segunda-feira, agosto 20, 2007

Fim

Com cerca de 10968 horas de atraso, parece que finalmente a decisão certa foi tomada. Julgo que desde o dia 20 de Maio de 2006 que a grande maioria dos benfiquistas estava à espera que isto acontecesse. O Nandinho foi um erro (enorme) de casting que nunca deveria ter acontecido. Um homem cuja contestação começa no dia em que é anunciada a sua contratação é, claramente, a pessoa errada no lugar errado. Pena foi que, mesmo depois de uma época penosa como a do ano passado, não se tivesse imediatamente reconhecido esse erro, e tomado logo as medidas apropriadas, permitindo assim que o novo treinador tivesse tempo para preparar a nova época. Mas mais vale tarde que nunca.

Conforme já disse noutras ocasiões, mesmo as situações anómalas que ocorreram no início desta época - concretamente, as saídas do Simão e do Manuel Fernandes - e a perda de alguns jogadores influentes - Miccoli e Karagounis - para mim não servem de grandes atenuantes ao Nandinho. Porque a época passada, mesmo com estes jogadores, a equipa jogava exactamente da mesma maneira. Ou seja, mal e sem chama. O Karagounis foi até um jogador que, por vontade do Nandinho, nem teria ficado cá já a época passada. E o Micle foi apelidado de gordo pelo mesmo Nandinho, e esteve a um pequeno passo de sair em Dezembro por causa disso.

O nome mais falado para ocupar o cargo é obviamente Camacho. Nada tenho contra. Não vejo o Camacho como uma espécie de D.Sebastião, nem acho que a partir do momento em que ele entre o Benfica vá desatar a ganhar jogos em catadupa. O Camacho não faz milagres e tem as suas limitações como treinador. Vi o Benfica fazer alguns dos jogos mais horríveis de que me recordo com o Camacho no banco (alguém se recorda da derrota em casa com o Beira Mar, na estreia oficial da nova Luz?). Mas o mais importante que eu espero ver regressar com o Camacho é a esperança. Porque pelo menos quando ele cá estava, eu tinha sempre esperança que do banco viesse um safanão à equipa, algo que pudesse alterar o rumo das coisas quando elas estavam a correr mal, nem que fosse um daqueles berros que se ouviam lá em cima no Terceiro Anel. Hoje em dia, o que eu sinto, e sei que este sentimento é partilhado por muitos dos benfiquistas, é uma espécie de conformismo. É quando sofremos um golo pensarmos logo 'Pronto, já perdemos...', porque temos a consciência que a equipa é incapaz de reagir a uma adversidade. É vermos o Benfica atacar e, quase com uma certa indiferença, não acreditarmos que é possível marcar um golo. Aliás, o próprio jogo com o Leixões é um exemplo desta mentalidade desgraçada que o Nandinho arrastou para o Benfica. Porque eu sei que muitos de nós, mesmo depois de termos marcado o golo aos noventa minutos, não ficámos convencidos que o jogo estava ganho. Em quase todos nós instalou-se a dúvida, por mais pequena que fosse, que ainda seria possível não ganharmos. E se os adeptos sentiram isso, alguém me garante que os jogadores não sentiram o mesmo?

P.S.- Nwoko, rapaz, desculpa lá os nomes todos que te chamei no Sábado à noite. Apesar da chatice do empate, obrigadinho pelo favor prestado, pá!

37 Comments:

At 8/20/2007 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que venga Camacho!!e olé!:)
tiago

 
At 8/20/2007 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É pena esta decisão vir com uns mesitos de atraso. Camacho ou Eriksson poderiam ter preparado a pré-época com tempo e calma, pois estavam disponíveis e agora o treinador que vier vai ter que fazer tudo desde o início.

Se esta Crónica de Uma Chicotada Anunciada era para fazer efeito, mais valia ter sido a tempo e horas.

 
At 8/20/2007 1:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fico muito feliz com a vinda de Camacho, até porque é um 2 em 1, treinador forte que pode dar o corpo às balas, e cobrir a ausência dum director desportivo. Mas continuo a achar que há outros problemas graves, espero é que sejam ultrapassados e o clube volte à glória que merece!

