domingo, março 26, 2006

Calmo

Ainda bem que os nossos jogadores não abordaram o jogo contra o Braga com a cabeça já no jogo com o Barcelona. Ainda bem que o nosso treinador fez questão de enfatizar isto, ao afirmar antes do jogo que este era por agora mais importante do que o jogo de terça-feira. Agora estou é a tentar perceber porque é que ele diz isto e depois poupa o Geovanni, o Nélson, ou o Petit. E os jogadores entram em regime de poupança aos 20 minutos de jogo. Enfim, incongruências. Mas ainda bem que tudo correu bem, e ganhámos o jogo sem que tivesse sido necessário jogar a um ritmo muito elevado.

Em termos tácticos o Benfica não costuma surpreender muito, pois aparece sempre no habitual 4-2-3-1 com tendência para 4-3-3 quando tem a posse de bola. Este ano a incógnita é saber que jogadores serão os escolhidos pelo treinador para interpretarem esta táctica. Hoje coube ao pau para toda a obra chamado Ricardo Rocha jogar a lateral direito (diga-se de passagem que, tendo em conta que ele é dextro, até faz mais sentido que ele seja adaptado a esta posição do que a lateral esquerdo) de forma a poupar o Nélson para terça-feira (isto sou eu a especular - na volta, e dado que o Ricardo Rocha não jogou nada mal, na terça-feira chego à Luz e ele aparece a titular). Mais para a frente, o Robert regressou à equipa, jogando de início do lado esquerdo e passando o Simão para a direita, e o Manduca foi o apoio directo ao ponta-de-lança Nuno Gomes. Quanto ao Braga, gostei da atitude com que abordaram o jogo. Claro que a forma como o jogo decorreu poderá ter condicionado essa mesma atitude, mas de qualquer forma gostei de ver o Jesualdo Ferreira ter um onze inicial disposto em 4-3-3, com Wender, Delibasic e João Tomás ne frente. Ele afirmou antes do jogo que vinha à Luz para ganhar, e pelo menos a equipa que apresentou estava coerente com essas afirmações.

O Benfica entrou muito bem no jogo. Ainda não tinha decorrido o primeiro minuto de jogo e já tinha construido uma boa jogada, que terminou com um remate torto do Manduca. E no minuto seguinte marcámos, quando o Nuno Gomes se antecipou ao defesa após um centro da esquerda do Robert, tendo a bola ainda tocado no defesa bracarense. Era difícil começar melhor: um golo logo a abrir num jogo que se previa complicado, contra uma das boas equipas do campeonato era o melhor motivo para dar tranquilidade à equipa, de forma a fazer um ideal jogo tranquilo antes da recepção ao Barcelona. E o Benfica continuou a jogar bem depois do golo. A equipa exercia uma pressão imediata sobre o portador da bola, o meio-campo parecia controlar as operações, e a mobilidade dos homens da frente estava a dar muito trabalho aos bracarenses, que só ao fim de um quarto-de-hora conseguiram aproximar-se da nossa baliza. Só que a vontade do Benfica em jogar um futebol corrido e alegre acabou precisamente pouco depois desse quarto-de-hora. A partir daí o Braga começou a conseguir ter a bola nos pés um pouco mais, e o Benfica pareceu assumir uma atitude de expectativa. Mas diga-se que nunca me pareceu que o Benfica tivesse perdido o controlo do jogo: o Braga fez apenas um remate à baliza do Benfica, da autoria do João Tomá. De resto, tentava aproveitar livres no meio-campo do Benfica para despejar a bola para a área - e teve muitos durante o jogo, já que, por exemplo, de cada vez que o Anderson disputava uma bola pelo ar com o Delibasic o resultado era um livre a favor do Braga. Assim sendo o intervalo chegou sem grandes sobressaltos, deixando-me com a nítida sensação que a partir dos quinze minutos de jogo a cabeça dos jogadores passou a estar na próxima terça-feira.

