quinta-feira, abril 05, 2007

Avanço

Durante alguns minutos estivemos fora da Taça UEFA, mas um boa reacção permitiu-nos reduzir uma desvantagem que seria quase inultrapassável, e manter a esperança de dar a volta ao resultado já daqui a uma semana na Luz. Mais uma vez voltámos a dar avanço ao adversário, e mais uma vez lá andámos a correr atrás do resultado. E desta vez no avanço dado ao adversário parece-me que houve dedo do treinador, que de vez em quando (deve depender da fase da lua) insiste em recorrer a uma fórmula que até agora só tem dado mau resultado.

Estavam-nos reservadas surpresas para o início do jogo: primeiro, quando se esperaria que fosse o Rui Costa a ocupar a vaga deixada pela ausência forçada do Katsouranis, foi afinal o João Coimbra quem surgiu a titular; depois, e tal como em Paris, apareceu o Derlei no onze inicial. A surpresa resultante desta última foi a equipa a jogar num esquema mais próximo do 4-3-3, com o Simão e o Derlei a ocuparem os extremos. Conforme disse antes, sempre que se experimentou um esquema semelhante as exibições deixaram muito a desejar (Aves, Paris, Amadora...) e esta noite não houve excepção. O início de jogo do Benfica foi excessivamente lento, e pareceu-me que por culpa própria, já que o Espanyol parecia estar numa posição expectante, deixando que o Benfica tivesse a bola e tentando explorar ataques rápidos sempre que a recuperava. Além disso a nossa equipa parecia incapaz de fazer dois passes certos seguidos, e construir jogadas de ataque dignas desse nome. Não surpreendeu portanto que à passagem do quarto-de-hora o Espanyol marcasse, após recuperar a bola na sequência de um lançamento lateral a nosso favor, e num lance em que o David Luiz não fica isento de culpas, já que permitiu que o Tamudo passasse por ele com excessiva facilidade. Eu até nem acho que o Espanyol merecesse a vantagem, já que pouco ou nada faziam no ataque e aquela foi a primeira situação de golo que criaram. Mas o Benfica merecia estar a perder por tudo aquilo que não fazia em campo.

O primeiro golo não alterou nada na tendência do jogo. O tempo foi passando e o jogo foi-se arrastando irritantemente (cheguei a sentir-me tentado a fazer um zapping para ver um pouco do Sevilha x Tottenham). E para manter a tendência, pouco depois da meia-hora os espanhóis chegaram lá à frente pela segunda vez, e marcaram outra vez. Mal vi o Quim a deixar passar a bola (compreende-se a atrapalhação do homem... já estava dois ou três passos fora da baliza e isso ia contra todas as regras que lhe ensinaram na escola de matrecos) comecei logo a adivinhar que aquilo iria dar para o torto. Depois veio um remate cruzado e o Nélson resolveu meter a cabeça de forma disparatada à bola, acabando por marcar um autogolo. Assim, quase que sem querer, o Espanyol apanhava-se a ganhar por uma margem bastante confortável. Mais uma vez, a sensação que eu tinha era que eles nem mereciam estar a ganhar assim, mas que o resultado era inevitável face ao que o Benfica jogava. Pior ainda, tinha a nítida sensação de que aquilo não ficaria por ali, já que o aproveitamento deles era praticamente de 100%. Só depois do segundo golo é que o Benfica conseguiu criar uma oportunidade real de golo, quando o Simão cabeceou um centro do Nélson para uma boa defesa do guarda-redes adversário. Logo a seguir entrou o Rui Costa (teve mesmo que ser ainda na primeira parte, porque estávamos a jogar mal demais para ser verdade) e o nosso jogo melhorou um pouco. Passámos a jogar mais no meio campo adversário, e pelo menos agora os passes já saíam, a bola circulava, e os remates à baliza começavam a aparecer, mas o guarda-redes adversário foi mantendo a baliza inviolável, e assim se chegou ao intervalo, com o Benfica com um pé fora da Taça UEFA. Neste momento o alvo quase exclusivo do meu ódio era o Derlei, que parecia estar em campo apenas para perder bolas e cometer faltas, pelo que rezava para que ao intervalo entrasse o Miccoli.

