quinta-feira, setembro 27, 2007

Mau

Primeiro minuto de jogo: o Di María progride pelo centro e remata, obrigando o guarda-redes do Estrela a uma defesa difícil. Quatro minutos depois, um livre do Maxi Pereira passa muito perto da baliza adversária. E pronto. O Benfica na primeira parte não foi mais do que isto. Mau demais para ser verdade. É certo que foram várias as alterações em relação à equipa que tem jogado habitualmente (entradas de Butt, Nélson, Luisão, Zoro, Miguelito, Nuno Assis e Yu Dabao), mas isto não pode justificar uma produção tão fraca da nossa equipa. É que durante essa primeira parte mal conseguimos sequer entrar no meio-campo adversário. Pelo contrário, foi o Estrela quem controlou a partida, e quem construiu as oportunidades para marcar. Esteve perto disso, quando quase à boca da baliza o Butt conseguiu negar o golo ao Moses, mas acabou por conseguir o merecido prémio através de um livre directo do Maurício, num lance em que o Butt não fica isento de culpas. Acho que a capacidade do Maurício para tentar o golo daquela distância é conhecida (e aliás já o tinha tentado neste jogo). Antes do livre, vi o Nélson na barreira (formada apenas por três jogadores) chamar a atenção do Butt para que este desse alguma indicação sobre como a queria, e o Butt pouco ou nada lhe ligou. Depois pagou por essa sobranceria. A desvantagem ao intervalo era um resultado justo, sobretudo tendo em conta que fomos quase inofensivos no ataque.

Para a segunda parte surgiu o Freddy Adu no lugar do desapontante Maxi Pereira, indo jogar mais perto do até então desacompanhadíssimo Dabao. O Benfica pouco ou nada melhorou na qualidade do seu jogo, mas pelo menos passou a conseguir ter mais bola, e jogar dentro do meio-campo adversário (após pouco mais de cinco minutos da segunda parte já comentava com o tma que provavelmente já teríamos conseguido estar mais tempo dentro do meio-campo do Estrela do que em toda a primeira parte). De qualquer forma, não se vislumbrava qualquer possibilidade do Benfica conseguir marcar um golo. Só mesmo nos últimos quinze minutos, e após a saída do Nuno Assis para dar o seu lugar ao Andrés Díaz, é que o Benfica conseguiu carregar mais sobre a área adversária, também por consequência de um excessivo recuo do adversário. O problema é que com apenas um homem na área (Dabao), e ainda por cima com ele a ter que sair desta frequentemente para vir buscar a bola, apesar do esforço do Adu raramente apareciam jogadores nossos na zona de finalização, e o golo parecia uma miragem.

No último minuto de jogo, quando a eliminação era praticamente uma certeza, foi assinalado um penalti a nosso favor, quando uma bola rematada pelo Díaz embateu num defesa do Estrela dentro da área. Ainda não vi qualquer repetição do lance, por isso a minha opinião é formada apenas a partir daquilo que vi no estádio (e o lance foi mesmo à minha frente). E a minha opinião é que não houve qualquer motivo para que esse penalti fosse assinalado. Não vi absolutamente nada de ilegal no lance, e aliás quando o árbitro apitou pensei que ele estivesse a assinalar alguma falta à entrada da área, numa disputa de bola pelo ar. Os meus colegas de bancada, tma e S.L.B., também nada viram que justificasse o penalti. Acho por isso que o Benfica foi muito beneficiado por este erro de arbitragem, porque evitou uma eliminação quase certa (e cuja justiça dificilmente poderia ser contestada). Indiferente a isto, o Adu cumpriu a sua obrigação e marcou o penalti decisivo exemplarmente (achei curioso que me pareceu que nenhum dos jogadores estava com grande vontade de marcá-la, e o Adu pareceu acabar por ser quase empurrado pelos colegas para a marcação). No desempate que se seguiu, a sorte sorriu-nos (ou então foram os cânticos benfiquistas de 'Vais falhar!' que fizeram o jogador do Estrela chutar a bola para a bancada) e vencemos por 5-4, sendo que o único penalti falhado foi do Butt, que mais uma vez me pareceu demasiado sobranceiro.


