segunda-feira, abril 02, 2007

Desperdício

Como é que no jogo que supostamente é o mais importante da época se dão quarenta e cinco minutos de avanço ao adversário, permitindo-lhe uma primeira parte muito descansada e até mesmo a vantagem no marcador? Ainda por cima já na primeira volta no Dragão tínhamos dado uma parte de avanço, e só depois é que nos resolvemos a jogar à bola. Depois passámos a segunda parte a correr atrás do resultado, e no final ficou a sensação de desperdício e de termos perdido uma enorme oportunidade para assumirmos a liderança da Liga. Tivesse o Benfica entrado em campo com a mesma atitude que mostrou na segunda parte e neste momento estaríamos a celebrar a subida ao primeiro lugar.

Estava tudo a nosso favor. Uma casa cheia, um ambiente fantástico (apenas estragado pelo freak show dos animais encurralados no topo da bancada Coca-Cola - não seria melhor e possível pagar a multa à Liga e pura e simplesmente não enviar bilhetes lá para cima? Já sabemos que aqueles animais é que acabam todos por ficar com a maioria dos bilhetes, e tenho pena dos pobres adeptos benfiquistas que tiveram o azar de ficar nas bancadas abaixo daquela que aquela escória ocupou), e uma coreografia como ainda não tinha visto por cá, e que resultou bastante bem. Esperava eu que o Benfica, motivado por isto, fosse para cima do adversário, mas incrivelmente não vi nada disso. O que eu vi foi uma equipa apática, sem chama nenhuma, estupidamente recuada no terreno e sem vontade nenhuma de lutar pela posse da bola. Esta atitude conseguiu rapidamente contagiar as bancadas, perdendo-se a oportunidade de manter vivo o inferno da Luz. O FCP, claro, agradeceu todos estes obséquios e entrou bem no jogo. Logo no primeiro quarto-de-hora criaram uma grande oportunidade de golo, que o regressado Quim negou com uma grande defesa aos pés do Adriano.


Mas a verdade é que o empate até lhes servia, e por isso eles foram controlando os acontecimentos à vontade e sem sequer terem que carregar muito no acelerador,
pelo que apesar de terem muita posse de bola nem iam ameaçando muito a nossa baliza. Era no entanto visível que daquela forma é que de certeza o Benfica não chegaria ao golo. O FCP dominava sobretudo no meio-campo, onde o Katsouranis era uma sombra daquilo que lhe conhecemos, passando grande parte do tempo quase estático. Isto significava que o lateral-esquerdo deles tinha total liberdade para subir no terreno, já que ninguém o acompanhava. E numa dessas subidas, o Katsouranis acabou por chegar atrasado ao lance e cometer uma falta na zona lateral da área. Mantendo o espírito de bom anfitrião, e não contente por oferecer o controlo do jogo, o Benfica resolveu então 'oferecer' um golo ao adversário. A minha primeira reacção ao lance foi ficar furioso com o Quim, que na sua movimentação clássica de guarda-redes de matraquilhos, enquanto a bola cruzada pelo Quaresma viajava por metade da pequena área, se limitou a deslocar-se lateralmente sobre a linha de golo, em vez de dar um par de passos em frente e atacar a bola. Mas claro que há outro grande responsável pela oferta. Um rebuçado para quem adivinhar quem é que era o 'artista' responsável pela marcação ao Pepe, e que meio segundo depois da bola ter saído do pé do Quaresma já o tinha deixado fugir uns três metros, permitindo-lhe aparecer à vontade a cabecear ao segundo poste...

O intervalo chegou pouco depois com a vantagem justa dos visitantes. O Benfica na primeira parte ficou-se por um par de momentos de maior emoção, um num livre do Petit e o outro num remate de longe do Karagounis (um dos mais inconformados) logo a seguir ao golo adversário. Muito pouco para quem tinha a maior obrigação de ganhar este jogo.

Na segunda parte entrou o Rui Costa, ficando nos balneários o Katsouranis, sem surpresas. E o que vimos foi um jogo completamente diferente. Com o Rui Costa a fazer circular mais a bola, muito bem ajudado pelo Karagounis, com
alguns dos nossos jogadores a terem uma produção muito melhor na segunda parte quando comparada com o que tinham feito na primeira, e com uma atitude muito mais agressiva por parte da nossa equipa, conseguimos empurrar o adversário para junto da sua baliza (durante largos períodos o FCP defendia com duas linhas de defesa, constituídas por nove jogadores, deixando o Adriano sozinho na frente). Finalmente o Benfica aparecia a rematar mais vezes, e a conquistar cantos e livres nas imediações da área adversária. Mas o golo parecia difícil, muito por culpa do Hélton e, sobretudo, do Pepe, que aparecia em todo o lado a cortar lances uns atrás dos outros. O Porto controlou a primeira parte do jogo. Mas agora o Benfica não se limitava a controlar, o Benfica em vez disso dominava, e o resultado já sabia a injustiça. A entrada do Derlei para o lugar do Nuno Gomes apenas veio acentuar o nosso domínio. Do outro lado, apenas o recurso cada vez mais frequente à simulação de lesões e antijogo.

