terça-feira, janeiro 16, 2007

Bonito

Que todos os jogos do campeonato fossem como este... o Benfica conseguiu esta noite a terceira vitória fora no campeonato (uma performance bastante sofrível para uma volta inteira) num jogo bstante aberto, e disputado a um ritmo anormalmente elevado. Foi um jogo a que gostei bastante de assistir, e uma agradável excepção à sonolência que parece imperar na maior parte dos jogos da nossa Liga.

Alinhando com o onze mais provável, o Benfica entrou no jogo a ganhar, já que no primeiro ataque que fez marcou. Foi numa recarga do Ricardo Rocha (este ano anda a tirar a barriga da miséria que tinha sido o seu registro de golos pelo Benfica até agora) a um cabeceamento do Luisão, após um livre 'de laboratório'. Este golo fica no entanto manchado pela clara posição irregular do Ricardo na altura em que o Luisão cabeceia. Reagiu a Académica da melhor forma possível, e veio completamente para cima do Benfica, que nos vinte/vinte e cinco minutos seguintes praticamente só contra-atacava esporadicamente, enquanto que a Académica se mantinha em cima de nós. Durante este período valeu-nos a atenção do Quim, que foi negando o golo do empate em várias ocasiões. Nesta altura o nosso meio-campo parecia demasiado macio, sendo incapaz de segurar a bola e perdendo-a com alguma facilidade para os jogadores da Académica, que pressionavam em quase todo o terreno.

Só perto da meia-hora é que o Benfica reagiu, através de mais um livre, que resultou em golo (bem) anulado ao Katsouranis. No minuto seguinte, novo golo anulado ao grego, mas desta vez sem qualquer justificação, após uma boa jogada do nosso ataque com o Nuno Gomes a proporcionar uma finalização fácil ao Katsouranis, sem que tivesse havido qualquer irregularidade no lance (se calhar o fiscal-de-linha já sabia que tinha feito asneira no golo do Ricardo e resolveu compensar). Nesta fase o jogo estava num ritmo quase frenético, em que cada vez que uma das equipas atacava se ficava com a sensação que poderia haver golo. A Académica enviou uma bola ao poste, no seguimento de um livre que resultou num lance confuso dentro da área, e só não marcou na recarga devido a um corte providencial do Ricardo Rocha em cima da linha. Quase na resposta foi o Nuno Gomes a estoirar à barra. Antes do intervalo ainda vimos o Quim a ter que fazer mais uma boa defesa após um cabeceamento adversário. No fim dos primeiros quarenta e cinco minutos fiquei com a nítida sensação que o empate era capaz de ser um resultado mais justo para o que se passou na primeira parte, já que a Académica tinha criado oportunidades suficientes para chegar ao golo. Custa perceber como é que uma equipa que é capaz de jogar assim consegue estar numa posição tão baixa na tabela.

A segunda parte foi um seguimento da primeira. Logo a abrir o Benfica podia ter marcado, quando o Pedro Roma (guarda-redes que eu admiro bastante, e não apenas por já ter passado pelo Benfica) primeiro defendeu um remate do Simão após iniciativa individual, e depois faz uma defesa incrível com a ponta do pé à recarga do Nuno Gomes. A Académica continuava a tentar responder, mas agora já não era capaz de se aproximar tanto da nossa baliza com perigo. A substituição do Miccoli pelo Manú também pareceu dar um pouco mais de estabilidade à nossa equipa, que passou a ocupar melhor os espaços que no primeiro tempo eram deixados livres na zona do meio-campo. Via-se que agora o Benfica optava por segurar mais a bola, explorando eventuais contra-ataques quando a recuperava, em vez de responder à letra ao estilo de jogo do adversário atacando desenfreadamente. Quando o Rui Costa entrou (e viva o seu regresso) já era mais ou menos claro que só por asneira é que o Benfica não venceria este jogo. A Académica continuava a tentar atacar, mas os seus jogadores já não tinham pernas para recuperar quando perdiam a bola, e assim deixavam muito espaço cá atrás para os nossos contra-ataques. Foi assim que, já depois de uma ocasião soberana desperdiçada (alguém que dê um valente puxão de orelhas ao Nélson - aquele egoísmo foi imperdoável), um passe do Karagounis deixou o Léo isolado na esquerda, e este matou o jogo (outro defesa que resolveu este ano marcar golos - já é o segundo).

