quinta-feira, agosto 23, 2007

Feliz

"A verdade é que Fernando Santos foi tão feliz no Benfica que sai com o estatuto de vítima de uma pré-temporada e de um arranque de época mal delineados. Ou seja, a culpa não é do treinador, é de quem vendeu Simão Sabrosa e Manuel Fernandes.
E de quem contratou um conjunto de jogadores que ainda mal deram dois pontapés na bola e já são considerados como lixo.
E, por esta ordem de ideias, a culpa é também de quem contratou Fernando Santos.
Quanto a Fernando Santos, limitou-se a aceitar passivamente todas as agruras que lhe foram impostas por um clube cuja "comunicação em termos de futebol é zero", como o próprio afirmou, e nunca teve uma afirmação pública de personalidade própria, uma palavra a dizer sobre as condições e os jogadores que, supostamente, lhe foram retirados e impingidos."


Desta forma irónica, a Leonor Pinhão resume aquilo que eu penso sobre a quantidade de vozes que de súbito apareceram a entoar a lengalenga 'O Nandinho não é o principal responsável'.

24 Comments:

At 8/23/2007 4:25 da tarde, Blogger karadas said...

Sendo uma indefectível de LFV, há que desconfiar da imparcialidade do seu julgamento. Leonor Pinhão não é propriamente uma supra-sumo em matéria de futebol. É, acima de tudo, uma apaixonada pelo Benfica. Não mais do que isso.

 
At 8/23/2007 4:29 da tarde, Blogger D'Arcy said...

É verdade, karadas. Mas também não é menos verdade que chega a ser irritante a forma como por vezes parece querer-se passar uma esponja pelo pesadelo desportivo que foi a passagem do Fernando Santos pela Luz. Para mim ele foi mesmo o principal responsável. Não querendo com isto dizer que não houve erros de outras partes, acho que não chegou ao ponto de se poder fazer do LFV o principal responsável, e querer usar isso como arma de arremesso contra a direcção. É que aí estaremos a um pequeno passo de começar a pedir que rolem cabeças na direcção de cada vez que uma bola bate no poste.

 
At 8/23/2007 4:30 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E a Leonor Pinhão, mais do que indefectível do LFV, parece-me ser por norma uma indefectível do presidente do SLB. É que também me lembro de a ver ser muitas vezes acusada de indefectível do Vale e Azevedo, por exemplo.

 
At 8/23/2007 4:37 da tarde, Blogger Unknown said...

O FS era mau treinador. A sua saída para a entrada de Camacho, seria sempre positiva em qq altura. Mas não se pode ilibar a SAD de tudo o que se tem passado. Então não é incompetência não preparartem a saída do Simão e do Manel? Então mas admite-se que um clube como o Benfica não tenha já no mínimo 5 alternativas de jogadores a comprar para cada posição, no caso de perderem um?!! Estão lá a fazer o q durante o ano? Como é possível um presidente vir dizer que nunca lhe passou pela cabeça que alguém desse 9 milhões pelo Manel?!!! Quer dizer, o Benfica consegue dar 9 milhões pelo Cardozo e não há um clube de Espanha de Itália ou de Inglaterra que tenha 9 milhões para dar por um jogador Português!!! Porque é que logo após as primeiras boas exibições do Manel na pré época, n tomou logo providências para o segurar? Porque é que se compram cachopos para posições onde é preciso mais maturidade??!!Pq é que contrataram o FS e n foram buscar o Camacho logo após a primeira oportunidade que tiveram??!! Enquanto o nosso futebol não estiver nas mãos de um gajo competente, n vamos longe. O nosso presidente é incompetente para o futebol, n percebe do assunto e é ele que toma as decisões, dps rodeia-se de pessoas que percebem tanto como ele e é uma bola de neve...

 
At 8/23/2007 4:52 da tarde, Blogger karadas said...

Caríssimo d'arcy:
Ainda que de uma forma inconsciente, o teu último comentário é uma prova declarada da pouca credibilidade da dita senhora: defensora acérrima da instituição Benfica, mesmo que a razão não lhe assista.
Confesso que não nutro especial simpatia por pessoas seguidistas.

 
At 8/23/2007 5:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Mas independentemente das motivações dela, a verdade é que este texto coincide com aquilo que eu penso sobre a situação.

 
At 8/23/2007 7:02 da tarde, Blogger ratogoleador said...

D'arcy,

Estar a culpar só o treinador tb me parece lisonjeiro.

Agora concordo que a contestação era muita e sendo assim venha outro que pelo menos terá no inicio tranquilidade para trabalhar, por mim qualquer um terá sempre o mesmo apoio, até porque não acho que mudando todos os anos seja a solução.