O golo só surgiu já muito perto do final, e de uma forma improvável, com o Lucho Gonzalez a marcar na própria baliza após um cabeceamento do David Luiz ao poste. Mas apesar do pouco tempo que restava, o jogo esteve longe de ficar decidido aí, e nos dez minutos que se seguiram (contando com os minutos de desconto) houve provavelmente mais emoção do que em todo o jogo até aí. O Porto resolveu sair um pouco lá de trás e arriscar um bocado, enquanto o Benfica continuou a pressionar à procura do golo da vitória. Mas era difícil fazer a bola passar pelo aglomerado de adversários que iam defendendo a sua baliza com unhas e dentes. Ainda assim o Mantorras (que entrou para os últimos cinco minutos) esteve muito perto da glória, ao ver um cabeceamento seu negado por uma defesa incrível do Hélton. Em contrapartida, no último minuto e num lance de contra-ataque, o Porto podia ter marcado pelo seu avançado colombiano, o que seria uma enorme injustiça. No apito final, ficou-me a tal sensação de desperdício. Não se podem deitar fora quarenta e cinco minutos num jogo destes. O Benfica da segunda parte foi o Benfica dominador que nos habituámos a ver em casa este ano. O da primeira parte foi uma caricatura.

Gostei muito do Karagounis neste jogo. Apesar de ter passado metade do tempo a barafustar, foi dos melhores durante o pior período do Benfica, e na segunda parte, em que passou a jogar mais sobre a direita e a ter a companhia do Rui Costa a seu lado, esteve num nível muito bom. O Léo, pelo que jogou na segunda parte, merece também destaque. E claro, tenho que falar do David Luiz. Mesmo tentando não tirar conclusões demasiado precipitadas, sempre que o vejo jogar só consigo pensar mesmo que aquele não engana: está ali um grande jogador em potência, e a calma e lucidez que ele revela são ainda mais impressionantes quando nos lembramos que ele tem apenas dezanove anos. A quantidade de lances que ele ganha em antecipação, e a forma limpa como o faz e depois sai a jogar são fantásticas. Pode soar a exagero, mas o outro jogador que eu me recordo de ver jogar assim na defesa do Benfica dava 'só' pelo nome de Ricardo Gomes. Volto a dizer: será um autêntico crime se quando o Luisão regressar for o David Luiz o sacrificado. Façam o favor de accionar a cláusula de opção e comprar o passe deste miúdo. Já agora, tendo em conta as trombetas do juízo final que tanto soaram durante a semana perante a perspectiva do duelo Nélson/Quaresma:
o Nélson marcou o Quaresma em cima durante todo o jogo. Contaram quantas vezes o Quaresma passou por ele ou conseguiu ganhar a linha para cruzar? ;)

Enfim, perdemos a oportunidade de chegar à liderança e de ganhar vantagem no confronto directo com os nossos adversários desta noite, mas o campeonato continua em aberto, já que basta o Porto empatar um jogo para que os ultrapassemos. Fiquei muito triste com aqueles primeiros quarenta e cinco minutos, e infelizmente nos últimos tempos parece que começa a tornar-se um hábito o Benfica 'dar avanço' aos adversários. Espero que isto não seja um reflexo de alguma falta de capacidade física da nossa equipa para aguentar noventa minutos a carregar sobre o adversário.

45 Comments:

At 4/02/2007 3:53 da manhã, Blogger Renato said...

o Porto recuou de masi na 2ª parte, não aproveitando um Jorginho em mt bom plano.

Viou-se dps do empate q o Porto querendo tinha la chegado.

O que eu vi foi o Benfica a não mostrar (com tudo a favor como mt bem disseste) que é melhor que o Porto, apesar do perdedor que temos a treinar o campeao

 
At 4/02/2007 9:26 da manhã, Blogger Pedro said...

Pelo contrário, o Benfica mostrou claramente q é superior aos andrades. Qd esteve por cima simplesmente "esmagou" o adversário, pressionando totalmente a equipa e enconstado-os à sua área. na primeira parte, aquando do dominio do fcp, nunca tal aconteceu ao SLB. O dominio do fcp foi de controle do jogo e nunca de pressão. E só marcou pq temos uma abécula na baliza.

E é por aí q começo: ao intervalo só se ouvia "como Moretto não era golo". Pois não...e é por isso q só dizia "BEM FEITA". Muitos benfiquistas mereceram aquele golo. Quim é, como o D'arcy diz um autêntico MATRECO. Não sai a um cruzamento. Já na primeira volta mamou dois golos onde devia ter feito mais. Mais uma vez sofremos um golo quase em cima da baliza. É inaceitável. Ali o guarda redes tem q ser dono e senhor. Como Helton foi. E isso fez a diferença...

Nélson fez um jogão metendo novamente o Quaresma no bolso. Sem ir à queima e concentração e o ciganito mete as trivelas num sitio q eu cá sei...

Neste jogo, tirando a titularidade do Quim não tenho nada a apontar ao Santos. Tenho sim na época inteira. Santos com a péssima gestão do plantel q fez espremeu totalmente os jogadores e agora, na hora das decisões, os jogadores estão esgotados, Katsoranis é o melhor exemplo. Felizmente o maestro regressou e demonstrou o pq de ele sim ser o Mágico. Aqueles pézinhos são divinais. A equipa toda ganhou com isso. Pena Miccoli ter falhado o q não costuma falhar e pena Mantorras continuar a ter poucas oportunidades...Derlei entrou muito bem e David Luiz é um caso sério de qualidade. Sem qualquer problema q digo q é o nosso melhor central.

Depois da Taça de Portugal, ontem foi-se o campeonato. Falta a Uefa...será q ainda alguem quer comparar o Trap com o Santos?

 
At 4/02/2007 9:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro D'Arcy, como sempre, uma análise lúcida e serena. Uma vez mais Quim fica mal na footgrafia, muito bem acompanhado pelo Andersson que desaprendeu de jogar. Se o Santola tiver coragem, vai para o banco.
P.S: Quantos golos já sofremos por cauda do Quim, Nelson, Ricardo Roch e agora Anderson???
P.S (2): Não é este jogo a fazer a diferença. O empate com o Paços de Ferreira (Anderson no último minuto), a derrota com o Porto (último minuto), o empate com a Naval e o empate com o Boavista( o tal jogo em que o Nulo Gomes consegue falhar um golo a 30 cm da baliza). Seriam só mais 7 pontos e menos dois para o Porto....
Portanto....
P.S (3): A partir daqui vai ser cada vez mais dificil, jogos de três em três dias com um plantel muito, mas muito cansado~
Maluco do Futebol

 
At 4/02/2007 10:11 da manhã, Blogger Unknown said...