Mas não, o Derlei reapareceu para a segunda parte, e o Benfica, apesar de continuar a jogar próximo da baliza adversária, não conseguia criar grande perigo. Era essencial marcarmos pelo menos um golo. Era essencial que entrasse o Miccoli, ou o Mantorras, porque com o Derlei a jogar daquela maneira é que não iríamos lá. O Miccoli entrou passados onze minutos, mas logo no minuto seguinte o Espanyol fez o 3-0. Um centro vindo da esquerda (o Nélson devia ter pressionado mais o extremo adversário, em vez de lhe dar espaço para centrar) e o Pandiani, também acabado de entrar, antecipou-se ao Anderson para marcar. Agora já não era um pé; o Benfica estava com a cabeça, tronco e membros fora, e tornava-se imperativo marcar. Felizmente pareceu que os jogadores constataram isto, e a sua reacção permitiu-nos assistir então ao melhor período do Benfica no jogo. Cinco minutos depois um passe soberbo do David Luiz isolou o Miccoli, e depois a calma e a classe do italiano fizeram o resto, oferecendo um golo fácil ao Nuno Gomes. Um minuto depois foi o talento do Simão (com alguma felicidade) a permitir-nos marcar o segundo golo, e assim de repente de virtualmente eliminados passámos a ter nas mãos um resultado que se pode considerar positivo numa competição europeia a eliminar.

O Benfica não parou por aqui. Agora era o Espanyol quem parecia tremer de cada vez que o Benfica avançava no terreno, e eles raramente conseguiam passar do meio-campo. Remates do Miccoli, Rui Costa e Karagounis estiveram perto de entrar, mas o terceiro golo, que consistiria uma reviravolta histórica, não surgiu. Este remate do Karagounis, a cerca de dez minutos do final, marcou uma mudança na atitude do Benfica. A partir daí pareceu-me que os jogadores recuaram um pouco, e preocuparam-se mais em não voltar a sofrer golos do que em empatar a partida. Como resultado o Espanyol veio para cima de nós, e deve ter rematado mais nesses últimos dez minutos do que o tinha feito durante o resto do jogo. E a verdade é que podia mesmo ter acabado por marcar no último minuto, quando o Pandiani ficou isolado e obrigou o Quim a uma boa defesa. Ficou o 3-2 como resultado final, que nos permite acalentar esperanças legítimas de seguir em frente, e que face ao desenrolar do jogo e o cenário negro que chegou a ser possível, acaba por ser um mal menor.

O Simão acabou por ser um dos melhores do Benfica, sem surpresas. Também gostei do Karagounis, Petit e Nuno Gomes. A entrada do Rui Costa veio melhorar muito o nosso jogo, mas no final teve alguns passes que não são habituais nele. O pior da nossa equipa foi a defesa em geral. Na altura em que o Espanyol chegou ao 3-0, não seriam muito mais de três as vezes que eles tinham conseguido chegar à nossa baliza, conseguindo um aproveitamento de quase 100%. Com excepção do Léo, todos os outros membros da defesa, guarda-redes incluído, tiveram responsabilidades directas em pelo menos um dos golos adversários. E o próprio Léo teve bastantes dificuldades no duelo com o Rufete.

Para a semana há mais. Basta vencer por 1-0 para seguir em frente, mas isso não será propriamente uma tarefa fácil. O Espanyol até agora ainda não perdeu uma única vez nesta campanha da Taça UEFA: em onze jogos tem nove vitórias e dois empates. Vai ser precisa uma noite inspirada por parte do Benfica, e um Estádio da Luz ao seu melhor para o apoiar. Eu lá estarei, como sempre, a juntar a minha voz à da Nação Vermelha.

