quinta-feira, novembro 02, 2006

Too easy...

Quando há duas semanas fiz o post sobre o nosso jogo em Glasgow, terminei-o afirmando a minha convicção de que iríamos vencer o Celtic na Luz, e acrescentei ainda que fá-lo-íamos com facilidade, dado que o resultado para mim era falso, e não reflectia a diferença de valor entre as duas equipas. Foi exactamente o que aconteceu esta noite, e até acrescento que o Benfica não ganhou por mais apenas e só porque não quis. Bastava ter forçado mais um bocadinho.

A primeira menção ao que se passou esta noite tem obviamente que ser para os adeptos do Celtic. Simplesmente fantásticos. Pelo número deles que acompanhou a equipa, pela homenagem ao Fehér, e pela atitude demonstrada durante todo o jogo, em que mesmo a perder desde cedo nunca deixaram de entoar cânticos de apoio à sua equipa. Só posso mesmo admirá-los e aplaudi-los, mesmo tendo em conta a visão grotesca que era aquele piso 3 da bancada Coca-Cola completamente repleto daquelas camisolas horrendas ;)

Alinhando com o tão malfadado losango de início, o Benfica surpreendeu-me um pouco ao não 'cair' imediatamente em cima dos escoceses. É certo que entrámos numa atitude dominante, a bola raramente saía da nossa posse, mas as coisas eram feitas com calma, sem demonstrarmos aquela atitude aparente de querer fazer tudo com pressa, como se faltassem cinco minutos para acabar o jogo. E as coisas depressa começaram a correr bem, já que logo aos oito minutos ficámos em vantagem, após um excelente cruzamento do Nélson para o Nuno Gomes, que o defesa do Celtic, Caldwell, introduziu na própria baliza. E doze minutos depois, quase por acaso, chegou o segundo golo, quando o mesmo Caldwell amorteceu para o Nuno Gomes um pontapé longo do Quim, que o Nuno aproveitou para finalizar com facilidade. Algo que era evidente aos olhos de todos é que os jogadores do Celtic, assim que pressionados, desatavam a fazer disparates. Mandavam bolas para fora, passavam-na aos nossos jogadores, faziam passes disparatados, enfim, parecia que a bola tinha picos. Mas o Benfica não quis tirar proveito disso, e ao invés, assim que marcou o segundo golo pareceu fechar a loja, e ficar apenas numa atitude expectante. Assim, a primeira parte acabou por arrastar-se até ao apito do árbitro para o intervalo, apenas com um ou outro safanão para impedir o pessoal de adormecer.

A segunda parte iniciou-se na mesma toada. O Celtic a não saber fazer mais, e o Benfica a não lhe apetecer. Houve uma boa oportunidade para o Celtic, embora me tenha parecido quase por acaso, que foi defendida meio pelo Quim, meio pela barra, e pouco mais. As coisas só mudaram a cerca de vinte e cinco minutos do final, quando o Fernando Santos mexeu na equipa e fez entrar o Karyaka. O russo, a exemplo do que se passou no jogo com o Estrela da Amadora, voltou a entrar muito bem. Ele tem um bom toque de bola, e é inteligente a passá-la e na forma como se movimenta em campo, criando opções de passe para os colegas. O Benfica melhorou, e pareceu começar a jogar um pouco mais rápido. E menos de dez minutos depois, chegámos ao terceiro golo, na conclusão do mesmo Karyaka de uma jogada bonita, em que o Nélson apareceu a centrar atrasado para a finalização do russo. Por mim podem continuar a bater no Nélson o que quiserem, que eu vou-me rindo, e contabilizando as assistências dele. Hoje foram mais duas.

Até final, realce apenas para mais uma boa oportunidade para o Benfica, criada pelo Simão e finalizada pelo Nuno Gomes, tendo o guarda-redes do Celtic correspondido com uma defesa com o pé; e talvez a úncia defesa digna desse nome feita pelo Quim durante todo o jogo, quando já depois da hora se opôs a um livre do Nakamura (acho que a defesa até acabou por ser um bocado para a fotografia, mas ele já devia estar com um bocado de frio e fazia-lhe bem esticar-se um pouco). O jogo lá chegou ao fim, com os adeptos do Celtic a cantarem a plenos pulmões, e eu com um bocadinho de pena por não termos marcado um quarto golo, que era capaz de ser bem útil tendo em conta a potencial confusão que pode acontecer no nosso grupo.

Em termos individuais gostei do Nélson, que esteve bastante activo no apoio ao ataque, e teve alguns pormenores técnicos bastante bonitos, além de que, conforme disse, esteve em dois dos nossos golos. Mesmo quando na segunda parte passou a ter o McGeady (um escocês que surpreendentemente parece ter alguma técnica individual) como adversário directo, deu sempre conta do recado. O Ricardo Rocha também me pareceu ter estado bem, e até mais confiante do que o Luisão, que na primeira parte teve algumas intervenções pouco consentâneas com o valor que lhe reconhecemos. Por último, também gostei do Simão. Tive pena que nas funções em que ele actuou acabasse por não explorar mais o nosso lado esquerdo, naquelas combinações típicas com o Léo, porque o lateral-direito do Celtic é um furo autêntico, mas ele esteve sempre muito em jogo, ajudou na luta do meio-campo, e lançou vários dos ataques do Benfica.