Sim, o Quim n esteve bem, pq esboçou uma saída da baliza e qd percebeu para onde a bola ia (para o Pepe), parou e preferiu ficar à espera do remate, mas dou-lhe o desconto, pq talvez n conseguisse chegar lá primeiro...acho incocebível é o Pepe ter saltado sozinho...

Pedro,

Eu n mereço golo nenhum que o Benfica sofra pá :D

O Moretto às tantas defendia...se calhar até o Paulo Lopes ou o William defendiam...isso agora é especular...mas deixa-me especular a mim tb...às tantas num cruzamento fácil ou num remate à figura, o Moretto faria corar qq um de vergonha...Falando a sério, não é pelos remates perigosos dos adversários que tenho medo do Moretto na baliza, é sim pelos lances q até eu, "com a minha barriguinha", como diria o outro, defendia...(tou a exagerar, claro :D)

O Nelson hj esteve quase sempre bem nas arrancadas, mas os cruzamentos sairam-lhe mal hj e foram um desperdício de bola...talvez devesse ter feito o q fez o leo, que foi tentar entrar com a bola controlada na área.

Mau momento da dupla de avançados do Benfica...assim o Derlei merecerá jogar mais tempo..quiçá de inicio no próximo jogo.

Parece que o Rui Costa terá mesmo que ser o médio interior esquerdo da equipa...um senhor!

Eu gosto muito do Simão, mas acho que como capitão de equipa, falta-lhe a cabeça para fazer por exemplo aquilo que o Rui fez ao Karagounis e ao Leo...

Perdemos uma oportunidade do caraças...decididamente...temos mais equipa que o Porco! Tem é q haver mais atitude.

Foi o Anderson...quero um rebuçado!

 
At 4/02/2007 10:25 da manhã, Blogger Pedro said...

Filipe o problema é q tens sofrido golos atrás de golos por culpa do Quim e continuas a dar-lhe desconto. Moretto nada fez de mal e não lhe dás a minima hipótese com base num "se". É a diferença. E o preço dessa diferença é, nada mais nada menos, q o título de Campeão Nacional...

O q o Rui Costa fez ao Kara e ao Léo?

Os centros ontem não sairam bem a ninguem. Incrivel a quantidade de faltas e cantos q tivemos com um aproveitameno quase nulo...Sem Kats e sem Luisão as bolas bombeadas para a área são para os defesas adversários...

E volto a dizer: Mantorras merece mais, muito mais.

 
At 4/02/2007 10:25 da manhã, Blogger rsa said...

É frustante estar perto do 1º lugar e não chegar lá mas ainda faltam 7 jornadas e o que interessa realmente é na ultima jornada.
O Quim fez a defesa da noite na saida aos pés do Adriano, no golo Anderson deixa fugir o pepe .
Fizemos uma grande segunda parte na primeira jogamos com menos um Katsouranis que precisa de descansar este têm sido o pecado do engenheiro usa e abusa do mesmo onze.
Acho que o mais dificil foi por pressão no fcp agora resta ao SLB com um calendário mais dificil na medida em que em principio vamos fazer mais 5 jogos (UEFA) LOL :) Se não perdermos pontos nos proximos 3 jogos Beira Mar Braga e Maritimo vamos ser campeões
PS: Ontem a coerografia na LUZ estava FANTÁSTICA.
Força BENFICA LA LA LA LA

 
At 4/02/2007 10:40 da manhã, Blogger Unknown said...

Pedro,

O Rui empurrou-os para n discutirem mais com o árbitro. o Karagounis estava a habilitar-se a ver o segundo.

Queres saber mesmo pq dou mais desconto ao Quim do que ao Moretto? Eu digo, pq o Quim falha, mas são falhanços comuns..os falhanços do Moretto, são erros de chacota, dignos de se porem no youtube, naquelas compilações manhosas para a malta se rir, percebes? Eu n quero ter um Guarda Redes no Benfica que se permita a estas coisas...O Quim tb falha, claro q sim, mas acho q ng se riria com o golo que sofreu ontem, nem se pode apelidar aquilo de frango. Dps o Quim falha mais pq joga mais, o Moretto falhou pouco, pq n jogou praticamente esta época. Em termos percentuais (e vou especular outra vez), o Quim às tantas tem 30% de prestações compremetedoras o Morreto tem 50%, visto q fez dois jogos, num esteve bem, no outro nem por isso!

 
At 4/02/2007 10:52 da manhã, Blogger Pedro said...

É falso. Isso é a tal ideia q os jornais quiserem, com sucesso, meter na cabeça dos benfiquistas. Não perdeste um unico jogo por culpa do Moretto (e ele jogou muito na época passada) com jogos de elevadíssima dificuldade onde ele esteve impecável. Já perdeste muito jogos por culpa do Quim .
E isso dos erros do Quim serem normais é para rir. É para rir pois os erros são normais é no Quim. São normais pq os comete em TODOS os jogos e em muitos deles resultam em golos.

Todos os anos os benfiquistas cometem os mesmos erros e não aprendem. Teimamos em queimar jogadores de excelente qualidade pq os jornais assim querem.

Contra o PSG o Moretto sofre um golo de muito mais dificil defesa e foi quase crucificado...Quim volta a cometer um erro em si habitual q nos custará o titulo e tá tudo bem. Tem desconto...