O Camacho pode ter alguns defeitos mas é verdade que deixou um equipa competitiva e consegue blindar o balneário sozinho.

No fundo acho que o Benfica não está bem mas também não está tão mal como o pintam, os inicios de época são sempre complicados com jogadores ainda a procurar a forma ideal.

O que o Benfica necessita é de ganhar já ao Guimarães os bons resultados trazem as boas exibições atrás.

Força Benfica

 
At 8/23/2007 8:24 da tarde, Blogger Pedro said...

A Leonor Pinhão seguidista de Vieira???
Não devemos estar a falar da mesma pessoa...

 
At 8/23/2007 8:40 da tarde, Blogger D'Arcy said...

rato, conforme eu escrevi num comentário anterior, também há culpas de outros. Mas para mim o principal responsável é mesmo o treinador, e por isso irrita-me um pouco que assim que ele foi despedido, começou-se logo a desresponsabilizá-lo e a fazer dele uma vítima.

 
At 8/23/2007 10:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Agora até já dizem que o Santolas é melhor tacticamente que o Camacho. É só rir com os ayatollahs.

E se calhar o facto de meter jogadores lesionados, de cagar para metade do plantel, de chamar gordo ao Miccoli, de dizer que não contava com Karagounis, de meter sempre os mesmos 14 jogo após jogo, da 1ª substituição a partir dos 88 minutos, de mandar a equipa recuar com resultados tangenciais, de não motivar os jogadores, de pedir o Derlei e dispensar o Fonseca, de andar com desculpas de merda sempre que perdia tmb é culpa da Direcção? E quem é que só marcou 4 jogos para a pré-epoca e nem fez a apresentação aos sócios, algo que nunca me lembro com outros treinadores? Se calhar foi a Direcção...

O profeta da mediocridade foi-se, mas os aytollahs ficaram.

 
At 8/23/2007 11:05 da tarde, Blogger jose said...

Filipe, o problem de aparecer um clube Ingles a comprar o MF, nao e o de dar 9M de Euros. Eles teem que comprar o passe todo, porque a lei em Inglaterra nao permite que um jogador seja propriedade de terceiros
Entao o Everton vai mesmo ter que pagar 18M Euros (Qualquer coisa como £12.5 milhoes) + os ordenados do menino (que nae e de certeza o M1E que se falava por ai).

As noticias sao que o acordo sao £6 milhoes, subindo a £8M conforme certas clausulas, e que o acordo e parecido ao do Tevez com o MU

http://www.telegraph.co.uk/sport/main.jhtml?xml=/sport/2007/08/15/sfneve115.xml

 
At 8/23/2007 11:15 da tarde, Blogger Rod McLeven said...

Sendo que o LFV é foi buscar o FS, se calhar uma boa quota parte da responsabilidade é dele, não? Ou não será responsabilidade dele ter o José Veiga para dirigir o futebol? Não foi ele que preparou a época?

Pois, na minha opinião, o Sr. LFV tem o coração demasiado perto da boca e isso, como sabem, resulta em dizer às vezes o que não se deve.

Então dizer que o Nuno Gomes devia pedir desculpa? E o FS devia o quê? Esperar que fosse demitido? Grande profissional. É como ter alguém sempre pronto a ajudar-nos dar aquele passo em frente, quando se está ali no Cabo Espichel viradinho para o mar...

E depois mete as mãos nos bolsos, encolhe os ombros...

Não me lembro dele convocar os adeptos para ir ao estádio. O que chegou agora só se limitou a abrir portas do centro de estágio e foi o que se viu...

Responsabilidade... então não foi para ter responsabilidade que ele foi eleito?

Daí ele ter exercido o que lhe compete para apurar responsabilidades e por o FS a andar.

Já nem digo mais nada sobre o tipo.

Benfiquista do pau oco...

 
At 8/24/2007 1:23 da manhã, Blogger playmaker said...

D'Arcy,mais uma vez concordo com a tua linha de pensamento. Houve bastantes erros por parte de LFV, já defendi que deveria passar a pasta do futebol, mas e na época passada? Não se viu futebol... estavam cá o Simão o Miccoli e o Karagounis e tinha de ser um deles a resolver o que a equipa não resolvia.

PS- Karadas--Essa de a Leonor Pinhão ser seguidista?! - Não estamos a falar da mesma pessoa de certeza.

 
At 8/24/2007 10:16 da manhã, Blogger rsa said...

