domingo, abril 24, 2011

Terceira

Vitória natural e esperada na final da Taça da Liga, frente a um Paços de Ferreira que valorizou essa vitória porque nunca desistiu, e num jogo com duas partes muito diferentes. O mais importante foi mesmo a conquista da terceira Taça da Liga consecutiva que, espero, possa devolver à nossa equipa alguma da confiança que parece andar algo arredada dos nossos jogadores.

O Benfica apresentou um onze onde apenas a titularidade do Moreira terá sido algo inesperada. De resto, e face aos impedimentos, poderia haver alguma dúvida sobre se o Peixoto jogaria de início ou não. Como não jogou, foi o Jara quem ocupou o lado esquerdo, cabendo ao Carlos Martins jogar na direita do meio campo. Desde o apito inicial que o Benfica quis justificar o seu natural favoritismo, e tomou conta do jogo. Com o Aimar a jogar um pouco mais recuado do que o habitual, aparecendo mais próximo do Javi, e com o Saviola a recuar também, o Benfica ocupava eficazmente os espaços e submetia os jogadores do Paços a uma forte pressão quando tinham a bola, remetendo o adversário ao seu próprio meio campo. Aproveitando o pendor ofensivo dos laterais do Paços, o Benfica conseguia explorar bem as faixas laterais, sendo só de lamentar o mau aproveitamento que depois tinha das várias ocasiões em que conseguia libertar alguém nas laterais e ganhar a linha - sendo de destacar nesse aspecto o Carlos Martins, que só nos primeiros minutos deve ter tido uma meia dúzia de ocasiões para centrar a bola à vontade, e -lo quase invariavelmente mal. O golo acabou por surgir pois com naturalidade, e relativamente cedo - pouco após o primeiro quarto de hora - depois de uma insistência do Fábio Coentrão na esquerda, concluída com um centro para a entrada da pequena área, onde surgiu o Jara à vontade a finalizar de cabeça. Com vantagem no marcador, o Benfica continuou a dominar o jogo com alguma facilidade, e parecia que esta final decorreria conforme o esperado.

Mas um pouco antes da meia hora parecemos abrandar um pouco, e o Paços conseguiu finalmente acercar-se da nossa área. E já deveríamos estar fartos de saber que sempre que facilitamos um pouco, ficamos ao alcance de qualquer imprevisto, como por exemplo da arte do Proença, que à meia hora de jogo, e para aí na segunda vez que até aí um jogador do Paços conseguiu entrar na nossa área com a bola controlada, decidiu, com um rigor enorme, assinalar penálti do Maxi - a propósito de penáltis, não sei se muitos terão reparado, mas para aí aos dez minutos de jogo um defesa do Paços, já com a bola longe, empurrou e derrubou ostensivamente o Saviola dentro da área, o que seria um penálti claro porque a bola ainda estava em jogo, mas como é óbvio e normal nenhum membro da equipa de arbitragem viu o lance. Felizmente para nós, o Moreira defendeu o penálti, e este lance pareceu despertar novamente a nossa equipa, que voltou a dominar o jogo, e acabou por chegar ao segundo golo a três minutos do intervalo. Depois de um livre do Carlos Martins, o Luisão tocou para o centro da área, onde surgiu o Javi com tempo para tudo, incluindo para falhar o primeiro remate e depois marcar à segunda, apesar dos esforços do Cardozo para estragar o lance. E mesmo sobre o intervalo, Proença ao seu melhor estilo, esquecendo-se do rigor com que tinha assinalado o penálti contra nós minutos antes, e fechando os olhos a um penálti claro sobre o Saviola, que foi ceifado por um defesa do Paços.