Vocês é q sabem...o q eu sei é q mais uma vez vemos outros a festejar...

 
At 4/02/2007 11:32 da manhã, Blogger Radagast said...

Bem, dizer-se que é falso que o Moretto compromete mata logo à partida qualquer conversa lógica.

É de uma tremenda má fé dizer que o golo é culpa do Quim. Eu depois de ler o que por aqui se escreveu até fui rever o golo várias vezes. A bola descreve um arco sendo colocada ao segundo poste passando ao largo do GR, se ele hesitou é porque a meio caminho se deu conta disso. Claro que se fosse o Moretto lá ia dar mais um "apanhado" e o Pedro diria, sei lá, "pelo menos tentou".

Então visto de lado (de costas para Pepe) é claríssima a falha de marcação quase grotesca do Anderson. Mas a culpa é do Quim. Tá bem...

 
At 4/02/2007 11:38 da manhã, Blogger Unknown said...

Pedro,

Nos jornais? Então eu não vejo os jogos? Já discutimos isso e o D'Arcy na altura até te deu dois exemplos de jogos perdidos por causa do Moretto! Eu n te vou dar nenhum...para mim a questão não são os jogos q perdemos por causa dele. Qts jogos perdemos por culpa do Beto? Se calhar nenhum tb... O que me preocupa é o facto de podermos vir a perder...n sei o que o futuro nos reserva, mas o Quim em termos de segurança é melhor e é um autêntico exagero o q disseste em relação ao Quim, de cometer erros em todos os jogos. Estamos a falar de um dos melhores guarda-redes portugueses, n estamos a falar do marco tábuas...
Se estamos a queimar alguém de grande qualidade, n vejo quem..
Foram-lhe dadas n oportunidades para calar toda a gente, ele desperdiça-as! Olha o David Luís...19 anos! Esteve mal assim q entrou contra o PSG, n se deixou ir abaixo e é para mim o central com mais classe que temos! Q culpa tenho eu se o Moretto s deixa ir abaixo? Um jogador para jogar no Benfica tem de ter um estrutura mental forte q lhe permita ser forte e aguentar a pressão. O Moretto veio numa altura q tinha tudo a favor dele, revelou-se inseguro. Deram-lhe oportunidades de se mostrar na pré-época e, tal como o Moreira, desperdiçou-as... Depois veio falar do Quim para os jornais...Queres mesmo saber pq é q eu acho q o Moretto é q jogou e n o Moreira, qd o Quim esteve lesionado? Pq o Moretto tem perfil para se n jogasse vir falar para os jornais e mostrar o descontentamento causando instabilidade...Não é pelo Quim que n vais ser campeão este ano, acredita...n é na baliza q está o mal.

 
At 4/02/2007 11:44 da manhã, Blogger Unknown said...

Radagast,

Exacto, n foi um lance tão fácil de o Quim segurar como parece, a bola faz um arco e desce mto rápido. Tenho dúvidas q se o Quim foisse direito ao Pepe, chegasse lá a tempo.

 
At 4/02/2007 12:12 da tarde, Blogger Unknown said...

Pedro,
Apesar de discordar, respeito a tua opinião, :D

Abraço

 
At 4/02/2007 12:38 da tarde, Blogger Pedro said...

Eu tb respeito a tua opnião..não concordo é com ela...

A nossa principal discórdia é tu dizeres q o Moretto desperdiçou as oportunidades q teve enquanto eu digo exactamente o contrário...nas oportunidades q teve não só demonstrou q é claramente superior ao Quim (e ao Moreira), muito mais seguro nos cruzamentos, excelente entre os postes e isto tudo sob enorme pressão dos adeptos.

Mas se tu dizes q não perdemos por culpa do Quim...ok...é o mesmo q eu dizer q o Anderson está excelente esta época...

 
At 4/02/2007 12:55 da tarde, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4/02/2007 12:59 da tarde, Blogger BP said...

Ena ena! hoje nao se dá (muito) na cabeça do FS, está lá o Quim e o Moretto! Morettista convicto eu digo que é bem feita pra todos os que o assobiaram... embora, o Moreira tb deva ter ficado satisfeito... e trsite... ver os titulares a errar e ele nem oportunidades tem... é continuar a trabalhar!
eu foco uma so coisa em relaçao a ontem: Apesar de toda a gente dizer k foi uma parte pra cada equipa, eu nunca vi o FCP a fazer o k nós lhes fizemos na segunda parte... encostámo-los la atras, nao ganhavam 2as bolas, despejavam la pra frente! isso sim é dominar!

 
At 4/02/2007 1:01 da tarde, Blogger Unknown said...

Se perdermos o campeonato é por culpa do Quim? Agora já n é culpa do treinador? já passou para o Quim? O Moretto n desperdiçou oportunidades? Viste os jogos da pré-época? Eu se fosse o Moretto, a saber que na época seguinte iríamos ter um treinador novo, a saber que iríamos ter 3 bons guarda redes, eu tinha feito tudo menos descansar para me apresentar em forma na pré-época...isto sou eu, admito q os jogadores n o façam, claro, agora q o Moretto, logo no primeiro jogo q fez, deu aquilo a q se chama na gíria um grande frango isso deu...Isto é desperdiçar oportunidades...O treinador teve q escolher um, teve q utilizar algum critério. O facto do Moretto ter jogado dois jogos e de dar aso a q se discuta se o golo q sofreu contra o PSG é frango ou n, é indicador q no mínimo há motivo para dúvida se comprometeu ou n... isto é queimar oportunidade...Já nem falo da época anterior, onde tinha toda a gente a favor dele, inclusivamente eu, pois tb achava q ele estava em melhor forma do q o Quim e que tinha de ser titular por isso. Só para veres q n é nenhuma embirração minha. Se hj torço o nariz à titularidade dele, foi pq ele tratou de me mostrar q era um gr inseguro!Em meia época foi íncrível a quantidade de sobressaltos q provocou. Foi como te disse o D'Arcy há uns tempos...de que vale defender penaltis dum ronaldinho, se a seguir sofre um frango do Renato Queirós?

