quarta-feira, março 29, 2006

Fortuna

Os Deuses da fortuna e um super-Moretto estiveram hoje com o Benfica, que acabou por não sofrer nenhum golo e assim empatar a zero o jogo com o Barcelona. Não sendo um bom resultado, ainda assim é um resultado que deixa o desfecho da eliminatória em aberto. Importante será não cometer em Barcelona alguns dos erros tácticos que cometemos hoje, sobretudo durante a primeira parte.

Foi com o regresso à 'fórmula Liverpool' que o Benfica entrou em campo hoje. Ao 4-3-3 do Barcelona Koeman respondeu igualmente com um 4-3-3, o que fez com que as duas equipas se encaixassem perfeitamente uma na outra, sendo visíveis os pares que se formaram em termos de marcações. O Benfica entrou muito mal no jogo, com alguns jogadores a aparentarem um grande nervosismo (Anderson e Beto, por exemplo...). E logo nos primeiros minutos o Barcelona teve uma boa oportunidade, quando o Moretto agarrou uma bola vinda do Anderson. Não sei se foi mesmo atraso ou não, mas na dúvida o melhor era mesmo chutar a bola. De qualquer forma na sequência do livre indirecto o nosso guarda-redes fez um par de boas defesas, que mostraram que ele estava inspirado entre os postes. Após apenas alguns minutos de jogo a superioridade do Barcelona era por demais evidente, e, a meu ver, muito por culpa da táctica utilizada pelo Benfica. Koeman disse antes do jogo que o Ronaldinho não seria alvo de marcação individual. O que eu não percebi na altura era que ele queria dizer que não seria o Ronaldinho a ser marcado individualmente, mas sim todo o Barcelona do meio-campo para a frente!

A táctica do Benfica na primeira parte parecia uma daquelas que nos ensinavam nos iniciados, em que nos diziam para nos preocuparmos apenas com o nosso adversário directo e nunca tirarmos os olhos dele. Isto foi desastroso perante uma equipa como o Barcelona, que sabe trocar bem a bola e tem jogadores com capacidade para conseguirem libertar-se de uma marcação individual. Bastava que um jogador catalão se soltasse para que se assistisse a situações ridículas em que ele corria com a bola em direcção da baliza praticamente sem oposição, porque os jogadores do Benfica saiam-lhe da frente, indo atrás do jogador que estavam a marcar em vez de atacarem o portador da bola. Houve duas jogadas então que foram absolutamente exemplificativas disto, uma do Van Bommel e outra do Iniesta, em que eles correram praticamente sem oposição uns cinquenta metros e depois só não marcaram porque um chutou ao lado, e no outro o Moretto fez uma grande defesa. Além disso havia o problema do Robert não defender, e raramente acompanhar as subidas do Van Bronckhorst, o que deixava o Ricardo Rocha, já bastante ocupado com a (boa) marcação ao Ronaldinho, muitas vezes só perante dois adversários. De uma situação destas surgiu uma oportunidade flagrante do Eto'o quase a fechar a primeira parte. Durante a primeira parte a posse de bola do Barcelona foi avassaladora, e contei pelo menos meia dúzia de oportunidades flagrantes para eles (Ronaldinho, Deco, Iniesta, Van Bommel(2) e Eto'o). O Benfica respondia apenas através de remates de longe, sendo os mais perigosos do Petit e do Manuel Fernandes. Foi só por um misto de felicidade, inspiração do Moretto e aselhice dos adversários que o Benfica não chegou ao intervalo a perder.

Algo teria que mudar ao intervalo, pois se os segundos quarenta e cinco minutos fossem mais do mesmo o resultado que daí deveria sair só poderia ser mau para as nossas cores. Felizmente Koeman deixou o Robert no balneário, fazendo entrar o Miccoli para ponta-de-lança e passando o Geovanni para a direita. Para além disso o Benfica abandonou as ridículas marcações individuais da primeira parte, passando a jogar mais à zona, e como resultado o jogo começou a equilibrar um pouco mais, e o Benfica a conseguir finalmente aproximar-se da baliza adversária. A superioridade do Barcelona manteve-se, mas agora de forma menos evidente, e a partir do final do primeiro quarto-de-hora o golo passou a parecer poder acontecer em qualquer uma das balizas. O Barcelona enviou uma bola ao poste (julgo que foi o Moretto quem a defendeu para o poste), e no seguimento do canto voltou a acertar no poste. Pouco depois foram o Simão e o Miccoli a estarem perto de marcar. Logo a seguir é o Van Bommel que permite uma defesa incrível do Moretto. Entretanto, e já com o Karagounis em campo (que voltou a fazer subir a qualidade do nosso jogo ofensivo), o Benfica volta a ter uma oportunidade flagrante para marcar, em que o Valdés nega o golo ao Simão isolado. Na fase final do jogo, sobretudo desde que o Deco saiu, o Barcelona perdeu bastante fulgor, e foi o Benfica quem teve mais iniciativa. Mas o resultado acabou por não se alterar, e agora temos mais noventa minutos para a semana para decidir quem segue em frente.

O Benfica e o seu treinador souberam reagir a uma péssima primeira parte, em que o domínio adversário chegou a ser avassalador. Léo, Luisão, Simão e Miccoli foram, na minha opinião, dos melhores. O Beto também esteve muito bem em tarefas defensivas, apesar de ter entrado desastrado no jogo. Na parte da construção de jogo é que, como sempre, já esteve pior. Quanto ao Moretto, fico quase sem saber o que dizer. Se não sofremos golos, a ele o devemos, que fez defesas incríveis. Mas depois alterna estas intervenções brilhantes com erros básicos, como quando passou a bola ao Van Bommel e este quase marcou. Mas obviamente que muito do mérito do nulo do Barcelona passa pelas suas mãos. O Ricardo Rocha esteve impecável na marcação ao melhor jogador do mundo, que a meio da segunda parte se viu obrigado a procurar outros terrenos. Quando isto aconteceu, e o Eto'o veio para a esquerda, mereceu o mesmo tratamento. Pena é que ele quase não participe nas acções ofensivas, mas sendo um central de raíz, isto compreende-se.

Que o Barcelona no papel é melhor que nós, e tem diversos jogadores capazes de decidir um jogo, isso não duvido. Mas não me venham dizer que o desfecho da eliminatória está decidido. 0-0 é um resultado traiçoeiro, e se daqui a uma semana estivermos inspirados, não cometermos os mesmos erros da primeira parte de hoje, e os Deuses voltarem a sorrir-nos, uma grande surpresa é possível. Eu acredito.

54 Comments:

At 3/29/2006 1:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu também acredito. É muito vulgar uma equipa passar a eliminatória depois de ter empatado a zero no seu campo. Para isso, basta muitas vezes um golo (sobretudo se for alcançado antes do adversário). Só espero que a sorte acompanhe o Benfica como tem feito até aqui. Quanto ao jogo, concordo com a análise, apenas refiro que Robert não é jogador para o Benfica. É uma perfeita nulidade. Para ser útil, um jogador tem de correr. Se nem em jogos destes o homem corre, não podemos esperar muito dele. Por mim, não o quereria ver mais no Benfica, mesmo que apresente um ou outro pormenor interessante (cruzamentos e livres). Só espero que não jogue em Barcelona porque jogar com dez é uma táctica suicida.