Na mediocridade geral que foi este jogo acho que uma das poucas coisas positivas foi a entrada do Adu, que veio dar mais algum apoio ao avançado (é apenas uma opinião minha, mas eu não gosto de nos ver jogar apenas com um avançado, sobretudo com o Di Naría nas suas costas, já que me parece que ele rende muito mais na esquerda) e veio mexer com o nosso ataque, sempre interventivo e nunca se escondendo do jogo. Mostrou também ser uma boa opção para marcar livres e cantos, e não vejo razão para que ele não seja, pelo menos, uma opção no banco. O Rodríguez também não esteve particularmente mal, embora hoje me tenha parecido que abusou um pouco do individualismo. Pela negativa podia mencionar a maioria dos jogadores, mas ainda assim destaco a inenarrável primeira parte do Maxi Pereira, que a exemplo do jogo em Braga pouco ou nada fez, e a irritante inoperância ofensiva do Nuno Assis. É inacreditável que a primeira coisa que ele pense assim que recebe a bola seja olhar para trás. Não estou a exagerar se disser que mais de 90% dos passes que ele fez esta noite foram para trás ou para os lados. É que mesmo que ele tenha opções à frente, a tendência que ele tem para segurar a bola e rodopiar sobre si mesmo faz com que os contra-ataques morram nos seus pés, e que a bola siga inevitavelmente para trás.

Não estou particularmente satisfeito com o que se passou esta noite. Não gosto de ganhar assim, à custa de erros de árbitros. Além disso ja sei, já todos sabemos muito bem qual vai ser o aproveitamento feito deste lance. Este penalti erradamente assinalado a nosso favor na taça da carochinha vai-nos ser arremessado à cara e usado como arma contra nós até ao final da época. Inevitavelmente, pelas virgens arrependidas que choram lágrimas amargas e batem no peito de cada vez que alguma coisa lhes corre mal nestas cenas da arbitragem, e que depois se calam que nem ratos quando são elas as beneficiadas.

P.S.- E nestas coisas de penaltis inexistentes, como este foi assinalado pelo fiscal-de-linha, continuo a considerar que o Duarte Gomes está em dívida para connosco. É que eu nunca conseguirei esquecer o mergulho do Jardel para cima do Caneira na Luz ;)

28 Comments:

At 9/27/2007 5:42 da manhã, Blogger Unknown said...

Foi uma vergonha e merecíamos ter sido eliminados! No ataque só o Assis e o Dabao não costumam jogar, de resto foram os jogadores que têm jogado no ataque. É incrível a incapacidade de fazer melhor.

Dabao: N lhe foi oferecida uma única oportunidade de golo! Assim é ímpossível mostrar valor...

Equipa para o Zbording: Quim, Nelson, Luisão, Edcarlos, Leo; Katsuranis, Bynia, Rui Costa; Di Maria(ou Rodriguez) Cardozo e Nuno Gomes
(Acho que temos de passar a jogar com dois avançados ainda que a equipa fique coxa)

 
At 9/27/2007 9:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Acho que o nome da crónica devia ser "péssimo", mas tudo bem!
Positivo:
- A única coisa que destco é a exemplar marcação da grande penalidade por parte do Freddy, e a coragem que teve, já que se falhasse haveria muitos benfiquistas prontos para mandá-lo para casa

Negativo: Quase tudo, há muitos anos não via nada tão mau, tive vergonha daquela pseudo-equipa usar a nossa camisola. No entanto dentro do mau, consigo destcar vários "péssimos":
- Erro do árbitro: vergonhoso, escandaloso, não gosto de ganhar assim, se gostasse era portista. Como atenuantes o facto de também ter errado contra nós aos 70 minutos ao não expulsar um jogador do Estrela, e de este mesmo ladrão nos ter roubado o campeonato com o famoso mergulho do Jardel. Mas preferia que não tivesse marcado o penalty e tivéssemos sido eliminados, como merecíamos
- Bynia: depois das boas indicações, uma exibição horrível. Faltas atrás de faltas (a roçar o 2º amarelo), mau posicionamento, e vários passes falhados a curta distância
- Nuno Assis: na maior parte do tempo até me esquecia que ele estava a jogar. Quando a bola lhe chegava aos pés e ele passava para trás, preferia imediatamente esquecê-lo de novo
- Dabao: ponta de lança é para estar na área, não nos flancos e no meio campo a atrapalhar os colegas
- Maxi Pereira: ainda alguém contesta o que eu digo desde o início??? Este gajo nem 3 mil euros vale, quanto mais 3 milhões?! Que merda de jogador!!!

