segunda-feira, maio 01, 2006

Bocejo

Um longo... e enorme... bocejo. É como posso classificar o jogo de ontem ao fim da tarde entre o Benfica e o Setúbal. Para mim foi uma enorme barafunda táctica jogada ao ritmo de peladinha. Um autêntico cartaz ao futebol de fim de estação.

Koeman resolveu mais uma vez baralhar e voltar a dar, apresentando uma táctica com três defesas. Mas confesso que tive uma certa dificuldade em perceber a manobra táctica do Benfica. Quando em posse de bola, o desenho assemelhava-se a uma espécie de 3-4-3, que revertia para um 3-3-3-1 quando perdíamos a bola, mas em que certos jogadores variavam radicalmente de posição (caso por exemplo do Manduca, que no 3-4-3 assumia a ponta esquerda e no 3-3-3-1 se ia colocar nas cosras do ponta-de-lança, ficando o lado esquerdo entregue ao Léo e ao Manuel Fernandes. Não sei se aquilo foi um tentativa de implementação da táctica do 'futebol total' holandês ao Benfica, mas que foi uma enorme confusão, isso foi.

Ainda por cima os jogadores estavam muito pouco inspirados: passes a curta distância eram falhados, não conseguiam controlar bolas fáceis, perdiam a posse de bola de forma estúpida, etc. O que valeu foi que do outro lado estava uma equipa a jogar ainda pior, pelo que mesmo jogando mal e em ritmo de passeio o Benfica foi capaz de criar oportunidades mais do que suficientes para construir um resultado confortável. Quando ao Setúbal, creio que a única 'meia-oportunidade' de que dispôs foi um remate de longe do Carlitos na primeira parte, que o Moretto não conseguiu segurar. O golo do Anderson ainda espevitou um pouco a equipa durante uns dez minutos (empurrada pelo público da Luz - mais de 51.000 espectadores - que mesmo perante o fraco espectáculo não se cansou de apoiar a equipa de forma entusiasmada), mas depois voltou tudo ao mesmo, ou melhor, ficou ainda pior, porque o ritmo abrandou de tal forma que antes de se chegar ao intervalo até parecia que já estavam à espera do final do jogo.

Na segunda parte as coisas pouco se alteraram. O jogo continuou a ser disputado em ritmo de fim de época, o Setúbal continuou a ser inofensivo, e o Benfica a teimar em não colocar um ponto final no resultado. Como tantas vezes aconteceu esta época, já que o Benfica não marcava o segundo o adversário foi acreditando que seria possível empatar, e o seu treinador foi metendo avançados, o que fez com que o nosso treinador a vinte minutos do fim ajustasse a táctica, passando o Ricardo Rocha para a direita e recuando o Léo para a lateral esquerda, regressando assim à defesa tradicional de quatro homens. O mau espectáculo foi-se arrastando no entanto até final, mas felizmente o público ontem estava animado, e foi fazendo a festa quando o que seria normal naquelas condições seria a equipa ser assobiada, tal era a má qualidade do futebol apresentado e, sobretudo, a falta de empenho que era demonstrada por alguns jogadores.

Se tivesse que escolher o melhor jogador ontem, a minha escolha seria o Luisão, já que esteve sempre bem na defesa, cortando quase todos os lances aéreos - e o Setúbal teve várias bolas despejadas para a área, já que foram vários os livres a seu favor assinalados a meio do nosso meio-campo, que eles aproveitavam para colocar a bola nas imediações da nossa baliza.

Foi uma má despedida da Luz esta época, que se salvou pelo menos pela vitória, que nunca me pareceu estar em causa. Mas enerva-me muito ver-nos jogar assim.

22 Comments:

At 5/01/2006 5:15 da tarde, Blogger dezazucr said...

Continuo a dizer que raros foram os jogos este ano em que o Benfica produziu exibições de agradar à vista. Este foi mais um jogo assim. Apesar de terem sido criadas várias oportunidades de golo, foi mais uma primeira parte a passo, às vezes dando a impressão de não querer forçar muito para não chocar ninguém. Já não sei o que diga em relação a Koeman, mas parece-me que não ganharemos muito em mantê-lo.

