sexta-feira, março 16, 2007

Sorte

Sim, ganhámos. Sim, estamos nos quartos-de-final da Taça UEFA. Mas esta noite tivemos sorte. Muita sorte, na minha opinião. Porque fomos tacticamente manietados durante mais de metade do jogo, e salvámo-nos in extremis de um prolongamento que provavelmente seria fatal para uma equipa que me pareceu esta noite, mais do que em qualquer outra ocasião, estar a jogar no seu limiar físico. Quando cheguei a casa depois do jogo reparei no quanto me sentia cansado, e este cansaço resulta do sofrimento que foi para mim ver a segunda parte do nosso jogo.

Ainda antes do jogo, estava eu na conversa com o Superman Torras perto das roulottes (no que já começa a tornar-se um ritual) quando recebo um SMS do S.L.B. a largar a 'bomba': "Vai jogar o Moretto!". A divulgação da notícia começou por provocar uma reacção geral de incredulidade entre os presentes, a que se seguiu a indignação. Houve quem exigisse a devolução do dinheiro do bilhete, houve insultos generalizados oa Nandinho e ao Moretto, previsões catastróficas, etc. Nada mais nos restava do que seguirmos para o estádio e fazer a confirmação da triste notícia. De facto, quando entrei, lá estava o Moretto a fazer o aquecimento pelo que, resignado e com a alma pesarosa, me dirigi ao meu lugar e fui rezando para que ao menos o homem hoje estivesse em dia sim. Claro que quando lá cheguei o tema de conversa entre os meus vizinhos habituais de bancada só podia mesmo ser esse mesmo: a titularidade do Moretto. Começo a suspeitar que em termos de popularidade entre os benfiquistas o guarda-redes brasileiro é capaz de conseguir superar os índices negativos do Beto nos seus tempos mais áureos da época passada. Entretanto a constituição da equipa foi anunciada, e a presença do Moretto era mesmo a única alteração em relação à equipa que tinha defrontado a U.Leiria na segunda-feira passada.

O jogo começou com o PSG surpreendentemente atrevido. Durante os primeiros dez minutos de jogo foram eles quem tomou conta das operações, e quem mais tentou o golo. Aliás, a primeira oportunidade de golo pertenceu-lhes, quando o Pauleta surgiu liberto de marcação na área, descaído para a direita, mas o Moretto correspondeu ao seu remate com uma boa defesa, o que pelo menos serviu para me deixar mais confiante que ele estaria numa noite positiva. Mas praticamente da primeira vez que o Benfica atacou a sério, colocou-se em vantagem no marcador e na eliminatória. Um passe excelente do Nuno Gomes deixou o Simão na cara do guarda-redes, e o golo surgiu com naturalidade. Este golo foi uma espécie de detonador para o melhor período do Benfica em todo o jogo. Apesar de já estar em vantagem na eliminatória, o Benfica lançou-se num assalto sem tréguas à baliza adversária, e começámos a ver oportunidades a surgir em catadupa. Ainda mal nos tínhamos sentado após os festejos do golo e já o Katsouranis estoirava à barra, para depois no seguimento da mesma jogada ser o Karagounis a proporcionar uma defesa ao Landreau que ainda levou a bola ao poste. O assédio continuou, e culminou num golo fabuloso do Petit (dois grandes golos em dois jogos consecutivos), que quando todos esperariam um remate em força à entrada da área optou por um chapéu ao guarda-redes adversário
com as medidas exactas.

Naquela altura o PSG parecia ter ido ao tapete. Estavam arrumados, a eliminatória parecia estar completamente nas nossas mãos, e a expectativa seria mesmo saber quantos golos mais marcaria o Benfica. O problema foi que cinco minutos após o golo do Petit, cerca da meia-hora de jogo, tudo mudou. E mudou porque mais uma vez entrou em cena o Anderson, que se deixou antecipar pelo Pauleta (um avançado que todos nós sabemos ser extremamente rápido...) numa 'meia-oportunidade' do PSG, e depois o Moretto fez o resto. Não vou chamar aquilo de frango, mas sinceramente parece-me que aquele lance 'pedia' uma defesa simples, nem que fosse com os pés, e fiquei com a sensação que o Moretto tentou fazer o mais difícil, ou seja, agarrar a bola, e depois esta acabou por passar-lhe por baixo do corpo. Se calhar até podia chamar aquilo de frango, mas não quero bater mais no ceguinho, e para mim o maior culpado no lance até é o Anderson. Este golo adversário provocou um curto-circuito geral na nossa equipa, e não mais conseguimos atacar até ao intervalo. Pior ainda, o golo adormeceu o inferno da Luz, e o ambiente frenético que se viveu durante a fase de assalto à baliza francesa desapareceu. Perto do final da primeira parte, o momento mais feio de toda esta noite: o Moretto lesiona-se (num lance que foi uma grande oportunidade para os franceses chegarem ao segundo golo, e em que eu sinceramente nem sequer percebi o que é que aconteceu - se o Moretto defendeu a bola ou se foi o Nélson que a cortou) e alguns dos adeptos (felizmente pareceu-me que não foram tantos assim) começam a chamar pelo Moreira. Que fique claro: eu não gosto nada do Moretto. Sou um grande adepto do Moreira, e desagrada-me imenso sempre que vejo o Moretto na nossa baliza, além de que o associo sempre a um episódio, aquando da sua contratação, de que não me orgulho nada como benfiquista. Mas assim é que não, meus senhores! Em que é que isso ajuda o Benfica? Em que é que intranquilizar o nosso guarda-redes (sim, convém que não se esqueçam que a partir do momento em que o Moretto entra em campo com a águia ao peito ele é o NOSSO guarda-redes, e por isso o que queremos é que ele seja o melhor guarda-redes do mundo) nos ajuda? Eu devia estar tanto ou mais lixado do que qualquer outro adepto benfiquista pela sacanagem que o Nandinho fez ao Moreira, mas fiquei verdadeiramente furioso quando ouvi os nossos adeptos terem aquela atitude. Depois disto, e somando-o à exibição sorumbática do Benfica a partir do golo adversário, fui para o intervalo pior que estragado.

A segunda parte foi uma continuação do final da primeira parte. O PSG, tacticamente, tinha o jogo dominado. Eles jogavam em 4-4-2, com os médios-ala um pouco adiantados, e em relação ao jogo de Paris tinham colocado o Gallardo encostado à esquerda, e desviado (um pouco surpreendentemente, embora eu já tivesse lido que esta foi uma das inovações tácticas que o Paul Le Guen tem andado a implementar no PSG) o Rothen - um jogador que eu aprecio bastante - para o centro do terreno. Depois, e não sei se por reflexo da forma como marcámos o golo em Paris, eles atacavam quase exclusivamente pelo nosso lado direito, praticamente impossibilitando o Nélson de subir. Pior ainda, faziam-no de forma massiva: já lá estava o Gallardo, o lateral-esquerdo Drame subia para acompanhar o ataque sem que ninguém o acompanhasse, o Rothen também descaía para aquele lado, e até um dos avançados (o Pauleta ou o Luyindula, alternadamente) acabava por fugir sempre para aquela zona. Como resultado disso, o Nélson viu-se frequentemente confrontado por dois ou três adversários, sem ter qualquer tipo de auxílio. Quando ao intervalo o Karagounis deu o lugar ao João Coimbra, o Fernando Santos colocou o Katsouranis sobre a esquerda e o Coimbra na direita, mas o descalabro foi tal que teve que voltar a enviar o Katsouranis para a direita, embora sem grandes resultados práticos, porque o massacre por aquele lado continuou. Entretanto eu tinha que gramar com comentários de pessoal à minha volta que criticavam injustamente o desempenho defensivo do Nélson, quando o problema era mais táctico que individual (e como alguns sabem, eu não gosto nada que falem mal do Nélson, pelo menos quando acho que o fazem sem razão).

O domínio do PSG durante a segunda parte foi, para mim, mais que evidente. Mesmo sem os franceses criarem grandes oportunidades de golo, a verdade é que o Benfica raramente conseguia sair do seu meio-campo. Mais preocupante, a equipa parecia estar perto da falência física, sem capacidade de pressionar os adversários quando estes tinham a bola em seu poder. Pelo contrário, eles chegavam a pressionar o nosso portador da bola com dois ou três jogadores, recuperando-a rapidamente. O resultado disto foi que o Benfica começou a recorrer demasiado ao pontapé para a frente, em vez de tentar progredir com a bola pelo chão, e isto tem sempre o condão de me deixar profundamente irritado. Sinceramente, durante a segunda parte estive sempre com a sensação que os franceses estavam mais perto do segundo golo do que nós do terceiro, e dada a falta de capacidade física que evidenciávamos, encarava a perspectiva de um prolongamento com muito pessimismo. Foi por isso uma bênção quando a cinco minutos do fim, numa altura em que o Benfica já jogava em 4-3-3 com o Simão encostado à esquerda, uma das raras iniciativas atacantes do Benfica resultou num penalti idiota por parte de um defensor francês (que ainda por cima foi expulso). O Simão marcou-o sem espinhas e o jogo acabou aí, já que o Benfica, à melhor maneira Trapattoniana, encarregou-se de fazer com que não se jogasse mais futebol durante os minutos que faltavam para o fim do jogo.

É difícil estar a nomear grandes destaques individuais esta noite. Mesmo o Simão, que acabou por ser o herói da noite com dois golos, não esteve a um nível tão elevado como de costume. Bom jogo do Petit, talvez o mais regular dos nossos jogadores, e um dos poucos que conseguiu manter um ritmo mais ou menos elevado durante todo o jogo. O David Luiz mostrou mais daquilo que já vimos contra o Leiria, e cada vez mais parece ser um bom reforço. Em contraponto, o seu colega de sector supostamente mais experiente continua a acumular erros esta época, e ficou ligado a mais um golo adversário. O João Coimbra entrou mal no jogo, e não repetiu a exibição de Paris. Aliás, o seu desempenho quando foi ocupar o lado direito do losango foi de tal forma mau (por vezes parecia estar perdido em campo) que obrigou o Nandinho a retirá-lo daquela zona, por onde se desenrolava a maior parte do jogo atacante dos franceses. O Benfica perdeu com a saída do Karagounis (estava a ser um dos melhores enquanto esteve em campo), e espero que não tenha nenhuma lesão complicada.

Jogando melhor ou pior, com mais ou menos sorte, o que interessa é que estamos entre as oito equipas finais da UEFA, e agora todos os adversários são difíceis. Se pudesse escolher, acho que por uma questão de nostalgia quereria o Leverkusen (mas não seria capaz de assistir a outro jogo daqueles ;)). Evitaria, se possível, as equipas espanholas.