Apesar da vitória robusta, não fiquei propriamente eufórico. Estou satisfeito, acho que o Benfica realizou uma boa exibição, controlou sempre o jogo, e esteve relativamente seguro na defesa. Mas saí mais uma vez (e esta época isto tem acontecido tantas vezes) com a sensação que até seria possível fazer melhor, mas que pura e simplesmente não quiseram fazê-lo. Além disso, conforme disse, eu não tinha esta equipa do Celtic em muito boa conta, e a vitória de hoje ajudou-me a confirmar o quão má foi a derrota de há duas semanas. Agora a vitória do Copenhaga veio lançar confusão no grupo, mas de qualquer forma não me parece que tenhamos grandes alternativas a ganhar em Old Trafford se quisermos seguir em frente. É difícil, mas digam lá que não era bonito o Celtic ganhar ao Man Utd na próxima jornada, e depois sermos nós a mandá-los para fora pelo segundo ano consecutivo? ;)

44 Comments:

At 11/02/2006 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quem diria que o Fernando Santos ia ganhar jogos por 3 e 4 e os adeptos ainda achariam que podia ter sido mais?

Venham mais resultados destes, que eu cá perfiro ganhar por 3 e pensar que podiam ser mais, do que ganhar por 1 e achar que foi um milagre, quanto mais do que perder por 1 e pensar que foi injusto.

Quanto ao pensamento no último parágrafo, no mínimo tentador...

 
At 11/02/2006 1:34 da manhã, Blogger humanista said...

eu só vi a primeira parte, mas tb fiquei com a mesma ideia, era só o benfica querer que eles tremiam que nem varas verdes. quanto ao celtic vencer o manchester, tinha a sua piada. No entanto julgo que a opção mais segura para nós seria a vitória do manchester, uma vez que, e caso vencessemos o fc copenhaga, passavamos para segundo do grupo, sendo que desde que o celtic não ganhasse aos dinamarqueses, bastaria um empate. mas isto são as contas tipícas de um tuga... o que importa é que com estes resultado podemos reentrar na luta pelo apurament...

 
At 11/02/2006 5:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A equipa respira saúde no ataque. O Benfica neste momento é uma máquina a criar oportunidades de golo.

Imagino o que diriam os gajos do Manchester se o Sebantos lhes fosse lá explicar que o Copenhaga é uma equipa muitíssimo fraca, com a qual mesmo empatar é a vergonha das vergonhas.

 
At 11/02/2006 9:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como costume, concordo com a maior parte da análise, só mais umas notas:
- Nuno Assis: achei excelente a sua exibição, aquele estilo formiguinha, sempre a mexer dá gosto ver;
- Simão: ao contrário de muita gente, eu gosto de ver o Simão nesta posição. Um talento daqueles amarrado à esquerda é um desperdício, e com liberdade ele desequilibra (ainda) mais;
- Adeptos do Celtic: de facto, excepto aquelas cores horríveis, são fantásticos! Ganharam a minha simpatia, e também adorava passar com eles para a 2ª fase e deixar a estrela Ronaldo mais uma vez de fora;
- Copenhaga: também ao contrário de 90% dos que comentam aqui, eu sempre achei que o Celtic e o MU não iam passear a Copenhaga, e a prova está aí;
- Fernando Santos: eu também fui daqueles que fiquei mal disposto com a vinda dele. Passado este tempo confesso que estou agradavelmente surpreendido, e excepto alguma desorganização defensiva a nível colectivo, e momentos de pouca ambição, acho que está a fazer um belíssimo trabalho, e continuará a ter o meu apoio;
Bloguistas, respondam-me a uma pergunta, para eu perceber se estou certo ou a delirar: é impressão minha ou a maior parte dos árbitros ignora a lei da vantagem? Fez impressão ontem ver o árbitro não aplicá-la uma única vez, para os 2 lados. Cá também já vi muitos dos nossos ladrões fazerem o mesmo, mas confesso que na UEFA esperava mais!

 
At 11/02/2006 10:12 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Só não concordo com a tua análise aos últimos 15 minutos da 1ª parte: deixámos que eles viessem para cima de nós e se fosse uma equipa melhor fazia um golo e deixava-nos aflitos.
A vitória do Copenhaga é má na perspectiva do apuramento para a UEFA, mas não me passa pela cabeça não lhes ganhar na Luz. Na perspectiva do apuramento para os oitavos da Champions é muito boa: prova que são uma boa equipa e podem ganhar ao Celtic na última jornada; e obrigam o MU a correr em Celtic Park para não se arriscar a ser eliminado. Espero, ao contrário do D'Arcy, uma vitória do MU em Glasgow, para a) ultrapassarmos o Celtic e b) Apurar o MU, que poderia depois jogar com as reservas com o Benfica ;)

 
At 11/02/2006 10:28 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O 'vir para cima de nós' do Celtic no final da primeira parte é muito relativo. É que eles mal conseguiram sequer fazer um remate em condições. Foi um domínio consentido, e nunca me pareceu que o Benfica não estivesse a controlar o jogo.

 
At 11/02/2006 11:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quem diria que a nossa maria amélia continua a marcar enquanto que o grande etíope dos supermercados continua a seco.

E falta aqui quem nos explique que empatar a 0 é melhor que ganhar por 3. Como diria o agricultor de Palmela: "Voçês sabem de quem estou a falar..."

