quarta-feira, abril 20, 2011

Falhanço

Facto indesmentível: o Porto mereceu a vitória no jogo, porque foi a melhor equipa em campo. E o Benfica pode e deve queixar-se de si próprio por ter perdido o jogo. Quanto ao Porto ter conseguido precisamente o resultado de que necessitava para vencer a eliminatória, para isso já contribuiu um factor estranho e habitual nos últimos anos, na pessoa de um dos suspeitos do costume.

Quanto à parte que diz respeito ao Benfica, é óbvio que só pode haver culpa própria de uma equipa que tem um jogo perfeitamente controlado durante uma hora e uma vantagem de dois golos na eliminatória, porque não pode perder o controlo de tal forma que em dez minutos conceda três golos ao adversário sem praticamente esboçar reacção. Porque até ao fatídico período desses dez minutos, nada fazia prever o desfecho que o jogo teve. O equilíbrio foi sempre uma constante durante toda a primeira parte, com as duas equipas a encaixarem bem uma na outra e muito pouco espaço para se jogar, sobretudo no meio campo. Que me lembre, apenas uma oportunidade para cada lado, a do Benfica num cabeceamento do Jardel, completamente solto após a marcação de um canto, que falhou o alvo, e a do Porto depois de um erro do mesmo Jardel, a escorregar e a deixar a bola nos pés do Úlque para um contra-ataque perigosíssimo que terminou com uma defesa impossível do Júlio César ao remate do Falcao. Na segunda parte, pouco parecia ter-se alterado de início, mas depois fiquei com a sensação de que o Benfica começou a perder o meio campo, primeiro com a entrada do James para o lugar do inconsequente Micael, e depois porque o Carlos Martins começou a ficar cansado e a deixar de conseguir acompanhar o Moutinho. Foi ele quem, à vontade, fez o primeiro golo, num bom remate de fora da área depois de uma recuperação de bola do Porto, para aí na décima perda de bola do Jara por não a querer passar a ninguém. E não consigo perceber o motivo pelo qual, continuando em vantagem na eliminatória, a equipa acusou tanto o golo. Honestamente, no estádio, e olhando para o campo, fiquei com a nítida sensação de que aquele primeiro golo fez os jogadores do Porto acreditar que podiam vencer a eliminatória, e por outro lado, fez os nossos ficarem convencidos que a perderiam. Não deixo o Jorge Jesus de fora das críticas: julgo que ele também percebeu que estávamos com um problema no meio campo, e preparava-se para fazer entrar o Aimar quando sofremos o primeiro golo. O golo,
não sei porquê, -lo adiar a decisão, e quando o Aimar entrou, já perdíamos por três. A reacção final da equipa foi sobretudo em desespero de causa, e com tão pouco tempo para jogar, feita sem muita cabeça, pelo que poucas probabilidades tinha de dar algum resultado positivo.

Quanto ao 'factor X', o tal factor estranho, como de costume, basta fraquejarmos um pouco para que ele apareça. Não sei o que se terá passado ao intervalo, mas o Xistra pareceu voltar com a firme intenção de simplesmente não assinalar nada a favor do Benfica. Escrevo isto sem recurso a qualquer repetição, e com base apenas naquilo que vi no estádio, pelo que admito perfeitamente poder estar enganado, e isto ser também resultado da insatisfação pelo resultado. Não vou falar da tolerância que o Xistra mostrou sempre para os jogadores que já estavam amarelados e que continuavam a fazer faltas e a protestar a torto e a direito; vou falar apenas da cobardia que exibiu ao ver o Saviola ser agarrado quando se isolava - e viu-o perfeitamente, porque levou o apito à boca - e, quando se apercebeu que teria provavelmente que expulsar o infractor, resolveu não assinalar nada. No segundo golo do Porto, o Úlque está praticamente acampado junto à nossa baliza - responsabilidades sobretudo para o auxiliar, obviamente. E a jogada do terceiro golo começa no que me pareceu uma falta clara do Pereira sobre o Saviola quando saíamos para o ataque - foi mesmo à minha frente - mas ele continuava na fase em que não apitava nada a nosso favor. Depois do Porto ter a coisa encaminhada, assinalou um penálti a nosso favor que, sinceramente, me pareceu duvidoso.