 
At 4/02/2007 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"e no final ficou a sensação de desperdício e de termos perdido uma enorme oportunidade para assumirmos a liderança da Liga."

No fundo é essa a filosofia Santola: Desperdício.

Desperdiçamos a Taça, desperdiçamos a Europa, desperdiçamos uma caterfa de pontos em campos onde tinmhamos obrigação de fazer mais e ontem desperdiçamos a oportunidade de ouro que tinhamos de passar para a frente. E tudo isto com

Até dá para fazer um anúncio: "Com o novo shampô Santola fica sempre com uma fresca sensação... de desperdício"

 
At 4/02/2007 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Roubando as palavras de outro adepto sobre o treinador do desperdício:

Tem o previlégio de ter uma equipa com jogadores de topo, um centro de estágio, um calendário a seu favor, dinheiro para contratações...e se com tudo isto nada ganhar o que aconteceria se nada disto tivesse?!?!??!

 
At 4/02/2007 1:25 da tarde, Blogger Harry Lime said...

o comentário ao jogo feito pelo D`Arcy está como sempre muito bom.

Só queria focar aqui o ponto da violência das claques.

Concordo que um primeiro passo para evitar as cenas de ontem é evitar a entrada dos responsaveis (ie, das claques). Mas esse não é o único passo. Tanto mais que TODAS as claques fazem disturbios nos jogos grandes (e alguns pequenos). Basta pensar nos disturbios causados nas estações de rserviço da A1 pelas claques do Benfica e do sporting quando vão lá acima.

O D`arcy fla a ecom razão, nos animais lá de cima. Mas não haverá animais também cá em baixo?

Desta forma penso que seria uma boa ideia pressionar as direcções de TODOS os clubes no sentido de extinguir as claques.

Para mim parece-me simples: os clubes deixam de dar apoio financeiro e logistico às claques. Deixam especialmente de lhes fornecer bilhetes. Se os membros das claques querem assistir aos jogos que os comprem como toda a a gente!

É que o problema no jogo de ontem foram os Super-Dragões e não os adeptos do Porto. Tenho a certeza que muitos deles vieram lá de cima com a intenção de apoiar a sua equipa de forma pacifica.

O problema são as claques e essas têm de ser mortas pela raiz. quer falemos dos NN boys, da juve Leo ou dos super Dragões. Afinal de contas para que é que os clubes precisam delas?

 
At 4/02/2007 1:28 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Em relação ao jogo em sí, concordo inteiramente com o D`Arcy.

a minha única divergencia reside no facto dele estar chateado com o resultado e eu estar muito satisfeito. :)))

 
At 4/02/2007 2:09 da tarde, Blogger MALUCODOFUTEBOL said...

Monday, April 02, 2007
DESILUSÃO
Confesso que estou desiludido com o resultado. Um empate que só serve ao F.C. Porto e a mais ninguém. Para além disso tenho várias questões:
1 – Num jogo para ganhar não seria suposto entrar muito forte na partida em vez de deixar jogar o adversário?
2 – Quantos golos teremos de sofrer mais por causa do Anderson?
3 – Quantos golos teremos de sofrer mais por causa do Quim, guarda – redes que ultimamente até tem estado bem. Bola na pequena área é golo certo. Ai se fosse Moretto....
4 – Tanto no Dragão, como na Luz, houve dois factores absolutamente decisivos: Helton (sempre bem) e Quim (sempre mal)
5 – Que “Floribella” é aquela na frente do ataque do Benfica, titular há anos, sem fazer nada por isso?
6 – Olhando para o campeonato reparemos em quatro pormenores: 1-1 com o Paços de Ferreira (golo no último minuto), 2-3 com o F.C. Porto (golo no último minuto numa falha clamorosa da defesa e do Quim), 0 -0 com a Naval, 0-0 com o Boavista num jogo em que um pseudo ponta de lança conseguiu falhar um golo a 30 cm da baliza. Seriam só mais sete pontos para o Benfica e menos dois pontos para o FC Porto. Isto é, teríamos 59 pontos e o Porto 51.
7 – O FC Porto passou o período dos jogos mais dificeis e está na frente. Muito dificilmente de lá sairá. O noss calendário: Aveiro, Braga, Funchal, Sporting, Naval, Setúbal e Académica. Não esquecer a UEFA, também. Teremos pedalada para tanto?
8 - E Santola no banco??

Maluco do Futebol

 
At 4/02/2007 2:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Só temos mais três saídas até final do campeonato, e duas delas são contra equipas que estão entre os três últimos. Em compensação o FCP tem que ir ao Bessa e a Paços, por isso não é por aí que o cenário será muito negro.

Quando digo que o Quim tem culpas no golo, não quero que isso dê azo a mais uma discussão sobre os guarda-redes do Benfica. Nada me garante que o Moretto não fizesse o mesmo, até porque ele também parece ter alergia a sair dos postes, tal como o Moreira também poderia ter feito o mesmo erro. O guarda-redes que lá estava naquele momento falhou, e pronto. Já o mesmo não pode ser dito do Anderson, porque esse está farto de ter falhas de marcação este ano.

 
At 4/02/2007 3:07 da tarde, Blogger T-Rex said...

Dificilmente voltarei à Luz para ver um jogo contra aqueles montes de merda.

Se me derem garantias de que os animais não entram, nem me importo de pagar 10 vezes o valor do bilhete...

