sábado, agosto 18, 2007

Adeus

Adeus Nandinho. Vai-te embora que já se faz tarde. Independentemente do golo feliz e até injusto conseguido pelo Leixões ao cair do pano, mesmo uma nossa eventual vitória esta noite não iria alterar esta minha opinião. Já não acredito, já quase nenhum benfiquista acredita que algum dia consigas fazer seja o que de positivo for com a nossa equipa.

Já não bastava a mediocridade do costume, desta vez o Nandinho ainda resolveu inventar. Luís Filipe de início a jogar a médio ala. Não apresentou quaisquer melhorias exibicionais em relação ao que fez na passada terça-feira a jogar a lateral. O resultado disto foi que passámos cerca de setenta minutos a jogar com menos dois jogadores. O Luís Filipe de um lado, e o Nuno Assis do outro, completamente às aranhas em campo, perdendo bolas atrás de bolas e jogando apenas para trás e para os lados. Não sei qual seria o plano inicial, mas a verdade é que após pouco tempo o Benfica jogava numa espécie de 4-2-3-1, já que o Nuno Gomes recuou para as costas do Cardozo, deixando-o abandonado lá na frente. Os supostos flanqueadores não existiam: o Nuno Assis ou fugia para dentro, ou perdia a bola. O Luís Filipe simplesmente perdia a bola, e portanto ficávamos dependentes apenas das subidas do Léo e do Nélson para tentar levar a bola à linha e centrar. Chegou a ser doloroso ver o Cardozo quase na linha do meio campo a vir receber a bola, porque senão não lhe chegava jogo nenhum. Depois, claro, com ele cá atrás não havia ninguém na área.
O próprio Rui Costa não parecia estar muito inspirado no passe, e foram raras as jogadas decentes que conseguimos. Em resumo, a primeira parte foi deitada às urtigas, e durante largos períodos de tempo foi até o Leixões (equipa vinda da Liga de Honra) quem comandou as operações.

Do segundo tempo só vale a pena falar dos últimos minutos, já que até lá foi mais do mesmo. A vinte minutos do fim, entrou o Coentrão para o lugar do Luís Filipe, o Assis passou mais para a direita, e o Benfica finalmente começou a jogar à bola. O Leixões foi encostado cá atrás, e nós durante os últimos quinze minutos jogámos finalmente como deveríamos ter jogado desde o princípio da partida. Ao contrário do que se passou antes, em que eu via o jogo e não acreditava que fosse possível alguma vez o Benfica marcar, agora sim, o golo adivinhava-se a qualquer instante. E acabou por surgir já no último minuto da partida, na sequência de um canto, onde o Petit apareceu a aproveitar um desvio do Katsouranis ao primeiro poste. A vitória parecia garantida, dada a altura em que o golo surgiu. Mas não. Mais uma vez (quantas vezes isto aconteceu o ano passado), nós recuámos logo a seguir ao golo. Um Leixões que tinha passado os último vinte minutos acantonado junto à sua baliza, incapaz de sair do seu meio-campo, de repente nos três minutos de descontos passa a aparecer junto da nossa área. E num cruzamento lá para dentro, um jogador deles tem a sorte de ficar com um ressalto nos pés e rematar por entre uma floresta de jogadores do Benfica para o golo. Injusto? Falta de sorte? Estas coisas parecem perseguir-te onde quer que vás Nandinho. Acredita, isto já não é apenas falta de sorte.

Melhor jogador do Benfica: Katsouranis. Cortou o que havia a cortar na defesa, foi decisivo no golo. O pior foi o Luís Filipe. Sobre o Nuno Gomes nem consigo opinar, porque praticamente não conseguiu tocar na bola. Se calhar foi apenas mais um exemplo de um jogador lançado para dentro do campo sem estar ainda nas condições ideais.

Há uma dúzia de anos atrás, e após uma época completamente frustrante para os benfiquistas, à terceira jornada o Benfica recebeu o Vitória de Guimarães. No final desse jogo, e após um empate, um dos treinadores mais nefastos que passaram pelo Benfica nos últimos anos foi finalmente despedido. Este ano, e após uma época a todos os níveis frustrante para os benfiquistas, à segunda jornada o Benfica recebe o Vitória de Guimarães. Há alturas em que desejamos que a história se repita. Bem, talvez convenha não sermos assim tão radicais. O empate final dispensa-se.