 
At 3/29/2006 1:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os erros do Moretto são os mesmos que o Luisão fazia quando chegou ao Benfica, os jogadores têm que se habituar a jogar quase sem tempo para pensar. Mas estas coisas aprendem-se a jogar, não é no banco, e o homem é mesmo bom. O zunzum dos adeptos é que não ajuda.

Nas duas bolas ao poste, uma foi desviada pelo Moretto, outra pelo Léo. O nervosismo dos jogadores até que foi normal, afinal a equipa não tem assim tanta experiência nestas coisas. Pela negativa eu destacaria apenas o Laurent Robert, o Miccoli devia ter jogado de início.

Foi pena o árbitro não ter marcado aquela mão na área, mas continuo confiante. O nosso meio campo com Petit, Beto, Manuel Fernandes e Karagounis parece-me capaz de controlar o Barça, depois é uma questão de ver se Nuno Gomes e Simão conseguem marcar.

 
At 3/29/2006 7:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Continua a ser incompreensivel como o Koeman "faz" a linha da equipa. Deve ser, solteiros para um lado e casados para outro.
A melhor equipa nunca, mas nunca entra de inicio. Então jogadores como Miccoli e Karagounis, internacionais, maduros, que já jogaram em grandes campeonatos e equipas (e jogam), que têm outra "rodagem" e que já tiveram(e isto é muito importante) como companheiros de balneário "feras" tão perigosas como os jogadores do Barcelona, ficam de fora?
Para quê sr, Burro Koeman? Surpreender na 2ª parte?
O mesmo para o guarda-redes,Moretto tremia que nem varas-verdes e só por "estranha" fortuna o Barcelona não marca por duas vezes com erros que nem o guarda-redes do Fófó dava. Senhor Burro Koeman, tem no banco um guarda-redes com experiencia internacional que joga na selecção e que só por teimosia sua não joga no Benfica.
Não gostei mesmo nada dos indices psicologicos da equipa. Parecia o Benfica pré-eriksson, cheio de complexos de inferioridade, verdadeiro pavor e niveis de ansiedade muito elevados.Acho que a nivel mental o valor desta equipa é nulo, ao contrario do ano passado.
Bem, já para não falar do Robert.
Sr. Burro Koeman, o que é que o Robert fez para ser convocado para este jogo? o quê, caraças?
O Robert nem para homem-estatua na Rua Augusta serve.
As escolhas de burro koeman são só equivocos.
Não alinho na tese dos coitadinhos de que a equipa até não esteve mal, e que é normal estarem nervosos e que o Barcelona é a melhor equipa do mundo, etc...
A primeira parte foi má de mais para uma equipa que foi campeã nacional e está nos 4ºs de final da Champions League.Ontem senti vergonha.
Que percam por 2,3,4-0, mas percam com dignidade, percam porque lutaram , porque jogaram os melhores, porque deram tudo.Não porque foram fracos, medrosos, mediocres.

 
At 3/29/2006 9:34 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Robert esteve muito fraco, e a equipa entrou muito nervosa, é verdade. O Moretto fez três erros graves, mas compensou-os, e bem, com as defesas que fez. Também não ajuda nada começar-se logo a ouvir um burburinho vindo das bancadas de cada vez que a bola lhe é atrasada.

Mas para mim o maior erro da primeira parte nem teve a ver com as escolhas para o onze inicial. O erro foi, conforme disse, táctico. Não se pode marcar individualmente toda uma equipa como o Barcelona do meio-campo para a frente. E foi disto que o Barcelona tirou partido durante os primeiros 45 minutos

 
At 3/29/2006 10:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu acredito. E muito...

É verdade que tivemos muita sorte. O barça teve várias oportunidades flagrantes para marcar mas felizmente não o conseguiu. E na 2ª mão com o barça a ter que marcar e nós a jogar em contra-ataque acho que podemos surpreender.

Não compreendo as criticas do anonymous. Penso que na liga dos campeões não há grandes duvidas com que 11 jogar. Só cedo relativamente ao Robert que é realmente uma nulidade.

"Então jogadores como Miccoli e Karagounis,.......ficam de fora?"

Micolli não jogou pq para variar está a recuperar de uma lesão. Para mim é um grande jogador. A frente de ataque ganha logo outra dinâmica. Se tivesse estado bem desde o inicio da época certamente o SLB estaria noutra posição na superliga. Espero que esteja a 100% para a próxima semana.
Quanto a Karagounis, não tem capacidade fisica para jogar desde inicio. Basta ver as oportunidades que lhe foram dadas no 11 titular e as péssimas exibições conseguidas. O grego aparece em bom plano depois de lá andar o Beto a cansá-los.

"O mesmo para o guarda-redes,Moretto tremia que nem varas-verdes..."

Moretto é capaz do melhor e do pior. Acho que tem muita qualidade, mas tb muita inexperiência, o que é compreensivel se pensarmos que à 2 anos estava no felgueiras. Portanto, deêm-lhe tempo pq acho que pode ir longe.

"Bem, já para não falar do Robert."

Robert era o que se esperava. Por alguma razão aquecia o banco no portsmouth. Joga para se tentar aproveitar o seu remate e as bolas paradas, mas faz desesperar qq um... Ridiculo mesmo foi ter dito antes do jogo que podiamos esperar um grande Robert. Mais valia ter ficado calado...

"Acho que a nivel mental o valor desta equipa é nulo..."
Se fosse nulo, podes ter a certeza que não tinhamos chegado aos quartos de final eliminando o liverpool e o manchester pelo caminho.

"A primeira parte foi má de mais para uma equipa que foi campeã nacional e está nos 4ºs de final da Champions League."

Caso não tenhas reparado, do outro lado estava ronaldinho, deco, e'too, van bommel, larsson...

"Ontem senti vergonha."

Tenho pena que tenhas sentido vergonha por a tua equipa, que não chegava a este nivel europeu à mais de 10 anos, ter sentido dificuldades contra a melhor equipa da europa e eventualmente do mundo. Dá ideia que és daqueles adeptos que são tão rápidos afastar-se e criticar quando o SLB perde e passa por maus momentos, como a exultar quando vence. Enfim...

Quanto ao Koeman, já o disse aqui, só tenho uma critica a apontar, acho que não soube gerir nem moldar a equipa relativamente ás exigências do futebol português. Passou quase 1 ano e continuamos com os mesmo problemas que no inicio. Mas isso são outras questões.

 
At 3/29/2006 10:57 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Era para responder ao Anónimo, mas o Porco já disse tudo. Como é possível que depois do jogo (e resultado) que conseguimos ontem ainda haja benfiquistas(?) que insultem o treinador e tenham sentido vergonha (!!!) da equipa. A colecção de cartões rasgados na casa do Anónimo deve ser imensa, ou então o mais provável é ser daqueles quem nem sequer é sócio e ainda se dá ao desplante de dizer aquelas barbaridades. Haja paciência...