A segunda parte trouxe um Braga que parecia decidido a marcar, mas mais uma vez me pareceu que o Benfica nunca deixou de ter o jogo controlado. Tal como na primeira parte, houve apenas um remate deles à baliza, feito pelo inevitável João Tomás. A exemplo dos últimos jogos, o Karagounis entrou a meia-hora do final, e mais uma vez me pareceu que o jogo do Benfica ganhou outra estabilidade com o grego em campo. O Jesualdo respondeu com duas substituições, que tacticamente me pareceram ter o objectivo de manter os três avançados, encostando o Davide à direita para travar as subidas do Léo, e dando mais liberdade de movimentos ao Wender. Um dos jogadores que entrou no Braga foi o coreano Kim, que para minha grande pena não foi jogar para a esquerda do ataque. É que eu estava cheio de vontade de ver no relvado da Luz a reedição de uma rivalidade mítica da minha infância: Rocha vs. Chinês. Apesar da vantagem ser magra, conforme já disse o resultado nunca pareceu estar em perigo, tanto que até deu para o Koeman poupar o Petit aos últimos vinte minutos da partida. E um minuto depois dele sair o Braga ficou reduzido a dez, tendo praticamente acabado aí. A curiosidade era saber se o Benfica conseguiria ou não marcar mais um golo, mas de facto a equipa nem sequer pareceu estar muito para aí virada. Foi deixando o jogo correr, e se o golo surgisse, melhor, senão, a vitória não parecia estar em causa. Pareceu sempre estar o Benfica mais perto do segundo golo do que o Braga do empate. Ficou 1-0, e parece-me que o resultado é justo, pois o Benfica foi nitidamente a melhor equipa em campo. Fiquei um pouco surpreendido pela negativa com o Braga, pois tendo em conta o que têm feito neste campeonato estava à espera de mais da parte deles.

Gostei muito de ver o Manuel Fernandes hoje. Já teve aquele raio de acção a que estamos habituados, a recuperar bolas na defesa e a apoiar o ataque, e teve aquelas jogadas típicas em que quando perde a bola vai atrás do adversário até a recuperar. Dizer que o Léo jogou bem já começa a ser redundância. Basta dizer que ele jogou, e o resto assume-se por defeito. O Ricardo Rocha também esteve seguro na sua nova posição, e o Nuno Gomes esteve um pouco melhor em relação aos últimos jogos. O golo deve ter-lhe feito bem, mas parece-me que ele continua a revelar alguma falta de confiança. Não gostei muito do Anderson hoje, apenas por um aspecto: fez inúmeras faltas (embora algumas me tenham parecido mal assinaladas, mas se ele já tinha feito tantas anteriormente é natural que o árbitro comece a ter tendência para pensar que é sempre falta). Se ele já tinha visto que o árbitro lhe assinalava sempre falta devido à forma como utilizava os braços quando disputava lances aéreos, devia ter alterado a forma como entrava a estas bolas. O Moretto esteve bem nos dois remates em que foi chamado a intervir, mas mais uma vez pode-se apontar-lhe o dedo nas saídas aos cruzamentos, onde continua a revelar insegurança.

Enfim, um adversário difícil ultrapassado sem sobressaltos, e agora sim, podemos começar a pensar no Barcelona. Bem, não é que eu ache que os benfiquistas (jogadores incluidos) não andassem já a pensar nesse jogo, mas pelo menos agora podem(os) assumi-lo abertamente.

27 Comments:

At 3/26/2006 8:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E terça feira vamos ganhar! Esta semana é VERMELHA!

 
At 3/26/2006 9:55 da manhã, Blogger dezazucr said...

«Rocha vs. Chinês» LOL...
Por acaso a questão do Rocha preocupa-me. Conhecendo a apetência do Koeman para inventar, não me admirava nada de ver o RRocha a titular no jogo do Barça. Medo... até porque o Ronaldinho costuma passear-se para esses lados. Espero sinceramente que jogue Nélson, a melhor opção para travar as incurções por aquele lado. Agora vai ser rezar para que Moretto não meta água, porque de resto, confio nos restantes jogadores.

 
At 3/26/2006 12:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Léo neste jogo fez muitos passes errados para adversários que ficaram com espaço livre para correr, eu não diria que faz um grande jogo mas um jogo assim-assim. Quem esteve bem na entrega da bola foi o Manuel Fernandes que fez realmente um grande jogo. O melhor em campo sem sombra de dúvida.

Agora a embirração contra o Moretto já chateia. O Moretto fez um bom jogo, estar a querer arranjar problemas com o guarda-redes é dar tiros no pé. Esta coisa dos adeptos com os guarda-redes (a época passada foi o Quim quem sofreu) é ridícula.

