quinta-feira, maio 05, 2011

Perdida

Lembro-me bem da primeira coisa que disse no final do jogo da primeira mão. Depois de ver a nossa ponta final desse jogo, estava a adivinhar o que se iria passar. A única coisa que me apetece escrever é que a nossa equipa devia ter vergonha. Deixou-se (e não uso o verbo 'deixou' inocentemente) afastar da nona final europeia da nossa história pelo Braga. Repito: pelo Braga. Não foi por nenhum colosso do futebol, foi pelo Braga: um satélite do Porto, com uma equipa constituída por sobras e rejeitados de outros clubes. E foi este grupo que nos eliminou.

Jogámos uma meia-final europeia como se fosse um outro jogo qualquer, sem nada de especial a ganhar. Salvo honrosas excepções, não vi em quase nenhum jogador alguma motivação extra, algum brio, alguma vontade de chegar mais além. Nem parecia que tínhamos uma final a noventa minutos de distância. Sabia-se que o Braga não dá mais que aquilo. É o retrocesso até ao tempo infame do pior catenaccio, é conter até mais não, e ver se conseguem marcar um golo fortuito. Conseguiram-no, com o Jardel a assistir em lugar de honra, porque não vale a pena esforçarmo-nos para saltar a uma bola, e mais vale ficar a ver um tipo com menos vinte centímetros de altura a cabeceá-la para a baliza (o Sídnei é muito mau, continuem a achar que estamos melhor sem ele). E a partir daí, após apenas dezanove minutos decorridos, ficou praticamente tudo resolvido. Depois de se verem em desvantagem, foi só deixar correr o marfim. E não estou a falar propriamente do Braga. Quem deixou correr muito do marfim foi o Benfica, talvez à espera que um golo redentor caísse do céu. Qualquer bola que não vá directamente para os pés, e vá um pouco mais desviada, nem vale a pena correr mais um pouco para tentar lá chegar: desistem logo do lance. Pressão sobre o adversário, quase inexistente. Jogadas que se possam chamar de futebol, nenhumas. Oportunidades reais de golo nos noventa minutos, praticamente apenas um remate do Saviola ao poste - e que mesmo assim, foi numa jogada em que o mais fácil seria marcar. A sensação com que fico é que esta equipa, quando entrou em campo, dentro da cabeça já ia derrotada.

Faltam disputar dois jogos, mas a época acabou. E foi uma época que só pode ser classificada de péssima - para mim sê-lo-ia sempre a partir do momento em que não revalidámos o título de campeões. A equipa chegou a esta fase completamente destroçada, sem fio de jogo e sem crença em si própria.
Chega a dar dó ver, por exemplo, um jogador com a classe do Saviola a jogar da forma como está a jogar. Incompreensível, quando esta mesma equipa, durante esta época, chegou a ser brilhante e a mostrar futebol que, na minha opinião, foi ainda melhor do que aquele que jogámos a época passada. Eu não acredito - recuso-me a acreditar - que os nossos jogadores joguem mal porque querem. Mas têm a obrigação de pelo menos lutar contra o destino, em vez de nos deixarem a imagem de que estão conformados com o insucesso. Podemos cair, mas pelo menos devemos cair a espernear, cuspindo sangue na cara do adversário e lutando até à última gota de suor. O que não podemos é conformar-nos, sentar-nos a um canto, e amuar porque alguém nos bateu.

E assim, no espaço de semanas, se deitou fora o acesso a duas finais, quando tínhamos tudo na mão para lá chegar. Esta foi uma época completamente perdida, em que não conseguimos construir algo assente no sucesso da época passada. Entramos agora no período áureo para os necrófagos, que quererão aproveitar para se saciar, colocando tudo e todos em causa. Que façam bom proveito, que a mim falta-me o apetite. A minha vontade neste momento era ir já amanhã renovar o cativo para a próxima época. Nunca mais é Agosto...

20 Comments:

At 5/05/2011 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro.

Failure too is a form of death.
Graham Greene

 
At 5/05/2011 11:22 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Até tens sorte, eu vou ter que aturar os andrades amanhã.