Gostei muito do jogo de hoje, mas não fiquei propriamente muito entusiasmado com o Benfica. Houve períodos em que me pareceu estar demasiado preso de movimentos, e lento a desenvolver as jogadas, sendo que o meio-campo revelava muito pouca agressividade (com a excepção do costume do Petit). O Quim merece destaque, já que, conforme disse, durante a primeira parte teve diversas intervenções muito boas que mantiveram o nulo no marcador (e com este faz cinco jogos consecutivos no campeonato sem sofrermos golos - parece que finalmente começamos a ter alguma estabilidade na defesa). O Luisão (apesar de, sinceramente, achar que ele não deveria ter sido convocado para este jogo como castigo por aquele episódio da embriaguez) esteve sempre bem na defesa, como é habitual. Gostei também muito do nosso capitão, que está num período de forma muito bom. E claro que tenho que mencionar o Léo, que fez mais um bom jogo e bem mereceu o golo marcado.

Temos agora oito pontos de desvantagem para o primeiro lugar, finda a primeira metade do campeonato. É uma tarefa muito difícil recuperar tantos pontos, ainda para mais num campeonato mais curto. Resta-nos não desperdiçar pontos da forma estúpida como o andámos a fazer durante a primeira volta (se a defesa não comprometer as coisas tornam-se mais fáceis), e ir esperando por escorregadelas do líder. Infelizmente este campeonato não se tem revelado muito pródigo em grandes surpresas.

21 Comments:

At 1/16/2007 10:34 da manhã, Blogger Pedro said...

O Nélson não merece um puxão de orelhas mas sim um ferro pelas costas acima!!!! Ai se eu mandasse....

O Luisão e Simão estão numa forma estupenda.

 
At 1/16/2007 10:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, já disseste quase tudo, mas vou fazer os meus destaques.
Positivos:
-Quim: algumas defesas incríveis (apesar de algumas hesitações parvas!)
-Luisão: esteve em todas, fantástico, e aqui discordo de ti, apesar da cena lamentável que protagonizou, acho que devia ser convocado, e ainda bem que assim foi
-Leo: o homem parece a pilhas! Sempre a correr, só ele para ter saúde para ir lá à frente matar o jogo
-Petit: espero que os críticos habituais dele tenham visto este jogo. Esteve ENORME, perdi a conta às bolas que recuperou, às faltas que sofreu, para mim o melhor do Benfica;
Negativo:
- Meio campo macio e defesa desorganizada: só as grandes defesas do Quim e alguma azelhice dos jogadores da Académica nos permitiram sair a 0 de Coimbra. Achei que defendemos mal, e em certas alturas do meio campo parecia que só o Petit sabia que é necessário recuperar a bola para partir para o ataque
- Má forma física de alguns jogadores e regresso fraco de Miccoli
- Aquela jogada do Nélson!!! Gosto muito do miúdo, mas não pode cometer um erro daqueles, não é nenhum infantil! É que ele tinha linhas de passe para os dois lados, era só escolher. Espero que tenha aprendido com o Karagounis no 2º golo, como se resolve uma situação daquelas. E penso que o Rui lhe "deu nas orelhas", logo na hora!
Concluindo estamos a 8 dos porcos e a 1 das lagartixas. Penso que chegaremos ao 2º lugar com TRANQUILIDADE (queiram o Carlos Martins, Nani, e restantes desmiolados ajudarem!), mas infelizmente o 1º está longe, e 8 pontos numa época de apito azulado correspondem a uns 15 reais, por isso eu já me contento com o 2º lugar, a Taça, e a Taça UEFA! :)

 
At 1/16/2007 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me só de mais umas notas:
Positivo:
-Pedro Roma e Filipe Teixeira: a Briosa é o meu 2º clube, por isso tinha que destacar estes 2. Acho mesmo que o FT pode ser uma boa solução, a um preço razoável, para integrar o nosso platel (dispensando o Beto e o Marco Ferreira)
-João Coimbra: só teve uns minutos em campo, mas gostei dum lance que recuperou a bola e lançou rapidamente o ataque. FS, dá-lhe mais minutos!!!
Negativo
-SPORT TV: ontem até tinha uma mais-valia chamada Vitor Paneira, que além de símbolo do Glorioso, é um excelente comentador, imparcial e conhecedor (um bom técnico adjunto para o nosso clube!), mas com ele estava um atrasado mental cujo nome nem fixei. Não é que o monte de merda (perdoem-me a linguagem), depois de várias repetições insistia que o Kat lhe parecia ADIANTADO no 2º golo anulado!!! Como é que é possível??? Será que estes filhos da puta não têm noção do ridículo???

 
At 1/16/2007 12:01 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

É verdade que só ganhámos 3 jogos fora, mas não é menos verdade que fomos ao Dragão, Braga, Bessa, Leiria, Alvalade (por ordem decrescente de dificuldade).
32 pontos em 15 jogos é aceitável, o que é estranho é a performance do Porto.