Concordo o FS não está isento de culpas e muitas foram-lhe sendo apontadas ao longo da época.
Agora pretender culpar o FS porque venderam o Simão e a alternativa é DIMaria, venderam o MFernandes e nem o informaram, mais grave deixaram o homem fazer uma convocatória com ele incluido qundo já não fazia parte do plantel!!! Aqui Camacho dava um murro na mesa e ia embora esta é que a culpa do FS.
Não defendo o FS como treinador do Benfica agora a pré-epoca foi mal planeada e dizer que ele é culpado de tudo parece um exagero foram casos atrás de casos desde a demissão do Rodolfo Moura á saida definitiva do Veiga vendas intempestiva de jogadores ,jogadores indisciplinados Nelson Andersson,o proprio N.Gomes que fez uma época miserável não foi protegido e continua a não ser pela "politica de comunicação do clube" e sendo ele neste momento o capitão parece-me que ninguém,desmentir as noticias da sua possível saida uma forma de fragilizar o grupo sobretudo se fosse comandado pelo FS .
Com Camacho é outa loiça pois os jogadores terão sempre a sua protecção e sabem que com ele não meias verdades.
Na minha opimião a realidade é que o Benfica não têm o melhor plantel dos ultimos dez anos e precisa de reforços e nesse aspecto Camacho não brinca não há jogadas de bastidores como FS deixou que acontecesse com o Streten e com o Diaz culpa dele talvez, mas....

 
At 8/24/2007 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No futebol as coisas são mais simples do que parecem.
a) SLB é campeão e FS era o único responsável e Camacho o novo deus
b) SLB n é campeão e FS era o único responsável mas Camacho n podia fazer mais
c) SLB n é campeão em 2009 e FS tinha toda a razão e Camacho afinal n servia para nada

Off-topic: Anderson n tinha necessidade de utilizar o filho para ir para o Lyon mas afinal (como eu acho!!!) n é nenhum tosco…Vale 3 ou 4 M€

Saudações benfiquistas

 
At 8/24/2007 10:22 da manhã, Blogger ratogoleador said...

D'arcy,

Sem falar da culpa dos próprios adeptos (nunca assumida) que quando as coisas correm bem o estádio torna-se um verdadeiro inferno mas quando correm mal...

Para não falar dos tiros nos pés, quantos jogadores já foram queimados pelo terceiro anel que depois mostraram valor noutro lado, o caso mais desesperante para mim é o do Nélson, claramente um dos melhores laterais da Europa (quando sair do Benfica, veremos).

Nós benfiquistas temos o dever de puxar sempre pelos nossos jogadores e só posteriormente fazer uma análise sensata, há jogadores que são queimados por 30 minutos em campo, às vezes por falta de forma que só é adquirida em competição.

No fundo criticar é fácil mas a auto-critica também é importante.

FORÇA BENFICA

 
At 8/24/2007 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A Leonor Pinhão é, mais que qualquer outra coisa, benfiquista.
E percebe de bola de certeza, pelo menos tem muito mais anos disto que eu. Claro que nos seus textos, mais do que falar de bola, ela fala de nós (benfiquistas), do Benfica, acima de tudo para fazer a defesa, às vezes até o indefensável.
Não é uma indefectível do Vieira, aliás até fez alguma campanha contra ele nas últimas eleições.
Ganhou o Vieira, ela defende-o porque ele é o presidente do Benfica.
Eu nunca apreciei o estilo do Sr. e especialmente as suas companhias (Veiga, F. Santos, só para não falar das mais antigas...). Mas tenho que reconhecer que trouxe a estabilidade ao clube, que está a diluir-se apenas agora com esta pre-época que não lembra ao Diabo (Simão, M. Fernandes, Cluj, saída do treinador à 1ª jornada, etc.).
Se as coisas afinarem rapidamente com o Camacho, acho que ainda vamos mais do que a tempo para este ano e a longo prazo, este ano de Santos poderá cair no esquecimento.
Culpas para isto tudo. F. Santos óbvio(e desculpem-me mas o Camcho é melhor que ele em TUDO). Viera, que contratou F. Santo, obviamente também tem culpas.
Pessoal, vamos pensar nisto como um ano sabático e olhar para a frente. Parece que os miúdos contratados são bons e com futuro. Vamos pensar antes nisso.

 
At 8/24/2007 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Disseste, José "As noticias sao que o acordo sao £6 milhoes, subindo a £8M conforme certas clausulas, e que o acordo e parecido ao do Tevez com o MU"??

Ora £6M é igual a 8.841M€. Se subir aos £8M dá 11.788M€. Nada mal pelo Manelinho. Agora segundo as notícias de hoje, é possível que ele seja recambiado de volta para cá. Espero que não, que não me apetece ter cá um jogador que já sei que não irei aplaudir!

