terça-feira, novembro 21, 2006

Calma

O Benfica perdeu no fim-de-semana em Braga. É óbvio que nenhum benfiquista pode estar satisfeito com o resultado e, principalmente, com a forma como a equipa se exibiu. Mas para mim o pior efeito desta derrota foi ter permitido que o bando de abutres do costume, que já devia estar esfaimado devido ao jejum de algumas semanas, se soltasse para dar largas à sua sofreguidão e cair sobre o nosso clube. O facto desta gente atacar o Benfica apenas quando estamos em baixo só atesta a baixeza do seu carácter. Ontem vinha a ouvir rádio a caminho de casa, e na antecipação de um programa qualquer de discussão sobre futebol diziam algo como 'a crise no Benfica parecer má demais para ser verdade'. Esta palavra, 'crise', é uma das preferidas, e soltam-na à primeira oportunidade. A 'crise' no Benfica neste momento resume-se concretamente a uma derrota em Braga. Que é um resultado que nos deixa a todos nós, benfiquistas, tristes, mas que friamente não pode ser considerado um resultado desastroso ou mesmo completamente anómalo.

Depois querem à viva força atrelar o que se passa com o José Veiga a esta 'crise' do Benfica. Deixem que diga: o que o cidadão José Veiga, Dragão de Ouro, ex-discípulo de eleição do Pinto da Costa faz ou fez não me interessa absolutamente nada, e não diz respeito ao Benfica. A única coisa que me interessa é saber se o Director Desportivo José Veiga, enquanto empregado do Sport Lisboa e Benfica, SAD, agiu correctamente no exercício das suas funções. Se algum dia for demonstrado que isso não aconteceu, serei o primeiro crítico da nossa direcção por ter permitido que tais coisas se passassem dentro do nosso clube. Mas pelo que eu vi até agora, todos os casos reportados dizem respeito ao cidadão José Veiga. Então porque é que insistem em fazer daquilo que se passa com ele um assunto ligado ao Benfica? São estranhos critérios, que fazem com que quando dirigentes de um clube são ouvidos como testemunhas num caso que envolve suspeitas de fuga ao fisco em Portugal, não se fale nada, e só se venha a saber disso muito mais tarde. Por outro lado, quando dirigentes do Benfica são ouvidos como testemunhas num caso de suspeitas de fuga ao fisco em Itália, no qual quem são suspeitos são os dirigentes de um clube italiano, isso já é motivo de notícias de primeira página, de preferência dadas da maneira mais subjectiva possível, de forma a que quem as leia sem muita atenção possa até ficar com a ideia de que os dirigentes benfiquistas é que são suspeitos.

Este tipo de ataques não mata mas mói. E contribui para desunir e desmotivar aquela que é a maior força do Benfica, e que é a responsável por ter feito o nome do nosso clube figurar no Guiness: a enorme massa adepta que temos. Não nos podemos deixar abater por este tipo de coisas. Podemos não gostar do treinador que temos, podemos não gostar das escolhas que ele faz para esta ou aquela posição, ou da táctica que ele utiliza. Mas quando o árbitro apita para o início de um jogo temos que conseguir esquecer tudo isto, e apoiar as nossas cores independentemente das pessoas que naquele momento se sentam no banco ou envergam as camisolas vermelhas dentro do campo. Não há nada, mesmo nada que me enfureça mais do que ouvir benfiquistas dizer coisas como 'Espero que percam hoje para ver se mandam (este ou aquele) embora'. Esta noite temos um jogo muito importante, no qual uma vitória nos garantirá a presença na Taça UEFA, e poderá manter intactas as nossas esperanças de seguir em frente na Champions League. Por isso espero que os benfiquistas tenham calma, deixem as 'crises' para quem as fabrica, e que apoiem a equipa do primeiro ao último minuto. Eu vou lá estar a fazer isso no meu sítio do costume na Bancada Sapo, Sector 24, Fila D, Lugar 18. Se algum de vocês se vai sentar perto de mim espero que venham com as mesmas intenções que eu, caso contrário vamos ter discussão ;)

Força Benfica!

18 Comments:

At 11/21/2006 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Se o Benfica perder ou empatar a Santola bem pode apresentar a demissão. Ou preferem esperar até levarmos 3 na Luz de um Geçenlibilitriquili qualquer na Luz?

 
At 11/21/2006 11:42 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Espero que com isso não estejas a querer dizer que desejas que o Benfica não ganhe esta noite, Starblade...

 
At 11/21/2006 11:58 da manhã, Blogger rsa said...

Bancada Sapo sector 22 para apoiar até porque o BENFICA está acima de qualquer treinador ou dirigente .
Sábado foi mau mas hoje é para ganhar e mais nada

 
At 11/21/2006 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande post D'arcy! É esse o espírito dum verdadeiro benfiquista! Espero que seja o mote para uma grande noite europeia, que eu presenciarei no sector 12 da Bancada Sagres!!!
Força GLORIOSO!!!!!!!!!!!!!!

