segunda-feira, janeiro 02, 2006

Moretto

E pronto, o Moretto lá assinou por cinco anos e meio com o Benfica, e já foi apresentado em conferência de imprensa na Luz, à uma da tarde.


Já o disse aqui: não me parece que este jogador tenha assim tanta qualidade que justifique todo este escarcéu em volta da sua contratação. Não o imagino a tirar o lugar ao Quim, mas dados os elogios que lhe foram feitos pelo Koeman, nunca se sabe. A verdade é que agora é que se podera aquilatar a verdadeira qualidade deste guarda-redes, porque jogar nesta posição num clube grande é completamente diferente da mesma situação num clube mais pequeno. Ali um guarda-redes passa o jogo quase todo sempre em acção, com diversas solicitações, enquanto que no Benfica é chamado a intervir muito menos vezes, passando largos períodos de tempo quase inactivo, o que o obriga a ter níveis de concentração mais altos. Temos o exemplo do Yannick, que era um excelente guarda-redes no Alverca, e que no Benfica não deu nada.

O processo todo em redor da contratação do Moretto foi uma vergonha. Para todas as partes envolvidas. Por um lado não compreendo este empenho do FC Porto na sua contratação, a não ser pela pura má vontade de chatear o Benfica. Eles dão-se ao luxo de ter o melhor guarda-redes do campeonato sentado no banco de suplentes, pelo que o Moretto seria no mínimo uma terceira opção. Depois não percebo muito bem a posição do Moretto no meio disto tudo. Pelo que ouvi e li até agora, dá-me a impressão que, sem ter no entanto assinado nada, ele acabou por dar a palavra aos dois clubes - não me interessa se foi influenciado ou não. Caramba, às vezes parece que quando se referem a jogadores de futebol estão a falar de crianças, incapazes de tomar decisões e mantê-las. Ou será que ser íntegro é um óbice ao enveredar por uma carreira de futebolista profissional, levando à escassez desta qualidade pessoal entre os jogadores? Dizem que 'Sim senhor, eu jogo por vocês' a um clube, e depois esse clube tem que manter uma ama-seca ao lado do jogador, caso contrário pode aparecer uma outra pessoa a dizer 'Psst! Ó puto! Dou-te um caramelo se vieres jogar para nós!' e o tipo muda alegremente de opinião? Tenham juízo: quando tinha 14 anos e decidi que queria jogar futebol no Faro e Benfica, depois de ter ido lá treinar e já me ter apalavrado com o treinador, sem no entanto ter assinado, surgiu a oportunidade de jogar pelo Farense. E até eu que era um puto não voltei com a palavra atrás (OK, confesso que o facto de cada um dos clubes ser filial de quem era, e de eu não ter quaisquer ambições numa carreira futebolística também ajudou, e muito, a manter a minha posição).

Também não fiquei muito satisfeito com o comportamento do nosso presidente. Sim, ele esteve bem ao tomar a decisão de ir em pessoa ao Brasil para assegurar um interesse do Benfica, e reconheço-lhe mérito por isso. E eu sou até um admirador do trabalho dele. Mas mandar fazer uma espera ao parolo que o agrediu no aeroporto ainda no Brasil, e depois vir com aquelas declarações estilo fotonovela à saída do avião, e mais tarde já na conferência de imprensa, sinceramente, isso já não são atitudes que eu considere muito dignas. Não gosto de ver a figura do presidente do Sport Lisboa e Benfica envolvida directamente em peixeiradas destas.

A maior surpresa no entanto acabou por ser a apresentação do Marco Ferreira como jogador do Benfica, quando estava convencido que ele iria para o At.Madrid. Não sei o que esperar desta contratação. Vem para uma posição em que, de facto, estamos necessitados (médio-ala direito). Quando, há um par de anos, ele jogava no V.Setúbal fiquei muito desiludido por o termos perdido para o FC Porto, mas a verdade é que depois ele não demonstrou lá as qualidades que eu lhe reconhecia enquanto jogador do Setúbal. E isto debaixo das ordens do Mourinho, que por norma tira sempre o melhor rendimento de cada jogador. Por isso não sei mesmo o que pode sair daqui. O facto mais interessante neste processo é mesmo o secretismo com que a operação foi feita: nunca se ouviu falar de qualquer interesse do Benfica neste jogador, e de repente a sua contratação aparece como facto consumado. A exemplo do que aconteceu, por exemplo, com o José Fonte. Só isto mostra que, de facto, as coisas mudaram com esta direcção, e que há lá quem saiba como fazer as coisas, tendo mesmo estancado todas as fugas de informação que durante anos eram típicas no Benfica. Acho também interessante esta aposta clara no mercado nacional, coisa que durante muito tempo sempre foi apanágio do nosso clube. Será que o ponta-de-lança desejado ainda acaba por vir de cá (mais propriamente, ali dos lados de Coimbra)?