 
At 9/27/2007 9:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em geral não gosto de dizer mal dos jogadores mas desta vez merecem. Eu sei que a taça da liga não interessa grande coisa mas porra os gajos envergavam a camisola do Benfica.

O Di Maria começa a irritar-me porque é totalmente inconsequente. Acho que é tempo de o meter no banco e meter a jogar o Adu. Apesar de se notar falta de entrosamento tem mais visão de jogo.

Os uruguaios foram um barrete dos grandes (não acertam dois passes seguidos) e o Binya assustou-me pela fraca qualidade de jogo (volta Beto, estás perdoado). Isto vai ser complicado até termos Petit e Katso de volta ao meio campo.

 
At 9/27/2007 10:30 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Muito má exibição e uma vitória da pior maneira possível. Preferia que tivessemos falhado os 5 penalties de propósito (bom, bastava que o Adu falhasse o do jogo :)
Péssima arbitragem, péssimo jogo de ambas as equipas, péssima organização de uma prova ridícula.
Para Sábado queremos muito mais, embora me pareça que está aberto o caminho para mais uma arbitragem vergonhosa com o benefício dos calimeros.

 
At 9/27/2007 11:41 da manhã, Blogger David said...

Visitem www.gloriosafuriavermelha.blogspot.com

 
At 9/27/2007 1:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há que correr imediatamente e a pontapé com o último dos andrades que ainda subsiste.

Depois então o Benfica voltará a ser Benfica.

PS- Para os que andam sempre a culpar os adpetos disto e de mais aquilo, leiam as declarações de Camacho: «De equipa grande apenas os adeptos»

 
At 9/27/2007 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois Starblade, depois da exibição ridícula que a equipa dele fez, mal seria se não dissesse o contrário. Desconfio é que se fosse com "outro" treinador, até tinham invadido o campo para o correr a pontapé.

 
At 9/27/2007 2:05 da tarde, Blogger MALUCODOFUTEBOL said...

"TAÇINHA DA LIGA" - MAU DEMAIS

Não, não foi mau. Foi horrível. Uma autêntica vergonha. Pior que a exibição, foi a falta de atitude, o desapego ao "manto sagrado", uma falta de profissionalismo atroz. Penso que esta competição está condenada ao fracasso, já que os grandes não lhe ligam nenhuma. É mesmo uma competição secundária. Sinal de alarme para o próximo Sábado? A jogar assim dificilmente lá vamos.
P.S: O penalty não existiu. Agora, convém lembrar aos senhores "comentaristas" que a arbitragem de domingo em Alvalade também não deveria ter sido esquecida tão depressa..., não é Sr. Rui Santos?

 
At 9/27/2007 2:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O sr. Duarte Gomes veio pela 1ª vez a publico reconhecer um erro de arbitragem. O facto de o ter cometido a favor do Benfica não é quanto a mim inocente neste subito e inaudito arrependimento. Se o Benfica tivesse uma verdadeira politica de comunicação, já teria feito um comunicado onde poderia comunicar que de facto tinha sido beneficiado pela arbitragem contra a sua vontade e que a verdade desportiva foi sempre um dos principios do clube, ao contrario do sr. Duarte Gomes cujo arrependimento se esgota na noite passada, não abarcando contudo longos períodos de tempo.
O Benfica poderia tambem dizer que para tornar este e outros subitos arrependimentos mais fáceis, bastava a liga disponibilizar on line o dossier Apito Dourado, não vá algum árbitro querer a meio da noite fazer um arrependimento e por falta de memória esquecer-se de algum facto ou detalhe mais pertinente, passado há alguns anos atrás.