P.S.- No jogo de hoje, durante a fase de assédio do Benfica à baliza do Leixões, o Nuno Assis e o Ezequias perseguem uma bola dentro da área leixonense, em direcção à linha final. Numa tentativa de proteger a bola, o jogador do Leixões resolve enfiar o cotovelo na cara do Nuno Assis (basta lembrarem-se de quem é que emprestou o jogador ao Leixões para se reconhecer a 'escola'). Penalti tão evidente quanto idiota e desnecessário. Número de repetições em que é visível a infracção transmitidas? Uma. Havia de ser um lance 'duvidoso' na nossa área para vermos quantas vezes o repetiriam. É a SportTV que temos.

17 Comments:

At 8/19/2007 12:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Há que correr para fora do Benfica IMEDIATAMENTE E A PONTAPÉ todos os pseudo-benfiquistas que andaram a chafurdar na esterqueira dos andrades e que mais parecem preocupados em fazer oposição ao Porto, que tratar do Benfica. Isto inclui:

- LFV
- Santolas
- Ayatollhas do Santolas e yes-men da direcção pois são eles OS VERDADEIROS CULPADOS DE TERMOS UM BENFICA MEDÍOCRE. Como é que querem que o clube ganhe se os eternos defendores da mediocridade Santola e do industrial dos pneus, dizem amén a esta porcaria toda?

No tempo em que o Benfica era Benfica estes medíocres mais quem os apoia já tinham sido postos no meio da 2ª Circular com as malas à porta. Mas há sócios que gostam de ver um Benfica benfiquinha e por isso continuam a apoiar cegamente o arremedo mais o responsável pela sua vinda e pela sua manutenção.

SANTOLAS RUA ! LFV RUA ! Salvemos a época do Benfica!!!!

 
At 8/19/2007 12:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também desesperei e temo que esta época pode ser pior que a anterior. E também não gosto de treinador, pode ir embora, mas há evidências que saltam à vista: este plantel é claramente mais fraco que o da época anterior, e a única hipótese de contrariar isso é o Coentrão, Adu, e Di Maria terem uma explosão precoce e fazerem milagres, já que o Cardoso abandonado não pode fazer milagres, e o Bergessio não parece ter a mínima qualidade para jogar aqui.
Mas uma coisa é certa, as palavras do Nuno Gomes são de apoio ao treinador e um claro cartão amarelo ao Presidente, o plantel precisa de tranquilidade e estabilidade, não é a fazer-se 3 ou 4 aquisições já após o início da época que se ganham milagres. Volto a referir os exemplos do Porto, ainda hoje jogou e ganhou com a mesma equipa campeã, com excepção de Pepe e Anderson, e o Sporting apesar de ue ter mudado um pouco mais, já integrou completamente os reforços, de forma que até o Derlei parece jogar bem.
Como disse muitas vezes a época passada e mantenho, a cruzada contra o Nandinho é apenas a ponta do icebergue, neste momento nem o Mourinho fazia grande coisa com esta manta de retalhos que temos.

 
At 8/19/2007 12:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

starblade, parabens pelo que escreveu. reflete o pensar da esmagadora maioria dos Benfiquistas, não tenho duvidas. há agora que tomar medidas urgentemente antes que se torne tardio. desratizar o Glorioso é fundamental para que o Benfica volte ao que foi.

 
At 8/19/2007 12:26 da manhã, Blogger Pedro said...

Quem os defende/defendeu que se chegue à frente para assumir as culpas...é tão simples qt isso...

 
At 8/19/2007 12:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A todos os que continuavam a contemporizar com a manutenção de FS, tenho de dizer que, agora, não serve de nada chover no molhado...

Desde a pré-época 2006/2007 que o Benfica não tem condições, objectivas, para aspirar a coisa nenhuma.
E só quem não vê isso é o pateta do LFV!!! (Que, aliás, pode ser um bom gestor económico e financeiro, mas de futebol... julgo que estamos conversados!)

