quinta-feira, março 09, 2006

Glorioso

"E NINGUÉM PARA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, ALLEZ OH!"

Foi ao som deste cântico que terminou mais uma noite gloriosa do Benfica. E aliás, foi este o único som que se ouviu em Anfield Road durante largos períodos de tempo. Porque os nossos, no campo e nas bancadas, conseguiram gelar o inferno de Anfield, calar o Kop, e fazer ouvir bem alto o nome do Benfica.

Perante a ausência forçada do Petit, o nosso treinador optou por colocar o Geovanni no onze, recuando o Nuno Gomes para as suas costas. Isto pelo menos mostrava que não iríamos jogar para defender desesperadamente, pois estavam em campo pelo menos quatro jogadores de características marcadamente ofensivas. De resto, jogou a equipa mais ou menos esperada. Do lado do Liverpool duas ausências: Sami Hyypiä e John Arne Riise. Ao contrário do primeiro jogo, já alinharam de início o Crouch (ainda bem) e o Gerrard (ainda mal). Quando o jogo começou, naturalmente, estava a rezar para que o Benfica aguentasse os primeiros 15-20 minutos de jogo. Na minha cabeça lá achava que se ultrapassássemos esse período incólumes, as coisas seriam mais fáceis. E a verdade é que o Liverpool se atirou literalmente para cima de nós durante esse período. Não foi exactamente desde o primeiro minuto que isto aconteceu: para minha surpresa até me parecia que o Benfica estava a aguentar relativamente bem o período que eu temia que fosse dos mais críticos do jogo. Mas cerca dos 10 minutos de jogo o Nuno Gomes fez um passe absolutamente disparatado que resultou num remate ao poste por parte do Crouch. E isto pareceu acordar a equipa e o público do Liverpool, que então enviaram uma avalanche para cima de nós durante cerca de 20 minutos. Durante este período levámos com uma bola no poste, e vimos algumas situações de jogadores praticamente isolados que não deram golo ou por inépcia dos adversários (O Luis Garcia chutou para a bancada e o Crouch conseguiu acertar no Moretto) ou por intervenções in extremis dos nossos defesas ou guarda-redes, com particular destaque para o Anderson, que aparecia sempre no lugar certo e na altura certa.

Foi nesta altura que eu mais senti a falta do Petit, pois parecia-me que o Liverpool (muito por acção do Gerrard) estava a conseguir demasiadas situações em que os seus jogadores conseguiam receber e controlar a bola à entrada da nossa área, que é a zona habitual de caça do Petit. Por isso durante essa altura só cerrava os dentes e murmurava para mim mesmo 'Se o Petit ali estivesse isto não era assim'. A minha fé era mesmo que num contra-ataque conseguíssemos surpreendê-los, até porque o lado esquerdo da defesa deles (onde faltavam os dois habituais titulares) mostrava-se vulnerável. Até já tinhamos ameaçado, quando o Geovanni foi derrubado quando ia isolado para a baliza (seria lance para vermelho), mas o lance foi mal anulado por fora-de-jogo inexistente. Não são só os nossos assistentes que são incompetentes. Em Itália pelos vistos também os há. A avalanche ofensiva inglesa só começou a ser travada quando o Geovanni lhes pregou um valente susto, ao fazer um remate espectacular que bateu na barra quando eu já me tinha levantado do sofá para gritar golo (depois dei uma cabeçada no candeeiro - é um lustre pesadíssimo, de metal - quando imitei a recarga de cabeça do Simão, para o ajudar a ter mais força - isto resultou num chorrilho de impropérios pela dupla oportunidade falhada e pelo galo com que fiquei). À medida que o tempo passava a minha confiança aumentava, e este lance foi para mim o momento de viragem. Acreditei mesmo que iríamos acabar por marcar.

E não foi preciso esperar muito tempo mais. Cinco minutos depois o Geovanni insistiu e pressionou o Carragher, obrigando-o a perder a bola em zona defensiva. Após um corte de um defesa esta seguiu para o Nuno Gomes, que a passou para o Simão. Quando a bola chegou aos pés do Simão eu ouvi uma barulheira em toda a vizinhança: 'GOLO!!!'. Eu explico: é que eu estava a ver o jogo na SportTV. Normalmente vejo os jogos sem som, mas hoje eu não quis privar-me de ouvir os cânticos dos nossos adeptos em Anfield, como me aconteceu quando o Benfica jogou em Old Trafford. Por isso resolvi ver o jogo com som. Mas perante a eventual perspectiva de um serão futebolístico na companhia do Paulo Catarro e do Gabriel Alves, optei por ver o jogo na SportTV, onde era transmitido apenas no seviço multijogos, e como tal apenas com um comentador mais discreto. Só que existe um delay de dois ou três segundos entre as imagens neste serviço digital e as da RTP, por isso quando para mim a bola chegou aos pés do Simão já para muita gente ela estava a caminho da baliza. Assim sendo, os dois ou três segundos a seguir à chegada da bola aos pés do Simão foram saboreados com a antecipação e a certeza do que iria ver a seguir. E a seguir vi o golão do Simão, e festejei-o como se não soubesse já que iria ser golo (tendo no entanto o cuidado de evitar o candeeiro enquanto pulava pela sala).

