sexta-feira, dezembro 22, 2006

Generoso

Pode parecer estranho eu dizer isto após um jogo em que o Benfica ganhou folgadamente por quatro golos sem resposta, mas considero que foi uma vitória muito feliz a que conquistámos hoje. Apesar de não achar que a nossa vitória esteja em causa, tenho a nítida impressão de que ela se verificou por números bem mais expressivos do que a produção de ambas as equipas em campo justificaria. Pode-se dizer que o nosso clube teve um presente de Natal generoso.

Em equipa que ganha não se mexe, e o Benfica entrou hoje em campo com exactamente o mesmo onze que no fim-de-semana passado derrotou o V.Setúbal por 3-0. Mais precisamente, o Benfica jogou da mesma forma que jogou durante a segunda parte do referido jogo, encostando o Kikin à direita do ataque, e jogando em 4-3-3. E tal como no fim-de-semana passado, o Benfica não entrou bem no jogo. Foi sim o Belenenses quem pareceu entrar mais seguro e confiante, trocando bem a bola e segurando o Benfica, que mostrava dificuldades em conseguir chegar à baliza de um adversário que quando perdia a bola defendia com os onze jogadores atrás da linha da bola. Só que mais uma vez o Benfica acabou por marcar naquela que foi praticamente a primeira oportunidade criada, se é que se pode chamar aquela jogada de oportunidade: o Katsouranis passa a bola para o Nuno Gomes na área, que não a consegue controlar e acaba então por ser jogada com o braço pelo defesa belenense. Penalti concretizado exemplarmente pelo Simão, e Benfica em vantagem.

E não se alterou muito o cariz do jogo após este golo. Continuou a ser o Belenenses a dispor da posse de bola durante a maior parte do tempo, e sinceramente sempre me pareceu que era mais provável o empate surgir do que um segundo golo nosso. Até porque o ataque parecia estar bastante apático. Com a excepção do costume (Simão), o Nuno Gomes pratcamente não chegava a receber bolas em condições, enquanto que o Kikin, encostado ao flanco, estava a fazer um jogo muito fraco, e ao contrário da segunda parte contra o Setúbal, pouco me impressionou. Foi apenas perto do final dos primeiros quarenta e cinco minutos que o Benfica pareceu despertar um pouco, aproximando-se mais da baliza adversária e desperdiçando duas boas ocasiões de remate, após iniciativas do Nuno Assis. E acabou por chegar ao segundo golo, mais uma vez de uma forma feliz. Na sequência de um livre a bola tabela na barreira belenense e acaba por encaminhar-se para a baliza, enganado o guarda-redes Costinha (felizmente ele hoje não estava numa daquelas noites alucinadas). Eu nem sequer consegui perceber qual era a intenção do Karagounis quando marcou o livre. É que o livre era indirecto, o árbitro estava a assinalar isso claramente, e mesmo assim o grego optou pelo remate directo à baliza. Mas o que conta é que foi golo, e assim chegámos ao intervalo com dois golos de vantagem, aparentemente sem termos sequer dispendido um grande esforço para obtê-los.

Na segunda parte, mais do mesmo: uma vez mais o Belenenses a entrar com vontade de reduzir cedo a desvantagem, enquanto que o Benfica parecia mais apostado em explorar oportunidades de contra-ataque que se proporcionassem. E já depois de uma defesa excepcional do Quim, a negar o golo aos de Belém, chegámos ao terceiro golo, num dos momentos altos da noite, pois era nítido que o público hoje presente na Luz (mais de 42.000 espectadores) estava a torcer para que o mexicano finalmente acabasse com o jejum de golos. Após um centro do Karagounis na direita o Nuno Gomes assistiu de cabeça o mexicano, que, sozinho, apenas teve que mergulhar e colocar a bola de cabeça junto ao poste. A forma como a equipa festejou o golo mostrou também que eles sabiam o quanto este golo era importante para o Kikin. Daqui até final, apesar do muito tempo que faltava, foi mais do mesmo. O Belenenses continuou à procura do golo (mérito na forma como nunca baixaram os braços), que foi sendo negado pelo Quim ou pelos defesas do Benfica, e o Benfica foi-se deixando ficar na expectativa de um contra-ataque bem sucedido.

