domingo, julho 22, 2007

Breves

E pronto, finalmente conseguimos ver o Benfica versão 2007/2008 em acção, e apreciar alguns dos reforços para esta época num jogo que acabou com o diplomático (e por mim esperado) empate - ficava mal estragarmos a festa do centenário do Cluj. Aqui ficam algumas das minhas breves impressões sobre o jogo.

Em termos tácticos não há espaço para grandes discussões - temos o mesmo treinador da época passada, e consequentemente temos também o mesmo estilo de jogo. Digo apenas que não fiquei particularmente impressionado com o nível que a nossa equipa apresentou, embora as minhas expectativas também não fossem muito altas, dado que este era apenas o primeiro jogo da época. O que me interessava mesmo era ver os novos jogadores, e também os 'velhos' para sabermos em que forma estão. Entre os que não me impressionaram cito desde logo os laterais todos. O Zoro mostrou ser muito limitado tecnicamente, e julgo que será apenas uma opção de recurso para aquele lugar, sendo a sua posição natural no centro da defesa. Posso dizer o mesmo do Sretenovic, mas este ainda me pareceu mais limitado do que o Zoro, já que é mais lento. Surpreendente foi para mim o mau jogo do Miguelito, que raramente se conseguiu entender com o Semedo na defesa, e que esteve apagado no apoio ao ataque. Também o Katsouranis não esteve muito bem, perdendo algumas bolas no meio-campo que não são habituais. Por último, esperava algo mais do Bergessio, a julgar pelo que vinha ouvindo sobre ele. Passou muito tempo encostado às alas, e esteve pouco em jogo.

Gostei do David Luiz, que me pareceu estar já num bom momento (compreensível, já que praticamente não parou para férias). Gostei também do Rui Costa. Deixou vários pormenores da sua classe única no relvado, jogou os noventa minutos,
e tal como o ano passado parece iniciar a época em boa forma. Espero que desta vez não haja azar com as lesões. Confesso que no lance do golo, assim que o vi controlar a bola naquela zona do terreno disse para mim mesmo: 'Esta já está lá dentro'. Depois há também o Manuel Fernandes (aviso: podem sempre dar o devido desconto ao que eu escrevo sobre o Manuel Fernandes, já que eu sou extremamente parcial em relação a ele, e o seu regresso foi a maior alegria que eu tive neste defeso). Primeiro de tudo, e a par do David Luiz, pareceu ser o jogador que mais a sério levou o jogo. Vendo-o jogar não diria que se tratava de um simples amigável. E depois dá-me gosto ver a forma como ele parece estar em todo o lado. Tão depressa aparece na esquerda, como na direita, como no meio, como a rematar, como a defender. E agora, com o 'cabedal' que ganhou em Inglaterra, quando ele protege a bola é um caso sério ser desarmado. Há ainda, claro, o Cardozo. Pelo pouco que deu para ver hoje, posso começar a apostar que vai fazer o dinheiro pago por ele bem empregue. Ele nem sequer uma semana de trabalho tem com os colegas, e hoje já deixou antever que temos - finalmente - um ponta-de-lança a sério. Que ganha bolas no ar, que sabe segurar a bola na frente e solicitar os colegas, e que tem um coice do caraças com aquele pé esquerdo, que gosta de aplicar sempre que lhe dão um bocadinho de espaço. Marcou um golo de fora da área, e esteve perto de marcar noutras ocasiões. Gostei, e fiquei com água na boca. O Simão também esteve num bom nível enquanto esteve em campo, e estou com o Nandinho no desejo que ele não saia. Acredito que com este plantel somos capazes de fazer 'coisas bonitas'. Até porque, se ele sair, estou mesmo a imaginar que no caso das coisas correrem mal, no final da época vai haver alguém a dizer 'Pois, a pré-época foi toda feita com o Simão e depois ele foi-se embora, por isso é que as coisas deram para o torto. Isto não é uma desculpa, eu assumo as minhas responsabilidades, mas lá que isto é um facto, é'.

Quero ver mais, mas agora é preciso esperar mais uma semana pelo jogo com o Al-Ahly. Estes noventa minutos foram apenas uma gota de água, incapaz de saciar a minha sede pelo Benfica.

P.S.- Cada vez gosto mais dos novos equipamentos secundários ;)

22 Comments:

At 7/22/2007 1:57 da manhã, Blogger Unknown said...

