terça-feira, abril 03, 2007

Bichos

Sinceramente, depois de ter lido o inacreditável comunicado da SAD do FCP relativamente aos acontecimentos que envolveram as suas claques no último jogo, já começo a pensar que o comportamento daquela manada não tem nada de extraordinário, pelo menos a avaliar pelas reacções da generalidade dos adeptos do FCP (e não só). Já devem estar habituados a ver aquilo, e tomam-no por moeda corrente. Ainda não vi um único adepto do FCP que tivesse a decência de condenar as atitudes daquela corja danada. Atirar conscientemente (eu sei que 'conscientemente' e SD é uma contradição, mas enfim) petardos e cadeiras para o meio de pessoas, sabendo inclusivamente que lá se encontram crianças não é de pessoa, é de animal. É que uma das características que separam as pessoas dos bichos é uma coisa chamada 'empatia'. Os bichos não a têm. Os SD também não.

Mas condenar as atitudes deles? Nem que fosse apenas uma palavrazinha a dizer que aquilo não se faz? Está quieto. O melhor mesmo é passar o tempo a dizer que a culpa é de quem os colocou no mesmo sítio onde dezenas de claques visitantes já estiveram sem problemas. Ou então ir buscar um episódio lamentável de há onze anos atrás no Jamor, onde uma besta qualquer do nosso lado conseguiu levar a idiotice e inconsciência ao ponto de ceifar uma vida. Isso é que interessa lembrar. Agora criticar as atitudes dos pobres e pacatos meninos dos SD, que não fazem mal a uma mosca e são sem dúvida a claque mais ordeira e cordata em Portugal, isso nem lhes passa pela cabeça.

Numa coisa eu concordo com quem não quer ou não tem coragem de condenar as atitudes da claque do FCP. A culpa é mesmo do Benfica e do LFV. E é-o por permitir que bichos tenham acesso a recintos que foram projectados para receber pessoas. Normalmente o que se faz é deixar os animais à porta. Um simples sinal como o que ilustra este post deveria ser suficiente para mostrar que aquela corja não tem acesso à nossa casa.

32 Comments:

At 4/03/2007 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito bem!

 
At 4/03/2007 11:10 da manhã, Blogger Unknown said...

Por acaso tb foi uma merda que pensei ontem...n permitir no estádio a entrada a animais. De qq das formas tenho visto alguns blogs portistas e em algumas opiniões vejo que a generalidade dos adeptos n está com a claque.
Já agora, e porque acho que não podemos ter duas palas nos olhos como os burros, também n foi bonito no ínicio do jogo, nós atirarmos garrafas para cima deles, ainda durante o cortejo. Nós temos que saber ser melhores que os outros tb...Mas é claro que a manada n pode usar isso como desculpa, visto que n foi durante o cortejo que decidiram ir comprar petardos...

 
At 4/03/2007 11:17 da manhã, Blogger Pedro said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4/03/2007 11:19 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Mas estavas à espera de quê, D'Arcy? Quem é que os instiga? Quem é que é protegido por eles quando vai ao tribunal? O problema todo está aí, no presidente daquele agremiação NOJENTA. Alguém o ouviu a condenar o que se passou na Av. dos Aliados em 2005? A única coisa que fizeram foi retirar-lhes o apoio (momentaneamente, já se percebeu) quando eles iam matando o Co Adriaanse(também era melhor...).

Mesmo os adeptos daquele clube que não estão com a claque, como diz o Filipe, são culpados por conivência. Toda a gente vai votar naquele ser EXECRÁVEL que os apoia, as vozes contra não se ouvem, não há oposição, como ganham muitas vezes (da maneira que todos nós sabemos, mas ganhar honestamente não lhes está no sangue deles), fecha-se os olhos a tudo o resto.

Metam uma coisa na cabeça: aquelas coisas que estiveram na Luz e quem os apoia não são pessoas! Tem que haver alguém que puxe o autocolismo e rapidamente!

 
At 4/03/2007 11:20 da manhã, Blogger Pedro said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4/03/2007 11:21 da manhã, Blogger Pedro said...

Não são animais, são dragões

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto e defendo as claques. Foram muitos anos no seio delas muitas aventuras e experiências enriquecedoras. Eu defendo as claques sejam elas vermelhas, verdes ou azuis. Mas não posso defender violência gratuita, agressões a adeptos pelo simples facto de serem de cor diferente e não defendo nem pactuo com comportamentos selvagens.