 
At 5/01/2006 6:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não ganhamos campeonatos nem bom futebol.Koeman nesta fase é risivel.
É uma pena que quase um ano depois de vir para o Benfica não se veja fio de jogo ou uma ideia, que possamos pensar que na proxima época vá dar frutos.
Penso que como ele de todo o modo se vai embora daqui a um ano, poupava-se um ano e ia-se buscar um tecnico diferente. Mas no Benfica actual não existe planeamento para tal. Começava-se por definir o tipo de futebol que o Clube quer implantar, depois ir buscar um tecnico que o desenvolvesse e jogadores que o saibam praticar.
Mas isto já é pedir muito.
No entanto, salvou-se a temporada Europeia. Vá lá,teve mérito por isso.
Já agora que Mr. Scrooge Vieira com o dinheiro que o clube ganhou na Europa abra o Centro estagio do Seixal, porque é uma autêntica vergonha a equipa andar a treinar no Jamor. Não esquecer que em Agosto teremos uma pre-eliminatoria p'ra Champions, e não seria agradavel a repetição dos folhetins da época passada com jogadores.Mas como em Setembro/Outubro há eleições não deve haver problema.

 
At 5/01/2006 6:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não sei até que ponto é verdade ou não, mas eu ouvi dizer que o único motivo pelo qual não estamos ainda no Seixal foi porque o Koeman não quis alterar os hábitos da equipa a meio da época. Que o Centro de Estágio já está pronto, isso é visível.

Onde eu gostava que o Benfica abrisse os cordões à bolsa era na compra definitiva do Miccoli. Infelizmente começo a ter dúvidas nisso. O acordo está feito, mas se o Benfica se mete em 'negociações' para tentar baixar o preço, de certeza que ficamos sem ele. E imaginar uma equipa na próxima época sem Miccoli, Simão e Luisão é uma perspectiva assustadora.

Não se se será bom ou não manter o Koeman. Por um lado, conhecendo ele melhor o futebol português, a probabilidade dele inventar muito e fazer asneira é menor. Mas por outro lado, e é isto que me preocupa mais, parece-me que continuo sem ver uma grande identificação e união da equipa com o treinador, ao contrário do que se via em relação ao Camacho ou ao Trapattoni.

 
At 5/01/2006 7:42 da tarde, Blogger dezazucr said...

Não me parece que tenha aprendido algo, basta ver que na penúltima jornada da época ainda continua a inventar. Não tiveste este ano dois 11 repetidos em jornadas seguidas e isso não dá estabilidade exibicional nenhuma.

 
At 5/01/2006 7:44 da tarde, Blogger dezazucr said...

E o que mais me irrita é a tendência do pontapé para a frente que a equipa tem... qual sair com a bola jogável e atacar com critério qual quê, pontapé para a frente que o gigante micolli de certeza ganha aos centrais anões.

 
At 5/01/2006 7:50 da tarde, Blogger dezazucr said...

A única coisa positiva ontem foi o facto de na penúltima jornada, mesmo sem sermos campeões conseguimos levar mais de 50 mil marmanjos ao estádio. E o mais porreiro é que aquilo estava cheio de putos abaixo dos 4 anos. Tive pena, pois se soubesse tinha levado também o meu (tem 2 anos). Andamosa plantá-los.

 
At 5/01/2006 8:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esta época está no final. Todavia, todo o Benfiquista deve diariamente chatear a mona a pelo menos um fcp tratando-o por "andrade".