São lindos os equipamentos. Gosti bastante do Cardoso. Para quem tem 1,93 m de altura, tem uma tecnica invejável, n é daqueles q a bola lhe bate nas canelas e vai parar a 2 metros de distância. Tenta tabelar com os colegas (na retina ficou-me uma desmarcação de calcanhar), procura sempre o remate e remata sempre com intenção e não de qq maneira! Bergessio desiludiu-me, mas é só um jogo.. a ver vamos! Zoro n pode ser opçãp paraa direita, pois este n sabe jogar à bola!(se sabe enganou-me bem...). Rui Costa e Manel, excelentes! Mas o Tacuara...

 
At 7/22/2007 6:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/22/2007 10:33 da manhã, Blogger dezazucr said...

Tendo em conta que este foi o primeiro jogo da pré-época, até que a equipa jogou bem. Pelo menos não foi daqueles jogos de bocêjo.

O Manuel Fernandes foi sem dúvida nenhuma o melhor em campo e notou-se como o jogo parou quando ele saiu. Um autêntico motor, a defender, a recuperar bolas, a levá-las para a frente, claramente a exigir ser titular, pelo que o Katsouranis que se cuide.

O Miguelito foi mais ou menos uma desilusão. Mostrou um pouco porque o FS não apostou nele. Viu-se e desejou-se frente ao Semedo (que fez um óptimo jogo, mais motivado sempre que joga contra o Benfica: é benfiquista, eu conheço-o), não apoiou o ataque e ainda fez uns passes para zona de ninguém.
Tirando o Miguelito cuja performance já falei, não notei que tenha jogado mais algum lateral e, sinceramente, nunca gostei de adaptações, não resultam ofensivamente e ganha-se também muito pouco defensivamente.
Não vou falar muito do Cardozo, mostrou poder de remate e marcou um golo: é o que lhe peço daqui para a frente, que continue a marcar. O Rui Costa é o "velho" de sempre, joga sempre muito, e 90 minutos de qualidade, digam o que disserem, ainda não estou a ver qual o jogador que joga com a cabeça dele, produzindo daquela forma. Dá gosto ver a bola nos seus pés, então quando marca golos como aquele, enfim... fossem os novos assim.
O Coentrão pareceu-me um pouco trapalhão, depois de ver os videos dele esperava um pouco mais, mas ok, isto não era a defesa da Nova Zelândia. De qualquer forma ainda terá muito a fazer para poder vir a ser uma mais valia a sério.
Esperava também mais do Bergessio, pouco houve dele no jogo.
O Butt mostrou que vem mais para 3º guarda-redes que outra coisa, e não é uma defesa com o jogo a acabar que me fez mudar de opinião.

Gostaría de ter podido ver o Zoro e o Stretenovic a centrais, pois de outra forma não estou a ver a utilidade deles, a laterais não é de certeza.

 
At 7/22/2007 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Chamo a atenção aos Benfiquistas que ao irem ao pacote aos andrades usem sempre camisinhas cor de rosa. os andrades adoram!

 
At 7/22/2007 1:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Desculpem lá, eu sei que os lampiões são doidos. Agora nunca pensei que fossem um bando de p******s.

Os lampiões que eu conheço são todos gajos como deve ser (ou seja são... bem... gajos). Agora no fim de velhos é que vos deu para mudar de clube? :))))

Facto 1: Os equipamentos rosa do Glorioso SLB são gays.

Facto 2: O futebol não é um jogo de meninas.

Ponto final paragrafo. :))))))

PS. Em relação ao vosso jogo só vi os ultimos 15 minutos e fiquei com impressão que a vossa defesa é fraquinha e que o Coentrão vai recambiado para o Rio Ave antes do Natal.

 
At 7/22/2007 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aconselho vivamente a verem o Telejornal 20h da TVI este Domingo (e se calhar a gravarem para difusão na net).

Deu no TJ das 13 uma entrevista com o Pai da Carolina+Ana Salgado a dizer que a Ana recebeu dinheiro para dar aquela entrevista, que a tipa sofre de problemas mentais e que esteve internada no Magalhães Pessoa, e que até foi a irmã (a Carolina) que lhe acudiu nessa altura, pois o marido dela não queria saber. Disse ainda que leu o manustrito da Carolina e que entre esse manuscrito e o livro final não há grandes diferenças. E falou ainda num jogo entre o Boavista Porto, o da bota do Deco (?) em que se passaram coisas estranhas.