Isto para não pactuarmos com o branqueamento destes sacanas e fazer lembrar que afinal os indiciados no célebre processo, continuam a apitar.
Isto se...houvesse alguma coisa que se parecesse com "politica de comunicação".

 
At 9/27/2007 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

americano, o "outro" treinador, para além de ser um amante de andrades e mau benfiquista, era um cagado de medo. Este ainda tem tomates para levar a àgua ao seu moinho. Já falamos em todas as condicionates que Camacho encontrou quando veio para cá tarde e a más horas. É que Camacho ainda está a fazer a pre-época. Por enquanto não lhe posso exigir mais, embora isto não sirva de desculpa para sempre. Ao menos este ainda consegue dar a volta aos resultados, com o borrado era a passividade total.

Quem tarda em assumir as suas resposabilidades neste desastre que se prolonga época após época, com começos verdadeiramente vergonhosos, sei eu bem que é...

 
At 9/27/2007 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sobre o quse se passou vou fazer minhas as palavras do Pedro:

E pronto, um penalty mal assinalado a favor do Benfica e está o baile armado, todos a sair das tocas:

É o palhaço do árbitro que pede desculpas. Será que pediu desculpas quando ROUBOU descaradamente o Benfica no jogo mais escandaloso de todos os tempos, no célebre empate na Luz, 2-2, com os lagartos?

É o presidente do Estrela que se sente indignado e pondera abandonar o futebol.

É o presidente da Liga que vem dizer não sei o que e não sei o que mais.

Puta que pariu estes gajos todos. Onde estavam eles quando o Nuno Assis foi agredido no Bessa contra o Leixões sem que fosse assinalado penalty? O árbitro pediu desculpas? Onde estavam eles quando na última jornada o Setúbal foi roubado em Alvalade e mal se falou no caso? Onde estavam estes palhaços todos quando o Benfica foi eliminado da Taça de Portugal contra o Guimarães com um golo, esse sim, escandaloso?

É sempre a mesma merda...fomos beneficiados numa competição da treta e isso vai servir para abafar toda a vergonha que se tem vindo a verificar nas principais competições. Não se deixem enganar benfiquistas. Não se deixem comer com estas manobras.

 
At 9/27/2007 4:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Starblade, eu não me refiro concretamente ao FS, refiro-me a qualquer outro treinador a não ser o Camacho. E nem na pré-época eu admitia uma exibição tão vergonhosa como ontem. Além disso ele não deu "a volta ao resultado" nem em Milão, nem em Braga, nem na Amadora, apenas um penalty fantasma fez isso.

 
At 9/27/2007 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este problema do Benfica ter ganho esta eliminatória da forma que foi, tem uma solução muito simples e inédita, que requereria alguma coragem da direcção do clube:
O clube abdicava voluntariamente da vitória e cedia o lugar na competição ao Estrela da Amadora.
Era feita justiça, o Benfica dava um enorme exemplo de "fair play" e sobretudo acabava-se esta tentativa nojenta de promoção por parte do árbitro (tendo até em conta o que este já nos fez no passado).
Abomino ganhar jogos e eliminatórias desta forma.

 
At 9/28/2007 12:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os amigos habituais do benfica não iam deixá-lo ir desmoralizado para o jogo com o Sporting. Apenas aconteceu o que é normal acontecer com o slb. Mas mesmo com o slb nunca tinha visto coisa assim, uma bola cortada com a cabeça transformada em penalti. É preciso o fiscal de linha ter uma grande visão. E tanto barulho que a comunicação social vermelha fez com o atraso do Polga. Será que agora num caso muito mais escabroso vão fazer 1/10 do barulho?
Mas ainda bem que passaram da forma asquerosa como passaram e ainda bem que o FCP ficou pelo caminho mas limpamente, assim ficou bem evidente + uma vez quem é que tem os favores dos árbitros, na realidade não na ficção da comunicação social. E também foi óptimo para ficarmos com ainda mais uma vantagem na luta pelo título relativamente a benfas e Sporting. Vá lá vermelhos, não se acanhem, tenham a desvergonha do costume, continuem a vociferar que o FCP é levado ao colo pelos árbitros e que o benfica está sempre a ser prejudicado.