 
At 1/16/2007 1:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É incrivel como estamos a 8 pontos dos azeiteiros, num campeonato desnivelado e em que os pontos perdidos com os pequenos são relevantes... E francamente, o segundo lugar não sabe a nada!!!

Saudações benfiquistas

 
At 1/16/2007 2:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Manuel Machado é um ser repelente. Não consegue jogar contra o Benfica sem se desculpar com a arbitrtagem. Contra o FCP perdeu por um golo de diferença, um dos golos do FCP foi irregular, e nem piou.

João: 32 pontos em 15 jogos é muma performance fraca para uma equipa candidata ao título. Os 11 pontos em 24 possíveis fora de casa são inaceitáveis para quem quer ser campeão.

 
At 1/16/2007 2:36 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

D'Arcy:
O ano passado o FCP foi campeão com uma média de 2,32 pontos/jogo. Ou seja, ao mesmo ritmo teria hoje 35 pontos e o Benfica estaria portanto a 3 depois de uma primeira volta dificílima. Como termo de comparação, o Benfica campeão de há 2 épocas tinha 1,91...
O próprio Mourinho não fez tantos pontos: média de 2,41 na última época, contra 2,66 (!!) esta época. Como vês, os 32 pontos não são desastrosos, o que é fenomenal são os 40 do Porto.

 
At 1/16/2007 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Nelson para o banco já! Não sabe defender e é burro no ataque. Pedro Correia para o 11 principal!

D' Arcy,

Desculpa lá mas existe uma grande diferença entre ser apanhado com excesso de álcool no sangue e estar bêbado. Há quem esteja bêbado com 0,5 g/l e, no entanto, pode conduzir.

Nos próximos 3 jogos decide-se o campeão. Temos de ganhar os três, senão bye,bye !

 
At 1/16/2007 3:31 da tarde, Blogger D'Arcy said...

1,44 g/l é um exagero, e acho difícil que com essa taxa alguém não esteja bem grogue ;)

Quanto ao Pedro Correia/Nélson, espero que estejas a brincar, Johnny... eu vi os jogos do Dubai, e o Pedro Correia mostrou mesmo muitas debilidades na defesa. O Nélson é um jogador fantástico (OK, eu sou um bocado suspeito para estar a dizer isto, já que sou um admirador confesso dele) que apenas precisa de ganhar mais alguma maturidade. Isso agora de te ver defender a titularidade do Pedro Correia faz-me me lembrar um dos meus vizinhos de bancada que, quando o Miguel cá estava, passava os jogos todos a falar mal dele e a defender que o João Pereira é que devia ser titular ;)

João: A época do Trapattoni foi tão anormal que não pode ser usada como comparação para nada. É verdade que o FCP esta época está com um desempenho excelente, mas tens que admitir que conseguir apenas 11 pontos em 24 possíveis fora de casa não é aceitável para uma equipa que pretende lutar pelo título.

 
At 1/16/2007 3:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

UM BOM RESULTADO
O Académica - Benfica marcou o recomeço dos encarnados na 1ª Liga, com uma boa vitória num terreno não muito fácil. No entanto, quando se marca um golo aos dois minutos, tem de se ter mais tranquilidade a defender e a pautar os tempos de jogo. Nota positiva para Petit, Simão, Leo e Quim. Nota zero para o inenarrável Nuno Gomes e Nélson (muito displicente, será que não aprende?)
Nota negativa para Manuel Machado, também! Como eu previ, queixa-se de um golo irregular (também me parece), mas esqueceu-se do golo de Katsouranis muito mal anulado. Como é habitual, este tipo de treinadores (sim, porque há mais...) não se importam que o seu clube seja prejudicado com outros, mas com o Benfica, pia mais fino!!!! É o que dá ser anti - benfica!
Maluco do Futebol

 
At 1/16/2007 4:20 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

É fraco, D'arcy, mas tivemos as piores saídas na primeira volta, o que não é normal. Além disso, há muito que não eramos tão fortes em casa (provavelmente pela mesma razão). Mas se o FCP tivesse um desempenho normal o título era possível.

 
At 1/17/2007 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O João diz inerranável Nuno Gomes...Nuno Gomes é verdadeiramente um enganador...Engana 6 milhões de benfiquistas com a ideia falsa que é ponta de lança e que marca golos...WRONG!!! Golos marcam os goleadores e Nuno Gomes não é dessa cepa.

Saudações benfiquistas

 
At 1/17/2007 1:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa. Anónimo e não João

 
At 1/17/2007 3:01 da tarde, Blogger último! said...

Para mim, nós só necessitamos de nos unir e defender o que é nosso.

O Benfica é grande demais e com adeptos que criticam tudo e todos.

O Nuno Gomes só é mau porque joga no Benfica.