1benfiquista na Inbicta: Depois de tanta discordância contigo em relação ao capitão Nuno Gomes, concordamos em relação ao Anderson

 
At 8/24/2007 12:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sobre a política de comunicação acho o seguinte:
É melhor não ter que ter uma má (a não ser que se goste da experiência João Malheiro);
Normalmente, a política de comunicação, em Portugal, é feita pelos presidentes (poucos clubes têm políticas de comunicação que se vejam);
O Luís Filipe Vieira a comunicar está apenas um nível acima do Joe Berardo.
http://benfica-fc.com/benficafc/

 
At 8/24/2007 5:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros,

E que tal fazermos um resumo histórico para avaliar quem tem responsabilidades no momento do Benfica?

Na temporada 2006/2007 Fernando Santos teve um plantel com Nelson, Miguelito, Manu, Paulo Jorge, David Luiz, Anderson, Fonseca, entre outros. O que lhes fez? Queimou-os como jogadores de futebol! Aqui a responsabilidade é simplesmente de Fernado Santos.
De quem é a culpa de termos sido eliminados da Taça UEFA? De FS porque chegou a essa fase da época com 12/13 jogadores completamente de rastos...

No final da temporada Fernando Santos deveria ter sido demitido. Por que não foi? Provavelmente porque LFV precisava de José Veiga para comprar alguns jogadores e sabia que com Veiga ligado ao Benfica (directa ou indirectamente), Camacho nunca regressaria. O que fez Vieira? Deixou Fernando Santos planear uma época, pedir os reforços que achava interessantes e vender jogadores sem falar com o treinador. De quem é a culpa neste caso? De Vieira, única e exclusivamente.

Fiquei aliviado com a demissão de FS, mas acho uma canalhice despedir-se um treinador ao fim da 1ª jornada do campeonato. Infelizmente, cheguei à conclusão que Fernando Santos já estava "demitido" desde o final da época passada e apenas se estava à espera do melhor momento para o despedir.

Ou seja, Fernando Santos nunca foi treinador para o Benfica e acabou-se o longo pesadelo de vê-lo no banco. Mas, LFV também está longe de ser o melhor presidente! Fez e continua a fazer um bom trabalho económico-financeiro, mas em tudo o que tem que ver com futebol e comunicação está longe de ser um exemplo.

Estou-lhe grato por muitas coisas, mas não esqueço outras.

Mas, o mais importante é o futuro do Benfica! Os erros passados já não se podem apagar. Agora, é importante dar confiança e apoio a Camacho e, mais importante, a todos os jogadores do Benfica! Sou da mesma opinião do ratogoleador, o Nelson é um belíssimo defesa-lateral e acredito que, com Camacho, vai fazer uma excelente época (desde que o Terceiro Anel não o assobie aos 2min de jogo, porque falhou um passe ou um centro).
Apesar dos desiquilibrios da equipa acredito que podemos fazer um bom campeonato e, obviamente, ganhá-lo!
Acredito também que Camacho foi o melhor que poderia ter acontecido a jogadores com Miguelito, Nelson, Coentrão, Adu, Di Maria e Manu.

Frente ao V. Guimarães vou lá estar, apenas e só para apoiar o nosso Benfica!

Cumprimentos

 
At 8/24/2007 7:17 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A minha opinião em relação ao Nélson é bem conhecida, por isso deixei de falar tanto nisso para não estar a bater sempre na mesma tecla :)

 
At 8/24/2007 11:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Nandinho, não passa disso mesmo o nandinho, um tipo incompetente, com o carisma de um porta! Ainda por cima tem a lata de vir sacudir a água do capote!Rídiculo quando veio dizer que foi apanhado de surpresa!!

 
At 8/24/2007 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Manel Fernandes que se lixe, os ingleses pagam ao benfica os 9 milhões que devem, e comprem os restantes ao tal fundo, se não tiverem dinheiro emprestem-no a uma equipa qualquer. No benfica não o quero e dava-me um certo gozo q ficasse sem jogar!

 
At 8/25/2007 1:46 da manhã, Blogger ... said...

e não é.

era o responsavel tecnico, mas sabem bem que ele so la esteve porque assim veiga e vieira podiam gerir o plantel a seu belprazer, aproveitando o facto de ele querer mesmo muito reinar o benfica.

e a massa adepta tambem é responsavel pelo ambiente que constantemente rodeia a equipa, pois se se atiram ao treinador a equipa sofre por tabela.

 

Enviar um comentário

<< Home