Outro momento a destacar foi quando, a vinte minutos do final, o nosso treinador decidiu trocar o Karagounis pelo Beto. Primeiro tem que se destacar o momento pela negativa: é incompreensível que, ainda por cima estando o Benfica a ganhar, haja tanta gente a assobiar o Beto mal ele entra em campo. Que raio, ele faz o que sabe, e se não sabe fazer mais pelo menos nunca o podem acusar de falta de entrega. Eu não sou fã do Beto, mas ele é um jogador humilde que dá o que tem e nunca levanta ondas. Porque raio é que hão-de assobiá-lo ainda antes dele dar qualquer toque na bola? Felizmente, alguns minutos mais tarde, houve oportunidade de remissão, quando após ser assinalado um livre a favor do Benfica ainda bastante longe da baliza adversária o estádio em peso entoou o nome do Beto e 'pediu' que fosse ele a marcá-lo. O Beto agradeceu o encorajamento e o Simão, que estava perto da bola, chamou-o para marcar o livre. Mas quando toda a gente (incluindo os jogadores do Belenenses) esperava um remate de longe do Beto, o Simão colocou a bola na área, onde surgiu o Katsouranis a colocar a bola de cabeça sobre o Costinha, para quebrar o 'enguiço' do número três. E por aqui se ficou o jogo, já que o Belelneses pareceu finalmente deixar cair os braços, enquanto que o Benfica se recreava com a bola, trocando-a entre os seus jogadores.

Mais uma vez o Simão foi um dos melhores em campo. Agora que ele parece estar a regressar ao seu lugar natural, tem estado a um nível muito alto nos últimos jogos. O Quim, naturalmente, merece destaque, porque efectuou várias defesas, algumas delas daquelas 'impossíveis', e foi um dos grandes responsáveis pelo nulo do Belenenses. Em geral gostei da defesa, mas saliento o Ricardo Rocha e o Léo, este último pelo apoio que deu sempre ao ataque (hoje o Nélson esteve mais retraído). O Katsouranis, apesar de cansado, não sabe jogar mal. eu não me canso de admirar e elogiar este jogador, que é um espectáculo ver jogar devido à inteligência que tem. Sabe sempre onde está o colega mais bem colocado para receber a bola, e raramente complica, jogando sempre a 2/3 toques. Para além disso aprece frequentemente na zona de finalização, e hoje lá somou mais um golo.

Enfim, hoje os benfiquistas tiveram uma verdadeira prenda de Natal, com uma goleada aos pastéis. Desta vez passou-se o contrário do habitual: têm sido várias as vezes que eu este ano saio do estádio com a sensação de que, mesmo com a vitória conseguida, o resultado soube a pouco, tal a quantidade de oportunidades desperdiçadas. Esta noite o Benfica aproveitou tudo o que havia a aproveitar, e à custa disso acabou por construir um resultado que me parece ser demasiado generoso para a produção da equipa. Mas soube tão bem como qualquer outra vitória, ou talvez até um bocadinho melhor após o atrevimento das declarações do Jesus antes do jogo, aliado ao facto do Belenenses ser um clube com o qual eu nunca simpatizei muito (devido aos seus laços fraternais com o clube lá de cima). Além de que, desportivamente, eles o ano passado não mostraram ter valor suficiente para disputarem a Primeira Liga este ano.

P.S.- Uma vez que o autor deste blog vai agora entrar numas curtas férias, aproveito a oportunidade para desejar aos visitantes deste espaço Boas Festas e um Feliz Natal.

29 Comments:

At 12/22/2006 8:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hoje ao ler uma noticia na bola, não pude deixar de me lembrar dos teus comentários neste blog sobre este assunto, e o modo como tratas-te sempre o advogado deste jogador.
Ora aqui vai a noticia:
"
«Esta decisão do tribunal deixa-me contente» (Miguel)
Miguel já reagiu à decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, que lhe deu razão no diferendo que o opõe ao Benfica, que por sua vez está a ponderar se vai ou não recorrer para o Supremo Tribunal Administrativo.
«Sempre soube aquilo que estava a fazer, apesar de muita gente pôr em causa as minhas decisões. Agi de consciência tranquila. Esta decisão do tribunal deixa-me contente, mas o processo ainda não chegou ao fim. Espero que as coisas continuem assim, pois é sinal de que tenho razão», afirmou Miguel na Antena 1.
Gosto de te manter informado....
:-)

 
At 12/22/2006 9:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, antes de mais, boas festas e espero que voltes delas a escrever como nos tens habituado.
Quanto ao jogo, está quase tudo dito. Foi um resultado pesado, merecem destaque o Quim, Rocha, Kat, Simão, e Kikin pelo golo marcado e festejado (espero que seja o primeiro de muitos e não o úlitmo como parece), e também me revoltou a assobiadela ao Beto.
Agora há que aproveitar as férias para recarregar energias e entrar em 2007 decididos a vencer as 2 taças e pelo menos chegar ao 2º lugar no Campeonato.