Vedeta ou Marreta ?

 
At 4/02/2007 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá D'arcy. Já não passava aqui há algum tempo mas gostei da sua crónica. Concordo no essencial com a análise.

Penso que o Benfica deu 45 minutos de avanço porque, e creio que isto já se nota há algumas largas semanas, alguns jogadores estão fisicamente nas últimas. O caso do Katsouranis é evidente, o raio de acção dele no meio-campo é neste momento muito limitado e com a saída dele viu-se uma melhoria imediata naquela zona.

Algumas notas:

Muito bom jogo do Karagounis e do André Luís.

O Anderson tem provado que não é jogador para o Benfica e ontem voltou a afundar.

O Nelson corre muito mas o futebol não é atletismo e começa a ser risível ter um lateral que em 5000 cruzamentos não acerta 1( literalmente).

O Nuno Gomes foi igual a si mesmo, uma nulidade... enquanto não tivernos um avançado a sério não vale a pena.

O Quim tem claras responsabilidades no golo e continuo a achar que os 3 GR's do Benfica se equivalem, nenhum deles é muito bom ou muito mau.

 
At 4/02/2007 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Coisas Várias,

1º - Nunca na minha vida estive tão nervoso a ver um jogo na Luz. Só vi para aí 50% do jogo. A 2ª parte, até ao nosso golo, passei-a a calcorrear os corredores da Luz para trás e para a frente.

2º - Segundo a PSP a responsabilidade de colocar os ANIMAIS no 3º anel foi do Benfica. Logo a responsabilidade 1ª é da Direcção e do inteligente que teve tão brilhante ideia.

3º - Não se devem dar mais bilhetes aos ANIMAIS do que aqueles que eles nos dão a nós.

4º- Não vi o golo dos Porcos porque não quis ver o lance. Estava a olhar para o chão. Parece que advinhava. Contudo, já o vi pela TV. Quero-vos convidar a todos para reverem o lance e, se calhar, a modificarem a vossa opinião.
Antes de comentar o lance quero dizer 2 coisas: Grande exibição do David Luiz, má exibição do Anderson.
Agora quero dizer que o Anderson não é de todo o responsável pelo golo dos porcos. O Pepe esteve sempre sózinho junto ao 2º poste. Vê-se perfeitamente na tv que o jogador do SLB que está mais perto dele é o David Luiz. Nem se vê o Anderson. Não foi uma questão de o Pepe ter fugido a uma marcação. Ele esteve sempre plantado à espera da bola. Por fim quero dizer que o Quim também devia ter ido àquela bola, mais não fosse para estorvar o Pepe.

5º - Aquela defesa do Helton ao cabeceamento do Mantas é daquelas que valem um campeonato (assim como a do Quim aos pés do Adriano é do outro Mundo! A maior parte dos GR's fazia penalty);

6º FS não foi o responsável pelo empate. Fez o que devia fazer. O cansaço foi o principal responsável. Não foi ele que mandou os jogadores, na 1ª parte estarem abúlicos. A não pressionarem e a deixarem os Porcos jogar a passo.

7º - Definitivamente Anderson não tem lugar no SLB. Esperei até agora que melhorasse a sua produção. O ano passado jogou quase sempre bem. Este ano está uma nódoa e o mais grave é que não tem genica. É mole e lento demais para jogar na Europa.

8º - Tenho sido este ano um grande crítico do Nelson. O meu maior receio para ontem era ele. Tenho que dizer que foi dos melhores jogadores do SLB em campo. Que jogue sempre assim (a não ser a merda dos centros que continuam a ir para a lateral do outro lado ou para os adversários)!

 
At 4/02/2007 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1º RESPONSAVEIS PELA SEGURANÇA - Como é possível deixarem entrar aqueles animais com petardos no estádio??? Se já sabem que se trata de animas com inúmeros antecedentes de hooliganismo, como é possível não revistarem um a um e impedir no estádio a entrada dos animais que transportam petardos???

2º SPORT TV - Durante o jogo iam-se ouvindo os petardos a rebentar (12 pelo menos), os comentadores iam falando dos petardos a rebentar, vimos uma pessoa sair de maca, mas.......ONDE TÃO AS IMAGENS DOS PETARDOS A REBENTAR OU PELO MENOS DO SÍTIO ONDE CAIRAM???
Alguém imagina que ´se os No Name fossem ao estádio do dragão rebentar petardos, que a sport tv censurava??

Como querem que o estadio do dragao seja interdito se a sport tv teve o cuidado de não mostrar nadinha??

3º O Benfica tá a pagar agora a factura por causa de Fernando Santos não rodar o plantel, Simão, Leo e Katsouranis estavam claramente cansados

4º Pepe passou todo o tempo a chorar junto do árbitro a fazer queixinhas de Anderssson, o árbitro colaborou, Andersson desconcentrou-se e foi na cantiga e......golo do fcporto.
Quim também é muito mal batido.

Se pepe algum dia meter os pés na selecção fico como pinto da costa e espero que a selecção perca sempre, porque deixa de ser a selecção do meu país....com Deco já não é mas ainda faço o esforço...

5º David Luiz já devia ser totalmente do Benfica, Karagounis tem que ficar no Benfica muito tempo, Nelson anulou quaresma e atacou bem, faltou-lhe centrar como deve ser....Rui Costa tem que jogar pelo menos mais uma época, Miccolli em baixo de forma, Petit sempre a lutar, Mantorras a calar as criticas e a mostrar (mais uma vez) que merece jogar 10 vezes mais.

6º O árbitro além de colaborar com o anti-jogo dos corruptos, ainda colaborou com a choradeira de pepe, e como se não bastasse cortou estupidamente inúmeros ataques do Benfica, que muitas vezes resultaram em ataques do fcporto, e assim uma equipa mais facilmente domina a outra....