P.S.- Não costumo falar nisto, mas pareceu-me que ficaram dois penalties por marcar a favor do Benfica: um logo no início do jogo, em que fica a sensação que um cabeceamento do Nuno Gomes foi cortado com a mão por um defesa espanhol; e o outro, este para mim nítido, cometido sobre o Simão pouco antes do terceiro golo deles.

29 Comments:

At 4/05/2007 11:12 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Meu amigo, e do Nélson (no segundo e no terceiro golos)? E do Anderson (em todos os golos do espanhol)? E do Quim (no primeiro golo)?
Quase me passava dos carretos a olhar para aquela defesa.
Abraço.

 
At 4/05/2007 11:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

- SANTOLA FEDORENTA que diz que é uma espécie de treinador RUA JÁ!!!
- AYATOLLAHS DO SANTOLAS E DEFENSORES DA MEDIOCRIDADE RUA JÁ !!!
- PORCOS RECICLADOS E AMIGOS DO APINTO DA COSTA FORA DO MEU BENFICA IMEDIATAMENTE !!!

Se era para termos ido buscar esta avestema que nos porcos só ganhou (e pouco) o que ganhou mais valiamos ter autorizado a vinda do Zé do Boné hà 25 anos atrás.

Ao que chegou o meu Benfica!!! E há quem defenda esta porcaria em nome da "estabilidade". Só se for da estabilidade das derrotas e das humilhações na Europa.

Ao que isto chegou. Até o penultimo classificado francês e os espanhois do meio da tabela nos comem de cebolada.

Ó Tempora, ó mores!

 
At 4/05/2007 11:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não costumo criticasr jogadores do Benfica, mas se o Quim estivesse na baliza do Espanhol e O guarda redes suplente do Espanhol na nossa, tinhamos sacado uma vitória em Barcelona. É inconcebível que, em 2 jogos de alta importância do Benfica, o Guarda-Redes seja responsável por 3 dos 4 golos sofridos!!!!

O segundo golo, antes de ser culpa do Nelson, é uma tremenda azelhice do Quim. Pequena área é do guarda redes. O terceiro golo, andava aos papeis de novo.
Sinceramente, este gajo anda a fazer dupla com o Andersson a dar-me cabo da cabeça.

Bom, mas do mal o menos e daqui a uma semana, lá estarei a apoiar. Podemos lixa-los

 
At 4/05/2007 11:40 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Pedro, eu disse que "Com excepção do Léo, todos os outros membros da defesa, guarda-redes incluído, tiveram responsabilidades directas em pelo menos um dos golos adversários."

 
At 4/06/2007 12:03 da manhã, Blogger Lampião do Norte said...

O Quim fez um jogo miserável e acabei agora de reparar, ao rever o resumo do jogo, que aquando do autogolo do Nélson , o Rufete fez um gesto como que a dizer que o homem devia estar maluco. Muito mau jogo na primeira parte, melhor na segunda e aquele penalty sobre o Simão é claríssimo.

Saudações Gloriosas!

 
At 4/06/2007 12:19 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Eu sei, D'Arcy, só vim desabafar e acentuar a crítica a esses três. Ainda que, também convém lembrar, o Quim nos tenha salvo de um golo certo no último minuto.

 
At 4/06/2007 1:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caros amigos,

Cheguei, realmente, ao limite da minha (pouca...)tolerância para com aqueles que, representando o Glorioso, hoje só nos envergonham!!!
A mediocridade das suas prestações e, mais grave ainda, das suas atitudes e posturas, envergonham-nos a todos. Envergonham a instituição, com um passado feito de glória e galhardia, e as pessoas - sócios, adeptos e simpatizantes - que não se podem, objectiva e realmente, rever na imagem que responsáveis e jogadores oferecem: uma tão deprimente qualidade, entrega e desempenho!!!

