sexta-feira, julho 28, 2006

Patético

O melhor é eu não escrever muito sobre o jogo desta noite. Porque senão vou começar já a desancar numa data de coisas, e a verdade é que ainda estamos no início da época e (o que é o mais natural) eu posso estar errado numa série de impressões que tenho. O nosso jogo foi mau demais, patético mesmo, e mais uma vez voltou a aumentar muitos dos receios que eu tenho para a nova temporada. Porque, francamente, o que eu vi esta noite é em grande parte o Benfica de Fernando Santos que eu receio ver durante grande parte da época. Uma equipa em que se o Rui Costa está apagado, nada funciona em termos ofensivos. E hoje a defesa revelou-se desastrosa. Já o disse algumas vezes: não gosto de ver o Benfica jogar neste esquema táctico. É demasiado limitado a determinadas zonas do terreno, e qualquer atrevimento ofensivo resulta em buracos enormes na defesa. Aliás, o futebol apresentado pelo Benfica até agora parece-me anacrónico: seria o futebol ideal para a década de oitenta. Hoje fomos facilmente derrotados por uma equipa que se limitou a fazer aquilo que sabe melhor: segurar o jogo no meio campo, usar lançamentos longos para solicitar os avançados, e aproveitar muito bem os erros do adversário. E isso bastou. Não devem ter feito mais de 3/4 remates à baliza durante os 90 minutos, e marcaram 3 golos. Se tivessem rematado mais, ainda teriam marcado mais.

Uma coisa que me preocupa (já desde a época passada) é que quando nos vejo jogar, a equipa parece sempre que não tem alma, não há uma chama de paixão no jogo. Foi ridículo o número de vezes que perderam e entregaram a bola ao adversário perto da área, dando muitas vezes a impressão que não tinham motivação para lutar pela posse dela. E hoje sempre que penso nesta falta de alma acabo por recordar-me das palavras do Geovanni quando saiu. E para piorar as coisas, olho para o banco, e em vez de ver uma possível fonte de inspiração e motivação, vejo aquele tipo com a palavra 'LOSER' estampada nas trombas. A reacção visceral que tenho ao ver o nosso treinador é mais ou menos semelhante à que tinha quando o Trapattoni chegou (aliás, no caso do Fernando Santos é pior). Oxalá os resultados finais sejam no mínimo os mesmos do italiano.

Se calhar estou a exagerar, porque isto foi só um amigável. Mas não gosto nada de perder e jogar tão mal.

31 Comments:

At 7/28/2006 2:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

INCAPACIDADE é a palavra que melhor define o benfica nesta fase. Incapacidade para correr, incapacidade para segurar a bola, incapacidade para trocar a bola, incapacidade para criar oportunidades de golo, incapacidade para pressionar o adversário, incapacidade para sair da defesa com a bola em condições de ser jogada, enfim incapacidade para tudo. Se mal pergunto, quem é que vai ter que jogar a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões? é que não pareceu ser o Benfica. A defesa foi absolutamente estúpida na forma como sofre os dois primeiros golos. Quanto ao terceiro...prefiro não comentar. É certo que vamos na fase de preparação da nova época, mas pelo que vi e não foi só por este jogo, vai ser uma época de desilusões e sofrimento. Parece-me mesmo que o FS não acaba a época. Tomara que nem sequer a iniciasse... O Marcel nem o penalti consegue marcar, coitado dele mas sobretudo de nós. Confesso que vejo esta época começar com o moral muito em baixo e com um estado de espírito extremamente pessimista.

 
At 7/28/2006 2:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este jogo foi igual ao do Bordéus. O Benfica não tem equipa para esta táctica, é só buracos. Até o FS resolver mudar de estratégia arriscamo-nos a levar 3 por jogo. Se o gajo queria jogar assim não era de um ponta de lança que precisava mas sim de um par de trincos de jeito.

O Vieira devia fazer com o FS o que o fequepe fez com o Italiano há dois anos. É que isto cheira a desastre. Levar 3-0 não é o problema, até podíamos ter levado uma tareia maior que não me teria importado se não se tratasse de uma equipa com menos duas semanas de preparação. É mau demais.

 
At 7/28/2006 2:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aos que, de forma infame (e, possivelmente, impune...), envergaram esta noite a camisola do SLB, só tenho três palavrinhas a dizer:
VÃO PR'Ó CARALHO!!!

