domingo, agosto 09, 2009

Eusébio Cup


Mais um bom jogo do Benfica na pré-época, e mais um troféu conquistado, embora este tenha talvez sido, na minha opinião, um jogo algo menos exuberante do que outros que vimos anteriormente. Muito por culpa, claro, do adversário, que para além do valor e experiência que tem, nem mesmo num amigável deixou de jogar 'à italiana', conseguindo adormecer o ritmo de jogo e, cinicamente, marcar perto do final o golo de um empate que, face ao que se passou em campo, pouco mereceu. Só lhes faltou mesmo a vitória nos penáltis para que tivesse sido um jogo plenamente à italiana.

O primeiro facto a destacar é mesmo a casa praticamente cheia: mais de 62.000 benfiquistas acorreram hoje à Luz, para ver e apoiar a sua equipa num jogo amigável de pré-época. Dá para imaginar o que poderá ser se o Benfica mantiver este nível de exibições nos jogos oficiais? O Benfica, que apresentou o David Luiz na esquerda da defesa, o Rúben Amorim na direita, e o Quim na baliza como 'novidades', entrou no jogo a todo o gás, conseguindo rematar e ameaçar a baliza do Milan por várias vezes nos primeiros minutos. A receita foi a do costume: muita pressão sobre o portador da bola, a começar ainda no meio campo adversário, e uma vez recuperada a bola, progressões rápidas com vários passes curtos e ao primeiro toque, ou então sendo o Aimar a tomar a iniciativa de levar ele próprio a bola para o ataque. Mas ao fim do primeiro quarto de hora já o Milan tinha conseguido adormecer o jogo, para um ritmo mais do seu agrado, em que conseguiam guardar um pouco mais a bola. O Benfica deixou-se embalar um pouco nisto, e também diminuiu a velocidade, mas não deixou de ser superior no jogo, e de criar oportunidades para marcar. Em várias delas pareceu-me que faltou até algum egoísmo aos jogadores, já que em vez de rematarem preferiam fazer mais um passe para um colega aparentemente em melhor posição, mas este último passe hoje não saiu tão bem. O intervalo chegou assim com o nulo no marcador.

Na segunda parte, voltámos a ver o Benfica a entrar decidido e com mais velocidade, e depois de algumas ameaças, o Benfica chegou finalmente ao merecido golo. Na esquerda, ainda a alguma distância da área, o Shaffer (entretanto entrado para o lugar do David Luiz) fez um cruzamento fantástico, que só por si já era meio golo, e no centro da área, entre os defesas milaneses, apareceu o inevitável Cardozo a cabecear para as redes. Pouco depois o Benfica começou a fazer diversas substituições, e o nosso jogo perdeu alguma qualidade e velocidade, em particular após a saída do Aimar. Nos últimos dez minutos de jogo o Milan forçou na busca do golo do empate, e a três minutos do final, após uma jogada em que o Alexandre Pato 'sentou' o Patric na direita, o Sídnei acabou por fazer um autogolo, na tentativa de impedir o golo do Borriello à boca da baliza. Com o empate, foi necessário recorrer aos penáltis, e nestes, ao contrário do ano passado contra o Inter, o Benfica foi o mais feliz, com o Quim a adivinhar quatro dos pontapés do Milan, mantendo assim em casa o troféu do 'nosso' Eusébio.