 
At 7/22/2007 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Facto 1: Vende mais o equipamento cor-de-rosa do Benfica que os equipamentos principais + secundários dos lagartos. Por algum motivo o Benfica é o 4º clube da Europa que mais equipamentos Adidas vende.

Facto 2: O Gay Fakes é quem mais tem comprado o equipamento alternativo com o nome do Nuno Gomes, para dar vazão às suas fantasias auto-eróticas.

Ponto final paragrafo. :))))))

 
At 7/22/2007 3:13 da tarde, Blogger Pedro said...

Parem e imaginem o cenário futuro:

Este Manuel Fernandes com este cabedal todo ao lado do super Petit q todos conhecemos....temos meo campo para dar e vender.

Q Santos não estrague o q se começa a construir aos nossos olhos

 
At 7/22/2007 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A minha principal curiosidade, era ver quantos reforços é que vão ter lugar no onze principal. A conclusão que tirei é muito simples:
O Cardozo (se continuar assim) tem o lugar garantido.
Quanto aos outros, apenas o Manuel Fernandes poderá dizer o mesmo, mas terá para isso de vencer a "guerra" que vai ter com o Katsouranis.
De qualquer modo tinhamos o ano passado 12 ou 13 jogadores com um nível de titular e este ano passámos esse numero para 15 ou 16. É preciso não esquecer que o Nuno Assis também vai ser reforço de peso. A zona com mais problemas continua a ser nas laterais da defesa. Nem o Miguelito nem os dois novos mostraram capacidade de lutar de igual para igual com o Léo ou mesmo com o Nelson.
Em relação ao Fábio Coentrâo...pois bem ele agora está a jogar com os "big boys" e a música toca de outra maneira.
Só mais uma coisa:
Não acho que exista nenhum jogador actualmente em todo o mundo que tenha a capacidade de passar por adversários com a elegância e o souplesse do Rui. Até parece que eles é que se desviam para o Senhor passar.
Se o Nandinho não se puser para aí a inventar, a coisa este ano pode correr mesmo muito melhor.

 
At 7/22/2007 4:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda não existe muito entrosamento entre o R. Costa e o Cardoso+Bergessio, mas Mamma Mia o Inca Cardoso tem um pé esquerdo que é uma maravilha e uma capacidade/facilidade de remate que alto lá, aquilo é um verdadeiro jarda.
O Manuel jogou aquilo que sempre jogou, bem, a não ser o ano em que jogou lesionado ele sempre jogou a um nível superior, é um verdadeiro jarda, uma autêntica aranha, a teia dele cobre todo o meio campo até à baliza adversária.
já agora os que dizem que o Nelson não vale nada, ontem tiveram uma ideia do que ele vale,a sua ausência faz uma diferença enorme no jogo da equipa, é simplesmente o melhor defesa a jogar em 4-4-2 em Portugal.
Ainda é cedo para ter uma opinião definitiva, as rotinas de jogo ainda não estão consolidadas, principalmente o entendimento R.Costa e o Cardoso, vê-se que o Rui com o Simão em campo ainda está rotinado no tipo de jogo do ano passado, mas quanto a mim com o Cardoso o jogo do Benfica do meio-campo p/frente tem que se alterar, ser mais rápido e vertical.
O Coentrão é um grande jogador, não engana.

 
At 7/22/2007 5:28 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Pois é pessoal, nós costumamos defender qualquer jogador que venha para o Benfica mas a diferença entre os fracos e os fortes (falando dos avançados), é que uns marcam logo nos primeiros jogos ou mostram grandes pormenores, outros acertam sempre no poste, no adversário ou é sempre “quase golo”!

Este não engana, temos avançado, eu sei que foi só um jogo mas acho que entendem a diferença.

Curioso é o facto de qualquer referência ao Cardoso pelos comentadores ser seguida do habitual comentário “que custou 9 milhões”, não entendo se estão preocupados com as finanças do nosso clube ou simplesmente com medo, ainda sexta-feira falava com um amigo “andrade”que ao comentar a contratação do Cardoso fez aquela cara de preocupado e afirmou “mas custou 9 ou 10 milhões, não foi?”

