domingo, julho 23, 2006

Regresso

Começo já por dizer que não gosto nada de jogos de 'apresentação'. Quando vou ao futebol, é para ver a bola, por isso irrita-me um bocado todo o folclore com que temos que levar num jogo destes, e particularmente ter que levar com o speaker (já disse várias vezes que ele é um dos meus ódios de estimação) ainda mais histérico do que o costume. Da apresentação propriamente dita ontem, parece-me que o facto de maior saliência foi a ausência do Simão, e o facto dele nem sequer ter sido mencionado (o Luisão também não esteve, mas o nome dele foi anunciado). É capaz de ser o sinal mais claro até agora que o Simão será mesmo uma carta fora do baralho para esta época. Não sei se o Chelsea acaba por vir cá buscá-lo ou não, conforme já foi noticiado várias vezes, mas a verdade é que o Damien Duff já foi vendido ao Newcastle.

Quanto ao jogo, eu continuo dividido em relação à nossa táctica para esta época. A verdade é que é aquela que parece ser a mais adequada para as características do Rui Costa, e há ainda outros jogadores que podem lucrar muito com este novo esquema (como o Miccoli), mas continua a fazer-me impressão ver as faixas laterais do campo muitas vezes vazias. O positivo desta táctica é a capacidade que a equipa tem de lutar mais rapidamente pela recuperação da bola, sendo várias as vezes em que ganhamos a posse desta ainda no próprio meio-campo adversário (o Katsouranis esteve muito bem neste aspecto). A parte negativa são mesmo os desequilíbrios defensivos que por vezes acontecem quando os laterais avançam demasiado no terreno, e a falta de jogadores que se verifica algumas vezes nas faixas quando estes não sobem, obrigando a que seja muitas vezes o Rui Costa a ter que cair para as laterais. Quando isto não acontece, às vezes parece haver um bocado a tendência para 'mastigar' um bocado o jogo a meio-campo, com a bola a rodar entre os jogadores mas praticamente sem progressão.

A primeira parte foi de razoável qualidade, e alguns jogadores estiveram em muito bom nível: Miccoli (sobretudo este), Katsouranis, Rui Costa, e os dois centrais (em particular o Anderson). O golo surgiu após uma falha do guarda-redes adversário, que foi bem aproveitada pelo Miccoli. Pouco depois o mesmo Miccoli esteve perto de marcar novamente, no que seria um grande golo, mas que foi negado por uma boa defesa do Ramé. Gostei muito de ver o italiano jogar como gosta, em movimentação constante por toda a frente de ataque em vez de ficar preso como referência entre os centrais, proporcionando oportunidades de passe aos colegas do meio-campo. E fosse o Mantorras um pouco mais decidido e poderia ter marcado em mais do que uma ocasião, aproveitando os toques de primeira do Miccoli que o deixavam praticamente sem marcação.

A segunda parte, muito por culpa da saída do Miccoli, foi mais aborrecida. Nos primeiros vinte minutos praticamente não aconteceu nada digno de realce, até que o nosso treinador decidiu testar a outra variante táctica desta época, fazendo três substituições e colocando a equipa a jogar em 4-3-3. Fiquei bastante interessado em ver a equipa jogar assim, dada a minha predilecção por futebol com extremos, e a verdade é que um minuto depois a bola chegou aos pés do Paulo Jorge na ponta direita, que fez um centro perfeito para a finalização de cabeça do Marcel. Infelizmente nem deu para ver sequer cinco minutos deste esquema, porque logo a seguir o mesmo Paulo Jorge resolveu andar à estalada com um adversário e foram ambos para a rua. Ser expulso num amigável, que por acaso é o seu jogo de estreia na Estádio da Luz não me aprece um bom cartão de visita, e borrou completamente o bom pormenor da assitência para o golo. Com dez contra dez houve um pouco mais de espaço para jogar, mas poucas jogadas dignas de realce.

Conforme disse, gostei muito do Miccoli, e também do Katsouranis, Anderson, e Rui Costa. Não vale a pena estar a criticar jogadores nesta altura, porque estamos no início da época e provavelmente acabaria a bater nos ceguinhos do costume.

