gadelhas aquando da expulsão deste. Foi lindo ver o respeitinho bonito do puto gadelhudo perante esse monstro sagrado do nosso GLORIOSO.
Saudações Benfiquistas

 
At 4/12/2006 5:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obrigado, o email é

caisdegaia AT netcabo.pt

(por razões de spam fiz a mudança óbvia).

 
At 4/12/2006 5:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Redhawk, não estarás a confundir este jogo com outro na época seguinte, em que também ganhámos 2-0 e em que aí sim, o Couto foi expulso por agressão ao Mozer? É que eu não me recordo do Couto ter sido expulso neste jogo da Taça (posso estar enganado, no entanto).

 
At 4/12/2006 5:45 da tarde, Blogger SLBRED4EVER said...

D'Arcy. de facto tb não vou insistir muito porque já lá vão muitos anos, no entanto acho que foi nesse ano porque depois de eliminarmos o porto fomos ao jamor limpar a taça ao boavista por 5-2 (também lá estive). Na época a seguir o porto ganhou a taça por isso acho que n podia ser.

1992-1993 Benfica Boavista
1993-1994 FC Porto Sporting

Vou no entanto averiguar isso na amálgama de bilhetes que tenho...
Abraço

 
At 4/12/2006 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Granda nozada do Isaias no couto!

Já não me lembrava desta.

Lembrava-me perfeitamente do golo de livre do Mostovoi nas antas, mas deste não.
O Mostovoi que diga-se de passagem, foi daqueles jogadores que passou ao lado de uma grande carreira no SLB. Não fez nada de jeito. Depois saiu para frança e quando reapareceu no celta de vigo... Que jogador...

Por falar nessa final com o boavista. Lembram-se do golaço do Futre? A entrar na área descaído para a esquerda, manda um tiraço. Grande golo.

D'Arcy, depois podias por aí a "peitada do kostadinov". Para o pessoal relembrar o branqueamento já aqui comentado. Realmente, quem se lembra das atitudes em campo do grupinho do couto, kostadinov, j. pinto, paulinho "bate-em-tudo-o-que-respira" santos, etc...
Que impunidade. Tal como o jfilipe disse: "E pensar que o Sérgio Conceição por atirar uma camisola a um árbitro é suspenso durante meses."
Naqueles tempos era mesmo à descarada...

 
At 4/12/2006 6:19 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Redhawk: Eu não estou a colocar em causa que estiveste lá, o que eu estou a dizer é que acho que não foi nesse jogo que o Couto foi expulso por causa do Mozer. No ano seguinte, para o campeonato, é que o Couto foi expulso por agressão ao Mozer, num jogo em que ganhámos por 2-0 :)

 
At 4/12/2006 6:59 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4/12/2006 7:04 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4/12/2006 7:14 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4/12/2006 9:38 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Deixa de ser mal-educado. Eu sei que é chato andar a marrar contra as paredes quando não se tem razão, mas escusas de estar a fazer sistematicamente comentários que não têm absolutamente nada a ver com os posts em questão. Ver-se provado que se está errado numa discussão não é tão mau como tu pareces estar apostado em demonstrar. Se fazes uma afirmação errada, e te demonstram que está errada, o mais simples e correcto é reconhecer o erro. Não é nada complicado, e as pessoas não ficam a pensar menos de ti por causa disso. O teu comportamento nestes últimos comentários nem parece ser o da pessoa que eu conheço.

 
At 4/12/2006 11:53 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Que grande lance do Isaías, um dos meus jogadores preferidos de sempre.

Gosto imenso deste tipo de posts que fazes, D'Arcy.

PS: Ó S.L.B. e que tal meter os mpgs no rapidshare ou noutra cena do género e disponibilizar ao pessoal. Era de serviço público.

 
At 4/13/2006 12:20 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Pedro, acho que não fazes ideia do tamanho do arquivo de que estamos a falar. Posso dizer-te que a passagem dos mesmos de K7s Beta para DVD é uma 'obra' ainda em curso, e que eu já ando quase há um ano à espera que o S.L.B. consiga acabar o processo para que depois possa gravar os DVDs para mim :)

 
At 4/13/2006 12:27 da manhã, Blogger Pedro said...

D'Arcy acho q estás errado no q à apresentação do Futre diz respeito. Ele foi apresentado num jogo contra os andrades mas à noite e ficou 0-0.

Esta eliminatória da Taça acho q ficou 2-0 e o outro golo foi o William q marcou de penalty (alguem confirma?).