E a partir daqui não me sentei mais. Olhei para o tempo de jogo: 36 minutos. 'É importante chegarmos ao intervalo a ganhar' - pensei. Mas nove minutos é muito tempo, por isso o melhor é dividir isto por intervalos. Portanto pus-me às voltas em frente à televisão, na esperança que o Benfica aguentasse até aos 40 minutos. OK, foi fácil. Agora só mais cinco minutos para o intervalo. Já não foi tão fácil. O Beto ia marcando um 'autogolaço' quando rematou de primeira na direcção da própria baliza numa tentativa de ceder canto. Apanhei o meu reflexo de relance no espelho da parede: estava exangue. Depois levámos com uma bola no poste. Já era a segunda do jogo; hoje os Deuses estavam connosco.

Segunda parte sem alterações de um lado e de outro. Para mim era como se tivesse voltado tudo ao início: estava convencido que não podíamos sofrer golos no primeiro quarto de hora, caso contrário eles dariam a volta ao resultado. Pela cabeça passavam-me imagens aterrorizantes da final da Champions League do ano passado, ou do jogo em que o Liverpool recebeu o Olympiakos e também marcou três golos num curto espaço de tempo. Mais uma vez, fui contando o tempo em intervalos de cinco minutos, soltando um suspiro de alívio de cada vez que uma dessas mini-barreiras era ultrapassada. Mas na verdade a pressão do Liverpool nunca atingiu os níveis daqueles vinte minutos terríveis da primeira parte. A defesa do Benfica esteve perfeita. Aliás, toda a equipa esteve tacticamente muito bem, e comecei até a pensar que à medida que o tempo fosse passando poderíamos voltar a marcar. Além disso os próprios jogadores do Liverpool pareciam descrentes. Exceptuando os momentos em que o Gerrard conduzia a bola (o jogo do Liverpool ganha outra velocidade e objectividade quando a bola lhe chega aos pés), a maior parte do jogo deles consistia em despejar bolas para a girafa do Crouch, que embora conseguisse ganhar várias bolas nas alturas, raramente lhes dava alguma sequência perigosa.

O Koeman fez a substituição esperada, ao fazer entrar o Karagounis para o lugar do Geovanni (ainda não me parece estar fisicamente em pleno), e o Rafa Benitez fez o disparate do costume ao fazer entrar o Cissé para extremo direito. Eu sei que o espanhol não gosta do Cissé e foi obrigado a gramar com ele, mas é quase criminoso ver um jogador daqueles ser queimado assim. Mas melhor para nós, porque a verdade é que o Cissé não deu uma para a caixa desde que entrou. E à medida que o 'chuveirinho' inglês aumentava, entrou também o Ricardo Rocha para ajudar a anular este eventual perigo, e a verdade é que apesar do Liverpool jogar os últimos 20 minutos quase numa espécie de 3-3-4 ao estilo da asneirada do Adriaanse da penúltima jornada (o Xabi Alonso juntou-se aos dois centrais para formar o trio defensivo), também de uma forma muito semelhante ao que se passou no jogo com o FC Porto eles já não conseguiam criar muitas situações de real perigo. Lembro-me apenas de uma jogada excelente do Gerrard (claro...) em que ele ficou isolado mas tentou colocar tanto a bola que esta foi ao lado. Houve também uma situação em que a bola chegou a entrar na baliza após o que teria sido um erro horrível do Moretto na sequência de um canto, mas felizmente a bola tinha saído durante a trajectória que descreveu até chegar à área. De qualquer forma, eu continuava a controlar os meus intervalinhos de cinco minutos, convencido que se o Benfica não sofresse nenhum golo entre os 80 e os 85 minutos de jogo, tudo correria bem.