Neste ultimos anos temos tido o previlégio de conviver com adeptos maravilhosos, adeptos como os do Liverpool e do Celtic que se enquadram no mesmo grupo dos nossos, no grupo dos melhores adeptos do mundo, adeptos como os do Barça, adeptos, inclusivê que se lhes chega a mostarda ao nariz são capazes de violência que faz os super dragões corar de vergonha, como os do PSG, Dinamo de Bucareste ou mesmo Manchester United. Todos eles estiveram na Luz e só aconteceu uma coisa, independentemente do resultado: FESTA.

A Direcção do Sport Lisboa e Benfica errou quando colocou os adeptos andrades no Piso 3. Os andrades não têm, minimamente, um décimo do nível dos adeptos internacionais acima citados. Era previsível que tal acontecesse. Eles não são animais, são dragões. Os animais portam-se melhor, muito melhor. A um animal é possivel ensinar obdiência básica. Aos dragões é impossível ensinar qualquer coisa de bom. Por isso a Direcção do Benfica falhou.

Mas vai a tempo de emendar o erro. O comunicado da SAD dos andrades é ofensivo à família benfiquista. É vergonhoso que nem uma palavra seja dita condenando os seus adeptos agressores. Pois bem...assim sendo peço aos dirigentes do Benfica que tomem medidas duras:

-Exigência imediata de um pedido de desculpas público dos líderes das claques dos andrades. Se tal não ocorrer o Benfica não permitirá a presença de qualquer simbolo, faixa, bandeira alusivo às claques dos andrades no seu estádio cabendo à policia o cumprimento de tal exigência. Não fornecer qualquer bilhete ao clube andrade e, para evitar as conhecidas manobras deles para adquirirem bilhetes de outra forma, colocar bilhetes para não sócios à venda exclusivamente no estádio da Luz e a proibição de compra de mais de 5 bilhetes de uma vez. Todos os bilhetes de sócio adquiridos terão que ser acompanhados pelo respectivo cartão e destinados ao lugar correcto no estádio.

Para os andrades vir à capital visitar a Catedral é o climax da vida deles. Vamos-lhes retirar esse prazer. Toda a família benfiquista por certo concordará com estas medidas.

Multas? Houve lançamentos de petardos para cima de adeptos nossos, houve invasões de campo com o jogo a decorrer com intenção de agredir os nossos jogadores...alguem soube de alguma punição?

 
At 4/03/2007 11:43 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O medo deles sei eu qual é. É que qualquer admissão de culpa possa resultar na sua responsabilização, e numa eventual interdição do Dragão devido a comportamento incorrecto dos adeptos do FCP. Por isso é que eles se preocupam tanto em desresponsabilizar os SD, e atirar as culpas todas para o Benfica e a organização do jogo.

 
At 4/03/2007 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há que reconhecer que o Benfica ou a Polícia erraram ao colocar uma claque no terceiro anel por cima de adeptos adversários. Parece-me evidente.

 
At 4/03/2007 12:38 da tarde, Blogger Unknown said...

É um erro,claro, mas q n justifica comportamentos daquele tipo."Ai meteram-me no terceiro anel? Então vou mandar cadeiras lá para baixo!" Que é isto? Este animal nunca mais entrava em recinto desportivo nenhum...

 
At 4/03/2007 12:39 da tarde, Blogger S.L.B. said...

brmf: o Benfica e a Polícia erraram ao considerar estes energúmenos como pertencentes à raça humana. Já vários adetpos adversários estiveram lá, como refere o comunicado do Benfica, e não aconteceu nada. Animais devem ter trela e não são permitidos em recintos desportivos.

 
At 4/03/2007 1:15 da tarde, Blogger BP said...

e o pior é que, segundo o "record" de hoje, o estádio da Luz é que pode ser interditado!!!!!
só neste país de merda... Por muito menos o feyenord saiu da UEFA!

 
At 4/03/2007 1:32 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Tendo em conta que estamos a falar do Record, o melhor é não os levarmos muito a sério nestas coisas. É apenas wishful thinking.

 
At 4/03/2007 2:14 da tarde, Blogger Pedro said...

"e o pior é que, segundo o "record" de hoje, o estádio da Luz é que pode ser interditado!!!!!"

