domingo, julho 17, 2011

Desperdício

Empate no jogo com o Anderlecht e vitória final no torneio. O jogo fica marcado, a meu ver, pelo desperdício no ataque e pelas (já habituais nesta pré-época) facilidades concedidas na defesa.

O Anderlecht não foi um adversário fácil, e entrou no jogo com vontade de discutir o resultado, tentando exercer pressão sobre os nossos jogadores. Mas o Benfica, com o Saviola renascido, teve um bom início de jogo e começou a criar oportunidades para marcar, quase sempre com o Saviola nas jogadas. Foi mesmo ele quem inaugurou o marcador, rematando de ângulo apertado depois de ultrapassar o guarda-redes. O jogo parecia estar mais ou menos controlado, mas após vinte e cinco minutos o Miguel Vítor lesionou-se, e a nossa defesa, já de si fragilizada, acusou o golpe. Entrou o David Simão para a esquerda, passando o Fábio Faria para o centro, mas dois minutos depois já o Anderlecht empatava. Seguiu-se um período em que a nossa equipa abanou, mas perto do final voltou a construir novas oportunidades de golo, que o Jara em particular se encarregou de desperdiçar de forma incrível. Na última jogada o Anderlecht colocou-se em vantagem, numa iniciativa individual que voltou a aproveitar as facilidades concedidas do lado direito da nossa defesa.

A segunda parte trouxe as habituais alterações, e a qualidade do jogo ressentiu-se. Mas o Benfica continuou a ter mais iniciativa e a dispor das melhores oportunidades de golo, chegando naturalmente ao empate após decorridos dez minutos, com o Urreta na direita a rematar cruzado após receber um centro do David Simão. O resto do jogo nunca foi particularmente bem jogado, mas estive sempre com a sensação de que poderia haver um golo em qualquer uma das balizas. Na do Anderlecht pela quantidade de jogadas de ataque que o Benfica fazia; e na nossa pela quantidade de buracos que a nossa defesa teimava em abrir - particularmente na direita - quando os belgas resolviam atacar.

Foram demasiados golos falhados por nós: contei pelo menos cinco ocasiões em que colocámos um jogador na cara do guarda-redes - Saviola, Jara(2), Nolito e Bruno César - e apenas a ocasião do Saviola acabou em golo. E foram muitos os espaços concedidos na defesa, em particular na direita - para mim o André Almeida terá sido o nosso pior jogador esta noite, e custa-me acreditar que o Wass não saiba fazer melhor do que aquilo. Gostei do Saviola na primeira parte, e do Urreta na segunda.

No geral, gostei de ver aquilo que esta equipa consegue fazer no ataque, e também da capacidade para recuperar bolas na zona do meio campo. A defesa continua a ser o factor mais preocupante, mas conforme sabemos, falta muita gente. Neste momento só espero que a lesão do Miguel Vítor não seja grave, que o Garay esteja em Lisboa em breve, e que tenhamos um lateral esquerdo já esta semana. Faltam dez dias para a pré-eliminatória da Champions, e não me parece que a defesa actual nos ofereça garantias suficientes para esse jogo.

1 Comments:

At 7/18/2011 8:15 da tarde, Blogger GM said...

Sóbrio, como sempre.

 

Enviar um comentário

<< Home