Mas volto a dizer: a responsabilidade principal da derrota é do Benfica (e do mérito do Porto). O Xistra simplesmente ajudou a empurrar ainda mais para baixo. O Benfica não pode acusar um golo daquela forma, desorganizar-se, e deitar fora uma vantagem de dois golos no espaço de dez minutos. Simplesmente, não é admissível. E teria sempre que haver uma intervenção imediata do banco ao aperceber-se do estado das coisas. Reagir quando o mal já estava feito de pouco serviu. Isto não é uma crónica de jogo habitual, porque não me sinto em condições de fazer uma crónica habitual e está a custar-me estar aqui a escrever, não apenas pelo que se passou no jogo, pelo que peço desculpa se esta análise não corresponder às expectativas. Não vou estar sequer a escolher melhores ou piores; houve jogadores que estiveram muito mal naquele período crítico, e julgo que terá sido evidente para todos quem foram. Podemos lamentar ausências de jogadores como o Salvio ou o Gaitán, ou até mesmo a lesão prolongada do Rúben, mas se nos faltam depois opções à altura, também não será simplesmente por acaso.

Esta competição era para ganhar. Não há volta a dar-lhe, e a obrigação de a ganhar era ainda maior depois do resultado da primeira mão. Sermos eliminados é o falhanço rotundo de um dos objectivos da época, tal como a revalidação do título e mesmo a Supertaça eram objectivos. Para mim não há 'salvações de época', há objectivos, e a Taça da Liga do próximo Sábado é um deles, tal como chegarmos a Dublin é outro. Temos que saber concentrar-nos para atingir os objectivos que nos restam. E analisar seriamente as causas para os que falhámos.

18 Comments:

At 4/21/2011 12:24 da manhã, Anonymous JFilipe said...

A causa para mim é o Jorge Jesus. Temos apenas 2 golos por jogo para o campeonato. A equipa não rende por aí além contra os fracos, que era a virtude do JJ o ano passado, e mantém as debilidades do costume contra os fortes.

Não confio minimamente no Jesus para nos dar a Liga Europa.

 
At 4/21/2011 1:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Factor X ?
Arbitros ?

Mas nem após uma derrota categórica e com uma grande penalidade a favor inventada deixam de se "esconder2 com essa conversa ?

Ser do Benfica nas ultimas duas décadas é isto.
É ser perdedor.
E eu estou farto de perder e verificar que não existe um caminho traçado para reconquistar desportivamente o que foi este clube até aos anos 90.

Estes Jogadores estiveram a "descansar" com os resultados vergonhosos que daí resultaram para jogar este jogo e falham. Exactamente como falharam para a Supertaça e para o Campeonato.
Não servem para Ganhar, com excepção de alguns jogos com equipas do nivel do Rio Ave.

Quem gere esta plantel e este clube não pode querer chegar à fase decisiva da época e jogar com Césares Peixotos e querer ganhar.

Não pode vender o David Luís e ir buscar um central à pressa ao Olhanense e querer ganhar.

Não pode querer jogar como Carlos Martins a extremo e querer ganhar

Não pode vender todos os jogadores acima da Média (Ramires, Di Maria, David Luís) e quer ganhar.

Para ganhar é necessário ter BONS jogadores, como sempre o Benfica teve até Aos anos 90.

Qualquer jogador que joga acima da média durante uma única época é logo vendido. Isso acontece no FCPorto ? Evidente que não. Os jogadores mantêm-se lá , num nível elevado 2 ou 3 épocas.

A seguir vêm pedir-nos para pagarmos as quotas, comprar produtos do clube, comprar cativos e depois vendem o Coentrão.

E isto tudo após o presidente referir quando foi eleito para este mandato que a aposta prioritária era a vertente Desportiva. QUE MENTIRA, QUE DESASTRE


Só nos ENVERGONHAM


ESTOU FARTO DE PERDER

 
At 4/21/2011 4:07 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Realmente os porkos mereceram a vitória e isso é o q irrita +. Xistra e auxiliares estiveram mal como é usual mas isso já se sabia q assim ia ser.
Após os primeiros minutos da segunda parte os porkos ganharam o meio campo e jogavam a seu belo prazer, o q faz JJ? NADA espera q a equipa sofra 3 golos para finalmente meter o Aimar e posteriormente fazer duas substituições ridículas mantendo o seu homem de confiança até á última.
O brilhante ensaio com o PSV deu os seus frutos sem dúvida e o JJ está a colher o q tem andado a semear.
Acabou a tolerancia para com este pavão vaidoso e teimoso q temos como treinador, ou ganha a LE ou q vá para bem longe e q leve o Peixoto consigo. Ser comido desta maneira pela 4ª vez pelo rookie Vilas Boas na mesma época ñ é admissível e tudo começa a apontar para q ele está a gostar.
Anónimo o q dizes é obvio e parece q apenas os dirigentes ñ o querem ver e q estão + preocupados em fazer do nosso clube uma espécie de feira internacional para compra e venda de jogadores do q conquistar títulos, VERGONHOSO.

 
At 4/21/2011 8:07 da manhã, Anonymous Filipe said...

E vamos continuar a pagar a ausência da contratação de um substituto para o Ramires. Não temos meio campo e as soluções apresentadas são sempre de recurso.