Os responsáveis técnicos - quando já todos julgávamos que tinham esgotado todo o seu recital de asnáticas soluções, conseguem ainda surpreender-nos com mais uma ou outra delirante situação (hilariante só não é, porque nos tem dado - pelo menos a mim... - uma tremenda vontade de chorar. Copiosamente, diga-se...)

Os atletas (felizmente nem todos...), que têm dado provas de autêntica imbecilidade intelectual, de carácter estrutural, têm-nos induzido - a mim e a muitos outros que eu conheço... - em estados de verdadeiro desespero, e mesmo de quase loucura, na sequência das miseráveis (e muito pouco esforçadas...) exibições que tem produzido...

Foi-se, objectivamente, no passado fim de semana, a última hipótese de manter acesa a chama de vencer o campeonato.
Já se tinha ido a Taça de Portugal.
Hoje, quer se queira, quer não, foi-se a Taça UEFA (como se confirmará, infelizmente, na próxima 5ª feira). O que, aliás, já esteve à beira de acontecer anteriormente...

No fundo, foi-se tudo.

Tudo não, infelizmente...
Até quando FS como suposto treinador?...
Até quando Quim como suposto GR?...
Até quando Nélson como suposto lateral direito?...
Até quando Nuno Gomes como suposto ponta-de-lança?...

Não consigo engolir mais tanta mediocridade, continuando calado e impávido, como se nada fosse comigo...
Na defesa da grandeza do Benfica, temos o dever de ser exigentes.
... E intolerantes...

Um abraço, bem vermelho...

 
At 4/06/2007 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caríssimo Starblade, ao ler essa prosa tão honesta, tão sentida, tão ... lúcida, só me apetece afirmar, como já dizia o outro: "tem V. Ex.ª carradas de razão". Em particular quanto aos últimos três §§.
Cabendo-me ainda acrescentar, pela minha parte (em termos contidos, pois o D'Arcy parece ser avesso ao uso de palavrões neste seu espaço): rais parta esse S. Bernardo incompetente de merda. Irra que é demais

 
At 4/06/2007 2:38 da manhã, Blogger S.L.B. said...

O homem inventou, jogámos pessimamente durante grande parte do jogo, é uma grande verdade, mas perdemos por 3-2. Não vai ser fácil ultrapassarmos os espanhóis, mas basta ganhar por 1-0. Estamos a 1 ponto do 1º lugar. Não querem deixar a berraria toda para o fim da época se efectivamente não ganharmos nada? É que agora não vale de muito...

 
At 4/06/2007 8:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O FS foi teimoso ao jogar em 4-3-3 novamente, a equipa não funciona nem sabe jogar nesse esquema.
Não esquecer que o Benfica sem o Luisão e o Kat, perde completamente a sua estrutura base, que quanto a mim é formada pelo estes dois mais o Simão, e não passa de uma equipa um pouco acima da média em termos europeus.
Felizmente o R.Costa está a conseguir "segurar" e fazer funcionar a equipa, e quanto a mim está a jogar muito melhor do que antes das lesões, dirige a equipa como um verdadeiro maestro e sabe ler o jogo do banco como ninguem e depois vai lá para dentro rectificar.Importante tambem a entrada do Miccolli que baralhou a marcação do Espanyol e permitiu soltar mais o Simão.

O Benfica vive de há muitos anos a esta parte com alguns enganos, o maior deles para mim a falta de um ponta de lança bastava um gajo ao nivel do Pandiani (para ser modesto)para conseguirmos ganhar muitos jogos que não ganhamos, é inutil jogar com o Leo e o Nelson a fazer centros se não temos ninguem que os concretize. É impressionante a taxa de esforço do Benfica para marcar um golo, foi assim contra o Porto no 2º tempo, e será muitas vezes assim porque não temos capacidade de fogo dentro da área.
É ridiculo pensar que apontando os habituais culpados (normalmente defesas) se exorciza o que de mal tem a equipa. As equipas funcionam como um todo e não vale a pena haver esforço defensivo sem concretização ofensiva.
Espero que os tais 20 milhões sirvam para comprar um ponta de lança, pelo menos um gajo que chateie lá na frente, que lute que abra brechas, que marque golos, senão para a época que vem continuamos a apontar o dedo aos "habituais culpados" e ódios de estimação.