E para fechar em beleza, o golpe de misericórdia no último minuto, quando na sequência de um contra-ataque o Beto chutou a bola na direcção da bandeirola de canto, mas o Miccoli conseguiu interceptá-la e marcar mais um grande golo. Mais uma vez devido ao delay o lance teve o seu quê de surreal. Eu vejo o Beto receber a bola, e num reflexo pavloviano penso que o lance está perdido. Mas no instante em que o Beto remata para a bandeirola de canto ouço o meu vizinho do lado gritar 'GOLO!'. Espera lá... o meu vizinho do lado?!? O mais fervoroso antibenfiquista que conheço? O gajo que quando o Benfica sofre golos chega a ir para a janela urrar à lua de satisfação? Mas a bola está na área do Liverpool, portanto ou o delay aumentou drasticamente, e na verdade a bola já teve tempo de viajar até á nossa área, ou então o homem gritou mesmo um golo do Benfica. Quando vi a bola dentro da baliza consegui afastar esta sensação de estar por momentos na Twilight Zone e celebrei o golo, a vitória no jogo, e na eliminatória (mais uma vez evitando cuidadosamente o lustre). Confesso que ando felicíssimo com o regresso do Miccoli à equipa e aos golos. Espero que ele não seja mais atormentado por lesões até ao final da época, porque considero-o um dos nossos jogadores mais importantes. Bonito também foi ver a reacção do público de Anfield a seguir ao nosso golo: entoaram cânticos de apoio à sua equipa, e aplaudiram-nos no final, que chegou pouco depois, ao som de 'ninguém pára o Benfica'.

Numa noite em que a equipa esteve brilhante num todo, seria injusto estar a destacar alguns jogadores, ou a apontar o dedo a algum que tivesse estado menos bem. Menciono apenas o regresso do nosso capitão às boas exibições. Marcou um grande golo, foi quase sempre uma dor de cabeça para os ingleses, e ajudou muito a defesa, em particular durante a tal fase da avalanche ofensiva. OK, não resisto a mencionar o grande jogo que fizeram os nossos defesas. E o enorme Manuel Fernandes. E até o Beto parecia um grande jogador quando não inventava. Que se lixe, eles jogaram todos bem, e pronto. Nesta época de altos e baixos, a equipa parece estar agora novamente numa fase muito positiva. Lembro-me da grande exibição com que fomos brindados a seguir à vitória sobre o Man Utd, tendo na altura a vítima sido o Boavista. No próximo Domingo lá estarei na Luz para aplaudir os nossos heróis (para usar um termo do agrado do nosso presidente) e na expectativa de ver se a Naval vai levar com as consequências desta injecção de moral desta noite.

Quanto ao sorteio da próxima eliminatória, deixo apenas expresso o mesmo desejo que deixei antes dos outros sorteios: italianos não, por favor. Estou farto de ver o Benfica jogar bem contra eles e ser eliminado. Viram ontem como a Juventus eliminou o Werder Bremen? Aquilo seria uma eliminação típica do Benfica às mãos de italianos. Quanto aos outros, tanto faz. Mas que teria piada apanharmos o Arsenal, isso teria. Já eliminámos os segundo e terceiro classificados da Premier League, por isso se apanhássemos o quinto, não seria motivo de receio.

30 Comments:

At 3/09/2006 8:57 da manhã, Blogger MB said...

Caí mais uma vez no erro de vir aqui ler o que escreveste antes de fazer uma posta sobre o Glorioso (normalmente acabo por não postar nada). Mas acho que vou conseguir não plagiar muito!

 
At 3/09/2006 9:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"SLB, SLB, SLB, SLB, SLB, GLORIOSO, SLB, GLORIOSO, SLB"

Que enorme vitória! E que grande jogo.
Tivemos sorte nos 1ºs minutos, mas depois controlámos e mostrámos muita fibra. E que lindo foi ouvir "E NINGUÉM PARA O BENFICA, NINGUÉM PÁRA O BENFICA, ALLEZ OH!" em anfield!

Koeman fez tudo bem.
O quarteto defensivo esteve irrepriensivel. Anderson fez um grande jogo. Beto deu tudo o q tinha, apesar de ainda ter perdido 1 ou 2 bolas daquelas que dá vontade de dar cabeçadas em candeeiros... e quase fazia um golaço! Um M. Fernandes enorme. E o nosso capitão a aparecer quando mais se precisava dele. Que golo! (Espero que agora os que achavam que ele devia ter saído tenham percebido pq ficou) Mais uma vez Karagounis a mostrar que é melhor a entrar mais tarde no jogo, talvez por não estar a 100% fisicamente. E tb ótimo o golo de Micolli. Espero que tenha recuperado a confiança e possa mostrar finalmente todo o seu valor.

Quanto ao liverpool, joga um futebol muito pouco imaginativo. Gerrard dá logo outro dinamismo e qualidade ao jogo, mas de resto é muito pontapé para a cabeça do peter crouch. E concordo contigo D'Arcy sobre o cissé. É um grande ponta de lança, e estar a ser completamente queimado pelo benitez.