P.S.- Entretanto a última notícia sobre o Simão coloca-o no Valência, vindo o Marco Di Vaio para o Benfica. Confesso que a notícia não me desagrada de todo, dado que tenho muito boa opinião do Di Vaio. Já me conformei com a saída do nosso capitão, e ao menos seria um bom jogador que viria para o nosso plantel.

32 Comments:

At 7/23/2006 4:35 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Voces ontem não jogaram mal de todo. O jogo foi agradavel de ver. E o rato Miccoli marcou mais um golo de bicicleta. Parece que o homem tem um certo jeitinho para a coisa :)))

 
At 7/23/2006 4:49 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/23/2006 4:51 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

O esquema ainda precisa de ser muito trabalhado. Não me preocupa a transição defensiva porque o Katsouranis mostra muito bom posicionamento e recua bem para a posição de central, permitindo que sejam os próprios centrais a dobrar as laterais. No ataque já não acontece o mesmo. Miccoli cai bem no flanco, mas esse trabalho tem de ser feito por ambos os pontas de lança (à vez, claro). São eles que têm que apoiar a subida do lateral e fazer a triangulação junto da linha. Só que o seu lugar deve ser imediatamente preenchido por um dos médios volantes e, nesse aspecto, nem o Karagounis, nem o Assis, apareceram ao lado do Mantorras em zona de finalização.

 
At 7/23/2006 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quetzal, estás a complicar demasiado. A equipa do Benfica não tem jogadores para algo tão elaborado.

Com Beto, Petit, Karagounis Katsouranis não se pode pedir um esquema de jogo muito complexo. O Diego talvez permita mais altos vôos mas para já é preciso desenvolver algo para o ataque à liga dos campeões. Mesmo o esquema inicial parece-me demasiado arriscado.

 
At 7/23/2006 5:42 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Eu não estou a complicar nada. Esta é a única forma de um esquema em losângulo resultar. Basta recordar o Porto do Mourinho. McCarthy ou Derlei a caírem nas alas, Maniche ou Alenitchev a penetrarem ofensivamente. Quando eu digo que têm de aparacer ao lado do ponta de lança que se fixe na área, não digo para eles assumirem a posição. Mas têm que entrar na área, no espaço que fica vazio com a saída do outro avançado.

 
At 7/23/2006 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei do que vi, porque gosto que o Benfica ataque e tenha posse de bola, em relação ao ano passado estamos muito melhor, dá para ver o "verdadeiro" Miccoli a jogar como gosta, tambem gostei de ver o Mantorras embora estivesse algo lento, está melhor do que eu pensava dado o problema no joelho e um ano sem opotunidades.Já se começam a ver muito boas combinações ofensivas e já começo a sonhar no Triângulo das Bermudas para as defesas(desaparecem todas)adversárias, Costa, Miccoli e Di Vaio ,era bom, era, se não for o Di Vaio, um matador - gajo que não perca tempo com duvidas existenciais frente ao guarda-redes (tipo arranjar o cabelo,etc,etc) eh,eh,eh
Claro o problema está na defesa, mas ainda não estão bem entrosados e ainda falta o Luisão, gostei de ver o Alcides a subir pelo lado direito (Nelson põe-te a pau), gosto muito do Katsouranis,inteligente, tem muita classe, enfim o F.Santos está a imprimir um tipo de jogo muito mais dinâmico, com mais posse de bola, mais á Benfica, e é com saudade que o digo.Parece que estamos no bom caminho, porem uma dúvida me assalta, se o R. Costa se lesiona? Optamos pela opção que (quase)testamos na 2ª parte?
5ª Fª contra o Sporting já dará para ver mais qualquer coisa.

 
At 7/23/2006 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estão a ver demasiado num jogo contra um Bordéus sem meia equipa. Eu acho que o resultado foi mau, pois dá uma impressão errada. O Benfica abriu imensos buracos que num jogo a sério teriam sido aproveitados. Não temos equipa para jogar tão esticados e o Fernando Santos vai ter que mudar a estratégia.

 
At 7/23/2006 6:45 da tarde, Blogger dezazucr said...

mais simples:
para mim o Benfica jogou bem a primeira parte e na segunda parte foi uma pasmaceira, o que até é normal dada a diferença qualitativa dos intérpretes.

 
At 7/24/2006 1:05 da tarde, Blogger último! said...

Novidades fresquinhas, já temos avançado e afinal é brasileiro está quase, quase.

