terça-feira, março 28, 2006

Nervoso

Já faltam poucas horas para o jogo. E já estou tomado daquele nervoso miudinho habitual antes de um jogo importante do Benfica. Aliás, já me sinto assim há mais de uma semana, de cada vez que penso no jogo. A diferença é que neste momento não consigo parar de pensar no jogo. Vai ser a terceira vez que vou ver o Barcelona ao vivo, a segunda contra o Benfica. O mês passado, naquela que foi a segunda vez, vi-os perderem em Camp Nou contra o At.Madrid. E ainda me recordo bem da primeira vez, há quase quinze anos. Foi na primeira edição da Champions League, em que depois da gloriosa jornada de Highbury os apanhámos num grupo com o Dínamo Kiev e o Sparta de Praga. Eles vieram à Luz e empatámos 0-0, num jogo em que o Eriksson colocou o Vítor Paneira a lateral direito (era uma teima do Eriksson, que dizia que se o Paneira quisesse, poderia ser um dos melhores laterais direitos da Europa) e passámos o tempo todo com a respiração suspensa sempre que o Stoichkov apanhava a bola e subia pela esquerda do ataque. Nessa equipa do Barcelona jogava também o nosso actual treinador. Depois na segunda volta, já na última jornada, fomos jogar a Barcelona e necessitávamos de ganhar para irmos à final. Ganhou o Barcelona 2-1 (numa noite em que o Stoichkov praticamente selou o fim da carreira do lateral direito José Carlos no Benfica) e acabou por ser campeão europeu pela primeira e única vez na sua história.

Los van a meter siete esta noche! Estas foram as primeiras palavras que ouvi esta manhã ao telefone, quando atendi uma chamada de um colega de trabalho de Barcelona. Este meu colega por acaso não é adepto do Barcelona, nem sequer gosta muito de futebol, e só disse isto por brincadeira. Mas como já lá estive a trabalhar com ele diversas vezes, sei que está rodeado de culés, e o que me disse não passa de uma expressão da sobranceria que reina entre os adeptos do Barcelona. De alguma forma, sempre que este tipo de atitude reina entre os adeptos adversários, a minha confiança aumenta. Eu por mais confiante que esteja na minha equipa, e por mais favorito que seja o Benfica no papel, nunca consigo deixar de respeitar o adversário, e pensar que no futebol as surpresas acontecem, e muito mais frequentemente do que se pensa. Por isso, regra geral, até gosto quando o Benfica, para variar, assume o papel de claro underdog. É que assim não temos nada a perder. Ser derrotado pela equipa que porventura jogará o melhor futebol da actualidade, e onde alinham o melhor jogador do mundo e aquele que é provavelmente o segundo melhor jogador do mundo não é vergonha nenhuma, desde que os nossos jogadores deixem tudo dentro do campo. É isso que os benfiquistas sobretudo esperam: que a atitude dos jogadores que envergam a gloriosa camisola vermelha nos deixe orgulhosos. Sobretudo, que mostrem que merecemos respeito. E é precisamente uma grande falta de respeito que me parece que os adeptos e principalmente a imprensa catalã têm mostrado para com o Benfica (embora isto seja prática comum em relação a toda a e qualquer equipa que jogue contra o Barcelona). Pode ser que no final tenham que engolir em seco. Eu sou benfiquista, logo eu acredito. Se os 65.000 nas bancadas se juntarem aos onze dentro do campo e fizermos a mística aparecer mais uma vez, a surpresa com que sonhamos é possível. Que esta noite, como nunca, a nossa divisa seja mais uma vez uma verdade incontestável: et pluribus unum! Força Benfica!

13 Comments:

At 3/28/2006 3:05 da tarde, Blogger último! said...

Estava em Espanha no dia do sorteio e realmente a imprensa catalã escrevia que o Barça tinha o caminho aberto até a final, pois o sorteio tinha colocado o Barça a jogar a 2ª mão em Camp Nou na meia-final!
Sim, porque o Benfica era favas contadas, sinceramente o SLB era realmente o mais fraco teoricamente mas mesmo assim parecia um pouco exagerado mas depois de eliminar o Chelsea os adeptos e a imprensa já dá como garantida a Champions (efeito Mourinho), pena que os jogadores e técnicos do Barça não me pareçam tão egocentricos.
Era lindo eliminar uma das melhores equipas do mundo a imprensa e os adeptos mereciam-no

 
At 3/28/2006 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É aplicar a mesma fórmula que contra o liverpool. O importante é não sofrer golos hoje. Lá, com o barça balanceado para o ataque, podemos surpreender.

Eu acredito.

FORÇA BENFICA!!!!

 
At 3/28/2006 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

UFF!! Tá'va ver que hoje não havia post D'Arcy.
O Ricardinho Dutch hoje vai pagar as favas p'lo golo que marcou naquela final que perdemos com o Milan.Não mereceram a Taça dessa vez, ainda me está atravessada aquela fifia da defesa que ficou toda parada, em especial o Samuel, cujo cérebro parou
uns milionésimos de segundo e...zás, vem de lá o ex-unha de leão e ...que balde de água fria. Até o Guttman se revirou na tumba.
Esta época o Benfica está a "resolver" e a "saldar" dividas com o passado.É um ano Karmico. Por isso
"rewind and play".
Hoje os melhores jogadores do mundo chamam-se M.Fernandes, Simão, Luisão, Miccoli e (na 2ª parte) Nelson (the whizz kid).
Força Rapazes!!!
ET PLURIBUS UNUM

 
At 3/28/2006 4:53 da tarde, Blogger Carlos Miguel Silva (Gwaihir) said...