Desde que o Moretto chegou que anda tudo a ver se desastibiliza o homem, os jornalistas andrades e lagartos esmiuçam as coisas mais insignificantes e tentam arranjar problemas onde não os há. Depois do jogo contra o Liverpool li vários jornais ingleses e todos lhe teceram elogios, dizendo que tinha sido um dos responsáveis pela vitória do Benfica. Em portugal deu-se destaque às coisas mais mesquinhas.

Cada vez que temos um jogador que aparenta ser bom acontece isto. Lembrem-se do Luisão, se o Camacho não fosse teimoso, não tinha aguentado mais que uns jogos na equipa.

 
At 3/26/2006 1:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

jfilipe, o Moretto, conforme disse, esteve bem nos dois remates que teve de defender. Mas revelou-se muito inseguro nas saídas a cruzamentos, e em mais do que uma ocasião. O que até nem se compreende muito bem, porque sendo ele tão alto devia ser mais confiante quando tenta agarrar as bolas altas. E se tem dificuldades em agarrá-las, então deveria optar por simplificar e socar a bola, coisa que ele raramente tenta.

 
At 3/26/2006 2:54 da tarde, Blogger Pedro said...

O facto de ele querer agarrar a bola revela confiança. E ao contrário da maioria eu tenho confiança com Moretto na baliza coisa q não acontece qd é Quim ou Moreira.
Ontem há um lance em q ele tenta agarrar a bola, não consegue pq, parece, ter sofrido carga.Ele até fica no chão e é assistido. Mas o publico começou logo a refilar...

 
At 3/26/2006 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Falta nítida do Petit sobre Delibasic. Petit não olha e não joga a bola. Limita-se a jogar o seu corpo contra o do adversário, penso que não ha dificuldade em aceitar isto, cumprimentos

 
At 3/26/2006 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Petit salta de costas para o Delibasic que faz exactamente o mesmo movimento. É giro que os andrades (desculpa D'Arcy) e a lagartagem tentem arranjar casos mesmo quando não há. Não há um pingo de honestidade nessas criaturas quando falam do Benfica.

D'Arcy, na jogada em que o Moretto não agarra a bola foi atingido por um jogador do Braga (e aí sim era falta clara que não foi marcada). Desde o momento em que um jogador entra em campo com a camisola do SLB é para apoiar. Eu nunca percebi os adeptos que assobiam jogadores da casa.

 
At 3/26/2006 8:10 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Claro que os assobios não estão em causa. Já disse diversas vezes que sou incapaz de assobiar um jogador do Benfica, por mais mal que ele jogue. Até porque isso só contribui para aumentar o nervosismo do jogador.

Essa jogada que referes foi de facto faltosa, mas para além dessa ele teve mais um par de saídas que deixaram os adeptos a tremer um bocado.

 
At 3/26/2006 10:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Terça feira vamos ganhar, apesar dos "andrades" degularem uma data de galinhas pretas em sessões de feitiçaria.

 
At 3/26/2006 11:16 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/26/2006 11:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já viram?

http://www.canalbenfica.com/wender_trinca_petit.gif

 
At 3/26/2006 11:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Benfiquistas,

Podem pensar no que quiserem... continuam em terceiro no campeonato. Essa é que é a verdade. Além disso são benficiados pelos arbitro. Acho curioso o facto do D`Arcy, sempre tão afoito a falar das arbitragens contra o SLb, não se ter lembrado do penalti cometido pelo Petit, ainda na primeira parte, quando ele abalroa um jogador do Braga dentro da área. em qualquer parte do Mundo seria penalti. Na Luz não foi nada. Será que não o vou no estádio? será que foi comprar uma coca-cola e perdeu o lance? Ou será que mais uma vez o árbitro é que viu melhor? Ele que se explique!

O Petit que se lembre de marcar o ronaldinho Gaucho na terça-feira desta maneira. Bem, já sei que me vão chamar nomes por causa desta boca foleira mas a verdade dói, não dói?

E se voces fossem um bocadinho menos alucinados veriam que as hipoteses reais que têm contra o Barça são na realidade muito poucas. é verdade que o Barça está sem defesas (e até foi buscar jogadores do Barça B). Mas exactamante por isso, os jogadores vão querer dar o seu melhor para se mostrarem.

 
At 3/26/2006 11:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez, absolutamente e inteiramente de acordo com a tua análise ao jogo. Apenas realço a boa exibição do Manuel Fernandes.
VIVA O BENFICA!!!