O Jardel é daquelas coisas que não percebo. Para além das deficiências de marcação possui dois tamancos nos lugares dos pés e não sabe sair a jogar nem fazer um passe em condições. Tal como não percebo Kardec e Menezes no fim do jogo...

 
At 5/05/2011 11:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu disse aqui em Agosto que isto iria acontecer.

Que o planeamento e vendas de jogadores inquinaram irremediavelmente a época.

É a época com os resultados mais vergonhosos desde sempre e não existe actualmente no plantel jogadores com qualidade para ir muito além do que se fez

 
At 5/06/2011 12:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como já tive oportunidade de aqui referir:

- não é a comprar centrais à pressa ao Olhanense, que se conquista alguma coisa.

 
At 5/06/2011 5:04 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Vergonha é pouco. Qd 1 conjunto de supostos profissionais q aufere bastante + q a esmagadora maioria da população ñ se dá ao trabalho de defender e dignificar o clube q representa e tão pouco em jogar futebol.
Pelo q se viu em campo parece q o treinador e certos jogadores estavam + interessados em ñ chegar á final.
Enfiar a cabeça na areia? Está tudo á vista meus caros.

 
At 5/06/2011 11:18 da manhã, Blogger El Angel Exterminador said...

Se me e perimitido emitir uma opiniao enquanto "observador externo", baseado no que vi do jogo (segunda parte), neste jogo em particular nao estou de acordo em que o Braga tenha jogado em contencao. O Braga esteve largo tempo no meio-campo do Benfica, e criou um volume bastante razoavel de jogadas de perigo, so no final do jogo e que adoptaram a "tactica do encona" para tentar ganhar tempo, coisa que praticamente todas as equipas fazem em situacoes semelhantes, grandes ou pequenas. A mim o que me pareceu e que falta confianca e folego aos jogadores, pelas incidencias da epoca, particularmente as mais recentes.

 
At 5/06/2011 12:04 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Angel, da foram como vi o jogo, o Braga pouco ou nada atacou durante a maior parte do jogo. Na primeira parte marcaram no primeiro canto que tiveram, e pouco mais fizeram até ao intervalo. Na segunda parte, tiveram um período mais forte quando o jogo já caminhava para o final, altura em que o Benfica já fazia as coisas de forma cada vez mais desorganizada, e em que obrigaram o Roberto a duas ou três defesas mais difíceis. E acho que só não continuaram nisso - provavelmente até marcariam mais um golo - porque resolveram entrar na fase que descreves, da 'táctica do encona', até final.

A equipa está claramente com uma falta de confiança enorme - a diferença para a melhor fase da época é abismal - e fisicamente muito desgastada. A lesão do Salvio só veio ajudar, e marcou praticamente o fim da época do Benfica. Não foi por acaso que o Benfica teve a sua melhor fase da época quando o Salvio entrou para o onze titular (a partir de Dezembro).

E há ainda a questão do Jardel. Pode ser muito bom rapaz, e muitos benfiquistas podem nem gostar do Sídnei. Mas foi com a dupla Luisão/Sídnei que o Benfica ganhou aqueles jogos todos seguidos. Com o Jardel no onze, o que eu vejo é sofrermos golos em todos os jogos. Não se passa do Olhanense para a titularidade no Benfica num abrir e fechar de olhos.

 
At 5/06/2011 1:27 da tarde, Blogger El Angel Exterminador said...

O que para mim e obvio e que apos a saida do David Luiz, que, mesmo nao estando a fazer uma epoca ao nivel da anterior, fazia uma dupla de respeito com o Luisao, o trabalho de reconstrucao da equipa (apos as saidas de Di Maria e Ramirez) que Jorge Jesus estava a efectuar com sucesso ate inesperado ficou comprometido com a perda de solidez defensiva, reflectida em 17 jogos consecutivos a sofrer golos. Nao acompanhei com tanta atencao a performance do Salvio, mas estimo que as mudancas na defesa tenham tido maior importancia. Tambem nao conheco bem o Jardel, mas nao me parece que o Sidnei tenha ainda nivel suficiente para substituir o David Luiz. Para a proxima epoca o Benfica tera de contratar um central com provas dadas, e tambem um substituto para o Salvio, aproveitando o dinheiro da mais que provavel venda do Coentrao. E se quiserem despedir o JJ, nao me importava de acolhe-lo no Sporting. :)

 
At 5/06/2011 4:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Que o JJ ia direitinho para o outro lado da 2ªCircular caso o despedíssemos não tenho dúvidas nenhumas :) Mas nem me passa pela cabeça que façamos a asneira de o mandar embora.