Qual é o ponto de encontro no Alto dos Moinhos?

 
At 3/28/2006 4:53 da tarde, Blogger tma said...

BENFIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICA!

 
At 3/28/2006 5:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Bem, pode ser que eu passe por lá. Saio de casa por volta das 18h, por isso devo passar ali cerca de 15 minutos depois. Agora não devo é ficar muito tempo. É que nestes jogos estou sempre nervoso e ansioso, por isso acabo por querer entrar no estádio o mais cedo possível. É que não gosto de perder nada destes jogos, nem sequer o aquecimento das equipas ;)

 
At 3/28/2006 5:06 da tarde, Blogger Carlos Miguel Silva (Gwaihir) said...

Pois, eu tb sou um bocado assim. Por isso, devo acabar o estágio na Catedral.

 
At 3/28/2006 5:14 da tarde, Blogger D'Arcy said...

OK, a questão é que eu já estive com o SuperMan, e por isso reconhece-lo-ei caso o veja. Mas o Gwaihir ainda não conseguiu ir a nenhum dos jantares, e isso torna as coisas mais difíceis... Bem, se passares por lá eu estou com uma camisola do Benfica dos anos 60, com o número 10 nas costas. Não deve haver muitas assim.

 
At 3/28/2006 10:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/28/2006 10:51 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/28/2006 10:52 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Um grande sportinguista sem dúvida é o maradona.

Leiam-no aqui: http://www.acausafoimodificada.blogspot.com/

(o gajo não deixa links para as postas dele nem deixa comentar).

Só um pequenino acepipe para animar a lampionagem depois de mais uma noite gloriosa em que conseguiram arrancar gloriosamente um empate a zero em casa ao Barça depois de terem levado um banho de bola como eu não via há muito.

Eis então uma pequenina citação do maradona, que eu subscrevo inteiramente:

Segundo, o diamantino rigor descritivo da palavra "simpatia". O Sporting, por mais desbocados que se oiçam por aí, não é um clube de paixões. Uma pessoa não tem "paixão" pelo Sporting. Isso é para clubes de merda, como o Benfica, ou cidades e regionalismos provincianos, como o Futebol Clube do Porto. A pessoa que seja do Sporting, no máximo dos máximos, "simpatiza". Há uma grandeza neste sentimento que não está ao alcance de mais nenhum clube. Não há mérito no filho em ser gostado pelo pai, não à mérito algum em Portugal em ser gostado pelo português. Ao invés, se existissem quase três milhões de portugueses a "simpatizar" com a Bosnia-Herzegovina seria porque algo de especialmente brilhante e luzidio emanasse daqueles lados. Infelizmente, em Portugal pouca gente se preocupa com os horrores sofridos ainda hoje pela comunidade servia da Bosnia-Herzegovina (os Milosevic e o Mladic são servios, não fica bem falar em favor dos servios), mas há quase três milhões de sportinguistas, o que atesta suficientemente da inigualável qualidade do Sporting como clube de futebol.

O gajo dá um erros de ortografia mas sabe do que fala. É de assinalar a passagem de inigualavel beleza em que ele se refere ao Benfica como clube de merda. Lindo! Nem eu faria melhor!

 
At 3/29/2006 12:04 da manhã, Blogger D'Arcy said...

1) Dá erros de ortografia frequentes, logo é começa logo a perder a minha consideração;

2) Esse texto nem sequer faz grande sentido. É preciso estar-se inebriado de alguma forma para se achar que este trecho é alguma espécie de obra de realce, até porque os paralelismos que ele tenta traçar nele são desprovidos de qualquer nexo;

3) Uma coisa que ele diz é exactamente o que eu te ando a dizer há séculos. Tu não sabes o que é ter paixão por um clube. E achar-se que se 'simpatizar' por um clube é alguma forma de sentimento superior ou mais nobre é uma verdadeira imbecilidade. É estar a dizer que se é superior porque se é incapaz de ter sentimentos fortes. Portanto calculo que por essa lógica uma mulher frígida ou um homem impotente se sintam superiores a uma pessoa normal. Lindo.

Em suma, o maradona (com minúscula) é um imbecil. Aliás, sempre o achei um imbecil desde os tempos do Pastilhas (porque presumo que se trata da mesma pessoa) que se julga alguma espécie de filósofo pós-modernista. Nessa onda prefiro o Augusto Justo, ou Quarlos Eirós. Têm muito mais piada.

Vá lá, agora vai lá digerir essa indigestão, que te deve ter feito mal toda essa aflição ao veres que o Barcelona do teu coração - espera, do coração não, que isso é um sentimento demasiado baixo para alguém do estatuto que partilhas com o maradona, portanto digamos antes 'o Barcelona da tua simpatia' - não conseguia marcar um golito. E então quando para o final o Benfica quase marcava, as coisas devem ter ficado mesmo feias...

 
At 3/29/2006 12:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Harry lime, dizer que há alguns erros é ser bondoso. De certeza que a primeira língua desse gajo é Português? Às vezes quando se trata de coisas com um carácter genuíno e popular, erros gramaticais e ortográficos aceitam-se e até têm piada. Agora um idiota a querer armar-se em filósofo é triste. Se isto é o melhor que a lagartagem arranja estamos conversados.

Quanto ao Barcelona, o Mourinho (que eu detesto) tem razão, safa, o que é preciso para um árbitro não favorecer estes gajos?

 

Enviar um comentário

<< Home