30 Comments:

At 1/02/2006 3:28 da tarde, Blogger BP said...

Assino por baixo de tudo o que dizes em relação ao Moretto! Aliás disse algo parecido no meu blog.

Em relação ao Marco Ferreira acho que pode ter sido uma grande contratação. E eu digo pode ter sido porque nestas coisas é preciso também uma grande quota parte de sorte. Ele tem qualidades inquetionáveis e relembro que era sempre dos primeiros a saltar do banco de Mourinho e nisto discordo contigo. O Mourinho tinha era uma riqueza de plantel que entrar no 11 era sempre muito complicado, excepto em situação de "turn-over". E depois porque os adeptos (por não ser um grande nome, e tu sabes como isto funciona la pras bandas do 3º ane...) vão olhá-lo com grande desconfiança e caso as coisas não corram bem de inicio torna-se muito dificil, por outro lado, se os 2/3 primeiro jogos correrem bem e ele cair no goto dos adeptos... tá feito e torna-se muito util e a tal grande contratação! Uma coisa parece certa: deve ser mt mais util que o carlitos alguma vez foi (e olha que eu partilho da tua opinião em relação a ele: tem qualidade!).

Quanto ao ponta de lança, pra minha tristeza vem mesmo de coimbra e chama-se Marcel! Não gosto muito dele... espero que ele me atire tudo quanto digo dele à cara, com muitos golos e boas exibições! Pra médio fala-se nos bastidores de n'doye, mas o presidente do penafiel ser quem é dificultou a coisa! deviamos ter aproveitado no ano passado qd era do estoril... (é claro que não acredito no que diz o record hoje... laurent robert)

Devo dizer que por um lado concordo com esta politica de contratações internas... mais barato e sem dificuldades de adaptação ao país (só as de adaptação ao manto sagrado), por outro lado perdemos experiência para a Europa (se é k é esse o nosso objectivo, mas pra consumo interno está muitissimo bem jogado!).
Abraços

 
At 1/02/2006 3:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Olha que eu tenho ideia que foi o Mourinho quem acabou por dispensar o Marco Ferreira, na segunda época dele.

 
At 1/02/2006 3:59 da tarde, Blogger BP said...

Na segunda época talvez porque foi buscar o maciel e um outro que não me estou a lembrar... ou então se calhar tens razão e vai ser um grande flop... vamos ver! vamos ser realistas... sem dinheiro não ha palhaço! É CLARO que gostaría mt mais do wilhelmsson ou pires ou robert... mas não ha dinheiro pra isso! e no panorama nacional, acho-o uma boa escolha! A única coisa que espero é que não seja uma contratação-tipo-Drulovic-Argel-Zahovic-João Manuel Pinto(Meu Deus, que é feito deste cromo!!!), etc...

 
At 1/02/2006 4:09 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu não estou a dizer que ele vai ser um flop. Eu digo precisamente que não sei o que esperar disto. Eu tinha o Marco Ferreira em muito boa consideração quando estava no Setúbal, e fiquei triste quando o perdemos para o FC Porto. Depois surpreendeu-me ele ter falhado por lá. Agora teremos que esperar para ver. Pelo menos ele vem para uma posição em que estávamos necessitados.

O João M Pinto anda pela Suíça, a jogar no Sion (renovou recentemente) :)

 
At 1/02/2006 4:11 da tarde, Blogger BP said...

Acabei de confirmar no jornal O Jogo (que melhor fonte que esta???ehehehe) que foi Fernandez quem o dispensou, mas isso agora tambem não interessa nada, vamos é torcer e apoiar o nosso novo artista!! Com este apoio inequivoco da massa adepta, com o regresso do "inferno Vermelho" até o Beto era bem capaz de marcar ao ManU... Hein? Ai já marcou? Ah! OK! Então não falhie por muito!!! lol

 
At 1/02/2006 6:06 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Não me parece que o Moretto merecesse tal panóplia de argumentos (?!) de lado a lado. Teria preferido que viesse o Toldo para a titularidade mas pronto... foi assim decidido, tenho de aceitar.