 
At 12/22/2006 10:15 da manhã, Blogger T-Rex said...

Cheguei ao estádio e vejo Simão com a bola na mão. Pensei para comigo:
"Isto hoje vai ser uma cabaz".

E só não foram mais porque não calhou. Os pastelinhos até poderiam ter marcado, mas o resultado justo seria talvez um... 8-2 !?!?

Bom para o Jesus reflectir e não ter a atitude (e palavras) que se ouvem uns dias antes de defrontar o MAIOR.

PS:O cartaz que os adeptos azulados levaram com a inscrição "ART. 63" refere-se ao que os livrou da segundona?

Um abraço a todos e Boas Festas.

Vedeta ou Marreta ?

 
At 12/22/2006 10:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por incrivel que pareça começo a achar que esta longa paragem da Liga pode ser benefica para o Benfica.A equipa não tem ideias, a defesa é um desastre, varios jogadores fora de forma, enfim vale-nos o sempre igual Simão, não sabe jogar mal, a par do Katsouranis são os dois pilares do Benfica neste momento. O Luisão desapareceu, a segurança defensiva da época passada tambem, etc...
Aqui podemos ver a diferença entre os treinadores anteriores e o actual, os anteriores com esta equipa e por esta altura nunca estariam a 8 pontos do líder, já tinham "segurado" a equipa. Um Trappatoni (apesar do fio de jogo não ser o mais bonito)um Koeman, para não falar do Camacho, já tinham estabilizado esta equipa, cujo plantel é superior ao das épocas recentes,e penso que não é só a mudança do esquema tactico.
Defendi e defendo que se deve dar tempo a um treinador e especificamente a este que entrou atrasado na época e teve que alterar
o sistema de jogo, mas já vai sendo tempo de a equipa revelar o seu potencial que é muito maior do que o que apresenta neste momento.

Bem, um Natal vermelho para todos, Felicidades.

 
At 12/22/2006 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

nada a contestar só a desejar

a desejar-te um Feliz Natal e umas boas férias

e a desejar um maior e melhor Benfica para nós

Boas e muitas Festas

 
At 12/22/2006 2:37 da tarde, Blogger último! said...

Ontem no estádio da luz, alguém levava uma daquelas famosas cartolinas com a seguinte mensagem:

CAROLINA FAZ-ME UM LIVRO

Muito bom, parabéns ehehehheheh


Feliz Natal para todos (sim, adversários incluídos!)


;)

 
At 12/22/2006 2:46 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu vi um cartaz que dizia:

'NUNO GOMES, DÁ-ME O TEU ORDENADO' :)

 
At 12/22/2006 2:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PAI NATAL FOI AMIGO DO BENFICA
As minhas previsões não se concretizaram, felizmente! O Benfica venceu folgadamente, embora com muita, muita sorte. Pelo jogo jogado, o Benfoica continua a não me convencer e assim não é de estranhar uma diferença de oito pontos para o primeiro classificado e de três para o segundo. Quanto ao jogo, destaco Quim (duas enormes defesas e muita segurança) e Simão. Embora não seja dos meus jogadores preferidos, um "bom" Simão é fundamental para o Benfica. Quanto ao resto, exibições que não impressionaram ninguém. Nota negativa para Nuno Gomes, uma vez mais. Ainda estou para saber como é que este "pseudo - avançado" continua a ser titular desta equipa.

Caso Veiga - João Pinto - Sporting

Parece que Filipe Soares Franco não disse toda a verdade aos sócios do Sporting. Para além de João Pinto não ter ido para o Sporting a custo zero, existe mais um contrato entre o clube de Alvalade e o jogador. Ou para ser mais pomposo, existe um "aditamento" ao contrato existente. Parece que nesta caso Veiga disse a verdade, ao invés de FSF e João Pinto. Depois de todo o alarido na Comunicação Social, gostaria que as televisões, rádios e jornais fizessem manchates, directos e peças sobre a actual posição do Sporting e de João Pinto. Pois, parece que quem tinha o rabo escondido não era Veiga. É o jornalismo que temos, meus senhores!