 
At 4/06/2007 8:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É evidente que toda a defesa (excepto o Leo) teve culpa no resultado.
Quanto ao Nelson só gostaria de acrescentar que para além da estupidez no 2º e da passividade no 3º, há que lembrar a estupidez que dá origem ao contra ataque do Espanhol no 3º golo! Mais uma fintinha estúpida em local proibido.
A seguir em vez de ficar furioso consigo próprio, arreganhar os dentes e tentar emendar, não! Vai a passo para a defesa e fica a olhar para o espanhol dando-lhe 4 m para fazer o que lhe aprouver!

Quim não sabe sair dos postes! Aliás! Nenhum GR do SLB o sabe!

Anderson, definitivamente , Não!

J. Coimbra não tem estaleca! Que sejas um grande Médico.

Derlei? Finito! Está no SLB a fazer um frete! Nota-se que não se integrou no clube. Sente que é um elemento estranho. Pudera! Depois de cabronizado, e tanto ofender o SLB,pesa-lhe a consciência! Vi a entevista dele à Karen e só falou do Porto, dos belos tempos, do Mourinho, que o Corrupto Mor é o maior, etc. Do SLB só disse generalidades, que é grnde e do povo. Quem não está de corpo e alma no SLB, RUA! Com excepção do ZA, todos os outros cabronizados só fizeram merda no SLB. Uma vez cabrão, cabrão toda a vida!

 
At 4/06/2007 11:56 da manhã, Blogger Unknown said...

Qd o Derlei, entrou no jogo contra o Porto e no jogo que fizemos anteriormente, ainda pensei que já estivesse mais próximo da boa forma...Puro engano...o homem até corre, só que fazem as bolas mto redondas e isso atrapalha-o!

Desta vez n vou defender nem o Quim, nem o Nelson, nem vou dizer que exageram nas críticas ao treinador...foi de facto mau.

Numa altura em que muito se falava em rotatividade, para mim n há dúvidas que a equipa n tem qualidade para isso e entendo perfeitamente pq é q por exemplo o J.Coimbra entra só pa queimar tempo nos descontos.

Nestes últimos jogos o maior defeito do F.S na minha opinião veio ao de cima: - Não consegue tirar tudo dos jogadores que tem, eles n dão tudo pelo treinador. Foi uma vergonha..Mesmo dps de marcarem o segundo golo, voltaram a tirar o pé! Assim não, como dizia o outro...

 
At 4/06/2007 12:15 da tarde, Blogger Pedro said...

Nem quero acreditar no q vou dizer mas estão a ser injustos para com o Derlei (arrrrggg). Ele não tem culpa de ser encostado à linha qd as suas características encaixam na perfeição de avançado no sistema de losango.

Santolas levou um banho táctico do treinador do Espanhol e, pior, como D'Arcy referiu voltou a usar uma táctica q nunca deu resultados esta época. Sinceramente só isto para mim era motivo de rscisão com justa causa. Já defendi, a bem da estabilidade, a sua continuidade mas estou a rever rapidamente esse minha posição. Sinceramente estou a ver o Benfica a falhar em todos os momentos chave da época.

Léo teve imensas dificuldades com o Rufete pois está estoirado. Sobe e já não consegue descer com a mesma intensidade. Miguelito está no banco a ganhar teias de aranha.