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Já agora o SLB q perca pontos pq foi por causa do golaço de Geovanni q aqueles anormais lagartos invadiram o relvado...

O Record é de ir às lágrimas...

 
At 4/03/2007 2:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

El Niño Rosso
O que eu acho piada é quando a polícia não tem provas e nos interrogatórios tenta sacar tudo o que pode mesmo sob ameaças. Então vem o chefe dos malfeitores dos SD escrever um livro onde narra todos os crimes que cometeu sem ser sob ameaças e a polícia não faz nada? Esse nojento não devia estar já preso e a apanhar o sabonete no WC da cadeia?

 
At 4/03/2007 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Será que é preciso aqueles animais matarem uma pessoa para alguém tomar atitudes?

É que neste jogo não morreu ninguém por mero acaso, bastava as cadeiras terem caído em cima de crianças em vez de adulto.

Quando é que o Benfica declara guerra aberta aos corruptos e os impede de entrar no estádio??

Inclusivé o corrupto-mor que me dá nojo vê-lo sentado numa qualquer cadeira daquele estádio, o lugar dele é atrás das grades como um animal e não ali na Catedral.

 
At 4/03/2007 3:16 da tarde, Blogger último! said...

D'Arcy,

Sinceramente também me pareceu má ideia, ou no mínimo falta de bom senso, a colocação dos SD no terceiro anel mas se com os outros clubes resulta e não resulta com os SD a culpa é do Benfica!?

Ontem esteve muito bem o Seara (depois do Guilherme Aguiar responsabilizar todos menos os SD) ao colocar o dedo na ferida a culpa é da FALTA DE EDUCAÇÃO, o resto são "manobras de diversão".

Também acho nojento o Guilherme Aguiar com todo o desplante afirmar que quem leva famílias ao estádio nestes jogos não deve ser bom da cabeça, então agora a culpa é das pessoas que levam a família ao estádio, querem ver!!!

Eu fui e levei a minha mulher que está grávida e o meu cunhado de 13 anos, claro que ponderámos e fomos com muita antecedência e saímos mais tarde para evitar confusões, ou seja a culpa é minha porque sou louco já os SD não tem culpa nenhuma, realmente só mesmo por cá se culpam os inocentes e dizem-se barbaridades sem que ninguém os cale.

Pensei que o objectivo era que as
famílias pudessem ir ao estádio mas pelos vistos...

Vergonha.


Abraços Benfiquistas

 
At 4/03/2007 4:12 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

rato, a culpa é dos SD, que foi quem se comportou execravelmente. Mas o Benfica podia ter evitado aquilo (sabemos todos como são aqueles meninos) e a polícia devia ter feito mais.
Por mim, pague-se a multa e não há mais andrades na Luz. Eu também não faço questão de ir ao Porto.

 
At 4/03/2007 4:31 da tarde, Blogger último! said...

Mr. Shankly,

Tu não pensas ir ao Porto mas há quem goste e tem direito a ir.

Para mim essa não é a solução, até porque teria igual represália quando lá fossemos e não te esqueças que há pessoas do Norte que gostam de assistir aos clássicos, a solução seria interditar o Dragão durante alguns jogos tenho a certeza que pensariam duas vezes ou seriam "obrigados a pensar".

Já agora, repararam que sempre que há troca de galhardetes entre as direcções na semana anterior aos jogos culpam os dirigentes no geral mas o que eu noto é que estando o Pinto da Costa calado nunca há polémicas, será que os que criticam os dirigentes não entendem que devem é acusar o principal responsável pela falta de fair-play.

Tanto silêncio Srs. Jornalistas?.

 
At 4/03/2007 4:54 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A culpa, quase exclusiva, é dos SD, que não se souberam comportar. Ou agora o comportamento deles depende da zona em que ficam num estádio.

Em Inglaterra, depois do jogo da FA Cup com o Tottenham em White Hart Lane, houve adeptos do Chelsea que o próprio Chelsea baniu para o resto da vida de entrarem em Stamford Bridge por terem atirado aipos (sim, aipos, os vegetais) para o relvado. Em Portugal há adeptos que atiram cadeiras e petardos para cima de outros espectadores, e não só não são castigados por ninguém como o próprio clube de que são adeptos vem desresponsabilizá-los e dar cobertura às suas acções. A diferença de mentalidades é tão óbvia que dói.