Se foi assim como estou a dizer foi a primeira vez q assisti a um jogo no meio dos No Name Boys...ainda hoje a minha roupa deve ter um cheiro esquesito
hehehehe

 
At 4/13/2006 12:33 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Tenho quase a certeza que o Futre foi apresentado num jogo contra o Porto. Agora a minha dúvida é se foi neste jogo, ou no jogo do campeonato desse ano (que acabou 0-0). Se calhar tens razão, e foi no jogo do campeonato.

Por acaso não me recordo de quem marcou o outro golo deste jogo. Tenho uma leve ideia de que foi o Yuran, mas posso estar a fazer confusão com outro jogo.

 
At 4/13/2006 1:17 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Pedro Neto: é mais ou menos como diz o D'Arcy. É um trabalho que me tem dado imenso gozo, mas como infelizmente não é a minha profissão :-( (não me importava nada que fosse... :-) não o posso fazer tão rápido quanto gostaria. Tenho os resumos praticamente todos desde 1981/82 até agora e portanto podes fazer ideia da quantidade de material que tenho. Já cheguei ao início da época 93/94 (47 DVDs com 1h de gravação até ao momento...), mas ainda faltam umas quantas. Quando acabar, aviso no meu blog.

Pedro: a apresentação do Futre foi nesse jogo da Taça à tarde. O jogo do campeonato foi algum tempo depois (na jornada a seguir à épica vitória 3-2 no Bessa com o Paulo Sousa na baliza) e ele já participou nesse 0-0 (arbitragem muito habilidosa do Veiga Trigo que pactuou com o antijogo deles, o massagista entrou à vontade umas 7/8 vezes em campo, e só deu 3 minutos no fim do jogo). Voltando à Taça, o Aloísio dá uma cabeçada no Isaías já depois do 1-0 e curiosamente... foi mesmo expulso! E quem marcou o 2-0 de penalty já perto do fim foi, como diz o D'Arcy, o Yuran (à Panenka/Postiga).

 
At 4/13/2006 9:45 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

Porra, S.L.B isso é doença, eh eh!

Mas tens que tipo de material, só resumos ou também jogos completos? Não estás a pensar colocar isso à venda?

Eu cheguei a fazer isso numa época inteira quando ainda dava o Domingo Desportivo, 96/97, e sei bem do trabalho que isso dá.

PS: Em relação aos mpgs, eu falava apenas e concretamente do "encosto" do Kostadinov.

 
At 4/13/2006 10:29 da manhã, Blogger SLBRED4EVER said...

Estive a confirmar nos meus históricos bilhetes e confirmo pelo menos uma coisa:
O jogo foi ás 16:00 e os golos foram do Isaias e do Yuran de penalty. Quanto á expulsão do gadelhas és capaz de ter razão e ter sido para o campeonato, no entanto tenho quase a certeza que esse jogo tb foi á tarde.
Keep the good job.
Abraço

 
At 4/13/2006 11:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Amigo D´Arcy, obrigado por nos ter recordado de um dos grandes momentos do nosso glorioso.
Pelo que tenho lido acho que há uma certa confusão em relação a alguns episódios, quer do jogo, quer da apresentação do Futre. Eu que estive lá posso recordar.
-Estavamos na epoca 92-93 mal classificados (creio que em 3º) e havia 2 meses que o Ivic (o tal que queria encortar as linhas laterais da Luz, punha o Isaias a trinco e o Rui Costa a ponta de lança, etc) tinha sido despedido o o "nosso" Toni pegado na equipa.
-Tendo talvez o melhor plantel dos ultimos 20 anos, e reforçado em Janeiro de 93 com o Futre (foi uma ruina, pois as finanças já estavam no vermelho e acabou-se com a pouca união que havia no grupo), o jogo da taça foi nos finais de Janeiro nas Antas (como recordou o tal da peitaça do Kostadinov e o golo de livre do Mostovoi), como sempre com polémica dos Andrades (1 mês antes para o campeonato num jogo do nevoeiro demos-lhe um banho de bola, falhamos golos incriveis o tal do Mostovoi a 5 metros de baliza sem o Baia e a 5 minutos do fim como sempre um penalti que nos roubou - o costume)
-O desempate já foi em Fevereiro, numa quarta-feira á tarde, com o Estádio quase cheio e de facto antes do jogo o Futre foi apresentado, indo ao meio campo ao lado do eterno "King" com o punho no ar a dizer "força vamos vençer - espectaculo" também o costume do Futre.
-O jogo foi completamente dominado pelo glorioso(acho que os Andrades não tiveram uma unica oportinidade) e o 1º golo foi uma das muitas "loucuras" que o nosso Isaias tinha e não foi nesse jogo que o Couto levou uma lição do Mozer- foi na epoca seguinte na 1ª jornada da 2ª volta em que ganhamos por 2-0 golos do Ailton e Rui Costa
-Para mim o Isaias foi um dos meus grandes idolos e sinceramente fico irritado quando o criticavam. Isaias era o homem dos golos decisivos, era um jogador inagualavel (perguntem ao Robsson qual era o seu jogador preferido no futebol português), marvaca golos espantosos e sempre, sempre decisivos. Quem me dera que tivesse-mos outro.