 
At 8/20/2007 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o timing não sendo o ideal, não é mau por 3 razões:
- aproxima-se 3 jogos de dificuldade razoável, mas podia ser pior, acredito que com o Camacho ultrapassaremos o Guimarães em casa e o Copenhaga e Nacional fora, depois vem a paragem das selecções o que permite recuperar todos os lesionados (excepto Moreira) e dá tempo a Camacho para regressar com a equipa já com algumas rotinas e para a 1ª jornada da Champions (esperemos)
- permite imaginar uma excelente e vibrante casa para Sábado, de total apoio e união, que recriará um pequeno inferno vermelho e levará os jogadores à vitória
- apesar dos minutos fracos que vimos, como americano e benfiquista tenho um duplo interesse em que Adu se torne um dos melhores do mundo, e felizmente vai ter um treinador que puxará por ele para atingir esse patamar

Posso dizer que excepto a alegria com a contratação do Adu, este é o 1º dia feliz (futebolisticamente falando) que tenho desde a saída do Simão!

 
At 8/20/2007 2:12 da tarde, Blogger Unknown said...

Ahahahahaha :D Assim sim!!!

Que raio! MAS ERA PRECISO ESPERAR TANTO TEMPO PA ESTE GAJO VOLTAR!!!Antes do Koeman já devia ter vindo!!!

 
At 8/20/2007 2:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não acredito no Camacho! Camacho é um fraco treinador...n serve para nenhuma equipa da liga espanhola...

Mas nesta altura e com a saída tão fresca de FS é uma estupidez começar a contestar os quase-treinadores...

Importante perceber que apenas perdemos 2 pontos na liga e que está tudo em aberto...

Mas uma pré-epoca deste tipo não me lembro ter ocorrido...

Para desanuviar o ambiente tenso que invadiu o SLB leiam os comentários dos leitores do Marca á performance do Pepito ontem... Até dói!

Saudações benfiquistas

 
At 8/20/2007 2:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Finalmente!

Demorou mas mais vale tarde que nunca. No entanto, não resolve tudo. E até é um pouco com decisões destas que se vão perdendo titulos. Não quero entrar numa de criticar por não despedir e criticar por despedir (até porque apoio a saída do F. Santos), mas de facto é com este tipo de gestão que não se vai a lado nenhum. Quem despede um treinador à 1ª jornada é porque sabe o que aí vem. É porque sabe o que se (não) pode esperar. Será que era mesmo necessário esperar por este 1º jogo do campeonato? Quantos de nós não escrevemos aqui logo no final da época passada que seria melhor despedir logo F. Santos e contratar um novo treinador? Não era já expectável que um mau inicio de época resultaria nisto? Pelos visto só Lfv não se apercebeu.

A saída de F. Santos não resolve tudo. Lfv deveria deixar o cargo de director desportivo para alguém que de facto saiba o que faz. A caótica, amadora e ridicula pré-época que passou deixou bem claro que Lfv não serve para esse cargo.

Quanto à vinda de Camacho, talvez seja a melhor opção, nesta altura. Como treinador não é mais que mediano, mas é um excelente gestor de homens, e com ele teremos a certeza que se trabalha como deve ser. No entanto, deixa-me um pouco de pé atrás a forma como muitos de nós benfiquistas falam de Camacho. Como se fosse o salvador da pátria. Lembram-se de Toni?

 
At 8/20/2007 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sinceramente não percebo donde vem esta teoria de muitos benfiquistas entendidos na matéria que dizem que Camacho é "tacticamente mediano"! Quem é que é um treinador "tacticamente evoluído"? O Paulo Bento que joga sempre com o mesmo esquema (herdado de Fernando Santos)? Scolari que muito pontualmente muda o 4-3-3 para um 4-4-2 ou 4-2-4? O próprio special one Mourinho que chegou a levar banho táctico de Camacho???
É tipicamente benfiquista, os que vêm para nós têm que ter alguns defeitos, quando sairem (vidé Geovanni assobiado por muitos que agora perguntam porque não está cá!) são os maiores. Já estou a ver daqui a alguns meses muitos a dizerem que "tacticamente" o Fernando Santos é melhor que o Camacho

 
At 8/20/2007 2:51 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já ontem disse exactamente o mesmo na Tertúlia, nos comentários ao post do P. O Camacho é tão limitado que os dois treinadores que se lhe seguiram praticamente não alteraram nada na táctica utilizada pelo Benfica.

 
At 8/20/2007 3:08 da tarde, Blogger zorg said...