Midas transformava em ouro tudo aquilo que tocava; FS estraga tudo aquilo com que se envolve.

É um desespero esta equipa...
E até aqueles que chegam e mostram qualquer coisa, algum tempo depois de integrados estão ao nível dos outros...

É URGENTE fazer os possíveis e os impossíveis para expurgar o Benfica desta infeliz e peganhenta maldição, que dá pelo nome de FS!!!
Vamos lá, todos - mas todos, mesmo - pressionar, de todas as formas possíveis, para que se acabe este pesadelo...

Espero que aqueles que ainda davam algum crédito a FS tenham, finalmente, ficado convencidos da mediocridade do que a equipa (não) tem produzido, e da absoluta incapacidade de ele fazer alguma coisa de jeito...

A ti, FS, digo-te que se queres, como esperavas, ser aplaudido de pé, é melhor que anuncies, já, a tua saída! É que, se o fizeres depois da (infelizmente previsível) eliminação da CL, já será muito difícil que alguém ainda tenha a compaixão de te aplaudir...

 
At 8/19/2007 12:36 da manhã, Blogger Pedro said...

A mim o q me irrita agora, nesta situação q, repito, era totalmente prevsível é recordar aqueles q achavam errado correr com o Santos antes de uma eliminatória da Uefa. teríamos tido MUITO MAIS hipóteses de terminar a época com sucesso e de começar esta bem.

Tudo o q eu disse e defendi então está à vista de todos. Acabamos a época de rastos sem qqr alegria e começamos a época de igual modo. Era previsível. Como é que se podia pensar q seria diferente???? Tivemos um ano disto, com os mesmos erros, as mesmas debilidades, os mesmos defeitos...mas pronto...fizemos mais pts q não sei quem...

Por exemplo, sempre se pode dizer q esta jornada fizemos mais pontos q na primeira(q foi a segunda) jornada do ano passado....enfim...

 
At 8/19/2007 12:36 da manhã, Blogger D'Arcy said...

No próximo fim-de-semana as coisas arriscam-se a ficar muito feias, e a contestação a atingir um tom bastante evidente. Até porque o Guimarães não deve ser nenhuma pêra doce.

No mínimo, o LFV já deveria ter ido buscar o Camacho para o lugar do Veiga. Tenho todo o respeito e apoio o LFV como presidente do Benfica, mas para director do futebol ele não tem maldito jeito. Claro que por outro lado isso seria uma pressão adicional sobre o Nandinho, mas podia ser que até lhe fizesse bem.

 
At 8/19/2007 1:22 da manhã, Blogger T-Rex said...

Ainda bem que não sou o único a criticar o Santolas...

Antes de começar (a sério) o futebol cá no burgo bem que tentei "alertar" para o facto de que com um absoluto e completo amorfo não iríamos chegar a lado algum mas ainda fui acusado de não ser benfiquista. Defenderam-no? Agora aturem-no até ao fim da época.

Nem o facto de ter actuado contra 14 lhe serve de atenuante. Aos 75' foi o que se viu mas em 90' EXIGE-SE MAIS de quem quem ser campeão!

Enquanto a azémula lá estiver NEM MAIS 1 JOGO VOU VER À LUZ.

Puta que o pariu!

Vedeta ou Marreta ?

 
At 8/19/2007 1:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

cá vai a perspectiva lagarta da coisa, sem bocas idiotas. Eu até compreendo que após terem tido um tipo como o que tiveram a presidente vejam o LFV como um salvador, mas apesar de ter sido campeão e apesar de terem sido campeões no ano mais fraco de sempre da liga, o verdadeiro mérito que ele tem é de ter afastado o Benfica da lama, em termos económicos, porque insiste em manter o clube ligado à lama das discussões com os tipos do bulhão. E esse mérito, se o tem é de ter escolhido o Domindos Soares Oliveira que é competentissimo. Também tiveram mais uma excelente tirada, com os kits de sócio, admito, mais uma vez porque contrataram alguem competente para o marketing. Mas mesmo nestes pontos, nem tudo são rosas e os falhanços na venda das acções da SAD, compradas pelos membros da direcção, são um exemplo e depois as trapalhadas dos empréstimos obrigacionistas são de bradar aos céus , mas adiante ...