Nem vou dizer mais nada do Quim excepto q tenho a certeza absoluta q com Moretto na baliza o SLB não teria sofrido nenhum dos 4 golos q sofreu nestes ultimos dois jogos. NENHUM!!!

Temos fortes possibilidades de seguir em frente. O 3-2 permite q passemos com um 1-0 ou um 2-1. Não é nada impossivel. O Espanhol é por demais acessivel. Numa situação normal já tinhamos a eliminatória no papo.

De uma possibilidade de época de sonho cada vez mais me vou conformando com uma época de pesadelo.

 
At 4/06/2007 12:22 da tarde, Blogger Unknown said...

Pedro,

Podes acreditar no que dizes, não é um comentário disparatado, o Derlei não é extremo puro, no meio poderia render mais. O problema é que mesmo dando o desconto, acho que no minimo n se devia atrapalhar com a bola nos pés e achei-o mto trapalhão, mto lento a livrar-se da bola e isso já n é fruto da posição. Mas sim, no meio renderia mais, aliás, dado a forma como entrou nos últimos jogos, n me chocou nada vê-lo a titular, apenas pensei que o Nuno saísse em vez do Micolli. Agora entrar para extremo n...

 
At 4/06/2007 2:56 da tarde, Blogger Radagast said...

Agora todos criticam o FS por não usar o losango, antes criticavam-no por usá-lo. Hoje criticam porque faz "isto", amanhã criticam por não faz "isto". Mesmo tendo em conta que as coisas devem ser adaptadas a cada realidade nada é tão adaptável como as desculpas para atacar o FS. Eu até fiquei descontente com a sua contratação e não sou um seu fã. Porém, certos comentários há que quase conseguem fazer de mim um ayatollah do nandinho :-D

 
At 4/06/2007 3:00 da tarde, Blogger Radagast said...

Ah, e esta de dizer "ao ponto a que chegou o meu benfica" só pode ter vindo de alguém que nos anos do Vale e Azevedo e dos nossos 6ªs lugares andava noutro planeta; é não reconhecer o pântano do qual o slb já se livrou. Mas já sabemos que os tugas têm memória curta e tendências bipolares, que os levam a criticar uma coisa e o seu contrário sem acharem nisso contradição.

 
At 4/06/2007 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fernando Santos
- Diz que vai jogar ao ataque e mete João Coimbra em vez de Rui Costa
- Tem 3 substituições para fazer, e em vez de tentar o 3º golo prefere manter o 3-2, treinadores sem espírito vencedor não servem ao Glorioso

Nelson
- Para mim é um jogador cheio de potencial, e embora ontem lhe tenha chamado muitos nomes (quando deixou o outro cruzar totalmente à vontade pro 3º golo), não acho bem que se crucifique o rapaz, ele precisava de um treinador que lhe puxasse pelo potencial que tem, e de um concorrente para a mesma posição

Andersson
- Venda-se Andersson, mantenha-se Luisão, compre-se David Luiz e venha o José Fonte ou/e mais outro puto brasileiro ou tuga. Andersson já nos custou golos demais

Quim
- Também este já nos custou golos demais, inexplicável como um GR com tanta experiência continue a sofrer golos infantis, é a hora pra dar oportunidade a Moreira!

Nuno Gomes
- Queiramos ou não é um símbolo do Benfica nos tempos mais recentes, mas.....a paciência esgota-se, e só de pensar que muito provavelmente vamos ter que aguentar como ele no ataque do Benfica pro resta da carreira....

Derlei
- Que vá pra onde nunca devia ter saído

O Benfica esta época tem um bom plantel que vai colmatando as falhas do treinador que temos....

 
At 4/06/2007 4:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não tenho a mania que sou diferente de vocês todos, mas nem uma palavra para o facto de estarmos quase na meia final da Taça UEFA enquanto o Clube Regional e o Atlético de Alvalade já foram corridos a pontapé???