7º Nada está perdido, mas preparem-se para ver notícias do género, melhor jogador do próximo adversário do fcporto lesionou-se, melhor jogador do proximo adversario do fcporto vê vermelho directo, treinador do proximo adversario do fcporto deixa 3 jogadores importantissimos no banco, etc...etc....

 
At 4/02/2007 3:50 da tarde, Blogger Pedro said...

Preparem-se mas é para o massacre q vai ser esta semana por causa do fora de jogo do David Luiz no golo do SLB...vai ser o bom e o bonito...

Gosto de vos ver com confiança no titulo. É sempre bom haver uma aura positiva qd em nós só existe descrença.

 
At 4/02/2007 3:54 da tarde, Blogger Pedro said...

Em relação às revistas e aos petardos é muito dificil serem controlados. Um petardo pode-se esconder com muita facilidade. Alguns são do tamanho de isqueiros...não é por aí.

O q não se aceita é q se ponham aqueles animais numa posição onde os benfiquistas são alvos fáceis daqueles covardes!!!

O q não se aceita é q os robocops entram para pressionar os benfiquistas agredidos e nada faça lá em cima junto dos macacos.

Para mim era ZERO bilhetes para a próxima época. ZERO. Se for preciso paga-se a multa. Mas para eles era ZERO. E como são especialistas em arranjar bilhetes de outra forma era por à venda bilhetes para não sócios apenas e só no Estádio da Luz. As casas só venderiam bilhetes para sócios e TODO o bilhete de sócio tinha q ser apresentado no momento da entrada. Se eles quisessem vir q fossem para o lugar indicado por cada bilhete e queria ver se isolados eram assim tão "maus".

 
At 4/02/2007 4:13 da tarde, Blogger último! said...

Boas benfiquistas,


Acho que procurar um culpado não beneficia ninguém, gostei da atitude pois há uns anos atrás depois de sofrer o golo, não conseguiríamos fazer mais nada.

Lembro-vos que estes jogos são de tripla e raramente se ganham campeonatos com estes jogos (embora ajude).

No geral gostei da atitude da nossa equipa e quanto a mim merecíamos a vitória, pois tirando o lance do golo dos Andrades e embora tivessem ganho a luta no meio campo na primeira parte não fizeram nada para merecer.

Na segunda parte o domínio do jogo foi todo do Benfica que foi claramente superior.

Os resultados são sempre feitos de falhas e mesmo concordando que o Andresson esteve mal, infelizmente não tínhamos o Luisão logo nem vale a pena falar, sobre o guarda redes penso exactamente o mesmo, é impossível saber se com outro teria sido melhor, logo é pura especulação.

Quinta feira há mais...Força Benfica

 
At 4/02/2007 4:51 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Johnny: vê a repetição do lance do golo na totalidade. O Anderson está na marcação ao Pepe, este foge-lhe nas costas e o Anderson fica completamente parado. Quando o Pepe surge ao segundo poste, aparece lá o David Luiz (que estava a marcar o outro central, o Bruno Alves) apenas porque acompanhou o movimento do jogador que marcava, que também se deslocou para aquela zona, e depois ainda tentou estorvar o Pepe, só que já não havia muito a fazer porque ainda por cima o Pepe está à frente dele. O Pepe está sozinho porque o Anderson o deixou ficar sozinho. Naqueles lances a marcação é feita individualmente, não à zona, por isso o facto do David Luiz ser o nosso jogador a aparecer mais próximo do Pepe na altura da finalização não significa que ele tenha qualquer responsabilidade.

 
At 4/02/2007 5:38 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já agora, e para ilustrar melhor isto (peço desculpa pela qualidade das imagens, mas é o que se arranja).

O início do lance. Sublinhados a vermelho estão o Bruno Alves e o David Luiz. Contornados a vermelho estão o Pepe e o Anderson. Note-se como eles estão juntos quando o Quaresma parte para a bola.

Ainda o Quaresma não chegou à bola e o Pepe começa a fugir ao Anderson. Novamente, sublinho as posições do Bruno Alves e do David Luiz.

No final do lance, pode-se ver onde é que ficou o Anderson, e onde está o Pepe. Também é possível ver onde está o par Bruno Alves/David Luiz, o que mostra a razão pela qual o David lá aparece.

A culpa do Anderson parece-me por demais evidente.

 
At 4/02/2007 7:11 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Muito bem, D'Arcy. Pelas tuas imagens vê-se claramente que é Anderson que deixa fugir o Pepe. Mas curiosamente ontem ele estava a fazer um bom jogo (e continuou) apesar do erro. Foi o único que cometeu. Aliás, os 4 centrais estiveram bem, o Pepe foi um gigante, mas penso que foi ele que se deixou bater pelo David Luiz no golo. Acho portanto que não se deve crucificar o Anderson até porque neste momento precisamos de toda a união. Este tipo de comentários e de culpabilizações levam sempre ao mesmo: em breve o Anderson começa a ser assobiado na Luz. Apostamos?

 
At 4/02/2007 7:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Espero que não, mas se o Anderson começar a ser assobiado não é por causa destes comentários, nem por causa do erro no lance do golo de ontem. Será mais por causa da acumulação de erros cometidos durante toda esta época, e que nos custaram golos decisivos. A popularidade do Anderson já teve dias melhores.

E claro, para mim o rastilho que poderá causar a subida de tom da contestação ao Anderson será se quando o Luisão regressar o Anderson for o escolhido para formar dupla com ele, voltando o David Luiz para o banco. E eu confesso que não tenho grandes dúvidas que isso vai acontecer.

