domingo, agosto 26, 2007

Trabalho

Tal como o próprio Camacho disse ontem após o jogo, ainda temos muito trabalho pela frente. É preciso sobretudo, para usar um bocado de jargão da bola, recuperar os índices de confiança da equipa, que neste momento parecem andar pelas ruas da amargura. Já se notaram algumas diferenças neste jogo a nível da atitude da equipa, mas julgo que pouco ou nada terão tido a ver com o Camacho, mas mais com a própria chicotada psicológica, já que é natural que os jogadores se queiram mostrar ao novo treinador.

Conforme esperado, apareceu o Miguel Vítor no centro da defesa. Nada mais natural. Se os outros jogadores para aquela posição estão lesionados, joga quem está disponível, em vez de se recorrer a adaptações. E não foi por aí que o Benfica tremeu. Num passado mais recente, o que poderíamos esperar era que o Luisão jogasse, e depois provavelmente ficasse indisponível para quarta-feira. Quando vi a constituição inicial da equipa ainda pensei que o Benfica fosse jogar num 4-4-2 clássico, mas depois em campo o que se viu foi o 4-2-3-1 típico do Camacho, já que o Nuno Gomes jogava claramente mais recuado, nas costas do Cardozo, e o Rui Costa jogava praticamente ao lado do Petit. Mais uma vez o Cardozo andou muito sozinho lá na frente, e no meio campo o Petit acabou por ter de correr quilómetros, já que era o único médio recuperador de bolas. O Guimarães acabou por se aproveitar desta falta de combatividade do nosso meio-campo para trocar a bola mais ou menos à vontade longe da sua área, e conseguiu controlar relativamente bem o jogo durante a primeira parte, sobretudo tendo em conta o seu objectivo, claro desde o primeiro minuto, ou seja, empatar o jogo. Daí que apesar de ter muita posse de bola o Guimarães não tenha conseguido criar uma única oportunidade real de golo. O Benfica ainda conseguiu criar duas grandes oportunidades. Na primeira o Nuno Gomes mostrou a sua actual falta de killer instinct, ao não acertar na baliza; e na segunda o Fábio Coentrão, isolado pelo Nuno Gomes, não revelou coragem para tentar o golo e a jogada perdeu-se com um passe disparatado.

A segunda parte foi ligeiramente melhor. O Benfica conseguiu ter mais posse de bola, e o Guimarães remeteu-se ao seu meio-campo. Mas mais uma vez o Benfica não conseguiu materializar esse domínio em oportunidades claras de golo. Contei apenas mais um par delas, uma num livre do Cardozo, e outra perdida idiota do Luís Filipe quando tinha a baliza aberta. O Guimarães também conseguiu finalmente ter uma oportunidade de golo, num livre directo. Durante a segunda parte o Camacho fez entrar o Romeu Ribeiro, de forma a que o Petit passasse a ter companhia nas tarefas de recuperação da bola e assim, num único jogo, o Camacho conseguiu apostar mais na formação do que o Nandinho num ano inteiro. A não ser que tenha sido por questões físicas, e já com o objectivo de o poupar para quarta-feira, não compreendi a saída do Cardozo numa altura em que seria previsível que a bola chegasse mais vezes lá à frente pelo ar. Acabou por ficar o nulo, e uma estreia de pé esquerdo do Camacho, mas conforme disse, notaram-se algumas diferenças na equipa, e esperemos que as coisas possam melhorar rapidamente. Especialmente já no próximo jogo contra o Copenhaga, que é já um dos mais importantes da época.

O Miguel Vítor teve uma boa estreia. Apenas um erro durante o jogo, que lhe valeu o amarelo, e podemos ter ganho mais um central, o que só reforça a minha ideia que seria errado estarmos a contratar mais um jogador para essa posição. Com o Luisão, David Luiz e Zoro recuperados, e podendo o Katsouranis também fazer a posição, se vier mais um vai ser apenas para se candidatar a repetir o amuo do Anderson após algum tempo sem jogar. Já que falei no Katsouranis, ontem ele voltou a fazer um bom jogo a central. Continua a parecer-me que ele fisicamente ainda não está suficientemente forte para poder jogar no meio-campo. O Nélson pareceu-me melhor ontem do que nos últimos meses, e espero que com o Camacho possamos ver o 'velho' Nélson de volta. Quem voltou a fazer um mau jogo foi o Nuno Assis, que continua a insistir demasiado no jogo para trás e para os lados. O Luís Filipe entrou para extremo direito, já que não temos mais ninguém para essa posição, e conseguiu a perdida mais escandalosa da noite.

O Camacho tem uma enorme margem de manobra por parte dos adeptos, mas não se pode dar ao luxo de demorar muito a implementar as suas ideias. Já desperdiçãmos quatro pontos em apenas dois jogos, e temos agora um jogo absolutamente decisivo. A época inteira pode acabar por ficar irremediavelmente marcada por estes poucos jogos no seu início.

P.S.- Afinal o Manuel Fernandes acabou no Valência...

40 Comments:

At 8/26/2007 3:42 da tarde, Blogger dezazucr said...

Se fosse o FS, a dupla de centrais tería sido Katsouranis+... Petit ;)

Agora a sério, saí de lá um pouco desiludido, mas acredito que se esteve a apostar mais no jogo de 4ª feira, de forma a que consigamos ter uma boa performance defensiva. Camacho mostrou ao apostar nos miúdos que não precisamos estar a comprar mais monos.