O Espanhol teve a eliminatória ganha mas agora é que interessa e o resultado é 2:3 e 1:0 basta….O Mourinho foi campeão europeu com um golo no ultimo minuto em Old Traford onde o MUFC teve até um golo anulado….

Agora não aceito que sugiram o Moretto para o lugar do Quim…
O Moretto não serve para o Real de Massamá… O Nelson não presta e a Lázio quer comprar…O Marcel não presta e joga no São Paulo aliás campeão do mundo….O Miguel joga no Valência e eu achava que não valia nada (e ainda acho!!!)

Em resumo unanimidade só no Nulo Gomes…

Mas o importante é que o SLB está na luta pela UEFA e cada vez gosto mais de ser benfiquista…

Saudações benfiquistas

 
At 4/06/2007 5:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estamos quase nas 1/2 finais da Taça Uefa graças aos jogadores, pois ainda ontem se viu que quem dá a táctica é ZERO. O Espanhol jogava como equipa, procurando neutralizar as pedras mais unfluentes do Benfica, e o Benfica apático a abrir buracso, os atacantes não rematavam, o meio campo não pressioava e a defesa abria buracos. Tal como contra o Porto até teve que ser o Rui Costa a dar instruções ao Santolas, pois este não sabe o que fazer.

Tivemos uma oportunidade de ouro de fazer 9 pontos fáceis para o ranking da UEFA contra o Copenhaga, PSG e Espanhol. Só fizemos 1. A desgraça fora de casa continua. Agora com a agravante de se darem 60 minutos de avanço aos adversários. Foi assim contra o Porto (ambos os jogos), foi assim contra a Naval, foi assim ontem. No fundo o inicio da época está a voltar outra vez. Mas há quem esteja contente com isto e defenda que o Benfica está muito bem (!!!).

Vale e Azevedo? Segundo os ayatollahs do Santolas ainda hoje deveria ser presidente do Benfica. Em nome da estabilidade.

 
At 4/06/2007 6:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Creio que estão a ser demasiado duros com Fernando Santos. Penso que falhou apenas num aspecto: a colocação de Derlei na ala. De resto, penso que o plano estava bem engendrado: num piso pesado, optar por lançamentos longos para as linhas e tentar desmarcar o Nuno Gomes (que fez um belo jogo, reconheçam). Fazer um jogo expectante, e tentar lançar na 2ª parte Rui Costa e Miccoli, os quais, estando frescos, poderiam fazer a diferença.

O grande problema foram os erros individuais que colocaram o Espanhol a ganhar 2-0 à meia-hora: David Luiz é mto mal batido e naturalmente aquele 2º golo é surrealista, com Nélson a ter uma intervenção desastrada.

Fernando Santos corrigiu alguns aspectos e depois disso equilibrámos. Percebo a indignação porque esperávamos uma vitória, mas é importante tentar ler os jogos com alguma frieza. Caso contrário, entramos todos numa de António Tadeia, a criar catástrofes onde elas não existem.

Segunda Bola

 
At 4/06/2007 7:09 da tarde, Blogger Unknown said...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=794920&div_id=1456

Yu Dabao já assinou. Para o ano será simão nas costas de Yu Dabao e Fábio Coentrão!

Ok, tou só a sonhar... :D

 
At 4/06/2007 7:40 da tarde, Blogger Pedro said...

Só uma nota: o 6º e o 4º lugar q nos valeram dois anos fora da UEFA foram no tempo de Vilarinho e LFV como gestor do futebol.

 
At 4/07/2007 11:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mas que ingenuidade a do Vitória de Setubal ontem contra os azeiteiros...

Parecia a defesa do estrela contra nós na Reboleira...

Eu fiz uma aposta com alguns amigos aqui do FCP o ano passado...
- disse que o Marcel ia marcar mais golos que o Adriano - Nunca fui tão humilhado...

Saudações benfiquistas

 
At 4/07/2007 1:05 da tarde, Blogger D'Arcy said...