 
At 3/29/2006 11:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Miccoli e o karagounis não jogam de inicio por opção do treinador. Pura e simplesmente.
Fisicamente karagounis não tem capacidade fisica para jogar de inicio? Quem disse?Se deu más indicações em jogos anteriores o que dizer do beto?
Curiosamente a tua análise ao Moretto é, deem-lhe mais tempo uqe pode ir longe.Em que ficamos?
Ontem nos 1ºs 45 mts. só não levamos 5 ou 6 por manifesta má sorte do Barcelona.E senti vergonha, porque não dizê-lo, isso não me faz nem mais ou menos benfiquista, ou mais ou menos crente ou mais ou menos apoiante. Simplesmente não me escondo atras de análises estereotipadas e piedosas dos eternos coitadinhos.

 
At 3/29/2006 11:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu tinha-te avisado em relação ao moretto, ele ontem salvou...e já viste q qd ele erra tirando o jogo da amadora eles nunca marcam, ou se marcam aparece um fiscal de linha salvador?este homem está abençoado e vai longe...qt ao jogo, tal como disseste, a partir do momento em q o benfica se deixou de marcações individuais a música foi outra e o desnível nao foi assim tao grande...em principio para camp nou o miccoli será titular, mas hj ainda n dava por estar a recuperar da lesão e se entrasse de inicio provavelmente nao jogaria como o fez na 2ª parte.Karagounis tb so entrará na 2ª parte em barcelona.uma coisa tenho certeza, mesmo q se perca, o jogo nao vai ser tao desnivelado como o de ontem, e há espaço para a surpresa.o barça já perdeu em casa este ano e se tiverem demasiado confiantes td é possível (e se nao estiverem tb).e nas oportunidades q criarem tá lá o moretto...se marcarmos 1º passamos...equipa pra barcelona:(a q acho q vai jogar não a minha!):moretto, rocha,luisao,anderson, leo;petit,beto,manuel fernades;miccolli,simao,nuno gomes;karagounis e geovanni entram de certeza e dps conforme correr o jogo, nelson ou robert.

 
At 3/29/2006 11:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

com um árbitro sem medo de apitar penaltis contra o barça se eles existirem e se os jogadores nao estiverem nervosos no inicio como cá tb ajudará...Viva o Benfica!

 
At 3/29/2006 11:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e já me esquecia de um derrube ao simao qd ele se isolava...era vermelho evidentemente...bem podia dizer a nojentamente facciosa imprensa catalã, que o árbitro perdoou

 
At 3/29/2006 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A velocidade que o Barça imprimiu na primeira parte foi estonteante, uma equipa habituada ao campeonato Português só podia ser surpreendida. Tivémos sorte é claro, mas eu não vejo vergonha nenhuma nisso. A equipa aguentou o choque inicial, organizou-se e à medida que o jogo foi andando começou a controlar as operações.

O Benfica mostrou este ano ser talhado para uma competição bastante melhor que o nosso campeonato. Mas a equipa precisa primeiro de perceber isso. Como disse o porco temos jogadores que há dois anos estavam no felgueiras.

Não se pode esperar que os jogadores não tremam um bocadinho quando jogam pela primeira vez com o Barcelona. Ainda por cima com os imbecis que passaram o jogo todo a desconcentrar o Moretto. Depois de estar campo, um jogador do Benfica só pode ser aplaudido (incluindo o Robert que não jogou nada). Se esses gajos não sabem ser benfiquistas que mudem para o ceportem.

Mas acho que os jogadores com este jogo ganharam alguma confiança e tenho esperança para o jogo lá.

 
At 3/29/2006 3:42 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Em relação ao Van Bommel (que é um jogador que eu admiro há muito), ontem enquanto o via jogar não conseguia parar de pensar que quando estive no Camp Nou os adeptos do Barcelona passaram o tempo a dizer mal dele, e consideram-no uma nódoa. Quam me dera ter uma equipa para poder dar-me a um luxo desses...

 
At 3/29/2006 6:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu já não via uma equipa ser humilhada desta forma desde os 7-0 de Vigo, a diferença foi que este jogo acabou por milagre inexplicável sem golos, quando o resultado mais certo caso não houvesse milagres seria o 1-9!!!

 
At 3/29/2006 6:28 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Palavra de honra que eu sofro com os desgostos que o Benfica te dá Apre. Até te metem a ver 'humilhações' por todo o lado. Se calhar é para te fazerem esquecer a humilhação de uma certa equipa lacaia do FCP ter começado a época a anunciar que iam lutar pela Europa e agora estar a lutar para não descer. Vê lá se no próximo fim-de-semana o Benfica mesmo em poupança para Barcelona não acaba por te dar mais um desgosto e empurra essa equipa mais para baixo.

 
At 3/29/2006 9:52 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Os comentários dos benfiquistas ao jogo de ontem são deveras educativos.

Uma pessoa fica a saber como é que um adepto do Gil vicente ou do Paços de Ferreira se sente após um empate contra um grande (falo obviamente do Sporting, do Porto e do Braga).

Mas vamos em frente, que estas verdades deixam os benfiquistas nervosos...

O que se viu ontem foi o óbvio. o Benfica só joga bem contra equipas, como o Liverpool, que não jogam futebol mas s"Charutobol", um desporto em que o objectivo do jogo não é meter um bola numa baliza ou num cesto mas ver quem é consegue chutar o maior charuto para área adversária.

Contra equipas que joguem futebol, aquele desporto bonito em que jogam 11 com o objectivo de meter a bola numa baliza, o Benfica revela as suas óbvias limitações. Lá na gfrente o simão e o Rato miccoli são de facto muitos bons e a defesa também não é má. A grande diferença entre o Benfica uma equipa de futebol está no meio campo. O Petit luta muito e dá muita porrada mas é limitado especialmente quando comparado com o Deco que cumpre funções semelhantes no Barça.

O Manuel Fernandes é bom jogador mas limitado. É rdicula a fantasia que os benfiquistas tinham há uns meses de que o Mourinho andava atrás dele (um dia destes hei-de de falar das fantasias benfiquistas em torno do Mourinho). O homem não tem muito a ver com o Makelele para falar verdade.

A grande diferença entre o Barça e o Benfica acaba por nem estar ao nivel das estrelas (se bem que elas ajudem) mas especialmente ao nivel da organização da equipa no meio campo. É impressionante a forma como os do Barça estavam organizados.

É verdade que o Barça tem uma defesa fraca e foi por aí que o SLB podia ter marcado é que uma vez ultrapassado o meio-campo não era muito dificl chegar à baliza do Barça.

 
At 3/29/2006 9:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Não falei do Beto no meio campo do Benfica porque nem me lembro dele...

 
At 3/29/2006 10:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Espero que ninguém me chame impotente futebolistico por ter estado pelo Barça ontem.