 
At 8/26/2007 5:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com a tua apreciação geral.
No particular, também acho que o Nuno Assis, apesar de titular, tem cada vez menos espaço na equipa. Não tarda nada e é remetido ao banco.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

 
At 8/26/2007 5:48 da tarde, Blogger karadas said...

Dois jogos contra primodivisionários. Dois empates. Quatro pontos perdidos. É esta a contabilidade do Benfica e ainda o campeonato não saiu do adro.
Qualquer pessoa minimamente entendida em futebol – não é preciso nenhum curso, nem coisa parecida – percebe que esta performance é absolutamente natural face ao valor actual da equipa do Benfica. Só o presidente é que teima em achar que estamos perante o melhor plantel dos últimos dez anos. Os mais esclarecidos, por outro lado, sabem que esta opinião de LFV não é para ser levada a sério. É apenas mais um dislate desta singular personagem que, desde há muito, nos vem habituando a estes excessos de linguagem.
O Benfica de hoje, pouco diferiu do comandado por Fernando Santos. Quanto muito poderá ter havido melhor atitude por parte dos jogadores, mas a qualidade do futebol praticado manteve-se inalterável. Ou seja, fraco como das outras vezes.
Como já aqui referi em posts anteriores, e por muito que isso custe à massa adepta, esta irá ser a realidade do Benfica nesta época, a não ser que os jogadores a contratar sejam de valor incontestável - o que não se prevê, tendo em conta os jogadores que têm vindo a lume na imprensa desportiva.
Se assim for, e oxalá não seja, Camacho não levará muito tempo a ser contestado pelos adeptos. Os mesmos que ontem o idolatravam serão os primeiros a indicar-lhe a porta de saída e que o crucificarão, caso os resultados não apareçam.
Aí chegados, voltamos à casa de partida. O mesmo é dizer que outro treinador virá e o ciclo voltará a repetir-se. No entretanto, o futuro do Benfica continuará eternamente adiado até que os adeptos percebam, de uma vez por todas, que não é mudando de treinador todos os anos que se resolvem os problemas do clube.

P.S. Imagine-se o que se diria de Fernando Santos, se ele fizesse as alterações que, hoje, Camacho fez durante o jogo. No mínimo, era insultado. Digo eu.

 
At 8/26/2007 5:57 da tarde, Blogger Unknown said...

Apostar nos míudos, tudo bem, agora aquelas substituições...Baixámos claramente de qualidade e talento após as mesmas! Estar a substituir para a equipa ficar mais fraca é errado. Queria pôr um extremo direito e tira o Coentrão para o assis jogar à esquerda?!!!Tira o Nuno para pôr um trinco? Queria pôr um trinco tirava o Assis! Queria pôr o Bergessio, tirava o Nuno... Tirar o Cardozo?!!!!! Não percebi nada daquelas substituições, n foi por aí que empatamos, nem mudo a minha opinião em relação ao Camacho, é o homem certo no lugar certo, mas n percebi...

Para que raio vão comprar um central se temos dois senhores centrais disponíveis( Miguel Vitor e Katsuranis!)?? Comprem é gajos po meio campo. MAis uma vez volto a bater na mesma tecla. Acho que o Benfica neste momento se dariua melhor com dois pontas de lança! Deixem lá os extremos e contratem alguém q substitua o Manel e o Simão. E chega de putos! Precisamos de maturidade agora!

 
At 8/26/2007 6:09 da tarde, Blogger D'Arcy said...

karadas, em primeiro lugar todos os jogos que o Benfica fizer esta época para o campeonato vão ser contra primodivisionários. Em segundo lugar, em que é que te baseias para dizer que jogadores que mal viste jogar não têm valor? São os eslavos do Lumiar que têm valor indiscutível? São os jogadores que o FCP nos 'roubou', como o Edgar ou o Kazmierczak que o têm? Ou deveria o Benfica contratar o Ronaldinho, o Kaká e o Messi; seriam esses os únicos jogadores que o LFV poderia contratar de forma a não merecer as tuas críticas em relação ao valor dos mesmos? Estarias porventura à espera que ao fim de quatro dias o Benfica conseguisse jogar de forma substancialmente diferente do que vinha fazendo nos últimos quinze meses?

Infelizmente parece que a campanha idiota que alguns opinadores têm vindo a fazer no sentido de desvalorizar o plantel do Benfica ainda mesmo antes de verem os seus jogadores jogarem começa também a afectar os próprios benfiquistas. O plantel do Benfica em nada fica a dever aos planteis dos outros dois candidatos. Talvez jogadores como Pedro Silva, Ronny, Marian Had, Celsinho, Derlei, Fucile, Kazmierczak, Edgar, Nuno, Farias, Castro, Lino, etc, etc sejam jogadores de valor incontestável, não? A diferença do Benfica até agora é que se calhar os outros dois candidatos têm treinadores que souberam tirar o melhor do material que têm à disposição, mesmo que esses jogadores não sejam de 'valor incontestável'. Nós, pelo contrário, tínhamos um treinador que não só não tirava partido do que tinha, como desmotivava e desvalorizava todo e qualquer jogador que não fizesse parte dos tais 12/13 jogadores que o plantel virtual dele continha.

 
At 8/26/2007 7:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Está um gajo uns meses fora do país e apanha logo um jogo destes. Mais valia ter voltado só para a semana.