É injusto que neste jogo batam no Nuno Gomes,porque ele foi um dos melhores do Benfica.

Quanto ao Setúbal ontem, sem surpresas. Quando durante a semana vi o treinador deles afirmar que ia ao Dragão para jogar ao ataque e discutir o jogo, vi logo o que é que iria acontecer. No Dragão são sempre todos muito corajosos. Quando o Benfica for ao Bonfim, acaba-se a coragem e jogam com um autocarro de dois andares À frente da baliza.

P.S.- O 6º Lugar foi conseguido a meias entre o JVA e o Vilarinho.

 
At 4/07/2007 4:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Meu caro segunda bola,

Você será o agente do Quim e do Andersson?...

É verdade que David Luís foi (bem, diga-se...) batido no lance do 1º golo do Espanhol. Mas fez um grande jogo depois disso, não só a defender mas também a lançar o ataque.

É verdade que o Nélson fez, mais uma vez, um jogo miserável, com intermitências entre o característico do mais vulgar atrasado mental e alguma semelhança com um lateral moderno (e, portanto, ofensivo...).

Mas a verdade maior é que os maiores buracos defensivos foram - de forma reincidente, o que é muito preocupante!... - Andersson e Quim!!!
Com demonstrações evidentes e abundantes!!!

No Benfica não pode haver lugar para tanto erro nem para tanta mediocridade. E se for inevitável manter no plantel os que erram tanto, o seu lugar será, pelo menos por enquanto, no banco.
Onde, aliás, têm estado outros, durante muito tempo, por terem errado muito menos.
Mas muito menos, mesmo...
E de onde, aliás, foram corridos outros - vendidos e emprestados... - que nunca cometeram tantos erros nem custaram ao clube tantos pontos quantos os que estão em causa têm custado...

Concordo com o que escreveu Telmo, num post recente: "O Benfica esta época tem um bom plantel que vai colmatando as falhas do treinador que temos...."

Saudações bem vermelhas...

 
At 4/07/2007 6:39 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Só uma pergunta: têm a certeza que o miccolli não andou a chmar nomes à mãe do Santolas? é que esta é a única razão para o tipo não ser titular...

Eu não sei nem deixo de saber... é que, sabem, eu não tenho por hábito ler os lábios dos jogadores das equipas rivais quando estes são substituidos...

 
At 4/09/2007 12:22 da manhã, Blogger Unknown said...

Malta,

Hoje é a minha vez de contribuir para a onda vermelha. Assim às 20:30 lá estarei no topo norte, 1º piso (bem perto da claque auri-negra :D) a apoiar o GLORIOSO.

0-15, 0-15.

 
At 4/09/2007 11:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tarde, mas a horas de dizer que fico espantado como agora há críticas à táctica do FS, de muitos iluminados que no início da época diziam: "jogar em losango?", "tirar o Simão da esquerda?", "que estupidez, nunca vai resultar!".
Agora num jogo em que o homem acha que o 4-3-3 pode ser a solução, é crucificado novamente! Enfim, eu estarei lá 5ª, espero passar, continuar na UEFA, e no final da competição vir cá comemorar a vitória enquanto outros se lamentam pelos pontos perdidos para o Ranking, algo que preocupa todos os benfiquistas. Aliás, ainda hoje os portistas choram no tempo de Mourinho aquela meia dúzia de pontos que podiam ter ganho e contribuido para o Ranking e que desperdiçaram! Enfim...

 
At 4/09/2007 11:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao Setúbal, é uma vergonha que já não surpreende, tem sido sempre assim. A minha esperança é que os porcos ainda apanhem um clube que tente jogar à bola e possa limpá-los.
Também é giro que hoje o Beira Mar vai jogar com 2 trincos de combate, até porque o treinador já disse que as apenas 9 faltas de Alvalade não se podem repetir! Festival de cacetada logo à noite???

 

Enviar um comentário

<< Home