Com dois golos de vantagem e uma superioridade clara demonstrada durante a primeira parte, poucos esperariam algum sobressalto na conquista da terceira Taça da Liga. Mas esta equipa do Benfica, actualmente, está longe daquela equipa que, ainda há poucos meses atrás, nos encantou e estabeleceu um novo recorde de vitórias consecutivas. E está longe sobretudo, parece-me, no aspecto mental. É que fica-se com a sensação que à menor contrariedade a equipa treme e começa a duvidar de si própria. O que, por outro lado, deve dar bastante confiança a quem nos defronta. A contrariedade neste jogo foi um autogolo do Luisão, num lance perfeitamente controlado e sem qualquer perigo para a nossa baliza. A partir daí o jogo foi outro. O Paços passou a ter muito mais posse de bola e a jogar no nosso meio campo, enquanto que nós fomos quase inofensivos no ataque. É verdade que nunca fomos propriamente sufocados, mas quem quer que visse o jogo apostaria mais facilmente no golo do empate do que no golo da tranquilidade para o Benfica. Ao fim de uma hora de jogo veio mais uma vez (já lhes perdi a conta - eu não estou a brincar sempre que escrevo isto) a rábula das dificuldades físicas do Carlos Martins, forçando a entrada do Peixoto e a passagem do Jara para a direita. Parece-me estranho que, sendo o Jara dextro, pareça complicar muito mais o seu jogo quando passa para o lado direito. E quando faltavam pouco mais de vinte minutos para o final, o Benfica pareceu admitir claramente que a prioridade era conservar a vantagem mínima, fazendo entrar o Aírton para o lugar do Saviola: a substituição deu resultado, pois se o Benfica continuava a não insistir muito no ataque - ainda esboçou alguns contra-ataques que deveriam ter tido melhor finalização - a verdade é que o Paços também não voltou a conseguir pressionar tanto como vinha fazendo até então, e foi com alguma tranquilidade que se escoaram os minutos até ao apito final.

O melhor do Benfica foi o Moreira. Não foi propriamente massacrado durante todo o jogo, mas defendeu um penálti e correspondeu sempre de forma muito segura quando foi chamado, fazendo ainda uma defesa espectacular a um remate do Manuel José. Não merecia ter sido traído pelo Luisão. Bom jogo também o Fábio Coentrão, para não fugir à regra. Confiança e força de vontade nunca lhe faltam, e luta por cada bola até ao limite. Quanto ao pior, claramente o Cardozo. Aliás, a exemplo do que tem acontecido quase sempre nos últimos jogos do Benfica. Praticamente não ganha um lance a um adversário, não consegue segurar uma bola, não consegue fazer um passe em condições, anda a finalizar mal - normalmente quando tudo o resto falhava, nisto pelo menos ele acertava - e até atrapalha os colegas. E o que é pior, anda por ali tristonho, parecendo que conformado com uma qualquer má sorte que lhe pesa nas costas, em vez de lutar. Já disse várias vezes que gosto muito do Cardozo
mas sinceramente, nos últimos tempos, quando ele joga tem sido quase como jogar com um jogador a menos.

Salvio e Gaitán fazem mesmo muita falta, mas temos é que contar com quem temos. E é com estes que teremos que ser fortes e já na próxima quinta-feira começar a conquistar um lugar em Dublin. Esperemos que a conquista desta taça tenha servido para motivar e dar confiança à nossa equipa para esse jogo tão importante. E se precisarem ainda de uma pequena motivação extra, é lembrarem-se que o árbitro não será português.

10 Comments:

At 4/24/2011 2:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o cardozo segurou várias bolas, fez vários passes bem conseguidos para jara e saviola, e fartou-se de correr a pressionar defesas e guarda redes.

hoje o saviola derivou para a direita e o aimar ficou mais recuado, e o cardozo ficou muito mais isolado.

sacrificou-se e deu tudo. sairam-lhe mal os lances que teve para rematar - 3. e rebentou fisicamente um bocado antes do fim. mas eu achei que deu tudo.

 
At 4/24/2011 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só te faltou referir mais um lance para expulsão do Luisão. Este jogador parece que tem imunidade. É impressionante

 
At 4/24/2011 7:17 da tarde, Blogger GM said...

É natural que perante o golo sofrido tenha passado a imagem de 'falta de segurança'. Acima de tudo, trata-se de cansaço físico agravado. Isso explica-se pelo facto de termos feito aquele esforço acrescido (aquando da série de 18 vitórias consecutivas) sem termos reservas (de banco) suficientes para podermos distribuir o desgaste de maneira mais uniformw. Plantel curtinho, portanto.
Face aos últimos desaires, aì sim, surge o factor 'falta de confiança' que é manifesto quando verificamos o défice de qualidade de passe da Equipa.
'Sálvio' e 'Aimar'? Claro, lacunas no plantel, mais uma vez vem à baila.
O proencinha é o proencinha e, como está instruidíssimo, aproveita muito bem as nossas incapacidades.
Mesmo que vençamos a Liga Europa (seria uma grande conquista, é bom deixar claro), isso não apagará uma série de erros que começaram a ser cometidos ainda o 32º não havia sido conquistado. Fomos arrogantes, superficialista e de um optimismo acéfalo que não se aceita. Muito mais haveria para dizer, mas isso fica para outros ambientes.