Vamos ver quem nos sai amanhã na rifa. Eu preferia o villareal ou o arsenal, ou o ajax caso elimine o inter, o que me parece pouco provável. De qualquer das formas, já excedemos as expectativas!

E VIVA O BENFICA!!!!!!

Ser benfiquista é ter na alma a cham imensa...

 
At 3/09/2006 9:51 da manhã, Blogger Helena said...

muuuuuito bem!!! :))))))))))))

 
At 3/09/2006 9:56 da manhã, Blogger Pedro said...

Foi uma grande exibição dos campeões nacionais. Ao contrário de ti não senti a pressão esperada do Liverpool. Tivemos sorte mas eles tb. Senti desde cedo q podiamos conseguir algo mais q o simples defender de resultado. Cada vez q atacavamos a velocidade dos nossos avançados fazia tremer aquela defesa. Senti q podiamos ir mais alem.
Uma palavra para Beto q "só" teve q marcar esse tal de Gerrard..tb deve ser muito fraquinho...hehehehe

Agora há q dar continuidade a esta exibição ganhando à Naval!!
Esta jornada é jornada para recuperarmos terreno!! (sim eu sei q sou utópico mas penso sempre q as arbitragens são, à partida, honestas)

PS: Tira o som da TV e liga o rádio. Sentes bem o ambiente e não levas com os Catarros e afins. Há um lance em q o Crouch dá uma cotovelada ao Moretto e o Catarro diz q "foi um lance normal". Deve ser o hábito de ver o Benny Macarthy a jogar...

 
At 3/09/2006 10:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Lindo.
Mas já dá para ver que esta equipa é boa, muito boa.Só precisam de confiança e motivação, e espero que desta vez tenham alcançado a estabilidade até ao fim da época.
Como dava para ver o Rafeiro estava muito preocupado desde a 1ª mão e ele sabia perfeitamente que não eram favas contadas (isso fica sempre a cargo dos habituais comentadores desportivos nacionais), pois o Liverpool tem um tipo de jogo estereotipado, que consegue ser temivel quando vários factores se conjugam, mas não por sistema.
Agora, venha quem vier, temos equipa para eles e o mais importante é que os jogadores já perceberam isso.
Papões, monstros e impossiveis, não podem fazer parte de um clube com a génese do Benfica.Este clube existe porque foi criado por grandes homens
que lutaram contra tudo, que ergueram um estádio com as próprias mãos, que venceram inimigos fortes.Isso é que foi dificil, agora só têm que ir lá para dentro e honrar esse esforço. É a parte que lhes/nos cabe.
Et Pluribus Unum

PS- Grande post do D'Arcy.A sua escrita está cada vez melhor e é um deleite "reviver" o jogo aqui.
Revela pormenores literários interessantes, gostei muito de "Apanhei o meu reflexo de relance no espelho da parede: estava exangue"
Penso que como a águia o Dárcy pode voar alto.

 
At 3/09/2006 11:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pronto! Lá aconteceu outra vez!
A última tinha sido nos 4-4 na Alemanha.
Nesse dia quando fizemos o empate a quatro o meu velhote (que tem hoje 73) deu um salto tal que bateu com a cabeça no candeeiro e partiu-o de um lado, além do lanho que mereceu a honrosa importância de três pontos na urgência, mas só depois do jogo acabar.
Ontem, com o segundo golo o caso não foi tão grave, pois só roçou no candeeiro novo (sempre são mais treze? anos…) mas enfim sempre deu para ouvir um escandalizado
“Oh, homem tás doido?”
Analisando o jogo, tivemos um bocado de sorte de início, sim senhor, mas também tivemos a genica e o fervor de que fala a canção e um bocadinho de classe pura, além daquilo que no fundo somos e nos faz grandes:
O “ET PLURIBUS UNUM”.

Só mais uma coisa:
Este ano já vencemos os dois últimos campeões da Europa com os mesmíssimos resultados.

Curioso…

 
At 3/09/2006 2:12 da tarde, Blogger Papo-seco said...

É um orgulho imenso ser do BENFICA

 
At 3/09/2006 2:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Obrigado pelos elogios, que acabam sempre por me deixar vaidoso. E hoje até é um daqueles dias em que me sinto particularmente envaidecido ;)

É natural que os diversos textos que escrevemos acabem por ser semelhantes. Afinal, todos vimos o mesmo. Bem, claro que há excepções, como o meu amigo Harry Lime que, com a visão toldada pela nuvem antibenfiquista que por vezes lhe inunda os pensamentos, teve o descaramento de, num jogo como o de ontem, me enviar um SMS que dizia que 'a defesa do Benfica é um nojo'...