Quanto às substituições, o Camacho confiou nos centrais até um certo ponto. Com o cansaço do Petit meteu mais um médio e jogadores capazes de assustarem o Guimarães e colá-los lá atrás. O mais curioso é que se não fosse a nabice do Luís Filipe (ou lá como ele se chama, já não conheço metade da equipa) estavámos todos agora a elogiar a sapiência do Camacho.

Eu não posso realmente avaliar a equipa pois foi o primeiro jogo que vi, mas o Nuno Assis é um dos meus ódios de estimação por isso a minha opinião dele não é isenta (não percebo que se renove com um jogador castigado por doping por um organismo internacional).

Quanto aos outros, Cardozo já devia ter marcado um golo com os minutos que leva e Coentrão tem que deixar de se mandar para a piscina, mas com uma pequena afinação no ataque e o regresso de um dos centrais de raiz acho que não estamos pior que o ano passado.

O central não deu para avaliar muito (pouco trabalho) mas pelo menos mostrou calma o que é bom sinal (o Amoreirinha ficou queimado numa estreia destas).

 
At 8/26/2007 10:33 da tarde, Blogger dezazucr said...

Continuo a dizer, neste jogo quis-se mais dar um treino a sério àquela dupla de centrais, dado que o puto não se sabia o que valia ou se tería estaleca para jogos a sérios.

Calma pois ainda a procissão vai no adro e ainda faltam 28 jogos, 84 pontos.

 
At 8/27/2007 9:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não vos consigo passar a enorme frustação que é aturar os Andrades com 4 pontos de avanço e duas jornadas disputadas...

N aceito isso e parece que estamos a branquear dois péssimos resultados...consequência entre outras coisas de termos comprado os "piores" jogadores do mercado...

Talvez apenas o DiMaria seja jogador de futebol...os outros são bons jogadores para o Estrela...

Quanto aos reforços dos inimigos...Kaz, Edgar, Lino e Fucile não são jogadores a desprezar...os outros são de facto uns Bergessios....

Quanto ao jogo, só uma pequena correcção - diferente opinião -; o maior falhanço do jogo foi o do Nulo Gomes na primeira parte...

Nulo Gomes que não marca desde Março...Como é possivel???

BURROS!!!!

Saudações benfiquistas

 
At 8/27/2007 10:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quando entrei nos comentários a este post, já desejava que o 1benfiquista na Inbicta tivesse comentado (lol), para ver o que ele iria referir em relação ao Nuno Gomes. Ele não me desiludiu (o 1benfiquista)! Mas deixa-me que te diga que a cara do Cardozo quando o Luís Filipe falha o golo é de morrer a rir (eu tenho o meu lugar por trás daquela baliza)... Mas não posso concordar contigo quando disses que o falhanço do Nuno é pior que o do Luís Filipe. O Luís Filipe tinha a baliza aberta, inclusive sem o guarda-redes adversário, e fez um balão por cima dda baliza. A bola do Nuno ainda raspa no poste (se bem que ele tem obrigação de fazer golo...). E essa de considerares que Kaz, Edgar e Lino (o Fucille já cá estava) não são de desprezar só tem uma explicação: estás a encher pelos ouvidos à grande!

De resto, acho que já se viu futebol (mau, mas futebol) na equipa do Benfica. Viram-se extremos, futebol pelas alas, cruzamentos (o Nelson, por exemplo, parece que quer voltar a fazer centros à Nelson) remates de fora da área, enfim, um bom número de situações a que já não estávamos habituados.

Também concordo que é desnecessário ir buscar um central ao mercado, o miúdo serve perfeitamente.

 
At 8/27/2007 12:10 da tarde, Blogger Radagast said...

Essa do 1benfiquista dizer que o Cardozo tem lugar é no Estrela da Amadora é curioso, ou de que o Bergessio é mau e o Edgar é que é bom...é mesmo à lagarto, daqueles que faz das contratações do slb uma fraude.

Antes da contratação:
"Ah, ah queriam o Adu/Di Maria/Cardozo/Coentrão (riscar o que não interessa), devem estar a sonhar!"

Depois da contratação (180m oficiais depois):
"Ah, ah compraram o Adu/Di Maria/Cardozo/Coentrão (riscar o que não interessa), essa merda que tem lugar é no Estrela!"

É como ler os comentários dos adeptos do Valência à contratação do M.Fernandes. "Que não conhecem de lado nenhum, que é outra fraude tipo H.Viana, que mais valia o jogador X ou Y". É falar sem pensar (ou entender, ou, pelo menos, conhecer).

Depois dizer que o Cardozo já deveria ter marcado depois do que jogou é de bradar aos céus! Não lhe chega uma bola em condições e ele tem de inventar. Epá, o Quim depois deste tempo todo também ainda não defendeu um penalty!

E já se começa a criticar o Camacho porque não ganhou e não esmagou e não etc e tal. Tenho para mim (mas isto sou eu que não acredito em milagres mas sim no trabalho) que só podemos avaliar minimamente (e sublinho minimamente) o trabalho do Camacho em Outubro. Até lá há que conhecer os jogadores, colocá-los a jogar na suas posições, de acordo com as ideias do treinador e ganhar o mínimo de traquejo nessas novas condições. Exigir mais do que uma postura positiva em campo é disparatar.

 
At 8/27/2007 12:35 da tarde, Blogger zorg said...

100% de acordo com o radagast.

Eu acho que:

1) O Benfica tem um excelente conjunto de jogadores.
2) Tem um bom treinador, mas que começou atrasado e só vai ter tempo para trabalhar agora com a paragem do campeonato por causa das selecções.
3) Ainda não perdeu nada.