E essa conversa das limitações tácticas normalmente quer dizer muito pouco. A parte táctica é o que menos conta numa equipa de futebol. Interessa muito mais a mentalidade, a forma como as coisas estão automatizadas e, principalmente, a motivação!

Uma equipa motivada joga bem em qualquer formação, enquanto a uma equipa desmotivada não há táctica que lhe valha!

 
At 8/20/2007 3:11 da tarde, Blogger karadas said...

Duma forma demagógica e populista, LFV demitiu Fernando Santos do comando técnico do Benfica. Com esta atitude o presidente encarnado pretende agradar aos benfiquistas e, ao mesmo tempo, sacudir a água do capote. Para os mais ingénuos, esta é uma medida inevitável e merecedora dos maiores aplausos. Para os mais avisados, ela é apenas mais uma tentativa de salvar a pele e de desviar atenções sobre os reais problemas que assolam a “instituição” Benfica.
Estou à vontade para falar sobre Fernando Santos já que manifestei a minha total discordância logo aquando da sua contratação, por considerar estarmos perante um treinador sem carisma, com um relacionamento difícil com os jogadores e, sobretudo, por não ter um currículo que justificasse a sua vinda para o Benfica.
Isto não invalida que eu considere que o timing escolhido para este despedimento é de todo inoportuno, uma vez que Fernando Santos pouco terá contribuído para o clima de instabilidade que se vive actualmente no Benfica ( se é que alguma responsabilidade lhe pode ser assacada). Foi LFV que preparou esta época; foi LFV que deixou sair os principais jogadores e para os seus lugares trouxe jogadores jovens e inexperientes; foi LFV que correu com José Veiga e abandonou Fernando Santos à sua sorte; foi LFV que colocou demasiada pressão no plantel e equipa técnica ao afirmar que estávamos perante o melhor plantel dos últimos 10 anos, quando a realidade nos diz exactamente o contrário. Resumindo: se há pessoa que devia vir a público assumir toda a responsabilidade por um início de época miserável essa pessoa devia ser o presidente encarnado. Sempre tão lesto em defender a sua honorabilidade, LFV tinha aqui uma boa oportunidade de atestar a nobreza do seu carácter. Em vez disso, assobia para o lado e atira as culpas para cima de mais um treinador há semelhança do que tem feito noutras ocasiões.
Para substituir Fernando Santos anuncia-se a vinda de Camacho, o salvador da Pátria para a maioria dos benfiquistas. É bom que estes não se esqueçam que, curiosamente, o espanhol tem um currículo bem inferior ao do técnico Fernando Santos, sendo que o único título que tem na carreira foi uma Taça de Portugal conquistada aquando da sua passagem pelo Benfica. Ora isto não é suficiente para que estejamos perante um treinador de excelência. E era exactamente dum treinador de excelência que o Benfica precisava neste momento. Era absolutamente proritário que há frente do plantel encarnado estivesse alguém cuja competência não pudessse ser minimamente contestada. Por todas as razões e mais alguma, quanto mais não fosse para fazer cair o mito de que no Benfica os maus resultados são sempre devidos ao treinador.

 
At 8/20/2007 3:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A minha leitura é muito simples:

1- Desde o final da época passada que o FS tinha os dias contados e que o Camacho já estava escolhido. O FS só se safava se conseguisse nestes primeiros jogos mostrar algo de prometedor...

Mas então porque é que não fizeram a troca logo no final da época?

2- Por uma razão muito simples: era necessário primeiro fazer desaparecer a força de bloqueio anti-Camacho(leia-se Veiga).

Mas então porque é que não se "correu" com o Veiga também no final da época?

3- Será que sem ele o Benfica teria conseguido trazer o Cardozo e o Di Maria?
Só depois das contratações realizadas é que ele saíu, não foi?

De qualquer modo o plantel continua desequilibrado (sairam os dois melhores jogadores e quem é que os substituiu?),e a minha esperança é que a garra que as equipas de Camacho costumam mostrar e que espero que o Benfica passe a ter, seja suficiente para disfarçar os tais desequilíbrios.

 
At 8/20/2007 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje estou feliz!!!
Hoje estou muito feliz!!!

O Inginheiro saiu!!! Há que aplaudi-lo, e de pé!!! Obrigado Leixões! Obrigado Nwoko!