Engraçado que não os vi preocupados com os 2 milhões pelo Edgar que nem joga, nem com os 3 milhões pelo Kaz que joga parado… o normal portanto.

Acho que o Nelson este ano terá alguém forte na área para quem centrar e finalmente os críticos terão que se calar (para analise futura).

O Coentrão será para mim um futuro ídolo dos adeptos tem técnica e personalidade para isso repararam na facilidade que arranca para cima dos adversários, não critiquem quando falhar pois terá que o fazer para crescer.

O Bergessio foi uma desilusão espero que tenha sido só pela falta de forma que se nota pela maneira como falhou alguns passes e recepções de bola arrancado tarde mas as indicações são boas logo só poderá melhorar.

Miguelito, sempre defendi o Nandinho em relação a este jogador, enquanto tiver o Léo em forma este terá que continuar no banco sem contestação!

Manuel Fernandes, voltou diferente para melhor é verdade que segura bem a bola (sempre o fez) mas ás vezes um passe de primeira seria mais eficiente, um dos melhores em campo senão o melhor. Estranho é um jogador ter de ir para fora para ficar mais forte fisicamente ou seja cá não se trabalha bem, a rever.

Abraços benfiquistas que isto já está muito comprido

 
At 7/22/2007 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não tenho duvidas que o Manuel Fernandes foi de longe a melhor aquisição do Benfica. Continua a ser o grande jogador que sempre foi e por quem sempre tive uma enorme admiração. Felizmente que voltou.
Socio 5323 - Antonio Gouveia

 
At 7/23/2007 4:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gostei do Cardoso, o Maestro é o maior, o M. Fernandes ao lado do Petit e os jogos podiam ter todos 180 minutos:)

Quanto aos outros, vamos esperar para ver.

O equipamento é como outro qualquer, mas vende e vende que se farta!

viva o Glorioso!
t

 
At 7/23/2007 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Algumas notas do jogo:
- continuamos a precisar duma alternativa ao Nélson (muito importante) já que o Zoro mostrou que só pode ser central e o Sreten idem, mas bastante mais fraquinho
- o Butt falhou no 2º golo mas depois fez uma grande defesa, acho que vai ser o titular, mas para mim é indiferente, quero que jogue o que estiver melhor dos 3
- David Luiz em grande forma (naturalmente), Luisão ainda sem ritmo
- Miguelito mal. Gosto dele, mas além de ser muitas vezes batido pelo Semedo, não conseguiu um único cruzamento de jeito para o Cardozo
-Meio campo: Manel em grande, Kat a jogar parecido com o final da época passada, Maestro é o Maestro! Também gostei do Romeu Ribeiro, raçudo e com maturidade
- Bergessio mal, espero que possa ser outro Lisando Lopez, mas tem de jogar melhor (apesar de eu esperar o Nuno ao lado do Cardozo), Mantorras e Dabao tiveram pouco tempo, Fábio mostrou alguns bons pormenores mas algo inconsequente, Manu, enfim, e Cardozo...tanto potencial que nem preciso comentar, quando estiver totalmente entrosado vai ser um caso muito sério

 
At 7/23/2007 11:54 da manhã, Blogger falsolento said...

Acho que a nossa equipa é boa e chegaria para consumo interno, não fosse aquele terrível handicap chamado Fernando Santos.

Nota-se que a equipa continua desequilibrada, somos fortes no ataque mas fracos a defender, e isso é terrível em provas de regularidade.

Esta época e a passada tivemos a melhor equipa dos últimos anos, mas também um dos piores treinadores. Lamento mas este ano também vamos ficar a zero. O Fernando Santos é como o Cardozo, não engana. A única esperança será despedi-lo logo no início da temporada, se as coisas correrem muito mal.

 
At 7/23/2007 1:16 da tarde, Blogger tuga_SLB said...

estamos num bom caminho e acredito piamente no titulo :)

passem também pelo meu blog, novo nestas andanças
http://visaodeumlampiao.blogspot.com

 
At 7/23/2007 1:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com quase tudo o que v. escreveram. Em total sintonia quando referem a enorme alegria pelo regresso do Manelele (nunca acreditei que voltasse), em sintonia parcial quando referem a performance do Katso (ao nível do ultimo terço da passada época e portanto algo assustadora quanto ao real valor dele) e com muitas duvidas sobre a real valia do Cardozo. Penso que foi muito caro e só mesmo uma produtividade muito elevada (20 golos em jogos oficiais) me fará mudar de ideias. Teria preferido um avançado mais barato, mais experiente do Centro da Europa (Francês ou Africano a jogar em França…)…Cardozo necessitará de um largo período de adaptação (exemplo Yazalde, Acosta, Romagnoli) e eu gostava mesmo de voltar a celebrar o titulo subindo e descendo a Av da Boavista até cair para o lado, daqui a 10 meses….

