quarta-feira, agosto 22, 2007

Esperança

Os benfiquistas neste momento estão compreensivelmente entusiasmados com a alteração no comando técnico da nossa equipa de futebol, que resultou no regresso do Camacho ao clube. Mas mais entusiasmada ainda anda a lagartagem. Ainda há pouco fui tomar o pequeno-almoço e encontrei a tertúlia lagarta aqui do sítio. Hoje, tal como ontem, estavam animadíssimos a discutir fervorosamente o seu assunto preferido: o Benfica. Sem surpresas, não vivesse esta espécie de olhos postos no quintal do vizinho. O que me dá mais vontade de rir é mesmo a convicção com que falam do nosso clube. Todos eles sabem quais os erros de gestão óbvios dos nossos dirigentes, sabem aquilatar com precisão o valor dos nossos jogadores e plantel, e apontar os erros feitos nas contratações. Sabem também, com toda a certeza, o novo erro que foi a vinda do Camacho, e prevêem o desastre que daí vai resultar (basicamente, qualquer coisa que provoque a alegria dos benfiquistas para eles está errada - é como a vinda do Rui Costa: o ano passado era um barrete, e só vinha terminar a carreira aqui para vender camisolas e ganhar mais algum à custa do Benfica; agora já dizem que o que vale ao Benfica é o Rui Costa, e que 'se não fosse o velho...'). Dentro de cada lagarto esconde-se o presidente e director de futebol ideal para o Sport Lisboa e Benfica. Dada a sapiência em gestão desportiva que parece grassar entre as hostes do clube que gosta de se equipar com as lonas das barracas da praia da Figueira, às vezes pergunto-me porque será que até as polainas do bisavô já tiveram que pôr no prego, e conquistaram dois campeonatos nos últimos vinte e cinco anos. É um paradoxo.

Ontem à tarde, cerca de quatro mil benfiquistas apareceram no Centro de Estágio do Seixal para assistirem ao primeiro treino da nova era Camacho. Conforme já disse, não espero milagres do Camacho. Sei que ele não possui nenhuma varinha mágica que consiga fazer o Benfica passar a dar espectáculo de um momento para o outro. Não sei o que vale neste momento o Camacho, após três anos de interregno. E se calhar estes últimos meses contribuiram para aumentar o meu cinismo latente. Mas o que eu espero do Camacho é sobretudo esperança e motivação. Estas quatro mil pessoas que ontem foram ao Seixal não são senão isso: uma expressão da esperança que invadiu os benfiquistas. Porque de súbito passámos a acreditar que melhores dias virão. E se um bocadinho deste sentimento conseguir passar para a equipa, então as coisas só poderão mesmo melhorar.

16 Comments:

At 8/22/2007 11:56 da manhã, Blogger zorg said...

A capa da bola de hoje resume bem o que está a acontecer: depois de 1 ano e tal de cinzentismo e monotonia chata, o Benfica acordou! É como se tivéssemos estado um ano numa longa missa, dentro de uma igreja mal iluminada, com um padre chato e agora estivéssemos a sair à rua, num dia luminoso e soalheiro de verão! Sentes o calor na cara, a luz fere os olhos... mas é bom!

 
At 8/22/2007 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Apesar de eu ter alguns amigos lagartos, não posso deixar de concordar com o post e dizer que a lagartada (regra geral, obviamente), talvez cegada pelo seu anti-benfiquismo primário, é a raça mais estúpida que existe. Também me aconteceu há dias um amigo lagarto meter-se comigo a rir-se por causa da contratação do Camacho, e eu só lhe perguntei "quantas vezes ficaste à frente do Benfica de Camacho?", e ele continuou a rir-se, sem responder, obviamente.
Mas também temos que dar um desconto, acabaram a liga à frente do Benfica, já estão novamente à frente do Benfica, e ganharam 2 competições em pouco tempo, deve ser o ponto alto da história da maior parte dos que têm menos de 50 anos. Então se algum dia chegam a uns 1/4 final da Liga dos Campeões, ou até passem a fase de grupos, aí vamos ter a betada toda histérica!

 
At 8/22/2007 12:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"o clube que gosta de se equipar com as lonas das barracas da praia da Figueira, às vezes pergunto-me porque será que até as polainas do bisavô já tiveram que pôr no prego, e conquistaram dois campeonatos nos últimos vinte e cinco anos. "

AHAHAHAHAHA!

 
At 8/22/2007 6:20 da tarde, Blogger Nuno said...

Achei piada à ideia de que dentro de cada alagartanhado se esconde um presidente e um director desportivo do Glorioso. No fundo, eles até gostavam de ser do Benfica, só que não conseguem, e ficam danados das orelhas. É a vida.
Quando ao Camacho, vem trazer ganas, acabar com o medo que o FS parecia ter agarrado à sua própria sombra, e fechar o balneário. No fundo, é mais ou menos como ter o Veiga a blindar o plantel e o Argel aos gritos com eles, num só.
Mas se os centrais continuam a cair que nem tordos, estamos lixados. O que safa é que o Camacho tem pomodoros para lancar o Miguel (?) Vítor, coisa que o FS nem em sonhos. Aliás, o David Luiz só se lesionou agora porque o Luisão se lesionou o ano passado - não fosse isso, e o David Luiz nunca teria jogado um minuto que fosse, porque o treinador da altura não percebia se ele tinha ou não talento...