61 Comments:

At 3/16/2007 8:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hoje digo com prazer que no aspecto de liderança esteve bem o FS, porque defendeu e apostou no Moretto contra a maioria dos sócios e adeptos.
É assim que um treinador ganha o respeito daqueles com quem trabalha.
De salientar que a atitude da equipa técnica ao deixar entrar o Moretto sozinho em campo apos o intervalo, foi de grande dignidade.
O Benfica não é o clube do Moreira ou do Nuno Gomes, ou do Vieira, ou do Veiga, ou do Índio (bem..embora eu não me importasse muito), o Benfica tem que estar acima desses pequenos preconceitos, é muito maior que isso. A atitude que alguns tiveram de "chamar" pelo Moreira, quando o Moretto estava no chão, é, como diria o Ahab, despicable.
De resto, golão do Petit, Simão sempre em cima (é pena ele não poder fazer mais, é apenas humano)
Nelson esteve bem, mas ele "sofre" muito com o posicionamento do Kat, e quando este não esta bem, ele ressente-se.
Como habitualmente o N.Gomes passou um jogo inteiro a apanhar bonés.. o Fabrizio tambem não anda bem...

Gostava que saísse o Espanhol, porque talvez fosse uma hipotese de rever o Camacho.

 
At 3/16/2007 9:30 da manhã, Blogger T-Rex said...

É difícil e muito raro enganar-me a respeito dos jogadores do Benfica, e cá para mim ainda me vou rir bastante na cara dos detractores do Moretto.

Este pelo menos não é tipo matreco...

Vedeta ou Marreta ?

 
At 3/16/2007 9:48 da manhã, Blogger rsa said...

Sorte sim também azar duas bolas nos postes embora na mesma jogada...
Concordo que fizemos uma segunda parte pessima fruto da má condição fisica de alguns jogadores e da falta de alternativas João Coimbra mostrou que precisa de mais minutos no campeonato nacional.
Nelson para mim embora desiquilibre em termos atacantes a sua postura defensiva neste momento desiquilibra a equipa veja-se o Leo que não tendo folego só lá vai pela certa.
Moreto não gosto dele a forma como foi contratado e as suas actuações do oito ao oitenta não me dão confiança, nunca sei o que vai sair dali.- Agora estive no estádio e também fiquei revoltado pela opcção de algumas pessoas pois a partir do momento que entra em campo é o nosso guarda redes e há que apoiar discutir opcções sim mas durante o jogo há que apoiar.

O meu medo é que fisicamente o BENFICA não aguente a ver vamos.

 
At 3/16/2007 9:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como diriam os meus "amigos" comentadores, contam é os resultados, e estamos nos 1/4 apesar do treinador. A exibição teve momentos brilhantes e outros péssimos, mas bastou.
GR: de acordo com o que tem sido dito. Sou Moreirista, o Moretto irrita-me profundamente, mas enquanto estiver na baliza para mim tem o mesmo valor que o Preud'homme. Infelizmente, não acredito que nos (os detractores) vamos calar, porque mais uma vez ele tem culpa no golo (apesar de o Andersson ter mais) e tem outro lance em que falha completamente uma saída num canto, o que não se admite num GR com mais 1,90 quando há uma bola cruzada para a pequena área. E a jogar com os pés (algo que alguns dizem que ele faz tão bem) esteve novamente desastrado;
Andersson: Pior que o Moretto, começa a aproximar-se dos níveis do Beto! Ajuda a que o David Luiz pareça o Mozer pelo contraste com a pobreza do colega;
Petit: lembro-me pelo menos dum "amigo" nosso, o Maluco do Futebol, e outros haviam que tanto malhavam no Petit! Hibernaram? Este homem é um GIGANTE e há-de ser sempre um dos grandes a vestir o manto sagrado!!!
Katso: mal! Não me venham só com a conversa da parte física (o Petit tem praticamente os mesmos minutos que ele e não se cansa!), ontem esteve mal tacticamente na 1ª parte e o Nelson é que sofre!
Simão: os nossos comentadores gostavam muito de dizer que o Figo não sabe jogar mal. Pois este também não!!! Fantástico! No penalty havia alguns ao meu lado que se viravam de costas, mas eu assisto com tranquilidade. Ver o Simão marcar um penalty é quase tão certo como vencermos em casa esta época.
NG: podem não gostar dele, mas está a jogar muito mais que o Miccoli. Pode não marcar, mas o 1º golo é meio dele, e logo a seguir deu outro muito fácil ao Kat;
FS: poupem a assobiadela inicial ao homem! Ganharam 16 dos 18 jogos em casa, tenham alguma tolerância, sim?
Público: fantástico em algumas ocasiões, vergonhoso noutras. Assobiar o treinador, o Morreto, o Beto, e acima de tudo gritar pelo Moreira com o Moretto lesionado, é uma vergonha. Curem as frustrações da vida noutro sítio, se não se importam!
Próximo adversário: a minha ordem de preferência:
Espanhol, Ossassuna, AZ, Leverkussen, Tottenham, Werder Bremen e Sevilha (que apesar de tudo precisaram dum golo do GR de canto no último minuto para ir a prolongamento...é muita estrela de campeão para o meu gosto!).

 
At 3/16/2007 10:19 da manhã, Blogger Pedro said...

Quando ouvi na TSF a titularidade do Moretto qd estava na fila para entrar no estádio lembrei-me logo deste blog.

:)

Claro q o jogo começou logo bem para mim nesse momento. Moretto, como sabem, é para mim o melhor de todos os grs q temos. E se não fosse o "vicio" dos benfiquistas em irem atráz das novelas q a imprensa desportiva cria para destruir um jogador apenas pq optou pelo Glorioso invês de ir para os andrades de certeza q tb perceberiam isso. Não é comum um gr com aquele porte fisico ter os reflexos e agilidade q Moretto tem, é dos poucos q ao repor a bola em jogo com os pés o faz com tino colocando a bola quase sempre no sitio onde está um jogador nosso. E joga sob uma enorme e incompreensível pressão. Se tem culpas no golo? Aceito. Podia ter feito melhor...mas qts golos já Quim comeu esta época bem piores e todos defendem q está a fazer uma boa época?? Sobre os erros de Moreira nem vou falar para não ser trucidado pelos moreiristas
:)

Aos 2 minutos de jogo, sobre enorme pressão, Moretto salva a eliminatória para o SLB. Estava justificada a opção, corajosa, de Santos.

Depois foi um jogão enquanto houve pernas. Qd elas acabaram foi um ai jesus. O grande problema é q as pernas acabaram antes do intervalo. Katsoranis está completamente estoirado, já nem quer a bola nos pés e com a saída forçada de Karagounis o SLB perdeu o controle de bola a meio campo. isso aliado à debilitada condição fisica e à demora de Santos em refrescar e alterar a equipa foi um sofrimento.

Mas ganhámos e fomos e somos melhores q os franceses.

Venha o próximo.

 
At 3/16/2007 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vês Pedro, o FS numa operação de charme até pôs o GR que tu gostas! Pena é que desagradou a 90% dos benfiquistas!
:)

 
At 3/16/2007 10:45 da manhã, Blogger Unknown said...

N gostei. Fiquei triste. Estava à espera duma noite à Benfica e saiu-me uma noite à, vá lá...Sporting! Tivemos muita sorte e assim n fico nada confiante para os próximos jogos...

O Micolli está num mau momento(se fosse o Nuno Gomes..)O Andersson simplesmente não o conheço e a má forma física geral é gritante.

O Moreto só pode fazer grandes treinos, só pode..O gajo nos treinos ou defende muito, ou o Moreira dá grandes frangos. Eu não vou aos treinos, n posso saber, aquilo que sei é q n me lembro, mas palavra de honra que n me lembro mesmo, de ver um jogo do Moretto em q ele n tenha borrado a pintura...(de certeza que os houve, mas n me consigo lembrar de nenhum...)

Se o Moretto no jogo, n teve tranquilidade, esses burros que gritaram Moreira, bem tiveram a sua dose de responsabilidade. Há gente que simplesmente devia ser proibida de ir ao estádio da Luz.

 
At 3/16/2007 10:53 da manhã, Blogger Unknown said...

T-Rex, deus queira que ainda te rias muito...o prob é q enquanto n te ris, a gente vai chorando... ;)

 
At 3/16/2007 11:00 da manhã, Blogger tma said...

Para mim um dos problemas do Benfica foi o excessivo deslumbramento após o 2-0. Não só porque foi um grande golo, mas pq terá criado a sensação de que a partir dali seria sempre a somar...
Aquele golo do Paletas-Nos-Olhos, fruto de uma clamorosa falha de marcação do Anderson e de uma intervenção infeliz do Moretto, voltou, tal como em Paris, a semear a intranquilidade em toda a equipa.
E para não ajudar, junte-se o óbvio cansaço da generalidade da equipa.
Nota-se sobretudo pelos laterais, que não têm conseguido ter o protagonismo ofensivo habitual (e fundamental) - ainda assim, o Léo teve fôlego para aquela arrancada de que resultou o penalty.
Para além disso, o Katsouranis já há vários jogos que está em clara quebra física (talvez seja mesmo bom descansar na amadora...), ficámos sem o Karagounis, essencial na manobra ofensiva e o Miccoli parece que anda com medo de se lesionar novamente...
De facto, o Petit foi o jogador mais consistente e o Simão esteve nos momentos chave do jogo (apesar de o 3-1 ter sido de penalty, é necessário muito sangue-frio para o marcar naquelas circunstâncias - e mais uma vez, fê-lo de forma exímia).
Por fim o Moretto... também fiquei indignado com o Santola quando me apercebi de que era ele o GR escolhido. E também para mim foi óbvio que ele teve alguma responsabilidade no golo do PSG (embora o Anderson tenha sido o principal culpado). Mas aquilo que alguns energúmenos que não merecem ser adeptos do Benfica fizeram é absolutamente inqualificável...
Enfim, ganhámos, que é o que importa, mas a equipa está no limite das forças físicas, e assim vai ser muito difícil ganharmos na Amadora. E antes da recepção ao fócúlporto, vamos ter jornada dupla das selecções. Espero que o Simão e o Petit fiquem no banco, assim como o Kargounis e o Katsouranis...

 
At 3/16/2007 11:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só uma nota extra-Benfica (isto é quase um crime, mas vale a pena!!!!), para quem não viu aconselho vivamente a verem esta obra de arte do Matuzalem ontem:

http://www.youtube.com/watch?v=nlV-NgUYL6U&mode=related&search=

 
At 3/16/2007 11:10 da manhã, Blogger tma said...

Queria ainda dizer isto: para além da forma como se "entregam" ao jogo, qual a diferença entre o RR e o Anderson?
É que o RR por vezes parecia ter "paragens cerebrais" (mas este ano até estava muito melhor nesse aspecto) e o Anderson parece que tem o cérebro permanentemente parado...