 
At 3/27/2006 12:08 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Harry, deixa de te armares em parvo (leia-se Dias Ferreira - ou pior ainda, Jorge Gabriel). Sabes muito bem que eu raramente falo de arbitragens nos meus posts, e apenas abri uma excepção quando mencionei a situação do jogo da taça. E nem sequer fiz um ataque ao árbitro, comentei sim que o lance do golo era ilegal, e que portanto me deixava ainda mais irritado com a injustiça do resultado. Deixa de pegar numa situação única para inverteres as coisas e fazeres disso um cavalo de batalha. Escreveres que eu sou 'sempre tão afoito a falar de arbitragens contra o SLB' é uma rotunda mentira. Já estou farto de dizer que este espaço é meu, escrevo aqui o que quero, e não devo explicações a ninguém, por isso vê lá se te apercebes do quão sem nexo é a tua exigência para que eu me explique. Não escrevo aqui para satisfazer exigências de ninguém, e muito menos de um lagartão.

Mas se queres a minha opinião do lance do Petit (que só há minutos consegui ver na TV), fiquei com a mesma opinião que já tinha no estádio, ou seja, que aquilo só é penalty na cabeça de alucinados. O Petit salta de costas para o adversário, que contribui para o choque e se deixa cair. Quem visse o que escreveste pensaria que o Petit, qual defesa de futebol americano, tinha placado e abalroado o jogador do Braga.

E parece que tenho que explicar outra vez a diferença do que é sabermos que o adversário é favorito, e acreditarmos na nossa equipa. Quantas vezes tenho que te explicar o que é ser adepto de um clube? Quanto melhor e mais favorito é o adversário, melhor sabe uma eventual vitória, e é a esperança nessa alegria enorme que podemos vir a ter que nos leva a acreditar. Chama-se 'fé', e neste caso é fé clubística. É mais ou menos o mesmo que leva as pessoas a jogar no Euromilhões mesmo que a estatística diga que a probabilidade de ganharem é algo do género 1x10 elevado a -18. Com a diferença que as nossas probabilidade contra o Bercelona são bem melhores do que isto. É este desequilibrio aparente no papel que leva a que os nossos adversários internos celebrem quase sempre um vitória ou um empate contra o Benfica quase como se tivessem ganho alguma competição.

Eu já pedi muitas vezes que o fizesses, mas a verdade é que continuas sem o explicar: o que é que estavas à espera que os benfiquistas fizessem? O que é que considerarias um comportamento que não merecesse reparos da tua parte? Assumir cara de enterro logo a seguir ao sorteio, e deixar o estádio vazio por sabermos que o adversário é favorito? Passar o tempo todo a dizer 'Vamos perder'? Palavra que me custa entender a tua lógica. Não sei se já reparaste, mas tu refilas quando os benfiquistas têm confiança numa vitória, e refilas quando os benfiquistas celebram e se alegram com uma vitória. Parece que para ti o adepto ideal é o adepto amorfo, sem emoções de qualquer espécie. Caramba, que seca seria o futebol se eu o visse dessa maneira!

 
At 3/27/2006 12:08 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Já agora, a dentada do Wender no rabo do Petit é das coisas mais surreais que já vi num campo de futebol.

 
At 3/27/2006 2:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais uma prova do mundo distorcido pelo ódio em que vive a lagartagem. Quando não há nada eles inventam.

Quanto ao Barcelona, enfim o ceportem nunca levou as cores verde-ranho a uns quartos de final dos campeões que eu me lembre, daí o ressabianço deles. Além disso eles têm medo que o Benfica vença pois aí já não têm moral para estarem sempre a dizer que o SLB não vale nada e só ganha com a ajuda dos árbitros. Repara como tentaram desvalorizar o Manchester e o Liverpool. É gira a forma como já têm até uma desculpa pronta caso o Benfica ganhe: era a defesa do Barcelona-B.

Eu confesso que tenho uma grande fé para estes dois jogos com o Barcelona.