Acho que é preciso optimismo e confiança no trabalho. No jogo de sábado já houve outra atitude e outra postura. Agora falta mecanizar as coisas.

 
At 8/27/2007 12:57 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu já ando a pedir há não sei quanto tempo que me demonstrem a suposta fraqueza do nosso plantel. Especialmente quando comparado com os planteis dos outros dois candidatos. Porque eu tenho sérias dificuldades em perceber onde é que será que temos uma desvantagem assim tão grande.

Ainda eles praticamente não jogaram e já jogadores como o Adu, Di María, Bergessio, Cardozo são 'fracos'. Eu confesso que neste momento o meu desejo é sobretudo que o Benfica saia do mercado, e não compre mais jogadores. Para ver se o plantel tem a tal estabilidade que pedia o Nuno Gomes.

 
At 8/27/2007 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A conversa dos nosso reforços serem fracos e os dos outros serem bons já tem barbas. O ano passado eram o Paulo Jorge, o Manu, o Fonseca, etc que não prestavam para o Benfica. Bons mesmos deviam ser o Pereirinha, o Lixo Gonzalez, o Marreco Checo e o resto das inutilidades que por andavam. E viram ontem o grande reforço da baliza do Sportém. Devem andar todos cheos de saudades do Labreca. Ditto para os jornais que trataram logo de dizer que o novo GR do Sportem era uma coisa do outro mundo. Defesas mais dificies fez o Quim quer ontem, quer contra o Leixões (e se não fosse ele...) e não vejo os jornais a sus pés.

É certo que temos recebido muito lixo, graças ao LFV, depois qualquer promessa era logo queimada pelo Santolas (PJ, Manu, Diego e o David Luís só se safou por sorte), e eu também desconfio da qualidade de alguns reforços, mas não convem exagerar. Acredito que este treinador consiga motivar os jogadores, ao contrário do outro molenga cujo eterno fado do desgraçadinho contagiava o plantel.

 
At 8/27/2007 2:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Starblade, não deve ser por acaso que mesmo estando completamente carente dum médio/extremo direito, o Camacho não dá uma oportunidade ao Manú. E o Paulo Jorge era do mesmo nível, o que eu sempre disse e reafirmo é que mal de nós se nos nossos juniores não houvesse jogadores melhores, felizmente que o Romeu Ribeiro já ajudou a provar que tinha razão. Agora temos de saber avaliar os nossos jogadores, dando tempo, mas alguns para o bem e para o mal, não enganam.

 
At 8/27/2007 2:53 da tarde, Blogger Pedro said...

"Epá, o Quim depois deste tempo todo também ainda não defendeu um penalty! "

LINDO. Excelente comparação. Resume tudo em relação ao Cardozo.

A conversa da qualidade dos reforços/jogadores do SLB é sempre a mesma. Os nossos nunca são bons, os outros é q são sempre os maiores. Aposto tudo o q quiserem como se o Anderson (o perneta prodigio brasileiro) tem vindo para o SLB era apelidado de flop, dinheiro mal gasto, etc...fez mais duzia de jogos vulgares no fcp e já é melhor q o Ronaldinho...Se o Edgar e o Kaz tem vindo para o SLB imagino o q se diria...

O Adu antes de vir para o SLB era "só em sonhos", etc etc...agora não presta...

É e será sempre assim...é um dos nossos males. Sei de casos de gajos q se fartam de falar no jogador x ou y, q são grandes jogadores, ideais para o clube, qd chegam, fazem um jogo, são logo toscos e só contratamos porcaria...

Não há nada a fazer...

 
At 8/27/2007 3:02 da tarde, Blogger zorg said...

O Manu eu acho que é um caso perdido. Tem algum talento e velocidade, mas é burro todos os dias a jogar à bola e isso eu acho que não se ensina.

O Paulo Jorge, por acaso, era um jogador com quem eu até simpatizava. Fez um bom início de campeonato no ano passado e parecia promissor. Depois lesionou-se e nunca mais fez nada de jeito.

Gostei de ver o Miguel Vítor e o Romeu Ribeiro no sábado!

 
At 8/27/2007 4:32 da tarde, Blogger Esbutenado said...

O grande, enorme problema esta na preparacao fisica (ou falta dela) do plantel. O Camacho pode transmitir garra e querer em 4 dias, mas conseguir que eles corram mais neste espaco de tempo, isso ja e' impossivel.
Este problema e' gritante e quando for resolvido vai significar um aumento de rendimento enorme. Problemas graves e mais que evidentes durante o jogo: Guimaraes a trocar a bola a seu bel prazer, com os nossos a verem jogar; jogo muito lento do Benfica, principalmente na transicao entre a defesa e o ataque; como consequencia do problema anterior, na esmagadora maioria das vezes atacamos a defesa do Guimaraes completa e devidamente posicionada no terreno; falta de explosao dos nossos jogadores, faltam aqueles piques em velocidade, a criar desequilibrios, a por a defesa em apuros. Esteja este plantel bem preparado fisicamente e a musica vai ser outra. Porque qualidade temos, apesar de se ter mexido em demasia, mas o potencial deste plantel so sera devidamente explorado com uma preparacao fisica a inglesa.