 
At 11/21/2006 12:07 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy tenho de te parabenizar, penso exactamente o mesmo, força Benfica!!!
Também eu vou lá estar!

Como já afirmei é nestas alturas que é importante apoiar a equipa porque nas vitórias aparecem todos, eu acho mais importante aparecer após uma derrota.


"Este tipo de ataques não mata mas mói. E contribui para desunir e desmotivar aquela que é a maior força do Benfica...”

Sobre isto, tenho uma opinião diferente, os nossos rivais estão a conseguir unir cada vez mais os Benfiquistas e como somos em maior número o tiro vai acabar por sair pela culatra!!!

Repara que cada vez tens mais pessoas no estádio com o argumento que “na TV já não os podia ouvir” e aquela atitude passiva de quem apoiava o Benfica de longe está a mudar claramente e mesmo sendo o Benfica atacado todos os dias!


Obs. Então o clube da transparência diz aos sócios que contrata jogadores a custo zero e depois paga 5 milhões!?!?
Mesmo não sabendo quem meteu o dinheiro ao bolso, vou gostar dos ver sacudir a água do capote.

 
At 11/21/2006 12:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bancada Sagres, sector 11.

vamos a eles!!!!

O Padrinho do Norte pode ter o Coroado a malhar no Benfica, pode controlar quem comenta na Sport TV e na TVI, pode mandar fazer capas de jornais, mandar expulsar o Miccoli antes do jogo no Cavalo Marinho, mas nunca há-de conseguir diminuir um pouco que seja a paixão que os adeptos têm pelo Benfica.

E isso, nem lagartos nem "Cappos" conseguem ter no clube deles.

A camisola do Benfica é mágica, e hoje, com chuva, vento, tempestade tropical, depois de uma derrota em Braga e de ouvir os "abutres" sairem da toca, vou lá estar, apenas e só para apoiar!!

Não me importo minimamente se o treinador do Benfica é o Fernando Santos, o Cappelo ou o George W. Bush. Desde que se sente no banco do Benfica e tenha uma braçadeira a dizer "treinador", deselho-lhe toda a sorte do mundo.

 
At 11/21/2006 12:21 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Isso é verdade rato, mas também tens reacções opostas por parte de benfiquistas, que preferem distanciar-se e fazem comentários como o que mencionei. E isso deixa-me sempre triste.

Mas por outro lado, a verdade é que já somos mais de 160.000 sócios, o que significa que muita gente se decidiu a levantar o rabo do sofá e a fazer algo pelo seu clube. E parece que quanto mais nos atacam, masi benfiquistas se decidem por isto. Como dizia a Leonor Pinhão na última crónica:

"A notícia da «nossa» entrada no Guiness trocava-a de bom grado por vitórias em todos os jogos do campeonato. Até que comecei a dar conta das reacções dos nossos adversários ao glorioso recorde. Ficaram verdes de inveja e azuis de comoção.

Se acontecesse ao contrário — o que jamais acontecerá! —, eu não gastaria uma linha com os recordes planetários do Sporting ou do FC Porto. Mas, coitados, não resistiram!

A ver se na segunda-feira vou pagar as quotas em atraso."

 
At 11/21/2006 1:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D' Arcy,

É isso mesmo. Força Benfica.

Obs: Eh pá! Estamos quase um ao lado do outro. SAPO - Sector 21 Fila C - 5.

 
At 11/21/2006 1:45 da tarde, Blogger último! said...

RRed_devil,

Épa se fosse o George W. Bush era muito, muito mau!!!!

Já o estou a imaginar a dizer que a equipa adversária tinha armas de destruição maciça para disfarçar a crise no balneário ihihihihihih


Bacanda Sapo, Sector 26, fila S
com passagem na rouloutte com Sporttv para beber uma burra!

 
At 11/21/2006 1:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não sei que roulotte é essa, mas eu estou a pensar passar lá pelas roulottes do Alto dos Moínhos.

 
At 11/21/2006 1:57 da tarde, Blogger último! said...

Exactamente, no Alto dos Moínhos!

É naquelas duas que ficam sozinhas do outro lado da estrada.

;)

 
At 11/21/2006 2:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Bem, então é aí mesmo que eu vou passar. Normalmente o Superman Torras e o T-Rex costumam andar por ali, por isso vou ver se os encontro. Se me conseguires reconhecer (garanto-te que não há grandes diferenças entre mim e o meu alter-ego do South Park ;)) vem trocar dois dedos de conversa :)

 
At 11/21/2006 2:26 da tarde, Blogger último! said...

Ok, combinado!