 
At 3/27/2006 2:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim, realmente ja estou a ver os centrais a cabeçearem de costas pq sabem q assim nao poderão fazer faltas. Bom metodo, podem ate juntar uma cotevelada porque estao isentos pois nao estao a olhar para o adversario. Ainda acreditam q as coisas acontecem por acaso? cumprimentos

 
At 3/27/2006 9:39 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não sejas mauzinho jfilipe. Em toda a sua história o ceportém já chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Uma vez. Em cem anos de vida, e quase cinquenta de Taça/Liga dos Campeões o ceportém já conseguiu uma vez estar nos quartos-de-final desta competição. Por isso estão habituados a estes ambientes, e sabem como ter contenção nestes momentos. Nós benfiquistas, que chegamos a esta fase da competição pela décima-sexta vez, é que somos uns desvairados.

Indivíduo: Se os centrais passassem a saltar de costas para cima dos adversários provavelmente não lhes acertariam muito, já que não podem ver onde eles estão. Não me parece uma forma muito eficaz de defender. Na minha opinião, a marcar-se penalti no referido lance seria um exagero. Outros podem ter opinião diferente, e esta de certeza que variará muito consoante a cor clubística de quem aprecia o lance. Mas até o Tribunal d'O Jogo, que como sabemos é marcadamente antibenfiquista, está dividido 2-2 em relação ao lance, o que demonstra que este não será tão descarado como alguns parecem querer fazer.

Já agora: uma dentada no rabo de um adversário é considerada uma agressão? ;)

 
At 3/27/2006 9:58 da manhã, Blogger Pedro said...

Espera aí o Harry Lime critica os benfiquistas por estes terem alguma esperança num bom resultado contra o Barcelona????

Mas é possivel ser-se assim tão básico?
Por essa ordem de ideias o q é q o scp quer fazer na LC? A ultima vez q lá teve fez um ponto...

Q eu saiba o Barça ainda não ganhou...como tal...

O lixado disto tudo é q são apenas os benfiquistas q ainda se podem dar ao luxo de ter essa fé...os lagartos..só na playstation....

 
At 3/27/2006 1:34 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Wender mordeu o rabo do Petit? Como é que um gajo morde o rabo de outro num campo de futebol? Que cena bizarra!

Pá, estou mesmo contente por o sporting se ter visto livre dele em Janeiro. Eu não queria um gajo desses a jogar na minha equipa.

Em relação ao Barça, vamos ver...

 
At 3/27/2006 1:37 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

é óbvio que uma dentada no rabo do adversário é uma agressão punivel com livre directo ou penalti se for cometida dentro da área.

A não ser que tenha havido consentimento mutuo. Nessa altura deixa de ser agressão para passar a ser uma coisa de que eu não me atrevo a falar num blog de bola (só uma pista: Calado e Melão)

 
At 3/27/2006 2:32 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que não houve consentimento, porque o Petit afastou-o logo com a mão. Não foi propriamente um Brokeback Football.

 
At 3/27/2006 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é... e mais uma vez o Nuno a dar mais três preciosos pontinhos so SLB
Força NNuno és um de nós!!

 
At 3/27/2006 4:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De colinho em colinho, de cilada em cilada, até à velha e habitual fraude.

Logro, fraude, burla, engano, tirar, et(c) pluribus unum

Ninguém os pára!...

 
At 3/27/2006 4:32 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já cá faltava uma grafonola a tocar o tradicional disco riscado. E ainda por cima é daqueles bem velhos, a 78 rpm.

 
At 3/27/2006 5:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

darcy, pergunto apenas: oferecer o rabo tem alguma conotaçao sexual?
Quanto a indecisao acho normal haver disparidade de opinioes pois é esse um dos poderes do futebol:dividir. Agora, o que eu quero dizer e q mesmo q uma falta seja sem querer não deixa de ser falta por causa disso, senao teriamos muitos mais lances para discutir. abraço

 
At 3/27/2006 5:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Claro que a intencionalidade ou não do lance não tem influência sobre o facto de ser falta ou não. Agora o que é preciso é saber nesta situação específica é se é falta mesmo, ou se é apenas um contacto normal entre jogadores, como acontece diversas vezes durante um jogo. A mim, sinceramente, parece-me mais esta última situação, em que dois jogadores saltam a uma bola. O contacto dos jogadores dá-se entre as costas do Petit e a zona do ombro do Delibasic, e julgo que seria excesso de rigor assinalar falta neste lance.

Claro que isto pode ser a visão que eu tenho do lance como benfiquista. Mas se o lance fosse ao contrário e fosse assinalado penalti a nosso favor, sentir-me-ia desconfortável com isso.

 

Enviar um comentário

<< Home