quarta-feira, janeiro 04, 2006

Robert


Mais um reforço. Conforme se esperava, Laurent Robert assinou por três anos e meio com o Benfica, e foi apresentado. Fico contente pela qualidade do jogador em questão. Tem um pé esquerdo fabuloso, é óptimo a centrar (qualidade que rareia nos jogadores do Benfica), e é perito em lances de bola parada (é desta que o Petit perde o estatuto de 'especialista' do plantel deixa de uma vez por todas de marcar os cantos e os livres quase todos). Por outro lado fico preocupado. Porque o mau feitio do jogador é conhecido de todos, e sabe-se que aceita muito mal não ser titular. Ora se o contratam precisamente para a posição mais cativa que existe no Benfica, que é pertença quase exclusiva do Simão, isto para mim é uma indicação muito forte que podemos estar em vias de perder o nosso capitão. Apesar das declarações do nosso presidente em contrário, não deixo de ficar muito desconfiado. Pode-se sempre argumentar que o Simão poderá passar para o lado direito, uma vez que até é dextro, mas eu acho que o Simão rende sempre muito menos desse lado.

Uma coisa é certa: o Benfica está de facto a reforçar-se nesta reabertura de mercado, e o nosso treinador passa a ter muito mais opções para formar a equipa titular. Claro que, sob um prisma mais negativo, ele também passa a ter muito mais hipóteses de dar largas às tendências de inventor que por vezes o assaltam...

12 Comments:

At 1/04/2006 3:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Assino por baixo D'Arcy.

Conheço bem Robert dos tempos do newcastle. Grande grande jogador, mas de temperamento muito complicado. Teve vários desaguisados com bobby robson (com souness não sei).

Resta saber se aos 30 anos continua com as suas capacidades intactas (pq pelo q ouvi, no portsmouth estava a passar um pouco ao lado), e tb quantas épocas de bom nivel conseguirá fazer.

Relativamente a Simão, além do presidente, tb Veiga já tinha vindo dizer q o capitão não sairá em janeiro, portanto cada vez tenho mais razões para acreditar que ele ficará. Acho é q esta contratação (mais a de Manduca) pode ser a preparação da saída do Simão no final da época. No entanto, e tal como frisaste, isto poderá levantar outro problema. Vamos ver como será a convivência entre os 2... Mas de certeza q Koeman vai ter aqui umas boas dores de cabeça.

Agora só falta o ponta de lança... Marcel?

 
At 1/04/2006 3:31 da tarde, Blogger T-Rex said...

Marcel poderá vir, mas parece ser alternativa a "uma recente história de amor" que virá do frio e que nesta altura discute as condições que pretende ver garantidas para si.

Mais tarde saberemos quem virá...

 
At 1/04/2006 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Derlei...

 
At 1/04/2006 3:42 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que é mais o Love, que está farto de querer sair. Mas tendo em conta a recente contratação do Marco Ferreira, de certeza que o Veiga gostaria de ir buscar o Derlei. Só que o Derlei foi dos poucos 'portugueses' que se deu bem na Rússia, e o preço dele deve ser proibitivo.

 
At 1/04/2006 4:26 da tarde, Blogger tma said...

A minha opinião sobre as contratações:
- Manduca: até à contratação do Robert, considerava uma óptima contratação, pois para além de achar que o Manduca tem alguma qualidade, no contexto do nosso campeonato (obviamente não é um fora de série!) e à posição onde habitualmente actual (da qual o Simão é titular indiscutível), temos (ou teríamos...) de a considerar como sendo uma contratação no sentido de melhorar o 'banco'. Tecnicamente penso que até é superior ao Nuno Assis (que também eu espero que se mantenha na equipa). De registar que o Manduca também poderá ser utilizado no apoio ao ponta de lança;
- José Fonte: aparentemente irá ser emprestado (notícia de jornal...), pelo que também me parece ser uma opção inteligente, já que actualmente temos 4 opções bastante válidas para o lugar, sendo o Luisão titular indiscutível, mas também não será muito difícil de prever a sua saída no final da época, pelo que o Fonte terá sido contratado a pensar nessa possibilidade (embora substituir o Luisão não seja tarefa fácil, sobretudo pela sua liderança);
- Marco Ferreira: tal como o D'Arcy, eu era grande apreciador das suas qualidades enquanto jogador do V. Setúbal, e quando foi para o FCP, também tive pena que o Benfica não o tivesse contratado. Curiosamente, no FCP foi o outro Ferreira, também proveniente do V. Setúbal, que teve mais sucesso, ao contrário das minhas espectativas. Espero que no Benfica consiga revelar as qualidades que demonstrou no VS.
- Moretto: não duvido que seja um bom GR (claro que também não é um fora de série), e na perspectiva de ser uma opção válida ao Quim (e na ausência do Moreira) parece-me ser uma boa contratação (claro que o Toldo está a outro nível, mas isso também se reflectiria nos salários, e tal investimento na posição de GR não me parece ser prioritário (embora me agradasse bastante ver o Toldo a defender a baliza do Benfica - mas os €€ não chegam para tudo...).
- Robert: já pude, esporadicamente, apreciar as suas qualidades técnicas e, creio que também as "qualidades" comportamentais (uma expulsão...), em alguns jogos do Newcastle. A sua inclusão no plantel poderá ter várias implicações:
- deslocação do Simão para outras posições (ala direita?);
- eventual utilização do Robert como nº10 (já que tenho a impressão que ele não é muito de se 'colar' à linha lateral)...
- ofuscação do Manduca, a menos que este seja utilizado ao centro ou até À direita.