 
At 11/02/2006 11:30 da manhã, Blogger tma said...

Curiosamente, a facilidade desta vitória também me deixou uma sensação estranha de (in)satisfação...
Claro que ganhar por 3-0 foi bom, e teria sido melhor, em termos práticos, se fosse 4-0.
Mas tal como tu, também fico com a sensação de que podiamos ter feito melhor em Copenhaga e em Glasgow, ou seja, "queimámos" estupidamente a 1ª volta desta fase de grupos.
Para mim o que seria bonito é passarmos a fase de grupos, e se ganharmos os 2 jogos que faltam, isso é garantido (algo que não aconteceria caso o ManUtd tivesse ganho ao Copenhaga).
E se tiver de ser à custa do Man Utd, seria sem dúvida um feito extraordinário, não só pq pela proeza em si de ganhar ao Man Utd, mas sobretudo por fazê-lo em dois anos consecutivos :-)

Qto ao jogo, acho que está tudo dito. A vitória foi fácil, mas o Benfica dormiu durante um certo tempo à sobra dessa facilidade. A entrada do Karyaka (temos jogador!!) acabou por acordar a equipa em busca de um resultado importante para ficarmos em pé de igualdade com o Celtic no confronto directo.
Já que falo em Karyaka, uma das coisas que gosto nele é a simplicidade com que joga: para além de ter bom toque de bola, ele procura jogar sempre de forma simples e eficaz, o que ajuda a tornar as jogadas de ataque bastante fluidas.
O Assis está a criar um "problema", no bom sentido, para quando o Rui Costa regressar... Mas para mim, quem devia sair (pelo menos para a generalidade dos jogos do campeonato) é o Petit, recuando o Katsouranis para trinco.
E o Nélson já está bastante próximo do nível com que iniciou o campeonato passado.
A verdade é que este losango agora está a funcionar. Em relação ao habitual 4-3-3: o facto de termos apenas um trinco faz com que não haja tanto espaço entre o meio campo defensivo e ofensivo. Os médios "interiores" têm sido fundamentais, pois garantem precisamente essa coesão entre o sector defensivo e ofensivo, pois não só preenchem melhor o espaço como também eles próprios ajudam a cobrir defensivamente quando a equipa tem de defender. E o trio mais ofensivo, com o Simão mais recuado, funciona bem pela mobilidade dos jogadores. Esta liberdade que agora o Simão tem permite-lhe, por exemplo cair para qualquer um dos flancos, conforme a conveniência, o que com a ajuda de laterais que atacam bem, faz com que se torne muito difícil ao adversário "acertar" marcações. E a mobilidade dos avançados a isso ajuda. Se no início do ano estava muito céptico em relação a este modelo de jogo, os últimos jogos têm-me feito mudar de opinião, sobretudo pq está a dar bons resultados com o Benfica: como é óbvio, não é o losango por si só que é bom ou mau, mas sim a forma como o Benfica o tem conseguido por em prática com algum sucesso.
Claro que para jogar desta forma, são precisos os jogadores certos e opções válidas para quando algum deles se ausenta. No meio campo estamos bastante bem servidos. No ataque tb não estamos mal, embora o Kikin ainda não me pareça completamente adaptado (ao passo que o Mantorras encaixa bem neste modelo, pela sua mobilidade).
Qto aos laterais, enquanto que no lado esquerdo temos uma boa alternativa ao Léo, na direita é que estamos pior... se o Nélson não puder jogar, com o Alcides este modelo fica completamente coxo do lado direito... Se há contratação que me parece fundamental, neste momento (ou melhor, em Janeiro), é a de um verdadeiro lateral direito como "backup" do Nélson.

 
At 11/02/2006 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

As contas no grupo são complicadas; todas as equipas se podem apurar e todas as equipas podem ficar pelo caminho, como tal não faço futurologia.

Ao contrário de muita gente não estou particularmente eufórico com a vitória, já no Sporting o Santolas era conhecido pelos resultdos inconstantes; tão depressa ganhavam em casa, como perdiam fora. Tão depressa marcavam muitos como sofriam 3 golos (parece algo actual...). E se não tivesse inventado o Paulo Jorge, acabadinho de recuperar de uma lesão, e tivesse mantido o Nuno Assis, tinhamos saído da ETAR com o empate.

Sempre acreditei que o Karyaka renderia mais do que aquilo que mostrava; aliás foi o facto de termos muitos lesionados e jogadores na selecção A que obrigou o Santolas a recupera-lo à ultima hora. Foi um tremendo erro de casting dizer que não contava com ele e o Karagounis. Pelo menos o Santolas vai corrigindo os erros e não é teimoso; se percebesse mais de táctica iamos lá.

 
At 11/02/2006 11:57 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Em relação ao teu último parágrafo, D'Arcy, concordo com o João. Apesar de ter graça eliminarmos o Man Utd em dois anos consecutivos, sejamos realistas: é preferível que eles ganhem em Glasgow para jogarem connosco já apurados e no 1º lugar. Assim teremos mais hipóteses de conseguir um resultado positivo em Old Trafford. Não esqueçamos que o nosso histórico com eles é péssimo e a situação é diferente do ano passado, porque não vamos jogar a partida decisiva em casa.