Entre os melhores de hoje queria destacar o jogo feito pelo Javi Garcia. Dadas as tarefas que executa em campo, seria fácil ele passar despercebido, mas a forma como ele se movimenta, compensando os colegas e tapando buracos, é importantíssima. Parece ter um óptimo sentido posicional, e mata inúmeros lances antes mesmo da nossa defesa chegar a ser incomodada. Gostei também dos dois centrais, apesar do autogolo do Sídnei (e de uma escorregadela na primeira parte que provocou arrepios). Estiveram quase sempre seguros, e ganharam praticamente todos os lances que disputaram. O Aimar esteve um pouco mais discreto hoje (tal como o Di María) e menos incisivo no passe, mas é notória a importância que ele tem na qualidade e velocidade do nosso jogo. Menos bem, pareceram-me os dois laterais. O David Luiz conseguiu irritar-me mais nos seus envolvimentos em lances de ataque, já demorou a soltar a bola e perdeu-a inutilmente em algumas ocasiões. Já o Rúben, apesar de esforçado e de ter tido boas intervenções, não me pareceu ter passado com distinção no teste da difícil tarefa de substituir o Maxi. Melhorou um pouco, obviamente, quando subiu para o meio campo, mas ainda assim pareceu-me que esteve algo desleixado no apoio defensivo pelo seu lado. O Patric, quando entrou para esse lado, esteve muito pior, mas conforme disse, também teve pouco apoio do Rúben. Parece-me que neste momento ele estará algo nervoso por as coisas não lhe andarem a correr muito bem (e o penálti que marcou mostrou isso mesmo).

E pronto, terminou uma pré-época como há muito não víamos. Vamos esperar que possamos levar este bom momento para os jogos que se seguem. O próximo é daqui a uma semana, e é já a doer. E espero mais uma casa quase cheia a apoiar o nosso Benfica.

5 Comments:

At 8/09/2009 10:42 da manhã, Anonymous Filipe said...

O Benfica ontem, contra uma grande equipa, conseguiu criar oportunidades de golo e fazer um jogo agradável de se assistir (mesmo contando com alguns jogadores desinpirados)..Não foi nada de extraordinário, mas há muito que não via nada assim.

Continuo a preferir o David a central...se bem que reconheço que em jogos mais dificeis, ele é o melhor que temos para tapar o lado esquerdo. Penso que em jogos do nosso campeonato, deveria ser o Shaffer o defesa titular, é que os cruzamentos que faz dão golos!

 
At 8/09/2009 1:25 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

Ok, agora é que vai começar a sério, mas há algumas perguntas ainda para responder apesar da euforia: 1- Como a equipa irá reagir a Olhanenses que não dão muito espaço no meio-campo (o Aimar apesar da sua qualidade não vai ter o espaço que tem tido nos jogos a brincar)?; Quanto tempo irá o Benfica jogar a este ritmo? Não se estará em grande forma cedo demais?; 3- De quem é a culpa dos erros de casting (pelo menos para Jesus), que foram os dois laterais? (Atenção! Eu nem estou a dizer que têm qualidade, o que estou a dizer é que segundo parece para Jesus não são jogadores para o Benfica que ele idealiza e gastou-se algum dinheiro pelas compras dos jogadores apesar disso). No jogo de ontem realce ainda para Quim, que agora parece na Imprensa ser o herói porque defendeu os penaltis,mas que durante o jogo esteve bastante inseguro e não dando confiança alguma à defesa (entre outras coisas podia e devia ter feito também melhor no golo do Milão, um gr a sério teria no cruzamento ido mais à frente para cortar o ângulo e espaço ao avançado). É que eu já vi este filme o ano passado depois da final da supertaça e não deu muito bom resultado. Sobre a compra de César Peixoto eu pergunto-me porque não apostar em Jorge Ribeiro, jogador mais ou menos com a mesma qualidade, mais novo e até a contar como com formação no Benfica, não é que eu goste do gajo (na realidade até detesto pelo que ele fez quando saiu do Benfica da 1ª vez a eacho9 que nunca deveria ter voltado), mas era menos dinheiro a gastar ainda por cima dado a um dos principais lapdogs do Pintinho actualmente.

 
At 8/10/2009 3:00 da tarde, Anonymous joao said...