Para LFV e JV, rostos de uma desastrosa e incompetente gestão (?) desportiva que não lembra ao diabo, só tenho duas palavras a dizer:
TENHAM VERGONHA!!!

A FS, esse perdedor nato, provadamente incompetente e "vendido" (qual o benfiquista, "desde pequenino", que aceita treinar os dois grandes rivais - SCP e FCP ?), só tenho uma palavra a dizer:
RUA!!!

 
At 7/28/2006 7:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Calma que ainda é só um jogo treino, e é bom que estas coisas aconteçam agora.Por um lado parece-me que a equipa ainda está muito "presa" tanto devido a cargas de treino, como de ter um novo treinador, jogadores e esquema táctico.Isto de andar a mudar de treinador todas as épocas dá no que dá, e tenho a impressão que para o ano será a mesma história.
No entanto o mais aflitivo é que não conseguimos entrar na área do Sporting, por isso vamos a ver se com o Fonseca isto começa a mudar, porque senão as coisas estão muito feias, alias como sempre estiveram nesse aspecto que só foi disfarçado pelo excelente Simão.Não temos um veraddeiro ponta de lança, alguem que MARQUE GOLOS! Mas a equipa vai recuperar, esperemos que já hoje.

Não será a altura ideal, porque a altura ideal já passou, mas o Benfica tem que ter alguem que pense o seu futebol, que tipo de jogo, que tipo de treinador e jogadores, e depois apostar num projecto.
O veiga é um negociante não é um pensador.

 
At 7/28/2006 9:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por mim...
Fernando Santos Forever
Viera Forever e
Veiga...Forever Forever
Perder deste modo, podendo levar mais uns quantos golos...com uma Equipa que tem 2 semanas a menos de preparação---Não está mal...não !!!
Está Péssimo !!!
E viva o SLB !!!

 
At 7/28/2006 9:41 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Acho que ontem voces, benfiquistas, perderam uma boa oportunidade de ir ver os Piratas das Caraibas II , como eu fiz.

Parvoices por parvoices antes as do Jonhy Depp e companhia.

Mais não digo porque a) não vi o jogo b) concordo que isto são só jogos de preparação.

No entanto é de assinalar que a vossa época começa antes da nossa (contra o Shaktior Donetz) por isso ponham-se a pau. A vossa equiap deveria estar melhor.

 
At 7/28/2006 10:04 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Anónimo,

"VÃO PR'Ó CARALHO" não são 3 palavras. São 4.

E é uma reacção algo excessiva para um jogo de pre-época.

Estes benfiquistas são completamente lunáticos. Num dia, são os maiores do Mundo, contratarm um mexicano super-star, contratarm o Rui Costa e têm jogadores cobiçados pelo Chelsea...

No dia seguinte, são os piores do Mundo, não prestam, os dirigentes são uns vigaristas (concordo com esta).

Pá, componham-se!! Perderam um jogo de preparação. Não é fim do Mundo!

 
At 7/28/2006 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Porque é justo e porque sou Índio mas não estúpido, mais uma vez saúdo o P.Bento, começa a notar-se que está ali um bom treinador e leader.
O Sporting aproveita a crise para lançar novos jogadores formados no clube e que o treinador conhece bem,
tendo por isso uma grande consistência de jogo.Há continuidade na equipa e no tipo de jogo em que estes jogadores foram formados, não havendo grandes problemas na transição para a equipa principal, jogam de olhos fechados.

No Benfica existem várias "camadas" de jogadores que foram sendo contratados pelos respectivos treinadores e por situações de contingência, são contratações que não obedecem a nenhum critério senão á falta de critério.Com os treinadores nem falar, atenção o Benfica não tem uma má equipa, não existe é uma linha condutora nem nenhum racional que "agarre" os jogadores, por vezes dá a impressão
(e não é de agora)que andam todos perdidos dentro de campo, sem liderança, sem motivação.
Essa liderança e motivação existiu na era Camacho, via-se que era uma questão de tempo (como foi) até aquilo dar frutos, a partir daí, foram remendos atras de remendos, contratações atras de contrataçoes, esquema tático atras de esquema tactico, que alguns jogadores já devem ter tido várias crises "existenciais".;).