 
At 11/02/2006 12:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

TUDO EM ABERTO
E lá acabou mais uma jornada da "Champions". Para os portugueses continua tudo em aberto e com uma boa notícia para o F.C. Porto, garantia que irá continuar a jogar, nem que seja na Taça Uefa.
Os dragões fizeram um bom jogo, mas também contaram com alguma estrelinha que lhes permitiu segurar o 2-1 e depois alcançar o terceiro golo (mais um de Bruno Moraes).
O Sporting garantiu praticamente a Taça Uefa e só uma hecatombe fará os leões cairem para o último lugar. Apesar do empate ter servido mais aos "panzers" do que aos leões, que fizeram uma segunda parte fantástica, o Sporting ainfda está de olhos postos no 2º lugar. Este é mais um grupo onde está tudo em aberto.
Quanto ao Benfica, voltou o famoso losango e logo com 3-0 frente ao Celtic. Depois deste jogo, fica a sensação que os encarnados poderiam estar muito mais descansados. Na próxima jornada é imperioso ganhar ao Copenhaga para garantir desde logo a Taça Uefa e depois ganhar ao Manchester. Como aqui disse, acho que os (outros) dois pontos de Copenhaga vão fazer muita falta.
Analisando o jogo, o Benfica teve momentos óptimos com outros de pouca lucidez, próprios de uma equipa inconstante e pouco tranquila. Quanto ao meu ódio de estimação - Ricardo Rocha - voltou a provar que é um jogador de autênticas paragens cerebrais quando cometeu aquele livre no último minuto. Com outro treinador e mais tranquilidade, e falando só neste jogo, ficaríamos em vantagem de golos poruqe ganharíamos por mais. Mas este medo de assumir o jogo, este medo de ir para cima do adversário, a utilização de tácticas absurdas.... E já agora, Simão tem de jogar na esquerda e não no meio, será que F. Santos não entende isso?
P.S: Não posso aqui esquecer as declarações de Jesualdo Ferreira. Pelos vistos, o técnico do Porto já sabia que Anderson não acabava o jogo contra o Benfica. Apesar de tudo, esperava que Jesualdo não tivesse este tipo de comentários, mas quando se entra naquela casa as pessoas ficam diferentes, pelos vistos!
http://www.malucodofutebol.blogspot.com/

 
At 11/02/2006 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem-se dito aqui que vencer o Copenhaga garante a UEFA. Tenho uma dúvida, alguém sabe responder: qual o critério de desempate da UEFA a 3? É que vencer o Copenhaga, se o Celtic empatar com o MU, possibilita que terminem 3 equipas com 7 pontos. E alguém sabe qual o 2º critério de desempate caso fiquemos em igualdade apenas com o Celtic?

 
At 11/02/2006 12:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Bem, lampiões, hoje estão todos contentes!

Por isso, passei por aqui para vos dar os parabéns. A sorte que vos faltou há 15 dias esteve ontem do vosso lado.

Além da sorte tiveram o terceiro golo, o do Karyaka, que é excelente. Toda a jogada é óptima e o remate final, seco e certeiro, é de craque!

Parabéns, bando de lampioões malucos! :)))

 
At 11/02/2006 12:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande Benfica, parece que a equipa a cada jogo que passa está mais confiante e as exibições cada vez são melhores, apenas estão a faltar alguns pormenores, e embora já veja Fernando Santos com outros olhos continuo a criticá-lo por eles:
- porque não fez uma 3ª substituição para queimar tempo no estádio dos corruptos?
- porque não dá oportunidades a Manu?
- para quando Diego em vez do Beto?
- porque ficou ontem acomodado aos 2-0 quando podia ter procurado ganhar por 4-0, pelo menos, para ficarmos com melhor goal-average?
- quando mete Petit no banco por uns tempos para refrescar as ideias?
- quando mete Mantorras a jogar mais tempo?
- quando é que dá mais oportunidades a Kikin e faz descansar um pouco o Nuno Gomes? (o Nuno joga sempre e quase sempre 90 minutos contra o Beira-Mar fazia bem descansar um pouco...)

Na minha opinião são pequenos pormenores destes que ainda estão a falhar ao treinador e que podem fazer toda a diferença para o sucesso desta época.

SAUDAÇÕES VERMELHAS!!!

 
At 11/02/2006 1:35 da tarde, Blogger T-Rex said...

Quando não se complica o resultado só pode ser este.

D'Arcy, em relação ao último parágrafo, também tiveste alguma "premonição"? ;)

Guy Fawkes/Ahab/Whatever:
Bebe um cházinho de camomila ou cidreira que isso* passa.


*A Buba

 
At 11/02/2006 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Telmo, as minhas respostas:
- no estádio do clube-bordel estávamos a jogar bem e parecíamos perto do 3-2 a nosso favor. Se ele fizesse e empatasse, se calhar era acusado de falta de ambição;
- Manu? Só jogam 11+3, e na minha opinião o Manu não está nos 14 melhores, nem de perto nem de longe;
- O Diego deve ser melhor que o Beto, apesar de ter jogado mal nos jogos que vi de pré-época, mas para jogar 5 minutos não faz grande diferença. Sinceramente até prefiro o João Coimbra a qualquer um dos dois;
- É óbvio que seria agradável ganhar por 4, mas estás a contradizer-te com o 1º ponto! Se ele arriscasse e sofresse 2 golos, queria ver o que diziam;
- na minha opinião o Petit está a ser injustiçado por muitos. Na pior fase da equipa foi o único que teve discernimento, é o que mais bolas recupera, e é o único que faz passes a mais de 10 metros certeiros;
- O Mantorras e o Kikin não podem jogar sempre, e até agora não mostraram argumentos para render os titulares com a mesma qualidade, ou sequer semelhante

 
At 11/02/2006 2:15 da tarde, Blogger Harry Lime said...