Quanto ao Marcel quais são as fontes para afirmar perentóriamente que é ele o novo pdl do Benfica?

 
At 1/02/2006 6:07 da tarde, Blogger André Marques said...

Eu tambem acho que o Moretto só é uma boa contratação por causa do estado do nosso plantel, só quero ver quem vai ser queimado no verão ??

Aposto no Moreira

 
At 1/02/2006 6:12 da tarde, Blogger José Leal said...

Em relação ao Marco Ferreira, penso que como benfiquistas devemos ter, como hei-de dizer, um tempo de encaixe.

A notícia é tão inusitada que acho que só estarei em condições de a comentar amanhã de manhã.

Contratar o Marcel era um abuso, e pelo dinheiro que se diz, mais valia apostar tal maquia no mercado europeu.

 
At 1/02/2006 8:48 da tarde, Blogger dezazucr said...

Sinceramente, a meu ver Moretto foi uma excelente contratação. Isso porque o que nós precisamos é de um segundo guarda-redes, visto que, pelas últimas exibições do Quim ele já estará recuperado. De que valia trazer um guarda-redes mais credenciado? Para ir para o banco? ou para o Quim ir para o banco? Quanto ao Marco Ferreira, sinceramente nunca me deslumbrou, nem no Setúbal nem no porto. A seu favor apenas aquele ar de dar tudo em campo, estilo João Pereira, mas lá está, será que em termos de qualidade técnica não supera o João Pereira?
Em relação à peixeirada, também não gosto de ver, mas que remédio, por vezes para lidarmos com a ralé temos de descer à lama.

 
At 1/02/2006 8:54 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

o Marcel incompatibilizou-se hoje com a Académica, não me parece que venha para o Benfica.

 
At 1/02/2006 8:57 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não nego que para segundo guarda-redes o Moretto serve perfeitamente - no meu post não quero criticar os critérios que levaram à sua contratação, mas sim o processo que culminou na mesma. Mas não justificava esta peixeirada toda. Se o objectivo era contratarmos alguém para o banco, se não viesse o Moretto viria outro qualquer.

O Marco Ferreira parece-me ser manifestamente superior ao João Pereira em termos técnicos, e até em versatilidade, já que pode jogar nos dois flancos e até no meio. Conforme disse, eu tinha muito boa impressão dele no Setúbal, e na altura estava a torcer para que o contratássemos. Hoje em dia já não sei se as qualidades dele se mantêm.

Em relação ao Marcel, a verdade é que ainda não vi qualquer notícia que anunciasse o interesse real do Benfica nele. Apenas ouço uns rumores a circular, sobretudo na blogosfera. E já o disse antes: por mim já ficaria satisfeito com o regresso do Karadas.

 
At 1/02/2006 10:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo que o Benfica tinha de fazer um forcing pelo guarda-redes Moretto, mas detesto os metodos utilizados á chegada ao aeroporto da Portela.Simplesmente não FAZEM PARTE do ideário deste clube.Quero um Benfica forte, não quero um Benfica á Porto.Fiquei triste por esta cena.
Quanto ás contratações, temo que no caso Marco Ferreira seja mais uma retaliação e uma guerra ao Porto do que uma necessidade do plantel.
O que eu gostava de ver era a apresentação de um ponta-de-lança,mas até ao lavar dos cestos é vindima.
Quanto ás contratações penso quer ainda é muito cedo para se poder avaliar qualquer um deles.Ainda me lembro, de há uns anos atrás chegar um brasileiro pequenino e dentuça para jogar no Estrela da Amadora, prestou testes e o clube começou a negociar o contrato.O rapaz acho que pediu 200 cts/mês c/alojamento, os dirigentes do estrela, entendidos homens do futebol, recusaram.Hoje esse brasileiro pequenino e dentuça
é o melhor jogador do mundo.
E como me lembro do Deco, do Mostovoi, do Stanic etc...Por isso agora á cautela, aprendi a não ligar tanto a nomes, e a esperar que eles mostrem ou não o seu valor em campo.

 
At 1/02/2006 11:06 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Já agora qdo é que acabam as inscrições ? final de Janeiro ?

 
At 1/02/2006 11:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim, acabam no último dia de Janeiro.

 
At 1/02/2006 11:10 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Portanto, provavelmente mais 29 dias de especulação jornalistica ;)

 
At 1/03/2006 6:09 da manhã, Blogger Pedro said...