Acredito que a equipa vai melhorar e muito e ainda vai dar a volta por cima, foi só um jogo treino que correu mal,mas tenho a impressão que a nivel de resultados este ano será igual ao anterior.Oxalá me engane...

 
At 7/28/2006 10:54 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Indio,

Essa é mais ou menos a minha opinião. No entanto preciso de ver as equipas a funcionar em competições "a doer" para tirar conclusões. Eu estou sempre muito cauteloso nas pre-epocas.

Para já as indicações em relação ao Sporting são boas e em relação ao Benfica menos boas. Mas vamos ver o que vai acontecer durante a época.

Para já, eu gostava que voces passassem o Shaktior Donetz. Até porque eu quero ver um Sporting-Benfica na final da CL... e nessa altura despachar-vos com 3-0! :)))))))

 
At 7/28/2006 11:08 da manhã, Blogger Pedro said...

Eu acho q a falta de entrega e motivação é natural. Eles jogaram contra o sporting carago....alguem se motiva com isso???

Adiante!!
:)

Só não entro na onda dos meus camaradas benfiquistas de desejo q FS faça as malas pq foi um jogo de preparação e foi mau demais. Foi tão mau q é impossivel tirar qqr conclusão deste jogo. Por isso vou fazer de conta q ele não aconteceu.

Mas não posso deixar de referir q um meio campo composto por Rui Costa. Katsoranis, Karagounis e Nuno Assis tem q ter dominio da bola e controlo do meio campo. Não foi isso q aconteceu e estavam perante jogadores como ...Custódio...

medo!!!

 
At 7/28/2006 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E quem disse que eu era Benfiquista ???
Eu disse viva o SLB porque o adoro ver como jogou ontem !!!
Julgam que sou parvo ???
Adepto SLB Never!!!!
SLB com este treinador e direcção e a jogar como ontem: PARA SEMPRE !!!

 
At 7/28/2006 11:36 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

O Shaktar nem era hipótese, era cabeça de série...

 
At 7/28/2006 12:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fawkes, OK ganhas 3-0 em Alvalade e levas 6-0 na Luz.Não te esqueças que a CL tem duas mãos, mas OK é falta de hábito dos sportinguistas.;)

Tens razão quanto aos jogos de pré-época não querem dizer muito, e quanto a mim é melhor perder agora do que mais para a frente. Dá para abrir os olhos e acalmar os ânimos.

O Áustria não é a equipa onde o Trapp está conjuntamente com o Mathaus? Xiça se for, é preciso ter muito cuidado, o Trapp monta o ferrolho e com a crise de avançados que temos nem as Cheerleaders nos safam. Vade rectrum Satanás!! O Trap é que não!!

 
At 7/28/2006 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o Trap não está no Austria de Viena, mas sim no Salzburgo que perdeu 2-1 fora na 2ª pré-eliminatória com o Zurique e que, caso se qualifique, jogará com o Valência na 3ª pré-eliminatória.

 
At 7/28/2006 12:17 da tarde, Blogger Pedro said...

Acho q não. O trap acho q está no Red Bull Salzburgo (antigo Casino Salzburgo de tão boas recordações para o nosso amigo Guy)
:)

 
At 7/28/2006 12:24 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Que esquisito, estava convencido de que a vossa pre-eliminatória era com o Shaktior Donetz... bem, ainda que me corrigiram.

De qualquer forma boa sorte! (não estou a ser irónico)

 
At 7/28/2006 12:28 da tarde, Blogger Harry Lime said...

anónimo,

Ainda bem que encontro um aliado na minha cruzada anti-benfiquista!

A minha luta tem sido dura neste blog porque estes lampiões malucos são uns sacanas duros de roer! Mas havemos de lá chegar... :)))))

 
At 7/28/2006 1:36 da tarde, Blogger último! said...

Como devem supor estou todo f***** !
Detesto perder ainda mais com o SCP e levar 3 outra vez!?!?

Ainda bem que estamos em pré temporada, acho que este ano não seremos os campeões da mesma.

Mas estas derrotas podem trazer algo positivo (espero eu) antes agora.

É preocupante a diferença de ritmo de uma equipa que começou a uma semana e outra que já deveria estar muito melhor, espero que andem a levar grandes tareias para se apresentarem ao melhor nível na pré eliminatória, espero!