A saída do David Luiz, embora importante, não teve tanto impacto assim. A maior parte das 18 ou 19 vitórias consecutivas foram conseguidas já depois dele ter saído. O Sídnei não é claramente um David Luiz ainda, mas tem imenso potencial, apenas 21 anos, e é um jogador de muito mais futuro que o Jardel. O problema do Sídnei é que ele precisa de jogar regularmente para atingir um bom nível. Se passa o tempo fora da equipa e depois o chamam para fazer um jogo de vez em quando, ele normalmente acaba sempre por fazer umas asneiras ao longo do jogo.

 
At 5/06/2011 8:13 da tarde, Anonymous SLB4EVER said...

D'Arcy o JJ continuar!? Mas existe algum motivo racional para o manter? Se achas q sim explica-te sff.
O q tenho a dizer é q JUDAS ñ fez milagres.

 
At 5/06/2011 9:21 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não imagino ninguém melhor para o lugar, e a cultura de imediatismo raramente dá resultado - foi com essa cultura que passámos dez épocas sem ganhar. Não me apetece estar a deitar tudo fora e a começar do zero outra vez.

Não sei porque é que o JJ há-de ser julgado por aquilo que fez de pior, e não por aquilo que fez de melhor. Quem é que me garante que a próxima época terá que ser obrigatoriamente igual a esta, e não igual à primeira? E se é verdade que perdemos quase tudo esta época, também não deixa de ser verdade que antes do JJ perdíamos também quase tudo, mas de forma ainda mais clara. Nem no segundo lugar ficávamos, e normalmente íamos fora das competições bem mais cedo.

Desde 1994 que eu não via um treinador meter o Benfica a jogar futebol como já jogou a maioria das vezes sob o comando do JJ. Estarmos a reduzir tudo aquilo que ele fez apenas ao último mês é, para mim, uma asneira - o Benfica do JJ não é isto. E não tenho muitas dúvidas de que muita gente estará a esfregar as mãos de satisfação se o fizermos.

 
At 5/07/2011 12:07 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Se na análise dos jogos é raro discordar do q escreves nisto ñ podia discordar mais.
De momento o q há perder? Já tudo o q realmente interessava foi perdido e da forma q foi.
Penso q é difícil discordar q de há 1 ano para cá a qualidade de jogo e espirito de equipa tem vindo a decair até chegar a esta patética situação.
Queres comparar épocas em q o clube estava de rastos com o presente? Ñ vamos ser exigentes para com o treinador q tem á sua disposição o plantel + caro de sempre?
Desculpa mas fazer meia dúzia de jogos bons contra equipas de meio de tabela do campeonato portugues ñ deveria ser considerado serviços mínimos para o SLB atual tendo em conta as infra-estruturas, orçamento e plantel.
Avalio o desempenho dos jogadores e treinadores continuamente e peso o bom e o mau e de momento o saldo já é bem negativo.
O q julgo mesmo é a falta de interesse e negligencia q se viu neste jogo o q por sí só já seria suficiente para medidas drásticas.
JJ, Peixoto, Martins, Saviola, Jardel RUA
Reduzir ao último mês? E a champions tás a esquecer o embaraço q foi? Pois se jogássem na segunda divisão era certo q eram os maiores.
Podes crer q estas pseudo vedetas podem esquecer qq apoio ou centimo meu. Isto ñ é o SLB e é o SLB q suporto.

 
At 5/07/2011 12:15 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Espero que te lembres bem do que escreveste se vires o JJ a celebrar um campeonato noutro clube. É que, regra geral, nessa altura o mais comum é as pessoas que escrevem coisas como o teu comentário virem pedir satisfações a quem despediu o treinador em questão.