 
At 8/27/2007 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Espero que a equipa que esteve em campo não se assemelhe muito com a futura equipa de Camacho.
Já deu para ver uma atitude diferente durante o jogo, mais raça e velocidade, no entanto ainda é preciso muito trabalho.
No imediato é imprescindivel passar em Copenhaga, ter uma postura atacante e marcar na primeira meia-hora. Grande Manitu já disse que se Dabao entrar, Dabao marcar, Dabao estar com sede de golos!

Quanto ao FS e ao seu despedimento,
só posso dizer que LFV não sai propriamente enobrecido disto.
Um presidente do Benfica não pode dar a sua palavra e depois tirar o tapete oportunisticamente à primeira oportunidade, revela premeditação. Se FS não servia, se Veiga não servia, porquê esperar pela 1ª jornada?
Durante o defeso deveriam ter-se feito as necessárias substituições, não já com a época em curso, e com a necessária aquisição de n jogadores para n posições.Esta época parece-me um dejá vu da era Damásio, apesar de gostar muito do Camacho e querer vê-lo à frente da equipa, mas não a qualquer preço nem de qualquer maneira.
Aliás todas as ultimas pré-épocas do Benfica foram um autêntico pesadelo, por inumeras razões, indefinições de treinadores, sai-não sai de jogadores , etc...
Pessoalmente acho que a gestão do futebol estava mal conduzida com o Veiga, não só por causa dessas sazonais indefinições, mas tambem pela politica de aquisições. Era claro que Veiga já não dominava uma grande parte do mercado empresarial
futebolistico, se bem que continuasse a ter bons contactos, e o Benfica não se podia dar ao luxo de estar "afastado" da melhor parte desse mercado que hoje está nas mãos de J.Mendes, perdiamos competitividade e simultâneamente impedia LFV de fazer retornar Camacho, o treinador que mais saudades deixou no passado recente e do agrado da maior parte dos adeptos.
Um presidente do Benfica tem que ser julgado pelo todo, e não só pelo que convêm.LFV na gestão interna do clube tem feito um trabalho mais que meritório na recuperação financeira do clube e simultâneamente um percurso totalmente errático no futebol.
Externamente tem estado bem no dossier Apito Dourado, Nuno Assis e esteve mal no caso Taça da Liga.
Se um Presidente do Benfica não for
julgado pelo todo que se passa no clube, terei tambem que atribuir os êxitos dos resultados financeiros ao Domingos Soares Oliveira e não a LFV.

Quanto ao FS, era notório desde o inicio que ele não era treinador para o Benfica, toda a gente sabia disso, este ano já não tinha margem de erro e ele sabia disso.Ele não foi um grande treinador no seu clube, mas tambem não se auto-elegeu para o cargo, nem se auto-concedeu mais um ano de complacência. Ele errou muitas vezes mas o maior erro foi a sua escolha e quanto a isso não pode haver inimputabilidade.

 
At 8/27/2007 10:53 da tarde, Blogger playmaker said...

Para não variar concordo com o post.

Concordo 100% com o radagast porque é efectivamente o que se passa na realidade. O discurso acerca de um jogador muda conforme a situação.

Para há um problema físico global no Benfica. Vamos esperar para ver de preferência sem linchar nenhum.

 
At 8/27/2007 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ena tanto apego ao Cardozo. É jogador do Benfica e merece respeito, mas também o NGomes está nessa situação. O Cardozo tem três jogos oficiais feitos pelo Benfica, contra equipas fracas, e leva zero golos. Confesso que esperava mais de um ponta de lança tão caro, só isso. Por favor poupem-me a esses argumentos de que a bola não vai ter com ele. O ponta de lança tem que se saber posicionar.

O meu comentário tinha mais a ver com o facto que precisávamos de um jogador seguro na frente de ataque, pois Adu, DiMaria e outros tantos nem sequer pré-época fizeram. Irrita-me ir para a terceira jornada e não ter ideia do valor da quase totalidade da nossa frente de ataque.

Mas enfim, que se lixe, puxo pela equipa à mesma.

 
At 8/28/2007 12:20 da manhã, Blogger Unknown said...

D'arcy,
li o teu último comentário que fizeste e para mim o essencial n é a comparação do nosso plantel com o do Porto e do Sporting. A questão é que para mim estar ao mesmo nível não chega. Arriscamo-nos a perder o campeonato por um ponto ou dois, tal como no ano passado, em que os valores dos planteis se assemelhavam muito. Para mim a questão é que este ano se está a comprar demais para posições que não são fulcrais. Acho que se está a dar tiros ao lado. Com um substituto do Simão e outro substituto do Manel Fernandes, bastaria para estarmos incomparavelmente mais fortes que os nossos adversários. Agora era preciso era visão, para ir buscar jogadores com maturidade para se imporem já. Com esta vaga de cachopos que o Benfica anda a comprar acho que vamos mais uma vez ficar adiados...

 
At 8/28/2007 9:57 da manhã, Blogger Pedro said...

"O ponta de lança tem que se saber posicionar"

Eu diria mais :

O ponta de lança tem que se saber posicionar DENTRO DA ÁREA e isso Cardozo tem feito. Acontece q a bola simplesmente não lhe é enviada com a frequência desejada. Mesmo assim das poucas vezes q tem a bola jogável Cardozo cria perigo. E muitas vezes, como a bola não chega à área ele tem q sair e vir provurar jogo cá fora.

Eu sou exigente para quem custou 9 milhões de euros mas não lhe posso pedir q ele marque qd não tem oportunidades para isso.

 
At 8/28/2007 11:19 da manhã, Blogger zorg said...