No futebol é que a coisa é pior e acusarem só o Santinho, não vos vai servir de nada ! e sabe deus como eu vos compreendo ... mas a verdade é que o BEnfica não tem uma politica de contratações definida e tem uma prospecção miserável . ou vão-me convencer que já andavam a pensar no Adu à muito tempo ? não ... o razito esteve benzinho no mundial de juniores aí vai disto. vão buscar um junior à Argentina e trazem outro que o treinador confessa que nem sabe quem é ! pagam 9 milhões por um jogador que, desculpem, não provou nada ! tem qualidade ? tem. mas vale tanto ? duvido ! porque não ficou o Miccolli ? vem o Coentrão porque o Sporting queria. Sai o MAnelele, vai-se buscar outro ex-rival. não havia nenhum ex-trinco do Porto disponível ? depois ele são paulo jorge, manu, etcs ... aposto que o FS, nem apita nas contratações ! come e cala ! é mpor isso que não há centrais ! o presidente quer o povo contente e o povo fica contente é com avançados e nºs 10 ! para quê contrais ? o glorioso não precisa de defender ! por isso, em vez de atacarem só o treinador, pq é q n pensam que n é ele que escolhe os jogadores ? a personalidade e brio do FS fica em causa quando se cala e aceita isto ! em resumo, o tangas do vosso presidente diz mentira atrás de mentira, ou não se lembram de " DOS JOGADORES QUE ESTÃO EM ESTÁGIO NÃO SAI NENHUM !" ... "O SIMÃO SAIU MAS JÁ ESTÁ UM SUBSTITUTO ATÉ MELHOR A CAMINHO !" ... quem Riquelme ? uma truta assim ? não ... o Di Maria ( e não me venham com merdas ... ninguém o viu jogar ... ). Agora é o Rochemback ... enfim ... ainda vou ver o Douala, o Pinilla, o Bueno e o Alecsandro de vermelho ...

bom .. acho que fui em geral correcto ... desclpem qq coisinha

 
At 8/19/2007 2:00 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O LFV é péssimo como director geral do futebol. Isso nem se coloca em causa. E quanto ao seu conflito pessoal com o mafioso lá de cima, como benfiquista o que eu gostava mesmo é que ele não passasse cartão ao outro, porque o Benfica não tem nada que ser envolvido nas questiúnculas pessoais do seu presidente. Tens razão em dar mérito ao DSO na gestão do clube. A nomeação dele para o lugar que ocupa foi o melhor acto de gestão feito por esta direcção.

Agora custa-me muito acreditar que o Nandinho não tenha dado qualquer aval nas contratações feitas. Se na verdade não deu, comeu e calou, então é apenas mais uma prova de que não tem espinha dorsal e não pode ocupar o lugar que ocupa. Em relação às situações que citas, é verdade que o LFV é um desbocado, e fala demasiadas vezes sem reflectir. Ele pode ter dito o que disse, mas a verdade é que pelos vistos o Benfica se encontrava refém das cláusulas de rescisão do Simão e do Manuel Fernandes. E a partir do momento em que aparece alguém com o dinheiro, são os jogadores que decidem. Não há retórica que dê volta a isto.

De qualquer forma estar a mencionar estas saídas como atenuantes comigo não resulta. Porquê? Porque o ano passado o Benfica tinha o Simão, o Miccoli, o Karagounis, etc, e jogava exactamente da mesma forma amorfa. Ou seja, os jogadores entram e saem, mas o nível exibicional mantém-se. O que é que também se mantém? É o Nandinho ao leme. Eu aceitaria como atenuantes estas saídas se pudesse afirmar: 'OK, o Benfica estava a jogar muito bem, depois venderam-se os jogadores e a equipa veio por aí abaixo'. Mas não +e isto que se passa. O Benfica, com ou sem esses jogadores, parece sempre uma equipa sem objectivos em campo, a fazer o frete de andar ali a correr deum lado para o outro uma hora e meia todos os fins-de-semana.