 
At 3/16/2007 11:19 da manhã, Blogger zorg said...

>Eu devia estar tanto ou mais lixado do que qualquer outro adepto benfiquista pela sacanagem que o Nandinho fez ao Moreira,
-
Mas qual sacanagem???

O FS pôs o Moretto a titular ontem PORQUE ACHA QUE O MORETTO É MELHOR GUARDA-REDES QUE O MOREIRA! Não é sacanagem nenhuma, não há nenhum plano maquiavélico do FS para lixar o Moreira, nem nenhuma conspiração internacional para promover o Moretto! Pura e simplesmente, quem vê os treinos dos 3 guarda-redes diariamente estabeleceu uma ordem: primeiro Quim, depois Moretto e finalmente Moreira.

E ontem o Moretto não esteve mal, na minha opinião, mesmo no lance do golo dos franceses! O cabeceamento é feito dentro da pequena área, à queima roupa, e ainda por cima sai como deve ser, ou seja, de cima para baixo e a bater no chão exactamente no ponto onde está o GR. Tenho dúvidas que quer o Moreira, quer o Quim tivessem feito melhor.

Quem esteve muito mal nesse lance foi o Anderson, que ficou a olhar enquanto o Pauleta cabeceava à vontade. Aliás, o Anderson ontem esteve mais uma vez muito mal. Está na hora do Luisão voltar e fazer dupla com o David Luiz!

 
At 3/16/2007 11:45 da manhã, Blogger último! said...

Gostei do teu comentário em relação ao guarda redes, infelizmente os jornais já ganharam esta batalha, lembram-se do Ricardo?

Em relação a esta questão e embora muito agradecido ao Moreira lembro-vos que levou um enxerto de cartilagem no joelho e sinceramente não me parece melhor que o Moretto mas isto são opiniões, quem treina todos os dias com ele é que saberá.

As hesitações do Moretto são reflexo da pressão dos adeptos benfiquistas!?!?!(vergonha) e da imprensa.

Necessita urgentemente de duas ou três boas exibições mas creio que o Quim não irá demorar muito a recuperar.

Arriscar-nos a perder um jogo importantíssimo por um capricho dos adeptos é vergonhoso, outra coisa que me deixa triste é o facto de a luz só se tornar inferno depois do Benfica se colocar em vantagem!?!??
Quando a equipa mais necessita é quando se calam todos...enfim.


Obs: Já agora a decisão da titularidade do Moretto não será porque foi feito um investimento (1 milhão de euros) que é necessário rentabilizar?
O golo do PSG não é frango em lado nenhum mas pronto é o Moretto, uma aposta de fosse o Moreira ele não tinha culpa nenhuma.

 
At 3/16/2007 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cumprimentos.

Ontem lá estive, tive 3 ou 4 paragens cardíacas, mas safamo-nos.

Parece-me que o estado fisico dos nossos jogadores é preocupante. Antes do fim da primeira parte, estoirámos fisicamente. Quanto à "Novela" Moreira VS Moretto, por acaso, tenho de assumir que não sou grande fã do Moreira.
Não é que ele seja mau, mas parece-me que os Benfiquistas tendem a fazer dele algo que não é. O Moreira é um guarda redes regular, que raramente franga, é verdade, mas que raramente faz intervenções "especiais".

O Moretto, por outro lado, tem uma enorme pressão á volta dele, mas já o vi defender bolas impossíveis, pelo que acho que os benfiquistas lhe devem dar uma oportunidade de ultrapassar o "bloqueio psicológico". Se conseguir, temos guarda redes, senão... Setubal com ele.

O Moreira acho que deverá fazer sempre parte do plantel. Deve discutir sempre a titularidade, tudo bem, agora ouvir o estádio a cantar o nome "Moreira"?????????? Com o nosso Keeper magoado?????????

Mas quem é o Moreira? É algum Bento, algum Preud'homme, algum fora de série? Caramba, eu adorava que fosse, mas não é, e não vale a pena fazer dele aquilo que não é.

Deste jogo, tiro a satisfação de termos ganho, mas ganho 2 preocupações: O estado físico da equipa e a tendência do "3º anel" para cascar nos nossos. numa altura em que se discute campeonato e UEFA, assobios, só para os adversários.

 
At 3/16/2007 11:55 da manhã, Blogger Pedro said...

Filipe eu devolvo-te a pergunta de outra forma: Q jogos perdemos nós por culpa do Moretto?

Americano isso é q é mau feitio hein??? O Moretto qd lança a bola ao pé ela cai quase sempre jogável para um dos nossos jogadores. Comparar com os pontapés sem nexo do Quim e depois falamos...

Há um lance em q o Anderson faz um atraso para o Moretto com o avançado do PSG mesmo ali ao lado, Moretto sai rápido e pontapeia para onde está virado, um gajo q tem a brutal pressão em cima de si, naquele momento joga, como era obrigação, simples, e os benfiquistas refilam com ele...

Se calhar queriam q ele parasse a bola para depois ficar sem ela e então terem motivos reais para o massacrarem....

 
At 3/16/2007 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tanta tremideira frente ao penúltimo classificado francês. Eu já estava a ver que num golpe de sorte eles faziam o 2-2 e depois estaria para ver. Felizmente caiu um penalty do céu numa altura que seria impossível os franceses recuperarem.

A má gestão Santola do plantel está a vir ao de cima, com jogadores todos rebentados, que já haveriam de ter descansado há muitos jogos e agora a margem de manobra é curta. Uma vez mais se confirma que o David Luis parece ser bom jogador e que o facto do Santolas não o ter feito rodar enquanto devia nos custou o jogo em Paris. Ao tempo que ando a dizer isto, mas o Santolas só se lembra de Santa Bárbara quado troveja. SanTOLICES...

 
At 3/16/2007 12:28 da tarde, Blogger tma said...

E agora venha o Espanyol! Não é o PSG nem o Dínamo, mas considero estar ao nosso alcance.
E sobretudo, safámo-nos do W.Bremen e do Sevilha, qto a mim os adversários mais difíceis.

E a propósito de Sevilha, não fomos só nós, claros favoritos, que tivemos grandes dificuldades... No caso do Sevilha, aquilo foi quase que épico, já que foi o GR que marcou o golo nos descontos que levou o jogo a prolongamento (no qual o Sevilha ganhou).

 
At 3/16/2007 12:31 da tarde, Blogger Pedro said...

Foi curioso q aos 75 minutos recebo uma sms de um amigo lagarto q me dizia "Está descansado, vão para penaltys e o Moretto safa-vos"

E de facto estava absolutamente tranquilo nesse aspecto....

 
At 3/16/2007 12:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Pauleta no lance do golo não cabeceia dentro da pequena área... foi a uma distância maior. E é sacanagem o que o FS fez ao Moreira porque foi o Moreira quem jogou no último jogo. Fê-lo porque por acaso era ele que estava no banco, mas se o FS o convoca e deixa de fora o Moretto então é porque acha que ele não fica a dever nada ao Moretto. Depois no jogo a seguir escolhe o Moretto, e basicamente está a dizer-lhe que afinal não tem confiança nenhuma nele. As pessoas têm memória muito fraca, pelos vistos, e já se esqueceram das muitas grandes exibições que o Moreira fez, inclusivamente quando faz uma época inteira a titular com apenas 21 anos. Quando é preciso encontraram um jogo que tenhamos perdido por causa dele só se consegue ir buscar o famoso jogo contra o FCP e o livre do Deco, que aconteceram há mais de quatro anos.

O Moretto melhor que o Moreira? Não brinquem comigo! Metam isto na cabeça de uma vez por todas: o Moretto NÃO é guarda-redes para uma equipa grande. Ele tem que estar em acção o jogo todo, tem que estar sempre a ser chamado a intervir para que possa jogar bem. O Moretto é um guarda-redes para uma equipa como o Setúbal, lá é que está bem. Num clube como o Benfica ele passa longos minutos parados e de vez em quando tem que entrar em acção, e neste tipo de jogo ele é claramente fraco.

Estou a ver que há gente com memória fraca ou selectiva. Pedro, queres exemplos de jogos perdidos por causa do Moretto? Assim sem ter que me esforçar muito, lembro-me logo do U.Leiria x Benfica (dois frangos) e do P.Ferreira x Benfica (um frango tão 'mágico' que quando a bola passa por ele até parecia o Copperfield a atravessar a muralha da China).

P.S.- E até parece que o Moreira não é bom a defender penalties...

 
At 3/16/2007 1:25 da tarde, Blogger antitripa said...

Completamente de acordo. Quem for para vaiar que fique em casa. Quanto ao Moretto, não quero acreditar que o santolas o escalonou a pensar eventualmente nos penaltys....porque se assim foi ainda vem sublinhar mais a palavra "rídiculo" para adjectivar a sua postura e gestão como treinador.

Benha de lá esse espanyol.

 
At 3/16/2007 1:29 da tarde, Blogger BP said...

Ena D'Arcy! Isso é que é defender4 o Moreira com unhas e dentes... embora não concorde minimamente contigo, há que te dar o mérito! Eu sou Morettista convicto... e também nao me esqueço do Benfica-Barcelona e Barcelona-Benfica, do Benfica-Liverpool e Liverpool-Benfica... e isto em 6 meses de Benfica... Ontem não houve frango nenhum! Eu fui GR, fui treinado por grandes senhores do meio e so quem nao sabe o que é estar entre os paus é que diz isso!A questão e´que ele não se chama Helton... esse sim, todos os Benfiquistas dizem ser o máximo... Já se sabe, a galinha da minha vizinha... Era de esperar isso dos média, mas dos próprios adeptos... Pra mim o Moreira é novo demais pra ser suplente... devia estar num Boavista ou num Braga pra jogar e ganhar estaleca pra voltar e aí sim ser definitivamente o UM do Benfica. Mas são opiniões e respeito todas... menos a sacanice dos adeptos ontem... mas osbre isso já está tudo dito... Quanto ao Santos... eu acho que malta como o Starblade já começa a desejar que o Benfica perca pra cascar nele... Sinceramente, já disse que ele não é nada de especial, ontem levou um banho tactico... mas falar em má gestão... que banco temos?! Ontem faltou o Kara e entrou o puto... defendeu mt melhor mas no ataque não existiu! Entrou o Derlei (Qt a mim tarde demais, é certo... aquele Dramé tinha que ser parado praí aos 55/60 mins... e so parou qd tinha alguem pela frente! Só aí o meio campo estabilizou...). Mas e depois? entraria o Beto, o Manu? Convençam-se, a nível de banco, e desde a lesao do Rui, do Luisão e do castigo do Nuno, é comparavel à época do Trap. Só tenho pena que o HolandÊs nem se tenha dado ao trabalho de ver o BAguiar jogar e o tenha empalado... Que jeito nos dava a raça dele num jogo destes! E nem vale a pena comparar com Beto!