 
At 4/21/2011 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mas isso ando eu a escrever aqui desde Agosto.

Desde a venda das nossas princinpais peças em Agosto que eu aqui escrevo que a época estava inquinada.

Mas alguém estava à espera de GANHAR com o nosso plantel actual ?

Quantos milhões se gastou em jogadores no actual mandato desta Direcção ? Mandato em que a aposat é a vertente desportiva.

... e chegamos até hoje sem uma equipa de jeito. Alguém anda a ganhar com este entreposto de jogadores que não sabem o que é Ganhar.

Quantos defesas e extremos esquerdos já foram queimados desde a chegada deste treinador perdedor ?
Pois é, vários. E quem é que nós usamos ? César Peixoto.
Ao que chegaste Benfica

 
At 4/21/2011 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É o continuar da degradação dos resultados desportivos do nosso clube.

Os nossos Dirigentes sabem falar à boca cheia que somos o maior clube, com mais sócios, mais merchandising, mais isto, mais aquilo.
Mas apenas ganhamos migalhas.
Em resultados desportivos somos pequenos à muito tempo.

Na competição em que ontem fomos eliminados após dois golos de vantagem, apenas ganhamos uma única vez nos ultimos 14 anos. É vergonhoso.

E este treinador já o ano passado nos fez passar outra vergonha, ao sermos eliminados na primeira eliminatória em casa.

Outra consequência do contínuo desastre desportivo desde Agosto, é estarmos arredados de discutir mais uma prova, a Supertaça da próxima época.

 
At 4/21/2011 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas vocês viram a diferença de atitude dos jogadores ?

MAs analisaram a disponibilidade física e mental das duas equipas ?

Então não era o Benfica que "soube" gerir o plantel com o Portimonense, Naval e P Ferreira para abordar este encontro (o da época segundo o JJ).

São um conjunto de fracassados e incompetentes mas, apesar disso, são RICOS.

 
At 4/21/2011 12:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Na competição em que ontem fomos eliminados após dois golos de vantagem, apenas ganhamos uma única vez nos ultimos 14 anos. É vergonhoso."

E também fomos mais duas vezes à final.
Mas também aí seguimos o caminho da derrota com o colosso Boavista e o colosso Setubal.

Apenas Perdemos quase sempre

 
At 4/21/2011 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porque é que o patrão da Olivedesportos viu o jogo ao lado do LFV ?

Porque é que a Direcção do Benfica permite isto ?
Mas há alguém mais inimigo do Benfica e maia amigo do Porto que este Sr ?

Mas que caminho é o deste clube ?

 
At 4/21/2011 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

37349 espectadores

No ultimo domingo com o Ba Mar 25500

Esta gente não vêo mal que está a fazer ao clube.
O desiteresse é total.
A Bilhética vai ainda sofrer mais rombos até final da época.

O que é necessário acontecer mais para esta gente entender que só se ganha com bons jogadores e que não basta uma época de bom nível para serem imediatamente vendidos ?

 
At 4/21/2011 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este treinador é um homem de grandes records.

Já tinhamos levado 3 em Israel.
Levado 5 no Dragão.
Passado vergonhas em Liverpool, com o Shalke, etc.
Também já tinhamos conseguido não ganhar ao Portimonense em casa

De facto, faltava conseguir sofrer 3 golos em casa em apenas 11 minutos.

É isto a que nos vamos abituando. Perder.



Mas sabem o que aconteceu logo após este recordista ganhar o campeonato passado apenas na ultima jornada com uma equipa de luxo ?
Foi imediatamente à procura de outro record que bateu largamente com o incremento de ordenado do novo contrato.

 
At 4/21/2011 12:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já aqui disse várias vezes que este treinador e este conjunto de jogadores são bons,... para jogar com equipas do nivel do Rio Ave.

Mais que isso, não dá

 
At 4/21/2011 4:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Costumo ler este blogue mas nunca comento. Hoje não consigo, a dor é demasiada.

Fomos sodomizados. É o termo. Como é possível a mesma equipa que carregava sobre os adversários há semanas atrás perder assim uma vantagem destas de forma quase amadora?

Temo pelo meu querido Benfica. Não vejo grande futuro. Jorge Jesus fica sem margem e vamos entrar numa espiral de Quiques novamente pois estes dirigentes gostam de se fazer fortes mas não são match para os do Norte.

O Porto tem o seu sucesso. o Sporting tem a formação. E nós o que temos? Nada digo eu. Absolutamente nada. Só muita cagança, a qual nos estoirou nas últimas duas semanas nas mãos da forma mais dolorosa.

Ontem também eu li um livro na luz mesmo sem o levar. Li "Os Miseráveis". Miséria e dor suprema.