E mesmo quando tem saído da área o Cardozo tem conseguido algumas coisas positivas: esteve nos dois golos do Rui Costa contra o Copenhaga, num deles a receber, segurar e soltar a bola no momento certo e no outro a roubar a bola ao defesa dinamarquês e a endossar ao rui.

Agora não há avançado de área que resista, quando a equipa faz 2 cruzamentos para a área por jogo, ou quando ele recebe e segura a bola, à espera que o ala entre para lhe dar a bola e o ala fica a olhar para ele, parado no mesmo sítio e com ar de parvo. Esta última situação aconteceu 3 ou 4 vezes no jogo com o Guimarães, quando o ala era o Nuno Assis.

 
At 8/28/2007 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros

Vamos resumir o que penso das contratações do SLB.

DiMaria – excelente jogador – inequivocamente
Cardozo – bom jogador - mto caro…se o pé esquerdo vale 9M€…
Restantes – confesso que n me convencem, nem pelo que mostraram na Lusitânia (muito pouco), nem pelo histórico que trazem. Abro uma excepção para o Freddy Addu que jogou muito bem no Canadá mas que deve ter uma espécie de programa de acolhimento na Luz a exemplo do que faz o MANUTD…Neste caso pago para ver…mas o preço faz me desconfiar…

Quanto aos jogadores do clube regional referidos acho que podiam estar no SLB mas assunto encerrado.

PS: Edcarlos n engana ao vir do SPaulo…N veio de nenhum clube de uma obscura cidade argentina…

 
At 8/28/2007 1:56 da tarde, Blogger Paulo said...

Eu estive no estádio da luz no sábado e gostei da atitude da equipa, apesar do 0-0
O querer e a vontade de ganhar estão lá. Noentanto, falta muita confiança e disponibilidade física.
Continua-se a assobiar os jogadores no nosso próprio estádio! Impressionante! Inacreditável.
Já elegeram o novo "culpado" no plantel (Fábio Coentrão)?
Enfim...
Vamos acreditar que é possível!
FORÇA BENFICA!!!

PS: D'Arcy, fiz ESTE post no meu blog utilizando algumas coisas do teu blog, espero que não leves a mal...

Um abraço

 
At 8/28/2007 2:03 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Estás à vontade, Paulo.

 
At 8/28/2007 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Confirmou-se o falecimento do jogador Puerta, do Sevilha. Uma notíca trágica que, infelizmente, nós benfiquistas compreendemos como ninguém. Espero que em Portugal se faça um minuto de silêncio nos próximos jogos.

 
At 8/28/2007 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um Soldado para o exército encarnado? Conheçam melhor este jovem avançado aqui:

http://catennac1o.blogspot.com/2007/08/um-soldado-para-o-exrcito-encarnado.html

 
At 8/29/2007 11:05 da manhã, Blogger Artur Hermenegildo said...

Viva D'Arcy.

Esperava a tua participação na Tertúlia, mas como não aconteceu, venho eu aqui.

Estou de acordo contigo quando dizes que o nosso plantel e as nossas contratações não são piores que as dos pequenos rivais directos que temos. Mas os outros a mim não me interessam.

Pergunto-te directamemte:

- o que achas do Coentrão? O que vi até agora, incluindo os jogos da selecção de sub-20 (excepto com a Austrália), indicam-me um jogador sem grande categoria. Não ganha no um-contra-um, tem medo de rematar... O Carlitos também era o melhor jogador da Liga de Honra...

- Concordas ou não comigo em que o Cardozo tem qualidades, mas até agora se tem mostrado lento e fácil de marcar pelas defesas contrárias? E de cabeça não me parece ser muito bom, apesar da altura. De livre sim, funciona, mas se for só isso temo que seja pouco. Parace-me um bocado o Van Hojdonk.

- E o Luís Filipe? É ou não uma contratação errada?

Responde-me aqui ou na Tertúlia, como preferires.

Abraço

 
At 8/29/2007 11:37 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não coloquei isto na Tertúlia para dar a oportunidade a que outros também possam fazer as suas 'crónicas' dos jogos, e não ser sempre eu a fazê-lo.

O Coentrão parece-me um jogador que temos todo o interesse em aproveitar. Ainda está longe de ter o valor suficiente para ser titular do Benfica, mas o potencial está lá. É preciso 'educá-lo', ensiná-lo a não cair tantas vezes, e dar-lhe mais confiança (aquele lance no jogo contra o Guimarães é um exemplo da falta de confiança/maturidade que ele ainda tem). Mencionas o Carlitos e para mim o Carlitos é precisamente um exemplo de como o Benfica - e mais precisamente, os seus adeptos - conseguem, por falta de paciência, queimar jogadores que nos poderiam ser muito úteis. Hoje poderíamos ter nele um excelente extremo direito. Quer o Trapattoni, quer o Koeman reconheceram o talento dele, e tentaram lançá-lo, mas faltava-lhe precisamente maturidade para que as pernas não lhe tremessem quando jogava com a camisola do Benfica. E com os adeptos a assobiá-lo de cada vez que tocava na bola, isso não ajudava nada. Não é por acaso que sempre que ele ia jogar por empréstimo para outro clube, brilhava. Fê-lo no Setúbal, onde foi o melhor jogador na segunda volta do campeonato, e fê-lo depois na Suíça. Só espero que não façamos ao Coentrão o que foi feito ao Carlitos. Quem perde é, única e exclusivamente, o Benfica.