é que para falar não estava para me chatear e queria que o Bemfica aprendesse qual o seu verdadeiro lugar no +anorama do futebol europeu em 2006 (que é 1966 + 40... para os benfiquistas que não saibam matemática)

 
At 3/29/2006 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O resultado daquela aparência de partida de futebol de ontem, num mundo normal, ordeiro, de paz e justiça, liderado sem contestação pelas políticas do Presidente Bush, seria Benfica 1 Barcelona 7 (e duas bolas no poste).

Mas não, o Benfica é o Benfica e a noite de ontem viu condensar sobre o hectare da Luz o conjunto de fenómenos mais tipicamente benfiquistas de sempre no mais curto espaço de tempo sempre.

Penso que ninguém terá a lata de sugerir que aquilo que se passou ontem foi uma coisa normal.

Aconteceu Benfica: uma equipa, com tanta mija, tanta mija, tanta mija, tanta mija, tanta mija, que me termina um jogo onde lhe apareceram sete (7) jogadores adversários isolados à frente do guarda-redes e mesmo assim chega ao fim daquela coisa ainda com possibilidades de argumentar que "teve azar" e que o "árbitro a prejudicou".

Eu acho que, depois daquela dança do sol às nove da noite de terça-feira 28 de Março de 2006, conseguir andar de cabeça levantada e com bitaites para proferir é uma proeza que só mesmo ao alcance de um benfiquista. E um sinal claro do estado de insolvência moral da nação.

 
At 3/29/2006 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A história do jogo de ontem faz-se da seguinte realidade: o Barcelona passou ao lado de uma das maiores goleadas da sua história em jogos fora de Camp Nou. E porquê? Por mérito de um Benfica imponente e personalizado? Não. Apenas e tão só pela azelhice e pouca sorte dos espanhóis.

No entanto, a história que nos querem impingir hoje, na imprensa vermelha do costume, é diferente da real. Muito mais imaginativa. Basta ver a primeira página de A Bola de hoje. Se aquilo é tudo o que se retira de um jogo como o de ontem, estamos conversados. De resto, e quanto aos penaltis, os jogadores benfiquistas têm razão em protestar, pois em Portugal estão habituados a que se marque todo e qualquer contacto dos braços e mãos do adversário com a bola. Por isso têm toda a legitimidade em reclamar por penaltis.

Outro exemplo da fantasia em que caiu um certo tipo de comunicação social é a tentativa de nos convencer de que o Ricardo Rocha não deixou o Ronaldinho jogar. Em todo o jogo, houve dois lances em que Ricardo Rocha tirou a bola ao brasileiro, lances esses comemorados na Luz como se de golos se tratassem. Para além disso, vimos Ronaldinho a rematar à baliza a passe de cabeça do mesmo Ricardo Rocha, vimos Ronaldinho e fazer a jogada que dá origem ao falhanço de Deco, vimos Ronaldinho a isolar Larsson pela direita com a bola a bater no poste. Vimos isto e mais do Ronaldinho, mas para os jornalistas muito "patriotas" a pergunta que interessou fazer ontem, como eu ouvi, foi:

"Ricardo Rocha, como se anula Ronaldinho?"

 
At 3/29/2006 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«El águila sigue volando de milagro ... una goleada del Barça al descanso no habría extrañado a nadie... que hasta seis veces pudo adelantarse en el marcador el equipo de Rijkaard»

in As

 
At 3/29/2006 10:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«Pocas veces lo habrá tenido el Barça tan fácil para sentenciar una eliminatoria ... pudieron irse con 0-4 al descanso»

in Sport

 
At 3/29/2006 10:32 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Lindo! Lindo! Tanta azia junta! Agora vão ter que aguentar pelo menos mais uma semana para aliviar esses maus fígados que andam a acumular bile desde Dezembro. E nem quero imaginar os pesadelos que vão ter só com a perspectiva tenebrosa do Benfica conseguir passar a eliminatória. Vão ser só suores frios durante a noite. Porque convenhamos, quem vem depois de um jogo como o de ontem, que não tem nada a ver com a sua equipa, fazer comentários destes para um blog benfiquista só pode mesmo estar carregadinho de um qualquer sentimento mesmo mau. Um dia ainda hei-de compreender porque razão perturba tanto certas pessoas verem os benfiquistas contentes.

E Harry, a sério, pára. É degradante a imagem que dás quando encavalitas os óculos na ponta do nariz, pegas no ponteiro, e começas a leccionar os benfiquistas. Tenho a certeza que tens muito para nos ensinar, mas não estamos interessados. Ali do outro lado da 2ªCircular talvez estejam. Ou então há sempre a hipótese dos peixes.

 
At 3/29/2006 10:38 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Quanto ao penalti, fica a opinião de uma imprensa extremamente facciosa pró-Benfica sobre o lance:

Al 27', con un Karagounis, in più, il Benfica si vede negare un netto rigore da Bennett; chiaro il fallo di mano di Motta in piena area.

in Gazzetta dello Sport

Acho que percebem o suficiente de italiano para entender isto. Mas é óbvio: os sacanas dos italianos do jornal cor-de-rosa estão todos feitos com a imprensa portuguesa vermelha.

Curem-se pá. Nenhum benfiquista coloca em causa que tivemos muita sorte ontem, e que o Barcelona foi superior. Aliás, fazerem comentários desse tom precisamente neste post só prova que não o leram antes de desatarem a marrar com o teclado. O ódio tem destas coisas: tolda a capacidade de raciocínio e análise. Mas o penalti existiu mesmo. E sendo o Barcelona superior ou não, uma coisa não nos conseguiram tirar ontem: a capacidade de sonhar. Após o resultado de ontem, os benfiquistas vão poder continuar a sonhar durante mais uma semana. E isso, meus caros, isso é que vos lixa a cabeça. Porque, conforme disse, vocês são tão mesquinhos que não suportam a ideia de ver um benfiquista contente.

 
At 3/29/2006 10:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/29/2006 10:56 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Aquilo é o que eu vi do jogo, mais nada. até acho a minha análise benevolente para com o Benfica. Por exemplo, não falo das fifias do moretto, não falo da nulidade que voces foram na primeira parte... pá até fui um gajo porreiro, não achas?

Eu estava a ver aquilo e estava um bocado chocado por o Barça não vos estar a violentar frio.

Se os benfiquistas do alto da vossa paixão e dos vossos orgasmos multiplos viram outro jogo é lá convosco. Cada um toma as drogas que quer.

 
At 3/29/2006 11:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Um conselho de amigo, nunca mais voltes a escrever coisas como as seguintes:

E sendo o Barcelona superior ou não, uma coisa não nos conseguiram tirar ontem: a capacidade de sonhar

Man, isto é telenovela venzuelana no seu pior. Quem não te conhecer bem começa logo a suspeitar do pior!

Isto é um blog de bola em que se fala de bola e não de fotonovelas bolivianas. Muitas vezes suspeito que o benfiquismo não passa disso mesmo...

 
At 3/29/2006 11:02 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Só uma nota: não fui que andei a fazer copy/paste das postas do maradona para os comentários deste blog. Se bem que não me tanha faltado vontade.