Orlando Neves

 
At 4/22/2011 8:24 da tarde, Blogger joão carlos said...

Anonymous 4/21/2011 1:38 AM desculpa negar que fomos prejudicados era como negar que para alem deste factor não existiram outros e lá porque o penaltie é muito duvidoso, e terá sido o único erro que nos favoreceu, não serve para apagar os quatro ou cinco lances em que claramente fomos prejudicados.
O problema não é vender os melhores jogadores é não conseguir atempadamente suprimir essas vendas.
Mais do que ter bons jogadores até aos anos noventa, que os tínhamos, tínhamos era a capacidade de tirar o máximo de jogadores medianos que os faziam parecer quase bons e isso hoje é que manifestamente não conseguimos fazer.

Anonymous 4/21/2011 12:13 PM defender as opções do treinador pelas poupanças não quer dizer que só ele é que sabe, mas essas poupanças vem com uma factura alta é que a margem de erro para os outros passa a ser nenhuma.

Mas a culpa desta eliminatória, não da época, é inteiramente e exclusivamente do treinador a sua abordagem ao jogo anterior com este adversário levou-nos a derrota que deixou marca profunda nos jogadores com claros reflexos neste jogo depois se até se pode desculpar algum atraso nas substituições até ao primeiro golo já é incompreensível a paragem cerebral durante quinze minutos em que viu a equipa afundar e não fez nada.

 
At 4/23/2011 12:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O problema é mesmo falta de jogadores de qualidade.

É verdade que qualquer jogador que faz uma boa época é imediatamente vendido e assim não se ganha de forma consistente.

Não haveria mal em ter uma época perdida se se verificasse que se estava a construir uma equipa com jogadores para as épocas imediatamente seguintes.

Mas todos obsrvam que não é o caso.

Pior, não se enetende nem tem tido qualquer eficiencia, a actual politica de aquisições.

 
At 4/23/2011 12:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um clube que quer ser vencedor não pode ser um entreposto de jogadores.

Um entreposto de jogadores ganha apenas ocasionalmente.
É o que nos tem acontecido.
Temos perdido, muito, muito mais vezes que o número de vitórias.

A nossa realidade é esta:

- Ganhámos 3 campeonatos dos ultimos 17

- Ganhámos 1 Supertaça das ultimas 21

- Ganhámos 1 Taça de Portugal das ultimas 14

 
At 4/23/2011 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Palavras de hoje de LFV

"Derrota doeu muito mas ainda há coisas para ganhar"
Houve foi várias coisas que perdeste. Muito mais do que ainda tens para ganhar

"Têm sido dias frustrantes. Foi uma derrota que doeu muito, ainda a sinto, como todos os benfiquistas a devem estar a sentir e ainda não conseguiram digerir essa derrota"
É ao Sr. que compete trabalhar para que isto não aconteça. É o único que pode fazê-lo. E, na verdade, tem falhado.
Sr. Presidente, esperamos mais, muito mais de si.
As vergonhas que temos passado depois do Sr. afirmar que a sua aposta é o sucesso desportivo são por demais evidentes, o que demonstra que tem estado a trabalhar muito mal.

Sr. Presidente, tem tido inúmeros insucessos desportivos e os sucessos contam-se pelos dedos de uma só mão em tantos anos que está à frente da maior instituição do país.

Sr. Presidente, tem trabalhado muito mal no capítulo das contratações. Não é difícil fazer melhor do que tem feito.
Tem que apostar, de forma clara em BONS jogadores, em profissionais que tenham fome de ganhar. Tem que premiar o sucesso desportivo e não o ordenado ao final do mês.

Sr. Presidente, repito, esperamos muito mais de si, da estrutura do Futebol profissional e do Gabinete de prospecção.

Sr. Presidente, ESTAMOS FARTOS DE PERDER

 
At 4/23/2011 1:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Palavras do JJ

"Também acerto no Totoloto depois de saírem os números"

Mas este gajo ainda vem com estas piadinhas depois das vergonhas que nos fez passar esta época ?

Oh, JJ tu não tens que acertar no Totoloto.
Tens é que colocar a equipa a jogar de uma forma colectiva e numa abordagem correcta ao jogo. Se não está a resultar fazes os ajustes necessários à abordagem do adversário.

Oh, JJ, mais triste que as tuas palavras é verificar que a equipa que te ganhou a Supertaça, o Campeoanto e a Taça de Portugal tem muito mais trabalho desenvolvido do que a tua.

Todos verificam que a equipa do Vilas boas tem processos de jogo muito mais desenvolvidos e trabalhados do que a tua JJ.
E repara que ele começou esta época, enquanto tu estás empapar às duas épocas.

Por isso, deixa-te de piadinhas, deixa de perder e vai TRABALHAR.

 

Enviar um comentário

<< Home