 
At 5/07/2011 12:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

é verdade que o JJ ganhou o campeonato passado.

Mas também é verdade:

- que nenhum treinador nos humilhou tanto como o JJ no decorrer desta época.

- que o JJ demonstrou esta época que tem mais defeitos que virtudes. Naturalmente que pode melhorar se interiorizar os erros que cometeu

- que o ano passado foi eliminado da UEFA numa eliminatória perfeitamente acessivel e que este ano a coisa se repetiu

- que na Taça de Portugal do ano passado foi eliminado na 1ª eliminatória em casa e que este ano foi eliminado também em casa depois de uma vantagem de 2 golos.

- que uma virtude que lhe atribuiam era de ser um "valorizador" de atletas. Qual o atleta que se valorizou desde Agosto ?

- que era excelente a analisar o jogo e o adversário. Quantas banhadas tácticas ele levou e quantos jogos começou a perder e conseguiu dar a volta ?

- e outras coisas mais...

 
At 5/07/2011 2:45 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Tens memória algo curta. É que basta-me andar uns anitos para trás, em particular para a segunda metade da década de 90, para me lembrar de bem mais humilhações.

O ano passado fomos eliminados nos quartos-de-final da UEFA pelo Liverpool. Após uma opção consciente de resguardar titulares para o grande objectivo que estava estabelecido desde o início, que era ganhar a Liga. Se consideras uma eliminatória com o Liverpool é 'perfeitamente acessível', isso já são critérios de cada um.

O ano passado fomos eliminados na 4ª eliminatória da Taça, não na primeira. Não deixa de ser mau, mas se queres criticar, ao menos utiliza os factos correctos, porque senão soa tudo a muito má vontade.

Quem eram ou o que valiam Di María, David Luiz ou Coentrão antes do JJ lhes pegar? Porventura alguém pagaria 25 ou 30 milhões por algum deles? O Di María era suplente, o David Luiz jogava a lateral esquerdo, e o Coentrão andava emprestado. Não é fácil valorizar assim jogadores, e parece-me exagerado estar-se a exigir a um treinador que todos os anos consiga meter um jogador a valer mais de vinte milhões. O jogador que este ano mais se terá valorizado, infelizmente, foi o Salvio, que não é nosso. O Coentrão também se valorizou (ainda mais) este ano.

Esta época foi muito má, disso não há dúvidas. Mas foi ainda pior porque é analisada à luz do que se fez a época passada. A época passada é que foi a excepção. Porque vistas as coisas, se calhar esta má época acaba por ser ainda assim melhor do que qualquer uma das quatro épocas anteriores. Houve erros cometidos que levaram a que a época fosse má, mas os erros não são exclusivos do JJ, são de todos. É preciso corrigi-los, e é preciso que o próprio JJ saiba reconhecer os erros que lhe podemos apontar como sendo de exclusiva responsabilidade sua - e a consequência disso será aceitar a perda de influência dentro da estrutura do futebol do Benfica.

Continuo a dizer que não me parece boa política dispensar um treinador que já mostrou ser competente, independentemente dos erros que cometeu esta época, e começar tudo outra vez do zero. Na minha opinião houve um erro do Benfica esta época, que foi dar demasiado peso ao JJ na estrutura do futebol. A época passada ele chegou cá e trabalhou com aquilo que lhe foi dado. Dava opiniões mas não decidia tudo. Esta época pareceu-me que lhe foi dada quase carta branca para que fosse ele a construir o plantel. A ideia na estrutura deve ter sido que ele sabia o que estava a fazer e não podia falhar. Enganaram-se: ele é humano como qualquer outro, e também falha.

A próxima época vai ser, estou em crer pelo que me vou apercebendo, um regresso ao esquema da época passada. A estrutura do futebol constrói o plantel. Pode pedir opinião ao treinador, mas já não é o mesmo que ir comprar este ou aquele jogador apenas porque o JJ disse que o queria. O papel do JJ é treinar a equipa que lhe colocam nas mãos. Por isso é que já temos vários jogadores contratados para a próxima época, para posições que sabemos estar necessitados.

