domingo, janeiro 08, 2017

Cirúrgica

Foi uma exibição quase cirúrgica da nossa equipa e uma vitória importantíssima nesta caminhada, num dos campos mais difíceis da nossa Liga, contra um dos adversários mais complicados de defrontar. 


No onze inicial a principal nota de destaque foi a inclusão do Jonas e do Salvio no onze inicial. Não muita surpresa pela escolha do Jonas, porque já está recuperado há algum tempo e tem vindo a somar minutos e a ganhar ritmo, mas o Salvio já foi mais surpreendente, tendo em conta que já não jogava há algumas semanas (desde o jogo contra o Sporting). Mas ambas as escolhas acabaram por se revelar acertadas. Logo desde o apito inicial que foi fácil ver porque motivo o Vitória está a fazer um bom campeonato e é uma equipa difícil de defrontar. Tentam pressionar alto e em todo o campo, jogam com muita agressividade (no bom sentido) e os seus jogadores lutam por cada bola como se fosse a última. E por isso mesmo os minutos iniciais deixaram a ideia de que teríamos pela frente uma tarefa muito complicada. Só que a nossa equipa, em jogos nos quais é mais pressionada, costuma ter a capacidade para jogar de uma forma muito organizada, mantendo sempre a calma e sabendo esperar pelas ocasiões para ferir o adversário. E por isso mesmo, apesar da tentativa constante de pressão por parte do Vitória, nunca, em qualquer momento do jogo, fiquei com a sensação de que o mesmo estava sequer perto de fugir ao nosso controlo. Mesmo quando tivemos a infelicidade de perder o Fejsa, por lesão, ainda na fase inicial do jogo. É que quase de seguida, na primeira verdadeira ocasião de golo que construiu, o Benfica foi letal e colocou-se em vantagem. O lance começa numa bola ganha pelo Mitroglou no meio campo adversário, que esperou pela corrida do Salvio para lhe endossar a bola. O argentino correu pela direita, entrou na área, ultrapassou o adversário directo e fez o passe atrasado para o Jonas marcar, com a bola a tocar ainda na trave. O golo aconteceu aos dezanove minutos, e a reacção do Vitória resumiu-se praticamente a um remate à malha lateral da nossa baliza, quase imediatamente a seguir ao golo, na sequência de um par de maus alívios da nossa defesa. O Benfica continuou completamente tranquilo no jogo, e à beira do intervalo ampliou a vantagem, num contra-ataque conduzido pelo Jonas, que na altura certa passou a bola para o Mitroglou. À entrada da área o grego fez uma recepção perfeita e depois colocou a bola na baliza com um remate rasteiro e colocado, que nem saiu com muita força. E aparentemente quase sem grande esforço, o Benfica saía para intervalo com uma vantagem importante.


Esperava uma entrada forte do Vitória na segunda parte, na procura do golo que relançasse o jogo. E a segunda parte teve de facto sinal mais do Vitória em termos de posse de bola e domínio territorial. Pressionaram ainda mais alto e conseguiram de forma eficaz atrapalhar a nossa saída de bola. Mas o sinal mais do Vitória foi mesmo basicamente isso, porque depois não o conseguiram traduzir em muitas ocasiões de golo, pelo que o Benfica nunca passou por qualquer tipo de sufoco. Na retina ficaram-me apenas dois lances de maior perigo por parte do nosso adversário: um remate de primeira desferido já no interior da área, que passou muito por alto, e um cruzamento/remate que obrigou o Ederson a uma boa intervenção (a bola seguramente entraria na baliza). O Benfica, mesmo saindo poucas vezes para o ataque, quando o fazia era com muita segurança, e conseguiu assim criar até mais e melhores ocasiões para marcar do que o Vitória. Por três vezes conseguimos colocar um jogador em frente ao guarda-redes e em condições de marcar. Mas o Douglas opôs-se com eficácia às tentativas do Mitroglou, Pizzi e Salvio. Nas situações do Mitroglou e do Salvio, em particular, se os nossos jogadores tivessem sido um pouco menos egoístas talvez tivéssemos marcado mesmo - o Mitroglou tinha o Jonas sozinho no meio, e o Salvio tinha o Mitroglou solto na mesma posição. A pressão que o Vitória tentou exercer teve os seus custos, e à medida que o jogo se foi aproximando do final o nosso adversário foi progressivamente recuando a linha de pressão, até que nos minutos finais o Benfica já era capaz de controlar sem grandes problemas a posse da bola, rodando-a pelos pés dos nossos jogadores enquanto o tempo se escoava. No final, ficou mesmo a sensação (talvez um pouco enganadora) de que a vitória tinha sido relativamente fácil de conquistar.