 
At 4/02/2007 9:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

continuem a dizer mal e a ofender o NG, axo k fazem mt bem...o italiano e k e bom...ontem falhou la uma de baliza aberta, que se fosse outro avançado qq a faze-lo caía o carmo e a trindade..o Nuno so não marcou pq o helton fez uma, das defesas da noite..nesta fase do campeonato o que os jogadores mais precisam é de apoio do principio ao fim do jogo, não de insultos e de ofensas..ate pq se não fosse o NG , hj não tavamos em 2º lugar!!
Força BENFICA

 
At 4/02/2007 9:51 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

http://calciorosso.blogspot.com/2007/04/preconceito.html#links

 
At 4/02/2007 10:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

Tens razão foi o Anderson que o deixou escapar. Como não vi no estádio fui iludido pelas últimas imagens da Tv.
Aliás, o árbitro mandou repetir o livre porque o Anderson e o Pepe andavam a agarrar-se mutuamente. Foi aqui que deixei de olhar para o campo. Premonição!

Por estas imagens também se percebe bem que o Quim nada fez para evitar o golo!

 
At 4/02/2007 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não estou com muito tempo e além disso já quase tudo se foi dizendo nos comentários que me antecederam, bem como na crónica do(s) costume(s) do d'arcy.

Vou portanto dizer apenas que aqueles 3/4 minutos que dura o hino do Piçarra, em que perto de 60 mil gargantas (a mim pelo menos pareceram, já que eu gritei-a a plenos pulmões e portanto a única coisa que podia fazer era imaginar que os restantes me acompanhavam) o entoaram em uníssono enquanto empunhavam, orgulhosos, cartazes vermelho e brancos compondo uma magnífica coreografia, foi dos momentos mais inesquecíveis que já vivi num estádio de futebol. Num estádio de futebol? O que digo eu, neste país em que vivo.

p.s vendo o post do quetzal, sou bruscamente obrigado a descer à terra e verificar com tristeza que aqueles breves, mas eternos, momentos de paraíso tiveram o reverso da medalha, não para mim, mas para outros que talvez tenham experienciado o mesmo sentimento que eu nessa altura e que foram eles mesmos vitimas do que pior há neste país poucos minutos depois.

 
At 4/03/2007 12:05 da manhã, Blogger D'Arcy said...

É incrível que se passem situações destas. Os animais que habitualmente provocam o caos por onde passam sem deixados à vontade para fazerem o que querem, enquanto que a polícia se preocupa mais em vigiar as potenciais vítimas das suas acções...

 
At 4/03/2007 12:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Se achas incrível, D'Arcy, que se passem situações destas, dá uma espreitadela ao comunicado oficial que aqueles FILHOS DE UMA GRANDE PUTA deram à estampa, procurando demarcar-se de toda responsabilidade pelos animais que geraram e continuam a amamentar, semana a semana, a soro de merda...
A desfaçatez desses andrades não tem, de facto, limites! Que saudades dos tempos dos pelourinhos pelas praças deste Portugal, caraças...

 
At 4/03/2007 12:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Alguem me pode explicar porque é que o livre que dá origem ao golo do Porto foi mandado repetir? ....acho que de resto já foi tudo dito

 
At 4/03/2007 12:31 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

O que os benfiquistas devem exijir à Direcção é que nunca mais deixe entrar adeptos do Porto no Estádio da Luz, nunca mais.

É imprecindível haver sentimento de segurança num jogo de futebol, principalmente no estádio que é a nossa casa.
Se as alimárias não se dão com pessoas, não podem entrar. Que festejem os títulos lá bem longe, juntamente com os outros animais do FC Porto que não arranjaram bilhete.

 
At 4/03/2007 12:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aos críticos de Fernando Santos, sugiro que comparem o numero de pontos com Koeman, Camacho e Trapatoni

saudações benfiquistas
Mutatis

 
At 4/03/2007 1:53 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Bogalho, o livre foi repetido porque quando o Quaresma o marcou a primeira vez o árbitro estava a repreender precisamente o Anderson e o Pepe, que se estavam a agarrar e empurrar mutuamente.

 
At 4/03/2007 4:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não reparei nos comentários todos aqui escritos, mas não se esqueçam que a claque desses 'andrades', ao atirar petardos, sabia MUITO bem que havia pessoa lá em baixo, CRIANÇAS inclusivé. Uma deles saiu a chorar porque parece que arrebentou um petardo mesmo perto da criança. A outra pessoa que consegui ver de onde estava foi um homem com a cabeça partida. Ora, eu não estava a mais do que 10m dessa dita 'claque'. Deu para ver muito bem, não as pessoas em si, mas os petardos a serem atirados. As nossas claques (do Benfica), só se comportam também como animais se provocadas.

A outra pergunta é simples: qual foi a besta brilhante de os pôr lá em cima??? Não valia mais a pena terem os postos cá em baixo, como costume sempre ser, e para segurança extra, meter uma espécie de rede de metal ou aço electrificado (hihi) com bastante segurança à volta??? Qual é o problema nisso? Caramba pá... eu até era par ir ver o SLB vs SCP mas depois dito, sem eu e quem foi comigo (sector 41, fila S, piso 3 superior) terem algumas garantias do nosso clube de que esta m3rd4 não volta a acontecer, então nunca mais contem comigo na Catedral.

Ok,já disse o suficiente por agora. Esperemos por desenvolvimentos, o que se calhar não vai acontecer, pelo menos o público 'em geral'fica às escuras!

 
At 4/03/2007 12:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ok, D´Arcy....como na TV só mostraram o lance do golo (o repetido portanto...) e no estadio é dicifil ver este tipo de coisas, na altura fiquei um pouco "revoltado", principalmente porque a repetição do lance originou um golo.

 

Enviar um comentário

<< Home