 
At 8/22/2007 7:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

entretanto com a lesão do David Luiz não há centrais... e o pateta do Anderson que tanto queria ir pró Brasil deve ir pro Lyon. Cá pra mim jogava nem q tivesse de trombas, se não tem clausula de rescisão só sai se der jeito ao Benfica, já tou farto das birras destes palhaços!

 
At 8/22/2007 7:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Há-de jogar o Miguel Vítor ou até mesmo o Sretenovic. É preciso lembrarmo-nos que em princípio o plantel agora deixou de ter apenas doze ou treze jogadores.

 
At 8/22/2007 7:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

um lagarto não passa de um andrade em estado larvar.

 
At 8/22/2007 11:35 da tarde, Blogger T-Rex said...

Não me parece que Camacho vá apostar no miudo Miguel Vitor e julgo que Sreten Sretenovic (que a meu ver é tudo menos jogador de futebol) nem está inscrito...

A minha aposta para o eixo da defesa será a dupla Katsouranis/Petit (ou Luís Filipe).

Se isto acontecer acredito que Rui Costa e Nuno Assis serão acompanhados por Freddy Adu ou Andrés Diáz.

Vedeta ou Marreta ?

 
At 8/23/2007 1:00 da manhã, Blogger karadas said...

Bastou Fernando Santos sair para o estado de espírito dos benfiquistas dar uma volta de 360 graus. Duma época desastrosa que se perfilava no horizonte passou-se a acreditar que gloriosos feitos esperam o Benfica na presente temporada. É sempre assim no meu clube: o melhor doping para um benfiquista é o despedimento de um treinador.
Esquecem-se que um treinador não faz milagres por muita competência que possa ter, o que até nem é o caso de Camacho, como o seu próprio currículo o demonstra.
Ao contrário da maioria da família benfiquista o meu cepticismo mantém-se - independentemente da mudança de técnico - relativamente à performance desportiva desta época. Sou daqueles que considera que sem ovos não se fazem omoletas e o plantel do Benfica, tal como se apresenta actualmente, não oferece o mínimo de garantias para que possamos sonhar com grandes feitos. Ainda para mais agora, quando David Luiz se lesiona com gravidade e se ficou a saber que irá ficar afastado dos relvados nas próximas 5 a 6 semanas.
Sem centrais, com um meio-campo com graves deficiências na construção de jogo e um ataque que se resume a Cardozo, sempre estou para ver como é que vamos ultrapassar o obstáculo dos dinamarqueses na próxima quarta-feira. Isto já para não falar da competição interna, a Liga, onde estamos impedidos de perder pontos nos próximos jogos, sob pena de deixarmos fugir os nossos principais adversários de forma irremediável.
Reforço o que escrevi no segundo parágrafo: por muita força psicológica que Camacho venha dar aos jogadores, por muita sapiência táctica que possua, com a matéria prima que tem ao dispor só uma mãozinha dos deuses nos poderá salvar.

P.S. LFV tem 10 dias para minorar os estragos que fez no plantel. Se não o fizer, espero que a família benfiquista saiba retirar as devidas ilacções.

 
At 8/23/2007 10:22 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Caro karadas: são 180º ;)

 
At 8/23/2007 10:59 da manhã, Blogger Tiago said...

Carissimos
Ainda não fui a nenhum jantar organizado por vários Blogers Benfiquistas, por isso pode parecer que vou atrás da corrente. mas sempre defendi o regresso do camacho ao benfic para Director Desportivo. nunca para treinador. Se calahr pela empatia que ficou sempre! Acho que ele teve o momento dele. mas assim como no FS, não vou criticar sem ver. Agora dou a mão à palmatória ao D'arcy e outros: Era um acérrimo defensor do LFV. Neste momento,e com as devidas diferenças porque somos o clube com mais sócios do mundo, estamos a ir no que foi o Real Madrid na era do Perez! Contas positivas, Imagem em alta, jogadores chave para o Marketing, mas titulos que é bom 0! Comeca-me a assustar confesso!
Mas resta-me esperar por sábado, e depois 4ª e depois todos os fins de semana para noo fim ter o prazer de dizer: porra Tiago és mesmo parvo! Duvidaste das capacidades do teu clube?

 
At 8/23/2007 1:53 da tarde, Blogger zorg said...

Se ganharmos os mesmos títulos do Real do tempo do Florentino Perez, eu já não fico nada insatisfeito...

 
At 8/23/2007 2:19 da tarde, Blogger visconde gay said...

Bem, d'arcy, ainda não parei de rir...sério candidato a post do ano, posso linkar lá no Visconde, certo? ;)

 
At 8/23/2007 2:26 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Visconde, também não é preciso ires tão longe...
Claro que estás à vontade para linkar :)

 
At 8/24/2007 11:51 da tarde, Blogger visconde gay said...

Não man...eu não saio daqui, ou seja, não vou mesmo para muito longe...;)

Este foi um dos mais hilariantes posts que li este ano, sério, só a ideia de que dentro de cada osga existir um presidente e um director de futebol para o SLB...muaahahahhahahah...priceless...

 
At 8/25/2007 1:17 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Epá, quem me conseguiu fazer rir agora foste tu, com aquela cena do Veloso :)

 

Enviar um comentário

<< Home