 
At 3/29/2006 11:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Continuo a dizer que não leste o meu post, por isso o que escreves deixa de fazer muito sentido. Não sei de que forma mais explícita poderei escrever que o Barcelona foi superior e que o Benfica teve muita sorte ontem. Se não te conhecesse pensaria que tinhas dificuldades em interpretar textos de português.

Quanto ao pormenor de sonhar, pensa o que quiseres. Eu sonho que o Benfica pode passar a eliminatória desde o dia do sorteio, mesmo sabendo do favoritismo do Barcelona. E o resultado de ontem permite-me continuar a sonhar durante mais uma semana. É tudo.

E agora é que me confundiste: no post anterior vejo um Harry Lime a meter um texto do maradona na secção de comentários. Estás a dizer que aquele Harry Lime é outro Harry Lime? O profile é o teu, por isso não percebo porque é que dizes que não foste tu quem o fez. Andas a deixar outras pessoas usarem o teu computador para despejarem antibenfiquismo aqui?

 
At 3/29/2006 11:51 da tarde, Blogger D'Arcy said...

P.S.- Já agora, isto não é um blog de bola. É um blog de benfiquismo, em que também se fala de bola.

 
At 3/30/2006 1:46 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Aos representantes que aqui se manifestaram dos 4 milhões com problemas de fígado: o Benfica poderia ter sido goleado pelo Barcelona, mas não foi; os vossos clubes poderiam ter ultrapassado colossos europeus como o Halmstads e o Artmedia, mas ficaram pelo caminho. Percebem a diferença?!?! (Vá, agora digam que tiveram muito azar e nós muita sorte...)

 
At 3/30/2006 1:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A azia da lagartagem, em especial do Harry lime, que deve injectar na veia umas coisas valentes, ao ponto de nem se lembrar dos posts da véspera, é realmente impressionante. Para o Benfica levar 7 primeiro tinha que entrar o 0-1, mas enfim, os verde-ranho conseguem ver goleadas em resultados de 0-0, tal como conseguem ver ajudas dos árbitros em todos os jogos que o Benfica ganha.

 
At 3/30/2006 12:36 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/30/2006 12:43 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

"Outro exemplo da fantasia em que caiu um certo tipo de comunicação social é a tentativa de nos convencer de que o Ricardo Rocha não deixou o Ronaldinho jogar. Em todo o jogo, houve dois lances em que Ricardo Rocha tirou a bola ao brasileiro, lances esses comemorados na Luz como se de golos se tratassem. Para além disso, vimos Ronaldinho a rematar à baliza a passe de cabeça do mesmo Ricardo Rocha, vimos Ronaldinho e fazer a jogada que dá origem ao falhanço de Deco, vimos Ronaldinho a isolar Larsson pela direita com a bola a bater no poste. Vimos isto e mais do Ronaldinho, mas para os jornalistas muito "patriotas" a pergunta que interessou fazer ontem, como eu ouvi, foi:

"Ricardo Rocha, como se anula Ronaldinho?""

Este comentário, e outros, sempre anónimos, mostra que os mais desiludidos com o empate na Luz não são os culés, mas antes os frustrados que adormecem e acordam com o Benfica na cabeça enquanto se coçam furiosamente, rangem os dentes e mordem o lábio.
Reparemos nos três lances de Ronaldinho que são mencionados. O primeiro deriva de um alívio dentro da área em que o Ricardo Rocha sai da barreira. O segundo de uma jogada em que Ricardo Rocha desce pela direita e Beto falha a abertura para a lateral, dando azo a um contra-ataque. O terceiro, numa altura em que Ronaldinho Gaúcho já joga pelo centro do terreno e é Eto'o quem, jogando sobre a esquerda, se dá à marcação do Ricardo Rocha. Se não viu isto e continua a dizer que o Rocha só cortou duas bolas (não é irónico que o resumo do jogo tenha mostrado, precisamente, essas duas intervenções do Rocha), das duas umas: não viu o jogo; percebe tanto de futebol como eu de engenharia biotecnológica: nada.

A bola, agora, está do lado do Barça. Vendo bem, até já estava antes deste jogo. Mas por mais redutoras que sejam as nossas hipóteses elas existem. Teremos de jogar concentrados, com garra e muito espírito de sacrificio. Pessoalmente, manteria o trio do meio-campo, juntar-lhe-ia Karagounis para lançar os contra-ataques, e deixaria o Simão e o Miccoli abandonados lá na frente para explorar os buracos que o Barcelona vai abrir atrás. A velocidade e a criatividade destes dois jogadores são as nossas principais armas e há que rentabilizá-las. Depois lançamos o Geovanni para largar uma bomba do meio-campo. :)

 
At 3/30/2006 4:01 da tarde, Blogger tma said...

D'Arcy, mais uma vez, identifico-me plenamente com a tua análise. Em suma, o Barcelona evidenciou que é, clara e incontestavelmente, a melhor equipa, embora não o tenha conseguido expressar em golos (e ainda bem!!!), e que muito do perigo criado pelo Barcelona se deveu a um erro colectivo (marcações individuais, sendo que o Robert marcava, individualmente, a relva), permitindo que jogadores que não eram alvo dessa marcação isolarem-se (e outra aspecto evidente foi o número de vezes em que, em fase de contrução de jogo, o Motta ficava uma eternidade com a bola nos pés, à espera que alguma marcação se desfizesse, sem que ninguém fizesse pressão sobre ele, precisamente para não desfazer nenhuma marcação...), e a erros individuais do Moretto (que depois compensou com monumentais defesas - prova de que o que lhe falta é, acima de tudo, tranquilidade). Ainda sobre o Moretto, saliento o que disse o JFilipe: não é fácil abordar lances em que se sabe que o falhanço pode ser "letal" quando ainda não se tocou na bola e o público já está a produzir ruido... Compreendo que não seja fácil gostar do Moretto, mas por muito que não se goste dele, antes de se manifestar em lances como os de anteontem, devia pensar que mais desagradável ainda é o Benfica sofrer golos e perder jogos por falhas de concentração devidas à pressão que o próprio público cria sobre os jogadores.

Para além do Moretto (pela negativa e positiva), também destaco o Ricardo Rocha, pelas razões já apontadas.
Para falar em RR, temos, obviamente, que falar em Ronaldinho. Nesse aspecto, acrescento ao que o Koelhone disse (e bem) sobre a inteligência do Ronaldinho, que até "meio eclipsado" joga de forma extremamente inteligente, um pormenor na marcação de um livre, em que ele (que tinha sofrido a falta), levanta-se logo (algo que tb admiro no Ronaldinho: está sempre de pé, pronto a jogar e sorridente, mesmo depois de levar as maiores porradas) e marca de imediato o livre, criando mais um lance complicado para a defesa do Benfica resolver.
O penalty (mão do Motta) é evidente (assim como o "abalroamento" do Simão, quando este se isolava). No caso do penalty, há que dizer que o árbitro só não marcou porque não quis, pois àquela distancia (eu estava praticamente do lado oposto e vi!!) parece-me improvável que ele não tenha visto e para arbitrar um jogo numa fase destas da CL, é porque sabe perfeitamente que neste tipo de lances não é a intencionalidade que conta: o facto de o Motta estar com os braços afastados do corpo, e assim cortar uma jogada dentro da área, é mais que motivo para marcação de penalty (e à distância que a bola foi chutada, nem se pode falar em remate "à queima").
Mas independentemente disso, é incontornável reconhecer a monumental sorte que o BEnfica teve. O maior equilíbro conseguido na segunda parte (não deixando, ainda assim, de ser óbvia a superioridade do Barça) espero que seja sinal de que, em Barcelona, o Benfica terá condições para disputar a eliminatória e, com muita humildade, eventualmente vencê-la!! Nem que as hipóteses teóricas do Benfica sejam de 0,1%, eu acredito que esses 0,1% de probablidade são suficientes para o Benfica ganhar!!!

BENFIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICA!

 
At 3/31/2006 7:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro D'Arcy,

Por favor não sofras por mim. Não me doi nada, a sério eu até sou Português nas competições europeias.

Só sofro é se a vossa sorte continuar no jogo com o Belenenses no Restelo.

 
At 3/31/2006 11:10 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Benfiquistas,

Em primeiro lugar quero dizer-vos que de facto fiz copy/paste de uma posta do maradona nos comentários da posta anterior do D`Arcy.

Nesta posta (e quando escrevi aquilo referia-me a esta posta, apesar de ter falado em blog) têm inumeros exemplos da excelsa prosápia do homem nos comentários deste post postados muito provavelmente por ele próprio sob o manto do anonimato. Digo isto para não julgarem que eu ando nas drogas. Se alguem aqui anda nas drogas são os benfiquistas. De facto, o Benfica é pior do que o cavalo.

Feito este reparo, vou direito ao assunto: os benfiquistas são uns nabos. São uns toscos. Pior, do que isso, não passam de um bando de montanheiros!

Basta ver a forma como reagiram às provocações dos sportinguistas (que vêm aqui com o objectivo assumido de vos chatear o juizo). É incrivel: voces reagem como se o pessoal vos tivesse chamado de filho da puta para baixo.

Acho que é esse o vosso problema. Voces amam mais um bando de idiotas que ganham fortunas aos pontapes na bola do que a vossa própria vida! Só temos de reparar nos idiotas que beijaram o Nuno Gomes após o golo que ele marcou na última jornada. Estes são os gajos que muito provavelmente se embebedam enchem de porrada as respectivas esposas quando o Glorioso perde um jogo.

Aliás, penso que o falhanço de todos aqueles golos pelo Barça se enquadram numa campanha (financiada pelo governo portugues) para diminuir a violência doméstica e o consumo de alcool em Portugal. Imaginem o que teria acontecido se o Barça tivesse enfiado no Glorioso os 6 ou 7 que o Glorioso merecia.

Posto isto deixo uam questão no ar: haverá algum clube mais patético do que o Benfica?

 
At 3/31/2006 11:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Harry lime realmente não deve andar na droga, deve é ter um problema mental qualquer. Eu não bato na mulher, nem me embebedo nos dias dos jogos. Eu não vou aos blogs dos outros clubes dizer chorrilhos de disparates, insultos e mentiras. Eu não queria alimentar aquilo que me parece ser uma desordem neurológica grave mas não resisto.

Quanto a clubes mais patéticos que o Benfica há pelo menos um, que não tem adeptos mas sim "simpatizantes". Um "clube" formado por um conjunto de pessoas que não vibram nem têm paixão pelas suas cores verde-ranho. Um clube onde os adeptos não se importam que a equipa perca, desde que isso signifique o Benfica não ser campeão. Um clube cujos adeptos vibram menos com as vitórias da equipa que com as derrotas do Benfica.

 
At 4/01/2006 12:05 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Acabei de encontrar um novo chavão do Benfica: é o clube da Paixão!

Os outros chavões são:

-A História o Glorioso é Grande porque ganhou umas taças há mais de 40 anos. o facto de term estado 11 anos sem ganhar nada ou que não consigam passar a mediania na Europa nãos os consegue demover das sua ilusões de Grandeza.

-Os Pobrezinhos o Benfica é o clube do Bom Povo Português. Os Humildes, os Pobres e os Simples são e sempre forma do Benfica. Os benfiquistas esquecem-se de 2006 é muito diferente de 1926. E se essa distinção existiu no passado hoje em dia não faz qualquer sentido. Basta olhar para os presidentes do Benfica, todos eles pobrezinhos e humildes. Esta obssessão pelos descamisados é mais um sinal de que o Benfica não é um clube europeu, é um clube sul-americano. Deve haver um Sport Assuncion y Benfica algures no Paraguai.

-Os Coitadinhos os benfiquistas têm invariavelmente a mania da perseguição. Este é sem dúvida o mais bizarro dos estigmas benfiquistas. É que uma pessoa normal (não-benfiquista, portanto) perguntaa-se: como é que um clube com 14 milhões de adeptos (e 6 ou 7 em Portugal) pode ser perseguido? Um clube com esta dimensão não é perseguido pelos outros, persegue-os! Só há uma explicação para isto não acontecer: a extrema tosquice dos seus dirigentes e adeptos.

-O Futebol de Ataque os benfiquistas gostam todos de um Benfica à Benfica, ofensivo, atacante e dominador. No entanto o ano passado não hesitarm em encher estádios em todo o Pais para ver o Glorioso vencer jogos por 1-0 recorrendo ao mais cinico cattenaccio. A razão para este fenomeno é simples. É que o Benfica tinha hipoteses de ser campeão. Por aqui se vê que os adeptos do Benfica não são muito diferentes dos dos outros clubes. Só aparecem quando o clube ganha e não se preocupam se o Benfica ganha a jogar em cattenaccio ou em laranja mecanica. A coerencia (e a a Paixão!) é a qualidade que eu mais aprecio nos benfiquistas.

Estes são os estigmas bemnfiquistas. Agora juntou-se-lhe um novo: a Paixão. O enredo da telelenovela mexicana está agora completo. Estes estigmas representam o core da patética condição benfiquistas, sempre condimentada com uma hipocrisia light muito portuguesa.

 
At 4/01/2006 12:13 da manhã, Blogger Harry Lime said...

JFilipe,

Sempre que quiseres deixar uns insultos no meu blog, estás à vontade. És benvindo! Mas depois prepara-te para eu te responder à letra! :)))

Aliás, há uma regra cardinal nos blogs: quem tem problemas com a porrada não deve arranjar um.

 
At 4/01/2006 12:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Harry lime, eu vivo numa região em que o Benfica é minoritário, rodeado de adeptos do fêquêpê. O que tu dizes do Benfica não é nada comparado à imaginação dos andrades. A diferença é que eles sim, vivem o clube com uma paixão desmesurada, nisso batem os benfiquistas aos pontos.

 
At 4/01/2006 12:56 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Os estigmas benfiquistas que eu aponto em cima são tudo meenos imaginários. Correspondem a uma descrição exacta dos sentimentos de TODOS os benfiquistas que eu conheço. Não conheço NENHUMA excepção à regra.