E PLURIBUS UNUM

P.S. Já comprei bilhete para Dublin, fará muito menos sentido se não jogarmos a final contra aquela escumalha. Quero-os lá para os abatermos.

 
At 4/24/2011 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que esforço, que martírio, que falta de consistência para conquistar as "migalhas" da época.

Este Benfica não é o que aprendi a gostar.
Isto não pode existir. Depois de gastar Vários(muitos) milhões de Euros é esta a equipa que temos para apresentar ?

Chegámos ao final daépoca, em jogos decisivos e estamos a jogar com um central compredo à pressa ao Olhanense, sem qualquer extremo de raíz, com César Peixoto e Carlos Martins a tapar buracos.

Depois, observamos o Saviola, o Aimar, o Cardozo a acabarem físicamente, a sairem do campo de gatas.

Isto é ema equipa que consome milhões ?
Isto é uma estrutura profissional que tem a obrigação de desenvolver e planear uma equipa de futebol profissional de top ?

Ou se altera muito da actual estrutura e se contrata jogadores a sério, ou continuamos sem ganhar nada na próxima época.

 
At 4/25/2011 2:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois é. Ganhamos a Taça da Liga. Essa mesmo que o nosso Presidente ameaçou boicotar no início da época.

MAs todos nós, incluindo o nosso Presidente vimos que aquela equipa não dá para ganhar nada a sério. e Isto depois de gastarmos muitos milhões de Euros.
Que vergonha Sr Presidente.

E não, não é "memória curta" como recentemente aludio, Sr. Presidente.
Não ter memório curta é recordar que no seu mandato, as conquistas de títulos são ridículas.

Não ter memória curta é referir que esta época a equipa e estrutura que o Sr. contruiu, já perdeu mais do que o que ganhou, ridicularizando-nos e envergonhado-nos.

Mas antes

 
At 4/25/2011 8:22 da tarde, Blogger joão carlos said...

Mais uma analise com a qualidades que nos tens habituado.

Se fisicamente a equipa não anda muito fresca qualquer percalço não só baixa os índices de confiança como arrasa fisicamente com a equipa que a partir dai fica de rastos.


Anonymous 4/24/2011 8:05 PM não percebo ter ido comprar um central á pressa só por si não é nada de mal, não nos podemos esquecer que o David Luiz foi comprado ainda mais á pressa para substituir o Ricardo Rocha e foi só provavelmente a maior contratação dos últimos trinta anos em termos de retorno financeiro e em termos desportivos foi muito boa, por isso ou apontas alguma coisa de concreto á qualidade da contratação ou isso não é nada.
Quanto á faixa esquerda estamos de acordo não existe extremo alternativo a Gaitan desde o início da época, do lado direito a tua critica não faz sentido Salvio esta lesionado o Ruben também e se existe critica que apontamos á preparação desta época é nunca termos substituído devidamente a saída do Ramirez, que jogava do lado direito mas não era extremo, alias durante toda a época passada nunca tivemos nenhum extremo direito portanto jogar ai como terceira opção com jogadores que podem tapar buracos não ofende o máximo que se pode e deve pedir é dois jogadores para a mesma posição e se esses jogadores se lesionam ao mesmo tempo é azar.

 
At 4/25/2011 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então está bem. Ou é azar ou são arbitragens.
Não é assim que se constroi um caminho.

Ramires era um excelente médio direito. Atacava bem e defendia como poucos médios o fazem. Como sabes foi vendido sem existir qualquer preparação ou alternativa a essa venda.

Se o Sálvio está lesionado e não existe alterantiva é responsabilidade de quem anda à vários anos a montar um plantel e a investir milhões. Inclusivé o JJ, que anda a treinar à duas épocas e chegamos a finais e às portas de uma final Europei sem alternativas.

Não um Central que se vai busacr ao Olhanense à pressa que apresentará niveis elevados de qualidade imediatos para jogar finais de Taças e meias finais da Liga Europa com rendimento aceitavével paar quem veste aquela camisola vermelha.

 
At 4/27/2011 12:51 da manhã, Blogger JDaniels said...