Eu percebo a mentalidade de adepto de futebol, porque também sou um. Percebo que se sinta uma necessidade de ver rolar cabeças quando nos sentimos frustrados por ver as coisas correrem mal. Mas honestamente, e sem querer estar a armar-me em mais benfiquista do que qualquer outro, acho que já tenho anos suficientes de Benfica para ficar com a sensação que esse tipo de mudanças radicais feitas a quente raramente dão bons resultados. Percebo que haja quem, quando empatamos um jogo, queira correr com todos, desde os jogadores até ao presidente. Eu não vou alinhar com esse tipo de posições, porque isso simplesmente não combina com a minha forma de ver e viver o Benfica.

 
At 5/07/2011 3:19 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

LOL por favor...
Campeão!?
Tudo bem se for para o porko onde qq treinador tem uma grande probabilidade de ser tal é o condicionamento da treta do campeonato é possível, de resto em qq país civilizado não vejo isso acontecer. Aliás com tantos abracinhos é bem possível q isso venha a acontecer.
Olha q eu não fui desses q assobiava e fez tudo para ver partir um treinador de grande qualidade q foi campeão.(Trap)
Podia arrepender-me de comentários aqui escritos á meses se o JJ tivesse demonstrado q afinal eu estava completamente enganado nas críticas q fiz, acredita q desejava q isto acontecesse, mas o q aconteceu foi o pior dos cenários. Acreditas q neste momento o plantel ainda tem confiança e consequentemente respeito pelo treinador e suas capacidades?
Gostava já agora de saber a tua opinião sobre a escolha de hotel por parte do nosso presidente para esta deslocação a Braga.

 
At 5/07/2011 11:47 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sinceramente, mas isso é assunto que tenha alguma importância ou interesse? Isso da escolha de hotel é uma parvoíce daquelas atiradas ao ar pela escumalha do Record. Não percebo onde está o problema com o hotel. Será que foi por isso que o Benfica perdeu? Será que o staff do hotel andou a envenenar a comida ou a água, e não deixou os jogadores descansar convenientemente? O hotel é um Melia, faz parte de uma cadeia internacional, quero lá saber quem é o dono. De certeza que se foram para lá, é porque era o mais conveniente.

O Porto, desde que o PC é presidente, quando vem a Lisboa fica sempre no hotel do Fernando Martins. Já o fazia na altura em que o Fernando Martins ainda era presidente do Benfica. Por algum motivo, nunca vi o Record preocupar-se com isso ou fazer disso notícia de primeira página.

Isto já parecem aqueles fanáticos que vêem conspiraçõs por todo o lado. Qualquer dia vai ser a escolha do caminho por onde vai o Vermelhão que vai ser posta em causa.

 
At 5/07/2011 5:29 da tarde, Blogger joão carlos said...

Tenho a mesma opinião que tu sobre o Sidnei é melhor que o Jardel agora em abona da verdade foi o Sidnei que perdeu o lugar com aquelas péssimas exibições contra os franceses e no jogo que deu o título e que desde então ainda não recuperou delas, mas curiosamente o nosso treinador teve uma atitude bem diferente da que teve com o Roberto que sempre protegeu desta vez ao contrario tirou-o assim que pode.

Eu nunca fui um admirador deste treinador nem adepto da sua vinda por duas razões que disse na altura muita sobranceria e por demonstrar pouco respeito pelo nosso clube sempre que contra nós jogou desde o primeiro embate ainda pelo Amora alem de na minha opinião se colar muito a um nosso rival, curiosamente parece que agora acordaram todos e que descobriram os defeitos dele agora, alias o primeiro foi demonstrado ainda na época passada principalmente no jogo contra o nacional mas ai toda a gente veio apoiar e que era o maior. Como não admirador reconheço que foi o principal responsável do êxito do ano passado e também o grande responsável da péssima época deste, não o exclusivo mas o principal, mas temos de manter a cabeça fria e não tomar decisões a quente e tenho muitas duvidas que a sua saída neste momento seja o melhor para o clube por não é só mandar embora é quem vem depois e sinceramente treinadores no campeonato nacional melhores não existe iguais talvez mas melhores não existem e estrangeiros com pouco curriculum já demos para esse peditório só um grande treinador estrangeiro mas neste momento não acredito que se tenha capacidade para não falar em vontade para pagar um salário supermilionário por um treinador desses e mais temos que pensar que a sair este treinador levamos ou com o professor puxa saco ou com o scolari e esses não muito obrigado prefiro este.

