segunda-feira, setembro 19, 2005

Primeira

O Benfica conseguiu esta noite a primeira vitória no campeonato 2005/2006. Foi uma vitória fácil, obtida sem grandes sobressaltos, num jogo em que quase tudo correu bem.

Iniciámos o jogo com o mesmo onze da passada quarta-feira. A imprensa diz que jogamos em 4-4-2, o Koeman prefere chamar-lhe 4-3-3, eu por mim não vejo quase diferenças nenhumas para o 4-2-3-1 a que estamos habituados nos últimos anos. Quanto ao Leiria, veio jogar num 4-4-2, com um losango no meio campo em que o Harison era o vértice mais avançado, em apoio aos dois avançados móveis. E pode-se dizer que o Leiria foi uma equipa simpática em termos defensivos, pois nunca pareceu vir com grandes intenções de se fechar toda na defesa e defender com unhas e dentes. Claro que para isso deverá ter contribuído, e muito, o facto do Benfica ter praticamente começado ao jogo a ganhar. Foi na sequência de um canto, em que houve uma confusão dentro da pequena área leiriense e a bola acabou dentro da baliza. A mim pareceu-me até autogolo de um defesa do Leiria, mas o golo foi atribuído ao Anderson.


Com este bom começo, o Benfica tinha tudo para fazer um jogo tranquilo, e a verdade é que nos minutos seguintes ao golo continuámos a jogar bem, a atacar, e a criar oportunidades de golo (fiquei com a sensação de ter ficado um penalti por marcar por um corte com a mão de um remate do Miccoli). Mas a partir dos 15 minutos a equipa caiu numa espécie de apatia, e a qualidade do futebol decaiu muito. Foi durante este período que a U.Leiria dispôs da única oportunidade de golo de que me recordo durante toda a partida. A cerca de dez minutos do final, o Benfica acelerou mais uma vez, muito por culpa das acções do Nélson do lado direito, e acabou por chegar mesmo ao 2-0 numa dessas acções: cruzamento rasteiro do Nélson do lado direito, a bola a atravessar toda a área, e o Nuno Gomes a aparecer ao segundo poste a marcar. Um golo a abrir o jogo, e outro mesmo antes do intervalo. Desta vez não nos podemos queixar de falta de sorte.


Na segunda parte, ainda menos Leiria do que na primeira, e um Benfica com vontade de voltar a marcar. Aliás, a única dúvida era quando é que o terceiro golo surgiria. Pode-se mesmo dizer que a história desta segunda parte resume-se às oportunidades de golo do Benfica. O terceiro golo acabou por aparecer após um livre do lado direito marcado pelo Manuel Fernandes, em que mais uma vez o Nuno Gomes surgiu ao segundo poste a empurrar para o fundo da baliza. E com meia hora ainda por cumprir, pareceu-me evidente que o resultado não ficaria por ali. Após mais algumas oportunidades desperdiçadas (que pena a jogada de calcanhares entre o Miccoli e o Nuno Gomes não ter acabado em golo...), o hat trick do Nuno Gomes surgiu a cinco minutos do fim: remate de longe do João Pereira, o Nuno Gomes a meter o pé à bola, e esta a acabar no fundo das redes. Foi nesta altura que tive que me beliscar, porque quando vejo o Nuno Gomes fazer um hat trick começo a suspeitar que de alguma forma fui parar à twilight zone...


Entre os jogadores, para além do destaque natural de um jogador que marcou três golos, a defesa esteve bastante bem. Os dois centrais estiveram muito fortes, e acho que com o Anderson ao nível que mostrou nos últimos dois jogos será muito difícil ao Ricardo Rocha recuperar o lugar. O destaque maior na defesa foi mesmo o Nélson, que fez daquele corredor direito a sua casa, e não parou um minuto. E, mais uma vez, sem grande ajuda do Geovanni (embora este já tenha estado melhor do que contra o Lille), ao contrário do que se passa do lado oposto, em que o Léo e o Simão combinam bastante. Com o Nélson a jogar assim, alguém tem saudades do Miguel? O Manuel Fernandes também fez uma segunda parte bastante boa. Uma vez que, devido à lesão, ele não fez a pré-época, espero que com o acumular de jogos possamos voltar a ter o Manuel Fernandes que o ano passado se tornou um ídolo para os adeptos.


A juntar à vitória sobre o Lille, espero que este resultado sirva para que a equipa continue a ganhar confiança. Por algum motivo, e ao contrário do que sucedia a época passada, acredito muito mais na equipa do que então. O ano passado no início da época ganhávamos jogos, mas eu esperava muito pouco da equipa. Este ano, mesmo com os maus resultados, de alguma forma eu tenho a sensação que há ali um potencial muito grande por explorar.

23 Comments:

At 9/19/2005 1:26 da manhã, Blogger MB said...

Ver o Nuno Gomes a fazer um hat-trick não é assim tão bizarro. Ele no século passado fez vários!

