quarta-feira, janeiro 11, 2006

Nervosos

Tendo em conta o que escrevi no meu post sobre o jogo de Domingo acerca da titularidade do Moretto, obviamente que, a ser verdade, não estou nada surpreendido com a reacção do Quim. Conforme escrevi, parece-me uma má estratégia de gestão do plantel, e se o Koeman ainda por cima diz que compreende que a situação tenha sido um choque para o Quim, então ele estava consciente daquilo que estava a fazer, o que não torna a coisa mais fácil de engolir. Não se trata de dizer que o Quim é melhor que o Moretto ou vice-versa. Mas a posição de guarda-redes é um posto muito específico, e quando aquele que joga está num bom momento é sempre difícil trocá-lo, mesmo quando o guarda-redes que está no banco tem valor para isso. O Quim estava num bom momento, como o atestam os quatro jogos consecutivos sem sofrer golos (e não cinco, como escrevem nos jornais, já que no primeiro desses jogos, com o Belenenses, quem jogou foi o Rui Nereu). E não me venham dizer que um jogo em casa com o Paços era assim tão difícil ou com características tão específicas que seria necessário colocar imediatamente o Moretto a jogar, devido à sua enorme superioridade sobre o Quim. Nenhuma destas premissas é verdadeira. A interpretação que o Quim faz desta atitude é a interpretação normal perante o que se passou: o treinador não confia nele.

O plantel do Benfica tem agora diversos jogadores de qualidade equivalente, pelo que a luta pela titularidade afigura-se mais renhida. Ainda para mais, normalmente em ano de Mundial os jogadores costumam andar mais nervosos com questões destas, por isso é necessário saber gerir estas situações quer do ponto de vista desportivo, quer do ponto de vista humano. Para já esta situação do Quim, a que se juntam as entrevistas do Karyaka e do Mantorras já deixam antever um cenário complicado de gerir. Até porque jogadores como o Karagounis ou o Robert, por exemplo, não devem apreciar ficar de fora das opções do técnico durante muito tempo. Para não falar do Manuel Fernandes, que se continuar a ser preterido pelo Beto e a ver uma possível presença no Mundial a andar para trás também não deverá ficar muito satisfeito. Se vier mais um avançado, como se anuncia, os problemas neste aspecto ainda aumentarão mais. O treinador terá que ser muito inteligente e um óptimo gestor de recursos humanos para evitar que tenhamos um ambiente de guerrilha no balneário, e para já esta história do Quim não me deixa bons augúrios.

4 Comments:

At 1/11/2006 11:05 da manhã, Blogger T-Rex said...

Boas D'Arcy!

Pena que o pessoal ainda se deixe ir nas campanhas de intoxicação promovidas pelos pasquins da bola.
Dia em que não há notícia sobre o Benfica... inventa-se, senão: Vendas a cair a pique!

Quim disse realmente alguma coisa? "Quero saír!" ?!?!? - Não passarão decerto mais que 24h para o próprio o desmentir.

De qualquer forma, a minha memória (sim a mesma memória que por vezes nos atraiçoa) ainda tem bem presente o atirar para o banco o Moreira em deterimento de Quim. Não vi Quim (que prefiro a Moreira - note-se!) descontente, nem com remorsos, nem tão pouco Moreira a fazer "birras" como a que o pasquim Record quer fazer crer os leitores que aconteceu...

Mais soluções, mais insatisfeitos no plantel. O futebol (para os mais desatentos) tem esta característica SEMPRE!, em QUALQUER PARTE DO MUNDO!

Não sendo um incondicional de Koeman, aceito que o mesmo que trabalha diáriamente com os jogadores, tenha mais capacidade que qualquer um de nós "comuns mortais" e adeptos de futebol, para analisar quem está melhor e oferece as melhores garantias.

Será que Quim está já a 100%? ão acredito muito, mas...

Já agora, Léo também ficou de fora (bem como Dos Santos) e ninguém criticou nem falou das adaptações (desnecessária, pelo menos por ter soluções disponíveis para os respectivos lugares) dos laterais. Porque será?

Saudações, e... hoje é 15-0!

 
At 1/11/2006 11:26 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu neste caso estou a dar a minha opinião, como já a tinha dado anteriormente: não me parece que as coisas tenham sido feitas de forma correcta, do ponto de vista humano. O que aliás concide com aquela que foi a minha opinião quando o Quim substituiu o Moreira. Claro que acredito que muito do que se escreve seja especulação, mas tenho a certeza de que o Quim não se deve ter ficado a sentir bem. Se fosse eu no lugar dele, também não me sentiria.

Em relação ao Léo, eu também já disse o que penso. Sou admirador confesso dele, e para mim seria sempre titular indiscutível. Mas o treinador é que decide :)

 
At 1/11/2006 12:08 da tarde, Blogger Harry Lime said...

ola, D`Arcy...

Tenho uma posição um pouco contrária da tua.

Um plantel com jogadores de qualidade equivalente em ano de Mundial é o paraiso para um treinador (e para os adpetos)!

é que nestas condições os jogadores vão dar o seu melhor nos treinos e nos jogos: os titulares para manterem a titularidade e os substitutos para ganharem a titularidade com o objectivo de irem ao Mundial. Nestas condições tens garantias de que não vai haver "vedetas intocáveis" e que todos vão ter de dar o seu melhor. A equipa só tem a ganhar com essa situação e os resultados vãso ser melhores.

É óbvio que o ambiente no balneário pode degenerar (e o treinador tem de ser capaz, tal como os lideres de muitas empresas de gerir esse ambiente comptitivo).

Nestas questões eu lembro-me sempre do Guru Mourinho. Se repararem as equipas dele ~são sempre construidas com jogadores de nivel muito homogeneo em que a luta pelos lugares é constante (lembremo-nos do meio campo do Chelsea: Makelele, Essien, Maniche...).

A chave do Mourinho consiste na contratação de jogadores, não só "bons de bola" (e às vezes nem isso...), mas também cuja mentalidade se adapte a um ambiente competitivo no balneário.

Aqui é que eu acho que o Benfica (tal como o sporting nas mesma condições ) é capaz de falhar. Não conhecendo a mentalidade dos jogadores do Benfica nem a forma como o Koeman funciona dentro do balneario penso que os receiosdo D`Arcy têm algumas razões de ser. O que não deixa de me fazer feliz :)))).

 
At 1/11/2006 12:18 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Mas atenção! Penso que a decisão do Koeman de dar a titularide ao Muretto em detriemnto do Quim não augura nada de bom em termos de gestão de balneário... para o Benfica :)))

 

Enviar um comentário

<< Home