 
At 8/20/2007 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O santolas disse uma vez que ainda o haviam de aplaudir de pé, não foi? Então...

CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP!!! BYE BYE JACKASS!!!

 
At 8/20/2007 4:19 da tarde, Blogger dezazucr said...

Assino em baixo zorg. Pode ser um 442, um 433, um 343, um 352 ou o que fôr. Importa é como os jogadores estão automatizados, a garra que impõem em campo e principalmente a forma como se libertam dos espartilhos tácticos.

 
At 8/20/2007 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um representante do Pauleta está neste momento no Seixal, no Centro de Estágio. Ai, ai, ai...

 
At 8/20/2007 5:09 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Do que o Benifca precisa mesmo é de mais um ponta-de-lança. Ainda por cima o Pauleta... já não basta andarem a assustar-nos com o Rochemback?

 
At 8/20/2007 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só falta o Costinha para enfeitar o ramalhete! Acho que esta direcção quer dar connosco em doidos este ano!!!
Não quero o Roca, rasgo o cartão se vier o Costinha, o Pauleta não quero mas também não me incomodaria muito se viesse com um ordenado muito baixinho. Pode ser importante no balneário a ajudar os putos, e pode dar jeito em alguns jogos.

 
At 8/20/2007 5:27 da tarde, Blogger Unknown said...

O Benfica precisa é de um meio campo capaz de recuperar bolas e servir o ataque nas melhores condições...É necessário alguém que desempenhe as funções do Simão e do Manel.

 
At 8/20/2007 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pauleta NNNNNNNNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

Rochembach com menos 10 kilos e com a cabeça no sitio ( sem "tomá no cu")é capaz de vir a ser um bom reforço...

Zé castro?

 
At 8/20/2007 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pauleta sim
Costinha não
Zé Castro não
Rochemback não
Diego retorno imediato

Saudações benfiquistas

O Nuno Gomes n foi tb despedido? Que pena!!!

 
At 8/20/2007 7:42 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que já está confirmado que o Pauleta foi apenas fumo sem fogo.

 
At 8/20/2007 7:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aleluia!

Hoje é um dia feliz sem dúvida!

Obrigado Leixões!

 
At 8/20/2007 8:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Com a saída (Ufaaaa....) de FS está resolvida uma parte do problema.
E embora a parcela de contribuição para o desastre fosse, efectiva e comparativamente, de certo modo,reduzida, ela era, sem dúvida, a mais facilmente resolúvel, e a que mais rapidamente poderia apresentar resultados.
Bastaria para isso contratar um treinador. E isso foi feito...

Agora, falta atacar o resto, nomeadamente:
a) afastar LFV de tudo o que tenha a ver com o futebol, desde as contratações de jogadores à representação e gestão pública da imagem do futebol do clube;
b) blindar o grupo de trabalho, e dar-lhes estímulo e uma prespectiva de futuro (que, até agora, não havia...);
c) sanear o clube de todos aqueles "benfiquistas desde pequeninos" que ainda ontem serviram, de uma maneira ou de outra, os nossos mais directos rivais;
d) alinhar o discurso, e a prática, para a prossecução da grandeza suprema que a instituição SLB merece, por oposição ao combate, ao mais baixo nível, com o clube-bordel e os seus energúmenos.

Quanto ao novo treinador, o que deve dizer-se, neste momento, é que é o melhor do mundo. Porém, em privado, não fica nada mal ser sincero. E a verdade é que - apesar das minhas muitas limitações a esse nível... - me parece, realmente, um treinador com pouco saber...
Na realidade, da época de Camacho recordo-me de muitos jogos em que optou por soluções que não lembravam a ninguém. Embora, honra lhe seja feita (e aos jogadores, claro...) os jogos eram sempre disputados com muchas ganas de vencer, e com espírito de conquista, que foram coisas muitíssimos raras nos últimos 13 meses de futebol!!!

Do que eu gostava, mesmo, era de um treinador que fosse tão bom condutor de homens como o Camacho, que tivesse a argúcia e o saber de Trapattoni, o rigor e o profissionalismo de Eriksson, e a sorte de Mourinho...

Como isso não existe, força Camacho!!! Que sejas muito bem vindo...

 
At 8/20/2007 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy

infelizmente nesta altura os boatos vão ser imensos...e pauleta n deve ser nada barato...