T-Rex,

Que buba? :)

 
At 11/02/2006 2:58 da tarde, Blogger antitripa said...

Ok....o "Kovenhavn" resolveu tentar calar-me....mas continuo a afirmar: Aquele empate foi o pior resultado desta época! Oxalá me engane....

 
At 11/02/2006 3:51 da tarde, Blogger Radagast said...

Kikin é jogador para ter uma maior participação. Não é com um jogo de mês a mês que vai lá. Foi nos últimos 3/4 anos o melhor avançado mexicano, num campeonato melhor que o nosso.

 
At 11/02/2006 3:55 da tarde, Blogger último! said...

Sinceramente não me julgo nem melhor nem pior adepto do Benfica do que os habituais frequentadores do estádio mas faz-me sempre confusão depois de uma vitória por 3-0 que mesmo assim apareçam adeptos a dizer que não jogámos nada.
Parece que esperam mesmo os 15 a 0 senão...

Como é possível, haver adeptos que vão ao estádio e passam o tempo todo chateados, revoltados com não sei bem o quê!?!? (para isso mais valia ficar em casa)
É que assim não dá prazer nenhum ir ver os jogos e mesmo com vitórias lá estão eles a dizer mal do treinador, de um jogador, etc,...

Eu não consigo assobiar o Benfica e sou daqueles que pensa que é mais útil apoiar a equipa depois de um resultado adverso do que só aparecer só quando há vitórias!


Já agora:

“Felizmente” somos tão atacados pelas nossas televisões que qualquer vitória é sempre por demérito do adversário do que por mérito do Benfica mas isso tem o reverso da medalha, cada vez mais vale a pena ir ao estádio sempre se evita ouvir os famosos comentadores-que-percebem-disto-comó-catano-mas-só-para-o-lado-que-lhes-dá-jeito e o sentimento de revolta que só dá força a nossa equipa!

Alguém me explica!?!?!?

 
At 11/02/2006 4:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por falar na nossa grande imprensa, ontem fui ver o jogo ao estádio, e quando vinha para casa, vinha a ouvir a TSF, que estava nos comentários, ora dos jogadores do Porto, ora dos jogadores do Benfica.

No que toca ao Porto, o Jornalista pergunta ao Lucho: Um golo que foi uma obra-prima, sente-se a melhorar, blá, blá, blá...

A seguir, uma besta entrevista o Luisão e diz: "não esperavam um Celtic tão fraquinho", ao que o Luisão respondeu (e muito bem): "Se está a tentar insinuar que o Celtic é fraquinho, eu não concordo, acho é que o Benfica hoje conseguiu supera-los"...
Desarme duro do Luisão a este idiota.

De seguida, vai o Bosingwa falar. Questão: "está feliz por ter voltado, e com uma boa exibição. espera uma época em grande nível?" Ao que o Bosingwa respondeu o blé/blá/blá do costume quando um jogador é bajulado.

E de seguida, a parte mais triste e nojenta da noite. O Idiota da TSF fala com o Karyaka, que apenas "arranha" português. E eis que surge a pergunta: "Espera que Fernando Santos o ponha a jogar mais vezes?".

Esta é a típica pergunta para queimar um jogador, porque só tem uma resposta: sim. O jogador não vai dizer: "não, não espero que ele me ponha mais vezes." Mas se disser "sim, espero", é interpretado como um estar a pedir espaço na equipa, a pedir minutos ao trinador, etc.

E não é que o karyaka, que está mais que escaldado quanto à "qualidade" dos nossos jornalista, responde num português arranhadíssimo: Cabe ao treinador decidir quando jogo ou não. A equipa é o mais importante, não os valores individuais"

Ia-me estampando!!!! Bufetada de luva branca a essa cambada de otários. Ontem, até essa cambada de idiotas goleámos :-)

 
At 11/02/2006 4:53 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Americano: são estes os factores de desempate:

1) Nº pontos no confronto directo;
2) Diferença de golos no confronto directo;
3) Nº de golos fora no confronto directo;
4) Diferença de golos em TODOS os jogos
5) Nº de golos marcados em TODOS os jogos
6) Coeficiente de pontos do clube e do país nas últimas 5 épocas (ranking Uefa).

Tens aqui o ficheiro com o regulamento da Uefa. E aqui o ranking da Uefa. Ou seja, como neste momento o Celtic está com 6-6 e nós com 3-4 em golos, temos que ganhar ao Copenhaga por 2 golos de diferença (no mínimo), porque a nossa melhor hipótese é ganhar no 4). O 5) vai ser difícil e no 6) perdemos.

 
At 11/02/2006 4:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

SLB, obrigado, o meu medo era que o 5) estivesse à frente do 4), porque se fosse só pelos golos marcados teríamos dificuldades em passar o Celtic.

 
At 11/02/2006 5:21 da tarde, Blogger tma said...

Red Devil, por essas e por outras também embirro com a TSF... Como há outras alternativas, raramente oiço relatos na TSF.