 
At 8/19/2007 2:12 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Ah, e quanto ao Rochemback, acho que seria péssimo ir buscá-lo, e estou a rezar para que não venha. Não é um jogador que aprecie, não é o tipo de jogador de que o Benfica precisa, e é demasiado caro. A não ser que fosse o Rochemback dos primeiros meses após ter chegado a Portugal, vindo do Barcelona, e antes de se lesionar.

 
At 8/19/2007 3:06 da manhã, Blogger Rod McLeven said...

Nervos, nervos, nervos...

É o ataque que me dá a ver a nossa equipa a jogar. Já no estádio fiquei com a nítida sensação de que os jogadores ainda estavam a tentar perceber o que era suposto fazer.
Não discutem uns com os outros... dizem mal da sua sorte. Provavelmente da mesma que nós.

Não sou especialista, mas acho que até eu os punha a jogar melhor.

Porque é que não correm? Eu só vejo o Leo a correr! O que é que se passa com os outros? Estarão a assimilar os conceitos do FS?

Só espero que os jovens não o façam. Ao menos não se estragam.

Quem é que está treinar os nossos juniores?

Ponham esse a treinar a equipa. Ou o Camacho. Sempre os punha a correr. Podiam jogar mal, mas ao menos via-se esforço.

Raios parta!

 
At 8/19/2007 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais do mesmo como já aqui tinha sido debatido após o jogo com o copenhaga. Começo a achar que este ano ainda vamos fazer pior que na época passada. A não ser que o nandinho saia e/ou entre alguém para ser de facto director desportivo.

O nandinho é o que é. Já o conhecemos. Já sabemos o que as suas equipas (não) fazem. Juntando isto à pré-época que tivemos, não há equipa que sobreviva. Basta ler as declarações do N. Gomes:

"Desde o dia 2 de Julho que o plantel não tem vivido dias tranquilos. São situações que não fazem bem à equipa. Este grupo, tem de ser mais equilibrado, e os jogadores precisam de trabalhar em paz e com tranquilidade. Nós, a Direcção e equipa técnica teremos de encontrar uma solução para que isto não volte a suceder"

A pré-época que passou não lembra ao diabo. Não compreendo que merda de gestão é esta entre o nandinho e o lfv em que é preciso fazer uma má exibição no 1º jogo da época para chegarem à conclusão que precisamos de mais um médio, e um central e se calhar um avançado... Até parece que entraram poucos jogadores até agora.... Não me lembro de um unico ano em que o SLB tenha feita apenas 4 jogos oficias durante a pré-época. Ainda para mais com a quantidade de jogadores novos como é que isto pode ser suficiente como prepração!

Enfim... São situações atrás de situações... Estou num estado de nervos cada vez que penso na embrulhada em que esta equipa se encontra!!

E isto era previsivel. Escrevi-o aqui no final da época passada. Com este inicio de época vamos voltar a ter as multidões de contestação à porta do estádio no final dos jogos. Depois de nos ultimos anos ter crescido a empatia entre a equipa e os adeptos, e o estádio ter voltado a encher, vai tudo por água abaixo...

 
At 8/19/2007 11:05 da manhã, Blogger dezazucr said...

tirem-me o fernando santos daqui!!! sorte do LFV que as eleições foram o ano passado, senão já ardia.

O Benfica defende como uma equipa do fundo da tabela... tudo dentro da área e fé em Deus. Quando assim é, acontece o óbvio.

A equipa está fraquíssima. O ano passado tinhamos boa equipa, não ganhámos nada e ficámos em 3º, eliminados da taça por uma equipa da 2ª liga. Este ano temo que será ainda pior :(

Nem uma porcaria de 1-0 conseguem aguentar com o jogo a acabar.

 
At 8/19/2007 11:38 da manhã, Blogger slbcarlitos said...