;)

 
At 11/21/2006 2:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este caso José Veiga é uma autêntica farsa,não acredito que o Veiga tenha sequer visto a cor do dinheiro.Nunca gostei da forma como o Veiga dirigiu desportivamente o Benfica, não me interessa se ele é ou foi Dragão de Ouro, a minha análise sobre ele é estritamente profissional, agora que o homem os tem no sítio, não tenho dúvidas, e mais, deu a alguns cobardes
uma lição de benfiquismo, demitindo-se e conduzindo a sua defesa como cidadão
não se servindo do clube como escudo.
Acho sinceramente que ele tem razão neste caso, porque ele não é "anjinho" nenhum, nem iria desistir do sigilo bancário a todas as contas se tivesse algo a esconder.É simples, sigam o dinheiro.
Mas este caso tem a ver com o poder e as relações de poder e imagem que foram construidas durante anos neste País e que têm a ver com o poder mediático que está essencialmente nas mãos do Sporting e tambem do Porto, com o poder social (que infelizmente neste país ainda faz lei)onde os Drs, marqueses e o trafico de influências, chegam para arregimentar para os Clubes de Futebol, personalidades que vão desde ex-presidentes da república, Bastonários de vária ordem e bastonetes menores que figuram em Conselhos de Administração de toda a sorte de Empresas,e politicos tanto a Norte como a Sul.
Isto cria um clima de impunidade geral que como se vê no Apito Dourado, pois se formos a puxar por uma linha ainda acabamos na alcofa de alguem muito, muito "respeitavel" e (claro) venerável.
E este caso diz respeito ao Benfica, quer queiramos quer não, e o Benfica
é por ele atinjido, não só a actuação de LFV na abertura do Apito Dourdado na Liga e federação perde força, como a percepção do Benfica como clube que tem ou teve ao seu serviço individuos a contas com a justiça, ie um clube de corruptos. É esta a imagem que nos querem colar, não vale a pena estarmos assobiar para o lado.
Tenho pena que um clube com a massa adepta que o Benfica tem, não tenha a correspondente influência e força no âmbito social e politico/mediatico.
Na TV ontem envergonhei-me novamente com o Fernando Seara (não sei como aquele gajo pode ser tão pateta)só diz iniquidades, o que eu não dava para ver ali a L.Pinhão, ou mesmo o marido...
O Benfica tem por divisa ET Pluribus unum e é isso que temos que ser hoje dentro do campo, e nos outros dias fora dele.
FORÇA, CARAÇAS PÁ!

 
At 11/21/2006 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito bem anonymous,

O que escreves faz algum sentido mas em relação ao Seara fosse ele ou outro perderias sempre, pois nesses debates estarás sempre um todos logo...

Faz como eu, 2ª feira é um bom dia para ir ao cinema e não te chateias.

E como diz o Rato eles só estão a aumentar a nossa ira e um dia o feitiço vai-se virar contra o feiticeiro, podes apostar.

BENNNFFFIIICCCAAAA

 
At 11/21/2006 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lol, ratogoleador.

De facto, foi precisamente isso que quis dizer, e para exemplificar, lembrei-me do maior idiota que por aí anda.
Se tivesse a braçadeira a dizer "treinador" e se sentasse no Banco do Benfica, apoiava-o até ao fim.
Assobiar não ajuda ninguém. Ou melhor, ajuda a equipa adversária.

Este ano fui à Luz ver 2 jogos para as competições europeias: 3 secos ao Austria e 3 secos ao Celtic. Falhei o Man. Utd, senão ainda hoje se falaria na retumbante vitória do Benfica por 3-0!!!!!!

Espero que hoje repita os 2 resultados anteriores, para chegar a casa e "com tranquilidade" ouvir os comentadores e paineleiros dizerem que uma vitória do Benfica por 3-0, tendo em conta as circunstancias do jogo, é pouco, e que existe uma crise apesar dos 3-0, e blá-blá-blá.

Eu acredito!!! este ano, "in loco" os rapazes ainda não me desiludiram!!!!

 
At 11/21/2006 3:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é anonymous, tens que deixar de ver essa bosta de programa à 2ª à noite! O Seara pode ser boa pessoa, mas é tão tótó a defender o clube que até dá vergonha! Quando é pressionado pelos 2 imbecis, quase que pede desculpa, mesmo que tenha toda a razão do mundo. Era preciso alguém com eles no sítio, mas temos a representar os 6 milhões o Seara e o Vasconcelos, um pateta e um idiota. Qualquer dos comentadores que passa por este blog faria muito melhor figura...

 
At 11/21/2006 8:41 da tarde, Blogger antitripa said...

Ora cá está, grande darcy, mainada! A crise é mesmo para quem as inventa!

 

Enviar um comentário

<< Home