Quanto ao jogo de ontem, houve 3 jogadores a ficarem claramente mal na fotografia: Nélson, Anderson e Miccoli. O que me preocupa com o italiano não é propriamente o ataque... aí, basta ter a bola nos pés e ela sai redondinha e é util do 1º ao ultimo minuto! A questão está mesmo na relutância em defender deixando o Nelson e Katsouranis contra Dramé, Gallardo e Rothen... foi aí que Le Guen mostrou toda a sua visao de jogo... e não foi inocente, certamente! Quanto a Nelson... sente-se que lhe falta alguem pra morder os calcanhares! Não é ameaçado por nenhum concorrente, o lugar é dele... o subconsciente é lixado! Alguem meta o Miguelito na direita UM jogo! se der merda temos mesmo a certeza que nao da mais! mas pior que o nelson desta altura é dificil! O Anderson.. enfim... que dizer de um gajo que nao assume o "patronato" da defesa do benfica mesmo qd joga com um puto de 19 anos?? é q n sei se repararam que o david (cada x gosto mais dele...) é que comandava aquilo!!

E pronto, venham os próximos! Espanyol é acessivel e cheira-me a meia final contra o AZ! Se os jogadores não tiverem pernas... é pra isso que lá estamos NOS! Levemo-los ao colo!
abraços a todos, moreiristas, morettistas, santistas e camachistas! :D

 
At 3/16/2007 1:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Starblade, tenta ser coerente, o que fica da eliminatória de Paris é que PASSÁMOS! Para ti conta quem ganha e nós ganhámos a eliminatória, por isso ataca o treinador por outro lado, até porque quanto à história da equipa estoirar dou 2 exemplos: Petit e Simão, não os vejo estoirar por nada. E a cada vitória que passa os vossos argumentos perdem validade.
Quanto aos GR, estou com o D'Arcy, o Moreira já provou no BENFICA ser um grande GR, o Moretto no BENFICA provou exactamente o contrário.
Quanto a ele colocar bem a bola nos avançados Pedro, eu ontem contei um sem número de vezes que ele tentou desmarcar o Simão e o Miccoli mas a bola ficou no defesa. Louvo a boa intenção, mas não foi nada eficaz, pelo contrário. E volto a lembrar para os que têm a memória curta, o jogo SCPxSLB quando o FS treinava o SPorting: foi o golo do Geovanii que nos pôs em 2º lugar, mas se não fosse o Moreira ao intervalo o SCP já teria o jogo ganho, e a jogar no tal LOSANGO que tantos afirmavam ser uma "santolice" no início da época.

 
At 3/16/2007 1:35 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy,

Pois mas depois disso o Moreira foi operado e o Nandinho compara-os nos treinos, é verdade que o Moreira fez um bom campeonato a titular, ninguém esquece isso mas sinceramente nem tu sabes a forma do Moreira actualmente?

Já agora, acho que a entrada do Derlei voltou a mudar a atitude do Benfica, começamos logo a construir jogadas perigosas, inclusive ele tem um passe de morte para golo, não aproveitado pelo Katsouranis, é verdade que ainda pouco mostrou mas se criticam quando não acrescenta nada acho injusto falar-se pouco da sua influência no jogo de ontem.

Vamos jogar contra o Espanhol sem o Katsouranis na 1ª mão, espero que a equipa não sinta muito a falta.


Força Benfica

 
At 3/16/2007 1:58 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Derlei parece de facto estar a melhorar. Nos últimos dois jogos entrou bem, e parece mais rápido e mais lutador do que quando chegou.

O Moreira não fez apenas um campeonato a titular, ele começou a ser titular no final da época de 2001/02 (há portanto quase cinco anos, quando tinha 19 anos) assim que se soube que o Enke ia sair. Depois disso foi titular meia época com o Jesualdo, uma época e meia com o Camacho, e mais meia época com o Trapattoni (que conseguiu afastá-lo da equipa após um jogo em que ele foi o melhor em campo e impediu que saíssemos do Restelo vergados ao peso de uma goleada histórica). Depois veio o Koeman e voltou a dar-lhe a titularidade, que só perdeu por causa da lesão. Apesar de ter apenas 24 anos, experiência na baliza do Benfica não falta ao Moreira, nem provas que tem capacidade para ser o nosso titular. É verdade que o conhecimento que tenho acerca do seu actual momento resume-se praticamente ao torneio do Dubai, mas passa-se o mesmo com o Moretto. E o Moretto ainda não me mostrou ter estabilidade psicológica suficiente para ser guarda-redes do Benfica (já agora, citar o Benfica x Barcelona da época passada como um bom jogo do Moretto não me parece fazer grande sentido, já que poucas vezes terei visto um guarda-redes cometer tantos erros tão grotescos num jogo como nessa ocasião, isto apesar das boas defesas que ele também fez).

 
At 3/16/2007 2:02 da tarde, Blogger Pedro said...

Se consideras q os golos desse Leira-SLB são culpa do Moretto pouco mais há a falar. E contra o Paços foi de facto um frango de todo o tamanho mas não foi por causa dele q perdemos...e tu sabes disso.

Eu digo-te é q o Moreira, de momento, não tem qualidade para ser titular do SLB. Tem a vantagem de ser novo e poder aprender e corrigir as deficiências q tem e admito q sem jogar isso torna-se mais dificil mas Moreira é, vá lá, bonzinho enquanto Moretto é excelente.

 
At 3/16/2007 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, tenta perceber que se 95% dos benfiquistas não querem ver o Moretto na baliza, não é porque a imprensa nos influenciou, é porque pura e simplesmente não sentimos confiança nenhuma nele. Quando a bola vai para a área, sinto exactamente o que sinto quando o Beto tem a bola nos pés, ou quando o Anderson vai intervir, sinto que o pior está para acontecer. Algo que nunca senti com Enke ou Moreira, e que já não sinto com o Quim. Ele ainda não mostrou ter estofo para o Benfica. O Luisão sentiu isso quando chegou, mas rapidamente se impôs porque tem estofo e é um grande jogador, o Moretto talvez nunca venha a prová-lo.
E dou-te mais um jogo, E.Amadora-Benfica que ganh+amos 2-1, mas que o golo do Estrela através do Paulo Machado de livre foi um perú autêntico!

 
At 3/16/2007 2:36 da tarde, Blogger zorg said...

#D'Arcy

>O Pauleta no lance do golo não cabeceia dentro da pequena área... foi a uma distância maior.
-
Vai rever o lance. O Pauleta cabeceia dentro da pequena área e o cabeceamento é mesmo como mandam as regras: de cima para baixo e com a bola a bater no chão junto ao guarda-redes. Repito que tenho dúvidas que quer o Moreira, quer o Quim fizessem melhor.

>E é sacanagem o que o FS fez ao Moreira porque foi o Moreira quem jogou no último jogo.
-
E então? O Moreira jogou o último jogo, porque o FS tem o costume de rodar o guarda-redes que mete no banco e, por acaso, quando o Quim se lesionou, era a vez do Moreira estar no banco.

>Fê-lo porque por acaso era ele que estava no banco, mas se o FS o convoca e deixa de fora o Moretto então é porque acha que ele não fica a dever nada ao Moretto.
-
Não, isso é o que tu estás a concluir erradamente. O objectivo de rodar o GR suplente é precisamente não deixar claro qual é o que tem primazia e assim procurar que ambos dêem o máximo.

>Depois no jogo a seguir escolhe o Moretto, e basicamente está a dizer-lhe que afinal não tem confiança nenhuma nele.
-
Não, mais uma vez és tu que concluis isso. Quando escolhe o Moretto, o que o FS está a dizer é que acha que o Moretto é, nesta altura, melhor GR que o Moreira.

>As pessoas têm memória muito fraca, pelos vistos, e já se esqueceram das muitas grandes exibições que o Moreira fez, inclusivamente quando faz uma época inteira a titular com apenas 21 anos.
-
E se calhar nessa altura não havia outras alternativas. Ou se calhar nessa altura era melhor do que é hoje, porque entretanto também teve uma lesão muito grave, que o afastou dos relvados durante muito tempo. O que interessa é que a memória não defende balizas! Quem as defende são os guarda redes!

>Quando é preciso encontraram um jogo que tenhamos perdido por causa dele só se consegue ir buscar o famoso jogo contra o FCP e o livre do Deco, que aconteceram há mais de quatro anos.
-
Na minha opinião, o Moreira tem outras falhas. Mas essa não é a questão! A questão é que há um gajo que vê o Moretto e o Moreira a treinar todos os dias. Esse gajo, que, não por acaso, até é o treinador do Benfica, escolheu o Moretto! Depois há 6 milhões de gajos, que não vêem o Moreira a jogar há anos e, baseados em memórias de há 4 anos, acham que ele é que deveria ter jogado...

>O Moretto melhor que o Moreira? Não brinquem comigo! Metam isto na cabeça de uma vez por todas: o Moretto NÃO é guarda-redes para uma equipa grande. Ele tem que estar em acção o jogo todo, tem que estar sempre a ser chamado a intervir para que possa jogar bem. O Moretto é um guarda-redes para uma equipa como o Setúbal, lá é que está bem. Num clube como o Benfica ele passa longos minutos parados e de vez em quando tem que entrar em acção, e neste tipo de jogo ele é claramente fraco.
-
É a tua opinião. Não é a minha e, pelos vistos, não é a do FS, o tal gajo que vê os dois a treinar todos os dias...

 
At 3/16/2007 2:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se sofrer um golo num remate rasteiro a uns 30 metros da baliza (ainda por cima com a bola a entrar pelo lado que o guarda-redes devia estar a cobrir), e depois defender outro remate para a frente e para os pés do Maciel não são culpa do guarda-redes, então não sei o que será... e até já me tinha esquecido desse livre do Paulo Machado. Contra o Paços começámos a ganhar, e o frango do Moretto virou tudo de pernas para o ar.

E atenção que estas 'proezas' foram todas conseguidas apenas no espaço de cinco meses, que foi o tempo que o Moretto esteve como titular da nossa baliza. Eu até conseguia compreender que dissesses que vias potencial no Moretto, mas dizer que ele é excelente é que para mim não tem cabimento nenhum.

 
At 3/16/2007 2:46 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Zorg: quando o Moretto conseguir fazer três jogos (nem peço muito, só peço três) positivos seguidos talvez comece a achar que tem alguma possibilidade de ser titular no Benfica. Algo que ele ainda não conseguiu fazer. Eu não tenho o menor interesse em ter um guarda-redes que defende penalties do Ronaldinho e que no fim-de-semana a seguir deixa um frango a um remate frouxo do Pedrinha, ou do Renato Queirós, ou seja lá quem for.