E juro que a cena dos intervalos de cinco minutos não é uma figura de estilo. Eu fiz mesmo o que disse. Era insuportável pensar que ainda faltavam uma data de minutos para o jogo acabar, por isso eu mentalmente deixava de pensar quanto tempo é que faltava para o intervalo, ou para o final do jogo, e em vez disso ia contando os segundos que faltavam para chegar ao fim o período de cinco minutos. E aos 80 minutos eu continuava a ter pesadelos com recuperações milagrosas, e achava que era importantíssimo não sofrermos um golo até aos 85 minutos :)

P.S.- O meu candeeiro chinês de metal é um assassino. Já muito boa gente deu grandes cabeçadas nele, particularmente quando o pessoal vem ver a bola aqui a casa. Ontem, apesar de conhecer os cantos à casa, foi a minha vez. Mas entusiasmei-me e quis ajudar o Simão a cabecear aquela bola...

 
At 3/09/2006 4:44 da tarde, Blogger João Pedro said...

Muito bem, D ´arcy. Eu também usei o mesmo sistema de contagem de intermináveis minutos, principalmente na segunda parte. Pensei que se aos 85 minutos o resultado se mantivesse, a coisa ia ao sítio, mas tinha sempre presente a recuperação da final do ano passado (e logo com o Milan).
O que é certo é que só com o golo do micolli é que fiquei descansado. E que golo, que bicicleta!
Já agora, havia igualmente um hiato de tempo entre as imagens e os comentários da RTP. 3 segundos, pelo menos. Ainda os cruzamentos estavam a ser feitos e já o Catarro sentenciava "canto".

Sinceramente, não me lembro de nenhuma equipa portuguesa ter ido eliminar o campeão europeu a sua casa, e com dois secos. Um resultado histórico. E uma perfeita desforra das derrotas que estes tipos nos infligiram nos anos 80!

 
At 3/09/2006 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que venha o AC Milao, reparem ao campeão do ano passado ganhámos 1-0 cá e 2-0 lá, ao campeão anterior idem aspas aspas, temos que jogar a seguir com os gajos que ganharam antes do FCP. E o Koeman é realmente o homem de matar borregos. Ganhámos nas Antas, ganhámos em Liverpool, temos ainda que ganhar em Milão e Barcelona.

 
At 3/09/2006 7:23 da tarde, Blogger Sarrafeiro said...

Foram merecedores da passagem aos quartos. parabéns.

 
At 3/09/2006 7:24 da tarde, Blogger Sarrafeiro said...

p.s.: excepto o SPORTING!

 
At 3/09/2006 8:18 da tarde, Blogger Apre said...

Foi sem espinhas!

Achei o jogo fácil, não há nada como jogar contra um eterno carrasco década sim, década sim, pois ao fim de 80 anos lá se consegue a primeira eliminação!

Mas PARABÉNS!

ATÉ PARECIAM O FC PORTO!!!

 
At 3/09/2006 9:35 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Benfica jogou com confiança por cauasa do resultado da primeira volta. E tiveram muita sorte, não só pelas boals à barra, mas também porque o Liverpool não jogou da forma que melhor tira partido das debilidades dos centrais do Benfica: rápido e rasteiro. Em vez disso jogaram pelo ar para as torres que lá tinham. E isso é o jogo em que o Luisão e o Andersson são muito bons.

É de assinalar que os do Liverpool das poucas que jogaram rasteiro e rápido pelo centro do terreno (ou pela direita, porque o Leo pela esquerda é inexpugnavel) puseram a defesa do SLB em apuros. Posso falar da primeira bola à barra do Liverpool ou da genial jogada em que o Gerrard ganhoua bola em velocidade em frente aos defesas e serviu o Gallagher que falhou apenas com o Moretto pela frente. Nesse lance veio ao de cima a grande debilidade da defesa do Benfica.

O Benfica depois teve a clarividencia para marcar dois belos golos em apenas 7 remates. Penso que pela inteligencia e pelo realismo com jogaram as duas mãos da eliminatória voces foram justos vencedores: entenderam quem tinham pela frente e jogaram em função disso. Agora há uma coisa que voces têm de ter em conta: voces não são Milan, nem o Chelsea nem o Barcelona!

Se apanharem uma equipa cujo jogo seja minimante estruturado (ou desestruturado como é o caso do do Barça com o ronaldinho Gaucho) voces estão metidos em apuros. É que nem todas as grandes equipas europeias jogam em "chuveirinho" durante 60 minutos.