Outro ponto que gostava de comentar é o Moreira, sinceramente acho-o muito novo e apesar de ter bons reflexos só defende as bolas que lhe passam perto de resto defesas impossíveis nem uma!?

Continuo a preferir o Moretto que apesar de se mostrar inseguro por vezes tem uma envergadura e reflexos que quanto a mim nos dão mais garantias e nos cruzamentos não soca bolas mas são opiniões.

Outra coisa que me revolta é a nossa defesa cheia de medo do Liedson ao contrário do que deveriam fazer entram todos a queima que só o beneficia mas enfim...

Espero que tenha sido só um jogo mau mas sinceramente começo a achar que o Paulo Bento é melhor do que nós desejávamos, com uma equipa sem grandes nomes estão a jogar muito bem, os processos também já vêm do ano passado o que facilita!

Espero mesmo que esta derrota sirva para os jogadores ponderarem muito bem!

Força Benfica

 
At 7/28/2006 1:40 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy,

Concordo contigo, com este sistema se o Rui está mal está tudo f****

Pareceu-me é que ontem o Rui estava completamente de rastos, espero que seja para a equipa estar
em forma no dia 8 ou 9

 
At 7/28/2006 2:04 da tarde, Blogger Harry Lime said...

ratogoleador,

O Rui costa já não é nenhum menino.

E voces pagam o preço de terem o vosso jogo ofensivo pendurado de um jogador que já não é novo.

O Rui Costa deveria repartir estas responsabilidades (e a sua inquestionavel sabedoria) com um jogador talentoso mais novo. Assim, voces vão estar permanentemente f*****s.

 
At 7/28/2006 2:17 da tarde, Blogger último! said...

Sim Guy mas apesar disso espero que seja só um jogo e antes agora do que quando for a doer.

O Rui costa não é um menino mas tem qualidade suficiente para não se notar os anos, espero mesmo que tenham levado cargas físicas intensas agora para depois apresentarem-se bem mas definitivamente não gostei da diferença entre as equipas o SCP foi muito superior no jogo de ontem

:(

 
At 7/28/2006 3:06 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Rui Costa esteve lesionado e sem treinar nos 2 ou 3 dias anteriores ao jogo. E depois mesmo assim metem-no a titular e obrigam-no a jogar o jogo quase todo. Aliás, o Rui Costa tem sido o jogador menos poupado nesta pré-temporada, porque acaba por jogar quase sempre os jogos quase todos. O que só mostra a dependência que a táctica tem dele. Ontem ele fez o pior jogo da pré-época, e o resultado foi visível.

Eu até percebo o medo que os nossos defesas têm do Liedson. É que aparentemente não sabem como é que se marca um jogador com aquelas características, e optam por entrar à queima. É praticamente impossível disputar uma bola com ele sem que ele se faça à falta. E em 75% das vezes consegue sacá-la. Até quando é estupidamente descarado que não é falta o gajo manda um mergulho para a piscina a ver se saca alguma coisa (basta lembrarmo-nos do lance em que o Moreira vem ao limite da área desarmá-lo, e ver o mergulho que o Liedson mandou para cima do Moreira quase uns dois segundos depois dele ter tocado a bola). Um gajo daqueles tem que ter uma marcação à zona, repartida pelos vários jogadores da defesa. Nunca pode ser uma marcação cerrada ao homem.

 
At 7/28/2006 4:12 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy,

E em relação aos guarda redes, gostava de saber a tua opinião?

 
At 7/28/2006 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O nosso problema não são os avançados, são os médios que não valem a ponta de um corno. Com este tipo de jogo basta pressionar o Rui Costa que o resto da equipa fica a olhar sem saber o que fazer. Esta estratégia nunca funcionará com os jogadores que o Benfica tem e o treinador é suficientemente teimoso para insistir nisto até que o desastre seja irrecuperável. Ainda vamos a tempo de mandá-lo embora.

 
At 7/28/2006 4:40 da tarde, Blogger D'Arcy said...

rato, em relação aos guarda-redes o Moretto seria a minha terceira escolha :)

 
At 7/28/2006 5:00 da tarde, Blogger último! said...