Gostei da vitória, mas não gostei da apatia da equipa. A dinâmica ofensiva dependeu exclusivamente do Nélson.
Espero que Simão, Manuel Fernandes e Petit recuperem a forma. Já Geovanni está como sempre esteve: tem alguns arranques, mas pouca continuidade (dá-me pena ver tanto desperdício de potencial).

O Anderson é, na minha opinião, o melhor central do Benfica (daquilo que tenho visto) e o Rocha está mesmo com a vida complicada.

O Leo está sem ritmo (nada como um jogo destes para recuperá-lo), mas não comprometeu. O Miccoli teve dois remates perigosos, mas pouco mais. É provável que estivesse cansado (para não falar da pouca vocação que tem para estar no meio dos centrais).

 
At 9/19/2005 9:27 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

O Rocha vai mesmo passar uma larga temporada no banco...
Enquanto equipa, já começamos a mostrar pormenores muito interessantes mas ainda não temos um futebol de continuidade. A equipa adormece muitas vezes e isso pode ser perigoso.

 
At 9/19/2005 10:02 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Bem, lá ganharam... havia de acontecer algum dia. Por mais que me custe dizer isso. Infelizmente, o Benfica não é uma equipa tão má como eu gostava que fosse. :)))

Eu só vi o resumo do jogo e pelo que vi nos golos a dinamica dos dois avançados começa a dar resultados.

É de assinalar que nos dois golos "bons" do nuno gomes (o terceiro golo dele é ridiculo), o Miccoli se ancarregou de de dar que pensar aos centrais no centro da defesa deixando o nuno gomes só no segundo poste. Pelo que vi tambem me parece que ele e o miccoli têm combinações muito boas. é preciso ter muito cuidado com esta dupla!

Como só vi os golos e as jogadas de perigo não posso falar dos outros jogadores.

 
At 9/19/2005 10:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ola! so vi a segunda parte... mas gostei da calma com que mantivemos o leiria à distancia...
n nos sentimos incomodados minimamente...
dá-me muita vontade de rir (tanta como ao miccoli por ter marcado de cabeça...:P) mandarem embora o pontes pra terem la este senhor que é uma joia de pessoa e um bom prep fisico mas n é treinador... o leiria é menos k banal! banal é a ekipa de gil de kem levámos 2... a diferença é que marcámos cedo e ficámos MUITO confiantes! De resto... Miguel?? que miguel?? ;)

 
At 9/19/2005 11:18 da manhã, Blogger tma said...

De facto, e tal como já expressei no blog do S.L.B., o "efeito Miccoli" (e tal como o Harry Lime também já aqui referiu), foi visível nos dois 1ºs golos do Benfica: a defesa da U. Leiria preocupou-se em demasia com o Miccoli e esqueceu o N. Gomes (dali, só o Paulo Alves, agora director desportivo do GV, falharia...).
O Nélson só não foi o melhor em campo por causa do hat-trick do N. gomes.
E o Anderson parece-me ser o melhor central do Benfica.
O "adormecimento" da 1ª parte parece-me, mais uma vez, estar relacionado com o mau momento de forma do Petit e M. Fernandes.

 
At 9/20/2005 1:08 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Para mim a maior razão para a melhoria do jogo do Benfica foi, para além, obviamente, do Miccoli, foi a entrada dos dois laterais. O Léo é mesmo um lateral muito experiente, que sobe bem com a bola nos pés, e o Nélson faz o mesmo do outro lado (só precisa de melhorar um pouco a colocação defensiva, mas isso ensina-se). Quando o Petit e o Manuel Fernandes voltarem ao nível habitual, o rendimento da equipa vai subir ainda mais.

E esta acabou por ser uma jornada bastante positiva para nós. Dos 16 pontos (8+8)que tínhamos para recuperar, já recuperámos 5. O próximo jogo fora será muito importante para conseguirmos manter a tendência positiva.

 
At 9/20/2005 10:36 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Concordo contigo, D`Arcy. Acabou por ser uma jornada muito positiva para voces -- tanto mais que o Sporting voltou ao seu nivel habitual... ou seja mau!

A vossa equipa é equilibrada e tem margem de progressão. Voces são um perigo.

Espero que vos aconteça algum acidente de percurso como o Miccoli meter-se nos copos e na borga ou qualquer coisa do genero. :))) É óbvio que não desejo que nenhum dos vossos jogadores tenham uma lesão grave.

 
At 9/20/2005 10:42 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu pelo menos não tenho muito medo que ele se lesione por levar porrada. Quem está habituado aos defesas italianos deve conseguir fugir bem aos defesas portugueses.

 
At 9/20/2005 10:49 da manhã, Blogger tma said...

Não havendo jogos europeus na 4ª, espero que a semana sirva para o Petit e o M. Fernandes recuperarem a sua forma (pois está visto que, apesar de o Beto ter feito uma boa pré-época, é com aqueles dois que o Koeman conta para segurar o meio-campo).
Se assim for, creio que o Benfica tem tudo para voltar a ganhar (mesmo tendo consciência que o Penafiel não vai facilitar tanto como a U. Leira).
Neste momento, para além do regresso à boa forma dos dois médios, preocupa-me a apatia do Geovanni (mesmo que neste jogo tenha estado melhor). Espero que o Koeman também consiga trabalhar esse aspecto.