;)

Em relação ao Di Vaio sei que em Espanha as coisas não correram muito bem e acho que o Benfica não o vai aceitar mas alguém pode-me informar quantos golos marcou ao serviço do Mónaco?
E se ele era titular?

 
At 7/24/2006 1:40 da tarde, Blogger Pedro said...

Então não é o tal nome q nos ía por de boca aberta pois não?

 
At 7/24/2006 1:53 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Di Vaio no mónaco marcou 5 golos em 15 jogos.

Quanto a mais um brasileiro no plantel... bem, confesso que até ver não é algo que me entusiasme particularmente. Mas não tinhas dito que ele jogava na Europa? Não me digas que é o Love...

 
At 7/24/2006 2:35 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Pode ser o Adriano... Não era ele que queria sair do Inter? Eh, eh, eh!

P.S. - O Vagner Love não, por favor!

 
At 7/24/2006 2:37 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Bem... ou é o Wagner Love ou é o Derlei :))))

 
At 7/24/2006 2:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao jogo, jogadores e tácticas, penso que está tudo dito para esta fase da época. Confesso que não gostei.
Não queria no entanto deixar de referir apenas um pormenor (sim, não passa de um pormenor). Não gostei mesmo nada de ver o Karyaka sózinho, com cara de carneiro mal morto, jogado no banco como se não tivesse nada a ver com aquilo. E o culpado não é certamente o jogador, mesmo que existam problemas de integração, bla, bla, bla... De uma vez por todas o Benfica tem de aprender a respeitar os jogadores e atirar um jogador para este jogo, sendo apresentado e depois sendo o único a não jogar, não me parece que demonstre grande respeito por ele. O que eu vi foi um jogador absolutamente humilhado e confesso que me deixou bastante chateado. Se não contam com ele, não é apresentado e não é convocado, poupando-o a este triste espectáculo que teve bastante eco nos jornais e TV. Enfim, mais uma cena escusada e triste.

 
At 7/24/2006 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É o Jardel. Aquilo do Beira_mar foi uma manobra de diversão.:))

 
At 7/24/2006 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Agora mais a sério, acho que o novo reforço é um jogador brasileiro recente vitima do calciocaos e cujo nome/alcunha começa por K, eheheh

Outra hipotese é o Wagner Love, mas como esse já lá temos o Miccoli que quanto a mim é muito melhor, se fosse o Derlei não era mau, mas o que se pede é um autêntico Bombardeiro, com bom jogo de cabeça, que alce do pé e meta a bola lá dentro sem rodriguinhos, tipo Koller, Podolski, Carew, etc...
porque daqueles rápidos e tal, que é só tecnica e depois golos nada aqueles de catálogo, não vale a pena, para isso já temos o Marcel.
tambem não gostei da cena do Karyaka, mas penso que a expulsão do
Paulo Jorge baralhou as substituições.Eu até gosto do Karyaka, deve ser um dos melhores a jogar ao 1º toque e em termos de passe/desmarcação.

 
At 7/24/2006 3:29 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Índio, o perfil traçado pelo F. Santos não é esse, penso eu. Ele falou num jogador que permita jogar em 4-3-3. O Derlei encaixa bem no perfil, por exemplo.

 
At 7/24/2006 4:03 da tarde, Blogger último! said...

Estava mesmo a falar do Wagner Love mas pode não passar de um boato.

O Karyaka é o principal culpado pelo que falou o ano passado e pelo que nunca jogou o resto são lérias!

Quanto ao Derlei tem um ordenado proibitivo e parece-me outro jogador que com o Mourinho é muito bom mas já sem ele...


;)

 
At 7/24/2006 4:40 da tarde, Blogger Pedro said...

E não esquecer q o Derlei está preso por arames...
Wagner Love?
Bah...
Não traz nada ao q o SLB tem de momento.

 
At 7/24/2006 5:16 da tarde, Blogger último! said...

Pedro,

Eu não digo o contrário!

Só contei aquilo que ouvi, sabes que os avançados no Benfica por muito bons que sejam são sempre criticados e se passam dois jogos sem marcar já são os piores!

E assim é complicado, continuo a dizer que se os sócios tiverem paciência o que não me parece muito provável o Marcel ainda nos vai dar muitas alegrias, tem tamanho e cabedal para isso.