Será que uns 90% dos adeptos do Benfica não percebem nada disto, não têm olhos na cara, e não confiam no Moretto injustificadamente? Será que o Moretto nunca lhes deu motivos para essa desconfiança? Recordo que o Moretto chegou à Luz na onda mais positiva que poderia ter, depois de boas exibições no Setúbal e depois da 'guerra' ganha pela sua contratação. Se as pessoas deixaram de confiar nele, e passaram a não gostar de o ver na nossa baliza é sobretudo por responsabilidade DELE. Foram as sucessivas fífias, saídas em falso ou a destempo, mau jogo de pés a colocar bolas directamente para fora ou até mesmo nos pés dos adversários que provocaram a reacção adversa dos benfiquistas. O Moretto não é nenhum coitadinho nem nenhum perseguido, a quem até os cães vadios rosnam quando passam por ele na rua. O MORETTO NESTE MOMENTO DEITA-SE NA CAMA QUE ELE PRÓPRIO FEZ. Quer a admiração dos adeptos benfiquistas? Pois que a conquiste. Em campo, e com exibições e provas concretas, não com eventuais 'potenciais' que depois nunca ninguém vê confirmados.

 
At 3/16/2007 2:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Mais: o Moretto é o menos humilde dos três guarda-redes do Benfica. Foi o único que veio choramingar e queixar-se a público por não jogar. Algo que não vi o Quim ou o Moreira fazerem.

 
At 3/16/2007 3:00 da tarde, Blogger último! said...

Pois D'Arcy mas eu e mais alguns estamos convencidos que o Moretto vacila (é verdade) por causa da pressão e assim como o Ricardo, necessita é de jogos para ganhar confiança.
E não é com assobios que ele vai lá como tu bem afirmas.

Pensa só uma coisa, achas que a disputa pelo Moretto era porque ele era mau?
Esta não foi uma "guerra comprada" por não terem conseguido ficar com ele, infelizmente os benfiquistas não aprendem e vão mais uma vez atrás do alguns opinadores que lhe impigem.

Como tu dizes e muito bem, está escolhido joga pelo Benfica, o resto são lérias hoje deveríamos todos criticar a atitude de alguns (sim eram alguns e não 95%) adeptos que não merecem entrar na catedral.

Criticar tudo bem mas só no final, isso é que é ser benfiquista.
Mais uma vez afirmo ontem não houve inferno na luz, fico triste que só após os golos é que aparece o inferno.

 
At 3/16/2007 3:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Rato, 95% deve ser a percentagem de benfiquistas que não gostam do Moretto, mas ontem felizmente foram apenas uns poucos os que tomaram aquela atitude idiota.

Infelizmente parece-me que isto é um pouco mais do que uma guerra 'comprada'. Eu não ligo patavina ao que a imprensa resolve dizer ou não sobre os nossos jogadores. Por exemplo, agora está na moda bater no Nélson, e não me vês entrar nessa onda. O caso do Moretto é que ele ainda não me conseguiu convencer mesmo, e eu sinto receio sempre que a bola vai à baliza porque não consigo ter a certeza do que é que ele vai fazer. Mas claro, a partir do momento em que ele é o escolhido só me resta apoiá-lo durante o jogo, porque por mais insatisfeito que me sinta sou incapaz de apupar um jogador que tenha a nossa camisola vestida.

O inferno da Luz ontem infelizmente apagou-se quando sofremos o golo...

 
At 3/16/2007 3:12 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E Rato, se um guarda-redes não é capaz de lidar com a pressão e vacila por causa disso... então terás que concordar que não é guarda-redes para o Benfica, não achas? ;)

Jogar no Benfica e pressão andam e sempre andaram de braço dado. Os mais fortes ficam e aguentam-se. Os que não aguentam vão jogar para outro lado.

 
At 3/16/2007 3:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rato, fique bem claro que eu acho que 95% dos benfiquistas não confiam no Moretto, mas esse número não tem reflexo nos assobiadores, longe disso. Eu não confio e não assobio. Quanto às "guerras", gosto muito do LFV, mas a guerra também se deveu a ser contra o Pinto da Costa, como todos sabemos. E o que o D'Arcy disse é verdade, ele chegou num clima favorável, e nem isso aproveitou.
Volto a dizer que me espanta como tantos atacam o treinador que temos, que não serve para o Benfica, mas quase idolatram um GR que treme por todos os lados...

 
At 3/16/2007 3:23 da tarde, Blogger último! said...

Sim concordo D'Arcy, aliás era mais um desabafo eu sei que tu não ligas ao que a imprensa diz, estava mais a falar porque infelizmente há muitos que vão na cantiga.

E sinceramente, culpar o Moretto do golo sofrido ontem é de génio, verdade que tremeu após o mesmo em alguns cruzamentos, de resto, gostei que tivesse entrado sozinho na 2ª parte, poucos o fariam e esteve seguro nesse mesmo 2º tempo.

Hoje estou revoltado com a situação não é nada contra vocês apenas fico triste quando se assobia o Beto quanto mais qualquer outro...


Força Benfica

 
At 3/16/2007 3:43 da tarde, Blogger zorg said...

#D'Arcy

Em lado nenhum me viste dizer que eu acho que o Moretto deve ser titular no Benfica! O que eu disse - e mantenho - foi que:

- O golo sofrido não é um frango, porque é um lance muito difícil para o guarda-redes, devido ao mau desempenho do Anderson e ao mérito do Pauleta.
- A escolha entre o Moreira e o Moretto deve ser tomada por quem tem os dados objectivos para a tomar, ou seja, quem vê os jogadores treinar todos os dias.
- Não houve nenhuma sacanagem, como tu afirmaste, feita ao Moreira, mas simplesmente o FS escolheu aquele que considerou ser o melhor GR, neste momento.

É por isso que considero descabido afirmar que o Moretto não deveria ter jogado ontem, ou que o Moreira no seu lugar teria feito melhor figura. Quem deve decidir é quem os vê jogar todos os dias e não quem se lembra de jogos ou defesas pontuais de há 3 ou 4 anos atrás!

 
At 3/16/2007 3:56 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Infelizmente nem sempre o que os treinos mostram acaba por dar resultado nos jogos a sério. Não nos serve de muito consolo ter um jogador que faz treinos excelentes se ele depois chega aos jogos e falha, sobretudo porque aparentemente não tem estrutura psicológica suficientemente forte. A verdade é que aquilo que os adeptos vêem são os jogos, e em jogo jogado o Moreira até agora mostrou-me mais do que o Moretto. E não preciso de ir 3 ou 4 anos atrás, o Moreira foi titular até há um ano atrás. O conhecimento mais recente que tenho dele foi o torneio do Dubai, que por acaso também foi a última ocasião em que vi jogar o Moretto. O Moretto defendeu dois penalties e o Moreira não lhe quis ficar atrás e defendeu três.

A partir do momento em que o treinador faz a sua escolha, eu tenho que a respeitar. E não posso ser arrogante ao ponto de pensar que sei mais do que alguém que trabalha com ambos os jogadores diariamente. Não sou é obrigado a concordar, e por isso manifesto precisamente a minha discordância, mas respeito a escolha.

 
At 3/16/2007 4:00 da tarde, Blogger BP said...

Só mais uma acha... O Moretto foi o único que se veio queixar por não jogar?? Então e o Quim no ano passado????? Que começou a fazer birras durante os treinos e a andar cabisbaixo e mesmo (e sei do que falo) a deixar de se dar com alguns dos colegas? O quim é sinónimo de mau balneário! é o mais vaidoso e aquele que dos 3 tem menos qualidade... mas ao mesmo tempo é o que tem mais calo e é o mais rato!
mas bom, o que interessa é que temos 3 (TRÊS) grandes GR. Se for pelo coração, tb prefiro o Moreira, mas a nivel de potencial e de qualidade nao tenho duvidads em apostar no Moretto.

 
At 3/16/2007 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Xiça, e o N.Gomes?!!!?
Ninguem fala do N.Gomes???!!! ;))eheheh

 
At 3/16/2007 4:21 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Quim ou qualquer outro tem todo o direito de ficar triste se se sentir injustiçado. Mas não veio fazer queixas para a imprensa.

O Quim também passou um mau bocado quando o Trapattoni o colocou no lugar do Moreira, mas não falhou nem se deixou vir abaixo, e deu a resposta em campo. Ao ponto de agora ser bem aceite pelos benfiquistas, mesmo os que preferem o Moreira - uma prova disso foi o frango monumental que ele deu este ano contra o Aves, e em que foi imediatamente aplaudido a seguir. Quando o Moretto conseguir dar esta resposta em campo, acabam-se-lhe os problemas.

 
At 3/16/2007 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por outro lado acho que já descobri o problema do Miccolli. O problema é que nas palestras o FS lhe chama Micle (como topou o D'arcy), e o rapaz nicles, não percebe nada ó caraças! Nem o R.Costa é capaz de traduzir o que o FS lhe diz. É notavel como os detalhes têm tanta importância num jogo de futebol, hem?? Isto merecia mesmo uma análise mais profunda por parte do Lobo Antunes.

Índio estar muito contente com vitoria da tribo e começar celebrar com água de fogo, por isso índio não ter opinião sobre guarda-redes, porque ontem Índio ter visto que os dois jogar na mesma baliza!!

 
At 3/16/2007 4:46 da tarde, Blogger tma said...

Dos 3 GR's do Benfica, não tenho dúvidas que o Moretto é capaz de fazer defesas que os outros dificilmente conseguiriam. É alto, é ágil, disso ninguém tem dúvidas.
Mas também é capaz de fazer coisas arrepiantes, que mesmo que não resultem em golo, intranquilizam a equipa. No ano passado, ele em todos os jogos largava incompreensivelmente uma bola junto à linha de fundo e cedia estupidamente um canto... felizmente nunca fez isso frente à baliza...
Quanto ao Moreira, e ao facto de ter sido preterido pelo Trappatoni, após o "desastre" do Restelo, lembro-me do que o Grande Bento escreveu, no final dessa época, num suplemento de uma qq revista dedicado ao campeonato ganho pelo Benfica: O Moreira pode ser o GR do futuro do Benfica, mas o Quim tem mais voz de comando, o que é muito importante para transmitir confiança à defesa.
Ou seja, um GR não vale só pelas defesas que faz. Também vale pela liderança. E nesse aspecto, o Quim, até por ser o mais experiente, parece-me actualmente o mais adequado para defender a baliza do Benfica. Na ausência do Quim, para mim devia obviamente ser o Moreira, que já deu provas de ser um GR consistente, ao contrário do Moretto, que é o mais espectacular dos 3, mas num GR prefiro a eficácia e a confiança que transmite...
Daí a actual escolha do Quim. Pode ser um GR tipo "matrecos", teve um período menos bom esta época (nomeadamente no jogo em Braga), mas dos 3 GRs talvez seja, de momento, o mais consistente. A equipa sabe o que pode esperar dele (e dá-me ideia que ele também tem consciência das suas limitações), o que duvido que se passe quando lá está o Moretto.