Meus amigos o SLB precisava de um guarda redes bom , sem ser necessário q fosse o melhor do mundo, para o imediato!!! Nada melhor q ir buscar um gurda redes q deu nas vistas, com qualidades fisicas e tecnicas acima da média e a bom preço.
Falam em queimar jogadores e depois falam em Toldo?
Acham q Toldo viria para o banco?
Moretto luta de igual para com Quim tal como Moreira lutava e isso é o q o SLB precisa.
Foi uma excelente contratação como seria, por exemplo, o Marco Aurélio do Belém.
PS: Não se sabe a extensão da lesão do Moreira mas correm boatos de q é tão grave como a do Mantorras....

 
At 1/03/2006 9:36 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Tendo em conta o quão certos esses boatos sobre a lesão do Mantorras estavam (que diziam que ele estava acabado para o futebol), acho que não vale a pena dar ouvidos a estes novos boatos...

A lesão do Moreira é igual à primeira lesão do Mantorras. O que lixou o Mantorras foi que ele fez a operação (artroscopia), e muito antes daquilo que devia voltou à competição, tendo agravado a lesão e praticamente destruido a cartilagem do joelho. O Moreira fez a artroscopia e agora fica parado quase um ano, até recuperar totalmente, por acho que não vale a pena estar a fazer comparações.

O Moretto é uma boa opção para o banco. Não o acho superior ao Quim ou ao Moreira. Por isso sim, é uma boa contratação com esse objectivo específico. Mas o valor dele não justifica a peixeirada feita. Até parecia que não estávamos a contratar um guarda-redes suplente, mas sim o próximo Ronaldinho. Eu estou satisfeito com o Quim (e mais satisfeito estaria com o Moreira, porque prefiro-o a ele), como tal não via necessidade de contratar um super guarda-redes. Se o Toldo viesse, claro que não iria para o banco. Simplesmente porque o Toldo é muito superior ao Quim. E poderia o Benfica ter alguma razão de queixa por contratar um guarda-redes tão bom que mandasse o actual para o banco sem apelo nem agravo?

P.S.- Eu odeio o Marco Aurélio acima de qualquer outro guarda-redes em Portugal. Odeio-o desde que jogou no Farense, e odeio-o porque se desunha sempre contra o Benfica e faz exibições perfeitas, e depois dá frangalhada de meia-noite contra os outros (veja-se o exemplo em Alvalade este ano). Detestaria vê-lo no Benfica.

 
At 1/03/2006 11:25 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu não tenho nada contra a política de contratações seguida até agora, antes pelo contrário. Mesmo o Marco Ferreira pode ser um reforço útil (sinceramente, até fiquei mais satisfeito com a contratação dele do que com a do Manduca). Acho que o Koeman passou a ter muito mais opções.

Preocupa-me de facto a possibilidade Robert. Não pela qualidade do jogador - que é grande - mas mais pelo mau feitio dele. Para mim ele não é um 10, é mais um jogador estilo Simão: joga colado à esquerda, mas gosta e tem tendência a fugir para o centro com a bola controlada. O que ele tem de muito bom é o remate: remata muito bem de longe, e é especialista em livres.

Quanto à questão do avançado, volto a repetir-me: o Karadas chegava. Não temos condições de contratar uma estrela para o ataque, e quem vier será provavelmente para estar no banco e entrar em momentos de necessidade. E isso o Karadas faz perfeitamente.

 
At 1/03/2006 12:18 da tarde, Blogger BP said...

olhem ,sabem bem k isto das fontes seguras acabam sempre por dar raia... o que me disseram é que ele ja tinha assinado e veio de alguem que está no meio e que não tinha necessidade nenhuma de mentir... mas nunca se sabe! o que pode ser um problema é a quebra de sigilo e esta questão com a briosa...

 
At 1/03/2006 12:45 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A expressão 'A conferência de imprensa do Pinto da Costa' diz tudo, não? Embora tenha condenado o LFV pelo que se passou depois, o principal responsável e despoletador da situação foi o próprio PC. Quanto à invasão do estúdio de televisão, sinceramente não me importei nada. Há ali duas avantesmas que dizem as maiores barbaridades, atrocidades e falsidades sobre o Benfica sem que ninguém lhes ponha um travão, e o LFV foi lá para repor a verdade dos factos. Em termos de declarações incendiárias, lamento mas o PC só deve ficar atrás do Adolf Hitler. Por muito que o LFV tente, nunca chegará sequer perto do PC nesse aspecto.