Concordo com o post, excepto no que se refere ao Aimar na minha opinião ele não esteve um pouco discreto esteve até uns furos acima dos últimos jogos. Hattori Hanzo concordo com o que dizes no 1º ponto essa dificuldade decorre da táctica utilizada já que o losango tem tendência a afunilar o jogo pelo meio. 2- Em forma ainda não está, o que causa alguma preocupação foram as declarações do treinador a referir que este ano não podia massacrar demasiado os jogadores nos treinos porque os adeptos gostam logo de ganhar jogos, até que ponto é que ele o fez e com que custos, o ultimo treinador que fez uma preparação para ganhar torneios e não para o campeonato foi o Ebbe Skovdahl que ganhou o Teresa Herrara mas foi logo corrido em Outubro.3- O lateral direito para já não tem convencido ninguém, no entanto ele é internacional brasileiro alguma qualidade deve ter vamos ver é se ele se adapta a um futebol que não o brasileiro, o lateral esquerdo numa primeira analise parece uma boa contratação diga o que disser o treinador, de qualquer maneira o Benfica tem que ter uma politica de contratações independente de quem é o treinador, porque se o treinador não gosta do Shaffer é porque para já apresenta alguma deficiências ao nível defensivo coisa que padecem os dois casos apontados que são ambos médios interiores esquerdos adaptados a defesas esquerdos, atacam bem e defendem mal, no entanto o César Peixoto é melhor que o Jorge Ribeiro mas concordo contigo que o dinheiro que se vai despender não compensa ainda para mais quando o César Peixoto não é um complemento ao Shaffer é apenas mais do mesmo, o lateral que se devia comprar é um que defenda muito bem mesmo que não ataque muito de modo a complementar o Shaffer. Não concordo contigo acho que o Quim não teve culpa no golo teve muito inseguro nos cruzamento, no entanto aquela atitude no fim não é digna e acho que merecia mais que as desculpas de circunstancia e eu já achava que o titular devia ser o Moreira agora acho que por aquela atitude o Quim devia era ir para a bancada, não nos esqueçamos que até o grande Bento foi muitas vezes assobiado e criticado e o Quim esta e estará muito longe da qualidade do Bento.

 
At 8/10/2009 5:03 da tarde, Blogger Hattori Hanzo said...

João eu também acho que o Patric deve ter alguma qualidade ( e atenção porque ele é internacional sub-20 brasileiro que é totalmente de ser internacional brasileiro, o Edcarlos por exemplo também o foi) e acho que de facto o Schaffer também a tem, embora seja fraco a defender como já deu para perceber, principalmente na forma de posicionamento. Claro que as contratações não podem ser feitas apenas pelo treinador, mas terão sempre de ser feitas segundo as ideias dele, o que parece que não foi o caso. Ainda por cima hoje fala-se já que Patric irá ser emprestado no Brasil (ok, também onde vem é no Jogo), se isto é verdade é de novo burrice, seria muito mais proveitoso deixá-lo aqui para se ambientar. Quanto à questão de guarda-redes eu sou honesto prefiro o Moreira: Quim para mim já passou o prazo de validade, Moretto é claramente um gr para equipas pequenas, muito inconstante e sempre a ter de ser posto à prova para brilhar e Julio César parece-me ser outro Moretto por aquilo que vi em alguns jogos dele no Belenenses. Quanto a Moreira embora ache que pode melhorar admito que nesta pré-época já me fez lembrar aquela jovem esperança que ele era antes das várias lesões que teve. Por isso prefiro o Moreira que ainda por cima ao contrário dos outros dois (como é óbvio não meto o Júlio César nesta parte) foi sempre profissional e nunca se ouviu sequer uma queixa dele por não ser titular ao longo destes anos. Mas penso que o titular irá ser infelizmente o Quim e que mais cedo ou mais tarde o Júlio César irá ficar com ela. (E é sacrilégio comparar sequer Quim sequer a Bento, apenas apanhei a parte final da sua carreira mas ele sim era um Guarda-redes ao contrário do Quim).

 
At 8/11/2009 2:18 da tarde, Anonymous Filipe said...

N tenho nada contra o Quim, mas tb acho q o Moreira tem estado uns furos acima. Merece ser o titular da baliza. E não acho justo que a lotaria dos penaltis entre na equação da decisão sobre o GR titular.

 

Enviar um comentário

<< Home