 
At 4/03/2007 5:42 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

rato,

Se há pessoas do POrto que gostam de vir, porque não vêm?
Claro que têm o direito, mas se quiserem vir ver os jogos e não conseguirem (porque a direcção canalizou todos os bilhetes para a claque), talvez pensem duas vezes nas próximas eleições. É que, como diz o D'Arcy, "A diferença de mentalidades é tão óbvia que dói."

Como diz o D'Arcy, é evidente que não se faz metade do que se faz lá fora para evitar a violência. Será que precisamos de uma desgraça como a de Heysel ou Sheffield?

 
At 4/03/2007 6:18 da tarde, Blogger último! said...

Mr. Shankly,

Há cerca de um ano atrás coloquei um comentário lamentando que nada se fizesse em relação aos petardos e à boa maneira portuguesa os mesmos só terminarão com a morte de alguém.

Infelizmente parece que será outra vez assim, não deveríamos intervir após uma desgraça mas antes da mesma acontecer, quanto a mim é apenas uma questão de tempo para morrer alguém, pois ficar sem dedos ou sem mão já aconteceu e nada foi feito.


Obs: Isto é para todas as claques, que em vários aspecto ainda tem muito a melhorar.

 
At 4/03/2007 7:47 da tarde, Blogger benficaatemorrer said...

Além dessas atitudes dignas dos cães que são, ainda andam nos nossos blogs a denegrir o nosso clube. No meu já lá estão, ajudem a combate-los.

www.benficaatemorrer.blogspot.com

Abraço benfiquista

 
At 4/03/2007 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Comunicado do Benfica é bem claro... o do Porto é uma palhaçada ao basear-se numa senhora que fala a um jornal que ninguém sabe bem o que ela é dentro da PSP.
E se eles estivessem no primeiro anel e atirassem coisas para o lado e magoassem alguém? A culpa era de quem?
Sou amigo de uma senhora que foi agredida pelos animais dos SDs há uns anos atrás nas bombas da Mealhada. E a culpa aí foi de quem? Da Brisa, da Repsol, da Nestlé?
Mas é assim o futebol em Portugal...
É que basta olhar para a forma positiva como se olhou para os BRUTAIS prejuizos (mais uma vez) do Porto e ao mesmo tempo se criticou a descida nos lucros do Sporting (que no final de contas teve lucro... que é algo que o Porto não tem há muito tempo!).

 
At 4/04/2007 11:22 da manhã, Blogger antitripa said...

Companheiro....e não é que fiquei mesmo naquele sector....o 26? Passa por lá camarada darcy para teres uma noção do que se passou na realidade. Aposto que não tiveram a noção do que realmente aconteceu.

 
At 4/04/2007 3:45 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A solução é só uma: acabar com todas as claques de todos os clubes.

Proibir apenas os SDs de virem aos jogos não é suficiente. Isso só vai fazer com que em futuros jogos do Benfica no Dragão, o FC porto não forneça quaisquer bilhetes ao Benfica. Mais nada. Vai ser retaliação pura. Os poucos benfiquistas que lá forem acima vão estar sujeitos a um clima muito hostil... É que, tanto quanto me apercebo, as claques do SLB (tal como as do Sporting, atenção!) tambem devem ter privilegios na obtenção de bilhetes nas deslocações do clube.

Mais, nada nos garante que no futuro não sejam as claques do Sporting ou do Benfica a fazer "merda" no Dragão ou noutro sitio qualquer. No passado isso já aconteceu, não é verdade?

Acabem-se com as claques e pronto! Não será possivel convencer os nossos deputados a produzir legislação nesse sentido?

No que me diz respeito, todos os membros das claques são animais. Será que aquela gente não consegue apoiar o seu clube de forma minimamente civilizada?

PS. Eu não quero desculpa ninguem muito menos os animais dos SDs. O problema é que isto para mim é um caso de policia. Aliás, as claques (de TODOS os clubes) são casos de policia. Toda a gente conhece casos de trafico de drogas e de armas e de violencia organizada relacionadas com as claques. E muitas vezes usando meios dos clubes (e mais uma vez não falo apenas dos SDs e do Porto)

 
At 4/04/2007 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mudo ligeiramente de assunto!