Quanto ao que se passou ontem, já disse a minha opinião sobre isso. Mas também é verdade que ninguém viu o que se passou no Brasil.

 
At 1/03/2006 3:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

koelhone, sabes que eu respeito as tuas opiniões, e és sempre bem vindo aqui, porque és provavelmente o leitor mais antigo deste espeaço. Mas parece-me que estamos em completo desacordo relativamente a muitos dos pontos que focas nos teus comentários. Eu já fui bem claro quando disse que condenava a atitude do Benfica neste processo do Moretto, ou não?

Quanto ao cortar a palavra ao PC, o primeiro a 'cortar' alguma coisa foi o próprio PC, que irrompeu pela sala de imprensa a dentro, sentou-se e desatou a querer falar sem ser a vez dele. Ora se condenas a atitude do LFV em relação ao 'Dia Seguinte', terás que concordar que esta do PC não é muito diferente. E mais: ninguém lhe cortou a palavra. Depois dele lá ter chegado, o Nuno Gomes, que quem era a pessoa designada para falar, deixou-o lá ficar, e o PC é que resolveu ir embora (no entanto acho que tinham-lhe desligado o som, por isso o Benfica também não ficou bem na fotografia). A seguir veio a vergonha das declarações do Veiga (nota bem: do Veiga, e não do LFV).

Em relação ao 'Dia Seguinte', não sei se é rasteiro ou não. O que eu sei é que duas pessoas, ou mais especificamente, uma delas, chamada Guilherme Aguiar, que nutre um ódio doentio ao Benfica (sei-o bem, porque conheço quem lide com ele pessoalmente) estava a difamar o clube vilmente, com afirmações totalmente falsas num meio de comunicação de massas, e a insinuar que a Taça de Portugal iria ser retirada ao Benfica, entre outras barbaridades. És então da opinião que o deveriam deixar continuar. Na minha opinião, quem não sente não é filho de boa gente, e sinceramente eu como benfiquista também já começo a estar farto que dêem tempos de antena goebbelianos a gente como esta, que à força de tanto difamar acabam por criar 'factos' que ninguém consegue desmentir em pé de igualdade. É arrogante da parte do LFV? Sim, é capaz de ser. Vergonhoso? Se calhar para mim é mais vergonhoso darem tempo de antena a um criminoso como é o líder dos SD, para que ele ande a dizer as alarvidades que disse, ou fazerem o mesmo em relação ao PC, enchendo a plateia com membros da sua guarda pretoriana (leia-se SD), do que permitir ao presidente do Benfica vir desmentir afirmações totalmente falsas.

Quanto às declarações incendiárias, achas que por um tipo andar 20 anos a dizer 'mata' e 'esfola', então agora quando diz 'mata' e 'esfola' tem menos gravidade do que quando é um que começou a dizê-lo agora a fazê-lo? Pelas tuas palavras, parece que o PC anda caladinho há uns dez anos, não? Ele esteve caladinho durante mais ou menos um ano, quando foi constituido arguido no Apito Dourado. Agora que já se viu que aquilo não vai a lado nenhum, já sente a s costas quentes e já voltou outra vez ao mesmo. E não confundas: as declarações do LFV são normalmente dirigidas a pessoas específicas (ou quase exclusivamente a uma pessoa específica). As do PC durante estes 20 anos são dirigidas a milhões, ofendem deliberadamente um clube, uma cidade, ou mesmo metade de um país. Em termos de piromania, o LFV ainda tem que conseguir despejar toneladas de napalm para poder sequer chegar aos calcanhares do PC.

Eu não falo por todos os benfiquistas, falo apenas por mim: se o presidente do meu clube faz algo que eu acho reprovável, eu condeno-o por isso, como é o caso desta peixeirada do Moretto. A grande diferença que eu vejo entre mim e uma grande parte dos adeptos do FCP é que eles parecem achar que tudo o que o PC faz é bem feito, e raramente ou quase nunca são capazes de condenar uma atitude dele. O FC Porto já há muito tempo que passou a ser uma monarquia absolutista, em que o PC faz o papel de Luís XIV e entrega-se à idólatra dos súbditos (leia-se sócios). Qualquer pessoa que levante a voz contra o rei está tramada e excluída (vê o exemplo do Alexandre Magalhães, antigo braço direito do PC).