O Cardozo não me parece nas melhores condições físicas. Mesmo assim, e para o tipo de jogador que é, não me parece nada lento. E não tenho dados suficientes para dizer que ele não é bom de cabeça. Conforme tenho dito desde o início da época, o Benfica não tem jogado de forma a aproveitar as características dele, já que raramente explora os flancos para cruzamentos. Isso deverá começar a mudar com o Camacho. E não é por ele não ganhar muitas bolas de cabeça quando estas são chutadas em balão desde a defesa que se pode dizer que ele é mau de cabeça. Quem quer que já tenha jogado futebol sabe que essas bolas são quase sempre ganhas pelos defesas. Porque estão de frente para a bola, e basta-lhes cabecear a bola de qualquer maneira para a frente. O avançado tem mais dificuldade, porque não lhe basta saltar mais alto e ganhar a bola, tem de cabeceá-la para trás ou para os lados, de forma a tentar colocá-la num colega. Acho que precisamente desde o Van Hooijdonk que não tínhamos um ponta-de-lança de área, com estas características, e se o Cardozo for um novo Van Hooijdonk então de certeza que não teremos nenhuns motivos de queixa. Mas digo desde já que marcar livres como o Van Hooijdonk, há poucos. O Cardozo marca em força. O Van Hooijdonk era em força, era em jeito, e era em força e em jeito ao mesmo tempo se fosse preciso.

O Luís Filipe é uma contratação certa se for visto como aquilo que ele deve ser: um backup para o Nélson. Um jogador para o substituir caso haja algum azar, e para dar ao Nélson a sensação de que não pode adormecer. Um jogador não desaprende a jogar, e não é pela segunda metade da época que o Nélson fez com o Nandinho que eu me esqueço daquilo que eu o vi fazer antes. Não tenho problemas em afirmar que o Nélson é dos jogadores em que eu deposito mais esperanças. Em forma é um desequilibrador nato, e neste último jogo já o vi um bocadinho melhor. Espero que com o Camacho ele consiga voltar ao nível que espero dele.

Abraço

 
At 8/29/2007 12:47 da tarde, Blogger Artur Hermenegildo said...

Agradeço a resposta.

Coentrão - espero que tenhas razão quanto ao potencial; mas vejo que concordas parcialmente comigo quanto ao facto de ele, pelo menos neste momento, não ter capacidade para ser titular.

Cardozo - digo que ele não me parece muito bom de cabeça com base por exemplo nos falhanços em plena pequena área só com o GR pela frente, com o Copenhaga, nas cabeçadas sempre ao lado da baliza quando ganha a bola, e não nas bolas que ele não ganha porque não pode ganhar, como referes e bem. E no que vi da Copa América, onde não o vi fazer um único golo dr cabeça.

Luís Filipe - tens razão no que dizes, mas acho que era preciso mais. Acho que não se deu a importância devida a esta questão do lateral direito; poderíamos seguramente, com algum trabalho de prospecção, ter encontrato um "Leo" para esta posição. O LF pareceu-me já um "desenrasca", tipo "olha ainda não encontrámos ninguém que venha este que é melhor que nada". Mais valia ter ficado o João Pereira...

Tenho muita, muita esperança no Di Maria, pelo que vi no Mundial sub-20 (já o Adu acho que ainda é cedo para entrar na equipa principal, o futebol da MSL é muito diferente, a relva é sintética, etc - espero é que o acompanhem e não o queimem).

Nada sei dos uruguaios - espero que sejam bons, e não é o facto de um deles ter sido dispensado do PSG que o faz pior jogador (o Saviola também foi dispensado do Barcelona, e o Riquelme do Villareal).

 
At 8/29/2007 2:24 da tarde, Blogger zorg said...

Já eu não tenho dúvidas de que o Cardozo é um excelente jogador. Sò que é um ponta de lança de área. Não se pode esperar nem exigir do Cardozo que deixe 2 defesas para trás no arranque, ultrapasse outro em velocidade e à saída do GR faça um chapéu perfeito, porque essas não são as suas características. Não se pode exigir do Cardozo, tal como não se pode exigir do Von Nistelrooy, do Klose ou do Luca Toni. O que se pode exigir do Cardozo é que faça aquilo que tem feito: jogue bem de costas para a baliza, que se coloque bem na área para finalizar os cruzamentos e que tenha um remate fácil e colocado para marcar golos. O problema até agora não é o Cardozo - que até fez, por exemplo, os dois passes para o Rui Costa marcar os golos contra o Copenhag - mas sim a equipa que tem produzido muito pouco jogo ofensivo. Quantos cruzamentos bons houve no jogo contra o Guimarães, por exemplo? Eu contei 2... e um ponta de lança de área não vive sem jogo ofensivo.

Já as críticas ao Coentrão irritam-me solenemente! É um miúdo de 19 anos, cheio de talento é certo... mas ainda é só um miúdo de 19 anos! É normal e natural que cometa alguns erros, mas no jogo com o Guimarães, por exemplo, teve um rendimento 50 vezes superior ao do Nuno Assis, que estava a jogar na outra ala. E quando o Coentrão saiu e o Nuno Assis foi para o lado esquerdo, acabou a ala esquerda do Benfica! Se estivesse no Sporting, estou certo que agora os mesmos benfiquistas que o criticam, estariam a criticar o Benfica por não o ter contratado!