Já algum de vós deu conta de como se chama a operação da PJ sobre o caso da U.Independente? Não?

Pois chama-se: LEÃO DOURADO! Porque será? Ele há cada um!

 
At 4/04/2007 6:04 da tarde, Blogger Pedro Neto said...

Mai' nada, D'Arcy.
Animais é no Zoo!

PS: Quase tão nojento com essas atitudes dos animais é o actual branqueamento da situação - sempre foi assim e sempre será, em todas as matérias ligadas ao FC Porto.
Tenta-se generalizar, metendo tudo no mesmo saco, baralhando e voltando a dar. Responsaabilidade, honestidade, civismo e vergonha não são conceitos conhecidos para aquelas bandas.

 
At 4/04/2007 9:41 da tarde, Blogger tma said...

Depois de tudo o que já li acerca de mais uma actuação criminosa daquele bando de selvagens (inclusivamente os relatos do Quetzal e do Antitripa), e do muito que já se passou em anos anteriores, não esquecendo o caso do very-light (e concordando com comentários que já li, parece que os benfiquistas ainda estão a pagar a factura da estupidez de um acto isolado de um adepto do Benfica), pergunto-me quando é que em Portugal se faz o mesmo que foi feito em Inglaterra: banir os hooligans em definitivo dos jogos de futebol, em qualquer estádio, seja de que clubes forem. Existem os meios nos estádios para o fazer. Em muitos casos (no caso dos SD até escrevem livros em que gabam os crimes já cometidos), sabe-se perfeitamente quem são os sujeitos. Acho que o que se passou neste jogo devia ser o mote para dar início a essa limpeza. Em Inglaterra resultou, pois se neste momento há país com adeptos mais pacíficos e mais seguro para ver futebol no estádio (ao contrário do que sucedia nos anos 80) é Inglaterra.

Pessoalmente nada tenho contra as claques, se as mesmas forem pacíficas (ok, só se for a do Nacional, cuja violência sonora tira qq tipo do sério...). Só que infelizmente em Portugal, e sobretudo nos 3 grandes (com particular destaque para os SD, que são um verdadeiro bando de crime organizado), parece impossível haver claques sem violência. Se eliminar a violência das claques implicar extingui-las, então que assim seja.

 
At 4/05/2007 8:12 da manhã, Blogger JoaoLynch said...

Toda a gente anda a falar da localização mas aqueles animais dos SD já lá estiveram o ano passado com a única diferença que eram só metade já que a outra metade estava no piso 0 como era antigamente.

 
At 4/05/2007 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mas qual é a admiração??

sabe-se que esse bando de criminosos é sustentado pelo padrinho!
que se deve estar a rir a esta hora por ter conseguido atingir o benfica mais uma vez e sair impune!!

esse clima de terror instaurado desde os anos 80 continua bem e recomenda-se.

essa tactica de cometer crimes e acusar os outros ja é tao velha que tem barbas.

entao se vcs forem a um cinema, começarem a partir cadeiras e atirar petardos para a plateia, a culpa é do dono do cinema???

mas é tudo deficiente em portugal?
protegem-se os criminosos??
vale a pena ser criminoso em portugal???

e atirar petardos contra pessoas indefesas não é TENTATIVA DE HOMICIDIO????
ou chegou-se ao ponto de isto ser permitido tb?

estaremos a viver no iraque e ainda nao nos apercebemos???

isto está a caminhar para uma guerra como nunca se viu em portugal...a revolta é geral contra a impunidade total destes criminosos.
ja faltou mais...

 
At 4/08/2007 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

È pena que toda a gente a gente se esqueça como os adeottos do porto foram recebidos, com garrafas de vidro e os os confrontos entre a policia e os adeptos do benfica.
Já agora alguem se lembra de um adepto do Sporting morto no estadio do Jamor por adepto do Benfica. Olhem para voces abaixo antes de falarem dos outros. Tenham vergonha.

 
At 4/09/2007 2:54 da manhã, Blogger claudiadesena said...

Mas tb o q seria de esperar de uma massa associativa que assobia no minuto de silêncio feito aquando da morte de um ser humano? N se podia esperar nd de mais. Mas é um problema que não muda a n ser q as pessoas hajam de forma racional, e n creio q isso aconteça, pois seria por demais insólito, vindo de claques de futebol...

 

Enviar um comentário

<< Home