 
At 11/02/2006 5:30 da tarde, Blogger último! said...

Melhor é mesmo ir ao estádio

 
At 11/02/2006 6:00 da tarde, Blogger S.L.B. said...

A TSF só tem lagartos, mas olhem que a Renascença também não é melhor. No 1º golo o tipo que estava no estúdio disse que o Nuno Gomes JAMAIS chegaria à bola! Coitado, deve estar a precisar de óculos...

Como não sei se os links do meu outro comentário funcionam, aqui vão novamente:
- Regulamentos: http://www.uefa.com/newsfiles
/19071.pdf
- Ranking Uefa: http://www.xs4all.nl/~kassiesa
/bert/uefa/data/method3
/trank2006.html

 
At 11/02/2006 6:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sempre que possível, arranja-se uma bitola para o Benfica, e outra para os outros. Quando o Benfica ganha folgadamente, os adversários são sempre muito fraquinhos. Já com o Leiria foi a mesma história. Se o Karyaka tem respondido que sim à pergunta feita, hoje já haveriam notícias a dizer 'Karyaka reclama mais oportunidades'. Tal como já fizeram com o Kikin (eu ando há uns tempos com a sensação que andam mortinhos por arranjar um caso com o Kikin).

E depois há sempre um patamar pelo qual os nossos jogadores são avaliados, e outro para os dos outros clubes. Por exemplo, no jogo do Dragão. O Fucile foi um furo autêntico, o Léo e o Simão fizeram dele o que quiseram, e ainda se deixou antecipar pelo Katsouranis no lance do nosso primeiro golo. O Nélson (que até fez uma assistência) levou uma nota infeiror à do uruguaio porque, na opinião de quem deu as notas, foi batido pelo Quaresma no lance do segundo golo (como se isso fosse um erro flagrante).

 
At 11/02/2006 6:21 da tarde, Blogger tma said...

Ratogoleador, completamente de acordo! Mas como não tenho muitas oportunidades para o fazer (o mesmo se aplica a ir a sítios onde haja Sport TV, já que não a tenho), não são raras as vezes que acompanho os jogos através de relato...
A Antena 1 tem uma vantagem: não há interrupções para publicidade, mas tb tem a grande desvantagem de ter o Coroado.
A Renascença tem o Bernardino Barros (desvantagem, claro)...
A TSF tresanda a anti-benfiquismo...

 
At 11/03/2006 12:39 da manhã, Blogger Harry Lime said...

tma,

Eu nunca notei nenhuma tendencia especial em nenhuam estação de radio.

Na TSF (a minha preferida em termos de relatos), é verdade que o relatador senior é o Fernando Correia que é sportinguista e de que eu gosto muito. Mas em tempos tiveste lá o Jorge Perestrelo (benfiquista ferrenho) que tambem era muito bom.

A parte boa dos comentadores de rádio é que são menos convencidos e percebem mais de bola do que os da TV (não é dificil). Além disso, a gente não lhes consegue ver as gravatas,as camisas e os penteados.

Pr exemplo, eu acredito que o Rui Santos fosse um bocadinho menos insuportavel se nós não lhe vissemos o cabelo seboso, as gravatas garridas e os fatos ás risquinhas de 3 cores (veridico, eu vi!). :)))

 
At 11/03/2006 10:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Superman Torras, desculpa que te diga mas continuo a achar que há "ódios de estimação" que se estão a criar entre os visitantes deste site que não fazem sentido! 2 exemplos:
-"E este continua para mim a ser um dos maiores problemas do Benfica actual: com tanta vontade de fazer um carrocel ofensivo o que se está a fazer é com que haja uma descoordenação completa na maior parte do tempo e a sub-aproveitar nitidamente tanto Simão como Miccoli, colocando-os a jogar em terrenos para os quais não estão vocacionados."
Se subaproveitar e baralhar os nossos jogadores significa criar por volta de 8 ocasiões de golo por jogo, então espero que continuem baralhados!!!
- Petit: este para mim é o mais grave! É um jogador que morre por aquela camisola, que faz mais kms em campo que os companheiros juntos! E sim o brilhante passe para o Nélson é dele, e volto a desafiar, encontrem UM jogador para além dele que faça um passe a mais de 10 metros, certeiro. Fez impressão várias vezes ver o Nélson sozinho do lado direito, e só o Petit era capaz de pôr lá a bola. Espero enganar-me bem, mas quando jogarmos um jogo sem ele no meio campo, vocês irão perceber como faz falta...

 
At 11/03/2006 10:15 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Americano, 100% de acordo em relação ao Petit. É um dos melhores da equipa e é indiscutível. Embora este ano esteja menos disponível fisicamente (cansaço devido ao Mundial?) parece estar a subir.

Ahab, tenho muitas dúvidas que o Perestrelo fosse benfiquista, tens a certeza?

 
At 11/03/2006 10:24 da manhã, Blogger último! said...

Abah,


Podes explicar que sendo Jorge Perestrelo um benfiquista ferrenho (teoria tua) no seu funeral tenham colocado uma bandeira do SCP sobre o caixão, entretanto, o seu filho achou que era uma má ideia, sendo ele um jornalista e exigiu que a retirassem.

Já agora e para tua informação, familiares meus conviveram com o Jorge Perestrelo ainda em Angola e o homem não era simplesmente sportinguista era um lagarto ferrenho.