 
At 9/20/2005 3:28 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Harry ultimamente anda demasiado cordato... deve andar a preparar alguma.

 
At 9/20/2005 8:16 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Fico feliz pelo Nuno Gomes. Um grande benfiquista e um grande jogador que os próprios benfiquistas (alguns) tão mal tratam. Abraço.

 
At 9/20/2005 10:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Um dos nossos jogadores ser benfiquista já não dá direito a tratamento especial. O Carlitos também é benfiquista e toda a gente o trata mal. O Miguel é benfiquista, e foi o que se viu. Quanto a mim, o caso é simples: se jogar bem, aplaudo; se jogar mal, independentemente de ser benfiquista ou não, quero-o fora da equipa. Mas tratar mal é que não. Nada de assobios a um jogador que vista aquela camisola. Nem o Pringle eu alguma vez assobiei.

 
At 9/21/2005 9:20 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Eu não ando cordato nem deixo de andar. Se a vossa equipa joga bem. e se as vossas contratações foram boas (apesar do Miccoli ter sido a 54ª opção da dupla VV) então não há nada a dizer.

Ah! Ouvi dizer que o José Vitorino de Almeida compôs uma sinfonia em honra do Benfica. Isso é que é realmente ridiculo (tanto mais que a sinfonia é uma bela m***a). No futebol a única música que conta é a que se toca em campo!

 
At 9/21/2005 9:54 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Tenho a certeza de que ainda não ouviste a sinfonia, por isso não posso levar a sério a apreciação que fazes dela.

 
At 9/21/2005 10:09 da manhã, Blogger tma said...

Ou então, o interesse do Harry Lime pelos assuntos do Benfica é tão grande que ouviu a sinfonia antes de todos os Benfiquistas ;-)
É como aquelas pessoas que dizem que não gostam de telenovelas ou reality-shows, mas que os vêem todos para poderem dizer mal!

 
At 9/21/2005 7:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sinfonia uma bela ****??

Estás é cheio de inveja, se fosse no teu clube, os sportinguistas vinham logo exaltar a sua beleza e riqueza cultural, o culto dos 5 violinos, etc, etc.

Olha contenta-te com aquele fado bacoco do teu hino que já vais com sorte!


Algum dia uma sinfonia, ainda por cima orquestrada por um dos maiores vultos da música/cultura portuguesa é mau? Não sabes do que falas... olha rapaz contenta-te com os delfins

 
At 9/22/2005 10:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Não é nada inveja. É ridiculo, pura e simplesmente... E ainda por cima composta pelo Antonio Vitorino de Almeida.

A única coisa decente que esse tipo deu ao Mundo foram as duas filhas (especiamente a Ines). E o facto dele ser benfiquista tambem não ajuda muito...

 
At 9/23/2005 8:47 da manhã, Blogger D'Arcy said...

As duas filhas são benfiquistas também :)
E para ti, só é ridículo porque é dedicada ao Benfica. Classifica-la como ridícula sem sequer a teres ouvido. Já houve sinfonias compostas que foram dedicadas às mais diversas coisas. Outras obras foram compostas por encomenda, assim como quem vai à peixaria e encomenda um quilo de fanecas. Mas para ti grave mesmo é que alguém componha uma sinfonia e decida dedicá-la ao Benfica. Suponho que para ti faça muito mais sentido, por exemplo, compor uma ópera e dedicá-la a um rei maluco, como fez o Wagner em relação ao Ludwig II, não?

 
At 9/23/2005 9:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mas há alguma discussão possível? Parece o meu primo que não come cenouras.
- Não gosto!
- Já provaste?
- Não.

 
At 9/24/2005 5:53 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Alguns comentários:

-eu já provei cenoura

-não é ridiculo um compositor compor uma sinfonia dedicada ao Benfica. O compositor tambem é gente e também precisa de comer... Ridiculo mesmo é um clube encomendar uma sinfonia. É que é mesmo ridiculo.

-As irmãs Medeiros são giras (especialmente a Ines) e isso faz toda a diferença. :)))

 
At 9/24/2005 7:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Ridiculo um clube encomendar uma sinfonia"?

Onde é que ouviste isso?

 
At 9/24/2005 10:09 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Com essa é que te espalhaste ao comprido... com que então estás convencido que foi o Benfica quem encomendou a sinfonia ao Vitorino d'Almeida?

 
At 9/27/2005 10:12 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu não estou convencido que o Benfica encomendou a sinfonia. Eu tenho a certeza que o Benfica encomendou a sinfonia.

Ou achas que foi o Antonio Vitorino de Almeida que, do fundo da sua nuvem poetica, se inspirou no Benfica para uma sinfonia? Ridiculo!

 

Enviar um comentário

<< Home