 
At 1/03/2006 3:52 da tarde, Blogger Pedro said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1/03/2006 3:53 da tarde, Blogger Pedro said...

Engraçado é q LFV "invadiu" os estudios da SIC para repor a verdade e ambas as aventesmas engoliram em seco e ficaram caladinhos.
Isso diz tudo sobre o q se estava a "debater".
Gostam muito de mentir mas não tiveram "tomates" para mentir na cara do homem!!!

 
At 1/03/2006 3:53 da tarde, Blogger T-Rex said...

Boas d'Arcy!

Parece que voltou a Santa Aliança. Tão amigos que eles foram (são!?!) quando toca a tentar entalar o Glorioso...
Desta vez vão trocar o so KO ta pelo calvHugo, ou o Miguel Razia pelo Sokonara? Vai dar em casamento, vai! Grande bronca! A Madame Champagne vai ficar a arder! Será que também será notícia de abertura em todos os noticiários? Realmente... os jornaleiros só no Glorioso garantem o seu pãozinho de cada dia.

Fico contente por saber que os meninos que destruíam Áreas de Serviço, autocarros foram convertidos e dão catequeze e cantam na igreja aos domingos para onde se deslocam nos seus porsche's comprados com o suor do trabalhinho!

PS: As para-farmácias já vendem Rennie e estão em promoção nesta altura... aproveitai!

 
At 1/03/2006 4:34 da tarde, Blogger BP said...

deixando-nos de discussões estéreis com um tripeiro (desculpa la koelhone): http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=629614&div_id=1456
Já nao sou so eu! ;)

 
At 1/03/2006 4:39 da tarde, Blogger T-Rex said...

Carradas de paletes disponíveis e com validade até 2010!

PS: Têm como particularidade uma foto da manga "quinada" do Nuno-enfia-2-batatas-nos morcões-Gomes.

 
At 1/03/2006 4:50 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Ainda bem que concordamos em discordar :)

Se o Benfica tomasse a atitude que referes, embora fosse de facto mais polida, de certeza que se ouviriam bocas sobre estarem a tentar abafar a liberdade de imprensa, ou algo do género. Um facto não podes negar: é que com a acção do LFV o assunto morreu ali mesmo, naquela noite. E tenho a certeza que se o LFV não tem aparecido, ia-se continuar a martelar naquilo até a mentira ser vendida como um facto consumado. Eu tenho um desprezo enorme pelo Guilherme Aguiar precisamente porque ele consegue, pondo uma máscara de suposta idoneidade, dizer as maiores atrocidades, e fazê-las passar como coisas sérias. Mal por mal preferia o Pôncio Monteiro, que conseguia pôr-me aos pinotes com as suas boçalidades, mas ao menos dali as pessoas já sabiam bem o que esperar.

Na conferência de imprensa (eu lembro-me bem, porque vi aquilo tudo em directo), o Nuno Gomes estava a acabar de receber o prémio Airis de melhor jogador benfiquista em campo (eleito por SMS), e a seguir is sentar-se à mesa para responder às perguntas dos jornalistas. Nesse espaço de tempo o PC, o Reinaldo Teles e não sei se mais alguém irromperam pela sala de imprensa, dirigiram-se à mesa sem se deterem, e começaram a falar, o que motivou a reacção do Nuno Gomes (que ficou a olhar para eles, abriu os braços e disse 'Então?'). Quando o PC percebeu o que se estava a passar, tentou convencer o Nuno Gomes a ir ocupar o lugar dele na mesa, ao que o Nuno respondeu que agora já não valia a pena. E foi nesta altura que cortaram o som. Ao que se seguiram as cenas pouco edificantes que conhecemos. Para mim ficou tão mal o PC como o Veiga a seguir, porque aquilo foi um lavar de roupa suja em público, motivado pelas desavenças pessoais entre ambos.

Quanto ao que dizes do PC, acho que ou já estás vacinado em relação ao que ele diz, ou então deixaste mesmo de ligar a essas coisas. Conforme disse, ele andou completamente mudo durante cerca de um ano, quando veio a público o Apito Dourado e ele foi constituido arguido, mas agora está a voltar ao mesmo. Quando muito já não está tão 'talibã' como antigamente, e deixou de fazer tantas declarações relativas a guerras Norte-Sul, mas que continua incendiário como sempre, continua. No caso do Benfica, a piromania parece-me claramente orientada na direcção do próprio PC, quase de certeza por culpa da guerra pessoal entre ele e o Veiga. Até acho que o Vale e Azevedo, em termos de declarações, era muito mais incendiário do que esta direcção. Mas como o Benfica na altura estava de rastos, incomodava muito menos.