De quelqueforma, não me interpretem mal: eu fiquei muito contente com a vossa vitória e especialmente com os grandes golos marcados pelo Simão e pelo Miccoli, que fez o prodigio de transformar um remate extremamente torto do Beto num grande golo!

 
At 3/09/2006 9:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

jfilipe,

Sejam realistas, é verdade que o Liverpool deste ano tem muito em comum com o Liverpool campeão europeu do ano passado. Agora quendo falas do "campeão do ano anterior"... pá, o Porto de Adriaanse não tem nada a ver com o Porto Campeão Europeu do tempo do Mourinho. E a vossa equipa tem falhas graves que o Liverpool, felizmente, não soube aproveitar.

Um bcadinho de realismo nunca fez nada a ninguém.

E concordo com o Sarrafeiro... perderam com o Sporting e com grandes potencias do futebol mundial como o Gil Vicente. Isto diz muito acerca da vossa regularidade, o que significa que a equipa de futebol profissional do Benfica é pelo menos tão esquizofrenica como os seus adeptos.

 
At 3/09/2006 9:49 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Eu enviei-te o SMS quando o Benfica estava a levar um baile monumental. Nessa altura vi de tudo: chutos na atmosfera do Luisão, o alcides a ser papado por um Aussie qualuqer e o Gerrada a partir a loiça sob o panico do Luisão...

A defesa do Benfica tem a virtude de ser uma um anti-chuveiro autentico... A

A diferença é que enquanto que uma equipa normal só adopta o chuveirinho nos último qurto de hora de jogo quando tudo o resto já falhou, o Liverpool começou com o ainda na primeira parte com essa bizarra forma de desespero.

Atenção! Não vos estou a tirar o mérito. Só estou recomendar-vos um pouco de realismo na cabeça!

 
At 3/09/2006 9:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu espero apanhar o sporting para a Taça para tirar as peneiras aos lagartos. O Benfica perdeu com o sporting por excesso de confiança que levou os jogadores a fazerem um jogo desconexo e miserável dentro de campo.

Um dos grandes mistérios para mim neste campeonato é como aquela equipa, a mais fraca que o SCP teve nos últimos anos, se está a sair tão bem. A entrada do Caneira é em parte responsável, mas a sobranceria do Benfica também. Se o Benfica tem encarado esse jogo como devia ter feito, o campeonato do SCP já estaria decidido há muito. Assim andam mais um ano nos "quases".

Quanto ao Benfica só se safar contra equipas de futebol prá frente, eu lembro-me de uma equipa chamada Manchester .

 
At 3/09/2006 11:56 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Quem é o Gallagher? Como é que um jogador que não existe conseguiu isolar-se?

E nenhuma equipa é imbatível. Perdemos com o Gil Vicente como podíamos ter perdido com qualquer outra equipa, ou como poderíamos ganhar ao Barcelona num dia bom. Até o Mourinho perdeu com o Rio Ave, e perdeu a Taça para o Benfica três dias antes de se sagrar campeão europeu. Vocês têm três pontos de avanço e quem vos ouve falar parece que têm o rei na barriga, e que nos podem andar a dar lições de moral sobre consistência, e sobre o nosso treinador ser inventor e afins. Alegrem-se com a vossa performance, e deixem de ser tão sentenciosos sobre o Benfica.

Como diz o JFilipe, até gostava de vos apanhar para a Taça. E em Alvalade. Ganharam muito justamente na Luz, num jogo que deve ter sido o pior da época do Benfica (sim, porque ironicamente a tão falada derrota com o Gil Vicente deve ter sido uma das melhores exibições que o Benfica fez esta época) e agora passam a vida a arrotar postas de pescada. Chiça, que são chatos como a potassa!

 
At 3/10/2006 12:30 da manhã, Blogger Harry Lime said...

D´Arcy,

Se alguém aqui tem o rei na barriga são voces. Venceram o Liverpool e pensam que vão ser campeões europeus. Pá, acredito que num dia muito bom voces possam vencer o Barça ou Milan.

Mas de quantos em quantos anos é que acontece um dia muito bom desses. E por cada dia desses quantas derrotas com o Gil Vicente ou com o Sporting é que voces têm de suportar?

Pá, eu teria algum respeito de voces se conseguissem manter um nivel alto em TODAS as provas em que participam. Agora uma equipa que vive à base de "noites boas"... Vai haver um dia em que as noites acabam e depois?

Por detrás de todas as celebrações: voces deveriam fazer uma pergunta simples: porque é que fazem maus jogos contra o Gil Vicente e contra o Sporting e depois jogam bem contra o Liverpool. Alguem tem coragem para fazer essa pergunta?