 
At 8/29/2007 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Zorg, sobre o Coentrão eu vou dando o desconto pela idade, mas tem de melhorar muito, porque a comparação com o Carlitos é justa, ele também era o motor do Estoril, de longe o melhor jogador da 2ª liga, quase ao nível do Quaresma nas selecções jovens, e connosco não se safou. O Coentrão tem que se deixar de fitas, é graças a elas e não só que os árbitros não marcam depois as faltas reais, como o penalty contra o Guimarães, e tem de encher urgentemente! Ele não aguenta uma carga de ombro de nenhum defesa, e ainda tem de ser mais objectivo, raramente ganha a linha ou cria perigo, ter boa técnica e ser esforçado não basta, tem de pôr isso ao serviço da equipa. Mas como disse, tem 19 anos, vamos ter paciência, acho que pode vir a ser um belo extremo esquerdo.

 
At 8/29/2007 3:07 da tarde, Blogger Artur Hermenegildo said...

Será que com a contratação do Edcarlos o Camacho está a pensar em adaptar o Miguel Vítor a defesa direito, como alternativa ao Nelson? Talvez não fosse má ideia, o miúdo é bom e não me parece que lhe falte velocidade. E para quem já teve o Amoreirinha...

 
At 8/29/2007 3:09 da tarde, Blogger Radagast said...

Já para não falar da nossa tão acarinhada tradição de dispensas. Entre João Pinto, Deco, Ednilson, Stanic ou Mostovoi não nos falta por onde escolher.

 
At 8/29/2007 3:50 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Epá, a embirração com o Nélson é que é uma coisa que me deixa doente. Desculpa Artur, mas achas sinceramente que adaptar um central a lateral direito é uma alternativa credível ao Nélson? O Nélson tem tudo para ser um lateral fora-de-série, melhor que o Miguel, por exemplo, porque o Miguel não tem nem nunca teve a técnica do Nélson, nem sabe centrar tão bem como ele. De um momento para o outro parece que a maior parte da gente se esqueceu de tudo o que de bom o Nélson já mostrou, e das assistências que deu que levaram o Benfica a melhorar-lhe o contrato e a meter-lhe uma cláusula de rescisão de 25 milhões.

 
At 8/29/2007 4:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

Concordo em absoluto com o teu último comentário sobre o Nelson! O problema do Nelson é psicológico (assim como era o do Anderson). O Fernando Santos foi um treinador que nunca soube transmitir calma aos seus jogadores e por isso os mais fracos picológicamente começaram a fazer exibições mediocres.

Não podemos ter memória curta! Lembrem-se dos primeiros meses do Nelson com o Koeman. Lembrem-se também do que se dizia do Anderson no ano do Koeman ("Anderson e Luisão, a melhor dupla de centrais do Benfica em muitos aos", "Esta dupla faz lembrar os bons velhos tempos de Mozer e Ricardo Gomes").

Como dizes e bem, os jogadores não deixaram de saber jogar futebol! Simplesmente tiveram momentos menos bons e, como psicologicamente não são fortes e o treinador a nível psicológico era uma nódoa, nunca mais recuperaram.
Depois do que vi contra o Guimarães, tenho a certeza que o Nelson vai regressar brevemente à grandes exibições que fazia quando chegou ao Benfica.

Quanto ao Coentrão, é um puto de 19 anos que está a viver um sonho. Teve a sorte (ele, o Adu, o Di Maria, o Miguel Vítor, O Romeu Ribeiro) de encontrar um treinador que aposta em miúdos e os ensina a arte do futebol (que não tem só que ver com fazer umas fintas engraçadas). Com Camacho estes miúdos têm tudo para render bastante. Quem não se lembra do Manuel Fernandes, do João Pereira e do próprio Tiago. Foi com Camacho que aprenderam grande parte do seu futebol.

Cumprimentos

 
At 8/29/2007 4:33 da tarde, Blogger Artur Hermenegildo said...

Atenção! Eu estava a pensar na adaptação do M Vítor à direita como possível alternativa ao Nelson, em caso de necessidade, e em vez do Luís Filipe. Não para titular, claro. E ainda há o Zoro, que pode fazer o lugar, mas sem que lhe peçam para atacar.

Eu não embirro com o Nelson, embirro com as exibições que ele fez no final da época passada. Mas também espero que ele volte às boas (se possível excelentes) exibições; e também acho que potencialmente é melhor que o Miguel.

 
At 8/29/2007 4:38 da tarde, Blogger Artur Hermenegildo said...

Americano

Viva! Afinal chego à conclusão de que tu e eu temos a mesma opinião sobre o Coentrão, ao contrário do que pareceu na Tertúlia. Subscrevo inteiramente o que dizes aqui sobre ele, e foi isso que eu sumariamente, como é meu hábito, resumi como "sem categoria".

Agora é claro que ele tem 19 anos e pode ser que melhore, e espero que sim; mas também pode muito bem ficar por aui, todos nos lembramos de várias "estrelas" do futebol jovem que não deram em nada.

 
At 8/29/2007 5:17 da tarde, Blogger zorg said...

Eu acho que o Benfica não precisa de adaptar ninguém à direita, porque tem uma excelente alternativa ao Nelson: o Luís Filipe. Acho que só precisa de tempo para se adaptar. Foi dos melhores laterais direitos do campeoanato nos últimos 3 anos e, tal como o Nelson, não deixou de saber jogar à bola quando entrou no estádio da Luz!

Acho que os Benfiquistas têm de aprender a ser mais tolerantes para com os seus jogadores. Exigimos deles o que não exigimos aos dos outros clubes e isso só nos prejudica.

 

Enviar um comentário

<< Home