Saudações benfiquistas

 
At 8/20/2007 8:58 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Os boatos já só têm mais onze dias para subsistir. Depois acaba-se até Dezembro.

O Camacho tem a vantagem de ser, ele próprio, um factor enorme de união e blindagem do grupo de trabalho. Pelo menos se mantiver as característica que tinha quando nos deixou. Além disso, ele próprio se encarregará de afastar o LFV dos assuntos do futebol. Quando ele disse que com ele o presidente só entrava no balneário para dizer 'bom dia', o LFV não tugiu nem mugiu.

O Camacho seria, nesta altura, e dadas as possibilidades do Benfica, o melhor disponível. Neste momento é preciso tocar a reunir, e só um nome mais ou menos consensual como o Camacho é que poderia dar um ímpeto importante a isso. Não podia ser feita uma aposta num treinador desconhecido ao Benfica: o Camacho já conhece os cantos à casa, e isso poupará imenso tempo dito de 'adaptação' que seria necessário a um desconhecido. Além disso, e é preciso não esquecer, o Camacho terá agora condições de trabalho de que nunca dispôs na sua anterior passagem pelo Benfica. Temos um Centro de Estágio, e já não vai ser preciso andar a treinar num campo diferente todas as semanas - lembram-se que o Camacho chegou a cancelar treinos por causa do estado dos relvados?

Temos uma equipa com vários jogadores jovens cujo potencial é necessário saber explorar. Sinceramente, confio muito mais no Camacho para fazer isso do que confiaria no Nandinho. Conforme já disse noutro lado, os últimos jogadores vindos da formação que efectivamente foram integrados no plantel principal e jogaram com regularidade foram o João Pereira e o Manuel Fernandes. Foram ambos lançados pelo Camacho, que frequentemente chamava vários jogadores da formação para integrarem os treinos do plantel principal.

Eu não peço nem espero o mundo do Camacho. Não espero milagres, não espero que a equipa magicamente comece a dar espectáculos de futebol todas as semanas. O que eu espero é sobretudo uma mudança de atitude. Que o Benfica pelo menos pareça uma equipa com um objectivo em campo: a vitória, pela qual se luta até ao último segundo de jogo. Com o Camacho não foram poucas as vezes que ganhámos jogos nos últimos minutos, ao contrário de perdê-los como vinha acontecendo com o Nandinho. E que esta mudança de atitude me devolva a alegria e confiança a que eu me habituei ao ver jogar o Benfica. Porque nestes últimos meses para mim ver jogar o Benfica era quase doloroso. E isso é contra-natura.

O meu preferido será sempre o Eriksson. Não só pelo que sabe de futebol, não só pelo que gosta do Benfica, mas também pelo gentleman que é, que por si só impõe respeito da forma mais educada possível. Nem o trauliteiro lá de cima alguma vez se atreveu a dizer o que quer que fosse sobre o Eriksson. Não está cá outra vez porque não o quisemos. Não havendo Eriksson, que venha Camacho.

 
At 8/20/2007 9:35 da tarde, Blogger Pedro said...

Quando ganhámos a Taça de Portugal ao Mourinho os jornalistas queriam entrar no balneário para filmarem a festa, Camacho pô-los fora a dizer q ali (no balneário) NINGUEM entra!!!

Com Camacho voltamos a estar à frente dos nossos rivais no q a treinador diz respeito. E tb estou como o Americano, penso q para os putos maravilha q temos o Camacho vai ser muito bom. Vai pô-los a jogar à bola.

PS: "sorte do Mourinho"..sorte???

 
At 8/20/2007 10:43 da tarde, Blogger Vincent Amos said...

Não deve haver um benfiquista que não esteja contente com a saída desta autêntica nuvem negra do nosso banco.
Gosto e confio em Camacho. Por tudo o que aqui foi dito. Já gostava dele como jogador.
Pode não ser um génio mas com ele não fazem farinha, não molengam. Consegue trazer ao de cima o melhor que uma equipa tem.
Aos que criticam o seu curriculo recomendo que o analisem bem:
- no Real nem chegou a treinar mesmo (2 vezes) porque não tolerou ingerência (uma vez) e desistiu após 2 maus resultados (outra vez);
- no Benfica tinha a equipa e os adeptos no bolso pelo seu estilo mandão. Ganhou um título em 2 anos.
- na selecção de Espanha conseguiu por a equipa a jogar bem e foi corrida do Mundial pela ladroagem arbitral que foi o Mundial 2002.
- subiu dois clubes à Liga principal espanhola no início de carreira.