Ok, D'Arcy,

Eu sinceramente acho que o Moreira pode-se tornar um bom guarda redes mas ainda não o é, o Quim não consegue agarrar um bola e acho que foi exactamente por isso que perdeu o lugar é uma questão estatística
as segundas bolas (depois de ele as socar) paravam sempre nos adversários, o Moretto têm condições para ser o melhor devido as seus reflexos e a sua envergadura mas sofreu com a polémica gerada na sua contratação mas já mostrou que é melhor que qualquer dos outros quando se trata de defesas impossíveis, se começar a ganhar confiança...

Entretanto hoje vai ser ele o titular (creio eu)!

 
At 7/28/2006 5:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Mas o Moretto também já mostrou que é pior que os outros quando se trata de dar frangos impossíveis, ou entregar bolas aos adversários. A questão principal para mim é que o Moretto não me dá confiança: quando a bola vai à baliza eu nunca sei se dali vai sair uma grande defesa ou um frango inacreditável. Em termos de guarda-redes eu prefiro estabilidade, e acho que um defesa também.

Aliás, eu quando joguei futebol (eu era defesa) preferia ter um guarda-redes que me permitia saber com o que é que contava. Não fazia defesas inacreditáveis como o outro que tínhamos, mas pelo menos sabíamos que não ia inventar. O outro tinha a mania que sabia jogar com os pés, e quando a bola lhe chegava ficávamos sempre a tremer. Ou seja, sempre que podia eu evitava atrasar-lhe a bola, e às vezes preferia mandar a bola para o pinhal.

 
At 7/28/2006 5:48 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy,

Entendo o que queres dizer e concordo com a tua opinião mas acho que estão a fazer com o Moretto o mesmo que fizeram ao Ricardo e quando esse ultrapassou as criticas provou que afinal não era tão mau assim, acho que o Moretto sentiu a mudança mas se lhe derem tempo...
Outro factor são os nossos adeptos quando os próprios benfiquistas assobiam os jogadores do Benfica (inacreditável) é difícil para um jogador novo ganhar confiança mas eles é que sabem eu fico triste

Abraço, bom fim de semana e espero que o Benfica mostre já hoje que foi um simples percalço

;)

 
At 7/28/2006 6:41 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Cai-se sempre na mesma coisa. O que vai acontecer ao Benfica (como pode acontecer ao Sporting!) é ficarem dependentes de 1 ou 2 jogadores (e isso tem sido patente nas últimas épocas).

E depois passam o tempo a queixarem-se de lesões do MF e do simão e da menina.

Este ano é mais grave porque estão dependentes do Rui Costa que a) está velho (ou pelo menos não está novo) b) nas últimas épocas não tem feito 50 a 60 jogos à bruta como lhe vai ser exigido no SLB.

No milan, havia Rui Costa mas também havia Kaka, havia Pilro... No SLB há Rui Costa e mais nada! Essa é uma das lacunas que voces têm de colmatar (além de terem de arranjar trincos decentes).

 
At 7/28/2006 10:17 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Bem vindo de volta!

Não achas um bocado subjectivo criticar um guarda-redes porque não faz defesas impossíveis? (o que até nem é verdade de todo, dado que já o vi fazer várias defesas das tais impossíveis).

Entretanto, ao intervalo do jogo desta noite, posso dizer que o Moretto apenas voltou a confirmar aquilo que eu escrevi sobre ele nos comentários anteriores. Ainda por cima falha duas vezes: quando coloca a bola em jogo de uma forma totalmente disparatada directamente para fora, e na sequência do lançamento dá aquele frango (porque é mesmo frango) ridículo.

 
At 7/29/2006 12:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O meio campo do Benfica é o caos total e há coisas incríveis na equipa. O Marcel consegue falhar outra vez o tiro ao boneco! Para a semana há outro jogo mas não auguro nada de bom.

Na jogada do golo falhou tudo, defesas e guarda-redes, mas há que dar um desconto ao frango. À velocidade a que a bola vai o homem só tem tempo de tapar a cara. Podia (e devia) ter colocado as mão de outra forma e impedido o golo mas temos que nos lembrar que o Moretto militou sempre em clubes pequenos e estas coisas são de esperar.

É um defeito de formação que só passa se fizer uma época completa a titular. Isso pode custar alguns frangos durante a época mas ele acaba por compensar com algumas defesas muito boas. Tem potencial para ser um grande guarda-redes se tivermos paciência.

 

Enviar um comentário

<< Home