 
At 9/28/2007 12:49 da manhã, Blogger D'Arcy said...

A diferença de comportamentos é por demais evidente. Todos os benfiquistas admitiram, sem quaisquer reservas, que foram beneficiados, e não ficaram particularmente contentes por ganhar desta maneira.

Lá para o Norte aplica-se mais uma doutrina Orwelliana de negar o passado, como se isso reescrevesse a história. Nunca admitem que são ajudados, aliás, até parecem gostar mais de ganhar com ajudas externas, negam todas e quaisquer evidências que lhes são esfregadas na cara, e idolatram o Big Brother mafioso como se da mais alva e cândida figura se tratasse, enquanto este os vai instigando cegamente contra a Eurásia lisboeta e o Goldstein LFV.

 
At 9/28/2007 4:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tanta prosápia, tanta soberba, tanta arrogância e afinal nos últimos 14 anos só ganharam 1 campeonato e 1 taça, até o Boavista ganhou mais. E mesmo esse campeonato e essa taça foram ganhos à conta de enorme roubalheira. Por falar em roubalheira, parece que o nome do estádio do Estrela vai passar de Estádio da Reboleira para Estádio da Roubalheira em "homenagem" à roubalheira a favor do Slb anteontem. Digam lá, vocês que têm voto na matéria, não fica mal pois não?

 
At 9/28/2007 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por falar em Goldestein... o que é que fizeste ao Gay Fakes que ele deixou de aparecer?

(não é que eu sinta a falta, apenas curiosidade)

 
At 9/28/2007 1:30 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Essa contabilidade até está errada, mas isso não supreende dada a capacidade intelectual média do apoiante acéfalo do mafioso, e a sua propensão para a mentira.

É risível a tentativa que fazem de usar um erro a nosso favor na taça da carochinha para encobrir os anos e anos de escândalos. Nem é preciso andar mais para trás. Só na contabilidade de erros de arbitragem esta época, o Benfica ainda tem um saldo negativo. Eu de bom grado preferia ser eliminado da taça da carochinha pelo Estrela, e que tivessem assinalado os penaltis a nosso favor contra o Leixões e V.Guimarães. Mas desses não convém falar, claro. O que interessa é a taça da carochinha.

E já agora, proponho também uma alteração de nome para o vosso estádio. Que tal 'Estádio do Ladrão'? Parece-me bastante adequado.

 
At 9/28/2007 1:31 da tarde, Blogger D'Arcy said...

starblade: eu não lhe fiz nada, ele é que resolveu controlar-se.

 
At 9/28/2007 1:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Starblade está com saudades!
Ahahaahahahaahahaaaa!!!!!!!!!
Eu aposto que o Fakes está à espera do resultado do derby para fazer uma aparição em força, ou nem por isso...

 
At 9/28/2007 2:38 da tarde, Blogger Unknown said...

D'Arcy, e não esquecer da biqueirada do Linz ao Leo!
Esses gajos são os que gostam de festejar campeonatos ganhos em casas de putas, cagar neles..basta ler os comentários que aqui se fizeram, quase toda a gente achou que merecíamos ter perdido e que foi uma vergonha, mas enfim...são como carneiros a seguir o pastor!

 
At 9/28/2007 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"O porto tem mais encanto vestido de vermelho e branco"...

Saudações benfiquistas

 
At 9/28/2007 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

americano, vai lá reler o post que está escrito num português simples...

 
At 9/28/2007 4:11 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Starblade,

Eu estou cá e leio este blog todos os dias.

Só acho é que não vale a pena andar zangarmo-nos uns com os outros por causa de bola. E a verdade é que, a escrever o que escrevia, não estava propriamente a fazer amigos. :))

Entretanto, um colega meu benfiquista aventou uma teoria interessante em relação ao jogo da Taça da Liga do Glorioso SLB.