Mas que ninguém aqui ou noutra parte deixe de exigir a LFV as suas responsabilidades.
Em grande parte os blogs hoje substituem as tertúlias de outrora de onde surgiam muitas vezes movimentos.
A verdade é que LFV devia sentir mais calor nas costas e ter mais tino.
Não votei nele, não votarei. Mas reconheço mérito.
Mas este inicio de 2007/2008 é de um amadorismo desarmante. O presidente tem de ser chamado à razão em devido tempo.

Agora espero bem que não venha nenhum Gordenbach para o Benfica. Se é para a equipa ficar completamente imóvel só ficava a faltar o Hugo Viana.

 
At 8/20/2007 10:47 da tarde, Blogger Rod McLeven said...

Podem achar que tenho a mania das conspirações, mas o tom latino (entenda-se) castelo-americano das nossas contratações, já adivinhava que viria alguém que se entenda com eles.

Camacho? Sinceramente, acho que é o melhor que nos poderia ter acontecido. Quem desde Camacho tratou melhor os putos da nossa cantera? e os lançou?

Têm por exemplo aquele que foi para o Braga no lugar dos Luis "pés presos" Filipe...

Só espero do Camacho mais do que ele fez quando por cá passou. Agora, com mais matéria-prima do que teve antes.

Estou mesmo com esperança que a partir de agora possamos dizer que ganhámos, a fazer uma jogatana, nem sempre bonita, mas sempre raçuda, com ganas.

Dizer que além do Leo vimos mais 3/4 da equipa a esviar-se em sangue em campo pelas camisolas, porque o outro 1/4 saíu já morto de cansaço.

Assim seja...

O próximo passo é deixar o Presidente entretido com outros projectos internos.. e chamar, por exemplo, um João Alves para Director Desportivo.

Alguém com voz que ponha ordem na casa, e que se conjugue bem com o Camacho.

Podem ser brutos que nem uma porta, e não ter delicadezas. Mas nos tempos que correm, é preciso pulso, rigor, profissionalismo.

Como dizia o José Pedro Gomes (que nem sei o clube) numa peça de teatro: Portugal está cheio de jeitosos. Pessoal que tem jeito nisto e naquilo. Uns tipos que se ajeitam a fazer aquilo, apesar de ter formação noutra coisa qualquer. Mas é raro encontrar profissionais numa coisa.

Desculpa D'Arcy por me ter alongado aqui no teu blog.

 
At 8/20/2007 11:44 da tarde, Blogger T-Rex said...

Aleluia!

Mesmo sem ter sido ele a planificar a época e a escolher (todos) os jogadores acredito que ainda vá bem a tempo de "emendar a mão".

Camacho pelo menos aposta na juventude!
Foi buscar à cantera jogadores como João Pereira, Manuel Fernandes, Bruno Aguiar, Tiago Gomes, Hélio Pinto e, salvo erro, também João Coimbra (entre outros). Nem todos "vingaram" é certo, mas alguns até foram campeões nacionais com Trap e outros têm franca margem de progressão. O seu único "pecado" foi ter contratado Paulo Almeida, um autêntico flop. Campeão, mas flop!
E ao ir embora disse-o: "O único jogador que contratei foi Paulo Almeida e é muito bom!"
Todos cometem erros...

Não o vejo como o Salvador da Pátria mas pelo menos sei que ao dia de jogo só entrarão aqueles que deram o litro ao longo da semana. Pode não bastar mas a mim agrada-me. Muito!
Porque gosto de ver que enquanto jogadores que representam as cores do S.L.Benfica se esforçam. Tal como eu faço na qualidade de adepto.

Boa sorte, Camacho!

Vedeta ou Marreta ?

 
At 8/21/2007 3:02 da manhã, Blogger S.L.B. said...

É só para corroborar esta opinião do Americano. Já lancei este repto anteriormente e volto a repeti-lo: ainda hoje estou à espera que alguém me explique porque é que o Camacho é "mediano tacticamente". Mas com exemplos dos jogos, sff.