PS. E já agora, D`Arcy, eu não chamei nomes a ninguéem e fiquei genuinamente contente com a vossa vitória. Acho que vires para aqui chamar chato a um tipo que diz meia dúzia de verdades evidentes (porque não são mais do que isso) é, no minimo, deselegante.

PPS Um jogo perdido é um mau jogo. Na minha terra não há vitórias morais. Na vossa aparentemente há... são mesmo benfiquistas!

 
At 3/10/2006 12:36 da manhã, Blogger Harry Lime said...

jfilipe,

O Man Utd é uma sombra do que tem sido nos últimos anos. E o futebol inglês (com a excepção do Chelsea) está um pouco abixo do futebol continental.

Lembro-vos também que na primeira fase da CL tiveram exibições não muito dignificantes contra colossos do futebol mundial como o Villareal ou o Lille... Mais uma vez a questão mantem-se.

PS. Não fui que vim falar de Man Utd nem da primeira fase da CL. Foi o JFilipe. É como dizia o outro: "Ajoelhou?Vai ter de rezar!"

PPS Eu tenho consciencia de que o desempenho do Sporting não foi grande coisa ( ???? ) na UEFA este ano. E sei que voces têm mérito em estar onde estão na CL. Não vos tiro isso!

 
At 3/10/2006 1:41 da manhã, Blogger Pedro Neto said...

Grande D'Arcy, és das minhas leituras obrigatórias. Nem sempre comento mas venho cá sempre!

Cumprimentos e viva o Benfica!

 
At 3/10/2006 3:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Harry Lime mas tu drogas-te? E olha que essa do "rezar" é insultuosa.

"O futebol inglês (com a excepção do Chelsea) está um pouco abaixo do futebol continental. "

Deixa-me ver, o último campeão europeu foi inglês, e não foi o Chelsea. A razão pela qual o futebol inglês não está neste momento melhor representado que o espanhol é esse mesmo Chelsea.

"O Man Utd é uma sombra do que tem sido nos últimos anos."

A "excepção" Chelsea perdeu com essa "sombra" em Novembro.

Olha vai ao site da UEFA e vê o vídeo do golo do Simão que isso passa-te.

 
At 3/10/2006 8:56 da manhã, Blogger MB said...

MU sombra do que tem sido?

Curiosamente o Alex Ferguson disse há pouco tempo que o MU estava com a melhor pontuação nos ultimos anos, nesta altura do campeonato. O problema é que o Chelsea é uma equipa anormalmente regular, que não dá hipóteses à concorrência!

 
At 3/10/2006 9:12 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O comentário do 'chatos' foi feito em tom de brincadeira. Só não vê isso quem não quer.

Engraçado como basta o Benfica ganhar ao Man Utd para ele passar a ser uma 'sombra'. São os segundos classificados na Premier League (apenas atrás do extraterrestre Chelsea) e acabaram de vencer a League Cup. O Liverpool, também depois de ser derrotado pelo Benfica, também já não joga nada. São os terceiros classificados na Premier League e actuais campeões da europa.

Curiosamente, e antes dos jogos connosco, o Man Utd e o Liverpool eram colossos que nos iam humilhar e mostrar que não valíamos nada. Depois dos jogos passaram a ser as piores equipas desde a idade média.

Quanto a termos o 'rei na barriga', eu apenas pergunto: será que não podemos simplesmente ficar contentes e festejarmos uma grande vitória? Incomoda-vos assim tanto ver-nos felizes para que tenham que vir com as cenas do costume do 'Ah, e tal, o Gil Vicente, e o Ceportém, e etc e tal...'. Caramba pá. A coisa é simples: ganhámos um jogo importante, contra um adversário poderoso, jogando bem e com personalidade. Estamos felizes e orgulhosos da nossa equipa. Porque é que têm que vir falar do Gil Vicente? Que raio de mesquinhez é essa?

 
At 3/10/2006 11:08 da manhã, Blogger dezazucr said...

Eu, ao contrário de 99,9% do pessoal, quero o Milan. 0-0 na Luz e 0-1 em San Siro. Até porque este Benfica é completamente diferente dos outros que perdiam com as equipas italianas. Este Benfica concerteza dar-lhes-ía a provar do próprio veneno. Basta ver como ganhamos ao Porto, Liverpool e ao Manchester. Além disso, o Koeman é óptimo a quebrar enguiços.

 
At 3/10/2006 11:28 da manhã, Blogger BP said...