P.S- Já agora esse jogo viu-o na Central, 3 cadeiras atrás do sr. Bobby Robsson e o Manuel Fernandes que foram literalmente "gozados" o jogo todo (hoje reconheço que mal) e no golo o Robsson levantou-se e disse ao Manuel Fernandes "Increrible that Guy is espectacular, amasing, what a player. Give-me money to buy hem."
Pois é o Cintra bem tentou mas falhou e lá ficou com o anda- Pacheco e o Sousa.

O GLORIOSO

 
At 4/13/2006 11:14 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4/13/2006 11:15 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Pedro Neto: há quem lhe chame isso! :-) Mas gravar os resumos não dá muito trabalho, já que tenho por hábito vê-los e é só uma questão de pôr o vídeo a funcionar. Tenho-os quase todos, mas os jogos só conservo os mais importantes (Steaua, Arsenal, Leverkusen, 5-2 Boavista, 6-3 e os mais próximos de nós - final Taça 03-04, Bessa no ano passado, Man Utd e Liverpool etc.). Quando acabar de os passar todos para DVD, logo vejo o que farei com aquilo.
P.S. - You've got mail :-)

O jogo do campeonato em 92/93 (0-0) começou ao fim da tarde e acabou já à noite. Mas a expulsão do Couto é como diz o Anónimo, foi só na época seguinte.

 
At 4/14/2006 4:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só pelo facto de verificar que os fcp`s são nos comentários deste "post" tratados pelo seu nome correto - "andrades" -, já valeu a pena!
Cada vez que assim o fizerem, será uma espinha cravada na garganta do pinto da bosta!

 
At 4/14/2006 6:15 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ouvi dizer que o Robert está a ganhar mais do que o Simão...

PS. Neste post eu não tive a intenção de insultar do D`arcy nem nenhum benfiquista.

 
At 4/14/2006 6:16 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Acho que o meu post anterior não vai ser censurado pelo Lapis Azul cá do sitio..

 
At 4/14/2006 7:27 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E eu ouvi dizer que ele está a ganhar mais do que toda a gente lá para os lados do Lumiar. Aliás, até um tipo que receba o salário mínimo está a ganhar mais que o pessoal do Lumiar. Parece que desde que não deixaram o Filipe Soares Frango vender uns prédios, e logo a seguir raparam o fundo ao tacho para renovar com o Liedson e pô-lo a ganhar mais do que o resto do plantel todo junto começou a ficar difícil pagar ao fim do mês.

 
At 4/14/2006 8:55 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Os jogadores do Glorioso aparentemente estão todos a ganhar mais do que os do Sporting. Acredito e o facto não me chocaria não fosse o facto do Benfica estar n uma posição atrás do Sporting.

Eu pessoalmente estou chocado com o facto de uma equipa em que os jogadores ganham tão bem estar atrás doutra semi-falida como o Sporting.

Eu estou chocado com isto mas o que me choca mais é que os benfiquistas não estejam ainda mais chocados do que eu com este facto.

Os benfiquistas, aparentemente só se chocam quando lhes chamam galináceos. Manias...

 
At 4/14/2006 8:57 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O post anterior foi um insulto aos benfiquistas e foi uma tentativa de difamação ao bom nome do Sport Lisboa e Benfica.

Acredito, por isso, que o Lapis Azul actue sobre ele.

 
At 4/14/2006 9:25 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Ao contrário do lariço, a tua constante auto-repetição já há muito deixou de ter piada.

 
At 4/15/2006 6:28 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Conheço muita gente que nunca achou muita graça ao lariço. Acredito que o mesmo aconteça em relação a ti e ao galinhame benfiquistas.

Por falar nisso, os benfiquistas são todos uns lariços. São todos lariços e "mooks".

 
At 4/15/2006 6:31 da tarde, Blogger Harry Lime said...

De qualquer forma não deixa de ser grave que um jogador como o robert ganhe mais do que gente como o Simão (um mau caracter e bom jogador) ou do que o Luisão.

Aliás, tendo em conta a sua produção, o Robert deveria ganhar menos do que o Beto.

 
At 4/17/2006 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É interessante, e tb divertida, esta pancada da lagartagem ter colado o rótulo de "mau carácter" ao Simão. Sempre gostava de saber em que é que se baseiam. Há sapos que custam muito a engolir não é?

 

Enviar um comentário

<< Home