 
At 12/22/2006 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O primeiro anónimo não vos cheira um bocado a falso? Quem não percebeu traduza a palavra "falso" para inglês... ;-)

Já agora aqui vai o resto da notícia que o Visconde do Duplo
Contrato esconde:

"O lateral direito sublinhou que agiu de "consciência tranquila", mas está consciente de que o processo ainda não terminou, uma vez que o Benfica pode recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça.

Por seu turno, o advogado dos encarnados Andrade e Sousa, em declarações à emissora pública, referiu que o clube pondera apresentar recurso, mas ainda não foi tomada qualquer decisão.

"O Benfica está a ponderar se vale a pena ou não recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça. Os efeitos práticos desta decisão do tribunal são zero, porque era apenas para efeitos meramente desportivos e ficou ultrapassada com a transferência de Miguel para o Valência", frisou Andrade e Sousa."

Já agora fica aqui de outra fonte:

"A comissão começou por dar razão aos encarnados, mas após recurso do jogador mudou a decisão e considerou haver justa causa para a rescisão do jogador."

Portanto até agora há uma decisão a favorecer cada uma das partes e os efeito desta última foram zero.

 
At 12/22/2006 4:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só duas notas antes das férias natalícias:
-Caso Veiga-JVP-SCP: agora já li declarações dum advogado do SCP a dizer que o JVP terá mentido...isto está bonito está! Cheira-me que o Veiga ainda vai rir e muito!
-Declarações do Anderson: o nosso central falou de mais e meteu-me nojo. Um jogador que só fez asneira esta época, parece que já está farto de estar no banco. Devia pôr os olhos no Kikin que nunca se queixou, e mal ou bem, esfolou-se dentro do campo quando teve oportunidade. Por mim este senhor já não regressava do Brasil até trazer uma proposta de transferência!

Starblade: a mim também me cheirou muito a "falso", "pá"! :)

 
At 12/22/2006 4:47 da tarde, Blogger Pedro said...

Eu acho extraordinário q qqr instância dê razão ao Miguel neste caso...Enfim.

Foi um agradável jogo de futebol com um resultado bem generoso para o q criamos. Mas a vitória é totalmente justa.

Simão, Rocha, Quim, Assis e Katsoranis estiveram em grande muito bem apoiados por Karagounis, Léo e Nelson. Kikin menos activo, continua longe demais da área, mas desta vez marcou.
Santos mexeu mais cedo do q costume na equipa e com isso podemos ver mais minutos de João Coimbra e Manu. beto mostrou a importância q pode ter neste plantel. Percebam isso os benfiquistas.

PS:D'Arcy fui eu que te fui cumprimentar (e ao Super Mantorras)às roloutes caso não me tenhas reconhecido
hehehe

 
At 12/22/2006 4:55 da tarde, Blogger BP said...

É isso mesmo... o anderson por mim não joga mais de vermelho... irrita-me profundamente os jogadores não aceitarem que os outros estão a jogar melhor que eles...
Bom Natal D'arcy

 
At 12/22/2006 4:55 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Claro que te reconheci Pedro :)

 
At 12/22/2006 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caso Miguel

Várias coisas são muito estranhas neste processo e o SLB deve-nos esclarecer sobre elas todas.

1º - O que motivou o dito por não dito na decisão da Comissão Arbitral;
2º Como é possível que o TRL tenha dado razão ao jogador em face dos dados que todos nós conhecíamos? O que é que nós não sabemos?
3º Ao contrário (mas mesmo muito ao contrário do que terá dito o Advogado do SLB) a decisão é gravíssima para o SLB e para o futebol português em geral. Como exemplo afirmo já que vem aí o caso Manuel Fernandes e aposto que a porta Miguel é por onde ele vai entrar;
4º Cheira-me a asneira da grossa da parte do SLB.

LFV, esclareça-nos s.f.f.

Será que temos advogados do nível dos nossos médicos? A dúvida é legítima.

 
At 12/22/2006 6:18 da tarde, Blogger Apre said...

