domingo, agosto 02, 2009

Guimarães

Na minha opinião, o Benfica fez bem em fazer alinhar de início uma equipa de segundas escolhas contra o Vitória de Guimarães. Só demonstra boa educação para com os anfitriões do torneio, que assim se calhar até pensaram que poderiam vencer; e por outro lado sempre foram quarenta e cinco minutos em que se pouparam as canelas e os queixos de alguns dos nossos jogadores mais importantes às carícias afectuosas do Flávio Meireles. No final, vencemos na mesma, e o facto de termos vencido fazendo alinhar de início esta equipa 'secundária', num jogo arbitrado pelo inefável Jorge Sousa (cuja equipa nos presenteou com várias das idiossincrasias da arbitragem portuguesa, tais como inúmeras interrupções desnecessárias do jogo, foras de jogo incrivelmente mal assinalados, ou critérios para assinalar faltas completamente aleatórios) só reforça os nossos níveis de confiança, porque este jogo terá sido muito semelhante ao que iremos enfrentar no campeonato.

No onze inicial, potenciais titulares só talvez três ou quatro (Moreira, Shaffer, Luisão e David Luiz). De resto, oportunidades para outros jogadores mostrarem o seu valor. Patric na direita da defesa; Yebda, Urreta, Carlos Martins e Coentrão no meio campo; e a dupla de avançados constituída pelo Nuno Gomes e Weldon. O Benfica entrou bem no jogo, criando uma boa oportunidade logo nos minutos iniciais num remate do Weldon, mas o jogo acabou por ficar mais equilibrado nos minutos que se seguiram. Notou-se, no que diz respeito à capacidade para pressionarmos bem junto da área adversária, a ausência de jogadores como Aimar, Saviola e Di María, que têm vindo a fazer esse trabalho. O Benfica ainda assim dispôs de uma oportunidade flagrante para marcar, quando após um pontapé do Moreira o Coentrão conseguiu isolar-se, vendo o seu remate defendido pelo guarda-redes adversário, para depois a recarga do Weldon passar por cima da baliza. Nos minutos finais da primeira parte, o Benfica esteve mais forte, e chegou mesmo ao golo, em mais uma bonita jogada de ataque, onde o Urreta, desmarcado pelo Nuno Gomes, centrou rasteiro para a entrada do Weldon ao segundo poste. Reservas, segundas escolhas, ou seja lá o que lhes chamem, são pelo menos suficientes para bater o Vitória nos primeiros quarenta e cinco minutos.

Para a segunda parte, houve as previsíveis alterações, e voltámos a ver algumas daquelas que têm sido as características do nosso futebol nesta pré-época. Acima de tudo, aquela sensação que tenho de cada vez que passamos do meio campo que aquilo é uma potencial jogada de perigo, e que poderemos marcar. E para mim, a principal diferença é a presença do Aimar em campo. Ele é o cérebro do nosso futebol, e parece aparecer um pouco por toda a parte, a recuperar bolas ainda à entrada da nossa área e a lançar os ataques. Foi aliás ele quem lançou o Saviola pela esquerda (vá lá que não lhe assinalaram fora de jogo), para que este mostrasse mais uma vez não ser nada egoísta, assistindo o Rúben Amorim ao segundo poste para um golo quase tirado a papel químico do primeiro. Ainda poderíamos ter marcado mais até final, em particular em dois remates do Cardozo, mas o dois a zero foi suficiente para vencermos o torneio, e deixar vincada a nossa superioridade.

Na primeira parte gostei do Coentrão e do Weldon. Confesso que torci o nariz à sua contratação, mas se ele veio para fazer aquilo que mostrou hoje (sobretudo a capacidade de movimentação e velocidade com a bola nos pés), então poderá ser um jogador muio útil durante a época. O David Luiz esteve mais uma vez em bom plano, e quanto ao Shaffer, esteve hoje bastante mais comedido a atacar, preocupando-se mais com as tarefas defensivas que, no meu entender, cumpriu bem. Já o Patric, não se saiu particularmente bem na tarefa difícil de substituir o Maxi. Não teve falhas escandalosas, mas nota-se bem a ausência do titular. Na segunda parte, Aimar e Di María foram dos que deram mais nas vistas.