D'Arcy vejo que és um dos meus e que desde o início és contra este pé frio do nandinho "treinar" o nosso Glorioso Clube. Tendo em atenção , que o teu blog é frequentado muitos por benfiquistas, acho que está na altura de começar o movimento "RUA COM O NANDINHO". Deveria-se passar esta mensagem de inconformismo por toda a blogosfera benfiquista para depois unidos decidirmos as atitudes a tomar atitudes para bem do futuro do nosso clube.
Uma das atitudes a tomar deveria ser a falta de comparência no próximo jogo na Catedral. Quem já comprou bilhete devolveria-o e pedia o reembolso do dinheiro. As claques dos Diabos e dos NN deveriam ir lá colocar os cartazes com as mensagens que se impôem aos jogadores, treinador e direcção e não entrariam no Estádio.
Tenho a certeza de que a partir daqui um novo rumo seria traçado para o Benfica.
Poderão me dizer que nem tudo é assim tão mal, mas eu digo que quem não se sente, não é filho de boa gente e isto não pode continuar!
Espero desenvolvimentos!
Abraços

 
At 8/19/2007 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro slbcarlitos,

Explica-nos lá o que é que vai na tua cabeça, por favor.

Anteontem, deixaste aqui o seguinte post:

" At 8/17/2007 11:04 PM, slbcarlitos said...

Harry Lime, tudo bem! O Benfica é merda, o treinador do Benfica é merda, o presidente do Benfica é merda, os jogadores do Benfica são merda! Prontos, podes ir embora! Satisfeito?

É possível fazer uma boa época com Fernando Santos ao leme. Para isso, basta o plantel e o treinador se sentirem apoiados pelos adeptos. O problema maior do nandinho trata-se de tudo o que envolve a psicologia desde a motivação e gestão do plantel até à comunicação para fora do grupo que se revela sistematicamente desastrosa, porque de táctica o engenheiro até percebe. Se os adeptos lhes colocarem um clima favorável é possível que o Benfica seja campeão porque tudo isto trata-se de motivação, empolgamento e estabilidade.
Não, não sou um defensor acérrimo do santolas e muito menos da gestão desportiva até aqui. Mas é com estes que o Benfica vai fazer a época é estes que temos de apoiar. No final, os associados saberão separar as águas quer haja sucesso ou não.
"

Hoje, já queres mandar embora FS...

É verdade que o reconsiderar uma situação e o rectificar de uma posição são legítimos e, até, sinal de inteligência. Agora, o que me deixa preocupado é que, como tu, hajam outros benfiquistas que sejam tão lentos a avaliar as situações (FS está no Benfica há mais de uma ano, com a equipa sempre a jogar a mesma treta, e até anteontem, para ti, ainda podíamos fazer uma boa época...), e depois tão rápidos a apresentar a milagrosa solução...

Já agora, já pensaste que FS não será, possivelmente, o único culpado desta palhaçada toda em que se transformou o nosso futebol? É que o presidente, o departamento médico, os sócios acéfalos, etc..., não estão isentos de culpas, ou não é verdade?...

 
At 8/20/2007 11:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caros Benfiquistas,

Infelizmente, o comentário do zeist b skool é verdadeiro e reflecte bem o que se passa no nosso Sport Lisboa e Benfica.

O LFV teve (tem) alguns méritos de gestão financeira, mas a gestão futebolística do seu mandato tem sido catastrófica.

Para mim, o ponto mais importante referido pelo zeist b skool é o de não termos uma política de contratações. Contrata-se e dispensa-se com que critério? Camacho construio uma equipa que apenas precisava de alguns retoques e um banco à altura. Passados 3 anos, essa equipa está desfeita e estamos a começar do zero. Divergências com Tiago, Miguel e M. Fernandes, dispensa de Geovanni, venda de Simão.
Ao fim de 3 anos sobram Luisão, Petit e Nuno Gomes.

Agora, meus amigos, é um começar do zero e, se possível, com um novo treinador. Gostaria de criticar todos os erros de Fernando Santos, mas a culpa não é apenas dele. Quem o manteve no cargo ao fim de uma época catastrófica? Quem vende jogadores a 1 dia do início da época? Quem está mais preocupado com o Apito Dourado do que com a gestão desportiva do Benfica?

Meus amigos, é urgente encontrar um gestor desportivo para o Benfica (Humberto Coelho?) e um treinador (Camacho, pois claro).

Enfim, estou desiludido e sem esperança nenhuma para esta época. O que se está a passar é mau demais, ainda por cima, num ano em que se contratam alguns bons e caros jogadores.

Saudações e que venham melhores dias

 

Enviar um comentário

<< Home