Sobre a "novela" que envolveu o Vieira e uns quantos "jagunços": obviamente que as qualidades do Moretto não são motivo para andar à bofetada, e naturalmente reprovo a "espera" que foi feita no aeroporto da Portela para responder às bofetadas que o Vieira levou na chegada ao Brasil. O Vieira fez bem em denunciar a situação pela qual passou à chegada ao Brasil, mas a repudio totalmente o acto retaliação. Tenho de ser mais crítico em relação ao Benfica, pois sendo o meu clube, é o único em relação ao qual posso exigir alguma coisa - do FCP, não espero absolutamente nada, sobretudo atitudes desportivas.
Arrochadas à parte, sem dúvida que o facto de o Moretto ter, no Benfica, mais possibilidades de jogar, terá aumentado o poder negocial do Glorioso face ao FCP. Não conhecendo os detalhes do negócio, não acredito que o Benfica tenha pago pelo Moretto mais do que aquilo que ele realmente vale. Até pq, tal como já foi referido, no FCP ele seria claramente 3ª opção, pelo que a sua aquisição pelo FCP não traria quaisquer vantagens desportivas.

 
At 1/04/2006 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meyong ?
Joao Dentes

 
At 1/04/2006 5:45 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

esse ultimo páragrafo deixou-me preocupado e concordo ctg...

 
At 1/04/2006 6:24 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

O Wagner Love não é romance recente... E a história do Derlei, já a ouvi no fim de Outubro. Já estaria tudo definido com clube e jogador. Mas se isso fosse verdade, ele já estaria apresentado. Ou não? A minha aposta, ou, pelo menos, o meu desejo, é que esse romance recente se chame Cavenaghi. T-Rex... Confirmas?

 
At 1/04/2006 8:19 da tarde, Blogger André Marques said...

eu acho que o melhor reforço é o Manduca.

E estou como tu quero ver como o Koeman vai gerir esta quantidade de qualidade

 
At 1/04/2006 10:29 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Andar à pera por causa de um guarda redes como o Muretto é, no minimo, ridiculo (de ambas as partes).

O resto das vossas contrratações (tal como as do Sporting) são o possivel: entre jogadores de qualidade oriundos dde clubes mais pequenos e bons estrangeiros de ocasião faz-se de tudo para não gastar muito dinheiro... e ainda bem! Está na hora de começar a haver alguma racionalidade na forma como os clubes são geridos.

 
At 1/05/2006 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A segunda volta vai ser curiosa, o SLB equilibrou o plantel (a época foi claramente mal planeada), o SCP fez uma verdadeira revolução. Quanto ao FCP a incógnita é o tal miúdo de 17 anos que vem aí. Espero que com extremos a sério o SLB comece a marcar mais golos. Vitórias por 1-0 são vitórias à mesma mas preferia resultados mais robustos.

Quanto ao Robert parece-me que tem tudo para ser titular: precisávamos de alguém capaz de centrar em condições nas bolas paradas. Tenho uma grande curiosidade para ver o que o Koeman vai inventar nos próximos jogos.

 
At 1/05/2006 10:04 da manhã, Blogger tma said...

Em relação às possíveis invenções do Koeman, tenho alguma expectativa em relação ao jogo de Domingo...
Na minha opinião, de treinador de bancada, não me parece adequado utilizar já os reforços como titulares, isto dependendo do estado do Simão, que se não estiver em condições, parece-me perfeitamente natural, nesse caso, que seja usado o Robert.

 

Enviar um comentário

<< Home