Mais um torneio de pré-época conquistado, mas como diz o treinador, a partir de dia 16 é que conta. Para já, estas vitórias vão-nos dando confiança e alimentando a nossa esperança.

P.S.- Fantástico o apoio que o Benfica teve em Guimarães, isto num jogo a feijões. Só de imaginar o que poderá ser a onda vermelha que acompanhará a nossa equipa, caso o Benfica consiga levar esta boa forma para a época oficial, dá-me vontade de sorrir.

5 Comments:

At 8/03/2009 8:51 da manhã, Anonymous Filipe said...

Quando as pedras são colocadas no lugar, tudo fica mais fácil...a ver vamos quando começar o campeonato, mas até agora estou a gostar bastante.

 
At 8/03/2009 11:55 da manhã, Anonymous djeiti said...

Mais uma vez fomos superiores a uma equipa de adeptos mete-nojo que sem dúvida são do pior que há a nível nacional no que diz respeito a violência e complexo de inferioridade e anti-SLB. Se há jogo que me deixa muito nervoso mesmo (mais do que o normal) é a ida ao Afonso Henriques (onde até já perdemos a vida de um jogador) jogar contra os vitós e a recepção na Luz às osgas ranhosas rastejantes e arrogantes.
Vencemos os 2 jogos e erguemos mais um troféu de torneio de pré-temporada futebolística!
Demonstrámos evolução e consistência. Apresentámos boas alternativas e opções válidas. Marcámos 6 golos e não sofremos nenhum!
E cada vez mais se nota a proximidade da equipa com os adeptos!!!
Mais uma vez foi de saudar o agradecimento que os jogadores e equipa técnica foram prestar aos adeptos que marcaram presença no estádio, ao ir junto à linha de fundo exibir o troféu conquistado e fazer a vénia de cumprimento aos adeptos do Glorioso!
É disto que o meu povo gosta!!!

 
At 8/03/2009 2:28 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Como Jesus disse a parte difícil foi feita pelos "suplentes". Depois de o Guimarães se ver a perder teve de se abrir um pouco e aí deu para fazer mais facilmente o que se pretendia. Mais uma vez se nota que Jesus não tem muita confiança em Patric e este parece também não lhe dar condições para isso: como bem dizes não teve nenhum grande erro, mas nota-se ainda estar um pouco nervoso (o que é completamente normal devido à sua idade e vir de um futebol com algumas diferenças em relação ao português). Realce para Moreira que esse sim parece estar a recuperar a confiança e nalguma saídas já me faz lembrar o Moreira de antes das várias lesões. E que dizem do Yartey no Beira-Mar? Entrou a 10 minutos do final e ainda marcou 2 golos .. Espero que jogue este ano e evolua para depois ter a sua oportunidade no Benfica, pois me parece ter alguma qualidade pelos poucos jogos que vi dos juniores do ano passado (espero também que outros tenham, embora tenha as minhas dúvidas pela quantidade de jogadores que continuam a ser comprados todos os anos).

 
At 8/03/2009 2:42 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Estes jogadores ex-juniores que o Benfica anda a emprestar serão para voltar, pelo menos alguns deles, já que têm contrato profissional por quatro ou cinco anos. Em breve será imposta a regra dos 6+5, e ao Benfica não restará senão integrar esses jogadores no plantel.

 
At 8/03/2009 2:46 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Eu espero que sim D'arcy, mas não tenho tanto optimismo como tu nessa matéria. Acho que enquanto essa regra não for imposta não terão muitas chances.

 

Enviar um comentário

<< Home