 
At 5/01/2006 8:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O "filme" de ontem foi uma repetição do que, infelizmente, tivémos de aturar durante toda a época: uma enorme "sensaboria", com os jogadores a "não estarem lá", com um treinador (?) a inventar e com os sócios e simpatizantes a assistirem, impávidos e (quase) anormalmente serenos - incrédulos, diria eu... - a uma fita de completo terror, que me deixa, a mim, pessoalmente, muito apreensivo em relação ao futuro.
Ao contrário de opinião já aqui expressa por outro blogger, eu acho que nem a carreira na CL salvou a época, tal foi a pobreza exibicional e a ambição realmente patenteada.
Reitero a opinião que, ao longo desta época, foram menos que os dedos de uma mão os jogos que me satisfizeram, em termos exibicionais, o que, convenhamos, é muito pouco para um candidato ao título nacional, à Taça e à CL, conforme foi anunciado pelo clube e pela SAD.
O pior de tudo é que, sem dúvida, este foi o melhor plantel dos últimos dez anos (pelo menos...), embora isso também não fosse muito difícil.
Tivémos "matéria-prima" - ao contrário de outras opiniões, julgo que o plantel do Benfica era o melhor da Superliga... - tivémos uma massa associativa e adeptos que fizeram a sua parte (repare-se que a assistência média deverá ter ficado acima dos 50.000 espectadores...), e até tivémos adversários que nos possibilitaram um posicionamento bem diferente, para melhor, quer a nível nacional, quer no plano internacional. E nós, infelizmente, sem explicação plausível, falhámos em toda a linha... e de modo repetido!
Hoje, temos um grupo desunido, descrente, em fim de existência (quantos sairão no fim da época?...), que não se tem "entregue" à luta como devia, uma equipa técnica incompetente e inconsequente que (infelizmente) anuncia querer ficar até ao fim do contrato, e uma estrutura dirigente (para o futebol) que tem andado preocupada com o acessório e (muito) "distraída" quanto ao essencial...
O jogo de ontem, além de penoso e atentatório da dignidade, da grandeza e do passado do Benfica, veio adensar as nuvens negras sobre o nosso futuro imediato. Embora queira manter a esperança, as saídas (inevitáveis) de alguns jogadores de qualidade realmente acima da média, a eventual manutenção de muitos outros de qualidade e atitude aquém do aceitável, bem como o suposto regresso de uns quantos mais, aliada à manutenção da actual equipa técnica, não auguram nada de bom.
Vou insistir na idéia de que a altura para dar o grito de revolta é esta. Depois, poderá ser tarde demais!
Em Agosto teremos (quase de certeza...) uma pré-eliminatória da CL, que teremos de vencer, para garantir alguns proveitos financeiros. E, não me parece que as coisas estejam bem encaminhadas.
Por isso, ao contrário do que muitos defendem, entendo que há que mudar, já, para que se garanta o empenho, a qualidade e a competência que, durante toda a presente época, infelizmente, não tivémos.
Não há tempo (nem paciência!...) para as "novelas" dos últimos defesos, nem para as manobras mal explicadas das contratações "que foram, mas não chegaram a ser" (não é, José Veiga?)...
Haja dignidade, e respeito pelos sócios e simpatizantes do maior clube de Portugal e um dos maiores do mundo...

 
At 5/01/2006 10:47 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Com a excepção de uma ou duas fantasias tipicamente benfiquistas (o facto do SLB ser candidato à CL ou de ter o melhor plantel em Portugal) e da habitual retórica lacrimejante dos benfiquistas o comentário do Dias Pereira poderia ter sido escrito por mim. é o ataque mais violento ao Benfica que eu li em muitos tempo!

Está lá tudo: as críticas ao Veiga e às "que foram, mas não chegaram a ser" e à incompetencia da equipa técnica. Meu, nem eu escreveria melhor!

é um óptimo comentário, Dias Pereira! Mas eu aconselho-te prudência.

É que com tantos desvios à Ortodoxia Benfiquista ainda te arriscas a ser acusado de ter cantado o Cantico da Morte (o "SLB FDP") e a ter os teus comentários apagados pelo Lápis Azul Da Ortodoxia Benfiquista (a.k.a. D`Arcy).

PS. Espero que a politica de backseat moderating se mantenha...

 
At 5/01/2006 10:56 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já cá faltava. O homem que tem sempre que dizer alguma coisa mesmo quando não tem nada para dizer. O que vale é que é sempre (mas mesmo, mesmo sempre) o velho disco riscado. É tão velho que deve ser ainda dos de 78 rpm.

 
At 5/01/2006 11:06 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pá. agora que li os comentários todos fiquei com a impressão de que este blog foi invadido por sportinguistas.

Até o rpóprio Dàrcy que escreveu coisas como esta, esta aparece a elogiar o Velho Trapp.

Fonix, D`Arcy, o teu Lapis Azul vai ter muito que fazer nos comentárioa a esta posta!

 
At 5/01/2006 11:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gui Fawkes,
O seu "sportem" é assim tão insignificante que não tenha uns blog's onde se possa entreter a discutir a "excelência" da sua equipa de futebol ?...
É que, apesar de eu ter tido inúmeras oportunidades de poder provocar os "lagartos", ao longo desta época (... e das épocas anteriores, claro...), nunca me passou pela cabeça enveredar por tal...
Devo dizer-lhe que eu tenho algum pejo de me imiscuir naquilo que não me diz respeito. Por respeito aos outros (aos lagartos, neste caso), mas também a mim mesmo...
Serve isto para lhe dizer que o melhor que tem a fazer é "desimpedir-nos a loja"...
Porém, para não ir embora com a mágoa de não lhe ter "passado cartão", sempre lhe vou dizer que o meu comentário não lhe deve dar motivos para grandes euforias. O meu comentário mais não é do que uma reflexão lucida acerca do actual momento do Benfica, à imagem do que deve ser habitual numa instituição que não se contenta com desempenhos medíocres e parciais.
Para nós, nunca o campeonato se resumiu a uma vitória esporádica sobre o "rival de sempre".
Vocês, no "sportem", não estão habituados a vencer; estão habituados a perder por poucos! O facto de terem estado 19 anos "a seco" deixou marcas...
Nós, na nação benfiquista, não estamos habituados a não ganhar. Por isso, as análises lucidas e exigentes não são a excepção: são a regra.
Boa noite... e boa viagem!

