segunda-feira, janeiro 30, 2017

Péssima

Obviamente que nunca há alturas boas para se perder pontos, mas esta foi uma ocasião particularmente má para o fazermos. Porque tendo o Porto um jogo difícil na próxima jornada, ao deixarmos que a nossa vantagem encurtasse para um mero ponto retirámos muita da pressão com que o nosso adversário poderia entrar em campo para esse mesmo jogo. Por outro lado aumentámos, e muito, a pressão do nosso lado. Foi uma derrota péssima que aumenta a motivação dos nossos adversários, ela que já estava em alta depois da magnífica conquista da Taça da Liga pelo Sporting ontem à noite.


Sobre o jogo, vou evitar escrever grande coisa sobre ele. Se eu já acho que quando ganhamos a maior parte das pessoas lê os meus posts na diagonal, quando isso não acontece então passam simplesmente por cima deles e vão directos para a caixa de comentários simplesmente para desabafar, desancar quem no seu entender tem responsabilidades na derrota, ou propor as suas soluções para o problema. Direi apenas que não foi um bom jogo da nossa equipa, isto apesar de o termos dominado do princípio ao fim mesmo jogando mal. Mas fomos derrotados sobretudo por dois problemas que têm apoquentado a nossa equipa nos últimos jogos: falta de eficácia e imaginação no ataque, e permeabilidade na defesa. Não é aceitável que não consigamos marcar nem um golo num jogo em que temos mais de 70% de posse de bola e rematamos vinte vezes. E ainda menos aceitável é que o adversário vá um par de vezes à nossa baliza e marque. Foi assim com o Boavista (nesse jogo ainda conseguimos ter um mínimo de eficácia no ataque para evitar a derrota), foi assim com o Moreirense, foi assim hoje, e já tinha sido assim com o Marítimo, contra o qual falhámos um número inacreditável de ocasiões de golo. Quando se conjugam estes dois factores, é muito complicado conseguir resultados positivos. E além disso parece-me que, devido à fase que a equipa atravessa, quando o adversário de repente marca um golo contra a corrente do jogo e se apanha em vantagem a ansiedade dos nossos jogadores aumenta e torna ainda mais difícil ter alguma clarividência na altura de finalizar as jogadas de ataque.

Estamos a passar por uma má fase, à qual claramente não estamos habituados. Mas isso não significa que possamos que baixar os braços. Pelo contrário, está na altura de cerrar fileiras e apoiar a nossa equipa como só nós o podemos fazer. Para que acordem e voltem a fazer aquilo que tão bem sabem fazer e a que nos habituaram: jogar bom futebol, marcar golos e ganhar jogos.

2 Comments:

At 1/30/2017 11:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Admiro o estoicismo de quem, provavelmente fazendo das tripas coração, vem aqui deixar a sua habitual crónica.
Já não admiro tanto o tom contido que transparece dessa crónica, depois de um jogo miserável da nossa parte, muito para lá do limite da decência.
Concordo que não é altura de baixar os braços. Mas também não é altura de "paninhos quentes". Esta crise estava anunciada há muito, e era certo que aconteceria. Só não via quem não queria ver.
A equipa está física e psicologicamente de rastos, foi posta a jogar um "futebolzinho" medíocre - que entusiasmava algum adeptos mais incautos apenas pelas habilidades circenses de alguns jogadores - e incapaz de qualquer consistência e tenacidade quando as coisas "dão para o torto".
Rui Vitória está a provar ser muito fraquinho como técnico, revelando-se incapaz de gerir a situação e reverter o estado de coisas, embora continue a tentar "encantar" com um discurso "redondo", que já cansa e não produz qualquer efeito.
Está na hora de tomar decisões capazes de repor as coisas no lugar. Caso contrário, será a "sportinguização jesuítica" do Benfica.
Para grandes males, grandes remédios. Um soco na mesa é, ao mesmo tempo, pedagógico e libertador de tensões!

 
At 2/01/2017 5:01 da tarde, Blogger joão carlos said...

E talvez pior que andar a sofrer muitos golos é sofrer a maioria destes de forma patética este foi mais um caso em que de um lance controlado permitimos o golo é mais uma escorregadela de um jogador nosso que começa a ser um clássico depois de na derrota na madeira também ter sido a mesma marcada por uma escorregadela e na eliminação recente não foi uma escorregadela mas um recital delas e isto não é uma coisa de este ano, mas que se tem acentuado e muito este ano, mas que tem tido consequência este ano os nossos jogadores vão invariavelmente mal preparados para os péssimos relvados que temos por esse pais fora, mas também parece que não temos quem os obrigue a estar melhor preparados.
È perfeitamente explicável o facto de andarmos pouco eficazes se repararmos três dos quatro avançados tem andado num vai e vem de lesões e de recuperações e recaídas que os impede de ter alguma constância no rendimento e logo na confiança e o outro nem na equipa B marca, e pouco ou nada demonstra, portanto não se espera que seja na principal que produz que sejamos obrigados a vender jogadores não se coloca em causa agora convêm é encontrar substitutos que ofereçam um mínimo de garantias e não ficar apenas com jogadores só para fazer numero mas que já ficou provado que não oferecem qualquer tipo de solução.
O que mais me deixa lixado é a atitude dos jogadores neste jogo depois de uma derrota que já tinha sido má, pelo adversário, pelo resultado, pela exibição e por nos ter impedido de conquistar uma competição o mínimo que se pedia à equipa era ter entrado com tudo neste jogo, pelo menos com garra e vontade o que não aconteceu e pior que tudo isto foi a perder ao intervalo o mínimo que se exigia era que no reatamento a equipa entrasse com vontade de alterar os acontecimentos mas o que vimos foi a equipa ainda mais amorfa e apagada do que o que tinha acontecido no primeiro tempo porque o que aconteceu não foi um dia mau que tudo sai mal o que vimos foi sobretudo muito pouca vontade e isso não pode acontecer e não é agora é nunca porque o mínimo que se pede é lutar sempre.

 

Enviar um comentário

<< Home