Diz ele que o Benfica foi prejudicado pelo arbitro porque na realidade o Benfica entrou em campo para perder o jogo e ser eliminado duma taça que dá muito trabalho e pouca glória.

É uma teoria de validade um bocado duvidosa mas, para falar verdade, a Taça da Liga também me parece uma Taça duvidosa: foi feita a martelo para efeitos televisivos (reparem nas regras e no sistema da competição). Dá demsiado trabalho, traz pouca glória e ainda menos dinheiro (não conta para a qualficação para provas da UEFA)

Desta forma não admira que nenhum dos grandes pareça levá-la muito a sério. Basta olhar para as equipas apresentadas pelo Benfica, Sporting e Porto para perceber isto. Todos eles pouparam os seus melhores jogadores para os jogos do campeonato e da CL.

Em Portugal existem duas Competições de Futebol: o Campeonato e a Taça de Portugal. O resto são sucedaneos do Torneio do Guadiana e da famosissima Taça Superbola: servem para rodar as equipas e para matar a fome de bola dos adeptos quando não há nada melhor para ver.

A Taça da Liga, no fundo, nunca será mais do que uma espécie de Anglo-Scottish Cup para um futuro Brian Clough (ou Jose Mourinho se preferirem a versão portuguesa)

PS. Não se iludam com as minhas palavras de apaziguamento: os meus sentimentos anti-benfiquistas mantêm-se puros e intactos :))))

 
At 9/28/2007 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nada que eu não me tivesse lembrado. Basta falar no Diabo e ele aparece...

E depois ainda confessa que é voyeur. Anda a espreitar pela calada.

:-)

 
At 9/28/2007 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Harry Lime, tambem não estavas propriamente a fazer inimigos, nós benfiquistas compreendemos bem o dificil que seria pertencer a um clube como o teu:))

 
At 9/29/2007 2:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy:

Foda-se! (perdoa-me o vernáculo. mas é hábito cá na provincia...)

És dos poucos benfiquistas que leio, e que, apesar de me irritar, consigo ver como um indíviduo acima da média com o "pecado" que consome tantos: (I'm also guilty as charged...) o clubismo exacerbado. Já li que costumas vir ao Dragão (DRAGÃO, deixa lá o Ladrão!) ver o SLB. Fazia gosto de ver o jogo na tua companhia. Ñão tenho dúvidas que se assistires a uma trivela, seguida de cabeceamento que vá ao poste dos "infieis" ;-) , não exclames, ainda que baixinho, "bem jogado!" Aposto que ao vivo e a cores não és faccioso. És apenas benfiquista, como eu sou portista... É a puta da bola... :-)
P.S. - Parabéns ao Fátima. Não jogamos a ponta de um corno.
P.P.S. - Fiquei contente ano passado quando o Harry Potter falhou o penalty contra o Atlético.
P.P.P.S - 3 anos de escutas, com algumas, óbviamente, comprometedoras para o vosso ódio de estimação (PdC), não transformam automáticamente 25 anos de vitórias em corrupção. Que dizer então dos 19 (DEZANOVE!) anos de jejum que tivemos? eram sempre equipas fraquinhas que tivemos?....pois... HELAS!!! POROVA O QUE DIZES, ANDRADE!!!! Azar o meu... na altura não havia telemóveis, e escutas eras só os ouvidos na parede a ouvir a vizinha a gemer enquanto fodia... azar o nosso....
Cumprimentos desportivos, e FORÇA VITÓRRRIAAAAAAA!!!!

 
At 9/29/2007 1:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu só posso ir ao Dragão quando o PC está de bom humor e me deixa ir (ou seja, coloca bilhetes à venda para o público em geral) :)

Já agora, o meu problema em geral não é com o FCP (em termos clubísticos o meu ódio de estimação é a lagartagem), é mesmo com o PC. É uma reacção natural quando alguém aproveita toda e qualquer oportunidade para insultar ou faltar ao respeito ao meu clube.

Cumprimentos, e parabéns pelo comentário.

 

Enviar um comentário

<< Home