Mas como é óbvio, se for o Moretto a jogar, nunca o assobiarei, nem que dê 3 frangos no mesmo jogo.

Para quem viu o Bento e o Preud'homme a defender a baliza do Benfica, é natural esperar muito de um GR (mas não creio que nenhum dos actuais 3 esteja sequer perto de lá chegar...). Mas por outro lado, até já fomos campeões com o Neno à baliza...
Para já acho o Quim a escolha mais acertada. O Moreira pode esperar uns anos (o Bento só aos 28 anos, creio, assumiu por completo a titularidade...). O Moretto, pode, quanto a mim, ser despachado. Aliás, não sei pq não o foi no inverno. E estou a borrifar-me para a novela da contratação dele (que tb foi, qto a mim, um disparate pegado - bem podia ter ido para o fócúlporto, fazer companhia ao Sokrosta...).
Compreendo que o Quim tenha ficado chateado por perder a titularidade (ainda que ele possa ter exagerado nas suas reacções). É que não estamos a falar de um Toldo (nome que a imprensa por umas quantas vezes "colou" ao Benfica). Estamos a falar de um... Moretto, que até aí, apenas tinha demonstrado ser bom no... V. Setúbal...

Em todo o caso, ontem quem esteve francamente mal foi o Anderson, que parece parvo. Nem acredito que é o mesmo Anderson que praticamente "secou" o van Nistelrooy no Benfica - Man Utd da época passada...

 
At 3/16/2007 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Até o grande Bento deu frangos, estou-me a lembrar de um num jogo p/as competições europeias em que ele disse que ficou encadeado com as luzes do estádio, e por isso deixou passar uma bola por alto entre as mãos. Isso de frangos dão todos os guarda-redes, deve ser a posição mais dificil num jogo de futebol e tambem a mais incompreendida.
Agora, o importante é que, acho que quem deve fazer a linha da equipe deve ser o treinador, porque só ele deve ser responsabilizado pelos maus e bons resultados, e não é nada bom que seja o publico benfiquista a fazê-la, baseada principalmente em decisões emocionais, ou influenciados por meia duzia de artigos de jornal, ou percepções confusas. Neste caso odeio a psicologia das multidões e o que aconteceu ontem foi, pura e simplesmente vergonhoso, não tem branqueamento possivel, nem merece ser minimizado.

 
At 3/16/2007 5:20 da tarde, Blogger tma said...

... e queria também aqui dizer, ó faxavor, que se a aposta no Moretto for para manter, espero que ele demonstre que estou profundamente errado a seu respeito :-)

 
At 3/16/2007 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Americano, ganhamos o jogo e sim isso é o que interessa. Mas é preciso ser-se cego para não ver que há jogadores nitidamente fora de forma e que continuam a ser usados. Tal como não se pode esconder o facto de este PSG ser uma valente merda, aquela defesa não valer um chavo e mesmo assim terem-nos derrotado em Paris e feito sofrer na Luz.

Há necessidade disto? Claro que não, mas sabemos a estratégia Santola de rodar os jogadores. Estratégia essa que até nos custou a derrota em Paris, pois o miudo até é bom e deveria ter tido alguns minutos para jogar com os titulares antes de ser lançado às feras num jogo Europeu, por um treinador que nem sabe a posição em que ele joga.

 
At 3/16/2007 6:57 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Só duas achas para a fogueira:

- Ninguém se parece recordar do jogo em Rosenborg.

- Ninguém se parece recordar do jogo em Vila do Conde no ano passado e do golo que foi (mal) anulado ao Rio Ave. Ou do jogo frente ao Corunha nesta pré-época.

Se o Moreira não está em condições físicas de aguentar os 90 minutos, que se assuma, como no caso do Mantorras. Treinos e jogos não são a mesma coisa. Eu não preciso de ver mais para saber que o Moreira é melhor que o Moretto. Ponto final. Quem acha que a altura é muito importante, provavelmente considerava o Bento um mau guarda-redes.

O povo é às vezes muito influenciado pela imprensa, mas no caso do Moretto não me venham com essa história. Ele não dá confiança, nem aos colegas, nem aos adeptos. Querem um exemplo? A finta que ele fez ao Miccoli quando defrontámos o Setúbal no ano passado foi das coisas mais IDIOTAS que eu vi um guarda-redes fazer. Conseguiu fazer passar a bola entre as pernas do Miccoli de uma maneira absolutamente miraculosa. Caso contrário, teria sido golo. E tudo isto porque não teve a humildade de a atirar para fora.

P.S. - As queixas do Quim no ano passado não são comparáveis às do Moretto neste. O Quim foi afastado da equipa depois de cinco (!) jogos sem sofrer golos. E de ter actuado lesionado em prol da equipa. Uma grande filhadaputice do Sr. Koeman. Alguém ouviu o Moreira dizer alguma coisa este ano por não ser titular? Pois... Humildade não é para todos.

 
At 3/16/2007 7:43 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

A prova de que a escolha do Moretto para substituir o Quim foi infeliz é o facto de hoje praticamente não se falar do facto do Benfica ter eliminado o PSG, mas sim do facto de aquele electricista que está com o cu no banco e com uma braçadeira no braço ter escolhido o guarda-redes que mais frangos deu no Benfica desde que me lembro, em detrimento de guarda-redes como o Moreira.
De Fernando Santos espero sempre o pior e, deste modo, raramente me surpreende. No entanto, ontem surpreendeu-me. A escolha do Moretto depois de, no jogo anterior, ter sido o Moreira a substituir o Quim acaba por ser uma ofensa para o profissionalismo do Moreira. Ou bem que contam com ele ou bem que não. Isso que o catequista lhe fez foi uma sacanice… e já não é a primeira (longe disso) que lhe fazem no Benfica.
A escolha do Moretto só se percebe por um de dois motivos: pressão da Direcção ou incompetência do treinador. Acredito que aqui haja generosas dosas de ambas.
Quanto aos adeptos que gritaram pelo Moreira quando o frangueiro estava a rebolar-se agarrado a uma pata, condeno a sua atitude, mas compreendo a frustração de quem o fez. Não deviam ter feito, mas a injustiça, mais uma, que todo o Estádio sentiu que estava a ser feita ao Moreira acabou por motivar isso mesmo. Toda a gente sente que o Moreira merece uma oportunidade, uma oportunidade até, se caso disso for, de falhar. Mas essa oportunidade não lhe é dada. Antes pelo contrário, perde o lugar sem que nada tenha feito para que isso aconteça. Por outro lado, aquele Moretto está farto de falhar oportunidades. Teve meia época para provar que era um guarda-redes de confiança e não conseguiu. Ontem, teve mais um jogo, mais uma oportunidade, e, ergo, mais um frango. É frustrante para um guarda-redes que não errou ver que as oportunidades são apenas concedidas a um outro que comete erros sucessivos. Isso é, no mínimo, uma tremenda injustiça. Disso se aperceberam os benfiquistas. Daí esse apoio (que ontem foi, injustificadamente, ofensivo para com o Moretto) que dão ao Moreira. Todos nós, os que vão ao Estádio, sentimos que “devemos” ao Moreira o apoio que o incompetente do treinador não lhe dá. Daí a recorrência com que o saudamos, daí a recorrência com que o aplaudimos.
Não tinha dúvidas e hoje tenho esta certeza: SE, por algum acaso, ganharmos este ano qualquer coisa, será sempre APESAR do arremedo de treinador que por ali anda.

D’Arcy, desculpa o desabafo que já vai longo, mas os amigos também servem para nos aturar estas coisas.

Apostila:
Quanto ao Nelson… ainda conversaremos um destes dias. :)
Abraço.

 
At 3/16/2007 7:48 da tarde, Blogger Unknown said...

Pedro:

"Filipe eu devolvo-te a pergunta de outra forma: Q jogos perdemos nós por culpa do Moretto?"

O D'Arcy já te respondeu a essa pergunta, mas posso acrescentar que mesmo que nunca tivessemos perdido um jogo por causa do Moretto , isso não quereria dizer nada. Já alguma vez perdemos um jogo por causa do Beto? No entanto ng quer vê-lo a titular...

Acho que o Moretto n é jogador para o Benfica. Sim, o Quim também se engana, sim, n sabemos em que condições está o Moreira, mas porra, o Moretto já me calava, já me mostrava q é um guarda redes seguro...ele n consegue fazer um golo sem dar uma fifia que é que eu hei-de fazer..é como o D'Arcy diz..ele que faça 3 jogos seguidos sem cometer fifias que eu calo-me! Tem é de começar no próximo jogo, que neste, chamem-lhe frango ou n, teve responsabilidades no lance do golo, podia ter feito mto melhor. E já nem falo da saída em falso q teve entre os postes...

 
At 3/16/2007 10:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Pedro: este espaço serve precisamente para os nossos desbafos :)

zorg: finalmente consegui ver o resumo do jogo de ontem, e tenho a dizer-te que estás equivocado: o cabeceamento do Pauleta é feito fora da pequena área, e bem fora (ele nem sequer está em cima da linha, ou algo que se lhe pareça). E mantenho a minha opinião: o maior culpado do golo é o Anderson, mas se o Moretto tem optado por uma defesa simples e feia com as pernas provavelmente teria defendido. Tentou lançar-se ao chão e agarrar a bola, foi golo.

 
At 3/17/2007 2:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

É a 1ª vez que estou em desacordo contigo em muitos aspectos do teu post. Nada de grave, alguma vez havia de ser a 1ª!

Falemos claro: O SLB não tem presentemente qualquer grande GR, como Bento, Preud'Homme ou mesmo Enke.
Tem (coisa, aliás muito estúpida) 3 GR's de valor semelhante e simplesmente bons (a roçar o razoável).
Dos 3 o que me descansa mais é o Quim. É sóbrio, frio e o mais equilibrado de todos - física, técnica e emocionalmente.

Estou muito pouco preocupado em saber qual dos três joga.

Agora, o que não admito é a gestão desastradíssima que o FS faz do plantel.Os jogadores são activos do SLB, custam muito dinheiro, e não é um incompetente qualquer que vem agora destruir tudo aquilo que muito a custo se vem a construir nos últimos 6 anos. Escolhe por aquilo que vê nos treinos? Porquê? O Moreira não treina? Faz ronha? Dá frangos? O problema do Moretto, sua aventesma (O FS ), não são os treinos, são os jogos na Luz! Borra-se todo! Ainda não percebeu isso? Como não tinha percebido que o David Luiz é um excelente defesa! E a condição física dos jogadores? Também deve ser da falta de aplicação nos treinos!