Alguns benfiquistas são mais sóbrios na expressão da sua paixão (o D`Arcy é dos mais exuberantes :))) ) mas o sentimento deles acerca do Benfica anda muito à volta disto.

Obviamente que todo este sentimento não tem muito a ver com a forma como eu vivo o futebol. E é isso que eu detesto no benfiquismo.

Até porque toda esta bondade e toda esta virtude escondem um fundo de hipocria mansa... que eu até perdoo porque no fundo isto tudo é só futebol, mais nada.

 
At 4/01/2006 1:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um abraço desde o outro lado da segunda circular.

Só para confirmar o que diz o grande Harry Lime sobre as "pequenas provocações" aqui trazidas por alguns Sportinguistas.

Dizer então, que gosto imenso deste blogue e também que venho aqui, de quando em vez, chatear-vos o juízo.

Também gosto muito dos filmes de Fellini. Sublimes os personagens. De vez em quando também revejo alguns filmes.

Saudações Leoninas

 
At 4/01/2006 5:25 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Se eu não gostasse de andar à porrada verbal não disponibilizaria a hipótese de se comentar os posts, ou então apagaria os que não fossem de benfiquistas. O que não costumo tolerar são insultos brejeiros, mas felizmente, e exceptuando naquele post que fiz sobre os adeptos do ceportém em Janeiro, não tenho tido grandes chatices com isso.

O que eu gostava era que as pessoas (e em particular, casos como o adepto esverdeado que fez o último comentário) inventassem um nick qualquer, mesmo que temporário, em vez de assinarem simplesmente como anónimos. É que se estiverem aqui dois anónimos, um a discutir civilizadamente e o outro a dizer barbaridades, eu não sei quem é quem.

Já agora Harry, é tarde (infelizmente ando demasiado viciado no OGame e nem dei pelo tempo a passar) e por isso não vou estar a rebater todos os pontos do comentário que fizeste. Mas posso desde já dizer que o último é uma falsidade absoluta. O Benfica este ano não está a lutar pelo título e é quem tem a média de espectadores mais elevada de todos. Nos dois últimos jogos em casa, por exemplo, contra a Naval e o Braga, estiveram 50.000 espectadores, o que é um Alvalade cheio. Por isso é falso que os benfiquistas só apareçam quando o clube ganha. Aliás, tu conheces-me, e sabes perfeitamente que eu acompanho o Benfica seja em que condições for. E como eu há milhares de outros benfiquistas. Por exemplo, amanhã vou estar no Restelo a ver o meu clube, e não é por estarmos fora da luta pelo título que vou ficar em casa a ver o jogo na TV.

 
At 4/01/2006 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ó harry lime que moral tens tu para dizer que o SLB teve 11 anos sem ganhar nd..qd o teu clube teve 18?!LOLOL es tão duh que ate dÁs vontade de rir...nem sei como ainda continuas a poder postar, mas pronto o dono do blog la sabe...
FORÇA SLB

 
At 4/01/2006 12:28 da tarde, Blogger Pedro said...

Vê-se à distância q este harry Lime é lagarto . Hilariante.
A frustração de ser tão pequenino e ver, algo tão glorioso, tão perto dele (geograficamente apenas) é grande demais para tão pobre alma.

Falam q o SLB teve muita sorte...e qual é o problema disso? Sorte e ajuda dos árbitros tem tido a lagartada este ano e não vos vejo muito preocupados com isso.
Espero q a mija continue em Nou Camp...

Agora mija, qualidade, garra, futebol foi coisa q vocês não tiverem contra esse colosso Udinese ou Halmstad.

Será q estes lagartos não têm ao minimo de noção do ridiculo??
O Campeão Nacional está a jogar contra o todo poderoso Barcelona. Conseguiu um empate a 0 coisa q nem o Chelsea de Mourinho conseguiu, nem o Real Madrid.

Imaginem só o clube dos Viscondes receber o Barcelona...imaginem o Tonel ou o Polga com o E'Too...imaginem o Abel com o Ronaldinho...o Custódio (hahaha) com o Deco..etc etc etc...

Pois...IMAGINEM...só podem imaginar. Isso é q doi né?
A nossa REALIDADE é a vossa IMAGINAÇÃO.

 
At 4/01/2006 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, deixa estar como está. Eu até confesso achar piada ao ressabianço dos lagartos, é que para as minhas bandas quase que não há disso. Os andrades são mais do tipo "o meu clube é mais glorioso que o teu", é sempre um contraponto fêquêpê versus SLB.

A lengalenga da lagartagem é mais gira "eu como adepto do éssecêpê até nem ligo muito ao clube, só simpatizo com ele, do que gosto mesmo é dizer mal do Benfica, que nunca ganha nada por mérito próprio, e cujos adeptos são uma cambada de bêbados patéticos, que batem nas mulheres e nos filhos, e que mal sabem ler e escrever".

 
At 4/01/2006 5:57 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

O ano passado no final da época o Benfica encheu o estádio do algarve... pergunto-me se isso seria possível este ano.

Por outro lado, os jogos do Benfica em casa vivem do entusiasmo da época. é que devido ao facto de voces terem sido campeões o ano passado a venda dos lugares de época disparou. De modo que o Luz tem sempre uma boa casa (tal como Alvalade e as Antas, de resto). as pessoas deram bom dinheiro pelos bilhetes de época e não o querem desperdiçar.

O impacto duma eventual derrota do SLB no campeonato deste ano nas audiencias dos jogos na Luz só se vai ver na próxima época.

O que se deve analisar não são as pessoas que vão aos jogos na Luz mas sim as que vão aos jogos em Barcelos ou em Leiria, por exemplo.

Aliás, devo-te dizer que não estava à espera duma argumentação tão primária da tua parte. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa chega às mesmas conclusões que eu.

E sim, sou bsportinguista. De resto, ainda não ouvi ninguem refutar os "sinais" de benfiquismo que eu apresento. Só o D`Arcy, duma forma, um bocado canhestra, o fez. todos os outros limitam-se ao insulto mais ou menos encampotado. como eu não sou homem para encapotamentos digo abertamente: os benfiquistas são todos uns montanheiors.

 
At 4/01/2006 6:18 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Em primeiro lugar, és pouco original ao copiares insultos que nunca utilizaste na vida.

Depois, estar a perder tempo a refutar o que escreveste é isso mesmo: uma perda de tempo. Porque tu limitas-te a despejar os lugares-comuns que o adepto lagartão estereotipado tem indelevelmente gravados no subconsciente sobre o Benfica. Que são ridiculamente falsos ou desprovidos de qualquer sentido. Em particular o dos 'coitadinhos'. Só prova que conheces muito mal a massa adepta do teu próprio clube. Não deve existir no mundo massa adepta mais choramingas, com maiores manias da perseguição, que invente mais desculpas que atribuem a terceiros a culpa de tudo o que lhes acontece de mal do que a vossa massa associativa. Essa é aliás a principal razão pela qual eu nunca gostei do vosso clube. Porque mesmo quando tinham equipas com jogadores estilo Gil Baiano, MacDonald, Tony Sealy, Saucedo, etc, continuavam a insistir que perdiam sempre por culpa de terceiros.