Destaque maior para o Jonas no seu regresso à titularidade na Liga. O melhor jogador da Liga Portuguesa está de regresso. Um golo, uma assistência, e o reeditar da dupla letal com o Mitroglou. Tal como disse no jogo contra o Vizela, o rendimento do grego muda completamente com a presença do Jonas. Mas também, tendo em conta a classe do Jonas, acho que qualquer jogador beneficia por jogar ao lado dele. Foi também um jogo enorme do Luisão. O nosso capitão esteve simplesmente insuperável a liderar a nossa defesa. E o Samaris entrou bem no jogo, não nos deixando a lamentar a saída do Fejsa.

Confesso que encarava este jogo com alguma apreensão. Parecia-me ser daqueles jogos em que, a bem da Nação, o Benfica deveria perder pontos. É que a Nação tem andado bastante abespinhada nos últimos dias, e uns pontitos perdidos pelo Benfica seriam remédio santo para acalmar as hostes. Mas este Benfica é demasiado competente para se deixar afectar por todo o ruído que tentam criar, e vai seguindo o seu caminho rumo aos objectivos traçados. E cumprida a primeira parte da 'missão' Vitória, há que preparar a segunda com cuidado, porque normalmente dois jogos seguidos contra um mesmo adversário significam complicações adicionais no segundo jogo. E este Vitória não é um adversário qualquer.

3 Comments:

At 1/08/2017 9:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também receava uma perda de pontos, por imposição "oficial", e por razões que me dispenso de enumerar. Ainda bem que me enganei.
Para mim, a partida de ontem apenas ficou manchada pelo inacreditável comportamento dos nossos adeptos antes do jogo, que não parecem ser mesmo capazes de respeitar nada nem ninguém.
Já agora, também inacreditável - ou talvez não, pensando melhor - é a crónica online do DN a respeito de jogo de ontem (a única que li, até agora, além da tua), na sua substância e na forma como aborda - ou constrói - "casos" do jogo. Eles andam mesmo desvairados...

 
At 1/08/2017 9:09 da manhã, Anonymous Adamastásio said...

O comentário anterior é meu.
Adamastásio

 
At 1/08/2017 6:40 da tarde, Blogger joão carlos said...

O post esta com a qualidade que nos tens habituado.


Este foi uns dos melhores jogos que vi fazermos não porque tivéssemos produzido muito jogo ofensivo ou por termos praticado um futebol bonito mas porque soubemos sempre o que fazer em todos os momentos do jogos esperar quando o adversário teve mais iniciativa e não entrar em desespero por isso e tentar nesses perigo arrefecer o jogo ser letal quando necessário e pegar no jogo quando nos foi permitido e depois gerir o jogo com calma e segurança mas sobretudo sem sobranceria que é o que por vezes nos acontece nestas situações que nos leva a perder muitas vezes a bola e por vezes até o controlo do jogo.
Mais do que o quebrar fisicamente do adversário o que nos levou a ter mais bola a fazer uma melhor e mais eficácia circulação da mesma foi a segunda substituição que ao invés do que muitas vezes o nosso treinador faz que reforça o meio campo com um médio defensivo, recuando até em demasia a equipa, desta vez colocou um oito jogando assim com um meio campo a três mas com dois oitos e isso fez toda a diferença já que passamos deste modo a ter muito maior capacidade de circulação e posse de bola sobretudo circulação e posse de qualidade.
Isto é quase como bater no ceguinho mas mais uma lesão agora que cada vez vamos tendo mais jogadores disponíveis, e bastou só ver a composição do nosso de banco de suplentes neste jogo isto para não falar nos que ainda ficaram de fora, para vermos a qualidade do nosso plantel de opções que temos mas que não temos aproveitado em pleno porque temos tido sempre muitos lesionados para termos mais um revés de uma vez por todas temos de fazer uma profunda investigação por todos os departamentos para rectificar processos porque tantas lesões não são nem normais nem nos permitem tirar o máximo do plantel.

 

Enviar um comentário

<< Home