O Benfica arrisca-se a, na próxima época, ter uma sucessão de casos de jogadores a quererem ir embora ou a rescindirem os contratos com argumentos tipo Miguel, MFernandes, Tiago, etc. Mais! Com o acórdão proferido pelo STJ acerca do caso Zé Tó o futuro afigura-se muito negro pra o futebol português. Só uma relação muito próxima , honesta e frontal com os jogadores permitirá que eles não queiram mudar de clube "por dá cá aquela palha". Hoje ser jogador do SLB já não significa o mesmao que há 16, 17 anos atrás. Tratem mal os jogadores e depois queixem-se! E isto aplica-se ao FS como aos adeptos.
Ontem, pela 1ª vez em 38 anos a ver o SLB, fiquei triste e zangado ao mesmo tempo . Nunca imaginei assistir aquilo que presenciei ontem com o Moretto.

Sou condescendente com alguns assobios a jogadores de campo. Não tolero e acho inadmissível que se faça o mesmo a um GR. O GR é um jogador especialíssimo num jogo de futebol. Os da frente se ficarem nervosos ou a tremer, substituem-se ou ainda têm tempo para acertarem. O GR não. É o último a poder falhar e quando falha costuma ser fatal. A grande puta que pariu os que assobiaram e gritaram pelo Moreira.

Até porque nem se justifica a preferência. O Moreira já deu tanta ou mais barraca que o Moretto. Se o Quim é um jogador de matraquilhos, gostava de saber o que é o Moreira, um dos piores GR's a sair dos postes. Aliás, nem isso, pois que nunca sai. Não sei se é bom ou mau.

Outra coisa que também não entendo são as críticas ao Anderson! Não é um defesa que me encha as medidas. Erra como os outros, mas ninguém lhe perdoa absolutamente nada. O Luisão nunca falha? Parem um bocado e vejam de quem é a culpa no tal lance a abrir o jogo e vejam quem não marca o francês que centrou e verifiquem que o Andersson vem aflito a correr para a direita a tentar corrigir o erro do Colega. Vejam quem permite um centro impossível no futebol profiissional no lance do golo e vejam o espaço que foi dado ao Gallardo (foi o mesmo que se pôs aos saltinhos à frente do Quaresma no jogo com os Porcos) E o mérito do Pauleta ? Não conta? O SLB este ano sofreu quantos golos? 40 ? 50 ? Foram todos culpa do Andersson. Muito sinceramente não percebo da onde vem esta hostilidade toda!

Com excepção do Beto e do MFerreira, o pior jogador do SLB é o senhor Nelson. Não defende, não ataca, não finta, não centra. Assim que o Luisão regressar eu passava o David Luiz para a direita. Se a aventesma não quiser, que aposte no Miguelito, se mesmo assim a aventesma do FS não quiser, aposte no Paulo Jorge. O Nelson ou muda radicalmente de atitude ou RUA!
Ontem, na 1ª parte fixei-me nele, e é simplesmente indiscritivél. Desculpa D'Arcy, em duas ou três vezes foi verdade que não o ajudaram. Só que as asneiras defensivas, só na 1ª parte, foram 9. Apanhei uma camada de nervos que deixei de olhar para o campo durante muito tempo. E porque achas que os francesses passaram os 90' a jogar pela esquerda? E porque o fizeram também em França? Achas que conheciam assim tão bem o SLB que viram logo que o KAT não o apoia? Não o apoia às vezes. Só que ele falha quase sempre! E porque é que os Colegas(todos) passam os jogos a gritar e a ralhar com ele? É coincidência? São mauzinhos? Até o puto David já o chamou a atenção! Ou muda, ou RUA!

 
At 3/17/2007 8:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

johnny Rook, assino por baixo a parte dos assobios, totalmente, e ainda não compreendo como alguem pode sequer entender e apoiar aquilo e simultâneamente bater no peito e dizer-se benfiquista.É um pouco esquizofrénico, doentio.

Acho que o Vieira devia implementar o Benfica on demand, a linha era feita atraves de chamadas de custo acrescentado, net, etc...ganhava-se um dinheirão, poupava-se outro com ordenados de treinadores, preparadores de toda a ordem.

 
At 3/17/2007 12:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tinhas lá o Alcides para colmatar o mau momento de forma do Nélson, mas como viu que não tinha hipóteses de jogar por causa da gestão Santola do plantel foi para outras paragens.

Não deixa de ser curioso: Quando o Nelson estava a jogar bem, o Santolas substituiu para Glasgow onde levamos 3-0. Agora que ele está a jogar mal é sempre titular.

Faz-me lembrar a rábula do Nuno Gomes; jogos a fio que não marcou e sempre o FS a insistir com ele, assim que regressou aos golos, foi aquecer o banco, substituido pelo Derlei...

 
At 3/18/2007 1:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vem um pouco tarde o meu comentário, mas vem de vontade...

A propósito de Moretto, Moreira e Quim - até parece que não há nada de mais importante para discutir... - gostaria de dizer que eu, que elejo o Moretto como o melhor GR do plantel - estou um pouco desiludido com a sua exibição na 5ª feira passada.
De facto, o Moretto teve UMA falha em todo o jogo, e eu estava à espera, sinceramente, que ele não tivesse tido NENHUMA!
E não estou a ironizar! Eu acho que o Moretto tem condições para fazer exibições exemplares, por isso considero que, sem qualquer tipo de favor, deve ser o titular da nossa baliza. Por tudo o que tenho escrito sobre as suas qualidades: óptimas características físicas, muito boa técnica (que se traduz num bom jogo entre os postes, e fora deles), fantástica elasticidade, grande concentração competitiva e excelente atitude mental.
E, como referi atrás, o Moretto teve UMA falha: saíu mal a um cruzamento. Desiludiu-me, portanto, porque eu esperava que tivesse uma actuação impecável, como tinha condições para fazer.
Relativamente ao golo do PSG... esteve apenas infeliz. Como já aqui foi referido, o remate é feito muito à queima, ainda por cima quando se esperaria que o lance fosse, MUITO NATURALMENTE (!!!), ganho pelo Anderson.

De resto - deixem-me lançar mais alguma lenha para a fogueira - o 1º golo do PSG em Paris não foi muito mais por culpa do Quim do que este terá sido por culpa do Moretto?...

A propósito da escolha do Moretto, tenho que confessar que FS me surpreendeu. É que não estou acostumado a vê-lo tomar atitudes racionais e coerentes...


Quanto ao jogo em si, numa palavra, poderíamos dizer que foi a confirmação daquilo que já se sabe: uma exibição quase miserável, uma organização táctica quase inexistente, uma consistência quase nula, uma capacidade mental quase virtual...

O Benfica precisa, URGENTEMENTE, de alguém capaz de:
a) delinear e implementar um modelo de jogo coerente e consequente;
b) estruturar, em moldes técnicos e tácticos, a equipa e o trabalho que esta desenvolve;
c) dar consistência, objectividade e qualidade aos processos de jogo desenvolvidos;
d) dinamizar o grupo, fomentar a ambição e motivar os atletas para uma participação activa.

Relativamente a estas matérias, FS tem feito, precisamente, ZERO...

E é mesmo por ser o treinador do Benfica que isso me incomoda.
Se fosse dos outros, não me perturbaria nada. Eu até ficaria satisfeito...

 
At 3/18/2007 12:38 da tarde, Blogger Unknown said...

Estamos a 8 vitórias de sermos campeões!

 
At 3/18/2007 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Filipe Nuno,

Espero que nunca tenhas de ler as justificações que eu (ou alguém que, como eu, pense que o Moretto deve ser o titular da baliza do Benfica), por causa de um qualquer jogo perdido por sua culpa.
E, no fundo, sei que tu, como benfiquista, também nunca as quererás ler...

A questão, ao que me parece, não está colocada na sua devida dimensão. De facto, haverá sempre um ou outro jogo mais mal perdido por uma ou outra falha de um ou outro jogador. Guarda-redes incluídos, claro.
Eu, que já sou um pouco velhinho, lembro-me de termos perdido jogos por culpa do Costa Pereira, do Zé (Gato) Henrique, do Bento... só para falar de alguns dos mais antigos.
Mas, se quisesse falar dos mais recentes, também o poderia fazer. E, para não ferir susceptibilidades, nem falarei dos actuais GR's do Benfica. Mas refiro, por exemplo, aquele que talvez tenha sido o melhor GR do Benfica, de todos os tempos: Michel Preud'home. Lembro-me de um jogo, ainda por cima com o SCP, que perdemos, e em que um dos golos foi uma autêntica oferta sua, ao ter colocado o esférico nos pés de um avançado adversário, numa reposição da bola em jogo.
Por isso, não vale a pena ir por aí...

Agora, admito que Moretto tem cometidos mais erros do que aqueles (muito poucos) que todos esperávamos que cometesse. Mas também é verdade que a camisola do Benfica pesa muito mais que a do Setúbal, que no Benfica não se pode errar porque a massa associativa cobra muito os erros, e que é extremamente difícil lidar com essa pressão (dos adeptos, da comunicação social, e até a decorrente de focos exteriores e desestabilizadores...)

Como se terá sentido Moretto quando, prostado no relvado, na sequência de uma intervenção na defesa da baliza do seu clube, ouve assobios e o entoar do nome de um colega de equipa com quem disputa o lugar (Moreira)?

Admito que um jogador possa ser muito querido da massa adepta (como é Moreira) - embora nem sempre sejam claras as razões para essas paixões - mas confesso que fiquei completamente abismado quando, no jogo com o Leiria, na sequência da lesão do Quim, as hostes encarnadas se manifestaram, ruidosa e estrondosamente, para saudar a entrada do Moreira. Nessa altura, eu tinha-me afastado do televisor, para ir fazer determinada tarefa. Ao voltar ao espaço onde estava o televisor vi, de longe, adeptos com os braços no ar, a vangloriarem, e pensei logo, todo satisfeito: bem bom, fizémos o 2º golo!!!
Puro engano... Era a substituição do Quim, pelo Moreira!!!

Percebe-se isto?...
Eu cá, desculpem-me, não percebo.
Não percebo, mesmo que faça um grande esforço...

Um abraço, bem vermelho...

 
At 3/18/2007 7:30 da tarde, Blogger Unknown said...