Ex:O Liedson foi considerado um dos melhores em campo contra o Belenenses mas foi apanhado 13 vezes em fora de jogo, acham que se o Nuno fosse apanhado 13 vezes não seria crucificado por isso!?

Defendam mais o que é nosso já repararam por acaso a diferença quando o Benfica joga com e sem o Nuno (mobilidade do ataque).

Já repararam que o Fernando Santos desde que chegou ao Benfica deixou de ser engenheiro!?

Já repararam que o Jesualdo passou a ser sempre professor!?


Abraços e não assobiem apoiem

 
At 1/17/2007 10:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Epa, o Filipe, e noticia do Record, para mim e logo banho ao gato logo ai.
E o RR,o Simao, o Luisao, o Beto,o Rui Costa nas Arabias...
Ate tou espantado que nao estavamos tambem atras do Claudio Lopez.
E como o artigo que os homens escreveram acerca das assistencias do So Com Penalties terem subido em relacao ao FCP e SLB.
Gosto imenso desta perola
Os bons números leoninos constituem claro contraste com o que está a suceder ao vizinho da Segunda Circular, onde as perdas se registam em toda a linha. Se no plano global o Benfica perdeu nos primeiros 7 jogos da Liga um total a rondar os 5 mil espectadores, na comparação face aos mesmos opositores os números revelam um dado preocupante: Belenenses, Nacional, E. Amadora, Marítimo e V. Setúbal levaram à Luz, este ano, menos 43.080 adeptos! Em termos de média, o clube da Luz também está a receber menos cerca de 9 mil espectadores/jogo.

O FC Porto teve bem menos gente no Dragão nos 7 jogos já realizados, mas isso explica-se pelo facto de há um ano, por esta altura, já ter defrontado Benfica e Sporting em casa.


E claro que o facto de jogar em casa com o SLB e FCP nao tem nada a ver com a questao
E como e que os homens arranjam uma media de 9.000 espectadoes para os 7 jogos que fizemos em casa>

Isto deve ser contas do mesmo genio dos 222km hora do Ronny....

 
At 1/18/2007 3:04 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Benfica o ano passado, por alturas de Novembro/Dezembro atravessou o melhor momento da época, e os adeptos andavam bastante entusiasmados com a equipa. Logo no jogo a seguir à vitória sobre o Man Utd, que foi contra o Boavista, esteve casa quase cheia. Nessa altura eram raros os jogos em casa com menos de 40.000 espectadores. Este ano até acho natural que em média estejamos com 9.000 espectadores a menos por jogo. É que os adeptos andam muito menos motivados, e isto começou ainda antes mesmo do campeonato começar, assim que o Nandinho foi anunciado como treinador.

Quanto ao Ricardo Rocha, basta pensarmos quantas vezes é que o jornal não oficial da lagartagem já 'vendeu' o Ricardo nos quatro anos e meio que leva no Benfica para sabermos que não podemos levar aquilo a sério. Aliás, o Record anda sempre a vender jogadores do Benfica. O Ricardo Rocha é apenas uma obsessão deles, por isso vendem-no ainda mais vezes do que é habitual.

 
At 1/18/2007 12:52 da tarde, Blogger antitripa said...

Bom....e então os negócios que fazem em nome do Benfica......Suazo? Charisteas??? Cardozo por empréstimo?????

Não conseguem bender-nos o Bruno moura, não?

 
At 1/18/2007 1:04 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Suazo e Charisteas encaixavam bem...o Cardozo não conheço bem...

 
At 1/18/2007 1:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Premiership vai encaixar £625 milhoes no proximo ano...http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/6273617.stm
Depois nao admira que os gajos possam comprar quem quiser
Agora jumtem as receitas de bilheteira, jogos para a taca que nao sao contabilizados neste pacote, competicoes Europeias...
E o engracsao e que eu com a Sport TV vejo mais futebol do que se tivesse SKY instalada

P.S-Ainda nao vi nenhum rumour em relacao ao R Rocha vir para o Spurs aqui nas noticias em Inglaterra ou em forums de futebol....

 
At 1/18/2007 2:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E a direccao do Benfica desmente qualquer contacto para vender R Rocha....

O Jornal oficial do dragartos nao se manca mesmo...

Podemos procesalos por calunia?

 
At 1/18/2007 2:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que quem mandou a notícia cá para fora foi a Renascença. Hoje todos os desportivos falam nisso. Eu também andei a ver se havia alguma notícia sobre isso nos meios de informação ingleses, e não descobri nada.

Não sei se vem alguém para o Benfica. e momento acho que seria indispensável mais um ponta-de-lança (mas por acaso não sou grande admirador do Charisteas). E se o Rocha sair mesmo, claro que será necessário mais um defesa central.

 

Enviar um comentário

<< Home