O presente de Natal não foi só da sorte, foi essencialmente da Paixão.
Há dias e arbitros assim, que não marcam 2 penaltis para um lado mas marcam uma bola no ombro para o outro, marcam um pé em riste mutuo para o outro(que deu o 2º golo), mas não vêem livres frontais para um, ou seja, transformam, um empate a 2 num confortável roubo.

 
At 12/22/2006 6:18 da tarde, Blogger Apre said...

Um Santo Natal.

 
At 12/22/2006 6:27 da tarde, Blogger D'Arcy said...

'Ombro'? 'Pé em riste mútuo'? Apre, de certeza que consegues melhor que isso para justificar a derrota...

Vá lá, como até gosto do Duckman desejo-te um Bom Natal também :)

 
At 12/22/2006 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Johnny esclafece o pessola: Porque é que a decisão é gravíssima para o SLB?

O tribunal antes deste deu razao ao Benfica. Esta agora diz o contrario (nunca hei-de perceber isto, cada tribunal diz a sua coisa). Não podemos recorrer da decisao e esta ser favorável?

 
At 12/22/2006 6:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Embora não tenha os conhecimentos do Johnny nesta matéria, a mim também me parece grave. Pelo menos tendo em conta aquilo que sabemos do caso até agora. É que pelo que sei a argumentação do Miguel para pedir a rescisão do contrato com justa causa baseava-se apenas e só na falta de condições psicológicas para cumprir o contrato e continuar no Benfica. Não havia qualquer incumprimento contratual da parte do Benfica. Ora uma justificação destas é demasiado vaga, e ao dar-se razão a um futebolista que a invoca está-se no fundo a abrir uma porta para qualquer jogador pedir uma rescisão de contrato por dá cá aquela palha, mesmo quando o clube está a cumprir com todos os termos do contrato. O que significa que o Manuel Fernandes poderia ser outro a entrar por esta via.

 
At 12/22/2006 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há gente que apesar de óculos nos avatares é cegueta. Apre, oferecam-lhe um Kit para poder trocar de lentes...

 
At 12/22/2006 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Darcy, como o Benfica aparentemente pode recorrer não estou muito preocupado.

Se calhar isto dá para os dois lados e ainda podemos despedir o Santolas por falta de condições psicológicas. O homem arrasa qualquer vestígio de moral benfiquista :-D

 
At 12/22/2006 7:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy,

Não és jurista, mas tens o feeling correcto. É isso mesmo que dizes.
Só acrescento que, salvo erro, havia uma estória qualquer sobre falsidade de assinaturas. Não sei o que aconteceu.

Starblade,

Eu próprio fico perplexo com essa estória da Comissão Arbitral (não tribunal) mudar o sentido das decisões.

O facto de ainda se poder recorrer para o STJ não me dá qualquer descanso, porque este Tribunal já não pode julgar os factos, só pode aferir se a lei foi ou não bem aplicada ao caso concreto. Isto quer dizer que o SLB já pode ir coxo para este tribunal. Uma parte significativa da sua tese já não a pode voltar a utilizar.

 
At 12/22/2006 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apre,

Não foram 2 penaltys menos um. Foram 27 penaltys a teu favor. Assim é que está correcto. Sabes, é Natal e nós somos magnânimes.
Vê lá é se não te engasgas com tanto penalty e não desces de divisão.

 
At 12/23/2006 2:02 da manhã, Blogger Sir said...

johnny rook,

se calhar o melhor a fazer é esperar pelo livro do Miguel.

Um glorioso Natal para todos e para as respectivas famílias. Boas festas!

 
At 12/23/2006 2:04 da manhã, Blogger Sir said...

E eu também ouvi a Luz inteira a aplaudir o Beto aquando da sua entrada. Hoje portaram-se bem.

 
At 12/23/2006 1:31 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Na minha zona garanto que se ouviram muitos assobios misturados com os aplausos.

 
At 12/23/2006 9:22 da tarde, Blogger antitripa said...

Aquele abraço gloriosamente natalício.

 
At 12/29/2006 10:00 da manhã, Blogger Tiagojcs said...

Terminamos 2006 a ganhar e agora que venha um 2007 cheio de glorias , vitorias e conquistas para o Glorioso !

http://catedraldapalavra.blogspot.com

 
At 1/04/2007 4:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Primeiro Comentário de 2007!

Nuno Assis culpado no processo de Doping!

 

Enviar um comentário

<< Home