OLA MAlta!!! antes de mais: BENFIIIIIIIIIIIICA!!!!! Bolas que tinha saudades disto!
Olhem, agora um assunto sério. Passo a explicar: Um grande amigo meu, foi a Liverpool ver o jogo e pediu-me para o gravar para depois o poder analisar! Acontece que o meu video deve ser lagarto e avario mesmo na hora do jogo!!!!!!!!!!!!! Há alguem que tenha gravado ou conhece alguem que o tenha feito?? Eu pago a copia, claro!
Abraços
BP
www.apartequeeminha.blogspot.com

 
At 3/10/2006 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E aí vem ronaldinho, etoo, deco e companhia...

Na minha opinião, o barça, o milan e a juventus são nesta altura as 3 melhores equipas do mundo. Mas nós não temos nada a perder. Chegámos até aqui. Agora é aproveitar o espectáculo e lutar como o temos feito.

 
At 3/11/2006 4:18 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Quanto aos invejosos e aziados do costume é ignorar, porque não se pode dar-lhes a importância que manifestamente não têm.

 
At 3/17/2006 10:59 da tarde, Blogger tma said...

Depois de dois jogos nas competições nacionais miseráveis para o Benfica, e de uma semana em que tive poucas oportunidades para comentários mais elaborados, gosto de revisitar este post, pois para além de muito bem escrito e de ter como interesse adicional os detalhes da forma como acompanhaste o jogo, lembra-me, acima de tudo, que o Benfica é capaz de bem melhor do que os dois jogos que se seguiram possam dar a entender.
PAra começar (e sabendo já o que se seguiu a estes jogos), demonstra que o Benfica joga melhor quando tem pela frente um adversário tome (por necessidade ou "filosofia" própria) a iniciativa do jogo.
Por outro lado, neste jogo claramente sobressaíu o colectivo. De tal forma que o jogador que mais se destacou ao longo dos noventa minutos foi o Gerrard, tendo sido o único, numa equipa do Liverpool com poucas soluções de ataque (ou se as tem, não consegui pô-las em prática, em grande parte por mérito do Benfica), a revelar verdadeira classe.
Não podemos ignorar a sorte que tivemos nos primeiros 25 mins, mas esse período esteve longe de ser o domínio "avassalador" que muitos previam. Na verdade, as duas grandes oportunidades do Liverpool resultaram de um erro do Nuno Gomes e de uma jogada de génio do Gerrard. Depois, a partir do remate à trave do Geovanni, o trabalho de toda a equipa (onde a segurança defensiva foi o principal pilar) começou a dar frutos, com os resultados que já conhecemos.

E já que relataste a forma como viveste os momentos do jogo (essa de controlar o tempo é mto interessante, pois é algo que eu faço, mas inconscientemente...), devo dizer que, quando o Simão fez o 0-1, me deu um prazer enorme abrir a janela da sala e berrar "GOLO", para todo o bairro ouvir, e, sobretudo, o vizinho de baixo (um miúdo para aí de 10 anos), que não só é adepto do FCP como é fã do Baía... (pena eu não estar em casa qdo foi o Benfica - FCP :-P )

Termos chegado onde chegámos já foi muito bom, sobretudo pq o Benfica já excedeu as expectativas... Mas como é óbvio, quero sempre mais!
De resto, este será certamente um jogo que irei recordar enquanto a minha memória o permitir... Eliminar o campeão europeu e um dos históricos do futebol europeu é sempre memorável, ainda para mais, quando essa eliminação foi garantida com uma vitória inapelável no terreno do adversário!

Apesar de não termos ganho, faz parte do prazer e do orgulho de ser Benfiquista poder festejar estas grande vitórias, independentemente do que se possa seguir...

PS: de facto, foi lindo ouvir os "heróis" que foram acompanhar o nosso clube a cantar "Glorioso SLB", perante o silêncio dos adeptos do Liverpool! Pena é que não se consiga transpor esse espírito muitos dos jogos que o Benfica disputa na Luz (contra clubes mais pequenos), sendo mais difícil ainda por haver adeptos que parecem mais preocupados em criticar a equipa do que apoiá-la...

 
At 3/18/2006 12:43 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já te disse, daqui a uns tempos já podes meter este jogo nas tuas 'Memórias' :)

E muito bonito foi mesmo os adeptos do Liverpool aplaudirem os jogadores do Benfica à saída do terreno. Já há anos, quando ganhámos em Highbury, os adeptos do Arsenal fizeram o mesmo, tendo até aplaudido o Isaías quando ele foi substituido perto do fim. É por coisas destas que eu acho sempre que o futebol em Inglaterra tem ainda uma pureza que já se perdeu nos outros países.

 

Enviar um comentário

<< Home