A maior parte da comunicação social, não sei se por medo ou por interesse, serve o anti-benfiquismo, o mais engraçado é vocês nem entenderem que isso só nos tem dado mais força nem que seja pelas pessoas que cada vez mais vão mais ao estádio só para não ouvir os ridículos comentadores das televisões.

Uns ganham por 1-0 e são muito bons outros ganham por 3-0 e são fraquitos, é o normal já nos habituamos!


Mais uma vez as coisas que tu inventas!!!

 
At 11/03/2006 10:29 da manhã, Blogger tma said...

Tal como o Americano, concordo que o "carrocel" está a trazer melhorias ao jogo do Benfica. Obviamente que ainde precisa de melhorar a coordenação, sobretudo ao nível da concretização, mas estou a gostar de ver a dinâmica global da equipa.
Agora o que falta é mais auto-confiança (que só os resultados podem dar) e maior concentração (para aproveitar melhor as oportunidades e não cometer erros defensivos básicos).

No entanto, em relação ao Petit, continuo a achar que ele é um bom jogador, o mais esforçado de toda a equipa, mas nem sempre esforço é sinónimo de eficácia. Continuo a achar o Katsouranis mais completo, como jogador. Mas também é verdade que seguramente o Petit sente o Benfica de forma bem mais intensa que o Katsouranis. Na verdade, este é um não-problema: quem dera a muitos treinadores do Benfica dos últimos anos terem a possibilidade de escolher entre o Petit e o Katsouranis! O "problema" agora nem se tem posto (já que o Katsouranis tem assumido outras funções), mas agora que o Karagounis está apto, vamos ver que opções o FSantos irá tomar... Espero que, ao contrário do Koeman, ele saiba gerir bem o "excesso" de escolhas que tem no meio campo, mais ainda qdo o Rui Costa recuperar.

 
At 11/03/2006 11:47 da manhã, Blogger tma said...

Ahab Manel, quanto À TSF, esta "entrevista" ao Karyaka já não propriamente a primeira vez que fazem perguntas ardilosas/idiotas a jogadores do Benfica. Mas o que mais me chateia é eles ficarem muito ofendidos quando os jogadores não querem responder...
Para além de que a TSF pertence ao grupo Lusomundo, que por sua vez pertence aos Oliveirinhas...

 
At 11/03/2006 12:54 da tarde, Blogger Filipe Santos said...

O jogo esteve sempre controlado e era só uma questão de se saber por quantos... Palavra para os adeptos... espectáculo!!

http://bolaoposte.blogspot.com

 
At 11/03/2006 1:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu gosto bastante do Petit, mas na minha opinião o Petit é, e tem que ser, um médio defensivo. Naquilo que ele é bom (e provavelmente é o melhor a fazê-lo em Portugal) é a destruir o jogo adversário; a recuperar a bola e a deixá-la jogável nos pés de um colega. Foi assim que ele se destacou no Boavista, e foi assim que chegou à selecção.

No Benfica ele assume muitas vezes funções organizadoras de jogo, e nisto já não me agrada tanto. Quando o Benfica tenta jogar rápido ele tem muita tendência a voltar-se para trás e a passar automaticamente a bola para um colega, muitas vezes sem sequer levantar os olhos para ver se tem alguém melhor colocado à frente dele - o ano passado houve um lance sintomático disto no jogo contra o Liverpool, em que o Simão lhe faz um passe que o deixa isolado e com possibilidade de correr para a baliza, mas ele nem sequer se apercebeu que estava isolado, e por isso voltou-se para trás e fez um passe atrasado.

Para além disso a percentagem de passes longos feitos pelo Petit com sucesso não é brilhante. Ele é capaz de acertar alguns, mas também falha imensos. Aliás, o jogo do Benfica ressente-se imenso sempre que apostamos na táctica de meter o Petit ou os centrais (em especial o Luisão) a chegar à linha do meio-campo e a fazerem passes longos. Eu digo sinceramente que começo logo a temer a perda da bola de cada vez que vejo o Petit com a intenção de fazer um passe comprido.

Resumindo: o Petit para mim não é um ódio de estimação; gosto bastante dele, e acho-o um jogador fundamental. Mas gosto que o ponham a fazer aquilo que ele sabe, e aquilo em que ele é realmente bom. O Petit não é organizador de jogo, e o Petit é pouco mais que um regular marcador de livres e cantos. O facto de gostarmos de um jogador não nos deve impedir de ver o que ele faz mal.

 
At 11/03/2006 2:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para que saibam, particularmente o "tma", o Oliveirinha mais novo, o António, era, desde os tempos de rapaz novo, Benfiquista. Foi obrigado a jogar nos "andrades" por imposição de seu pai. O mesmo aconteceu ao Silva Pereira, um jogador do Penafiel que no seu tempo ofuscava alguns craques dos "andrades".Este tambem aguentou sempre no Penafiel porque o pai assim o ordenava.
Tenho esperanças de ver o Toninho Oliveira na cadeira dos "andrades" para que o nivel destes suba para valores aceitaveis em termos desportivos, companheirismo e civilidade. O papa está mesmo xéxé.

 
At 11/03/2006 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros,

Desta vez, tenho que concordar com o Ahab (não, não estou maluco!)