Digo o mesmo sobre o Moretto (embora a minha esperança para este caso já seja menor), nota-se que o homem continua sobre brasas mas tem envergadura e reflexos para ser dos melhores guarda redes mas se os sócios gritam ai, ai, ai a cada bola atrasada torna-se muito complicado.

 
At 7/24/2006 5:44 da tarde, Blogger Pedro said...

O problema do Marcel foi ter falhado um glo escandaloso de baliza aberta...assim torna dificil a sua implementação junto dos adeptos.

Uma coisa tu pode ster a certeza . um avançado para vingar no benfica tem mesmo q ser bom. Não há nenhum avançado do scp ou fcp q seja tão implacavelmente marcado como são os nossos.

 
At 7/25/2006 6:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Valencia ask Manchester to name their price for Ronaldo

http://www.portuguesesoccernewslinks.com

 
At 7/25/2006 6:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se o Benfica vender o Simão por 20 milhões, ou perto disso, gostava de ver o sr.veiga agarrar no "celular" e ligar para o sr.Koeman e dizê " Koeman
o Hesselink é nosso, valeu?", imaginam
a mona do Bimbo da Coasta?
Além disso é um grande jogador em dupla ou sózinho, porque marca golos, não é o tipo de jogador que diga "ai eu só jogo bem atras do ponta de lança e tem que ser aos sábados á noite , porque ao domingo já jogo melhor á tarde e ao lado do ponta de lança e ás quartas tem que ser á frente do ponta de lança"!!!
Não, é um PONTA DE LANÇA, MARCA GOLOS e faz o contraponto com o Miccoli, mais rápido..era explosivo!!
Até o nome caraças, S.L.Link!!
Tem tudo pra dar certo no Benfica, né?
ACORDA VEIGA!

 
At 7/26/2006 9:38 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pá, o que voces deveriam pedir aos vossos dirigentes era para se despacharem na escolha em vez de se armarem em esquisitos. Eu sei que é dificil arranjar bom e barato mas de qualquer maneira...

É que o jogo da pre-eliminatória está à porta!

 
At 7/26/2006 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Fawkes, olha mas é lá para a Academia e para os negócios que fazem, é só gato por lebre, parece a feira do relógio.
Amanhã vais ver como a águia bica, mas para os V. dirigentes no problem, vão ali para a Quinta do Lago e a Praia do Ancão para ver se vendem o patrimonio, eheheh ;))

 
At 7/26/2006 2:26 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Ó Guy, eu prefiro que demore e seja bom. Também podemos ser rápidos e depois sair-nos um Moisés, são opções.

 
At 7/26/2006 5:10 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá desculpem lá, mas voces compram cromos como o Marcel, o Manduca ou o Beto e depois vêm falar das contratações dos outros? Tenham dó!

É certo que o sporting nem sempre (é um eufemismo, eu sei) faz boas contratações... pá, mas quem são voces para falar dos outros?

 
At 7/26/2006 6:12 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

"mas quem são voces para falar dos outros?"
Ora bem, nós estávamos a discutir contratações para o Benfica, e tu entras na conversa e, como é habitual, dás o teu conselho superior sobre o que devemos esperar/exigir aos nossos dirigentes: "Pá, o que voces deveriam pedir aos vossos dirigentes era para se despacharem na escolha em vez de se armarem em esquisitos."
Depois ainda tens a distinta lata de perguntar quem somos nós para falar dos outros?

 
At 7/26/2006 11:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

CIUDAD DE MÉXICO, México, jul. 26, 2006.

Este miércoles quedó confirmada la noticia de que el delantero celeste Francisco ‘Kikín’ Fonseca, uno de los ídolos más populares del futbol mexicano, dejará La Máquina de Cruz Azul para enrolarse al Benfica de Portugal, un equipo con mucha historia y que puede ser un trampolín para los grandes equipos de Europa.

 
At 7/27/2006 12:07 da manhã, Blogger pvnam_2 said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/27/2006 12:25 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Desculpa, pvnam_2, mas não.

 
At 7/27/2006 12:27 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Em relação ao mexicano, não o conheço suficientemente bem para dar uma opinião. Veremos se é verdade essa notícia ou não.

 

Enviar um comentário

<< Home