Dias Pereira, dps de ter lido o seu comentário a falar do Costa Pereira e do Zé Gato, Já n sou capaz de trata-lo por tu... :D

Você diz que tem alguma dificuldade em perceber como é que se entra em estado de histeria quando há uma substituição do Quim pelo Moreira...Eu não defendo o Moreira ao ponto de ter tais manifestações de agrado com a sua entrada. MAs mais dificuldade tenho ainda de perceber como é que se pode achar que o Moretto tem condições para defender a nossa baliza, ainda para mais admitindo aquilo que você admite:

"Agora, admito que Moretto tem cometidos mais erros do que aqueles (muito poucos) que todos esperávamos que cometesse. Mas também é verdade que a camisola do Benfica pesa muito mais que a do Setúbal, que no Benfica não se pode errar porque a massa associativa cobra muito os erros, e que é extremamente difícil lidar com essa pressão (dos adeptos, da comunicação social, e até a decorrente de focos exteriores e desestabilizadores...)"

Vamos ficar à espera que a camisola do Benfica lhe deixe de pesar? Quantos jogos mais serão precisos? Eu não faço a minima ideia em que forma está o Moreira, n vou aos treinos... Aquilo que sei e que vejo é que o GR Brasileiro tem uma percentagem mto elevada de fifias para os jogos que faz!! Eu, a cada saída deste GR, a cada remate fraco e à figura, a cada intervenção que este GR faz com os pés, tudo em mim estremece. Não sei como se pode estar descansado...

Outra coisa que não compreendo é a coerência do seu discurso. Você tece as críticas mais pesadas ao Fernando Santos. Eu aceito isso, você é exigente e tem direito a sê-lo. Mas depois é benevolente para com o Moretto, amenizando as suas fifias com o peso da camisola e a animosidade do público Benfiquista em geral...Um jogador do Benfica também tem de ter uma personalidade forte, tem de saber aguentar a pressão. Pode fraquejar em certos momentos, mas o Moretto, já na época passada atingiu o meu limite.

Mas pode ser que eu esteja enganado, e que o Moretto agora me prove o que vale. É como disse o D'Arcy, ele que faça 3 jogos seguidos sem deixar motivos para queixa, que toda a gente o deixa em paz.

Um Abraço

 
At 3/18/2007 7:39 da tarde, Blogger Unknown said...

Mais um golo do Chinoca...

 
At 3/19/2007 12:11 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

d'arcy,
também eu prefiro o Moreira ao Moretto, mas se culpas, e bem, o Moretto por "defender outro remate para a frente e para os pés do Maciel", então não podes afirmar que o Moreira apenas falhou no tal golo do Deco ao Benfica (curiosamente, a quinze dias do clássico, recordamos um jogo em que perdemos devido ao espírito medroso do Jesualdo. esperemos que ainda o conserve), pois foram vários os golos que ele já sofreu daquela forma. Há dois bons exemplos disso nas últimas deslocações ao Jamor (Derlei e Meyong). Mas concordo contigo na análise ao Moretto. É um guarda-redes com dificuldade em jogar a frio e não é por acaso que as suas melhores exibições, apesar dos sustos, foram na Liga dos Campeões. Já sobre o golo de Pauleta, e tendo eu sido guarda-redes durante uns anos, devo dizer que o Moretto esteve longe de dar um frango. Talvez pudesse ter feito melhor. Ir com o joelho esquerdo à bola, por exemplo, mas ninguém nos garante que chegava lá a tempo (independentemente do remate ser fora ou dentro da pequena área, é à queima, é rápido e é surpreendente, pois esperava-se que Andersson resolvesse facilmente). A verdade é que aquela bola vai baixa de mais para ser defendida com as mãos, mas não o suficiente para se resolver com o pé. E vai junto ao corpo, o que dificulta a reacção do guarda-redes, especialmente quando se tem aquele físico. O meu treinador costumava dizer que era mais fácil defender um remate colocado ao ângulo que uma bola destas. O que é certo é que praticamente todos os guarda-redes do mundo já sofreram golos destes (Moreira e Quim, inclusivé) e na maior parte dos casos nem conseguiram tocar na bola. Se calhar foi esse o problema do brasuca. Deixou a ilusão da facilidade no ar.

 
At 3/19/2007 4:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro Filipe,

Faz-me o favor de não me fazer sentir mais velhinho do que na realidade sou - até porque nem tenho assim tanta idade... - e trata-me na 2ª pessoa do singular.
Afinal, no mundo benfiquista, independentemente de idades, credos ou opiniões, estamos todos entre iguais...

O teu último comentário mereceu-me grande atenção, como, aliás, todos os outros que aqui são deixados.
E, se não vou referir-me à questão dos GR's, não é por desrespeito para contigo. É que, como já todos percebemos, este assunto tem dividido (talvez, até, exageradamente...) as opiniões e as posições dos sócios, adeptos e simpatizantes.
No entanto, permite-me reiterar que, em minha opinião, Moretto é o mais indicado para a baliza do Benfica. Julgo que precisa apenas de serenar e ter algum espaço para estabilizar. Isso é sempre essencial, e foi justamente o que aconteceu em relação ao Quim, por exemplo, que nos últimos tempos se vinha a revelar muito mais confiante (embora, para mim, se mantivesse a um nível de claro low profile, enquanto GR...).

Mas, o que eu pretendo é esclarecer o modo como me refiro aos jogadores e ao treinador.

Relativamente aos atletas, nunca calarei a minha voz se constatar que eles se aplicam pouco, que não correm, que não lutam, que não têm ambição...
Mas se, por outro lado, eles apenas forem culpados de incorrer no pecado de serem pouco dotados tecnica, táctica e/ou fisicamente, então não terei o direito de os criticar!
Por isso, apesar de ter opinião quanto ao valor (ou à qualidade expressa...) de um Beto ou de um Marco Ferreira, nunca os critiquei por não saberem fazer mais. Criticá-los-ia se não corressem, se não fossem empenhados, se não dessem o litro dentro do campo.
Por exemplo, o Quim, apesar de ter estado (em especial nos primeiros tempos enquanto titular) menos bem em alguns lances, nunca o critiquei por isso.

De facto - e agora passamos ao treinador - se há alguém a criticar, esse alguém é aquele que está responsável por constituir, treinar, moldar, gerir e orientar o grupo de trabalho.
Esse é quem tem de ser o alvo das minhas atenções. Esse é que não pode falhar, de forma insistente e reiterada, porque é o responsável máximo.
É difícil um jogador transformar-se, pelo menos significativamente, em termos de qualidade técnica. Mas já um treinador pode mudar a equipa, implementar novos métodos de treino e de trabalho, trocar os jogadores, mudar os sistemas tácticos, tentar outras abordagens.
Esse - o treinador - tem meios (e, neste caso concreto, tem-nos, mesmo...) para atingir outros resultados. Com esse não podemos ser tão tolerantes, senão corremos o risco de hipotecar inevitavelmente o presente e comprometer o futuro.

Um treinador não se pode mudar de jogo para jogo.
Ao contrário, mudar um jogador, um sistema táctico, optar por uma abordagem alternativa, são coisas passíveis de acontecer!
Quando se tem um treinador, é óbvio!!!...

Caro Filipe,

Embora eu seja, por natureza, muito pouco tolerante - porque isso conduz, quase inevitavelmente, à mediocridade e à falta de sucesso - admito alguma tolerância para com os jogadores (no quadro acima traçado...), mas sou naturalmente intolerante para quem não mostra qualidades para ser treinador do meu Benfica...

Um abraço, bem vermelho.

PS - E agora vou preparar-me para mais um (previsível) sofrimento, se na Reboleira as coisas acontecerem como têm acontecido nos últimos jogos...

 
At 3/19/2007 6:39 da tarde, Blogger Unknown said...

Dias Pereira,

Vou-te tratar por tu, mas assim sou eu que me sinto velho :D!

Em relação à questão dos GR, estamos mesmo conversados, visto que não há mais nada a acrescentar.

Quanto à questão da tolerância, já encontrei o ponto que nos divide:

"Mas já um treinador pode mudar a equipa, implementar novos métodos de treino e de trabalho, trocar os jogadores, mudar os sistemas tácticos, tentar outras abordagens.
Esse - o treinador - tem meios (e, neste caso concreto, tem-nos, mesmo...) para atingir outros resultados. Com esse não podemos ser tão tolerantes, senão corremos o risco de hipotecar inevitavelmente o presente e comprometer o futuro."

É precisamente por não concordar com o facto de que temos meios para atingir muito melhores resultados que discordo de tão severas críticas ao nosso treinador. Que se note que, como já disse várias vezes, não sou fã do F.S., não o acho grande treinador, mas acho que os meios que tu falas que este treinador tem, se resumem a pouco mais de 11 jogadores por jornada! Acho que temos o melhor onze dos últimos anos, mas o plantel é curto e mais curto se torna com as constantes lesões e o castigo do Assis(que seria titular neste momento). Acho que é mais fácil por tudo em cima do nosso treinador do que aceitar esta realidade. Já vi alguns comentários tecendo duras críticas à forma como o Benfica se apresenta, mas na minha opinião, mesmo com um treinador melhorzinho, n temos condições (meios) para ganhar o campeonato sem sobressaltos, sem exibições menos conseguidas, sem encarar os próximos jogos com apreensão.

Acho que é aqui que divergimos Dias Pereira. Um Abraço.

 
At 3/21/2007 1:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro Filipe,

Aceito, em grande parte, as considerações que fazes acerca do plantel actual, nomeadamente quando referes que é "o melhor onze dos últimos anos, mas ... curto..."

E também é verdade que as (muitas) lesões e o castigo do Nuno Assis enfraquecem (e encurtecem...) o plantel...
Mas também não é menos verdade que FS sempre foi muito intransigente quanto a querer um grupo de trabalho bem restrito de jogadores.
E até foi ele quem se assumiu como patrão na hora das dispensas.
Quando me lembro que dispensou Diego e ficou com Beto, que dispensou Kikin Fonseca e ficou sem ninguém para o seu lugar, que dispensou Karyaka já depois de saber que não contava com Nuno Assis, que no início da época não queria contar com Karagounis, e que mantém no plantel um jogador como Marco Ferreira, até me arrepio todo...

E quando me lembro que, agora, FS está a dar a entender que lamenta alguma falta de soluções, embora não dê oportunidades a jogadores como Miguelito ou Manú (que muitas equipas de topo gostariam de ter nos seus plantéis...), mais baralhado fico!!!
O engenheiro está claramente a navegar ao sabor da maré e do momento. Pelo menos é o que parece...

Vão-nos valendo alguns recursos individuais e - valha a verdade - também alguma felicidade...

Um grande abraço... e oxalá que eu engula todas as críticas que faço a FS.
Seria uma grande felicidade para mim... apesar do treinador
:D

 

Enviar um comentário

<< Home