Há uns anos atrás, vi uma entrevista na RTP, apresentada pelo Júlio "O Nariz" Isidro, em que os entrevistados eram o Fernando Correia e o Jorge Perestrelo. Falou-se de muita coisa e uma das perguntas d'"O Nariz" foi: qual o clube do qual são adeptos?

Para meu grande espanto, o Fernando Correia disse que era do SCP e o Perestrelo do Benfica!
Lembrou-me perfeitamente disto porque nunca me tinha passado pela cabeça que o Perestrelo fosse benfiquista.

Agora, se o ratogoleador diz que ele era um lagarto ferrenho... fico na dúvida. Mas que o vi na tv a dizer que era adepto do Glorioso, lá isso vi.

Quanto a ódios de estimação, não tenho nenhuma. Apenas acho que o Anderson (em forma, o que não é o caso) é muito melhor central que o Rocha. Em relação ao Petit, concordo em absoluto com o último comentário do D'Arcy.

Cumprimentos e, Domingo, todos à Luz.

 
At 11/03/2006 2:53 da tarde, Blogger Pedro said...

Na TSF houve um pormenor "delicioso" no intervaldo dos jogos do SLB e dos andrades. O estroina q comentava o jogo dos porcos sai-se com esta pérola : " Se o Anderson estivesse em campo a exibição do porto era muito melhor, mais segura e mais confortável. A equipa estaria mais serena e confiante". Mais palavra, menos palavra foi isto q o inergumeno vociferou...

Enfim....

 
At 11/03/2006 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, plenamente de acordo que gostarmos dum jogador não significa não ver o que ele faz mal, mas não acho que seja o meu caso com o Petit. Aliás, lamento a figura que ele fez no Bessa, apesar de compreender a raiva que ele poderia estar a sentir. O que acho é que muito adeptos começam a venerar o Kat e ao mesmo tempo a desprezar o Petit, o que eu acho errado porque eles têm carecterísticas que se complementam. O Kat ataca melhor, tem melhor jogo de cabeça, é mais rápido, mas não recupera bolas como o Petit, nem faz os passes que ele faz. Aí acho que nunca se pode meter o Petit e o Luisão no mesmo saco, o Luisão quando acerta 1 em 10 já é bom, o Petit diria que acerta metade. E repito que me fez impressão ver os centrais, o Kat, às vezes até o Nuno Assis com a bola nos pés no grande círculo, ver o nélson completamente solto a uns 20 metros na faixa, e não terem coragem para arriscar o passe. Só o Petit o fez. Claro que nunca será o organizador de jogo, mas no losango penso que faz muito mais que o Custódio, que também é incapaz de fazer um passe longo. Insisto que com o regresso do Maestro, do Karagounis, poderá haver a tentação de recuar o Kat e tirar o Petit, e para mim isso não é uma boa solução.
Domingo todos comer os ovos moles!!!

 
At 11/03/2006 3:29 da tarde, Blogger último! said...

Alma Benfiquista,

O episódio da bandeira do SCP no seu funeral aconteceu mesmo, se calhar dai a recusa do seu filho em que a bandeira lagarta fosse junto com o seu pai.

Aliás mesmo entre amigos existe as duas versões, uma coisa tenho eu a certeza no ano do futebol espectáculo (Peseiro) em que a lagartada pensava que iria ganhar tudo e não ganhou nada, eu não pude assistir ao Benfica vs Sporting para a taça (3-3) e ouvi a rádio na TSF pois estava em viagem.

Como devem supor o homem e o entrevistado estiveram 1 hora antes do jogo a falar bem do super favorito SCP e mais o seu futebol espectáculo, parecia que nem era necessário realizar o jogo que venceria o Sporting sem duvidas nenhumas infelizmente para eles o Giovanni marcou logo no inicio, o Prestelo quase não grita golo e começa logo a dizer que o Tiago é que teve culpa e não passou dali mesmo... passado alguns minutos o Sporting marca e o homem esteve 30 segundos a gritar goloooooooooooooooooooo depois afirma que quase estavam mais sportinguistas do que Benfiquistas na Luz e etc, etc, etc...

Se o discurso era encomendado, isso já não sei mas recordo-me a maneira como ele comemorava os golos do Benfica e os do Sporting nesse jogo, escusado será dizer que nunca mais ouvi na TSF embora gostasse da personagem.
Um verdadeiro Benfiquista preferia mudar de trabalho a fazer as vontades ao patrão, ainda mais sendo um pessoa que arranjaria trabalho em qualquer rádio!

 
At 11/04/2006 12:56 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Super, quando criei este blog era esse o principal objectivo que tinha em mente. E satisfaz-me ver que progressivamente este espaço se tem transformado nisso, porque gosto de ter aqui este grupo de 'habituais' a discutirem diversos temas relacionados com o nosso Benfica :)

 
At 11/04/2006 2:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quanto à posição do Simão, o Simão dá menos nas vistas (marca menos golos, faz menos assistências) mas a equipa rende mais. O Léo e o Nelson são os mais beneficiados. O facto de o Simão se "apagar" assim em prol da equipa parece-me benéfico. Neste momento não temos um conjunto de vedetas cada uma a jogar para si, temos uma equipa.

O Benfica está a fazer-se ao contrário do que é habitual, da frente para trás, mas parece-me no bom caminho.

 
At 11/04/2006 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh D'Arcy, o "problema" é que um dos habituais é falso (Fakes) e abichanado (Gay) :-P

 

Enviar um comentário

<< Home