 
At 8/21/2007 11:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gostei do discurso do Camacho na abertura, mas preocupou-me a resposta do LFV ao Nuno Gomes, mostra que algo não está bem ali. Espero que com o Camacho a fazer de 2 em 1 esta época, já que ficou implícito que o lugar de diretcor desportivo vai ficar em aberto para o Rui na próxima época, essas guerrinhas se esbatam e se unam todos para conseguirmos os nossos objectivos, ou seja vencer troféus.
Também foi muito agradável ver a adesão de adeptos, está criada uma onda de euforia em contraste com a tristeza conformista que se tinha instalado com FS.
May a new era begin!!!

 
At 8/22/2007 12:23 da manhã, Blogger Unknown said...

Gostei da entrevista do F.S. Disse muito da minha opinião da forma como a nossa SAD trata o futebol e como o nosso plantel foi construído.

Independentemente do F.S. ser um mau líder e não conseguir tirar o máximo rendimento dos jogadores que dispôs, também tem muita razão quando vem falar da falta de apetência do nosso presidente para o futebol.

Não tenho dúvidas que o Benfica com Simão e Manel Fernandes seria campeão, mas eles foram-nos retirados e ainda não arranjámos substitutos à altura. Não podemos, contar com jogadores que por muito talento que tenham, n tenham a minima noção táctica ou maturidade suficiente para jogar. Temos um excesso de juventude na frente de ataque que não nos permitirá apresentar um futebol mais consistente.

Já arranjámos um bom treinador, mas não chega! Continuamos a depender das substituições do Simão e do Manel para ganharmos algo e o que é mais preocupante é que essas contratações passarão pelo nosso presidente :S. Vamos a ver o que vai sair dali!

 
At 8/22/2007 9:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Deixem-me passar para aqui parte de um comentário que deixei num post do Gwaihir na Tertúlia, porque se enquadra muito bem no rumo que esta conversa levou:
"(...)Embora eu goste de Camacho, não vivo na euforia da maioria da massa associativa pelo seu retorno - já estava mentalizado para uma época de desgraça com o Inginheiro na esperança de que no final da época viesse o Scolari - no entanto reconheço-lhe capacidades que têm andado arredadas do clube, como por exemplo:

1)Liderança
2)Carisma
3)Empatia com a massa associativa
4)Competência Q.B.
- e, para mim o mais importante -
5)Aposta consistente nos jovens, nomeadamente da "cantera"

Este último ponto, que ninguém tem referido, é para mim de vital importância. Foi ele que lançou Manuel Fernandes, João Pereira e Helio Pinto (este último de qualidade duvidosa, mas se era do que melhor nós tinhamos nos juniores...). Foi ele que fez crescer Tiago para o estrelato. Foi ele que fez Miguel crescer para o estrelato (Trapattoni completou o trabalho). Foi ele que deu resistência de campeonato a Simão Sabrosa. Foi ele que descobriu Luisão... enfim, tudo pontos a favor de Camacho em relação a FS (que a única coisa boa que deu ao Benfica foi o Katsouranis).

Este ponto do trabalho desenvolvido com os jovens é, para mim, essencial numa equipa que tem no seu plantel David Luiz, Nelson, Fábio Coentrão, Freddy Adu, Di Maria, Yu Dabao, Romeu Ribeiro e Miguel Vitor."

 
At 8/22/2007 11:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em relação a Camacho, reconhecendo-lhe méritos em termos da motivação e espírito de equipa que incute aos jogadores, acho, ao contrário do que parece que dizes, que a maior dificuldade dele é coseguir reagir quando começa a perder.
A razão porque acho que tacticamente ele não está entre os melhores (também não coloco lá o Paulo Bento nem o Jesualdo) reside na incapacidade dele em mudar o sistema de jogo a meio de um jogo, se for preciso. É demasiado rígido tacticamente para o futebol de hoje. às vezes há treinadores que têm sorte e conseguem ganhar assim.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 
At 8/22/2007 11:45 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Mas de onde é que surgiu essa ideia das 'limitações tácticas' do Camacho, caramba? Quantas vezes com ele o Benfica não inverteu resultados e rumos de jogos?

 
At 8/22/2007 11:53 da manhã, Blogger zorg said...

E de onde é que veio essa ideia peregrina que quando se está a perder, a solução óbvia é fazer substituições???

Que visão tão redutora do futebol!

 

Enviar um comentário

<< Home