Sou portista ferrenho e fanático, mas não sou cego, e acho-me no direito de comentar aqui neste post do slb, além da muita estima que tenho pelo Rui Costa, aprecio muito a humildade e seriedade de muitos benfiquistas, não se pode ganhar sempre, e mesmo eu nunca acreditei que o FCP ganhasse o jogo da segunda mão da taça de Portugal muito menos que eliminasse o conjunto da luz no conjunto das duas mãos, Benfica é enorme, muito grande, tem excelentes executantes, e um espectacular treinador, um plantel não são só 13 ou 14 jogadores, e quando treinam treinam todos, lembro-me bem do jogão que o Urreta Biscaya fez contra o Porto na luz no caso do tunel em que o Benfica ganhou bem 1-0, o ano passado ganharam bem o campeonato, agora têm de ser humildes e ver que é muito dificil ganhar dois anos consecutivos, e depois da venda dos jogadores mais fortes do plantel, Di Maria e Ramirez, este ano o Villas-Boas ainda está a pensar como ganhou este campeonato, o mérito foi de toda a estrutura, também sairam Bruno Alves e Meireles que foi considerado o jogador do ano da Inglaterra, quanto à Liga Europa, o Villarreal é muito forte, mas o FCP costuma ser muito rigoroso nos jogos a sério apesar do pouco prestigio que a LE tem, gostava de ver uma final portuguesa, pelo menos aliviava um pouco a crise... Jesus tem todos os argumentos e mais um para ganhar a Europa, além da motivação extra e de poder compensar a falta de titulos desta época, mas JJ tem de saber e se mentalizar que o meio campo do Benfica sem o Ramirez é inferior, e ele só tem neste momento o Cesar para compensar o miolo, parabéns pela taça da liga, sempre é um troféu independentemente do adversário e é a terceira consecutiva, agora deixem de falar dos árbitros e vejam e revejam os jogos, a posição dos jogadores e sua movimentação, tacticamente têm dois perfeitos, o Maxi e o Coentrão, Saviola andou a época toda a jogar completamente solto, não sei se o JJ não tem mão nele, é um jogador que nunca perdeu uma final, mas um jogador pobre tacticamente, um a menos, mas esta é só a minha opinião, pois sou portista mas moro mesmo ao lado do estádio da luz e já vi e vejo muito jogo do Benfica, adoro futebol, e vibrei com os golos em Eindhoven, o Braga é dificil mas são favas contadas, o Braga apesar de ser o clube sensação da LE é fraco e esse sim tem poucos recursos!!! Na final que ganhe o melhor e não se esqueçam que se forem dois clubes portugueses a ir à final tentem dignificar Portugal que já está tão mal visto fora de portas por causa do desemprego, da crise, do FMI, do Desgoverno, dos tachos, dos milharees e milhões que ganhem alguns e outros que como eu não têm onde cair mortos. Abraço desportivo a todos os benfiquistas, mas sejam imparciais por favor.

 
At 4/29/2011 12:36 da manhã, Blogger João said...

O JJ invocou as não conquistas nos ultimos 17 anos para tentar sublinhar as suas conquistas nestas duas épocas, mencionado que quer ser avaliado pelos títulos conquistados.

Acho muito bem que se invoque esse período negro, na vertente desportiva, pois poderá ser um veículo de aprendizaegm para que não volte a acontecer.

Porém o JJ, esqueceu-se de vários aspectos:

- A Taça da Liga, que incorpora duas das três cinquistas do JJ, apenas existe à 4 anos.

- Na ultima época, dispondo de uma super equipa, o JJ apenas ganhou na ultima jornada. Este ano está em segundo lugar, vergonhosamente a 19 pontos do primeiro.

- Esta época foi vulgarizado na disputa da Supertaça. Para a próxima época e após a desastrosa época corrente, nem terá direito a disputar esta competição. logo não a conquistará de certeza.

- Na Taça de Portugal foi vergonhosamente eliminado nestas duas épocas. Na presente época depois de ter 2 golos de vantagem e na época anterior logo na primeira eliminatória e em casa.

- Na UEFA estamos actualmente nas meias finais depois de mais umas vergonhas, nomeadamente em Israel. O ano passado fomos eliminados e goleados nos quartos-final, após grandes invenções do JJ e onde toda a cominicação social mencionava que seria uma eliminatória acessível, pois o adversário (Liverpool)estava fraco, como se veio a confirmar na eliminatória seguinte onde foi eliminado.

Ou seja, fazendo a avaliação pelos desejos do JJ, temos uma GRANDE NEGATIVA.

 
At 4/29/2011 12:50 da manhã, Blogger GM said...

Um 'portista ferrenho' que 'vibrou com os golos em Eindhoven'.

É "Estádio da Luz", CÃO.

'abraço desportivo'..

 

Enviar um comentário

<< Home