Saudações benfiquistas

 
At 7/23/2007 2:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente não pude ver o jogo todo, mas das vossas apreciações e do pessoal do café que viu do princípio ao fim, parece-me que se confirmam alguns problemas:
- Defesa: falta pelo menos um defesa direito e um central (precisamos de pelo menos 3 centrais capazes). O Miguelito tarda em mostrar-se e fazer concorrência ao Léo. Além disso, com entradas e saídas há que criar as rotinas e pôr aquela gente toda entrosada. O FS que deixe o Luisão e o Léo tratar disso.
- No meio-campo podemos ter uma saudável competição entre: Rui Costa (a ver se é possível conservar este senhor mais um ano usando os seus serviços sabia e proveitosamente e não todos os jogos 90 min. até ele rebentar...), Nuno Assis (esta será a sua época, basta que remate mais à baliza), Petit (talvez o único lugar reservado), M. Fernandes (abstenho-me também de fazer os maiores elogios possíveis) e Katsouranis (o nosso relógio grego). Obviamente falta aqui pelo menos um jogador que podia bem ser o William, jovem e promissor, para aprender com quem sabe.
Tem-se dito que o Benfica melhorou, mas acho que só mesmo no ataque é que melhorámos, apesar da saída de Miccoli.
O Bergessio não é um ala e penso que foi aí que ele jogou este jogo. Corremos o risco de desperdiçar este jogador assim.
O Tacuara parece valer o 9 milhões, vamos ver quando for a sério. Mas para já alguém de remate fácil e com instinto já é novidade.
O Yu Dabao vai vender muitas camisolas, mas espero que valha mais do que isso (senão nem camisolas vende). Para isso tem de jogar regularmente. Se não for para jogar empreste-se. Um "grande tesouro" que não é posto a render desvaloriza.
Nuno Gomes e Mantorras, cuidado com a concorrência. Isto mais para o bandoletes. Não basta dar jogo à equipa (às vezes...) é preciso marcar golos, ou pelo menos dar a marcar. O S. Pedro Mantorras pode ser o nosso talismã, já que temos um treinador que acredita em milagres e reza mais do que treina...
Nas alas, mais do que esperar ver nascer uma estrela, Coentrão, espero que não saia o Simão. Das poucas coisas acertadas que O FS disse: este jogador vale por três.
Resumindo: não estamos de modo nenhum à frente no mercado nem temos mais equipa que outros e se há alguém que tem títulos a defender é o fcp.
Calma e ponderação parece-me ser o melhor para este Benfica que ainda está claramente "em construção".

 
At 7/23/2007 8:37 da tarde, Blogger lumadian said...

Li com muita atenção a tua opinião sobre o jogo e os jogadores. Estranhei não teres referido o guarda-redes Butt. Acho que temos ali um frango, espero estar enganado. Por outro lado, Quim pareceu-me bem mais senhor da baliza do que na época passada. Tenho saudades do Moreira.

 
At 7/25/2007 1:43 da tarde, Blogger visconde gay said...

Eu não pude ver o jogo logo não posso comentar, mas de uma coisa tenho a certeza: o treinador é o mesmo nabo logo, independentemente dos grandes reforços que formos buscar, não vamos a lado nenhum!

 
At 7/26/2007 9:09 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Não vai tardar nada e o Simãozinho vai começar a dizer cobras e lagartos do Glorioso SLB.

Daqui a 2 ou 3 anos volta para Portugal para o FCP e vai dizer que é portista desde pequenino. Quanto é que querem apostar?

 
At 7/26/2007 10:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O quê? O tipo que era do Sporting desde pequenino, já anda a dizer que afinal era do Bétis desde pequenino e já anda a dizer cobras e lagartos dos Viscondes rabetas?

 

Enviar um comentário

<< Home