Obrigado pelo elogio. Eu estava a querer atingir de facto o FC Porto, porque não consigo compreender a adoração cega que vejo em relação ao PC por parte da maioria dos adeptos do clube. Compreendo que ele tenha dado muito a ganhar ao clube, e que por isso mereça admiração. Mas se se demonstrar que ele agiu mal numa ocasião, para mim o normal é olhar para isso e reconhecer que ele de facto agiu mesmo mal, em vez de virar o bico ao prego e transformar a coisa numa espécie de cabala organizada por terceiros para deitar o FC Porto abaixo. Se calhar por não ser assim em relação ao LFV, tenho a ideia que no Benfica não existe esse tipo de comportamento em relação ao nosso presidente, mas admito poder estar errado. O facto principal para mim é: o clube e o presidente desse mesmo clube não são uma e a mesma coisa. E eu tenho sempre a ideia que para a generalidade dos adeptos do FCP, esta separação não existe.

 
At 1/03/2006 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sou Sportinguista mas achei a tua análise muito correcta essencialmente relativa a questão do que se passou no aeroporto. Não é de facto dignificante para ninguem. Espero tambem que não queimem para mim um dos actuais simbolos do teu clube, Moreira.
Cumpts

 
At 1/03/2006 9:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Conforme eu disse, eu percebo perfeitamente que os adeptos do FCP tenham admiração e respeito pelo PC, porque tendo em conta o que ganharam com ele, esse sentimento é natural. O que me incomoda é quando parecem não ter espírito crítico. Por exemplo, no meu caso pessoal, eu admiro o trabalho que tem sido feito pela dupla Vieira e Veiga. Basta recordar-me do que era o Benfica durante os madatos do Damásio e do Vale, e ver como está agora para reconhecer mérito no trabalho deles, e estar-lhes grato por isso. Mas isso não impede que eu não goste quando eles tomam atitudes com as quais eu não concordo, ou que me sinta pro vezes envergonhado perante certas declarações públicas do Veiga. E se os atacarem por isso, eu compreenderei as críticas, considerando-as um ataque às atitudes individuais das pessoas em questão. O que não faço é considerar que quando os criticam, estão a querer no fundo atacar o Benfica. É esta 'fusão' que os adeptos do FCP parecem fazer frequentemente entre a pessoa e o clube que me incomoda.

 
At 1/04/2006 12:36 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

O que se passou na Portela foi muito triste para o nosso clube. Não foi a primeira vez que assiti a uma situação daquelas (capangas de um clube a agredirem terceiros)mas ainda assim, doeu. E isto tudo levanta questões muito complicadas. A propósito deste episódio já ouvi dois ditados portugueses muito certeiros: "Lá se fazem, cá se pagam" e "Quem não sente, não é filho de boa gente" Não deixam de ser verdadeiros e de se adequar a todo este caso. Mas como disse ontem, e bem, o António Pedro Vasconcelos na RTPN, o Benfica perdeu uma oportunidade histórica de dar uma chapada de luva branca no Porto e nas estretáegias mafiosas dos seus dirigentes. E aos olhos da opinião pública, passámos de vitimas a agressores, enquanto os abutres passaram a mansos cordeirinhos...
É por situações como esta que me continua a ser dificil falar de José Veiga. Como já aqui disse, acredito que fará tudo por um Benfica vencedor já que a sua estratégia a médio-longo prazo passa por desgastar a imagem de Pinto da Costa para entrar na SAD portista com aquele grupo que é de todos conhecido. E acho que tem muitos méritos na forma como tem conduzido o futebol do Benfica. O que é certo é que também nos tem fragilizado com as suas guerras pessoais e com as suas declarações polémicas e em mau português... E este ano, com apenas 4 dias passados, já me conseguiu envergonhar. Porque é bom esclarecer que isto se passou à revelia de LFV e que ele não achou piada nenhuma ao assunto (também porque percebeu logo na Conferencia de Imprensa como tinha perdido um importante trunfo moral). Mas o que podemos nós esperar de uma pessoa que aprendeu tudo o que sabe no futebol português com a figura abjecta de PdC?

 

Enviar um comentário

<< Home