 
At 5/01/2006 11:32 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A única coisa que eu tenho a dizer é que nos basta empatar com o Braga para garantir o lugar directo na CL.

Tendo em conta a solidez que a defesa do SCP tem demonstrado não deve ser dificil (de qualquer forma é sempre bom não facilitar nem falar cedo demais).

Por mim é tudo. Mas se quiserem eu posso-me juntar ao coro e começar a dizer mal do Benfica. Nada me daria mais prazer do que isso.

Tanto mais que uma boa parte das críticas feitas nestes comentários são semelhantes às que eu vos tenho feito ao longo da época. Queres que eu te apresente aqui provas disso?

É nestas alturas que me dá gozo citar o Gore Vidal quando ele diz que as quatro palavras mais belas da lingua inglesa são: I told you so

PS. Oops! Já me vão acusar de ser um intelctualóide suburbano... Estou lixado. Nem o anónimo do agent provoacteur (um dos momentos altos deste blog) vai estar do meu lado. Estou lixado

 
At 5/01/2006 11:57 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Há palavras bem mais bonitas, que se aplicam na perfeição ao que gostas de andar a fazer por aqui: STFU

 
At 5/02/2006 12:02 da manhã, Blogger Harry Lime said...

dias pereira,

O sporting não tem nada que discutir. O essencial é enumerado em baixo:

-O sporting tem um plantel mediocre (com uma ou duas excpeções: Liedson, Moutinho e pouco mais).

-O sporting tem um treinador novo, inexperiente e sem curriculum. Pesam sobre ele suspeitas de benfiquismo.

-A direcção do Sporting é unanimemennte considerada como incompetente, irresponsável e ignorante em relação a futebol.

-O sporting está financeiramente nas lonas devido a má gestão.

-O sporting tem mais 2 pontos do que eu Benfica e foi, até há 3 semanas, candidato ao titulo. Neste momento, necessita apenas de 1 ponto para garantir um lugar directo na CL.

Acho que dizer mais do que isto é gastar latim inultilmente.

 
At 5/02/2006 12:07 da manhã, Blogger Harry Lime said...

¿Qué?

 
At 5/02/2006 12:20 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Primeiro é o Troll depois é o STFU (Shut The Fuck Up para os amigos). O nível está sempre o melhorar.

Já agora porque não usar o portugues: FMDB (Fecha a Merda Da Boca) ou CC (Cala-te Caralho)... Pá, acho que os teus companheiros benfiquistas (sempre tão ciosos da protecção dos valores e tradições nacionais) iam gostar mais.

Os estrangeirismos são coisa de intelectuais suburbanos, elitistas, agents provocateurs e pedantes que vivem em Queluz.

 
At 5/02/2006 12:31 da manhã, Blogger D'Arcy said...

STFU

 
At 5/02/2006 2:00 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

Muahahah, o STFU é brutal.

Parece que o incendiário britânico quer mesmo incendiar o blog. Mais calminha Fawkes, não é preciso essa violência toda.

Em relação ao Benfica, o Koeman provou mais uma vez que não é treinador para o Benfica. A sua manutenção - cruz, credo! - será o descalabro.

E Marco Ferreira? Como é que é possivel ter ISTO no plantel do SLB?

 
At 5/02/2006 2:06 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Por acaso não sei. Mas como não gostavam do Carlitos, e os adeptos fizeram todos os possíveis para o queimarem, lá levámos com o Marco Ferreira em Dezembro.

 
At 5/02/2006 8:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Big mouth strikes again, and again, and again, and again....

 
At 5/02/2006 11:49 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Finalmente o D`Arcy tomou medidas que já deveria ter tomado há muito tempo em vez de andar com parvoices acerca de apagar comentários.

Muito bem! Uma medida inteligente por parte de um homem inteligente (digo-o sem ironia).

De qualquer forma é bom ver que há fãs dos Smiths entre os frequentadores deste blog.

 

Enviar um comentário

<< Home