E quanto ao que dizes, estás outra vez a falar de assuntos do Benfica sem conhecimento de causa. O número de lugares cativos vendidos para esta época não é notoriamente superior à época passada. A haver uma diferença esta época é que hoje em dia há quase 150.000 sócios pagantes, e a época passada eram 80.000. E não tenho dúvidas que se o Benfica jogasse um jogo do campeonato no Estádio do Algarve para a semana, o estádio enchia. Porque naquela zona há muitos benfiquistas, que não têm muitas oportunidades de ver o clube ao vivo. Aliás, esta época, como é norma, as melhores casas de todos os clubes verificam-se com a visita do Benfica. Se calhar devias analisar a coisa sob o ponto de vista oposto: triste mesmo é que estando vocês a lutar pelo título, quando jogam fora não consigam encher os estádios como o Benfica o fez a época passada nos jogos decisivos. Aliás, nem sequer conseguem levar mais adeptos aos estádios do que o Benfica sem estar na luta do título.

Tu continuas a bater na mesma tecla inutilmente. Continuas a insistir em falar sobre o Benfica e os benfiquistas quando os teus conhecimentos sobre estes assuntos são virtualmente nulos, e baseiam-se apenas em estereótipos e lugares-comuns, que na maioria das vezes ouves outros dizer e te limitas a repetir. Assim é muito difícil levar-te a sério sobre estes assuntos.

 
At 4/01/2006 6:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me dos "dentes podres e da barba por fazer" na descrição que os espórtingos fazem dos benfiquistas.

Quanto aos montanheiros, Harry lime, consegues fazer melhor que isso. A lagartagem que eu conheço lá para os lados da Covilhã não ia gostar disso.

 
At 4/01/2006 6:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caríssimo Harry lime:

Afinal de que clube és tu?
Só falas do Benfica... aliás este particular é apanágio de todos os cepórténs.

Só ouço da vossa parte:
-"Eh pá, e tal, os gajos tiveram uma "vaca" com o Barcelona que só visto... Menos de quatro a zero já era injustiça, quanto mais assim"
-"Estão a ser levados ao colo é o que é"

Falem de vocês, olhem para dentro, tentem perceber porque é que em todo o vosso historial só uma vez atingiram os 1/4 de final desta prova que existe desde os anos 50.

Passo regularmente por este blog (e por outros blogs benfiquistas, embora raramente escreva) e nunca li em nenhum que "o ceportém assim, ou o cepórtem assado, que vão lá levar três ou quatro..."

É que vocês são natural e genéticamente negativos.
Vocês querem em primeiro lugar que o Benfica perca. É essa a vossa razão de ser.
Seja como for e seja contra quem for.

Depois querem que o clube vosso adversário desse dia perca.

Percebes a diferença?
Não querem ganhar. Querem que os outros percam e só assim é que são felizes, com o mal dos outros.
Parece que isso vos alivia alguma raiva mal contida, não percebo porquê.
Talvez o Freud tivesse alguma explicação.
Eu quero que o Benfica ganhe sempre, mas não me traz felicidade nenhuma que o adversário perca.

É apenas a lei da vida.

 
At 4/01/2006 10:24 da tarde, Blogger Harry Lime said...

xelb,

Tu sofres doutra caracteristica dos benfiquistas: a falata de sentido de humor e a tendencia para o melodrama.

Meu, se tu és assim quando se fala de futebol, então não quero saber como é que tu és quando se fala de coisas importantes :)))

Se os sportinguistas têm alguma virtude é de terem o sentido das proporções e de saberem brincar com as coisas com que se deve brincar. O Benfica é uma dessas coisas.

No momento em que voces entenderem isto serão muito mais felizes. Em contrapartida, nesse momento talvez deixem de ser benfiquistas...

 
At 4/01/2006 10:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Algumas notas.

-D`arcy, é falso que eu nunca tenha chamado montanheiro a ninguém. É óbvio que é um insulto tipicamente algarvio mas eu acho-o tão engraçado que decidi adopta-lo. Ou há um exclusivo em relação às pessoas que usar o insulto A, B ou C?

-As melhores casas dos clubes pequenos são sempre com o Benfica. Mas o ano passado era ridiculo. Ainda por cima para ver o Benfica jogar daquela maneira tão... tão... anti-benfiquista!

-não me incomoda o facto de não enchermos a casa do Penafiel ou do Leiria. A sério. As receitas nem sequer são para o Sporting :)))

-O problema com os esterotipos benfiquistas é que não se afastam muito da realidade dos factos. Aquelas manias que eu assinalo lá em cima correspondem a coisas que eu oiço os benfiquistas dizerem a toda a hora (tu incluido). E o que é triste é isso.

-é óbvio que a cena dos benfiquistas que se embebedam e zupam nas esposas é um estereotipo especialmente entre os adeptos mais novos.

-No entanto, conheço casos de pessoas mais velhas (e com outra formação) em que este tipo de coisas aconteciam. Curiosamente nunca ouvi hitórias destas acerca dos sportinguistas. Deve ser a frigidez e a impotencia que os caracterizam que os impedem de manifestar estes sinais exteriores de Paixão...

-Na Covilhã, a maior parte do pessoal é do Sporting. Eu sei porque a minha familia é daquela zona. Logo eles não são montanheiros tirando obviamente, a minoria benfiquista.

 
At 4/02/2006 12:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Harry Lime:

Quanto à falta de sentido de humor e à tendência para o melodrama não percebo.
Apenas sei que não respondeste minimamente ao que eu disse.

Em relação ao que chamas de insulto tipicamente algarvio, vou-te dizer o seguinte:
Eu sou um algarvio típico e de gema

(o meu nick assim o indica, pois é o nome da segunda cidade árabe mais importante da Península Ibérica do sec. XIII que hoje dá pelo nome de Silves)

e "montanheiro" nunca foi ouvido no Algarve como insulto.

Montanheiro para mim é apenas alguém que nasceu nas montanhas (ou na serra) como é o caso da Covilhã, cidade de que aliás gosto muito, ou então servia para aqueles que tu chamas de “mais velhos e com outra formação” que serão sem dúvida os que pertencem a boas famílias ou bem nascidos, (sabes, aqueles que foram a chorar ao avozinho Visconde que lhes desse um terreno para também poder jogar) chamarem aos plebeus num tom arrogante e depreciativo.

Sabes que a pior probeza é a pobreza de espírito.

Quanto aos estereótipos de bêbados que zupam nas mulheres, impotentes e frigidez, é que são argumentos melodramáticos a puxar ao sentimento e talvez sérios demais para serem dissecados neste blog que trata apenas e só do Benfica.

A tua frase “as receitas nem sequer são para o Sporting :)))” são apenas uma maneira de mascarar a realidade: Somos MUITO MAIORES E MELHORES QUE VOCÊS! É por isso que enchemos estádios.

 
At 4/02/2006 12:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só mais uma coisa:
Parabéns pela derrota do Guimarães...

 

Enviar um comentário

<< Home