“Na minha opinião houve um erro do Benfica esta época, que foi dar demasiado peso ao JJ na estrutura do futebol” certo mas não é o único problemas deste nem treinador existe outro de grande importância fisicamente a equipa de há um mês a esta parte anda de rastos e não é um problema exclusivo desta época já o ano passado a equipa andava nas ultimas mas conseguiu mascarar esse facto porque psicologicamente andava com a moral em alta este ano para agravar o problema físico a moral também andou pelas ruas da amargura

SLB4EVER “JJ, Peixoto, Martins, Saviola, Jardel RUA”já agora porque não o Luisão o Maxi o Javi Garcia e ficar com o Meneses e o Luís Filipe, temos que distinguir entre quem fez uma época má ou mais e quem anda a atravessar um período mau por diversas razoes das quais as maiores nem são culpa dos jogadores e temos que sobretudo olhar para o passado e ver o erros que cometemos nas mesmas situações (Artur Jorge, meio da época com o Koeman etc.) e não voltar a comete-los mais olhar para os outros e ver o que bem fizeram em situações idênticas o pior que se pode fazer agora é uma razia na equipa este ano mais uma vez não se deve fazer mais que cinco ou seis alterações no plantel temos é que as fazer bem e nos lugares certos.


E este espírito que os jogadores e treinadores dos outros clubes é que são bons e os nossos não valem nada já chateia, mina o clube e é o nosso pior adversário isto quando falamos de jogadores e treinadores que quando não estavam no nosso clubes eram uma maravilha imediatamente que entram passam a ser os piores esta atitude sempre me irritou e ou acabamos com ela ou ela acaba connosco.

 
At 5/07/2011 9:22 da tarde, Anonymous SLB4EVER said...

Iá João Carlos deixa-mos sair a custo zero o Luisão o Maxi, o Coentrão o Aimar e o Javi, nas laterais sem dúvida q ficamos bem servidos com peixoto e Lfilipe, já agora vai-se buscar o Polga para parceria com o Jardel e o Maniche para o meio campo, com o JJ ao leme existem condições para ganhar qq coisa pela segunda divisão...
Estabilidade ñ é manter jogadores q passam ao lado de uma época e em jogos importantes ñ mostram atitute em campo. Compara as exibições, decisões e garra do Martins nos jogos pela seleção com os efetuados pelo SLB. O Saviola alguém o viu em campo esta temporada? Queres comparar com o envolvimento e paixão do Aimar pelo Jogo?
Mas com a crise q está vamos andar a engordar pseudo vedetas e vigaristas?
Acordem...

 
At 5/08/2011 12:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

concordo contigo acerca dos comentários do JJ.

Mas até agora ele demonstrou muito mais defeitos que virtudes. Tenho a convicção que estas dorrecodas constantes lhe vão dar "critério" para tranblahr de outra forma e arrancar a próxima época com outra a bordagem e outro planeamento.

Mas,

- este ano não conseguiu valorizar ninguém, o que, segundo a "especialidade" é um dos seus pontos fortes.

- Não tenho memória curta e não me senti nunca tão humilhado como este ano

- o ano passado fomos eliminados da Taça de Portugal, em casa, na primeira eliminatória que participámos.

- este é a equipa mais cara de sempre (segundo as palavras do Presidente) e o treinador conseguiu não conseguiu extrair nada nem para esta época nem para as próximas.

- A eliminatória da UEFA do ano transacto era de facto acessível. O Liverpool estava a jogar como o Benfica está hoje.

- é verdade que a responsabilidade desta época não cabe exclusivamente ao JJ. Vender os melhores jogadores e competir com os piores, concerteza não é para desportivamente alcançar grandes vitórias.

- e é neste ponto que a estrutura do Futebol profissional terá que agir.

 

Enviar um comentário

<< Home